Ontem, 15 de fevereiro, o ministro da Defesa do Peru, Alberto Otárola, se reuniu com o titular da pasta no Brasil, Celso Amorim, com quem analisou assuntos de segurança nas fronteiras e uma possível compra de equipamentos militares brasileiros.

No Rio, o ministro peruano conheceu também um centro de alta tecnologia do Exército, no qual são fabricados os veículos de combate 4×4 Gaúcho, desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a Argentina.

O Gaúcho é oficialmente conhecido como “Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável” e é fruto do intercâmbio científico-tecnológico entre os exércitos do Brasil e da Argentina.

O veículo foi projetado para cumprir missões de transporte de material, ressuprimento, evacuação de feridos, reconhecimento, comando e controle. Este conceito não teve aceitação em países desenvolvidos, pois a ausência de proteção para a tripulação foi considerada fator crítico para os cenários projetados.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Largura/comprimento/altura: 2,15m/4,15m/1,85m
Distância entre eixos/bitola/vão livre: 2,80m/1,33m/0,42m
velocidade máxima: 129 km/h
Rampa lateral: 40%

Obstáculo vertical: 0,36m
Guarnição: 3 ou 4
Capacidade de carga: 6000kg
Armamento: uma metralhadora MAG 7,62mm

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giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Pois é…pra que complicar se podemos ajudar o inimigo? Até “bodoque” inutiliza isso…agora buguê virou carro de combate…Mad Max agora…

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
12 anos atrás

Discordo da sua visão Giordani…

Existem diversas necessidades diferentes em um cenário de combate, e em alguns desses, não é praticável o uso de um veiculo blindado… pesado… e desajeitado…

A maior qualidade desse jipe é ser simples, robusto, leve e agil…

Marcos
Marcos
12 anos atrás

He, he, he

O Peru está interessado no Gaúcho!!!

O carro é fabricado em Pelotas?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Fazia tempo que eu não ouvia falar desse projeto. Vamos ver se ele vai entrar em operação no EB mesmo ou se vai ser mais um projeto que morreu por falta de verbas. Quanto ao fator blindagem, tudo depende da utilização do veículo. Os EUA estavam usando o HMMWV (Humvee) em missões de patrulhamento dentro do território inimigo, missão para o qual ele não tinha a menor resistência. Encheram ele de blindagem e começaram os problemas de durabilidade. O ideal era um blindado de transporte de tropas leve, 6×6 e atualmente 4×4. Num senário desses, o HMMWV é menos inadequado… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Ah, vale lembrar que o custo desses veículos poderia baixar bastante se houvesse uma versão civil, para aumentar a escala de produção. O “Gaúcho” tem um jeitão de veículo militar que com certeza agradaria o mercado civil.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

O Gáucho é um projeto argentino, o Chivunk é um projeto brasileiro.

Bacchi

shipbuildingbr
12 anos atrás

Bem lembrado Xará,

E parece que cada um tomou um caminho, inclusive da para notar que o Chivunk é um pouco diferente, em pequenos detalhes visuais, do Gáucho.

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

Um protótipo do Chivunk tinha chassís em “V”, que faltam ao Gáucho e ao Marruá.
Ajuda a mitigar o dano de minas e/ou ied’s.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Mauricio, achei tua declaração estranhissima. A estrutura do chassi em V foi introduzida pelos sul africanos para diminuir o efeito da explosão de minas sobre os ocupantes da carcaça blindada do VBTP. Ou seja, foi uma solução para veiculos blindados, e neste campo, para os blindados transporte de pessoal. Não consigo entender a existencia deste tipo de solução em um veiculo leve como o Chivunk. Em todo caso, para confirmar isto vou tentar entrar em contato amanhã com o engenheiro Odilon Lobo de Andrade Neto, da Columbus, que é o projetista do Chivunk (Foi também do Marrua e do Osório).… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

O meu grande amigo e xará, shipbuildingbr, escreveu: “… inclusive da para notar que o Chivunk é um pouco diferente, em pequenos detalhes visuais …”. Esta frase me deixou com medo de que os demais participantes deste forum achassem que as diferenças entre o Gáucho e o Chivunk fossem minimas. Para evitar isto, vamos colocar as dimensões do Gáucho: Comprimento: 4,15 m; Largura: 2,15m; Altura: 1,85 m; Distancia entre eixos: 2,8 m; Bitola: 1,33 m. Sendo as dimensões do Chivunk: Comprimento: 4,32 m; Largura: 2,25 m; Altura: 1,85 m; Distancia entre eixos: 2,7 m; Bitola: 1,93 m. O motor é… Read more »

shipbuildingbr
12 anos atrás

Xará, Coloquei desse jeito falho porque não conheço nem o suficiente como curioso os carros. Na verdade vi em algum lugar que o EB testou o Gaúcho não gostou e seguiu com o Chivunk, mas como pouco conheço deles resolvi não deixar muito espaço para debater sobre. É bem dizer outro carro mas com o mesmo conceito. Também me desanimo com o debate blindado, não blindado, isso e aquilo, é caro, barato….hehehehe Até que gostei dos carrinhos e para uma unidade de esclarecimento ou de infantaria que precise de mobilidade, desde que seja um veiculo simples e barato, seria muito… Read more »

Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

O EB, pelo o que eu sei, encomendou 200 unidades do gaúcho. O desenvolvimento do Chivunk continua. Pode ser que encomendem mais unidades deste modelo.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Pelo que eu sei o Gáucho não foi aprovado (ainda?) pelo EB.

Bacchi

francisco
francisco
11 anos atrás

FIQUEI IMPRESSIONADO COM ESSE JIPE, ELE LEMBRA MUITO O HUMMER, QUE INICIALMENTE ERA PARA USO MILITAR E DEPOIS FOI COMERCIALIZADO PARA O CONSUMIDOR CIVIL. EXISTE A POSSIBILIDADE DO JIPE GAÚCHO TER UMA VERSÃO CIVIL?

Luiz
Luiz
7 anos atrás

EXISTE A POSSIBILIDADE DO JIPE GAÚCHO TER UMA VERSÃO CIVIL?????
$$$$???????