Resgate de reféns: helicópteros do EB partem hoje de Manaus

4

Isabel Fleck

Os helicópteros e militares brasileiros que ajudarão no resgate de dez reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) partem hoje de Manaus para São Gabriel da Cachoeira, norte de Amazonas, de onde seguem para a operação na Colômbia.

A expectativa é que o resgate seja realizado na segunda-feira, de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, um dos responsáveis pela operação.

Segundo as Farc, os dez reféns -quatro militares e seis policiais- são os últimos em seu poder.

Serão usados na ação dois helicópteros Cougar do Exército brasileiro, que têm capacidade para até 24 pessoas cada um -mas devem voar com menos passageiros por questões de segurança.

O governo brasileiro também enviará à Colômbia um avião cargueiro médio com peças de reposição dos helicópteros e equipe de mecânicos. No total, mais de 20 militares foram destacados.

Em São Gabriel da Cachoeira, os helicópteros brasileiros serão caracterizados com emblemas da Cruz Vermelha.

O cronograma inicial prevê que os dois helicópteros e o avião cheguem no domingo a Villavicencio, a 75 km de Bogotá. Nesta cidade, aguardarão o sinal verde das Farc para a operação, por meio da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz, da ex-senadora Piedad Córdoba.

O acordo prevê que o local exato do resgate só seja divulgado horas antes. A maioria dos reféns está em poder das Farc há mais de dez anos.

FONTE: Folha de São Paulo, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian
Daglian
11 anos atrás

Absolutamente nada contra o EB enviar helis à Colômbia para resgatar reféns, porém… existe algum motivo que impeça a Colômbia de fazê-lo? Falta de meios?

shipbuildingbr
11 anos atrás

Translado de reféns ou recuperação de reféns.

Resgate fica por conta do Departamento Ministerial Astral de Comunicação Revolucionaria da Banânia.

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Exato, eu errei no termo e a Folha também… rsrsrsrsrsrs

shipbuildingbr
11 anos atrás

Não errou não. Todos nós usamos ele, mas você concorda comigo que na realidade crua é apenas um translado né?

Resgate dá um efeito midiatico que daqui a uns 10, 20 ou 30 anos, os nossos irmãos “jecas urbanos” estarão narrando como uma OpEsp que envolveu unidades de CSAR, Para-Quedistas, Infantaria Leve, BOPE, ROTA, Saci Perere e até o Lampião Gigante (versão nacional do Robo Gigante – série dos anos 60 e 70)…rsrsrsrsrs

Abços