Haiti: reorganização de milícia pode virar problema para o Exército Brasileiro

1

(BBC, 11) 1. A milícia de ex-militares que ajudou a derrubar o ex-presidente Jean Bertrand Aristide em 2004 voltou a se mobilizar no Haiti após quase sete anos na inatividade. O grupo já reúne 15 mil membros e mantém o controle de um edifício do governo invadido há mais de 20 dias em Cap Haitien. As principais exigências da milícia são a recriação do Exército – uma promessa do atual presidente Michel Martelly – e o pagamento de pensões a militares reformados.

2. O governo haitiano e a Polícia Nacional tentam resolver o impasse de forma pacífica, segundo o general brasileiro Fernando Rodrigues Goulart, comandante da missão de paz da ONU no Haiti. Ele afirmou à BBC Brasil que as forças internacionais acompanham a negociação à distância, mas podem intervir se necessário. “Estamos preparados para cumprir qualquer tarefa”, disse Goulart. Dos 10.700 militares em missão de paz da ONU no Haiti, 2.132 são brasileiros.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Vai lá braZil, mostra que tem peito e meios de se possuir um assento permamente do CS da ONU…ah, o quê? Levar a seleção de novo para jogar no haiti? Ah…tá…