sexta-feira, julho 23, 2021

Saab RBS 70NG

Há 71 anos, começava a Operação Barbarossa

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Operação Barbarossa (em alemão: Unternehmen Barbarossa) foi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com o Pacto Ribbentrop-Molotov (ou tratado de não-agressão) acordado entre os dois Estados menos de dois anos antes.

Considerada a maior e mais feroz campanha militar da história em termos de mobilização de tropas e baixas sofridas, onde 4,5 milhões de soldados do Eixo invadiram a União Soviética numa frente de 2900 km sendo também utilizados 600.000 veículos automotores e 750.000 cavalos.

Os planos para a Operação Barbarossa iniciaram no dia 18 de dezembro de 1940, sendo o seu nome devido ao monarca Frederico Barbarossa, do Sacro Império Romano-Germânico, um dos líderes da Terceira Cruzada no século XII.

O objetivo inicial da Operação Barbarossa era uma rápida tomada da parte europeia da União Soviética a oeste da linha que liga as cidades de Arkhangelsk e Astrakhan, chamada de linha A-A na Diretiva nº 21 de Adolf Hitler. Até o final do mês de janeiro de 1942, o avanço alemão foi paralisado pelo Exército Vermelho. Embora não tenha alcançado o objetivo desejado de uma conquista total do território inimigo e a vitória sobre este, as tropas alemãs haviam conseguido tomar as mais importantes áreas econômicas do território soviético, concentradas principalmente na Ucrânia. Fora estes sucessos alcançados, os alemães não conseguiram formar novamente uma força ofensiva que chegasse até Moscou.

Com a falha da Operação Barbarossa, ficaram complicadas as futuras operações dentro do território soviético, tendo todas estas tentativas falhado, como a continuação do Cerco de Leningrado, Operação Nordlicht, e a Batalha de Stalingrado, entre outras batalhas no território soviético ocupado.

Com a falha da Operação Barbarossa, foi aberto um novo fronte na Segunda Guerra, a Frente Oriental, onde foram concentradas mais forças do que em qualquer outro teatro de guerra da história, sendo assim, ficou inevitável que neste fronte ocorressem algumas das maiores batalhas, baixas e atrocidades, trazendo o horror para as forças alemães e soviéticas que ali se enfrentavam, influenciando decisivamente no curso da guerra e da história do século XX.

FONTE: Wikipedia

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
9 anos atrás

“Quando ‘Barbarossa’ se levanta, o mundo inteiro prende a respiração e se cala.” (Adolf Hitler) “Estávamos entre 2 tirânos [Hitler e Stálin], preferimos ficar com aquele que falava russo…” (Oficial do Exército Vermelho durante a Operação Barbarossa) Tudo nela foi superlativo, à altura da vastidão da Russia. Seus objetivos são bem sintetizados pelas 3 direções de um diagrama da invasão: Leningrado, a cidade de Lênin… (o objetivo ideológico); Moscou, o centro do Comunismo… (o objetivo político); e Kiev, capital da Ucrânia, a terra dos recursos minerais… (o objetivo econômico). Hitler e Stálin, a despeito do Pacto de Não Agressão (Pacto… Read more »

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
9 anos atrás

E a 68 anos começou a operação Bagration, tmb em 22 de junho…

J.Patherson
J.Patherson
9 anos atrás

Perai esse numero 12 baixas é real , isso foi no inicio da operação certo???????

Uitinã
Uitinã
9 anos atrás

Só pra lembrar hoje também, faz 68 anos da Operação Bagration, a maior ofensiva soviética no front leste que contou com 1,7 milhões de homens e mulheres divididos em 118 divisões e oito corpos blindados/mecanizados, seis divisões de cavalaria, 13 divisões de artilharia e 14 regimentos de defesa aérea. Que contavam com 2.715 tanques e 1.355 canhões de assalto, e na artilharia, os soviéticos possuíam 10.536 canhões, 2.306 sistemas Katiusha de lançamento de foguetes e mais 4.230 peças anti-tanque rebocadas de 45mm e 57mm, e 11.514 morteiros. E a força aérea, os soviéticos possuíam um total de 2.318 caças, 1744… Read more »

Últimas Notícias

3ª Brigada de Infantaria Motorizada realiza treinamento por meio de jogos de guerra

Brasília (DF) – A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) realizou, no período de 5 a...
- Advertisement -
- Advertisement -