Para Brasil, problemas no vizinho não afetarão Itaipu

2

Apesar de preocupado com os desdobramentos políticos da crise no Paraguai, o governo brasileiro demonstrou ontem tranquilidade em relação à operação da usina hidrelétrica de Itaipu.

Segundo o diretor-geral brasileiro da companhia, Jorge Samek, Itaipu nunca deixou de gerar 1 megawatt sequer durante as crises políticas já vividas por Brasil ou Paraguai nos últimos anos. “O tratado [de constituição de Itaipu] blinda [a empresa] das questões políticas de ambos os países”, afirmou Samek ao Valor.

Itaipu já provocou alguns atritos nas relações entre Brasil e Paraguai. Nos últimos anos, por exemplo, o Brasil foi levado a aceitar pagar mais pela energia gerada por Itaipu que o Paraguai não consome. Em meados de 2011, o Congresso Nacional aprovou o projeto que elevou de aproximadamente US$ 120 milhões para US$ 360 milhões tais repasses.

Por outro lado, o executivo disse estar preocupado com a possibilidade de agricultores paraguaios fazerem uma marcha à capital do país vizinho para cobrar avanços na reforma agrária. A iniciativa poderia minar ainda mais a autoridade de Lugo.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rubens
Rubens
11 anos atrás

Será mesmo que Itaipu esta tão segura assim, depois das palavras do novo presidente do Paraguai, Federico Franco em seu discurso de posse..

“Vamos fazer juntos uma política energética” que permita utilizar os recursos das represas de Itaipu e Yacyretá “para alimentar a indústria e gerar mão de obra”, e que nunca mais um paraguaio tenha que emigrar na busca por trabalho, defendeu Franco.

Prudência nuncar é demais!

J.Patherson
J.Patherson
11 anos atrás

Concordo com você rubens , inclusive um jornalista defendeu uma base militar lá , mas isso só em 2100 , após a compra dos tais caças , esse hidreletrica ainda vai dar dor de cabeça pra gente , se eu fosse pessimista diria que , de repente isso gera um conflito bobo…