1. É ingenuidade pensar que ALBA (o grupo de países associados à aliança bolivariana) seja composta apenas por aqueles formalmente inscritos, como os explícitos Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia.

2. Bolivarianos do ponto de vista politico são todos aqueles que, ao menor estalar de dedos de Chávez, seguem suas palavras de ordem, automaticamente e sem pestanejar. Nesse sentido, o Brasil de Lula e de Dilma, é bolivariano. Um com o caso Zelaya em Honduras e a outra com o caso Lugo no Paraguai.

3. Também são -nesse sentido- Bolivarianos, a Argentina e o Uruguai, da mesma forma reagiram nos casos Zelaya e Lugo. Mujica -presidente do Uruguai- declarou, no final de 2011, que como o Senado do Paraguai não votava o ingresso da Venezuela no Mercosul, que o presidente Lugo se lixasse para o Congresso e aprovasse o ingresso da Venezuela por um decreto seu. Até o presidente do Chile tergiversou debaixo do superego de Chávez no caso do Paraguai.

4. Foi lastimável, no dia da votação da destituição de Lugo, que chanceleres de países do Unasul, como formiguinhas em fila, assistissem às perorações do chanceler Maduro da Venezuela e do secretário da Unasul, também chavista venezuelano.

5. Por que em casos de escandalosos atropelamentos aos direitos dos opositores, varrição das regras constitucionais, agressões à liberdade de imprensa e coisas no estilo, nenhum presidente do Unasul balbucia uma palavra se quer? Silêncio cúmplice, com Chávez, com Corrêa e com Morales.

6. Tragicômico papel do secretário geral da OEA, que sem sequer reunir o pleno e sem ser credenciado como porta voz de quem quer que seja, deitou falação orquestrando-se com Chávez, no caso do Paraguai.

7. Os fatos mostram e demonstram que Chávez exerce uma liderança que vai muito além dos países da ALBA. E que, lastimavelmente, o Brasil e a Argentina fazem parte deste coro de subservientes políticos.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

É o dono dos Paises Bolivarianos se chama Chaves, e o Brasil infelizmente entrou neste grupo de paisinhos de merda com estes Petralhas no poder, é somos mandados por este Chapolim Colorado/Chaves, esta Cria do Simon Bolivar, que para nós Brasileiros não representa nada, quem foi simon Bolivar para o Brasi?? NADA de NADA, não faz parte de nossa História! mas estes Malditos Petralhas que foram treinados em CUBA nos Anos 60/70 que estão ai no poder idolatram este Venezuelano do sec.19, pois foram treinados a isso. mas eu sou muito Mais D.Pedro I, Duque de Caxias, Mallet, e muitos… Read more »

erabreu
erabreu
11 anos atrás

Joubertfreire,
não precisa se preocupar muito com Chaves.
Por mais que ele esperneie, esbraveje e culpe os “imperialistas ianques”, o destino dele está selado.
Não creio que vá muito mais longe com a doença que ele tenta esconder do mundo.
Temo pelo povo da Venezuela na era pós-HC.

Luis
Luis
11 anos atrás

O palhaço sempre tem que ser atração principal do circo!

Vader
11 anos atrás

A subserviência do governo PeTralha aos desígnios da calhorda bolivariana comandada por Chavez é simplesmente abjeta.

Parabéns por isolarem o Paraguai, seus escroques: fizeram exatinho o que Chavez E os americanos queriam: Chavez ganhou o Mercosul de presente; os americanos ganharam o Paraguai.

E mais uma vez o “Grandão-Bobão” foi passado pra trás por uns e por outros, graças à sua tremenda estupidez.

Requena
Requena
11 anos atrás

Essa história toda só prova como a esquerda brasileira é anti-nacionalista. Estão mais preocupados com a “pátria bolivariana” e sua luta imaginária com os yankees, do que com os interesses da nação brasileira. São um bando de traidores da pátria.