2 de Julho de 1823. A Verdadeira Data da Independência do Brasil

0

O Jornalista Joseval Peixoto, cronista da Jovem Pan Online, e Âncora do SBT fala brilhantemente sobre o 2 de Julho de 1823, a Verdadeira data da Independência do Brasil que se deu em definitivo na Bahia, após sangrentas batalhas envolvendo o Bravo Povo Baiano.
Ao contrário do que pensa a maioria dos brasileiros, a verdadeira independência do Brasil jamais seria conquistada no grito, como ocorreu em 7 de setembro de 1822. Nesta data, D.Pedro apenas se declarou livre de obedecer às ordens vindas de Portugal.

Após isso, a Bahia continuou dominada por tropas portuguesas, que se organizavam para retomar o poder. Quando em 2 de julho de 1823, na Bahia, após sangrentas batalhas, sendo a maior a batalha de Pirajá, o Bravo Povo Baiano expulsou os portugueses em definitivo (fisicamente) do Brasil.

Entre os vários heróis Baianos dessa Saga pela independência do Brasil na Bahia destacam-se Maria Quitéria, reconhecida hoje como Patrona do Exército Brasileiro. Ela se vestiu de homem e lutou Bravamente.

Temos também o corneteiro Lopes, um português de nascimento e brasileiro de coração, que na grande batalha de Pirajá, onde os Baianos já sem forças, o corneteiro Lopes recebeu a ordem de recuar. Provavelmente, indignado com a derrota, o corneteiro Lopes tocou a ordem contrária, de avançar e degolar. Quando os portugueses viram os soldados Baianos avançarem ferozmente, pensaram que os Baianos tinham recebido reforços e bateram em retirada apavorados.

Joana Angélica, a freira que se colocou entre os soldados portugueses e o Portão principal do Convento da Lapa para impedir a entrada dos mesmos que estavam à procura dos rebeldes, e disse a célebre frase: “Para trás canalhas, só entrarão na casa do Senhor por cima de meu cadáver”. E assim, foi morta a golpes de baioneta, uma espécie de punhal que fica na ponta do fuzil.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments