Israel está preparada para uma guerra de 30 dias em múltiplas frentes contra o Irão e está “mais pronto do que nunca” para o conflito, disse hoje o ministro da Defesa Interna israelita, futuro embaixador em Pequim.

 

Numa entrevista ao jornal Maariv, Matan Vilnai disse que Israel está pronto para enfrentar as consequências de um conflito com o Irão, que poderá acontecer se o Estado judaico decidir atacar o programa nuclear iraniano.

Mas avisou que qualquer intervenção militar deve ser avaliada cautelosamente e alertou que Israel deve “sempre coordenar-se” com os Estados Unidos.

“As avaliações são para uma guerra que durará 30 dias numa série de frentes”, disse o ainda ministro, repetindo as previsões de outros altos dirigentes israelitas de que Israel sofreria cerca de 500 mortes num conflito daquele tipo.

“Pode ser que haja menos mortes, mas também pode haver mais, é esse o cenário para que estamos a preparar-nos, segundo os melhores especialistas”.

Nas últimas semanas tem sido aventada a possibilidade de Israel atacar o programa nuclear iraniano, que tanto Israel como grande parte da comunidade internacional acredita esconder um programa militar.

Teerão tem insistentemente negado essas acusações, garantindo que o programa tem finalidades pacíficas, como a energia e a medicina.

À medida que aumenta a especulação, observadores em Israel têm levantado questões sobre o estado de preparação do país para a guerra, mas Vilnai afastou as preocupações, afirmando não haver “ração para histeria”.

“Posso dizer, da forma mais autorizada, que a frente nacional está pronta que nunca na história do país”, disse.

Vilnai escusou-se a opinar sobre se Israel deve ou não atacar o Irão, mas avisou que qualquer decisão nesse sentido requer uma séria avaliação.

“A única questão é se é necessário um conflito. A guerra é algo que é melhor adiar e pesar cuidadosamente”, afirmou.

Matan Vilnai, um próximo do ministro da defesa Ehud Barak, foi nomeado embaixador de Israel na China e será substituído por um antigo responsável do Shin Beth, o serviço israelita de segurança interna, Avi Dichter.

FONTE: RTP

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Só estão 720 x mais preparados que nós.

Adler Medrado
11 anos atrás

Quanto mais tempo Israel demora para atacar, mais tempo o Iran tem de se preparar.

wwolf22
wwolf22
11 anos atrás

ta na hora do Israel levar uma porrada na cara…

juarezmartinez
juarezmartinez
11 anos atrás

É mais um fácil um burro voar…..O governo Iraniano vai ter o que merece a muito tempo…..

Grande abraço

ReturnOfTheKing
ReturnOfTheKing
11 anos atrás

Procurando é sarna pra se coçar!

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Grands coisis…já dizia o saudoso Mussum! O Exécito BraZileiro só precisa de 1 hora para derrotar os inimigos…Israel precisa de 30 dias…humpf…amadores… 🙁

Augusto
Augusto
11 anos atrás

Não se sabe quando, mas haverá a guerra e Israel está plenamente preparado para fazer os barbudinhos pararem com essa mania verborrágica de “riscar Israel do mapa”. Lado outro, infelizmente o antissemitismo crescerá em todo o mundo.