Helibras entrega primeiro Esquilo para Polícia Civil do Rio Grande do Sul

4

Estado é um dos operadores mais antigos desse modelo

 

A Helibras entregou, nesta quarta-feira (28), um helicóptero AS350 B3e para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul – a primeira aeronave a ser operada por essa corporação no Estado.

Ela foi entregue pelo Gerente do Mercado Governamental, Mauro Ayres, e foi recebida, em Porto Alegre, pelo governador Tarso Genro. A aquisição é decorrente da execução do Convênio número 11/2009 PRONASCI/ SENASP/MJ com o Estado do Rio Grande do Sul.

O B3e é a mais recente versão da família Esquilo, fabricado há 30 anos no Brasil e com recentes atualizações em seus componentes. O modelo traz motor Turbomeca Arriel 2D, de 952 shp ,além da configuração multimissão, com moderno sistema de comunicação e navegação, rádio policial, trem de pouso alto com degrau alongado, corta cabos, separador de partículas, 2 portas corrediças, guincho de salvamento para 204 kg, gancho de carga para 1400 kg, equipamento de combate a incêndio, farol de busca com 30 milhões de candelas, kit rappel para lançamento por ambos os lados da aeronave, duplo comando, assentos anti-crash para os pilotos, assentos operacionais para tropa, maca dobrável para resgate, pintura de alta visibilidade das pás dos rotores, entre outros equipamentos destinados às atividades da Polícia Civil.

O Rio Grande do Sul é um dos parceiros mais antigos da Helibras e opera duas aeronaves Esquilo desde 1981, por meio da Brigada Militar do Estado.

A família Esquilo está há mais de 35 anos no mercado e é um dos principais modelos vendidos em todo o mundo. As aeronaves somam mais de 22 milhões de horas voadas. Na mais recente versão, AS350 B3e, cinco unidades já operam no Brasil, entre eles, o da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

FONTE: Convergência Comunicação Estratégica

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
11 anos atrás

alguem saberia dizer de bate pronto quantos esquilos cada forca policial de cada estado do Brasil possui ???

Existe algum estudo da PM de Sao Saulo utilizar helis do porte do Blackhawk ??

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

E segue inconteste o monopólio da Eurocopter, no Brasil.
Até qndo???

Giordani
Giordani
11 anos atrás

O que entristece é saber que depois das pompas e fotografias, vai faltar verba para o uso contínuo de tal equipamento…metade da frota aérea do governo Gaúcho está no chão por falta de $$$…o Esquilo da BM só não é mais velho do que Eu por questão de dias…

Requena
Requena
11 anos atrás

É só olhar no Google as notícias nas mídias estaduais e ver que estamos passando por uma “ESQULIZAÇÃO” 🙂 dos grupamentos aéreos da polícias do Brasil.

Quase todos cedidos através de convênios com o Ministério da Justiça.

Alagoas
http://www.alagoastempo.com.br/noticia/23666/alagoas/2012/07/24/helicoptero-adquirido-pelo-governo-do-estado-em-parceria-com-pronasci-sera-entregue-em-dezembro.html

Bahia
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/05/05/policia-da-bahia-ganha-helicoptero-do-ministerio-da-justica

Mato grosso
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=385168

E como não poderia deixar de ser, a compra desses helis estava sendo investigada, não sei se deu alguma coisa:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2010/01/24/interna_politica,168667/index.shtml