domingo, dezembro 5, 2021

Saab RBS 70NG

Choque de poderes

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Gustavo Adolfo Franco Ferreira

Pulula – publicamente – conflito aberto entre o Presidente do STF e o Presidente da Câmara dos Deputados. Há três hipóteses: 1- Ou nenhuma das duas Autoridades abdica de seu ponto-de-vista, 2- ou uma das duas Autoridades abdica; 3- ou, ainda, o presidente da câmara dos deputados ouve alguma ordem para ficar quieto, e obedece!

Na primeira hipótese, aplica-se, para este “dia do fim do mundo” (pela primeira vez desde a castração das forças armadas e da submissão dos militares brasileiros à autoridade civil) a possibilidade de emprego da Força Armada em exato cumprimento da letra do artigo 142 (caput) da CF/88.

Na segunda hipótese, quem publicar seu recuo, atesta, de público, sua anterior inconsequente arrogância. Seja por hombridade de gaúcho, seja por respeito à sua própria mineira trajetória, abdicará, de pronto, do alto cargo que ocupa.

Na terceira hipótese confirma-se o duplo significado da palavra “política” (poli-ética): 1- Todas as éticas, ou 2- Variadas éticas.

Não há recuo… Quem viver verá!

Gustavo Adolfo Franco Ferreira é tenente-coronel aviador reformado da FAB

- Advertisement -

11 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm
Diegolatm
8 anos atrás

Não há vontade alguma de nenhum dos poderes, diga-se executivo/judiciário/legislativo em utilizar tal meio, na verdade o que se viu foi uma insurgência do Legislativo em tentar ‘’peitar’’ a execução de uma ordem judicial transitada em julgado pelo Supremo Tribunal Federal. O que se deve visualizar com isso é que estavam descumprindo ordem da maior esfera do judiciário e consequentemente desacatando ordem de uma autoridade judicial e nada mais nada menos a que é defensora de 1ª grau da nossa Carta Magna (Constituição Federal) e para tanto como falou o próprio ministro Celso de Melo no seu voto, se o… Read more »

gferreira
gferreira
8 anos atrás

“Diegolatm disse:
21 de dezembro de 2012 às 11:42Diegolatm disse:
…………………..
Para o Coronel ” MENOS, menos meu caro””

A obediência à Constituição Federal não admite gradação. Não há “menos” nem “mais”! Há somente a letra fria da Carta!

gferreira
gferreira
8 anos atrás

Autor Gustavo Adolfo Franco Ferreira Data 21/12/2012- O Presidente do STF voltou atrás! “A pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o Ministério Público pedia a prisão imediata diante do risco de fuga dos réus Agência Brasil – GUSTAVO GANTOIS Direto de Brasília O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira o pedido de prisão dos condenados no julgamento do mensalão. A pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o Ministério Público pedia a prisão imediata diante do risco de fuga dos réus. Em entrevista concedida ontem, Barbosa deu sinais de que não mandaria os… Read more »

hamadjr
hamadjr
8 anos atrás

Poem menos nisso, fica de pijama que ta de bom tamanho, mesmo na CF existe boa parte dos seus capítulos que precisam ser regulamentado portanto nem sempre o código vem acompanhado da hermeneutica dogmática.

Observador
Observador
8 anos atrás

Senhores, Antes de mais nada, creio que não preciso lembrar a todos minha opinião sobre os mensaleiros e o governinho que está aí, bem como os governinhos de esquerda que o antecederam. Não há nenhuma pizza assando no STF, embora o pizzaiolo Lewandowski bem tenha tentado. Por isto não posso concordar com a opinião de nenhum dos colegas e muito menos com a do Tenente-coronel Ferreira. A coisa não é por aí. Primeiro, por causa do triste episódio do Dep. Federal Chico Pinto que teve a prisão preventiva determinada pelo STF em 1964. O deputado fui enquadrado na Lei de… Read more »

Diegolatm
Diegolatm
8 anos atrás

Observador obrigado pela explanação Acredito que você também seja do meio pela sua linguagem jurídica Entendi o seu ponto de vista quando levou justamente ao problema propriamente do STF em aplicar a lei, que concordo com você. Com a devida vênia, se atendo ao que foi falado no post de utilizar Art.142 CF para cumprir a lei através das F.AS isso para mim é uma aberração jurídica que é impossível ser vista nos dias de hoje ademais com uma presidente ex guerrilheira…em fim…(deixo claro que respeito a opinião do colega que postou) gFerreira e observador, quanto ao pedido de prisão… Read more »

Diegolatm
Diegolatm
8 anos atrás

gferreira disse:
21 de dezembro de 2012 às 12:41

Aproveitando o ensejo, e como você é da ativa, gostaria de saber se você acredita que sai algum resultado desse fx proximo ano (2013)? ou sai tampão?

rsrs, se não puder responder eu vou entender.

Abraço

gferreira
gferreira
8 anos atrás

Para Diegolatm. Bom dia, Amigo.

Teu comentário acima (23:15 de ontem) descreve uma impressão incorreta: “…, e como você é da ativa. …” Não. Eu não sou da ativa, conforme o editor colocou na identificação da opinião (no pé do “post”); aos 71 anos de idade sou aviador reformado.

O mesmo comentário aborda o assunto da aquisição de aeronaves de combate. Este é um tema do Poder Aéreo, onde já emiti minhas opiniões muitas vezes.

Para tua simples atualização, a duração do edital de qualquer licitação não ultrapassa 60 meses (Decisão 655/TCU-Plenário de dez 1995)

Forte Abraço.

Giordani
Giordani
8 anos atrás

Agora se coloquem na posição do investidor, assistindo essa briguinha de vaidades entre os poderes…
Vai ver se tem isso lá na Coréia…no Japão…em Zamunda…

Diegolatm
Diegolatm
8 anos atrás

gferreira.

Grato, feliz natal.

Vader
Vader(@fbmenegazzo)
8 anos atrás

O Presidente da Câmara dos Deputados deveria ser o primeiro a dar cumprimento a uma decisão judicial de não dar posse ou cassar o mandato parlamentar de corruptos condenados. O fato de o cidadão que ocupa tal cargo se negar a fazê-lo só demonstra o desprezo da corja PeTralha pelas instituições, pela lei e pela Constituição Federal. Só mostra que estamos bem próximos do fundo do poço. De uma republiqueta bolivariana. O descumprimento de ordem judicial é obstaculização da justiça e dá processo crime. Caso o Presidente da Câmara se negue a dar cumprimento à ordem judicial será processado criminalmente.… Read more »

Últimas Notícias

23° Esquadrão de Cavalaria de Selva recebe instrução sobre simulador da Viatura Blindada Guarani

Tucuruí (PA) – Entre os dias 23 e 24 de novembro, o 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva (23...
- Advertisement -
- Advertisement -