quarta-feira, agosto 4, 2021

Saab RBS 70NG

Pegou mal

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Declaração de Dilma sobre ação militar no Mali irrita governo francês

 

Presidente_Dilma_2

Murillo Camarotto

vinheta-clipping-forte1Não pegou bem em Paris a declaração da presidente Dilma Rousseff sobre a intervenção do exército francês no Mali. Após uma reunião com líderes europeus, há três semanas, Dilma afirmou que o combate ao terrorismo não deveria “reavivar antigas tentações coloniais”.

Fontes do governo francês informaram ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, que a observação de Dilma foi muito mal recebida em Paris. “Um comentário como esse revela, acima de tudo, desconhecimento”, disse uma pessoa com trânsito na diplomacia francesa.

De acordo com a fonte, a operação militar está amparada nos requisitos necessários, como pedido oficial de ajuda pelo governo do Mali e aval da Organização das Nações Unidas (ONU). “A intervenção também conta com apoio dos países vizinhos ao Mali, que temem a proliferação do terrorismo na região”, reforça a mesma fonte.

Colônia da França até 1960, o Mali passa por uma onda de violência após o envolvimento de grupos terroristas de origem muçulmana e ocidental em disputas políticas locais. As forças francesas entraram em ação no dia 11 de janeiro, no momento em que rebeldes ameaçavam derrubar o governo local.

No último dia 24, Dilma se reuniu em Brasília com os presidentes da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy. Na ocasião, a presidente cobrou solução para os conflitos no Mali, na Síria, em Israel e na Guiné-Bissau.

Dilma defendeu a submissão das ações militares às decisões do Conselho de Segurança da ONU e mencionou eventuais tentações coloniais. “O combate ao terrorismo também não pode ele mesmo violar os direitos humanos nem reavivar nenhuma das tentações, inclusive as antigas tentações coloniais”, disse a presidente.

Na avaliação dos franceses, a declaração revela também o “desinteresse” do governo Dilma pela política externa. Os europeus reclamam de dificuldades em conseguir agendar reuniões e coletar informações junto aos ministérios e demais órgãos do governo. Os empecilhos, segundo os franceses, teriam aumentado após Dilma assumir a Presidência da República.

Em um primeiro momento, os diplomatas franceses avaliaram a declaração como um arroubo presidencial e esperaram, em vão, por um esclarecimento do Ministério das Relações Exteriores. “Um país que tem a sexta economia do mundo e quer um assento no Conselho de Segurança da ONU não pode falar em colonialismo em pleno século 21”, arrematou a fonte no governo francês.

FONTE: Valor

- Advertisement -

23 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
8 anos atrás

Dilma, ao invés de dar pitaco nos terroristas dos outros, deveria cuidar dos seus próprios. Porque esses ataques deflagrados por essas organizações criminosas, tipo CV e PCC, no Rio, São Paulo e Santa Catarina, nada mais são que ataques terroristas.
Mas parece que essas ações tem forte interesse político, já que podem ajudar muitos cumpanheros a assumirem governos estaduais.

Giordani
Giordani
8 anos atrás

Terrorista que defende terrorista tem cem anos de perdão…e CC garantido numa das tantas estatais…indenização por perseguição política…indicação para conselheiro de estatal…financiamento público para escrever suas memórias…

Esperar o quê de uma turba que ficou do lado de um terrorista-assassino confesso e condenado?!?!?!!?!?!

Vader
8 anos atrás

A política externa brasileira sob a batuta de ideólogos do Foro de São Paulo do naipe de um Marco Aurélio Garcia é absolutamente bisonha, errática, infantil e beócia. Chega a ser cretina de tão ingênua. Desde que a PeTralhada foi em muitieramá galgada ao poder o Brasil se arrogou o direito de defesa dos “pobriziuprimidudumundu” e, sob tal argumento tem cometido as maiores barbaridades que jamais se viu “nefte paíf” em matéria de relações internacionais. É a política externa do “pobrismo”: país bom para a política externa do Foro de São Paulo (Brasil) é aquele pobre, isolado, condenado internacionalmente, cheio… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
8 anos atrás

Vader,

Estou contigo.

Excelente.

Bacchi

klesson
klesson
8 anos atrás

Vader, faço das suas palavras as minhas. Há muito que critico a patética e bisonha política externa brasileira. Seja ela no caso de Honduras, Irã, Bolívia, Venezuela, Líbia, Síria e DEUS sabe o que mais besteiras estão fazendo ou vão fazer. É simplesmente ridículo. Como é que pessoas que enfrentaram um regime militar se sai com essas? As surpresas são latentes a cada palavra ou atitude! Chega dói! A nossa Presidente, assim como muitos não deve confundir Democracia e liberdade com libertinagem e o tudo eu posso. Não é bem assim! Aos franceses, somente peço: Perdoa-lhes pois eles não sabem… Read more »

GBento
GBento
8 anos atrás

Vader,

Onde assino?

Klesson,

Não se iluda meu amigo, só enfrentaram uma ditadura militar porque queria uma ditadura comunista no lugar (o que indubitavelmente acarretaria a montanha de mortos que é marca registrada do regime comunista).

Se pra você as surpresas são latentes, creio que então lhe falta um pouco de conhecimento sobre a história dessas pessoas hoje aboletadas no (des)governo federal.

A mim não causam surpresa nenhuma.

Saudações.

GBento
GBento
8 anos atrás

Onde se lê: …porque queria..

Leiam: …porque queriam…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
8 anos atrás

Parabéns Vader! Irretocável!

Almeida
Almeida
8 anos atrás

O baixinho Sarkozy deu um gelo na gerente quando esta ainda era candidata e foi lá no Eliseu pedir apoio. Agora, como seu mestre iluminado vive fazendo, levou pro lado pessoal e cagou pros interesses do Brasil só pra fazer revanche. Típico desta corja.

E ainda tem gente que acredita no Rafale pro falecido FX-2…

Requena
Requena
8 anos atrás

Vader

Assino embaixo.
Sem mais nada a declarar.

Rogério
Rogério
8 anos atrás

É isso mesmo Vader, ótimo texto.

[]s

Optimus
Optimus
8 anos atrás

E ainda volta e meia vem gente aqui escrever que estes governantes, com esse tipo de mentalidade vai “reamar” as FA’s com “máquinas de matar” – seja yankee, russo, frances, chines, etc. Não interessa: não há interesse ideológico algum nisso: Pra eles isso é coisa de “imperialistas e colonialistas”.. Aos que passaram anos defendendo esse governo, vcs conseguiram, o dia que tivermos um strike carrier group na nossa costa, tomahawks e B-2 voando sobre nossas cabeças e simplesmente não pudermos fazer nada a respeito, lembrem-se: isso não é culpa dos “tucanos”, “pig”, “zelite”, só… É de VCS TBM!!! Parabéns!!! Enquanto… Read more »

Leo Rezende
Leo Rezende
8 anos atrás

Caro Vader:

Faço coro as felicitações que recebeste.
Apesar da pertinência de cada palavra colocada,o que mais me chamou atenção ,foram as suas conclusões.
Acredito (torço!) que essa fase esquerdopata pela qual o país passa, seja MUITO passageira,pois não é possível que durem muito mais tempo fazendo hagada atras de hagada!
Se bem que depois que o Renan voltou a presidência do Senado… eu não duvido de mais nada.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Leo Rezende

O país está afundando e meu medo é que na hora que a carroça virar, essa gente que está ai use a situação para, de fato e de direito, transformar isso aqui em um país comuna.
Alguém irá dizer: os milicos não irão permitir.
Mas é bom lembrar que se há milicos de direita, há também os de esquerda.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Ia esquecendo: Vader, parabéns pelo belo texto.

Leo Rezende
Leo Rezende
8 anos atrás

Um golpe militar de “esquerda”? O País tem que ta muito na shit pra isso poder ter a mínima possibilidade de dar certo…Além do que brasileiro presa muito suas ‘liberdades’ pra engolir um troço desse quieto!
É mais fácil continuar essa zona…

Marine
8 anos atrás

Vader, Seu texto me lembrou de um que a anos atras li e guardei. Apesar de se referir a progressistas americanos, o contexto e o mesmo e demonstra que a “esquerda” ocidental e a mesma, independente do pais: “War IS an ugly thing, but as long as nations and leaders exist that detest freedom, sometimes it is the only way to secure a lasting peace. Most leftist anti-war protesters and pundits don’t understand this. They state that this use of force is always unnecessary — that war, ANY war, is never good. Some of them, born into the luxury of… Read more »

ricardo_recife
ricardo_recife
8 anos atrás

A tia mor do Cesare Battisti ( o tio é o Tarso Genro) falou muita, muita bobagem.

Vander parabéns, comentário irretocável.

Abs,

Ricardo

Ivan
Ivan
8 anos atrás

Calma aí pessoal. Não é questão de direita ou esquerda. Mas de ter bom senso sobre o que está acontecendo no mundo e a responsabilidade de manter a estabilidade em regiões potencialmente quentes. Isto falta ao governo brasileiro já há alguns anos. Afinal, o atual Presidente da República e Primeiro Ministro da França são do Partido Socialista, supostamente de esquerda. A questão é que eles defendem os interesses deles e nós deveríamos defender os nossos, sem querer posar de ‘bom moço’ (‘ou boa moça’). Simples assim. Por outra, é sempre bom lembrar a desfeita que o nosso governo engoliu sem… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

“…não pode falar em colonialismo em pleno século 21”, arrematou a fonte no governo francês.”

Que tal então falarmos sobre os subsídios agrícolas pagos pelo governo francês e a insistência em inviabilizar nossas exportações de commodities agrícolas p/ a EU???

erabreu
erabreu
8 anos atrás

Descuple Mauricio R,
mas o que tem a ver uma coisa com a outra?
Cortina de fumaça?
Tirar a esquerdalha da defensiva?
A verdade é que dona Vanda falou m*#da. Perdeu mais uma excelente chance de ficar calada.

Marcelo "Ostra" Lopes
8 anos atrás

Felipe, perfeito

funciona mai ou meno assim

Corpo deplomatico da Banania

Dar uma resposta para algum eventu mundil (MULTIPLA ESCOLHA)

( ) Resposta embasada e pensada
(X) Falar Merda pra variar
(X) Aonde fica mesmo o Burkina Faso, Kiribati e Butão ?

MAD DOG
MAD DOG
8 anos atrás

Caro Vader, o Iluminado!!! Simplesmente… PERFEITO!!! Agora fica cada vez mais clara os motivos da nossa “pseuda ditadura de 64”. Muitos irão me criticar por essa afirmação! Sem dúvida nenhuma.. rsrsrs Mas a cada dia fica mais claro o pq passamos por ela em nossa história! Imaginemos essa corja, hoje no poder, naquela época se alinhando a antiga URSS, em meio a GUERRA FRIA, com certeza teríamos um conflito estilo Vietnã em nosso Brasil e claro um genocídio ideológico aos moldes de Mao Tse Tung, Ho Shi Min, entre outros. Até hoje, pintam uma DITADURA MILITAR, mão de ferro, passaram-se… Read more »

Últimas Notícias

Assessor de segurança nacional dos EUA viaja ao Brasil

Esta semana, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, viajará para o Brasil e Argentina, acompanhado...
- Advertisement -
- Advertisement -