Brasil fica em penúltimo entre 40 países na qualidade da educação

4

vinheta-clipping-forte1(BBC – UK, 25) 1. Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.

2. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking. Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas.

3. Conheça a lista dos 40 países.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Hoje é a qualidade da educação, amanhã será a qualidade da mão de obra.

Vader
10 anos atrás

Maravilha, ficamos à frente da Indonésia…

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Ai o Mercadante vem dizer que os dados estão errados, que foram manipulados (logo quem falando), e que, se estão certos, a culpa é do FHC que saiu do governo a 10 anos. Mas se o cidadão não quiser nenhuma das duas desculpas, então a culpa é do congresso que não deixou a presidente “fazer mais”.

Isso ai é o retrato do governo do PT. Que se pode esperar de um pais que trocou um Doutor e poliglota por um analfabeto funcional e chefe de quadrilha?

Lyw
Lyw
10 anos atrás

Estão saindo todos os anos das escolas públicas brasileiras (salvo raríssimas excessões) milhões de jovens semi-analfabetos e alienados, que estudaram em escolas de infraestrutura abaixo do precário, com professores mal-pagos, mal formados e condenados a um regime de trabalho enlouquecedor e improdutivo, e, resultantes de um sistema educacional falido e incapaz!