O país nas ruas: Barbosa propõe candidatura avulsa, sem partido

2

Joaquim-Barbosa

Mariângela Gallucci / BRASÍLIA

vinheta-clipping-forte1Na primeira declaração desde o início das manifestações de rua, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ecoou o discurso dos manifestantes por menos partidos políticos, disse que o povo cansou de conchavos e defendeu maior participação popular nas decisões do País.

Depois de se reunir comapre-sidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, Barbosa defendeu a possibilidade de pessoas não filiadas a partidos poderem se candidatar – mas disse que não pretende disputar as eleições, apesar de pesquisas entre manifestantes o apontarem como o candidato preferencial à Presidência da República.

“Temos de ter consciência de que há necessidade no Brasil de incluir opovo nas discussões sobre reforma. O Brasil está cansado de conchavos de cúpula”, justificou o ministro. “O que se querhoje no Brasil é o povo participando das decisões.”

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou que ele é o preferido de 30% dos entrevistados. “Me sinto extremamente lisonjeado (com o resultado da pesquisa), apesar de não ser político e não ter feito campanha política”, afirmou o ministro. “Eu sei que são manifestações espontâneas de poucas camadas da população. Naquele universo não estão representados todos os extratos da população”, comentou. “Não tenho a menor vontade de me lançar candidato a presidente”,explicou. “Tenho quase 41 anos de vida pública. Acho que está chegando a hora. Chega.”

Na reforma política que defende, o presidente do STF incluiu a realização de recall – o sistemapelo qual o eleitor insatisfeito pode destituir o político que elegeu. E também propôs o modelo de eleição distrital, com o País dividido em distritos e sendo os deputados eleitos em cada uma dessas áreas menores. De acordo com Barbosa, as duas propostas aproximariam o eleitor do eleito. Porfim, defendeu a extinção da figura do suplente de senador.

“Falei com a presidente do meu entendimento sobre a questão dos suplentes de senador. É uma excrescência totalmente injustificada. Temos por-centual muito elevado de senadores não eleitos”, avaliou.

O ministro, que vota no Rio, disse desconhecer o terceiro integrante da bancada do Estado no Senado. Eduardo Lopes (PRB-RJ) é primeiro suplente e assumiu o mandato com a indicação de Marcelo Crivella para o Ministério da Pesca.

Barbosa afirmou que há “um sentimento difuso na sociedade” em favor da diminuição do peso dos partidos na vida brasileira. E enfatizou que o povo deve ser chamado a se manifestar sobre a reforma política.

Assim como Dilma, Barbosa entende que só com a pressão da sociedade há chances de aprovação de uma reforma política: “Temos representantes que até hojenão demonstraram qualquer interesse em fazer reforma nesse campo. Foi essa falta de interesse que, em parte, levou a essa crise”. Mas, para promover a reforma, ele defendeu que a Constituição seja alterada. “Disse para ela (Dilma) que não se faz reforma política consistente sem alteração na Constituição. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que isso é essencial.”

Ele classificou como estéril e irrelevante o debate jurídico sobre a possibilidade de convocação de uma assembleia constituinte exclusiva, como sugeriu a presidente. “Esses leguleios típicos do micro cosmo jurídico brasileiro, em geral sem correspondência da realidade social, não têm importância”, justificou. Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes atacou a ideia de uma constituinte exclusiva. Disse ter ficado triste porque o Brasil “dormiu como se fosse Alemanha, Itália e Espanha, em termos de estabilidade institucional e amanheceu parecido com a Bolívia ou a Venezuela”.

Sem conchavos

“Há necessidade, no Brasil, de incluir o povo nas discussões sobre reforma. O Brasil está cansado de conchavos de cúpula”

“Disse para ela (Dilma) que não se faz reforma política consistente sem alteração na Constituição. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que isso é essencial”

“Não tenho a menor vontade de me lançar candidato a presidente. Tenho quase 41 anos de vida pública. Chega”

Joaquim Barbosa

PRESIDENTE DO STF

FONTE: O Estado de S. Paulo via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giltiger
giltiger
10 anos atrás

Além de oportunista a sugestão do ministro já foi feita no Brasil com resultados desastrosos.

Fernando Collor de Mello, candidato sem partido que formou um partido virtualmente inexistente o PRN.

Deu o que deu…

José Arnaldo Ribeiro Ferreira
José Arnaldo Ribeiro Ferreira
7 anos atrás

Acho que vc está enganado o Collor de Mello foi lançado para um partido político.