Segundo Cartes, entrada da Venezuela não respeitou as normas legais. País havia sido suspenso após destituição do presidente Fernando Lugo

 

vinheta-clipping-forte1O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12) reintegrar seu país ao Mercosul, após manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores.

‘As características jurídicas da entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, em julho de 2012, não respeitaram as normas legais’, afirmou Cartes em um comunicado divulgado após a cúpula do Mercosul em Montevidéu, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anulação da medida imposta a Assunção após o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.

A Venezuela assumiu durante o encontro na capital uruguaia a presidência rotativa do bloco comercial sul-americano. “Amamos o Paraguai. Nos comprometemos coletivamente e na presidência (do Mercosul) a iniciar as ações imediatas para que tenhamos a incorporação do Paraguai”, disse o presidente Nicolás Maduro.

Lugo foi destituído pelo Congresso acusado de mau desempenho em um veloz e questionado julgamento político e o então vice-presidente Federico Franco assumiu a chefia do Estado.

Franco entregará o poder no mês que vem ao presidente eleito, o empresáro Horacio Cartes, do tradicional Partido Colorado, e ele já manifestou sua disposição de trabalhar pela normalização das relações do Paraguai com a região.

FONTE: G1/France Presse

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Parabéns ao Paraguai pela decisão.Espero que a mantenham.Todos sabem que a suspensão foi uma farsa armada pela dupla dinâmica Dilma/Cristina e apoiada pelo Uruguai, para atender ao anseios do companheiro Chaves.Agora querem dar uma de bonzinhos ao aceitar o Paraguai de volta. Ainda por cima com as bençãos do Maduro, presidente rotativo do bloco!Seria muita humilhação para o povo guarani.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Voltar prá que, se eles lá já tem algo potencialmente melhor???
Ah, o Mercosul que se…

akhorus
akhorus
10 anos atrás
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Paraguai dando de dedo em cima das “putenphias” de araque.

Vader
10 anos atrás

Esses bolivarianos são patéticos. A subserviência do governo do PT aos ditames do governo supranacional do Foro de São Paulo esmigalhou o Mercosul, que hoje é uma sombra esquálida do que poderia ter sido.

Faz bem o Paraguai. Logo ligo eles deixam de vez o bloco e entram na Aliança do Pacífico, para ódio dos PeTralhas golpistas.

Requena
Requena
10 anos atrás

Rejeitado pelo Paraguai.
E assim o Mercosul entra em modo “final de carreira”…

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Daqui a pouco o Paraguai libera uma Base Aérea para os americanos operarem e a petralhada entra em desespero.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Wagner, com certeza este exercício esta bem melhor que aquele com meros 8000 elementos. Porém, é preciso aferir se é mesmo verdade ou se é mais propaganda do que realidade. Infelizmente, os russos ultimante tem feito algumas divulgações e declarações um tanto forçadas e exageradas, que são facilmente detectadas como embuste pelas pessoas que conhecem um pouco mais do assunto como é o caso dos colegas aqui do blog. Estas declarações forçadas acabam por solapar a credibilidade de qualquer notícia que venha de lá. Que eles tem capacidade isso não resta dúvida. Mas deveriam ter mais pé no chão e… Read more »

juarezmartinez
juarezmartinez
10 anos atrás

Como diriam os esquerdopatas psicóticos by” fórum delirus Brasil”

TOMA, TOMA, TOMA,kakakakakak

Grande abraço

ernaniborges
ernaniborges
10 anos atrás

Não conheço o presidente eleito do Paraguai, mas já ganhou a minha admiração por esse ato.
Demonstra caráter e coragem. Valores há muito esquecidos no Brasil.

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
10 anos atrás

Excelente Paraguai! Parabéns! Essa política externa petista ridícula acabou com nossas possibilidades de acordos internacionais. Fizeram essa sujeira de dar uma “geladeira” pro Paraguai, que agora sabidamente deverá procurar o novo bloco econômico Latino Americano, composto por México, Chile, Peru e Colômbia. Vai ser uma vergonha pro Brasil e uma aula de política externa o que esse novo Bloco vai fazer, e já está fazendo, em termos de acordos intrabloco. Vergonha desse governo petista medíocre, que faz política como se estivesse num sindicato……E ainda baba ovo pra chefe de quadrilha de narcotraficante, o cocaleiro-chefe da Bolívia que aliás, hahaha, deu… Read more »

marciomacedo
marciomacedo
10 anos atrás

Molha a mão dos paraguaios que eles voltam. Estão valorizando o passe.