Telefone e internet no Brasil são vulneráveis, afirma ministro

1

vinheta-clipping-forte1O uso de telefone e internet no Brasil está sujeito a uma série de vulnerabilidades de segurança, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Segundo ele, a internet é controlada por grandes corporações e pelo governo dos EUA, “que têm vinculação contratual privilegiada com a Icann”, responsável pela coordenação mundial do sistema de identificadores exclusivos da internet.

O ministro participou ontem de uma audiência pública no Senado sobre as denúncias de que uma rede de espionagem montada em Brasília pelo governo dos EUA estaria monitorando e-mails e telefonemas de brasileiros.

O ministro afirmou que o governo trata com muito cuidado as informações estratégicas, evitando colocar na internet dados que não podem ser compartilhados. Foi o caso, por exemplo, da descoberta das jazidas de petróleo do pré-sal.

Bernardo relatou uma conversa que teve com o ­embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, logo após a denúncia. O embaixador, contou o ministro, negou que o governo norte-americano tenha convênio com empresas sediadas no Brasil que teriam participado do esquema de espionagem.

Paulo Bernardo informou que há apenas 13 servidores-raiz da internet no mundo e eles são supervisionados pela Icann e pelo Departamento de Comércio dos EUA.

Outro problema é o fato de as principais empresas da internet serem dos EUA, submetendo-se à jurisdição daquele país. O armazenamento de dados brasileiros é feito em data centers no exterior.

Paulo Bernardo disse que o governo brasileiro vai insistir, nos foros internacionais, numa governança multilateral da internet, para garantir a preservação dos interesses soberanos de cada país e os direitos dos cidadãos.

A audiência foi realizada pelas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

FONTE: Jornal do Senado via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wsmdal
wsmdal
10 anos atrás