Estrategista da vitória do Vietnã sobre França e EUA morre aos 101 anos

giap

O general vietnamita que foi artífice da vitória militar de seu país sobre as tropas francesas e americanas, Vo Nguyen Giap, morreu nesta sexta-feira (4) aos 101 anos no hospital militar de Hanói, informa a imprensa local.

Giap estava há muito tempo internado no hospital militar, onde completou 100 anos em 25 de agosto de 2012.

O general nasceu em 1912 na região central da então Indochina francesa e entrou em contato com os setores políticos mais radicais enquanto estava no Liceu Nacional de Hue.

Giap entrou no Partido Comunista da Indochina em 1933, quando estudava direito em Hanói. Ele foi professor de história e, em 1941, uniu-se a um grupo separatista do Vietnã do Norte, no qual trabalhou na organização de milícias armadas.

Após um breve exílio na China, o general retornou ao Vietnã em 1944 e no ano seguinte, o líder vietnamita, Ho Chi Minh, o nomeou ministro da Defesa em seu Governo provisório.

Durante os nove anos seguintes, Giap dirigiu as tropas que lutaram para expulsar os franceses com táticas que fundamentaram sua reputação.

A vitória sobre os franceses na batalha de Dien Bien Phu, em 1954, elevou a reputação de Giap.

Com o título de general vitorioso em circunstâncias adversas, Giap foi designado para dirigir a chamada Ofensiva do Tet na guerra contra os Estados Unidos, em 1968.

Entre as décadas de 1960 e 1970, Giap exerceu as funções de vice-primeiro-ministro, titular da Defesa e membro do Poltiburo, até que, de acordo com algumas versões, foi obrigado a renunciar à pasta da Defesa por sua oposição à intervenção militar no Camboja para expulsar o Khmer Vermelho.

Em 1982, Giap foi afastado do Politburo, embora manteve um posto simbólico de vice-primeiro-ministro.

As enquetes dos jornais no país mostravam que o veterano general era um dos personagem mais admirados entre a juventude vietnamita, atrás apenas de Ho Chi Minh, o fundador do atual Vietnã.

Fonte: EFE/UOL

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Esse e um grande exemplo de militar, que serviu o seu pais durante uma das guerras mais sangrentas da Historia, ate o ultimo suspiro. Descanse em paz, velho guerreiro.

CorsarioDF
CorsarioDF
10 anos atrás

Na minha opinião, sem dúvida o maior General do século XX.

Pois levar um país agrário a enfrentar duas potências ocidentais (França e EUA) e mais a China não é para qualquer estrategista militar.

Com certeza ele estará no rol do Deus da Guerra.

ST.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Um elemento operacional.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Estranho que ele tenha se aposto a derrocada do Khmer. Se o Vietna não tivesse intervido, mais e mais cambojanos teriam morrido.

Foi um grande estrategista que soube usar aquilo que tinha para vencer aquilo que nao tinha.

Um herói de seu povo.

Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Apesar de nunca ter frequentado uma Academia Militar sua guerra revolucionária conseguiu unir uma população em torno de dois grandes objetivos: primeiro derrotar a França e posteriormente os EUA e aliados.Sem contar a resistência aos japoneses na IIGM.Sua biografia autorizadaa foi escrita por um americano após inumeras entrevistas em Hanói e publicada aqui pela Biblioteca do Exército- Vitória a Qualquer Custo- e o título tem uma razão de ser, o alto custo em vidas de combatentes vietnamitas para cada batalha vencida por ele.Diem Bien Phu, contra os franceses e a ofensiva do TET, contra os americanos são apenas dois exemplos.Excelente… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Giap mostrou-se extremamente habilidoso, os franceses escolheram a hora e o local, achando que encenariam uma nova Verdun, coube ao general mostrar-lhes como estavam enganados. Contra os americanos, fez o “feijãoc/ arroz”, como não tinha como competir em logística e poder de fogo, procurou causar-lhes o maior número de baixas possível. O que exibido no horário nobre pela tv americana, ajudou a tornar a intervenção no sudeste asiático tão impopular. E no Cambodja, um típico caso de “eu não falei, que isso iria acontecer”, aguentou o tranco inicial da ação punitiva chinesa, conteve seu avanço e p/ desespero da liderança… Read more »