Regime Militar

Hoje na TV e nos jornais, quase todos execram o período do Regime Militar, mas é bom lembrar que não houve apenas coisas ruins naquele período. Muita coisa importante hoje no Brasil depende de obras e instituições que foram feitas pelos governos militares. É bom não jogar o bebê fora junto com a água suja da banheira.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

O problema foi a tortura que acabou fugindo ao controle dos comandantes e deixarem a educação pública estagnar como medo de criar novas gerações de “subversivos”, o que com certa facilidade derruba a maioria dos argumentos favoráveis ao período. Mas, entre elas, se não fosse por Itaipu já estariaamos racionando energia a muito, muito tempo..ou no escuro mesmo… E foi uma obra muito criticada à época, no mínimo de megalomaníaca e não lembro se falavam de ser superfaturada mas, não vejo atualmente alegarem isso, apenas que Stroissener ganhou seu asilo aqui por causa disso . Mas a tradição do Brasil… Read more »

Amadeu
Amadeu
Reply to  Antonio M
5 anos atrás

Educação estagnar?? Criaram no período o MOBRAL, Ensino Superior foi de 100 mil alunos para mais de 1 milhão; criaram o crédito educativo, hoje FIES…..

Nancy Alves
Nancy Alves
Reply to  Antonio M
4 anos atrás

Muito pelo contrário. Os militares se preocuparam mais com os comunas terroristas do que com a cultura marxista no Brasil! Se os militares tivessem se preocuoado com isso não teríamos a esquerda dominando os jovens! A esquerda comunista se infiltraram nas escolas, teatro, cinemas e em tudo tipo de cultura!

GUIOMAR CATARINA ESCANE
GUIOMAR CATARINA ESCANE
Reply to  Antonio M
4 anos atrás

SE ELES PUDESSEM VER O QUE FOI FEITO DAS ESCOLAS PUBLICAS NAS ADMINSTRAÇÕES PÓS “DITADURA” …

Vader
10 anos atrás

O maior erro do Governo Militar foi não fazer uma revolução LIBERAL no país, e insistir no velho e falido modelo de capitalismo estatizante que faz a alegria dos bilionários e a desgraça do povo brasileiro. Tivesse feito como fez o Pinochet no Chile e era capaz de estarem até hoje no poder, dado que a nossa ditadura era na verdade uma “ditabranda”. Sem falar que hoje o Brasil estaria entre as três mais importantes economias do globo. Seríamos no mínimo uma “China” em termos de tamanho da economia. Ter feito em 1980 o que Collor só faria em 1990… Read more »

Daniella
Daniella
Reply to  Vader
5 anos atrás

Em termos economicos foi sim um dos melhores momentos da história. Só falam das mazelas políticas e culturais. O Brasil cresceu mais de 7% do Pib durante uma década, sendo 5 anos com mais de 10%, sendo o pico em 14%. A maioria das grandes hidreeletricas foram construidas durante o regime militar. Abriram-se e duplicaram muitas rodovias, mais de 41km, Transamazonica, Belém-Brasilia, Rio-Santos, Rede Ferroviaria Federal, Ferrovia da Soja e do Aço, Embratel, Telebrás, Nuclebras, Angra I e II, Metro-SP, Embrapa, Polos Petroquimicos Cubatão e Camaçari, Infraero, construção de 4 Aeroportos e modernização de 20 aeroportos, porto de Itaqui, Ponte… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Vader, excelente comentário.

Você não vai acreditar, mas eu pensava exatamente isto, durante aquele período que foi dominado pela figura sinistra de Delfim Neto.

Bacchi

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Ou já deveriam ter começado em 1964 como a Coréia do Sul, que na época tinha os mesmos indicadores sociais que os nossos e hoje, “nadam de braçada” à nossa frente.

Investiram na educação básica pública e impulsionaram a economia sem estatismo radical mas, lembro de ter visto um documentário sobre a Korean Air Line que apesar de estatal , por determinação do governo teria que ser a melhor ou uma das melhores companhias de aviação do mundo e ainda ser lucrativa senão seria fechada, sendo privatizada poucos anos depois.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
10 anos atrás

Pois é, já que teve uma ditadura mesmo, que pelo menos fosse liberal.

Mas, ao meu ver, há uma elite empresarial tupiniquim que não deixaria isso ocorrer. Para eles, o estatistmo é ótimo, com suas licitações de obras públicas com preços absurdos e política econômica favorável aos banqueiros.

Não é à toa que o governo do PT tem uma política econômica parecida com a dos militares.

Por fim, acho que se um dos nossos presidentes pensasse como Pinochet, teria sofrido um “acidente” antes de implementar uma política liberal no país.

edurval
edurval
10 anos atrás

Parabéns a todos pelos ótimos comentários. Concordo plenamente com os seus pontos de vista, houve acertos e erros, infelizmente o maior erro foi não investir na educação.

Vida Longa e Prospera a todos.

Darcirio
Darcirio
Reply to  edurval
1 ano atrás

Foi lá que começou o financiamento ao estudante universitario.

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Matéria de hoje:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/01/alunos-brasileiros-ficam-entre-os-ultimos-em-teste-de-solucao-de-problemas.htm

1° lugar – Cingapura – 562 pontos
2° lugar – Coreia do Sul – 561 pontos
3° lugar – Japão – 552 pontos
4° lugar – China – Macau – 540 pontos
5° lugar – China – Hong Kong – 540 pontos

38° lugar – Brasil – 428 pontos

E olha aí a Coréia do Sul.

E não era o tal governo popular que iria revolucionar a educação “a là Paulo Freire” ?!?!?!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Eles sabem é ensinar a somar e escrever errado como faz o seu patrono, que teve trinta anos para estudar e não o fez para continuar a pagar de coitadinho do povão.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Parabéns ao Vader por lembrar do lado econômico do Governo Militar. Parecido com o que é a China hoje.
Isso sim deve ser motivo de crítica.

Essa coisa de dizer que o Governo Militar foi de direita, é mais uma das mentiras que pegou. E por isso, sempre que possível, deve ser esclarecida.

Economicamente, não há dúvidas. O Governo Militar foi estatista. E estatista no meu dicionário, é esquerda.
Um Governo de direita, pode ser conservador ou liberal no aspecto social, mas nunca estatista no aspecto econômico.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

Reinaldo Deprera 2 de abril de 2014 at 7:32 Reinaldo, estou de acordo com tudo o que diz, mas devemos tomar cuidado, porque já tive discussões no facebook com muito esquerdinha metido a esperto que afirma aos quatro ventos que “O Governo Militar era economicamente de esquerda” para tentar desviar o foco. De fato, estatismo e intervencionismo são características essenciais das economias planificadas do socialismo. Mas creio que a comparação pára por aí. A economia no regime militar, com todos os seus erros, possuía uma diferença fundamental das economias planificadas do regime socialista: a liberdade de empreendimento e o respeito… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Rafael M. F.

Sim, você está certo. Por isso eu tratei só do lado econômico.
No político e social, não há dúvidas de que o Governo Militar não era de esquerda.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
10 anos atrás

Reinaldo e Rafael MF, Prefiro dizer que do ponto de vista econômico, é melhor usar os termos Estatismo e Liberalismo nos dois extremos, podendo ter várias combinações deles “no meio”. Assim, evita-se dizer que uma política estatista seja uma política de esquerda. E no aspecto social, eu prefiro usar os termos “conservador” e “libertário”, nos dois extremos, podendo ter várias combinações deles “no meio”. Isso, para evitar que um libertário seja considerado de esquerda. Por essas e outras que eu acho que a discussão entre esquerda e direta empobrecem o debate. Porque elas podem assumir muitos papéis, em escalas diferentes… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Rafael Oliveira, concordo com você 100%. Alias, isso não é uma questão de concordar, já é um consenso. Porém, sabe como é 😎 as vezes o entendimento se sobrepõe às convenções.

Save Ferris!

João Cirino Gomes
7 anos atrás

Os comunistas nada construíram, só roubaram e destruíram! Só fizeram aumentar impostos, e privatizar as empresas e estradas, que os militares deixaram! Privatizaram? Que nada; venderam a eles mesmos a preço de casca de banana! Perdoaram as dividas e doaram nossos impostos e até nossos alimentos aos seus cúmplices, dos países comunistas! Se comunismo fosse bom, os Cubanos não estariam na miséria, precisando de esmola, pois Fidel Castro é bilionário! Mesmo assim, Lula e Dilma usaram os impostos do povo brasileiro, para construir estradas, redes de hotéis e portos em CUBA e em outros países comunistas. No Brasil construíram estádios… Read more »

Pereira Silva
Pereira Silva
5 anos atrás

‪PT desarmou o povo e armou o traficante com a criação da lei 11343 de 2006 durante o governo Lula. Essa lei passou a impedir que o usuario de drogas, fosse preso em flagrante pela policia. O consumo de drogas disparou traficantes mais ricos, compraram armas caríssimas de guerra.‬ Os guerrilheiros durante o governo militar matavam seus familiares com o Justiçamento pela ideoligia comunista. https://twitter.com/gabrlelplnhelro/status/994732221851471872?s=12 hoje um ex terrorista tem salario maior de 20.000,00 Reais e as centenas de familias de vitimas mortas pelos terroristas nada recebem. Os terroristas assassinos foram perdoados pelo regime militar, esse foi o erro. http://meublogsemcensura.blogspot.com/2010/12/todas-as-pessoas-mortas-por-terroristas.html