Rússia expressa preocupação com “declarações militaristas” do governo ucraniano

37

Ucrânia - 3

ClippingO Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou preocupação nesta quarta-feira com “declarações militaristas” do governo ucraniano depois que o presidente interino, Oleksander Turchinov, disse que as Forças Armadas da Ucrânia estavam em alerta militar total para o caso de uma invasão russa.

“Insistimos em que Kiev pare imediatamente com a retórica beligerante, que pretende intimidar a sua própria população”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores, após os comentários de Turchinov nesta quarta-feira, e também pediu que autoridades da Ucrânia se abstenham de usar a força.

O Ocidente acredita que o governo russo esteja envolvido nos acontecimentos do leste da Ucrânia, onde separatistas ocuparam mais edifícios públicos na luta para se afastarem do controle do governo de Kiev, e por isso nesta semana introduziu novas sanções à Rússia por causa da Ucrânia.

A Rússia nega as alegações ocidentais de fomentar a agitação separatista no leste ucraniano.

O presidente russo, Vladimir Putin, manteve conversas por telefone com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o premiê italiano, Matteo Renzi, nesta quarta-feira, e depois o Kremlin divulgou declarações curtas destacando o consenso entre os líderes.

Falando durante uma viagem ao Chile, o chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou não iria retaliar imediatamente contra as sanções ocidentais, mas iria rever essa posição caso sejam introduzidas medidas que afetem a sua economia.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
9 anos atrás

Bom os EUA querem a guerra e vão usar infelizmente o povo Ucraniano como gado e carne de canhão pobre povo Ucraniano…snif…snif.snif…..!!!!

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Errado Soldat, se há uma coisa que é certa é que os EUA não querem guerra e não irão mover um palha pela Ucrânia. Se quisessem ja teria se mexido. A burrice de Putin fará todos perderem. Ele pelo enorme desgaste que resultará desta conquista que pouco e nada lhe acresce. O ocidente perde por mostrar que sua palavra não vale nada quando prometeram defender a Ucrânia como condição desta abrir mão das armas nucleares. O que preocupa é que depois desta desmoralização, na próxima vez, a reação será desproporcional. Exatamente igual a situação do ataque à Polônia em setembro… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Caro Colombelli, comunismo não é “de esquerda”, assim como o capitalismo não é “de direita”. São teorias de organização econômico-social, não de alinhamento político.

O correto seria dizer que o Putin teve formação em um regime totalitário ou ditatorial. Isso não tem “lado”.

Existem regimes totalitários conservadores “de direita” (como as ditaduras militares) e reformistas socialistas autoritários “de esquerda”, como o início do socialismo real bolchevique, que logo foi suplantado pelo comunismo.

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

As tropas em “manobras”, do outro lado da fronteira não são americanas, são russas.
Os operativos incitando a sesseção e invadindo as sedes dos governos locais, não são americanas; são russas.
Logo se alguém quer algo, como desestabilizar a Ucrânia, não são os americanos, mas sim os russos.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

A é Leonardo! Me aponta um país comunista de direita então?

Não quis fazer nenhuma alusão a totalitarismo ou ditadura, eu quis falar exatamente o que falei: esquerda. Putin reflete o pensamento da esquerda que é marcado sempre por insistir no inviável.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Caro Colombelli, entendo que você tem suas opiniões de que um posicionamento de esquerda é o início e o fim de todo o mal no mundo.

Mas não deixe isso ofuscar a sua inteligência, que não é pouca pelos debates que já tivemos por aqui. O Putin é do partido Rússia Unida, que é centrista e neoconservador, o que dá no mesmo que centro-direita.

Ou seja, se você tem orientação política de direita, ele tem as mesmas ideologias políticas que as suas.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, “direita” na Russia no poder? Tu so podes estar de brincadeira né? A direita russa são milionários que o capitalismo produziu lá e que, com certeza, devem estar possessos com a perda de negócios que esta empreitada de putin lhes renderá.

E sobre a esquerda ser o mal, a minha opinião é dispensável diante dos fatos, quer que eu enumere: Cuba, Coreia do Norte, leste europeu atrasado etc…

O

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

O que seria da Polônia, Ioguslávia, Romênia, Albãnia etc… se não fosse o comunismo (o viés econômico da doutrina de esquerda)? Certamente seriam muito mais desenvolvidos que hoje. E a Venezuela, pra onde está indo?

Se o comunismo e a doutrina de esquerda fossem bons, não estaria todo mundo fugindo como o diabo da cruz ( aqueles que podem e que não estão sob o tacão do totalitarismo que sempre acompanha a esquerda)

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Creio que o Leonardo esteja considerando o Putin como de centro-direita apenas em relação aos “costumes”, eis que, nesse aspecto, prega condutas típicas dos “conservadores” americanos e europeus, como xenofobia, anti-homossexualidade, pró-igreja, defesa da família, etc.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Rafael, na Russia comunista de Stalin a xenofobia e a perseguição ao homossexualismo também eram a tônica. Salvante os regimes muçulmanos, nenhum outro regime perseguiu mais os homossexuais que o de Stalin. Ai que está a chave da questão. Não se pode confundir conservadorismo com direita e liberalismo com esquerda. Há regimes de direita que são liberais se comparados à média, ao passo que há regimes de esquerda que são conservadores. Mas a dicotomia capitalismo/direita x comunisno/esquerda, esta sim é inegável. Também não creio que putin seja um exemplo de católico ortodoxo. Aquele episódio da prisão das gurias na igreja… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Sem dúvida, Colombelli.
Até por isso não gosto de usar os termos direita e esquerda.
Quanto a religião, parece-me que Putin, independente de sua convicção pessoal, busca uma maior proximidade que nos tempos de URSS.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Colombelli,

Mais uma vez seu preconceito sinaliza sua falta de conhecimento. Clássico dos direitistas 😉

“Mas a dicotomia capitalismo/direita x comunisno/esquerda, esta sim é inegável.”

Já que a sua verdade é a mais verdadeira, vamos ignorar os fatos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Putinism

“Putin regime has the power of bureaucratic oligarchy which had the traits of extreme right-wing dictatorship”

http://en.wikipedia.org/wiki/United_Russia

“The party rejects left-wing and right-wing ideologies in favour of political centrism that could unite all sections of society”

Quer que desenhe?

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Rafael, Você está correto quando analisa as posições sociais do Putin e conclui que são conservadoras, ou como nosso amigo Colombelli prefere, “de direita”. Mas minha observação no comentário do Colombelli é que o simples fato do Putin ter vindo da KGB em um universo comunista (minguando, pois o Yeltsin já era presidente de uma democracia), não associa as práticas políticas dele com as bases políticas da esquerda. Além do próprio partido negar veementemente qualquer lado (Rússia Unida é um partido centrista), as práticas políticas, econômicas e sociais do Putin são na totalidade baseadas no espectro conservador, não-liberal e oligopolista.… Read more »

Vader
9 anos atrás

Hitler e Mussolini só são considerados “de direita” porque combatiam os comunas “de esquerda”. Na realidade tanto o fascismo quanto o, friso, nacional-SOCIALISMO, são movimentos de ESQUERDA, sendo o oposto de todos o capitalismo liberal, este sim de direita.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, a sua incoerência é típica de um troll de esquerda “Mas não deixe isso ofuscar a sua inteligência, que não é pouca pelos debates que já tivemos por aqui” “Mais uma vez seu preconceito sinaliza sua falta de conhecimento. Clássico dos direitistas” Qual dos dois momento vocês expressou o que pensa? Ou sua posição é ao sabor da suas conveniências, como aprendeu com o quadrilherio chefe? É na wikipedia que você busca teus argumentos? É ai que se encerra a profundidade deles e e descortinam teus limites? Putin é cria da KGB e do regime comunista e de esquerda… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Bem, eu tento apresentar dados de outras fontes. Você, companheiro Colombelli, prefere usar sua inteligência e experiência. Apenas. Não estou tentando trollar ninguém. Mas não posso dizer o mesmo de você, quando ignora fatos simples da história contemporânea. Sua visão é que minhas fontes são fracas e perniciosas por serem da Wikipédia. Pois bem, faça a todos nós um favor: apresente as fontes que justificam sua visão. E digo do fundo do coração: se eu estiver errado e você me provar que o Putin é de esquerda, serei o primeiro a assumir e retratar tudo o que disse. No entrando,… Read more »

Vader
9 anos atrás

Não Leonardo, nós não estudamos em livros diferentes: todos nós no Brasil estudamos em livros escritos por… ESQUERDISTAS! Esquerdistas estes que, por motivos políticos e evidentes, têm todo o interesse em desvincular seu esquerdismo do horror nazi-fascista. No entanto, quando estudamos um pouquinho a mais, de outras fontes que não as “comuns”, nos deparamos diante de uma verdade absolutamente aterradora: A de que o centralismo político, o estatismo, o populismo, a propaganda maciça e massificante, o controle de tudo que é privado, a obliteração do indivíduo em favor de um “ente superior”, seja este o Estado, a comuna ou o… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, a sua sugestão anterior de “desenhar” para ser entendido por mim reflete bem o tipo de cartilha que você usa, de forma que o método com desenhos lhe deve ser, certamente familiar. Este tipo de cartilha é que te faz querer esquecer o que putin é. Falar de putin como um membro da direita é uma coisa ridícula. Ela passou a vida toda trabalhando e servindo ao partido COMUNISTA soviético. Você conhece algo mais a esquerda que isso? Este é o fato, não o que você tenta fazer parecer. Esta é a minha “fonte”, a realidade, e não cartilhas… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Gente, calma. Vou ter que relembrar o foco da discussão. Camarada Colombelli afirmou categoricamente que a administração do Putin é de esquerda. Achei estranho e fui pesquisar. Nenhum artigo, link, tira de jornal, comentário de facebook, nada. Pelo contrário: quanto mais você pesquisa, mais lê que na verdade o governo dele é considerado de extrema-direita. Achei isso curioso e postei aqui. Só que ao invés do camarada Colombelli também fazer sua pesquisa e me repassar novas fontes que afirmam sua versão da história, preferiu me chamar de trollador de esquerda e associar ao fato de ser ex-membro da KGB e… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, primeiro tenha coragem de assumir o que você defende e pensa. Não se esconda. Para de usar de sofisma para tentar disfarçar o que tu defende e pensa. Assuma que você profliga um pensamento de esquerda. Não é porque o chefe de vocês é o maior dissimulado e viracasaca da história do Brasil, que vocês todos tem que agir igual. Vamos jogar limpo, não venha agora dizer que não falou em comunismo que não é de esquerda etc.. O que você está falando está bem claro. Precisa assumir abertamente so. Fica melhor, viu. Pare de se esconder como teus… Read more »

Vader
9 anos atrás

Tovarish Leonardo, eu poderia aqui ficar escrevendo comentários quilométricos para lhe mostrar sem sombra de dúvida alguma as semelhanças irrefutáveis entre comunismo/socialismo (sim, são exatamente a mesma coisa, com “perfumes” diferentes) e nazismo e fascismo e, podes crer, eu o faria, se quisesse.

Mas tenho mais o que fazer do que ficar em discussões retóricas contigo. Já te dei o norte: vá estudar e descubra por si mesmo.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Camaradas, Já que vocês ainda não se deram o trabalho de fazer uma rápida pesquisa na internet, eu faço por vocês: Query: “is putin right wing or left wing” – http://canadiandimension.com/articles/5281/ – http://en.wikipedia.org/wiki/Putinism – http://mediamatters.org/blog/2013/09/06/a-right-wing-media-star-is-born-vladimir-putin/195756 – http://socialistworker.org/2013/02/25/putins-ongoing-war-on-the-left – http://www.businessinsider.com/is-vladimir-putin-a-us-style-conservative-2013-12#!IeLt3 Query: “Putin é de esquerda ou direita” – http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-esquerda-a-direita-e-vladimir-putin-1629860 – http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/vladimir-putin-seria-republicano-nos-eua-e-no-brasil-seria-direita-ou-esquerda/ – http://www.cartacapital.com.br/revista/784/putin-o-czar-homofobico-4625.html – http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/russia/14519-o-czar-putin.html Criticar a veracidade das fontes, ou a intenção de cada artigo, é válido e compreensível. Mas pelo menos coloquem outras fontes para compor sua posição. Até agora só tenho lido confirmações de que a verdade de vocês é a mais verdadeira só porque sai de vossas… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Meu comentário ficou barrado na moderação…
Muitos links, eu acho 🙁

Mas não tem problema: se os camaradas quiserem, favor digitar no Google duas pesquisas, pra não ter problema de tradução:

1) is Putin right wing or left wing

2) o Putin é de direita ou de esquerda

A única coisa que peço é um link, um comentário, qualquer coisa publicada por um meio de comunicação com a mínima credibilidade, que confirme aquilo que vocês estão dizendo. Nada mais que isso.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, você não sabe avaliar e pensar por si próprio? Precisa de alguem que lhe diga as coisas ou confirme o que você pensa para ter convicção? Não confia na sua própria capacidade de avaliação? Precisa que alguem na internet para acreditar e ver o óbvio? É o que parece. Amigo, na internet você, cavocando e garimpando um pouco, vai achar até gente dizendo que o putin é do partido republicano norte-americano, a besta do armagedon ou até um ET, e isso com “fontes” que aparentam credibilidade, as vezes até com algum diploma. Mas qualquer pessoa que avalie razoavelmente os… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Colombelli, Criticar a qualidade das minhas fontes por serem da internet, eu até concordaria com você. Mas o fato de eu embasar minha teoria que o Putin é de direita, juntando outras fontes que dizem o mesmo, não é perda de capacidade de avaliação própria. É apenas o simples método científico: você tem uma teoria, testa e replica. Se a teoria é testada e replicada, passa a ser um fato. Outras pessoas, assim como eu, concluem que após avaliar as ações da administração Putin, suas políticas que orientam as iniciativas econômicas, sociais e internacionais, entendem que ele apresenta mais características… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Vader, Se a sua humildade lhe permite, tente estudar o que é o nacional-socialismo. Achar que porque a palavra ‘socialismo’ está no meio, tem algo a ver com o socialismo de Marx, é a mais pura, completa e absoluta besteira que já li. E olha que esse tread daqui tá complicado. Não precisa ir longe não, pode ser na própria wikipedia. Tirei da wiki em inglês, para não ter o risco dos “esquerdistas brasileiros que mudam a história” terem editado esta parte, bem no tipo do Ministério da Verdade de 1984. “Nazism, or National Socialism in full (German: Nationalsozialismus), is… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo, de método científico eu entendo um pouco, certamente mais que você. Sabe quem é o JJ Calmom de Passos? Um jurista renomado no Brasil (pesquise). Eu sou co-autor de um livro com ele e outros “doutores”. Dá uma olhada aqui: mcolombellim.blogspot.com.br que você vai ver quanto eu sei de método científico. Procure e certifique-se da minha lista de publicações que aparece ali logo abaixo, inclusive em mídias escritas nacionais, já que você gosta tanto de pesquisar na internet e parece ter tempo pra isso. Quando você tiver metade disso produzido intelectualmente (por ti mesmo), nos conversamos sobre método científico… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Me dê uma prova, Camarada Colombelli. Se você realmente tem alguma experiência em elaborar e defender teses, me dê uma única prova do que você está afirmando. Uma só. Até porque eu já cansei de ser o único a postar links aqui. Saca aquele papo do método científico: uma teoria sem comprovação é apenas uma teoria? Um estudo de Oxford, uma tese da PUC, até um link de internet. Qualquer coisa que comprove aquilo que você está dizendo. Ou o Putin e o mundo inteiro são tão dissimulados, mas tão dissimulados, que não existe nenhum, e repito, NENHUM ÚNICO artigo… Read more »

Vader
9 anos atrás

Leonardo Pessoa Dias
6 de maio de 2014 at 14:37 #

De novo wikipédia? E ainda quer discutir?

Ora, vai estudar meu amigo…

Aliás, nem precisa buscar muito não: vá ler Mein Kampf e depois leia o Manifesto Comunista para ver as semelhanças…

Que ridículo…

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Leonardo. Não vou repetir ad infinitum o fato de que putin trabalhou sua vida inteira em prol do partido e do regime que foi simbolo da esquerda no mundo e que, por não ser um oligofrênico ou bipolar , ele não iria mudar 180 graus da noite para o dia. isso está ficando chato para os colegas leitores já. Como disse, contra fatos não há argumentos e fatos não dimanam argumentos para confirma-los. Putin é um conservador, mas de esquerda, isso é fato como é a luz, o espaço, a gravidade. O problema é de profundidade. Você raciocina a partir… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Camarada Vader diz que nacional-socialismo é a mesma coisa que socialismo. Nada a declarar nesta flagrante demonstração de erro. Zero em história para você, menino!

Camarada Colombelli insiste em uma tese sem sustentação, repetidamente forçando que quanto menos se comenta sobre o assunto, mais se comprova que ele é verdade, ou seja: se ninguém acusa o Putin de esquerda (só o Colombelli, aliás), é porque definitivamente ele é de esquerda. Zero em sustentação para você, menino!

Eu sinceramente esperava bem mais de vocês dois.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
9 anos atrás

Leonardo Pessoa Dias 3 de maio de 2014 at 23:55 Pelo contrário: quanto mais você pesquisa, mais lê que na verdade o governo dele é considerado de extrema-direita. Ahn, Leonardo, então explique essa charge de um cartunista de extrema-esquerda, que é o Latuff: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/34200/carlos+latuff++e+na+ucrania+o+gigante+despertou!.shtml Acha que a esquerda estaria tecendo loas a um governo de extrema-direita? E o que você me diz dos vários esquerdistas que vêm aqui na Triologia fazerem uma apologia apaixonada da Rússia? Na verdade, o esquerdista possui uma mania muito feia de imputar aos outros seus erros: “se o comunismo matou, oprimiu, prendeu, então ele usou… Read more »

Vader
9 anos atrás

“Na verdade, o esquerdista possui uma mania muito feia de imputar aos outros seus erros”

Caro Rafael, isso é uma estratégia de argumentação que foi pregada por ninguém menos do que o socialista Lênin: “acuse seu acusador daquilo que você mesmo é ou faz”.

Não à tôa, o nacional-SOCIALISTA Goebbels aprimorou essa tática com o “uma mentira contada mil vezes se torna em uma verdade”.

Mas claro, esse tipo de conexão você só consegue enxergar pensando: não vai encontrar na wikipédia… 😉

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Oi Rafael, A política econômica e internacional do Putin é considerada de direita não apenas por mim, mas por grande parte de analistas, jornalistas e comentaristas. A política social é considerada conservadora não só por mim, mas sim de qualquer um que veja as bandeiras que esta administração defende em público. O fato disto ser verdade, da administração representada pelo Putin possuir características definidas como de direita, não torna a direita maléfica e a esquerda boazinha ou imaculada. É apenas um fato. Governos de orientação de direita ou esquerda, para mim, não são maus ou bons. São apenas guiados pelas… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
9 anos atrás

Leonardo Pessoa Dias 10 de maio de 2014 at 14:52 “A política econômica e internacional do Putin é considerada de direita não apenas por mim, mas por grande parte de analistas, jornalistas e comentaristas.” E a esquerda o louva como um freio aos Estados Unidos. Contraditório, não? “A política social é considerada conservadora não só por mim, mas sim de qualquer um que veja as bandeiras que esta administração defende em público.” E a política econômica é de viés fortemente estatizante, bem típico de regimes de esquerda. Exemplo: 70% das receitas russas vêm da venda do gás, produzido pela Gazprom,… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Oi Rafael, Eu adoraria continuar o debate, mas não acredito que teremos muito proveito a partir de agora. Se tivesse um chope gelado na frete, tenho certeza que haveria um fôlego novo… Com muito respeito, mesmo e sem ironia alguma, não vou discutir fatos históricos. Acho desnecessário. Argumentar ou discutir se o nazismo era um regime de extrema-direita não é um ponto de vista meu. É um fato histórico. Não coloco isso como um ponto negativo aos valores ou morais direitistas, não me entenda mal. É apenas um fato. E este fato não implica que a direita seja cruel, errada… Read more »

Vader
9 anos atrás

Kkkkkk e eu conheço VAAAAAAAARIOS professores de História, e não do primário, que afirmam que o nacional-socialismo é só uma mutação mal-ajambrada e ultranacionalista do socialismo.

Estude e verás mein liebe…