Mais de 40 morrem em incêndio no Sul da Ucrânia após conflitos

10

Fogo na cidade de Odessa estaria relacionado com tensões separatistas na região

ClippingODESSA, UCRÂNIA — Um incêndio em um prédio de um sindicato em Odessa, uma cidade no sudoeste da Ucrânia, deixou ao menos 38 pessoas mortas, informaram autoridades. Segundo a Associated Press, o incêndio está relacionado com as tensões separatistas que se concentram no Leste do país, mas que agora parecem ganhar força também no Oeste.
“Além dos enfrentamentos (entre manifestantes pró-autonomia e pró-Kiev) também houve um indência de origem criminal” escreveu em comunicado o Ministério do Interior.
— Ao menos 30 morreram intoxicados pela fumaça e oito ao pular das janelas — disse uma autoridade, sem dar mais detalhes.

Mais cedo nesta sexta-feira houve conflito entre os que são favoráveis a uma maior autonomia de Odessa em relação a Kiev e os que defendem a manutenção do poder central da capital.
Autoridades de Odessa, uma cidade portuária, fizeram uma reunião de emergência para tentar lidar com os crescente conflitos entre separatistas de tendência pró-Rússia e nacionalistas — que incluem torcidas organizadas de futebol, por exemplo. Esses conflitos deixaram ao menos quatro pessoas mortas.

Mais cedo, usuários do Youtube subiram vídeos supostamente filmados nesta sexta-feira em Odessa com pessoas — supostamente anti-Rússia — atirando coquetéis molotov em prédios e mantendo diversos focos de incêndio nas ruas.
Vladimir Nemirovsky, chefe do governo regional de Odessa, afirmou que os “organizadores, executores, cúmplices e instigadores” dos eventos desta sexta-feira serão investigados.

FONTE: O Globo / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
9 anos atrás

A Ucrânia já vive uma guerra civil fomentada pelos russos.
Esse filme todos nós já vimos. É só recordar a década de 30 do século passado.
A coisa começou com um acordo pró Rússia feita pelo então Presidente ucraniano Yanukovich, à revelia de parte da população. Faltou jogo de cintura e negociações.
Em seguida, dada as manifestações, acabou derrubado e fugiu.
O passo seguinte foi a tomada da Crimeia pelos russos.
Segue-se agora o fomento de insurreições pelo resto do país.

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Interessante acusação contra os Russos de fomentarem a guerra!!!!!

Porque não pelo Amissss????

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
9 anos atrás

Pois então… é a velha pergunta que volta.

Quem fomentou primeiro, o ovo ou a galinha?

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Bom… não foram os “Amissss” que invadiram a Crimeia.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

O Estado ucraniano já não existe, faz é tempo.
O que existe lá, e acho que nós brasileiros caminhamos para o mesmo lado por um caminho mais ao lado, é a mistura do crime organizado com poder político.

joao.filho
joao.filho
9 anos atrás

Porque não pelo Amissss???? Poxa, Soldat. É porque eles só existem para proteger direitos humanos, fomentar a democracia e o bem estar entre as nações…rsrsrs
(Ironic mode on)

joao.filho
joao.filho
9 anos atrás

A Ucrânia é um pedacinho da Polônia, da Rússia e da Áustria. É como se tirassemos parte do sul do Brasil, do Paraguay, da Argentina e Uruguay e proclamássemos um pais.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Pela lógica deveríamos invadir o Uruguai, que já foi parte do Brasil.

De qualquer modo, ainda por uma lógica torta, a Polônia e a Áustria também tem direito à um pedaço da Ucrânia. Os dois países poderiam, em conjunto com os russos, tomar o país, do mesmo que Hitler e Stálin invadiram em conjunto a Polônia.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
9 anos atrás

Concordo com o Marcos. O Brasil está muito parecido com a Ucrânia ou com a Russia antes do Putin.

Nesse aspecto de organização economica/política, a diferença Rússia da perestroika para esta que está aí é que agora o crime organizado e o Estado não são duas entidades.

Save Ferris!