Associadas ABIMDE participam ativamente das soluções de segurança da Copa do Mundo no Brasil

0

CINDACTA II SISTEMA SAGITARIO

A segurança de torcedores, jogadores, delegações e autoridades durante os jogos da Copa do Mundo 2014 conta com a eficiência e preparo de um time de primeira – as indústrias de defesa e segurança nacionais. Ao menos 15 associadas da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) reforçaram as ações de Segurança Pública e Defesa Civil, junto à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge/MJ).

A Sesge tem como principal escopo a coordenação da atuação dos órgãos envolvidos na segurança pública e defesa civil das esferas de governo federal, estadual e municipal, sendo a interface do Estado Brasileiro para a área de Segurança Pública e Defesa Civil com os Comitês Organizadores destes eventos.

Confira a atuação das empresas brasileiras durante a Copa e o legado que está sendo deixado para o País:

ACECO
A empresa foi responsável pela construção de treze Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) que, sob a coordenação da Sesge, estão centralizando o monitoramento de toda a segurança (polícia, bombeiros, serviços públicos) e de onde a administração pública coordena todo o trabalho de antever e administrar possíveis crises que possam surgir durante os eventos.

Foram investidos R$ 161 milhões na construção dos Centros e a Aceco TI assina toda infraestrutura (sistemas de energia redundantes, sistemas de refrigeração constantes, controle de acesso, mobiliário adequado etc.) das salas-cofres dos dez CICCs, de modo a garantir sua total disponibilidade e funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

AeroZ

ATECH
A Atech, controlada pela Embraer Defesa & Segurança, é responsável pelo desenvolvimento e pela modernização de todos os sistemas de comando e controle do espaço aéreo brasileiro. Para Copa do Mundo, a empresa tem como destaque o Sigma (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) – uma solução feita para maximizar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e reduzir atrasos nos voos, além de minimizar os custos operacionais das empresas de transporte aéreo. A Atech também desenvolveu o AeroZ, um aplicativo para smartphone voltado a promover e fomentar a cultura aeronáutica e que possui definições detalhadas e ilustradas de mais de 300 siglas e palavras. Uma vez instalado, o aplicativo funciona mesmo sem conexão à internet, apresenta ilustrações em mais de 40 verbetes, armazena palavras favoritas e permite o compartilhamento por e-mail. O AeroZ conta com versões para iOS e Android e já está disponível, gratuitamente, na App Store e na Google Play.

BCA
A BCA está fornecendo os Insert Plates (placas de proteção balística) implantados nos coletes da Polícia Militar do Rio de Janeiro durante o evento. Este material é usado, como uma opção, dentro de coletes à prova de bala para oferecer um nível de proteção maior. Geralmente, são classificados como ‘stand-alone’ ou ‘Vest Dependent’.

Placas “stand-alone” são projetadas para inibir ameaças balísticas usando apenas a placa. O colete não é necessário para que este material detenha os projéteis e fragmentos de um ou mais disparos. Já as placas “vest dependent” são projetadas para barrar a ameaça especificada dentro do colete/placa. Alguns fragmentos podem penetrar na placa, mas sua energia é diminuída drasticamente para que seja facilmente contida pelo colete balístico usado. Também por ocasião da Copa, a companhia está fornecendo placas de proteção balística para a Polícia Federal (lanchas blindadas para proteção e fiscalização de portos), Polícia Militar e Exército (helicópteros blindados).

BRADAR
A companhia está presente em todos os estádios da Copa com o radar SABER-M60. Ao todo, 20 equipamentos estão distribuídos em áreas estratégicas, monitorando e enviando informações em tempo real sobre o espaço aéreo de cada local. Os dados são concentrados em uma Central de Comando das Forças Armadas, auxiliando na tomada de decisão. O SABER permite rastrear alvos em um raio de 60 quilômetros, transmitindo informações em tempo real para um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAA). O equipamento também está integrado ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira).

EC725 Exército credito_Helibras-Felipe Christ

HELIBRAS
De olho na segurança do espaço aéreo brasileiro também está a Helibras, com uma frota de 122 helicópteros utilizados pelas Forças Armadas e pelas Secretarias de Segurança Pública estaduais, durante missões de patrulha, segurança e transporte. Entre os helicópteros de grande porte, a FAB tem operado com quatro novos EC725, sendo dois deles em configuração de tropa para segurança e patrulha, e outros dois destinados ao transporte de autoridades. A FAB também conta com quatro Super Pumas. Duas unidades do modelo biturbina médio EC135 T2 também estão aptos para as atividades de patrulha e transporte.

Com relação ao Exército, estão a serviço da Copa do Mundo 55 dos 82 helicópteros da Helibras operados pela AvEx, dos modelos Cougar, EC725, Fennec e Pantera. O Fennec é a versão militar equipada para combate do helicóptero Esquilo.

Já os grupamentos aéreos de Polícia e Corpo de Bombeiros das 12 cidades-sede da Copa tem à disposição um total de 57 helicópteros, cerca de 50% de suas frotas somadas. As corporações operam, em sua maioria, aeronaves da família Esquilo com sistema de vigilância aérea composto de imageador térmico de longo alcance, gravador de imagens e downlink de imagens em tempo real, o que aumenta a capacidade de detecção e identificação de alvos e ilícitos.

MÓDULO
A Módulo Security é uma das responsáveis pelo fornecimento e implementação de soluções de TI aplicadas nos CICCs (Centros Integrados de Comando e Controle). O Módulo Risk Manager, software desenvolvido pela companhia, contempla soluções para atendimento e despacho, inteligência, gestão de riscos, governança, TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e segurança. O integrador desenhado pela empresa, possibilita uma integração de sistemas heterogêneos de rádios, telefones, canais de comunicação, vários veículos, equipamentos e bases de dados que estão integrados entre si. O acesso às informações integradas permite iniciar rapidamente o ‘workflow’ de tratamento de eventos e incidentes.

Além disso, a Módulo participa do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que está subordinado ao Comando do Exército e realiza as atividades de defesa cibernética no âmbito do Ministério da Defesa, tendo a função de coordenar e integrar a segurança cibernética identificando os envolvidos, ter a visão global, investigar e fazer análises de riscos.

MORPHO DETECTION
A Morpho Detection, que integra o Grupo Safran, está presente na Copa com o Itemiser DX, detector de mesa flexível e leve que analisa, simultaneamente, íons positivos e negativos, permitindo a detecção avançada de narcóticos e explosivos em aeroportos de 11 cidades-sede. Ao todo são 49 Itemiser DX em funcionamento nos aeroportos brasileiros. O produto da Morpho é o primeiro detector de vestígios no mundo com a característica de simultaneidade, permitindo a detecção de uma variedade de narcóticos e explosivos, em uma única amostra.

NEC
A NEC foi escolhida como fornecedora de soluções para quatro arenas dos jogos: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE); Arena das Dunas, em Natal (RN); Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); e Arena da Baixada, em Curitiba (PR). A NEC implementou uma sala de comando e controle em cada local, responsável por centralizar as diversas soluções de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) empregadas, como sistemas de segurança, infraestrutura IP, redes wireless, telefonia, gestão predial, bem como os sistemas audiovisuais, que estão presentes em todos os empreendimentos.

No que se refere à gestão predial e à segurança, foram instalados, além da automação predial, sistemas de controle de acesso, controle de intrusão de perímetro e sistema de monitoramento e detecção de alarmes. Ainda com foco na segurança, os projetos estão preparados para receber solução de reconhecimento facial para identificação das pessoas que circulam pela área de cobertura, bem como análise de características como idade, sexo, comportamento, entre outros.

OPTOVAC
Os equipamentos da brasileira Optovac (integrada a Sagem, grupo Safran) também estão na lista de convocados para a Copa. Três produtos de optrônica portátil estão sendo usados pela Polícia Federal para cumprir a segurança dos entornos dos estádios e o acompanhamento das delegações oficiais: duas lunetas a infravermelho para armamento (Sword T&D com visão termal e diurna; Sword Light com visão termal) e um binóculo multifuncional a infravermelho de longo alcance para observação e aquisição de alvo, JIM LR. A Optovac também forneceu os sistemas de controle de voo dos helicópteros EC725 (da Helibras) que o Exército Brasileiro está operando nesse período.

RFCOM
A RFCOM forneceu dezenas de shelteres (abrigos) militares no Brasil, além de Unidades Móveis para Broadcast, Componentes de RF e Equipamentos de Teste para aplicações em sistemas de defesa, televisão e telecomunicações. Suas viaturas são usadas pelas Forças Armadas, polícia e emissoras de TV de todo o País.

Equipe_RustCon

RUSTCON
A RustCon atuou antes mesmo da bola começar a rolar. A empresa foi responsável por desenvolver soluções para o treinamento do Exército Brasileiro contra ataques cibernéticos. Os treinamentos ocorreram com a utilização do Simulador de Operações de Guerra Cibernética (SIMOC) da RustCon, instalado no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE). No SIMOC foram apresentados cenários de ataque e defesa e realizados estudos de vulnerabilidade. Equipes da área de cibernética das Forças Armadas e órgãos públicos participaram dos treinamentos.

TRUCKVAN
A Truckvan forneceu para o Ministério da Justiça, por meio da Sesge, 22 POE – Plataforma de Observação Elevada. A Unidade Móvel POE comporta um sistema de monitoramento de imagens de médio alcance, composto por 14 câmeras com tecnologia de reconhecimento de face, e área de atuação de até 3 km de distância. O sistema de observação é instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura, coberto por uma escotilha automática.

Além da captação, o veículo conta com redes wi-fi e mesh (via rádio), que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros de distância, possibilita também o envio dos dados em tempo real para os Centros Integrados de Controle e Comando Regional (CICCR) por meio de equipamentos de tecnologia móvel, como tablets ou telefones celulares.

Durante o Mundial da Fifa, duas POEs ficarão em cada uma das 12 cidades-sede, com exceção de Cuiabá (MT) e Natal (RN), que terão uma Unidade Móvel.

OUTRAS ASSOCIADAS
Outras empresas com tecnologias utilizadas ao longo do evento são a IMBEL, que está fornecendo armamento leve paras as Forças Armadas e Forças de Segurança, além de Sistemas de Abrigos Temporários (SATi), material de comunicações e eletrônica como rádios portáteis e produtos químicos, com explosivos, pólvoras e acessórios empregados em treinamentos de tropa.

A INCOSEG (Indústria e Comércio de Equipamentos de Segurança) tem produtos sendo utilizados por PMs no policiamento durante o período do evento como, trajes antitumulto, escudos antitumulto de alta absorção de impactos, caneleiras antitumulto, capacetes antitumulto, cassetetes tipo Tonfa, capacetes de policiamento, escudos balísticos nível III-A e bastões antitumulto.

A Gespi está dando suporte/manutenção de equipamentos da aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira, que será utilizada no apoio logístico durante o evento.

A Archo, juntamente com a Mako, assina toda a parte de engenharia e de instalação (referentes à documentação) do TCAS (Traffic Collision and Avoidance ou Sistema de Evasão de Colisões), que monitora as trajetórias de voo de aeronaves próprias com precisão, o que possibilita uma visão clara e imediata da situação de tráfego e de voos mais seguros em um espaço aéreo de alta densidade.

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments