Por que a economia brasileira foi para o buraco?

13

industria

Até poucos anos atrás havia grande otimismo em relação à economia brasileira. Chegamos a crescer 7,6% em 2010. Os salários cresciam, o desemprego ia para zero, a pobreza e a desigualdade caiam. A ascensão da classe C era festejada com a ampliação do consumo. De repente tudo mudou: a economia entrou em recessão em meados de 2014. As previsões para os próximos anos, coletadas junto ao mercado pelo Banco Central, são sombrias: uma recessão de 2% esse ano e crescimento zero em 2016.

E mesmo quando a luz no final do túnel aparecer, o que se espera são medíocres taxas de crescimento do PIB de, no máximo, 2% ao ano. A taxa de desemprego calculada pelo IBGE não para de subir, passando de 4,3% em dezembro de 2014 para 7,5% em julho de 2015. Os dados sobre o déficit e a dívida do Governo Federal só mostram deterioração: festejados programas de governo, como o Fies e o Pronatec, tiveram que ser encolhidos por falta de dinheiro. A inflação disparou. Alguns governos estaduais não conseguem sequer pagar o funcionalismo, e estão parcelando os contracheques. Afinal, o que aconteceu para que caíssemos do nirvana para o buraco tão rapidamente?

A crise econômica atual tem causas antigas, que remontam ao início do atual período democrático (iniciado em 1985), bem como causas recentes, ligadas a uma política econômica equivocada e inconsistente, adotada por volta de 2005/2006 e aprofundada a partir de 2011.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Foi para o buraco porque o dinheiro acabou …

“O Socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”.

Margareth Tatcher

joao.filho
joao.filho
8 anos atrás

Porque o Brasil está cheio de brasileiros…
rsrsrs

Augusto
Augusto
8 anos atrás

A explicação é muito simples: Dilma e o partido imundo (PT) decidiram que deviam fazer TUDO o que fosse necessário para que pudessem se manter no poder. Na base da canetada mandaram reduzir a conta de energia elétrica, o preço dos combustíveis e multiplicaram os beneficiários de programas sociais, como o bolsa família e o Minha Casa, Minha Vida. Passadas meras duas semanas do resultado do pleito e confortavelmente segura por ter conseguido se manter no poder, Dilma, sem nenhum constrangimento, começa a anunciar que a conta de energia elétrica subiria imediatamente, o que também valeria para os combustíveis. Igualmente,… Read more »

_RJ_
_RJ_
8 anos atrás

É uma receita muito simples falir um país próspero: 1- Crie um programa para transferir a renda de quem produz para quem não produz, e declare um sucesso quanto mais pessoas estiverem sendo beneficiadas pelo dinheiro dos outros; 2- Reduza o desemprego aumerntando o número de pessoas que não querem trabalhar, ao invés de aumentar o número de pessoas que trabalham. Declare abertamente que isso é um sucesso; 3- Impeça qualquer aumento de produtividade na indústria,dando dinheiro dos impostos paa garantir o emprego de quem não tá produzindo (use acordos sindicais para isso). Declare que é um direito do trabalhador… Read more »

Vader
8 anos atrás

Li do começo ao fim o texto do link, e posso afirmar sem dúvida que é a melhor descrição do que aconteceu nos últimos 25 anos no Brasil que já li. Como eu gostaria que todo o brasileiro pudesse ler o texto sem paixões e preconceitos, e entender isso tudo; que entendesse o que foi feito desde o fim do Regime Militar, e porque que com essa Constituição que aí está não há condições de o país atingir o patamar mundial que merece e que o povo todo deseja. Fiquei apenas decepcionado porque o autor não indicou o que fazer… Read more »

Anderson
Anderson
8 anos atrás

Vader.

Só esqueçeu uma coisa.
O Brasil não perde a oportunidade, de perder uma oportunidade!

_RJ_
_RJ_
8 anos atrás

Vader, concordo com o que você escreveu. Só tome cuidado com esses exemplos de Chinês (já que, em mandarin, mãe, cavalo, planta e palavrão são só questão de entonação)

Vader
8 anos atrás

Editorial do “Globo” falando mais ou menos a mesma coisa que eu disse acima: “Oportunidade de revisão de um Estado obeso A crise fiscal expõe a que ponto chegou o aparato estatal, cujas despesas equivalem a 40% do PIB, e mesmo assim ainda ostenta um déficit elevado por EDITORIAL 16/09/2015 0:00 A crise fiscal — ainda em seu início, pois apenas na segunda-feira o governo apresentou um conjunto de medidas para tentar equilibrar a proposta de Orçamento para 2016 — cumpre até agora dois papéis relevantes. Um, comprovar quão ruinosas são as políticas “desenvolvimentistas”, por explodirem as contas públicas em… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Por causa do PT, um partido que acha que o poder é seu e não do povo como determina o artigo 1º, parágrafo único da CF/88. Um partido que foi dos primeiros a postular o impeachment de Collor por conta de um FIAT ELBA, mas que, quando vê a mesma hipotese contra si ventilada depois de roubar centenas de bilhões em corrupção, a inquina de golpe, como se o mecanismo não fosse constitucional, democrático e levado a efeito pelos representantes dos titulares reais do poder. Um partido que vive de midia, de enganação e mentiras engendradas para semi idiotas engolirem,… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Um partido que usa dinheiro público para financiar parceiros ideológicos, como Cuba et alii cm práticas inconstitucionais e ilegais que, se levadas a cabo por qualquer cidadão, renderiam cadeia certa. Um partido que jogou 100 anos de prestígio da diplomacia nacional na lama, aliando-se com a escória e com os fracassados, e que deixa paisecos mequetrefes pisotearem a cara da nação até com ameaças de invasão, ao passo que se cala diante da ditadura cubana. Um partido que usa o poder para revanchismo, instituindo uma comissão da mentira, unilateral e inconstitucional pra enxovalhar reputações e manter polpudos salários para aparelhados… Read more »

Wagner
Wagner
8 anos atrás

Eu nem ligo mais, desisti.

Isso foi e sempre será uma eterna colônia.

Tive tanta esperança anos atrás, agora…

Bosco Jr
Bosco Jr
8 anos atrás

É Wagner, a CIA ganhou de novo.
Só o Putin intervindo aqui pra isso virar alguma coisa que presta. Né??

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Como diz o título original, os diversos sistema econômicos explicados pelas vacas…

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/09/economics-explained-by-cows.html)