Jihadistas do Estado Islâmico se aproximam da cidade síria de Aleppo

30

6f9a41e9-998f-4678-ae9d-1bea7b478228-2060x1236

ClippingO grupo jihadista Estado Islâmico (EI) se aproximou nesta sexta-feira de Aleppo depois de ter expulsado outros rebeldes de várias posições ao norte da segunda cidade da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). “O EI nunca esteve tão perto da cidade de Aleppo, em seu maior avanço em direção” à antiga capital econômica da Síria, declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor da ONG, que dispõe de uma rede de fontes neste país em guerra.

Segundo suas fontes, o EI expulsou grupos rebeldes das localidades de Tall Qrah, Tall Susin, Kafar Qares, e sobretudo da base de Madrasat al Mushat, que controlavam desde 2012. Os combates duraram até as 05h00 da madrugada (23h00 de Brasília). “Dezenas de combatentes dos dois grupos perderam a vida”, segundo Abdel Rahman.

Com a tomada destas posições situadas ao norte de Aleppo, o grupo jihadista se encontra a vinte quilômetros da cidade e “na linha de frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad”, sobretudo perto da zona industrial de Sheikh Najar.

O EI avançou sobretudo desde o nordeste de Aleppo, onde controla várias localidades, em particular Al Bab, um de seus redutos. Aleppo está arrasada pela guerra e dividida em setores: os do oeste nas mãos do regime e os do leste sob controle rebelde.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pangloss
Pangloss
8 anos atrás

Ações de propaganda russa em 3… 2… 1…

Vader
8 anos atrás

À medida em que o Czar Vlad Putin vai detonando com os rebeldes moderados (isso quando seus mísseis não vão parar em outros lugares, como no Irã, por exemplo) a tendência é o Estado Islâmico ocupar as brechas.

E aí, onde eles passam não sobre pedra sobre pedra, literalmente.

O Czar Vlad e sua marionete Assad podem até vencer esta guerra. Mas irão governar um deserto.

wwolf22
wwolf22
8 anos atrás

Vader,

existe alguma possibilidade de que esses mísseis que “caíram” no Ira não tenham caídos e sim “aterrizados” afim de repassar tecnologia do míssil pro Ira ??

Vader
8 anos atrás

Não é impossível caro Wolf, mas caído ou aterrisado a verdade é que o Irã irá se aproveitar disso da melhor forma que puder.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

EI mata general iraniano que trabalhava junto aos sírios.

Bosco Jr
Bosco Jr
8 anos atrás

Não sei se sobra muita coisa de um míssil cruise que cai fora de lugar não. Um impacto a pelo menos 800 km/h não deixa sobrar muita coisa que sirva para fazer engenharia reversa.
Salvo a ogiva que se não explodir pode resistir ao impacto, o resto é tudo coisa leve e frágil que desintegra no impacto.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Isso não é nenhuma novidade o Paquistão desenvolveu seu missil de cruzeiro assim, a partir de misseis americanos que a caminho do Afeganistão, cairam em seu território.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Ah obrigado Putin, vc não bombardeou o IE, olha o que deu….

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Nada contra os russos ou a Russia, pois assim como o nosso “governo” não nos representa, este ai também não representa os russos. Mas é inegável que Putin, no vão afã de querer reviver um tempo que não volta mais e tentar repor a Russia como pólo que ja foi, só mete os pés pelas mãos. O ocidente ávido por ter na Rússia um parceiro com largos recursos naturais e tecnológicos e este sujeito, com o recalque de um dejeto da guerra fria, não dá uma dentro, e cada vez isola mais os russos, sem ver o seu real inimigo… Read more »

Ivan
Ivan
8 anos atrás

Colombelli,

Eu e vc alertamos a muitos anos o risco chinês no extremo leste russo.

Mas hoje os refugiados são uma arma demográfica apontada para o coração da Europa, com resultados de com impactos de curto e longo prazo.

Para EI e Al Qaeda é um instrumento valiaoso de infiltração e recursos para uso futuro.

Para a Rússia é um fator de desestabilização contra o Ocidente, uma ação diversionária enquanto reforça sua posição no leste europeu.

Bucha de canhão, uma tragédia viva e em movimento.

Sds.,
Ivan.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Caminhonete de um empresa texana de encanamento vai parar nas mãos do EI. Pergunta, como foram parar por lá?!?!

https://www.youtube.com/watch?v=C8ojLvxXLKo

No mais, o governo dos EUA e a própria ONU “ainda querem saber” como tanta caminhonete Toyota vai parar nas mãos do EI. O que é isto, cinismo, ou pura hipocrisia?!

Ah tá, a culpa é da Rússia. Rsrsrs

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

E da China.

Bosco Jr
Bosco Jr
8 anos atrás

Existe um velho “causo” atribuído ao finado Tancredo Neves que uma vez perguntado por jornalistas para onde iria, e ele querendo fugir deles, disse que iria para Juiz de Fora porque a imprensa iria achar que ele estava mentido só pra escapar e não iria procurá-lo lá, mas era pra lá mesmo que ele intencionava ir. Ou seja, usar carro de qualquer marca como prova que um dado país ajuda quem quer que seja em qualquer parte do mundo é meio que sem fundamento. É igual dizer que tem prova que são os russos que abastecem o EI porque eles… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Não Bosco, não mesmo. Poderiam, pelo menos, terem tirado o emblema da empresa texiana. rsrsrs

A guerra fria acabou, é tudo business.

O resto é cegueira ideológica que, por si só, é uma merd@, independente de que orientação seja.

Até mais!!! 😉

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Esta região não suporta e nem comporta a democracia ocidental, aliás, qualquer tipo de democracia. Poucos são os países que podemos dizer que existe algum tipo de regime democrático de governo. Afora Israel e Turquia, só temos o Irã (com a sua teocracia), o resto é o que já sabemos, seja os mais próximos ao ocidente, seja os mais próximos ao oriente, são todos a mesma coisa, então se é pra defender a retirada forçada de uns, temos que apoiar o mesmo com outros, fora isto é pura demagogia e hipocrisia, ponto.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás
Vader
8 anos atrás

Deixa de ser hilário Wellington! Qualquer democracia é melhor do que nenhuma democracia. PONTO. O resto SIM é demagogia e hipocrisia. Ou seja: não é pelo fato de a Arábia Saudita ser uma monarquia absolutista que nenhum país daquela região pode ter tal democracia, por mais capenga que elas ainda sejam. O pensamento “sith” absolutista de vocês russófilos e antiamericanos é de que enquanto a AS for uma monarquia nada no Oriente Médio presta, o americano é hipócrita, o povo não merece e/ou não quer democracia, e logo o melhor para os sírios é mesmo o carniceiro Assad, apoiado pelo… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Quando sai o livro de poesias, Vader?! Bonito texto, não queres mudar o teu nick para o de algum filósofo grego?! Rsrsrs

Até mais!!! 😉

P.S: De novo esta mania imbecil de me rotular de algo?! Isto não te deixará mais inteligente, o elogio foi só uma ironia, tá?!?! Rsrsrs

Vader
8 anos atrás

Opaaaaa…. Mais risadinha do nosso amigo Mister Risadinha!!!! Não é poesia não, é prosa. Mas o importante não é isso, e sim que é a mais prosaica realidade retratada, contra a mistificação empulhadora que você tenta empurrar goela abaixo dos incautos, enquanto que o argumento principal do meu comentário, qual seja, o de que os povos do OM tem tanto direito à democracia quanto você, este eu vejo que você não impugna. Quanto a “rotular”, vejo que a carapuça parece que lhe serviu, né? Mas não se preocupe porque eu não lhe preciso rotular não. Todo mundo que nos lê… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Wellington, te confesso que vejo coisas estranhas nos videos do EI. Uniforme laranja nos prisioneiros martirizados, coisa que só é usual no ocidente. Algemas de mão e pé (novas) que somente são usados em regra na américa do norte. Guardas com uniformes limpos e novos, sem cantis ou equipamento usual em combate. Até um uniforme com camuflagem parecida com a colombiana ja apareceu. Tudo muito encenado. Tenho sérias desconfianças. Porém, o fato de uma camionete de uma empresa norte-americana ser usada não quer dizer nada. Empresas de lá, notadamente do Texas, atuam na região há anos. Lá também tem bastante… Read more »

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

lol testosterona tá transbordando aqui. É uma desonestidade com os leitores do blog (além dessa guerra ideológica fora de hora/lugar) resumir o avanço do EI contra a cidade de Aleppo simplesmente a duas semanas de bombardeios russos, em várias partes da Síria e não só em Aleppo, inclusive contra posições do próprio EI, e também sem observar que a coalizão liderada pelos EUA já realizaram de agosto de 2014 até outubro de 2015 – 2,473 ataques aéreos na Síria. A Rússia no máximo acelerou um processo, assim como os ataques aéreos da coalizão ocidental apenas atrasou o avanço do EI,… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

“O principal aliado do EI na Síria é a fragmentação dos opositores, chamados “rebeldes”, que lutam contra o regime, lutam…”

Exatamente aonde os russos estão trabalhando, na “fragmentação” aos opositores do Assad.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Colombelli, eu até concordo, mas o problema é que existem vários fabricantes de AKs mundo a fora, a mesma coisa de RPGs, sem contar que todos são equipamentos feitos para guerra, então nada mais natural que estejam num conflito como este. Vale citar, por exemplo, que até nos EUA se produzem AKs, ou estou enganado?! Até aonde eu sei, e os amigos podem me corrigir se estiver enganado, não existem fábricas da Colt fora dos EUA, mesmo que exista, há muito mais controle na sua produção. A mesma coisa podemos dizer de caminhonetes. Lembra do exemplo que citei sobre caminhonetes… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Meu entendimento da participação russa nesse conflito se dar por algumas posições atabalhoadas da Europa e dos EUA. Mesmo vendo a possibilidade de perder um aliado direto no OM, a Rússia se mantia distante do que acontecia na Síria, apenas fornecendo equipamentos e munições, mas se manteve distante por um bom tempo. Foi o sucessivo assédio ocidental em países no entorno russo que o caldo engrossou. A Rússia saiu de uma postura defensiva para uma atitude pró-ativa, isto vem acontecendo desde 2008 devido o conflito com a Geórgia, passando pela Ucrânia e desembocando no atual conflito sírio com participação direta… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Vader, dos regimes de governo, a democracia é o melhor (ou menos pior, conforme alguns), não tenho dúvidas disso, mas é preciso avaliar a condição cultural de cada povo. A Indonésia, por exemplo, é um país maioritariamente muçulmano ao mesmo tempo uma democracia (a seu modo), a Turquia também, bem como o Irã, cada um com mais, ou menos liberdade, mas são democracias, entretanto isto não quer dizer que foram implantadas assim, de sopetão, houve e há um processo que não deve ser ignorado, um processo constante ao longo de décadas, séculos até. Nós, por exemplo, somos um democracia, mas… Read more »

Vader
8 anos atrás

Ah Wellington, seu conceito de democracia é tão frágil quanto seus argumentos antidemocráticos. O Irã está LONGE, mas MUITO longe de ser uma democracia! O Irã possui um Conselho Supremo de Aiatolás que escolhe os candidatos em que o povo pode votar, e que referenda a escolha, podendo impugnar o vitorioso! Ou seja: a vontade popular está subordinada ao desejo de meia dúzia de “sábios” teólogos! Isso é democracia pra você????? Isso é tão democrático quanto os generais que escolhiam quem viria a ser o próximo presidente do Brasil. No mais, seus argumentos não invalidam o meu: qualquer democracia é… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Mas Vader meus argumentos não são para invalidar os seus, no máximo o objetivo é aprimorar o entendimento. Essa questão iraniana, especialmente no caso do conselho supremo, é uma questão deles, do entendimento deles de como conciliar seu regime eleitoral, guardadas suas leis, inclusive a lei islâmica. Não é que eu concorde com este formato, mas é o que eles acreditam ser o melhor para eles, ponto. Não sou, muito menos você, o cara capacitado a dizer que estão errados, afinal é da cultura deles. O que o nosso STF teria de tão diferente? Alguém aqui tem a capacidade de… Read more »

Vader
8 anos atrás

Deus me ajude Wellington, melhor você parar de escrever, senão você se queima com tanto absurdo! Não é porque algo é uma questão “deles” que é correto, nem muito menos o fato de ser uma questão interna faz com que a eleição iraniana se torne democrática. Além do mais acontece apenas por acaso que eu sou sim qualificado para dizer o que é certo e o que é errado, neste caso em particular. E lhe afirmo de novo: isso passa LONGE de ser democrático. Democracia é todo o poder nas mãos de todo o povo, respeitados os direitos essenciais das… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Ofensiva em Aleppo:

With Hezbollah gaining MBTs, Artillery and the knowledge to use them we’re watching the birth of an organization that will make ISIS look like small fry in the not too distant future.

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/10/the-russian-backed-assault-on-aleppo.html)

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Vader, não posso fazer outra coisa do que senão rir do teu entendimento do que escrevi. Kkkkkkkkkkk

Desculpe!

Até mais!!! 😉