Forças curdas na Síria são acusadas de crimes de guerra pela Anistia Internacional

6

565773_frente_al_nusra_secuestra_300_kurdos_siria
A Anistia Internacional durante uma missão enviada a 14 cidades e povoados no norte e nordeste da Síria, descobriu uma série de deslocamentos forçados da população  e a destruição de casas realizados pelas forças curdas que controlam a área.

O deslocamento forçado e demolições no norte da Síria revelam evidências de abusos alarmantes, incluindo relatos de testemunhas oculares e imagens de satélite, detalhando o deslocamento deliberado de milhares de civis e a destruição de aldeias inteiras em áreas sob o controle do Administração autônoma, muitas vezes em represália a residentes  quando percebida simpatia ou  laços para com membros da Estado Islâmico (EI) ou outros grupos armados.

“Eles deliberadamente demoliram casas de civis, queimando vilas inteiras, deslocando os seus habitantes sem motivos militares justificáveis, a Administração Autônoma está abusando de sua autoridade e descaradamente desrespeitando o direito humanitário internacional, em ataques que equivalem a crimes de guerra”, disse Lama Fakih, Consultor sênior da ONG.

Segundo a Anistia, as destruições observadas não são consequência dos combates contra os jihadistas, mas de uma “campanha deliberada e coordenada de castigo coletivo dos habitantes de povoados controlados antes pelo EI, ou suspeitos de abrigar seguidores do Estado Islâmico”.

Imagens de satélite examinadas por essa organização de defesa dos direitos humanos baseada em Londres mostram que o povoado de Huseiniya (nordeste) foi destruído em 94% entre junho de 2014 e junho de 2015.

crimes de guerra

Combatentes curdos sírios “nos tiraram das nossas casas e começaram a queimá-las, trouxeram escavadeiras, destruíram as casas uma depois da outra até acabar com todo o povoado”, relatou um morador de Huseiniya, citado pela Anistia.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 anos atrás

Isso ! Alimentem os lobos EUA! Hahahahahahahahahaha…

Está muito mais que divertido os informes de agora à tarde.

CM

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
8 anos atrás

“Claudio Moreno
13 de outubro de 2015 at 13:28 # ”



Não acha estupido esse tipo de torcida ?
Até quando estamos tratando de times de futebol, esse tipo de torcida irracional é algo corrosivo.

Sério q te diverte quando a politica externa do país a qual vc TORCE contra mata, fere ou desabriga milhares de pessoas ???

Joker
8 anos atrás

Porque eu nao fico impressionado com essa noticia. E olhe que eu acho os curdos um grupo relativamente moderado naquele caldeirao.

Augusto
Augusto
8 anos atrás

Eis o fato: se os curdos não estivessem naquela região, este seria apenas mais um enorme pedaço de território ocupado pelo EI.

Sobre o que diz a Anistia Internacional: a palavra deve ser dada aos curdos para que digam se realmente fizeram o que está sendo dito e, em caso afirmativo, o porquê de terem agido dessa maneira.

Brandenburg
Brandenburg
8 anos atrás

A Anistia internacional tem muita sorte dos curdos terem permitido o envio de missoes a 14 cidades do territorio mantido por eles! Com certeza lá não tem só gente boa! Conseguiram alguma para mandar missões ao territorio do EI? Creio que nem pediram pq já sabem o que acontecerá com eles.

Alexandre Sousa
Alexandre Sousa
8 anos atrás

Se havia mesmo simpatizantes do falso estado islamico sem querer defender os curdos. Duvido que simpatizante dos nazista tivesse um tratamento melhor em paises inimigos da alemanha nazista. Vocês sabem muito bem do que o falso estado islamico é capaz e reações desse tipo da parte dos curdos era até previsivel, para não dizer natural.