16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Operação Boina Preta

2

Operação Boina Preta - 1

São Leopoldo (RS) – Entre os dias 22 e 24 de outubro, o 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado realizou a Operação Boina Preta, na cidade de Butiá (RS). Este exercício em campanha teve por finalidade adestrar o Sistema Operacional Apoio de Fogo, da Unidade.

Operação Boina Preta - 2

Operação Boina Preta - 3

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Eis ai outra alternativa bem viável para nós, adquirirmos mais M-109, mesmo que não seja modernizados. No minimo o alcance vai para 23 km. Ótima iniciativa de cavar um espaldão fixo. Dai a necessidade de unidades de engenharia, especialmente as blindadas. Isso reduz muito a vulnerabilidade da peça a fogo de contra bateria. Porém é preciso camuflar bem a posição e pra isso precisa rede de camuflagem em boas condições e tamanho maior. Se o comandante parasse de focar em bajular o ministro da defesa e em mover do comando quem fala a verdade, quem sabe poderia mandar adquirir 400… Read more »

augusto
8 anos atrás

Essa unidade foi minha casa durante 7 anos! conheço cada centímetro do M 109 A3 e M-113 alem de outros carros que pude pilotar em SM no Parque e no centro de instrução! o 1° tiro de fuzil é marcante mas o primeiro tiro de obus 155 mm é inesquecível. Aço Brasil.