Polícia francesa diz que abateu cérebro dos atentados de Paris

37

O belga Abdelhamid Abaaoud teve mão em vários ataques na Europa só no último ano. Morreu na grande operação da polícia francesa desta madrugada, segundo o Washington Post. Procurador é mais cauteloso.

policial frances - foto reutersClippingA polícia francesa abateu nesta quarta-feira o alegado cérebro dos atentados de Paris, o belga Abdelhamid Abaaoud. A notícia era avançada pelo diário norte-americano Washington Post momentos antes de o procurador de Paris, François Molins, anunciar oficialmente os resultados do raide a Saint-Denis. Mas Molins não o confirmou na conferência de imprensa.

O procurador fez o apanhado da investigação e, sobre o jihadista belga, disse apenas que não estava entre as oito pessoas detidas. “Abaaoud não está entre os detidos”. Segundo ele, a identificação dos jihadistas mortos no assalto policial ainda não terminou. O jornal norte-americano, por sua vez, cita duas fontes próximas da investigação que asseguram que o corpo de Abaaoud já foi identificado por especialistas forenses.

François Molins foi cauteloso com os repórteres. Não identificou nenhum dos detidos e não deu sequer o número exacto de pessoas que morreram no raide desta quarta-feira. “Por enquanto, não estou em posição de dar um número preciso e definitivo das pessoas que morreram, nem a sua identidade, mas há pelo menos duas pessoas mortas”, afirmou.

As operações desta quarta-feira seguiam indícios de que Abaaoud estava Escolha entre as tags mais usadasabrigado em Saint-Denis, apesar de até agora ele ser dado na Síria. A polícia entrou durante a madrugada numa pesada troca de tiros com os residentes e presumíveis jihadistas no edifício suspeito, que respondiam aos disparos das autoridades com balas de espingarda automática. O raide já durava há vários minutos quando uma mulher no interior da casa accionou o cinto de explosivos que vestia. A intervenção terminou ao cabo de sete horas e meia, com a morte de um último homem barricado.

O balanço oficial estava então nos dois mortos e sete pessoas detidas – o procurador entretanto anunicou oito capturas –, tendo sido sugerida, entretanto, a possibilidade de um terceiro extremista ter morrido no assalto. Nas horas que se seguiram, a imprensa francesa avançou que o assalto policial em Saint-Denis não queria apenas capturar o belga Abdelhamid Abaaoud, mas também interromper um novo ataque terrorista em Paris. Este útlimo ataque quereria atingir o distrito comercial de La Defense.

François Molins não mencionou estas notícias e tão-pouco confirma a identidade da bombista suicida, que os media sugerem ser uma prima de Abaaoud. “Não identificámos ainda esta pessoa”, afirmou o procurador parisiense. “Pensamos que a explosão foi causada pela mulher accionar o cinto de explosivos, mas isto terá de ser confirmado por examinação forense.”

Mas “tudo leva a pensar” que os presumíveis jihadistas de Saint-Denis se preparavam para fazer um novo atentado. A polícia encontrou “um verdadeiro arsenal de guerra”, que incluía espingardas automáticas Kalashnikov e coletes explosivos. Ao longo da intervenção policial, foram disparados 5000 balas, de acordo com Molins.

FONTE/FOTO: Reuters, via UOL

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Eles já tiveram o “cara” na mão e não o eliminaram. Comecem imediatamente a eliminação seletiva e a coisa melhora !

thaunobr
8 anos atrás

Uma noticia OFF TOPIC: Leva-se a crê por imagens mostradas pela televisão russa, que tropas russas estão em solo sírio. As tropas seriam uma brigada de artilharia da base de Kemerovo na Sibéria. Esta brigada estaria atuando em apoio de fogo a guarda republicana Síria, na região próxima a Saddad, província de Homs. Na região central da Síria.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

“thaunobr 18 de novembro de 2015 at 18:14”
Colega, tens a fonte ?

thaunobr
8 anos atrás

BBC, Reuters e Russia TV

thaunobr
8 anos atrás

*Russia Today TV. Inclusive com imagens em mapas da localização das tropas.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

A França, que têm uma ótima educação, deveria se lembrar da história de Héracles e a Hidra de Lerna.
Cobertura completa da Operação Policial.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3324288/Help-help-words-female-suicide-bomber-stood-window-Paris-flat-screamed-police-blowing-up.html

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Observem as fotos 4 e 5 do link que Melky Cavalcante postou (e que aparece em outras fotos de outras matérias sobre os atentados). Uma velha conhecida das forças policiais e militares brasileira: A Beretta PM-12S (produzida aqui pela Tauros como MT-12). https://www.all4shooters.com/en/Shooting/pro-zone/2012-articles/Umarex-M12-submachine-gun-airsoft-replica/

theogatos
8 anos atrás

Melky, usando sua história como inspiração, eu acho difícil encontrarem uma maneira de cicatrizar o pescoço depois de cortado… O fluxo de novas cabeças segue! Mas dizem que isso também é bom para os negócios de muita gente!

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Mencionei aqui no FORTE e já começou: Islamis atacaram um Professor Judeu com Facas de Carnicero em Marselha.
Reitero, a Zeuropa vai ter que reagir:
Comecem imediatamente a eliminação seletiva e a coisa melhora !
Mais, adotar a política que cada Terrorista identificado em qualquer grau:
Sua Família até 3º Grau percam suas casas, sejam expulsas (para o OM ou Norte de África), percam a cidadania etc ….
Verão como a coisa começa a entrar no eixo, tem que ser ações em larga escala nesses quesitos e com muita mídia !

Lc
Lc
8 anos atrás

São medidas extremas, mas concordo com o comentário do Carlos Alberto Soares.
Eliminação seletiva das lideranças, não só terroristas, mas também de clérigos radicais e simpatizantes.
Deportação de seus familiares: ascendentes, descendentes e colaterais.
Ademais o Estado deveria dar um ultimato aos islamitas: nossa cultura é ocidental, nossos costumes são estes. Não tentem mudá-lo. Se não lhes agrada, a porta da rua é serventia da casa.
P.s.
Esse tal de multiculturalismo ainda vai acabar com o ocidente.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Estão recrutando na España, já havia postado no FORTE, algo me diz que vão querer ficar longe desse assunto, mas …..
http://politica.elpais.com/politica/2015/11/19/actualidad/1447934283_886466.html

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás
carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Pergunta:
Quando um imbecil desses morre ele vai para o paraíso e ganha 117 mil virgens.
E quando morre uma imbecil ? Ganha o quê no paraíso ? (rs)
Arda no inferno seu pulha !
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/11/1708336-brasileira-diz-que-irmao-que-lutava-pelo-estado-islamico-morreu.shtml

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Aliás, alguém assistiu ontem o GN o programa do Monforte ? Pessoal, esse programa é repetido todos os dias, assistam ! Tem um Oficial do EB locado no MD que desvaneia em besteirol. Vocês não acreditarão no que vão ver e ouvir sobre as Olimpíadas no Brasil no quesito segurança, é uma lástima. E reitero, não precisa chegar as Olimpíadas, Carna\val está logo ai ! Carnaval meu Filho que mora no RJ sai pra longe, sempre o faz, não suporta carnaval, bagunça etc …. Olimpíadas ? Vai pra USA e ponto. Longe do KABUM ! O GF está brincando, espero… Read more »

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás
Guto
Guto
8 anos atrás
Delfim
Delfim
8 anos atrás

Se os israelis não conseguem controlar seu próprio território, que conselhos podem dar ao Grande Rio, com uma população de quase 13 milhões, com perfil étnico, econômico, político e sócio-cultural totalmente diferentes ? Que pode haver um ataque terrorista e não estamos preparados? Ora, qualquer aluno do Pestalozzi sabe disso.
A única defesa razoável era a Dilma continuar em cima do muro, por mais esquisito que fosse; mas agora que ela tomou posição, estamos ferrados. Agora é tarde pra tomarmos medidas eficientes.
Vou me preparar pra sair colhendo digitais em serviço extra no IML.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

OFF TOPIC :Decreto 8572/15 de 13/11/2015 “considera-se também como natural o desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.”
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8572.htm

Depois dessa vou dormir.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Caro Delfim 20 de novembro de 2015 at 2:33
Não é o que os Alemães pensam :
Jefe del servicio de inteligencia interna alemana BfV, Hans-Georg Maassen.
http://www.aurora-israel.co.il/articulos/israel/Principal/68325/

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Delfim, o problema da segurança independerá da posição daquela mulher. Aliás, o que ela falou lá foi água de salsicha, ninguem leva a sério e se tratou daquelas declarações genéricas e padronizadas. Conversa fiada. A questão é que todos os alvos do EI estarão aqui, com cobertura da midia mundial e eles sabem, porque o pessoal da triplice fronteira, de SP e daqui do sul do RS ja os informou, que a fronteira é porteira aberta. Ou seja, se querem fazer um atentado tipo Munique, jamais terão outra oportunidade igual. Logo, mesmo que tivessem certa simpatia pelo Brasil, fazer um… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Colombelli, acreditava – talvez erroneamente, ou não – que o Brasil, mantendo-se neutro da contenda contra o EIIL, manteria o evento de fora da lista de alvos. Agora nossa segurança está nos braços de outros, seja atacando alvos do EIIL em seu terreno até debilitá-los a ponto de negar-lhes os recursos para atacar aqui em 2016; seja entregando poder decisório e de operações (soberania) a forças de segurança estrangeiras. Acrescentando que há regras de engajamento de países que já combatem o terror há tempos que são consideradas ilegais por aqui. Mas faço um acréscimo: há uns 3 a 4 anos,… Read more »

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

Embora nossa fronteira esteja escancarada, acho difícil haver um atentado no Brasil, pois dentro do nosso país há vários estados dentro do estado, onde o estado de direito não está no controle o estado paralelo está, nada passa despercebido por um ou por outro. Somando-se a isso há o fato de termos uma comunidade muçulmana insignificante, na frança chega a 15% da população, no Brasil, segundo o IBGE, existem 35 mil seguidores do islã (Já a federação islâmica brasileira considera o número de seguidores do islã no país seja bem superior, com cerca de 1,5 milhão de fiéis ,50 mesquitas… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Melky, divirjo, pois se conseguiram se infiltrar nos EUA e fazer o 11/09, podem entrar em qualquer lugar despercebidos. Aliás, o problema nem é tanto passarem despercebidos, mas haver efetivo desencadeamento de ação com base na detecção. No caso dos EUA um grupo de inteligência ( formado por maioria de mulheres, inclusive) alertou e várias vezes sobre a possibilidade de atentado no caso concreto e não houve ação. É a teoria do urso: passe perto dele sem fazer barulho que ele continua dormindo, não importa quanto perto seja. O fato de nossa comunidade islâmica ser pequena e concentrada em nada… Read more »

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Colombelli,

vc acabou de fazer o deebp – Drew, Binding and Published

perfeito…

… Grande Abraço.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Colombelli, concordo e adiciono.
Nossa esquerda, que acredita que terrorista é lutador da liberdade e ainda merece uma Bolsa-Ditadura se derrotado, produziu a tipificação de crime por terrorismo de forma capenga e de má vontade.
Quanto a um grupo de combate irregular possuir estrutura minimamente militar, concordo, mas o grupo não precisa, em tese, ser militar : GSG-9 e CIGN são grupos policiais e não acredito que isso seja uma deficiência.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Delfim, com certeza um grupo que combate irregulares, e, portando, faz guerra de contra-guerrilha não precisa ter estrutura militar. Esta ai ad exemplum, hoje, a CORE, que, a rigor combate no Rio uma verdadeira guerrilha urbana, com armamento militar e modus operandi da mesma natureza, aliás, uma guerrilha de milhares de homens, e no passado o DOI. Mas os grupos de guerrilha, ou seja, as células, que correspondem a um destacamento de operações especiais militar, acabam se organizando exatamente como um grupo militar ou com as mesmas premissas. E isso não deve ser surpresa a partir do ponto que recordamos… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Colombelli
A esquerda e o radicalismo pularam na frente no uso das novas tecnologias de informação pra propagar suas mensagens, o que ficou definido como “conflito de 4ª geração”. Os MAV’s são clássico exemplo.
Quem tem um mínimo de discernimento percebe que as mensagens contra o Ocidente e o liberalismo são transmitidas, e recebidas, por gadgets branquinhos, modernos e caros.

juarezmartinez
juarezmartinez
8 anos atrás

Senhores, o Colombelli sabe que os serviços reservados das FAs, os únicos que são levados a sério por outras agencias internacionais vem sendo alertados do aumento sensível no tráfego de informações de terroristas que envolvem as olimpíadas. O Mossad já alertou para o risco de um atentado com material nuclear sujo provindo de equipamentos de raios X de posse do El, e seguramente eles estão aguardando um momento de grande concentração de público e que chame atenção de todo o mundo, é qual é o próximo? E aqui, a polícia contínua sem a possibilidade de se quer manter um suspeito… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Eu ainda confio mais na polícia que nas FFAA…

O problema é que os recursos também são limitados nelas e no caso de SP a PC é extremamente politizada em comparação a PM.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Troll, te garanto que os serviços das FA são bem superiores aos da policia. Quando digo que não darão conta não é por questão de competência. É questão de impossibilidade humana mesmo. Temos 17. 000 km de fronteiras, um população miscigenada, onde qualquer um pode se esconder e vários vácuos de presença do estado em muitos lugares e uma vizinhança que dispensa comentários, alinhada com o que há de pior no mundo. Nenhuma força de defesa do planeta daria conta de controlar um quadro assim.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Minha humilde visão… Eu não confio nas FFAA, porque elas tem ilhas de excelência cercadas por um oceano de mediocridade. E são descritas das duas maneiras conforme interessa aos comandantes. Nunca vi uma descrição realista de nenhum deles… Fora eu ver as FFAA em geral como inexperientes e mal adestradas. Não tentem me convencer que quem pouco treina tem capacidade real de combate e alta efetividade. Também não acredito que os serviços de inteligência das FFAA sejam tão bons assim com tão pouca gente e menos ainda capacidade tecnológica. As polícias estaduais, conhecem a sua região bem melhor que as… Read more »

Fritz
Fritz
8 anos atrás

Prezados Srs. Sobre o EI, é importante comparar as informações provenientes de diversas fontes distintas, não alinhadas. É comum alguns lerem apenas notícias alinhadas ao EUA enquanto, por outro lado, há quem leia apenas alinhados da Rússia, por exemplo (se bem que se conforma numa pequeníssima minoria). A dita esquerda brasileira (conceito vago, que para alguns inclui e para outros tantos exclui partidos como PT e PCdoB…), mesmo na sua mais extrema linha (como PCO e PSTU), está bastante longe (leia-se abismo) de grupos como EI. Na realidade, a História do Oriente demonstra que os grupos da chamada esquerda foram… Read more »

Fritz
Fritz
8 anos atrás

Sr. Troll, Apenas discordo no que diz respeito à chamada ilha. Convivi com oficiais superiores de uma das nossas forças e posso garantir que não possuem 1% da capacidade de oficiais de países centrais como EUA, Rússia, China, Alemanha, Japão, Inglaterra ou França. Foram formados por instrutores sem experiência de campo… Não adquiriram experiência (salvo alguns poucos na missão subalterna de pacificação do Haiti – Líbano nem conta)… e só fazem política ou demagogia. Aqueles que, hoje, possuem capacidade intelectual para além da mera vocação, em pouco tempo, são aprovados em concursos públicos de monta e, aos 20 e poucos… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Troll, a questão é que o foco é outro, A policia conhece bem punguistas, traficantes, cafetões e bancadores do jogo de bicho na sua região. Quando falamos de terrorismo a abrangência geográfica é diferente e o modus operandi também. Terrorista é o contrário dos vagabundos locais. O que eles menos querem é chamar a atenção. Não formam ligações locais profundas ou duradouras. No caso do Rio, se apolicia não deu conta do tráfico que é ostensivo e “ostentativo”, imagina lidando com gente que se esconde como profissão. Ainda deves separar a tropa convencional, que tem pouco treinamento, de forças como… Read more »