Site do Ministério da Defesa chama sistema Astros de ‘viaturas antimísseis’

68
Astros 2020

Astros 2020 da Avibras

Astros 2020

O site do Ministério da Defesa do Brasil noticiou ontem que o Exército Brasileiro recebeu “nove viaturas antimísseis” Astros.

A informação errada estava no título da matéria, que foi corrigido hoje de manhã, mas a URL da notícia ainda contém o antigo título. No corpo do texto, no primeiro parágrafo, a informação errada ainda persiste.

Causa tristeza e perplexidade constatar que a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa não tem o conhecimento mínimo para tratar destes assuntos.

Astros 2020 (2)
Astros 2020 lançando um mockup do míssil MTC-300

O Astros é um sistema lançador de foguetes balísticos (não guiados) de saturação de área que, no futuro, se tudo der certo, poderá lançar também o míssil tático de cruzeiro (MTC-300) de 300 km. Mas com a situação econômica atual e a baixa prioridade dada à Defesa Nacional, esse míssil dificilmente ficará pronto.

Infelizmente é muito difícil conseguir informações substanciais e consistentes sobre o real desempenho do sistema Astros e a evolução do desenvolvimento do míssil MTC-300, além da mera propaganda, pois a Avibras e o Exército Brasileiro não divulgam nada além do habitual “feijão com arroz”.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
8 anos atrás

Ou, vai que eles deram uma de Rússia e entregaram segredos militares sem querer.
Que o Astros 2020 tem mesmo capacidade de interceptação de misseis.
Sei bem da capacidade do Astros e que isso é apenas viagem da minha cabeça, mas a gente pode sonhar, né? 😀

Wilson Silva Jr
8 anos atrás

KKKK. Aquela enfermeira ainda continua no alto escalão do MD? Poderia ser pior…Tipo Um torpedo anti aéreo, um VANT que não volta!!!!

Johan
Johan
8 anos atrás

Acho o ato do recebimento muito mais importante e digno de nota que um erro cometido por um funcionário sem o mínimo de conhecimento. Erro da assessoria do MD, mas uma conquista ao nosso EB!!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

Não sei o que é pior: (1) uma pessoa que não entende porcaria nenhuma do assunto ser contratada (provavelmente sem concurso público) e escrever uma matéria cheia de erros ou (2) nenhum dos muitos militares que trabalham do MD (também em cargos de comissão) ler a matéria e sugerir/mandar que ela seja corrigida.

Por isso que o MD é essa lástima desgraçada que funciona com um sorvedouro de dinheiro do contribuinte. Falta conhecimento a quem faz algo e quem tem conhecimento não faz nada.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

É o desgoverno do PT. Os militares dão risada e deixam se lascar.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
8 anos atrás

Provavelmente algum companheiro esta no comando do teclado e mouse. Mas estou com o Colombelli, realmente o pessoal deixa queimar de proposito. Muito fraco esse pessoal do PT…rsrs

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

O problema é que eles, aparentemente, ficaram dando risada e deixaram o MD (em verdade, as FAs e os contribuintes) se lascar(em) em muitos outros casos, como Prosub, EC-725 Caracal, etc.

Guilherme Poggio
Reply to  Rafael Oliveira
8 anos atrás

Realmente precisamos mudar o que está aí porque assim não vai dar. Chega de cabide. É preciso colocar as pessoas certas nos lugares certos. E pelo que tenho visto isto não está ocorrendo.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
8 anos atrás

o Astros 2020 não lança foguetes guiados ?

Lc
Lc
8 anos atrás

Qual o espanto?
Cabide de emprego (muito bem remunerado), boquinha, trem da alegria ou qualquer outra denominação que se queira dar, é apenas isto.
O importante é . arrumar um cargo para algum inútil apaniguado.
P.S.
No próximo exercício com lançamento real de foguetes do Astros, convidem a criatura para acompanhar e aprender um pouco mais sobre o sistema. Sugiro posicioná-lo à ré da viatura lançadora, digamos a uns 2 metros mais ou menos…

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Pessoal,
Vocês não entenderam! O ASTROS é antimíssil porque destrói lançadores de mísseis no solo. rsrsrss

Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 anos atrás

Este MD é uma mula!

Animais mulas e demais equinos, me perdoem a ofensa!

CM

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Rafael, temos de convir que, tirando o caso do sub nuc, que foi acolhido com euforia pelos almirantes “ixpertuus”, o restante foi entubado goela abaixo das FA por decisão de cima, como quase foi feito com o Rafale, e com certeza foi com os helicópteros russos ( bons mas não desejados) ou os franceses, que cumprem missão mas sairam a peso de ouro por conta do pixuleco do chefe de nove dedos e com duvidoso proveito tecnológico.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Esse míssil MTC-300 (será esse mesmo o nome? Sem nascer e a “criança” já mudou de nome umas trezentas vezes) pra mim já era. Primeiro que fizeram um míssil cruise contra alvos no solo, que irá operar sobre terra (em geral) com designe de míssil cruise sea-skimming. Os mísseis cruise que têm essa configuração a la Exocet/Harpoon, são todos mísseis de cruzeiro antinavio subsônico sea-skimming (ASCM). Eu pelo menos desconheço um míssil cruise subsônico para ataque a alvos em terra (LACM) que tenha essa configuração de asas (quatro asas curtas de corda longa). Um míssil cruise antinavio sea-skimming é otimizado… Read more »

Hipólito Herrera
Hipólito Herrera
8 anos atrás

A quase todos ai em cima, a culpa do Brasil ser um zero a Esquerda em termos de Defesa não é do PT, não sou petista, mas a Engesa a Bernadini e outras empresas que se propuseram a fabricar material Bélico neste Pais faliram todas no regime Brasileiro que era governado por Militares, que preferiram sucatas Americanas da Guerra da Coréia e do Vietnan as Brasileiras, Osório da Engesa, Tamoio da Bernadini, e outros, compraram uma usina nuclear da Alemanha que é capacho dos Eua e que jamais permitiria o Brasil ter acesso as tecnologias nucleares para o fabrico de… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Hipolito tu está distorcendo, mais uma vez, e de forma evidente, os fatos e deixando bem claro teu viés ideológico transparecer. As empresas por ti citadas tiveram seu apogeu por conta de compras feitas pelo governo militar.Engessa com o Cascavel e Urutu, e caminhões ( ainda operando), e Bernadini participou da reforma dos M-113. Faliram bem depois bem depois de o governo militar ter se encerrado, por falta de apoio em parte, de governos civis que se seguiram.Tamoio e Osório foi em governos civis. O equipamento que tu menciona como sucatas da guerra da coreia e vietnã foi adquiridos bem… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Collombeli, pior que um PTista assumido é um Ptista enrustido.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Alexandre, desculpa, mas a afirmação de que “esse míssil dificilmente ficará pronto.” foi forçar a barra. Situações econômicas são cíclicas, seja para cima, seja para baixo. Com o avanço do MANSUP, a possibilidade do MTC-300 vir existir se torna mais factível. É questão de tempo tão somente.

O resto são questões ideológicas e partidárias que são infrutíferas debater neste espaço.

Até mais!!! 😉

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Já houve militares que se posicionaram de forma firme contra o (des)governo a sofreram as consequências. O “rir e deixar se lascar” me soa pouco patriota, mas qual a pátria sós somos? Se parar para pensar, não existe nem mesmo um povo brasileiro. Somos apenas um grande grupo de pessoas que vieram de vários lugares diferentes e precisam conviver juntas. E eu enfatizo o PRECISAM conviver porque o nível de comprometimento que nós brasileiros temos com esta comunidade demonstra que estamos aqui à contra gosto.

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Quanto eu escrevi “nós brasileiro”, eu quis escrever apenas “nós”. São os meus desejos que ainda guiam os meus dedos no teclado.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Wellington,
Realmente situações econômicas são cíclicas e no caso do Brasil cada ciclo é de uns 700 anos. Temo que só dentro de mais uns 200 anos é que vamos começar a sair desse ciclo “ruim”. rsrsss

antonio carlos
antonio carlos
8 anos atrás

Isso que dá comuna no puder. Compras superfaturadas de Mtbel russo e maracutaia na compra do Gripem denunciado na op. Zelote.

Leonardo
8 anos atrás

Há uma versão do foguete SS-40 guiado, o SS-40G: http://www.livreimprensa.com.br/astros-2020-emprego-de-artilharia-de-foguetes-e-misseis-de-longo-alcance/

Bosco, há duas versões do MTC-300 em desenvolvimento. Uma, otimizada para ataque a alvos navais, com a configuração de asas mostrada, e uma outra, otimizada para ataque contra alvos terrestres, com a configuração de asas tradicionais, do tipo Tomahawk.
Nas fotos de uma visita do antigo MD, pode ser observada essa versão:
comment image
comment image

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Leonardo, legal as fotos, grato por nos trazer!
Eu já havia comentado sobre estas diferenças lá no FBM, outro dia, e folheando uma Tecnologia e Defesa mais recentemente, vi uma foto dos dois tipos de asas que estão sendo desenvolvidas para o MTC-300, o que me leva a crer que haverá sim uma versão com alcance bem maior do que os 300km citados, claro, versão esta restritas às forças nacionais.
Até mais!!! 😉

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Colombelli 11 de dezembro de 2015 at 19:58
Trollbuster 11 de dezembro de 2015 at 20:11o.
Onde assino ?

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

“Bosco 11 de dezembro de 2015 at 18:29 Um míssil cruise antinavio sea-skimming é otimizado para voar sobre o mar, onde ele pode imprimir maior velocidade já que não tem morros e montanhas para contornar.” Caro BOSCO, Discordo totalmente dessa afirmação, uma vez que depois que o MinDef tomou conhecimento desse escalabro do seu comentário “eles soltaram uma newsletter (sic)” rebatendo: ” ……o mar possui ondas e as vezes estas são grandes….o mar nunca teve morros e nem montanhas …..”. Assinado ASPONE DAS IV – Secretária de Inprença do MinDef – Brazil Pátria Educadora ! Viu ? Vai estudar Mané… Read more »

beto carlos
8 anos atrás

leonardo míssil enorme não sabia que era desse tamanho kkk

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

Colombelli,

O caso do Rafale é o exemplo do que eu queria que as FAs fizessem. Vazar algo na imprensa que derrube a intensão do governo de fazer suas maracutaias. Não é o método ideal, mas para enfrentar o Lula e seus comparsas, é necessário usar desse tipo de subterfúgio.

Leonardo,

O SS-40 guiado não existe. É um projeto que pode ou não ser concluído.

Se nem um foguete-guiado a Avibrás e o CeTEx conseguem desenvolver num prazo razoável, você já deve imaginar quanto tempo levará para o MTC-300 sair do papel, ainda mais em duas versões.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Concordo Rafael, mas no caso dos Sabres provavelmente não tinha muita coisa pra apontar. No caso dos Caracal os militares não estão por dentro da sujeira ( se houver). Em ambos nem houve avaliação pelos militares. E no caso do sub nuc entra o ego de alguns almirantes que, além disso, insistem em manter um porta aviões, fato que já é por si so emblemático indicativo da falta de vergonha na cara e do devaneio destes elementos.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

Concordo plenamente quanto à MB.

Os Sabres não foram comprados com a intermediação de um Senhor das Armas?

No caso do Caracal é provável que os militares tenham sido simpáticos à ideia, eis que adornada com o nacionalismo mequetrefe da produção no Brasil, por uma empresa “nacional”, ToT e etc.

Esses grandes negócios tiveram a consultoria de um militar da reserva, irmão do Mercadante, que, de uma hora para outra virou especialista em helicópteros, submarinos e etc.

De qualquer forma, é difícil um negócio conduzido pelo PT não ter alguma maracutaia no meio. É só procurar, que achamos.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Leonardo,
Pode ser que a Avibras não tenha divulgado a coisa toda e que ainda não tenha definido a configuração final do MTC-300, assim como pode ter mesmo duas versões, otimizadas para uso naval e sobre terra.
Valeu!!

Joao
Joao
8 anos atrás

Com certeza foi um dos milhares de comissionados indicados por padrinhos políticos que sempre acham um cabide em algum ministério. rsrsrs

Thees
Thees
8 anos atrás

Off topic Sr Vader, em certa ocasião, já há uns três meses, postei um comentário no qual disse que “a 12ª Bda Inf L Amv não possuía a mística e a tradição da Bda Inf Pqdt”. Ato contínuo, o Sr postou que eu “dobrasse minha língua quando falasse da 12ª Bda”. Não pude responder à época por não possuir a assinatura da revista deste excepcional site. Tenho trinta e um anos de Exército, servi no 1º B F Esp por oito anos, quando este ainda era subordinado à Bda Pqdt e por dois anos na 11ª Bda Inf L, tendo… Read more »

Hipólito Herrera
Hipólito Herrera
8 anos atrás

Colombelli, Carro de Combate Tamoio, fabricado pela Bernadini, Osório fabricado pela Engesa e M-113 da Guerra da Coréia, até hoje estão modernizando Carro Blindado da época da guerra da Coréia, andei muito nesse M-113 s dormi muito embaixo tambem, o M41 ficou em serviço no Brasil até 2010, e quando digo que o Governo Militar faliu essas empresas é porque não deu suporte nescessario a elas e eles tinham plenas condições de faze-lo.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Hipólito, tu está querendo ensinar a missa pro padre. Conheço a origem destes carros. O Tamoio surgiu por conta do serviço que a Bernardini pretestou no M-41 ( modernização). Foi um projeto gestado no governo militar e a partir do que a Bernardini fez por instância dele. Não fosse a atuação dela no M-41 ele nunca teria surgido. Osório igualmente foi projeto que surgiu durante o governo militar e a ENGESA estava forte porque o governo havia feito compras do Cascavel e Urutu anos antes além de centenas de caminhões EE-15 e EE25. Estas empresas faliram muito tempo depois de… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Rafael, não nos esqueçamos do dedo do Jobin nos sabres. O caracal acabou sendo engolido porque ou é ele ou nada. Mas maioria dos militares não se ilude com a balela da nacionalização. Aliás em equipamento militar ou é 100% nacionalizado ou é o mesmo que ser 0%. Irmão do Mercadante= militar melancia. Nada precisa ser acrescido. Fez o que se esperava de um petista. Acho que em tudo o que tiver o dedo desta gente tem sujeira. Depois que sairem do governo, O MP vai ter anos de serviço garantido. Se agora está assim, imaginem quando eles não puderem… Read more »

Mahan
Mahan
8 anos atrás

Daqui a pouco nós poderemos dar uma resposta contundente a todo esse descalabro, nas ruas, de verde, amarelo, azul e branco.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Colombelli 12 de dezembro de 2015 at 17:48
Onde assino ?
Fui fornecedor da ENGESA, BERNARDINI, AVIBRÁS, TECTRAN, EMBRAER etc …..

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Thees 12 de dezembro de 2015 at 12:56
Bem vindo, mais militares na Trilogia enriquece os temas de forma geral !
Saudações

Alexandre Neves
Alexandre Neves
8 anos atrás

Leonardo, no terceiro link que você deixou da para ver que o segundo foguete tem a inscrição AV-SS-150 e não possui insiginias do exercito como o primeiro então deve ser um programa separado do MCT-300 que deve estar sendo bancado pela avibras em si.

Hipólito Herrera
Hipólito Herrera
8 anos atrás

Aqueles que sonham com a volta do Governo Militar vou deixar uma pergunta, dou um prazo bem prolongado para as resposta: Qual pais no mundo governado por ditaduras militares são hoje uma potencia, seja Militar ou Economica?

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Hipolito, como teus equivocados argumentos foram descortinados e demonstrados como tal, tu tentas mudar o foco do debate. Sabemos bem que segmento politico opera assim. Aqui não logram êxito nesta estratégia como em outros espaços por ai. Pois olha, respondendo a tua pergunta em breve passagem, mais longa do que ela merece, recordo que realmente nenhum pais governado por ditadura militar é potência, e os exemplos estão ai: Cuba e Coreia do Norte, regimes estes, especialmente o primeiro, que são apoiados pela linha ideológica a qual tu aparenta te filiares. Se quiser outros onde há ditadura velada, temos a Venezuela… Read more »

Alan
Alan
8 anos atrás

quem estar lá não entende de nada são empregos de indicação por gente filiada aos partidos do governo

Joker
Joker
8 anos atrás

Sendo ironico:

Culpa do Estagiario!

Vader
8 anos atrás

Thees 12 de dezembro de 2015 at 12:56

Prezado, peço publicamente desculpas pelas palavras duras. Como servi na 12a Bda Infa L acabei me excedendo na sua crítica ao espírito de corpo da GU, quando em comparação com a 1a Bda.

Não que eu concorde com sua assertiva, mas faço aqui o registro público pois me expressei mal.

Grato pela compreensão. Deixemos esta pequena discussão para trás.

Vader
8 anos atrás

No tópico, isso aí só demonstra o nível do Min Def sob a batuta comunista deste governo.

O governo PeTralha está morto e o cadáver já começa a feder.

Vader
8 anos atrás

Esse tal de Hipólito só fala besteira. É mais um MAV a serviço do ParTidão.

A Engesa e a Bernardini faliram em pleno regime civil e o cabra vem falar que quebraram por causa dos militares. O Osório jamais foi sequer solicitado pelo Exército mas a culpa do seu “naufrágio” é dos generais.

E quando o camarada vem me falar que a Alemanha é “capachu dusamericanu” a gente já sabe qual a cartilha que o cidadão reza. 😉

Roberto F Santos
Roberto F Santos
8 anos atrás

Chapolim colorado, Fuzileiros Navais, socorro policia Federal, ô povo burro.

Hipólito Herrera
Hipólito Herrera
8 anos atrás

Não sei por que tanta revolta com uma simples pergunta, como viram vc tds que ficaram fleumaticos, com tanta ansia de falar, que começaram a me chamar de comunista, petista e outros adjetivos, Colombelli vc vem me falar de Cuba, concordo plenamente com vc, não passa de uma ditadura, mas Fidel Castro nunca foi militar, é Advogado de Profissão, Bolivia e outros paises similares aqui da América do Sul sempre foram governados por ditaduras militares, vc disse que no Brasil tinha eleições, nunca votei pra Presidente antes de João Baptista Figueiredo, Sarney sempre foi do partido que apoiava o Governo… Read more »

Hipólito Herrera
Hipólito Herrera
8 anos atrás

Ninguem Me responde, tão tentando me expulsar, afinal to sendo um contrasenso a vcs, vcs estão sendo convocados a colocarem seus neuronios em uso, se esqueceram como eles funcionam, facil, me chamem de comunista, petista, comedor de criancinha, tem varios adjetivos que vcs são mestres em usar, não se reprimam, manifestessem, e aproveitem e me digam porque o Osório perdeu a concorrencia na Arabia Saudita, seus patrões ficaram bravos éeeeeeeeeeeeeeee.