Putin admite pela primeira vez presença militar russa na Ucrânia

44

Em entrevista coletiva anual, presidente ameaça derrubar aviões turcos que sobrevoarem espaço aéreo sírio

MOSCOU — O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu pela primeira vez a presença de especialistas militares russos no Leste da Ucrânia. Falando a jornalistas russos e estrangeiros em sua grande entrevista coletiva anual, em Moscou, Putin disse ainda que a Rússia está disposta a convencer os separatistas pró-Moscou de que é necessário um acordo a fim de alcançar uma solução política para o conflito na região. E reservou as palavras mais duras para Turquia, cuja relação entre os países estremeceu desde a derrubada de um bombardeiro russo pelas forças turcas na Síria

Perguntado por um repórter ucraniano sobre dois oficiais de inteligência militares russos capturados por Kiev e atualmente em julgamento na Ucrânia, o presidente disse:

— Nós nunca dissemos que não havia pessoas realizando certas tarefas, incluindo na esfera militar — disse ele. — Mas isso não significa que haja tropas russas (regulares) lá. Veja a diferença.

Putin também afirmou prever a piora das relações comerciais com a Ucrânia, mas disse que a Rússia não iria impor sanções sobre Kiev relacionadas com o seu acordo comercial com a União Europeia (UE).

Em outro momento da entrevista coletiva, Putin assegurou que a Rússia nunca iria concordar com qualquer força externa decidindo sobre quem deve governar a Síria. Ele voltou a defender uma solução política como a única maneira de resolver o conflito de quase cinco anos e expressou apoio à iniciativa de Washington de preparar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria.

— Acreditamos que somente o povo sírio pode decidir quem deveria governá-los. Nós opoiamos a iniciativa dos Estados Unidos sobre a resolução da ONU — ressaltou o presidente, acrescentando que a atividade militar russa na Síria continuará até que se inicie um processo político.

A grande coletiva de Putin é realizada todos os anos desde 2001, primeiro ano da sua Presidência. Sobre a Turquia, ele afirmou que não vê perspectiva de melhorar as relações com o país após o abatimento do jato russo no mês passado. E ameaçou Ancara de derrubar seus aviões que sobrevoarem o espaço aéreo da Síria, onde a Rússia tem S-400 mísseis antiaéreos.

— Se antes a aviação turca voava e violava permanentemente o espaço aéreo da Síria, que voem agora — desafiou Putin na entrevista, transmitida ao vivo pela televisão.

O presidente classificou a derrubada do jato russo como um “ato de inimizade” e disse não entender por que a Turquia fez isso.

— É difícil chegar a um acordo com a atual liderança turca — afirmou. — O que eles conseguiram? Talvez, pensaram que iríamos fugir de lá (Síria)? Mas a Rússia não é um país assim.

Neste ano, cerca de 1.400 jornalistas russos e estrangeiros acompanham a entrevista do presidente russo, realizada no Centro de Comércio Internacional.

RELAÇÃO COM OS EUA

A relação com os Estados Unidos também foi abordada na entrevista. O presidente disse que a Rússia está disposta a para melhorar as relações com Washington e colaborar com seu próximo presidente, seja ele quem for.

Segundo Putin, as suas conversas com o secretário de Estado americano, John Kerry, no início desta semana, mostraram que os Estados Unidos também estão dispostos a “avançarem para a resolução de problemas que só podem ser resolvidos através de esforços conjuntos.”

Ele assegurou que a economia russa mostra sinais de estabilidade apesar da queda nos preços de petróleo.

FONTE: O Globo / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

nossa se ele não dissesse eu nunca saberia que existem russos atuando sob ordens de Moscou na Ucrânia. Sobre a Síria o único país que tem legitimidade para voar sobre seu território é a Rússia. Espero que os EUA aceitam que não há conversas com islamistas, querem se matar deixem se matar ou que matem o máximo possível de islamistas até atingir a paz, aquilo ali é uma lástima

edcarlos
edcarlos
8 anos atrás

Se existe presença militar Russa na Ucrânia?! Claro, tomaram a Crimeia!

A Ucrânia é uma nação dividida, e não vejo uma solução em médio prazo para restabelecer sua integridade tanto política como territorial.

Saudações!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

A única solução para a Rússia é a completa desintegração do seu território. Até lá, eles continuarão a cultivar o desejo de ser uma potência do tamanho da sua extensão territorial, fazendo o que for preciso para conseguir tal objetivo. Já tentaram de tudo. A única coisa que não se pode esperar da sua política externa é a verdade. A mentira, a manipulação da informação e o sacrifício em massa de vidas humanas russas e estrangeiras renderam muito capital inglês e norte-americano para a URSS na segunda guerra. Enquanto pediam mais e mais ajuda aliada, seguravam os alemães no oeste… Read more »

donitz123
8 anos atrás

Tá bom. A Rússia tem um satânico plano de dominação do mundo. Só esqueceram de combinar com os russos.

Cold War 2.0. Quanta balela.

Toleman Picoli
Toleman Picoli
8 anos atrás

donitz123 18 de dezembro de 2015 at 8:25
Bela falácia! Tudo o que foi dito pelo colega Reinaldo é que a Rússia quer ser uma potência global e não mede esforços (nem vidas humanas) para buscar esse objetivo. Desqualificar um argumento bem apresentado como o dele sem rebatê-lo, apenas o ridicularizando, é de uma infantilidade abissal!

donitz123
8 anos atrás

Isto não é argumento mas uma teoria de conspiração, algo que só pode ser tratado de forma jocosa.

Vader
8 anos atrás

Caro Donitz, a Rússia querer “dominar o mundo” como você colocou não é de hoje: esse plano vem sendo realizado desde o Czar Pedro “O Grande” (so called). Isso não é Teoria da Conspiração: em linhas gerais o objetivo último da política externa russa (conquistar o mundo) é o mesmo há 200 anos! Esse objetivo já era previsto desde os czares, atingiu seu ápice na União Soviética (que chegou a ter sob seus domínios 22.4 milhões de km2) e hoje domina 17 milhões de km2. E se você olhar do ponto de vista histórico a Rússia nunca deixou de lado… Read more »

donitz123
8 anos atrás

Eu também acredito nos Protocolos dos Sábios de Sião, que o 11 de Setembro foi um trabalho interno, no Coelhinho da Páscoa, o Papai Noel, na Mula sem Cabeça, no Saci …

Abraços!

Rogério Arantes.
8 anos atrás

Discordar do Sr. Donitz, com todo respeito, parece-me o mesmo que discutir com um Pombo. Sem argumentos contrários ao argumentos do Sr.Reinaldo Deprera, o qual se baseia em fatos, o que lhe resta é vociferar, dar a ultima opinião e sair com o peito estufado, como diz o Sr. Augusto Liberato, vulgo (Gugu), “Isto é muito triste”.

Vader
8 anos atrás

Caro Donitz, ao contrário das teorias conspiratórias citadas, a pretensão russa de expansão territorial mundial encontra-se documentada em despachos imperiais, soviéticos e republicanos, não apenas do corpo diplomático mas também de altas autoridades, como os Czares Pedro e Alexandre e os líderes soviéticos Stálin e Kruschev. Pesquise a respeito e você encontrará incontáveis referências históricas. Só para pensar: a Rússia hoje JÁ DOMINA um NONO da terra seca do mundo, já tendo chegado a dominar um sétimo (URSS). E o sonho do Putin é reconstruir a “Grande Mãe Rússia”, uma espécie de “lebensraun” da qual fariam parte, entre outros países… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
8 anos atrás

Como apreciador da história, pensava encontrar comentários mais equilibrados baseados em fatos reais e atuais sobre estes assuntos. Porém me deparo com estultices que beiram à sandice. Pelo que sei, não existe a crença no direito manifesto, da Russia ser o modelo moral e religioso mundial a ser seguido. Sei que a Crimeia sempre foi base da frota russa no mar negro desde Catarina, a grande. Como desconheço qualquer operação de guerra,de grande envergadura dos russos fora do quintal deles. No meu modesto jeito de pensar, o Putin esta apenas tentando defender os interesses do país dele. Outra coisa. A… Read more »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

A Russia sempre almejou ser uma superpotência isso fato mas nao quer dizer que eles queiram dominar o mundo,ate porque isso e impossível. Diferente dos EUA que sempre foi uma democracia e um pais relativamente instável internamente a Russia nao teve essa mesma sorte, teve momentos onde ela esteve onde queria no mundo e outros de declínio constante, com mudança de regime. No âmbito das acoes da política externa russa nada mas e um reflexo da política interna russa ou de como eles vêem o mundo, diferente dos EUA que por um democracia tem uma visão diferente dos russos mas… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

Só pra lembrar Rússia, EUA, UK, França e China mentem muito e manipulam, não existe santo entre eles. Sobre a Síria o Obama deve parar de ser bonzinho demais, deixar de ligar para o extremo politicamente correto

donitz123
8 anos atrás

Tão interessada estava a Rússia na dominação global desde os tempos dos czares que vendeu suas colônias na Califórnia e Alasca para os americanos. Eles jogaram fora aquela bela cabeça de ponte para uma invasão das Américas assim do nada. Algo não bate na teoria de dominação global russa. O que a Rússia faz é defender seus interesses regionais, isto sim ela faz.
Tem gente aqui que está sofrendo overdose de Coca-Cola.

donitz123
8 anos atrás

Sempre que leio estes comentários sobre a “Teoria da dominação global russa” lembro deste episódio dos Simpsons. Tem gente por aqui que pensa desta forma.

https://www.youtube.com/watch?v=cQKzesTq0Wo

Claudiney
8 anos atrás

A Russia é o pais mais interessante do mundo atualmente para quem gosta de diplomacia. Eles têm trabalhado com afinco para quebrar alguns paradigmas. O primeiro que podemos citar, muito aceito até pouco tempo é que suas forças armadas estavam despreparadas e não tinham como projetar poder. Outro paradigma muito comum diz que os russos sempre mentem ou escondem a verdade. Eles têm se esforçado para mostrar o contrário. Informações sobre as operações aéreas na Síria podem ser acompanhadas diariamente pelos seus boletins, e agora a cx. preta do bombardeiro sendo aberta publicamente. Só ficando nestes dois detalhes podemos dizer… Read more »

Leo
Leo
8 anos atrás

Off topic:
Mestre Bosco
de uma olhada na nova artilharia russa, principalmente no final do vídeo onde tem os disparos, a alta cadência de tiros parece algo em torno de 1 disparo a cada 3 segundos ou menos.
https://youtu.be/aHV0R30fueY

Eremildo
Eremildo
8 anos atrás

Não confundir aquisição territorial com conquista de influência. Não confundir objetivos estratégicos da Rússia com os objetivos políticos da URSS, esses sim subverter todo o mundo ao tacão comunista. A Rússia sempre buscou o controle dos estreitos para atingir as “águas quentes”.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Claudiney, Transparência? 🙂 – Vamos aprender a diferença entre notícia independente/Imparcial e propaganda? Ou vc acredita em tudo que os tele jornais transmite diariamente? kkkkkk Eles deveriam ter imprensa livre… pra começar… 🙁 –––––––––––––––––––––––––––––––––––– Leo, 1 disparo a cada 3 segundos? Vc não deve ter percebido o corte no vídeo… 🙂 Ps.: o “3º” disparo é na verdade o playback do primeiro. Pps.: Os russos quiseram fazer um obus primeiro com 6 e depois com 4 canos… viram que isso não funcionaria, depois reduziram para 2… aparentemente viram que isso tb não funcionaria, mas ainda continuam a divulgar as imagens… Read more »

PRAEFECTUS
8 anos atrás

Senhores, ao longo de sua história pós-soviética, a Rússia tem repetidamente usado argumentos sobre a soberania do Estado para se opor a qualquer forma de intervenção militar no Oriente Médio. ‘ No entanto, agora a Rússia não só realiza uma intervenção militar própria no Oriente Médio, mas usa argumentos sobre a soberania do Estado como justificativa para fazê-lo. ‘ Como, então, explicar o raciocínio aparentemente contraditório por trás das ações da Rússia, como algo que não seja simplesmente hipócrita? ‘ A resposta é que o Ocidente e a Rússia mantem fundamentalmente diferentes definições de soberania do Estado e, no Oriente… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Aff, vou tomar meu todinho e comer cereais !

Leo
Leo
8 anos atrás

Organza, no video eles quiseram mostrar que 2 canos era muito complicado e caro como estava escrito no tvzvezda.ru que é quem faz esses vídeos e que agora com um eles conseguiram aumentar a cadência de disparos e se manter a frente de qualquer concorrente estrangeiro na cadência de disparos fora a outras novidades…. Eu fiquei meio desconfiado se era corte mesmo vou analisar melhor…

Leo
Leo
8 anos atrás

Realmente foi corte no vídeo percebi agora kkk erro meu. Parece que a cadência de disparo é um pouco maior que a do mata e agora a tripulação não fica em contato com as munições.

Mateus S. De Souza
8 anos atrás

Se a Rússia quer dominar o mundo, o que esperar da China e dos Ianques? Ainda tem gente que toma partido…

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Doenitz, amigos, – O Emerildo ( 18 de dezembro de 2015 at 16:25) pescou a charada… – Eu também entendo que os russos, desde a ascensão de Pedro I, tem como objetivo maior garantir os seus acessos a águas quentes para conectar-se ao mundo de forma regular. Naquele período, final do século XVII ao primeiro terço do século XVIII, o então Czar certamente identificou que uma das causas do atraso russo ( e da fraqueza de sua pátria ) era justamente o isolamento do imenso país em relação aos demais, ditado pela sua posição geográfica… – E grosso modo, se… Read more »

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Praefectus, – Você acerta quando diz que a Ocidente tende a reconhecer o Estado e não o líder em si, e que os russos tendem a reconhecer um governo antes de um Estado. – Mas creio que se equivoca em algumas explicações. – No caso egípcio, foi justamente esse tipo de flexibilidade providenciada por esse modo de ver as diferenças entre Estado e governo que permitiu ao Ocidente reconhecer qual era o governo que se considerava mais adequado para aquele Estado em particular, e que era capaz de deixa-lo em posição mais favorável aos seus interesses. E isso funcionou muito… Read more »

Oganza
Oganza
8 anos atrás

PRAEFECTUS, – É assim que passamos a entender uma mente tico e teco… kkkkk – Meu caro bisonho analista, a Instituição Estado supera em valor um Governo e qualquer Ser que o ocupe independente de suas vontades. – As instituições e suas regras é que podam e refream os impulsos passionais do Ser que Governa, pois seu Governo NÃO É o Estado, ele apenas o Governa e o Representa obedecendo regras institucionais… Sem instituições fortes NÃO existe Governo e muito menos Estado. – Um Ser/Governante pode até encarnar/representar um Ideal, mas ele nunca poderá ser esse Ideal. INSTITUIÇÕES em sua… Read more »

Lc
Lc
8 anos atrás

Oganza,

Permita-me discordar em um ponto. Quando afirmas “.mentira institucional por definição… nada muito diferente do que estão querendo fazer com o Brasil.”
Já fizeram, caro Oganza.

Sds.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

A Rússia e o Brasil são democracias recentes, ainda estão se adaptando a esse novo regime, estão consolidado suas instituições. Aqui como lá, há gerações que passaram pelos dois períodos e cada geração vai achar que sua “época” é/era a melhor, lá eles querem a volta da URSS, aqui querem um golpe militar. O fato é que o tempo se encarregará de acabar com as gerações nostálgicas e abrir caminho para o futuro que depende do agora e agora nem a Rússia nem o Brasil estão na sua melhor forma.

PRAEFECTUS
8 anos atrás

Saudações _RR_,

meu caro, creio que o amigo deve ter percebido que procurei expor uma suposta visão russa dos fatos, no emblemático Oriente médio especificamente em relação ao “caso” Síria.

Obviamente meu comentário é despojado de ideologia, prendendo-se apenas em esboçar o “modus operandi” russo e Ocidental e a partir daí os resultados práticos obtidos até então naquele teatro de operações.

Os fatos até agora ao meu ver falam por si.

Grato.

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

PRAEFECTUS, gostei de seu comentário, acho que é assim mesmo que a Rússia funciona e por ser assim que funciona em alguns casos odeio seus atos como a intervenção na Ucrânia e a tomada da Criméia. Ou seja o governo está indo contra meus planos= inimigo

Delfim
Delfim
8 anos atrás

RR, um aparte.

O antigo Império Russo, culturalmente, sempre foi avesso à cultura ocidental, com exceções como o Czar Pedro, o Grande. Sua economia era um simulacro do feudalismo, os trabalhadores rurais eram servos, não havia indústria decente. O antigo imperialismo russo, então, se baseava no pan-eslavismo e na proteção da religião cristã-ortodoxa; isto mudou durante o período soviético no qual almejou objetivos maiores, sob o manto de disseminação do comunismo.
Parece que o Putin ora age de uma maneira mais antiga, ora mais soviética, e com isso confunde o Ocidente.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Caro Delfim, Não obstante, isso não muda o fato de que as lideranças russas dos últimos 300 anos tem esse pensamento fixo, de garantir os acessos da Rússia ao mundo exterior, antes principalmente pela expansão demográfica via o “incentivo” a imigração criado pelas campanhas de conquista, iniciada ainda no século XVIII e que teve seu ápice na era soviética ( aliás, essa “arma demográfica” vem surtindo efeito mesmo hoje, mantendo consideráveis terras ao redor da Rússia sob influência deste país ). Uma outra razão, evidentemente, é constituir um “cordão sanitário” entre a Rússia e o Ocidente, mantendo o centro do… Read more »

Marcelo-SP
Marcelo-SP
8 anos atrás

Nunca devemos esquecer quem tem mísseis nucleares apontados contra as democracias ocidentais. A guerra de 1914 tem algumas tréguas, mas continua até hoje. Putin é ex-KGB, portanto um autocrata forjado no comunismo, irmão gêmeo do fascismo, com quem pretendia dividir o mundo até este último esbarrar na tenacidade dos ingleses sob a liderança do velho buldogue.

Portanto, não se confia nos governantes russos. Qualquer acordo com a Rússia não deve passar de algo tático e pontual. O verdadeiro inimigo, ainda que repaginado, continua em Moscou.

Marcelo-SP
Marcelo-SP
8 anos atrás

Como já disse, em outro post aqui: “Esse negócio de “não ter lado” entre russos e o ocidente é coisa de comuna cínico. A guerra, quente ou fria, entre as democracias ocidentais e o comuno-fascismo, iniciada em 1914, continua até hoje. E Putin, ex-KGB, não faz o menor esforço para disfarçar que representa a herança da URSS. O extremismo islâmico não acabará com o fim do ISIS. Só com uma transformação/evolução de longuíssimo prazo na cultura muçulmana, como a que o iluminismo fez com o cristianismo. Teremos que lidar com o terrorismo por muito tempo e controlá-lo dentro do possível.… Read more »

soldat
8 anos atrás

Só a uma solução para o mundo a Dissolução total dos EUA em diversos paise para o mundo ter realmente paz.

Resposta aos fanático pro-Âmis,

“A única solução para a Rússia é a completa desintegração do seu território. Até lá, eles continuarão a cultivar o desejo de ser uma potência do tamanho da sua extensão territorial, fazendo o que for preciso para conseguir tal objetivo?”.

6 mil mulheres Izadis sendo vendidas como escravas sexuais graças aos Âmis., fico imaginando se fossem mulheres aliadas aos mias se eles ficariam calados?????.

https://www.youtube.com/watch?v=xJxSCfKT4xA

Luiz Trindade
Luiz Trindade
8 anos atrás

Dos comentários aqui escritos que a maioria beira insanidade dizendo que o grande Satã do mundo é a Rússia, o que mais beira a um comentário bem estruturado em seus argumentos foi do senhor Antonio Palhares.
Os EUA nunca admitiram que a Rússia seja detentora de grande porções de riquezas que estão sobre o seu território e que seja o grande opositor no conselho de segurança. Por isso desejam tão ardentemente que suba ao poder na Rússia um outro “Boris Yeltsin”. Digo aos de anti-Rússia de plantão, não vai acontecer!

Marcelo-SP
Marcelo-SP
8 anos atrás

Grande Satã pode ficar por conta do freguês… Mas que o grande inimigo das democracias ocidentais continua sendo a Rússia, isso não muda.

rgdl
8 anos atrás

Instituições fracas e governo forte… o estado é o governo… o governo é o homem que lá está… hummm isso ai não está aproximo da definição de ditadura??

tadeumar
tadeumar
8 anos atrás

O soldat esta proposto a desintegracao dos EUA para que haja paz no mundo.

Se isso viesse acontecer com os EUA, ai sim o mundo vai virar um inferno.

Definitivamente voce nao tem ideia do que està falando.

Humberto Junior
8 anos atrás

Muito bem frisado Antonio Palhares, vários delirando num plano de dominação mundial por parte de Moscow ”destino manisfesto russo”. Se for este o grande objetivo russo, o que poderia se dizer da venda do Alasca? O que me parece é que Putin está tentando restabelecer antigas áreas de influência como Ásia Central, Europa Oriental, Repúblicas Bálticas ou tentando criar novos estado-tampão, com certa orientação russa. Aparante-se mais como a política do grande porrete.

Fabiano
Fabiano
8 anos atrás

Mesmo se Eua e Russia virarem po ,vai vir alguem de cada lado no lugar e continuar o cabo de guerra ,o mundo e sempre assim,a guerra de ideologias sempre havera. Nenhum jogador é insubstituivel a historia do mundo é assim.

Anselmo Nogueira
Anselmo Nogueira
8 anos atrás

Tenho tantas observações a fazer que melhor seria escrever um livro… Depois de ter lido todos os comentários, minha cabeça começou a indagar: um país como os EUA, bi partidário, realmente pode ser considerado uma democracia tal qual o conceito criado por Montesquieu na obra “O Espírito das Leis”? Sendo bi partidário e polarizando o pensamento político em apenas dois extremos, será que toda a sociedade estadunidense está bem representada? Creio que não… Faz parte dos ianques dividir o mundo em bem e mal, bom e ruim. E justamente a idéia central da democracia é algo como alcançar o caminho… Read more »