Militares do EB treinando GLO

GLO 3

Militares que integram unidades especializadas em distúrbios mantém celulares ligados e não viajam para o caso de terem de intervir em tumultos

Por Humberto Trezzi

ClippingAs Forças Armadas acompanham de lupa a escalada da tensão política no país, tanto que existem planos de contingência caso aconteçam tumultos durante as manifestações previstas para os dias 13 e 18.

— Cada unidade importante tem um grupo de militares de sobreaviso. Eles estão com celulares permanentemente ligados e também não devem viajar. Precisam estar à disposição, caso tenham de manter a ordem nas ruas. Faz parte da nossa missão constitucional — explica a Zero Hora um oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Sul (CMS, que coordena todas unidades do Exército nos três Estados do Sul).

Não se trata de um estado de prontidão – quando os militares são convocados para ficar aquartelados (dormir dentro dos quartéis) – mas apenas a subida de um degrau a mais no padrão de alerta que o Exército costuma manter no seu cotidiano. O normal é que os soldados e suboficiais vão para casa após o expediente, sem compromisso de deixar de viajar ou sequer de manter contato com o quartel. No caso das manifestações do dia 13 (anti-Dilma) e dia 18 (convocadas por simpatizantes do governo e partidos de esquerda), determinados contingentes das principais unidades do Exército ficarão de sobreaviso.

As unidades mais propícias ao sobreaviso são as da Polícia do Exército (PE), que possui um batalhão em Porto Alegre (o 3º), especializado em lidar com tumultos. Ela deve destacar uma companhia para permanecer de sobreaviso. O mesmo está previsto para acontecer no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, também na Capital, conhecido como Regimento Osório. Ele possui um esquadrão especializado em agir contra distúrbios de rua, com uso de cavalos.

Deve ficar em sobreaviso também parte do 8º Batalhão Logístico (em Porto Alegre), destinado a armazenar suprimentos e munições. E pode ocorrer o mesmo no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, de São Leopoldo, especializado em pronto-emprego.

— Não ficam todos de sobreaviso, mas apenas uma parte do quartel. Esperemos que nada ocorra e seja apenas uma precaução saudável — pondera outro oficial ouvido por ZH.

O maior temor é que grupos políticos antagônicos se enfrentem. Essa possibilidade é maior em São Paulo, onde defensores da presidente Dilma e do ex-presidente Lula cogitam antecipar manifestações para dia 13, no mesmo dia e no mesmo local (Avenida Paulista) onde está previsto ato contra o governo. Em Porto Alegre também há grupos anti e a favor do governo marcando atos para dia 13, embora a convocação inicial dos petistas fosse para ações pró-Lula no dia 18.

O próprio comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, abordou os temores de confronto em mensagem interna a seus colegas da reserva e também a alguns da ativa, na última sexta-feira, quando o ex-presidente Lula foi conduzido pela Polícia Federal para depor. O militar reiterou que as Forças Armadas acompanham “com muita atenção a evolução da crise política judicial” e que elas vão agir como pacificadoras “em busca da conservação da ordem pública”.

A presença de militares federais nas ruas só ocorrerá se autorizada ou ordenada pela Presidência da República. Caso prédios estratégicos federais estiverem sob ameaça, eles também podem agir.

Confira o que é Garantia da Lei e da Ordem (GLO):

  • A GLO é uma operação militar determinada pelo Presidente da República e conduzida pelas Forças Armadas de forma episódica, em área previamente estabelecida e por tempo limitado. Foi prevista no Decreto Nº 3.897, de 24 de agosto de 2001, e tem por objetivo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio em situações de esgotamento dos instrumentos para isso previstos no art. 144 da Constituição Federal ou em outras em que se presuma ser possível a perturbação da ordem.
  • Agentes de Perturbação da Ordem Pública (APOP) são pessoas ou grupos de pessoas cuja atuação momentaneamente comprometa a preservação da ordem pública ou ameace a incolumidade das pessoas e do patrimônio.
  • Ameaças são atos ou tentativas potencialmente capazes de comprometer a preservação da ordem pública ou ameaçar a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Glossário da caserna

  • Batalhão – unidade do Exército que congrega de 500 a mil militares. Faz segurança de parte de uma cidade.
  • Companhia – Cada batalhão tem três companhias, cada uma delas com mais de 100 militares.
  • Pelotão – Cada companhia tem cerca de três pelotões (que comportam até 30 militares).
  • Regimento – É o equivalente a um batalhão, na arma da Cavalaria.
  • Esquadrão – É o equivalente a uma companhia, na arma da Cavalaria.

FONTE: Zero Hora

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
8 anos atrás

estou louco pra encontrar um vermelho ali na Paulista…
chega de roubalheira… dia 13 tem td pra ser o que esta faltando, UNIAO…
Vamos fazer a nossa parte…

João Augusto
8 anos atrás

Que medo desgraçado que me dá ver umas coisas dessas…

Mateus
Mateus
8 anos atrás

A Regina Duarte estava certa !

EParro
EParro
8 anos atrás

Arre que alguém se manifesta claramente, nestas horas de incertezas e ameaças explícitas.

Bueno
Bueno
8 anos atrás

Eu irei manifestar, exercerei meu direito de ir contra a toda a corja de corruptos de todos os partidos, principalmente o da situação.

Lucas Lima
8 anos atrás

Prontos para Guerra

leandro moreira
8 anos atrás

Irei no dia 18 contra esta tentativa de golpe e em apoio a quem tanto ajuda os mais pobres.

R_silvestro
R_silvestro
8 anos atrás

Leandro moreira:

E quantos pão com mortadela vc vai receber em troca?

Caio Romão
Caio Romão
8 anos atrás

Quem tem medo do Exército Brasileiro é porque está devendo…

Caio Romão
Caio Romão
8 anos atrás

Off-Topic: Maduro mandou 6 milhões em “cash” para seus amigos ? Com a PF e a Receita “fungando no cangote” do pessoal, 24 horas por dia, deve estar meio difícil fazer transações financeiras, via banco. http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2016/03/policia-rodoviaria-apreende-mais-de-r-6-milhoes-em-dinheiro-venezuelano.html

Bueno
Bueno
8 anos atrás

Golpe quase mortal foi na Petrobras, BNDS … e na combalida economia. Golpe foi dado nos estaleiros que demitiram milhares de trabalhadores. Golpe no empresário que emprega e gera riqueza para o pais e não consegue competir com uma esdrúxula carga tributaria. Golpe no emprego de milhões de brasileiros e golpe no bolso de todos com tantos impostos. Golpe é o aparelhamento do estado. Golpe é um sindicato que usa o imposto do trabalhador para patrocinar partido e candidatura de políticos além de usar toda a estrutura sindical para promover e defender um partido e sua ideologia. Golpe é quere… Read more »

kfir
kfir
8 anos atrás

houve BOATO, de que gente do mst compra armas no paraguai, coisa muito recente
MAVs pessoas pagas pela esquerda, estão colocando notícias, surpreendentes, com links que baixam programas espiões… vi pelo menos 3 tentativas.. meu sistema barrou

Considerar que as PMs tem pessoal para controlar multidões…
o Brasil esta quebrado, terá de ir ao FMI,
o Pt e a esquerda possuem grana roubada suficiente para bancarem uma guerra.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Calma galera, o Leandro deve ter falado brincando, não é possível rsrsrs! “tanto ajuda os mais pobres” rsrsrsrs é brincadeira só pode!

Marcos Ribeiro
8 anos atrás

Ajuda tanto os pobres que deteriorou nossa economia. Nosso colega acima não deve ir ao supermercado, padaria, muito menos abastecer um veículo. Deve viver na “terra do nunca”, junto de seus amigos alienados. Não se discute qual partido é isso ou aquilo. Deve-se punir todos aqueles, independente de ideologia partidária (que para mim não existe: existe somente a ideologia do poder). Vivemos num estado democrático de direito: todos podem e devem ser investigados havendo indícios de participação em eventuais crimes. O que se deve coibir são possíveis excessos que decorrem das investigações. Alegar golpe é desconhecer a realidade em que… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
8 anos atrás

“A primeira lição da economia é a da escassez: nunca há uma quantidade suficiente de alguma coisa de modo a satisfazer todos que a desejam. Já a primeira lei da política é ignorar a primeira lição da economia.” (Thomas Sowell).

Economicamente falando, o ‘cumpanheiro’ não deu nada para os pobres que não tenha tirado deles antes.

Enfim, eles praticamente acabaram com o pais economicamente. Culturalmente fizeram até pior. Que o Brasil (em coma profundo) possa dar um grande suspiro de esperança no próximo dia 13/03, e se manter vivo por mais algum tempo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Não deveria,meterem, o glorioso Exercito brasileiro, numa furada dessa.Quem desequilibra a economia do país,lesa pátria,mancha o nome do nosso país lá fora é quê devia de ir no lugar do exército.

Kurdaehe
8 anos atrás

Esses esquerdistas ignorantes estão demonstrando desejo de ir “pra porrada” dia 13 nas manifestações. Engraçado que nos vídeos de agressões eu só vejo covardia, homem sendo valente com mulher, ou um grupo contra 1, eu quero só ver como eles vão reagir quando encontrarem pessoas que realmente sabem se defender.

Caio Romão
Caio Romão
8 anos atrás

Renato de Mello Machado 9 de março de 2016 at 17:50
“Não deveria,meterem, o glorioso Exercito brasileiro, numa furada dessa”
————————————————————————————
Além de petista e MAV, é analfabeto funcional… O correto, senhor, seria escrever: “Não deveriam meter o Glorioso Exército”….

leandro moreira
8 anos atrás

Entao vou mudar, vou dia 18 apoiar o governo que mais incorporou materiais para as FFAAs, façam uma comparacao seria, nao hà como negar que o governo tucano perde feio em relaçao ao apoio às FFAAS. Nao sejam hipocritas, pesquisem e comparem seriamente, se o governo tucano ganhar nas aquisicoes vou no dia 13 e apoio vcs.

leandro moreira
8 anos atrás

Pessoal, acabei de ler artigo no defesanet, na manha de 09 de março foi inaugurada a unidade da KMW do Brasil, na cidade de Santa Cruz, formidavel, a solenidade contou com a entrega do primeiro Gepard modernizado( conforme contrato ) elevando o Gepard ao mesmo padra dos Gepards em uso pelo exercito Alemao. Desculpem por ser fora do topico.

Plinio
8 anos atrás

Concordo que o PT ferro com tudo, so discordo do pessoal que ainda faz divisão de politicos no Brasil de esquerda e direita quando na verdade são todos farinhas do mesmo saco. O PT é de corruptos? concordo, mas e PSDB é diferente? oque eles fizeram em quase 24 anos de governo em SP?. Querem tirar a Dilma? otimo, concordo, Só acho que nao deveria parar por ai e esperar que outro partido de corruptos de bandeiras diferente assuma e faca melhor pq não vai. Pq tirar PT para por PSDB, PMDB, DEM ou sei la mais quem não vai… Read more »

Billy
Billy
8 anos atrás

Porque?? Desde quando a baderna promovida pelos bandidos comandados pelo PT: CUT, MST, MTST, Barragens, UNE, ONGs é problema do EB? Isso é assunto da Polícia e dos Btl de Choque, com muito porrete, lacrimogênio, choque elétrico e jato de água! Já sabendo o que o PT pretende, porque a PF ainda não fez intervenção nessas entidade de fachadas, grupelhos prototerroristas, que estão prontos para agredirem os pacíficos manifestantes Verde-Amarelos que não aceitam mais a roubalheira, a incompetência e o esquerdismo venenoso que está destruindo a Nação.

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Já participei desse treinamento e tive oportunidade de executar essas missões de controle de distúrbios lá no Haiti em 2005 , das 3 armas o Exercito faz juz ao seu lema “Braço forte, mão amiga” sempre esteve ao lado da população , seja trabalhando em processo de segurança eleitoral , em tragédias como enchentes , o tentando fazer o papel de polícia nos morros cariocas .tive muito orgulho e ainda tenho ,de ter usado essa farda verde por 5 anos abraços !!!!

Safe
Safe
8 anos atrás

Será que podemos estar vendo surgir as FARC brasileira?

kfir
kfir
8 anos atrás

VAI DAR @@#@$@$@

‘Exército de Stédile’
MST prepara ‘invasão’ de Brasília para intimidar protestos de domingo
Eles querem tumultuar manifestação contra a corrupção do PT
Publicado: 09 de março de 2016 às 21:57
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50900322088

Wagner Ramos
Wagner Ramos
8 anos atrás

Pera lá. Cada pelotão comporta até 30 militares e cada companhia tem “cerca de três” pelotões, cada uma delas com mais de 100 militares. Ou “cerca de três” significa “no mínimo quatro”, ou o pessoal do Zero Hora repetiu em matemática.

by mauro
by mauro
8 anos atrás

Estive nas diretas já, já fui cara pintada hoje vou te falar irei sim, lutar contra quem rouba o pais, niquem fala da falta de medicação médicos e enfermeiros em hospitais públicos. Cade o dinheiro da copa? O dinheiro da Petrobras já foi e não volta mais, estamos em guerra contra o mosquito que mata ou Aleja, quem não deve não teme, irei as ruas e se tiver luta irei preparado com muita pizza que é como vai terminar tudo isso ,ok.

Flick
8 anos atrás

Há militares Cubanos, Venezuelanos e há alguns dias o Cocaleiro disse fazer o que for necessário pra impedir o “golpe” contra a presidanta Dilma. Vem coisa boa pela frente.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Acho muito temerário as FFAA participarem desses acontecimentos sem serem convocadas legalmente. É óbvio que há de se haver prontidão, mas enviar cartas a uns determinados governadores e outros não informando de sua possibilidade de pronto emprego? Se nao tivéssemos um passado de intensas intervenções militares contra a própria população veria tudo isso com outros olhos! Quero acreditar que nossos oficias generais lembram-se que estamos em outro contexto, que nao há “perigo vermelho” algum e sim uma corja que veste pele de cordeiro, que se disfarça como “defensores dos trabalhadores” e faz o que sempre foi feito pelas tradicionais elites… Read more »

leandro moreira
8 anos atrás

As FFAAS com certeza sabe de onde veio o apoio necessario para sua modernizacao, podem estar certos disso. Por isto estao preocupados com a deconstrucao pa eleicao do Lula.

gengisduEduardo Pereira
8 anos atrás

As forças armadas ,antes de quaisquer questões, são formadas por cidadãos os quais possuem famílias e junto com o resto do país também estão sofrendo com a atual situação e acredito que possam sim intervir em defesa daqueles que como muitos deles estão descontentes com o desgoverno administrativo que o país vive .

Pedro
Pedro
8 anos atrás

Ahan… vai dentro da caserna ver quantos apoiam a jararaca comunista ditadora.
Os mais pobres? A miseria no Brasil AUMENTOU nos ultimos anos.
100 mil desempregos somente em janeiro! Quem apoia esse governo nao tem pena de todos esses desempregados! Quem apoia esse governo eh desumano! Eh cego para a realidade!

Luis
Luis
8 anos atrás

Pessoal eu percebo que vcs tem uma energia enorme. Querem gastar em algo realmente util? Busquem se informar q respeito da Revisão da Dúvida Publica no Brasil.

Creio que essas umas das poucas causas realmente apartidárias hoje em dia.

Sinceramente, se houver uma revisão bem feita, eu acho q acaba a crise.
http://www.auditoriacidada.org.br/
https://www.facebook.com/auditoriacidada.pagina/

A corrupção da Petrobras FICHINHA perto do pagamentos juros da dívida.

leandro moreira
8 anos atrás

Se alguem aí conhece alguem que esta vivendo na miseria ou em extrema pobreza, por favor, ajude encaminha-lo a uma escola municipal mais proxima para orienta-los sobre assistencia e retira-los desta situaçao. Obrigado.

Luis
Luis
8 anos atrás

Porque meu comentario nao foi publicado?

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Da pra perceber que tem muita gente com sangue nos olhos. Tem gente totalmente revoltada. Mas sinceramente a corrupção na Petrobras é FICHINHA perto do montante que o Brasil paga anualmente de juros da divida publica.
Querem uma causa de verdade para brigar ao invés dessa suposta dicotomia PTxPSDB?

http://www.auditoriacidada.org.br/
https://www.facebook.com/auditoriacidada.pagina/

SE informem e de preferência vejam os vídeos.

Defourt
Defourt
8 anos atrás

Singela oração:
Que Deus dê discernimento à Justiça, à Polícia e ao Exército Brasileiro para que saibam quem são os militantes da pária e os militantes da Pátria.
Amém e Amém!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Pessoal do CD com sangue nos olhos, faca nos dentes e borracha na mão. Na minha época era madeira, pau mesmo.

Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC… . …mas nem tanto!!!! . Uma ideia de como melhorar as contingências na cidade de SP, ante as enchentes de Março 2016: . “The British Army has retired is ST Kinetics Warthog articulated tracked armoured vehicles from service, IHS Jane’s can reveal. In total, 115 Warthogs (an improved version of the ST Kinetics Bronco) were purchased by the United Kingdom as an urgent operational requirement (UOR) for use in Afghanistan instead of the less-well protected BvS 10 Viking articulated tracked vehicle.” . Este veículo todo terreno e anfíbio poderia ajudar bastante ao Corpo de Bombeiros da PMSP, especialmente… Read more »

Mauricio R.
8 anos atrás

“…elevando o Gepard ao mesmo padra dos Gepards em uso pelo exercito Alemao.”
.
O “Flakpanzer Gepard” foi desativado do exército alemão em 2010.

Ze.Meerson
Ze.Meerson
8 anos atrás

Qual seria esse sistema de defesa, utilizado nesse MBT russo? Ele teria um concorrente ocidental?

https://www.youtube.com/watch?v=YpmcmKwWzYo

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Flick
.
Espero que as polícias tenham condições de segurar o rojão interno, caso haja “intervenção” externa de esquerda, para as forças armadas terem maior liberdade.

junior
8 anos atrás

Os atos do pessoal de verde e amarelo são pacíficos como todos os outros, quem quer calar manifestantes na base da violência e calar a mídia são os vermelhos e seus líderes, aquele Stédile fala como se ele comandasse um exército paralelo aqui dentro do Brasil.

M. Silva
M. Silva
8 anos atrás

Muy bueno, Bueno! Concordo com você!

Só eu que não posso falar sobre político(a) aqui – CENSURADO! – “…bata o bolo, ponha em forma untada e…” – CENSURADO!

Futura guerra civil? E quem decretará estado de sítio ou de emergência, ou autorizar o EB a entrar em a ação contra as milícias socialistas soviéticas (do Brasil ou do exterior) para a GLO, a “comandanta-em-chefe”? Nunca!

Já sei: a UNASUL, as “milícias de libertação popular” e o pão com mortadela vencerão… O negócio é achar um bom esconderijo, estocar suprimentos…

kfir
kfir
8 anos atrás
Antônio Braga
Antônio Braga
8 anos atrás

quem disse que as forças armadas estão com a direita?? e que vão proteger os coxinhas!!

kfir
kfir
8 anos atrás

Comunistas acham um jeito de manter a falsa dicotomia
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=51058909444
DONA DE CASA
NO PARLAMENTARISMO, DILMA FICARIA NO ALVORADA
ELA SERIA MANTIDA NO CARGO, MAS PERDERIA FUNÇÕES GOVERNATIVAS
Publicado: 13 de março de 2016 às 00:01 – Atualizado às 00:19

Ricardo Lima
Ricardo Lima
8 anos atrás

Infelizmente não vejo nossas Forças querendo resolver alguma coisa pois só eles podem com essa quadrilha ali montada . O povo vai sair para rua mas não vai adiantar veja o que fizeram depois do dia 13/03 vcs acham que eles estão preocupados com a opinião do povo ????
Sem os Militares vamos ter que engolir essa manga com caroço e tudo!!!!!!