unasul- bandeira

Não é por outro motivo que o governo reage ferozmente à ideia de abrir a caixa preta do BNDES, que revelará parte dos custos da construção da Pátria Grande


Por Ruy Fabiano

A construção de uma unidade geopolítica latino-americana – ou ao menos sul-americana – não surge com o PT. É ideia antiga, que, há três décadas, inspirou o Mercosul e alterou, para o mal e para o bem, a diplomacia e o comércio continentais.

O fato de ser desejável e necessária, numa época em que as nações se organizam em blocos, para melhor figurar no cenário geopolítico mundial, não a torna menos complexa. A unidade europeia, ideal antigo de séculos, começou a ser implementada após a Segunda Guerra. Passou por diversos estágios e ainda está em curso, cada etapa sendo publicamente discutida.

Não é fácil unir coisas distintas e assimétricas, respeitando-se os espaços de soberania.

O problema da união latino-americana cogitada pelo PT, e pelas organizações da esquerda continental, reunidas no Foro de São Paulo, é tentar impô-la sem debates e sob o tacão ideológico.
A Pátria Grande terá que ser socialista – ou bolivariana – e seu projeto objetiva, com a urgência possível, unificar forças armadas, moeda e territórios. Nada menos.

Para definir sua institucionalização, criou-se a Unasul, cuja última reunião de cúpula, no Equador, em dezembro, aprovou três propostas complicadíssimas: uma Escola Sul-Americana de Defesa – “um centro articulado de altos estudos para formação de civis e militares” -, abertura do espaço aéreo dentro da Unasul, além de passaporte comum, sem distinguir nacionalidades.

São questões que tangenciam a soberania e pressupõem longas e complexas tratativas, acompanhadas de perto pelas sociedades dos países abrangidos. Nada disso, porém, ocorreu: nem na sociedade, nem no Congresso, nem em parte alguma.

Quem assiste os vídeos do PT tratando do assunto – e há vários na internet (deve ser isso que o partido entende como “debate”), constata que se parte de um pressuposto falso: de que a sociedade brasileira está não só ciente desse projeto, mas de pleno acordo – sobretudo quanto a seu teor ideológico.

Num deles, fala-se de “uma América do Sul vermelha”. Em outro, Lula fala da importância de o Brasil investir na infraestrutura de Cuba, sem explicar o porquê. O debate deu-se sempre intramuros, com a militância do partido e do Foro.

Os reflexos dessa manobra são evidentes. Mudou a diplomacia brasileira, trocando parceiros e prioridades. O Brasil é o único país a dispor de duas chancelarias: a oficial, o Itamaraty; e a real, a cargo do chanceler Marco Aurélio Garcia.

As antigas alianças ocidentais foram trocadas por outras, de teor oposto, que em vez de lucro dão prejuízo. Serve-se ao país a política do fato consumado, na base da terapia do susto.

A figura de Simon Bolívar tem peso simbólico nos países hispano-americanos, como libertador do colonizador europeu, mas nenhum no Brasil, que viveu processo de independência diverso.

Impingi-la como elo comum é uma arbitrariedade. Os nossos “pais fundadores” – e os há – são civis. Os mentores de nossa independência não eram militares, que só passaram a ter presença exponencial na política brasileira a partir da República, por eles proclamada. Nosso Bolívar é José Bonifácio.

O problema, portanto, começa na falsificação dos símbolos. A grande figura militar brasileira, o Duque de Caxias, firmou-se menos como guerreiro e mais como pacificador, arquiteto da unidade nacional, ao longo do Segundo Reinado.

Nem ele, no entanto, desfruta mais desse prestígio, tal a eficácia do processo iconoclasta a que foram submetidas as figuras históricas do país de algumas décadas para cá. Sem heróis, não há nação – e por isso as grandes nações sempre cultivaram os seus.

A Pátria Grande não inova nesse ponto: vê em Bolívar um herói comum, ainda que o perfil histórico que esculpiu esteja bem longe da figura real que ele encarnou. O Brasil, e esse é o absurdo maior, mesmo sem ter nada a ver com Bolívar, cumpre o papel de promover e patrocinar esse projeto, sem que sua população saiba de seus objetivos e, sobretudo, do seu custo.

Não é por outro motivo que o governo reage ferozmente à ideia de abrir a caixa preta do BNDES, que revelará parte dos custos da construção da Pátria Grande. Ela também é destinatária de parte do saque à Petrobrás e aos fundos de pensão.

O Foro de São Paulo promove a eleição dos bolivarianos e sustenta a construção (que não é barata) dos alicerces dessa “nação comum”. O dinheiro vem daqui. E Joaquim Levy, antípoda ideológico do pessoal do Foro, foi chamado a administrar o troco que restou ao Tesouro Nacional nessa aventura em pleno curso.

FONTE: Noblat

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir
kfir
8 anos atrás

União das Republicas Socialistas da América do Sul… O pt e a esquerda empreenderam nos ultimos anos, um sonho jamais esquecido, um Brasil comunista, diante da realidade da inviabilidade de um conflito armado, tentado no passado, optação pela pregação de um evangelho, que se constitui a mudança de mentes como fala Antonio Gramsci. ele ensina: Tomar o Estado significa apenas tomar uma fortaleza avançada. Atrás dela estão inúmeras “trincheiras e casamatas” não neutralizadas. Igrejas, sindicatos, todo os setores da sociedade devem ser ocupados sistematicamente, desta maneira cooptando e constrangendo, se consegue mudar a mente da população, para que ela apoie… Read more »

kfir
kfir
8 anos atrás

o texto ta com muito erro devia te revisado

Alex
Alex
8 anos atrás

Gostaria de perguntar aos editores do portal alexgalante, poggio e nunao (consta lá na primeira página estes nomes) se vocês tem algum portal sobre política nacional e internacional. Se tiverem por favor passem o endereço aos membros, talvez se eu for lá encontre notas sobre defesa e tecnologia militar porque aqui agora virou portal de proselitismo político. Não creio que os interessados no assunto que venham aqui, tenham qualquer interesse na tendência ideológica ou nas visões políticas de vocês. O interesse é em outro assunto. A Internet está cheia para todo lado de posts e discussões políticas, já encheu o… Read more »

Carlos Crispim
Carlos Crispim
8 anos atrás

O projeto político do PT é roubar e enriquecer seus membros, esse é um fato incontestável, operadores e políticos já começam a fazer delações com medo da prisão e estão entregando tudo, a Lava-jato fez um enorme bem para o país ao mostrar essa corrupção e o nível que chegou até o mais alto cargo da reública, não fosse a Lava-jato esse meliantes ainda estariam assaltando os cofres públicos. Não tenho dúvida de que após todos eles estarem no xilindró o Brasil renascerá um novo país, longe de ideais políticos socialistas/nazistas, na América do Sul a Argentina já se livrou… Read more »

W.K.
W.K.
8 anos atrás

Alex.
.
Infelizmente, quando tratamos de assuntos militares, cedo ou tarde acabaremos tratando também de política.
.
Não tem como, é inevitável.
.
Ou não houve nenhuma interferência política que atrasou o FX por mais de uma década? Certamente também não deve ter ocorrido nenhuma interferência política na decisão pela aquisição do Pantsir pelo EB e nem dos subs Scorpene pela MB.
.
PS: Nem vou mencionar que nas eleições em 2002, eu li algumas denuncias de que 2 candidatos a presidência receberam milhões em doações de campanha da indústria aeroespacial francesa.

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Estamos vivendo um momento especial de nossa história…e no final prevalecerá a verdade.

M. Silva
M. Silva
8 anos atrás

A UNASUL tem uma bandeira parecida com a chinesa ou a soviética, que legal! – Somos obrigados a aprender espanhol, mas o resto não aprende português (gente de fala hispânica não consegue aprender ou pronunciar outros idiomas mesmo…), que legal! – O herói continental é o Bolívar, que nada tem a ver com nossa história, que legal! – Eles não nos consideram “hermanos” (quem já atravessou a fronteira percebeu o asco que eles têm de nós – o sonho deles é nos invadir, tomar tudo de nós e acabar conosco), que legal! – Eles se beneficiam e nós nos ferramos,… Read more »

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Não há nada melhor que um povo esclarecido. Nada pode se opor aos fatos. Se comprovado, terá ínumeras implicações. Conceitos terão de ser revistos. Estratégias… Disto renascerá um novo Brasil. Um novo continente.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

É impossível,falar de assunto militar, sem colocar politica no meio.Em qualquer lugar do mundo.

Bardini
Bardini
8 anos atrás

Reunión preparatoria de la Presidencia Pro Tempore de Venezuela
.
https://www.youtube.com/watch?v=1lMWrvgRxl4
.
Asco…

Caio Romão
Caio Romão
8 anos atrás

Alex 12 de março de 2016 at 11:07
—————————————————————

Não se faça de bobo!
Você sabe muito bem que não se pode discutir a defesa de um país sem abordar temas como geopolítica e relações internacionais.

Principalmente quando um dos vizinhos em particular, é regido por uma ditadura sanguinária, cada dia mais paranoica, armada até os dentes, com 100 mil soldados na fronteira e que já deixou bem claro que sua intenção é construir uma “Pátria Grande”, ou seja, suprimir o senso de nacionalidade de outros países para absorve-los.
E VOCÊ SABE MUITO BEM DE QUEM ESTOU FALANDO.

Marcelo Man
8 anos atrás

Vamos acordar BRASIL !!!

https://youtu.be/e-aDSaQf9Tc

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

A atual situação do Brásil está um nojo, temos que passar o lava jato mesmo, principalmente nos maiores partidos políticos do país, manda todo mundo pra cadeia, vender tudo que der, diminuir impostos em todas as áreas, diminuir o estado que é enorme e imprestável

glaxs7
8 anos atrás

M. Silva. “Somos obrigados a aprender espanhol, mas o resto não aprende português (gente de fala hispânica não consegue aprender ou pronunciar outros idiomas mesmo…), que legal!” Não posso falar por todas as Nações mas nas viagens a alguns campos de Sky no continente percebí que o segundo idioma nas placas de sinalização é Português. “O herói continental é o Bolívar, que nada tem a ver com nossa história, que legal!” Bolívar é o herói dos bolivarianos. No processo de emancipação da América do Sul existem muitos nomes como os de José Artigas, Miguel Carrera, José de San MArtin, Bernardo… Read more »

glaxs7
8 anos atrás

Antes que o Bardini me corrija, onde postei Sky entenda-se Ski

Felipe Morais
Felipe Morais
8 anos atrás

Como já exaustivamente falado, não há como dissociar política de defesa, especialmente quando somos governados por um grupo de pessoas que consideram seus ideais em cada decisão que tomam. Na verdade, nossa gestão de defesa é tão política como qualquer outra. Essa discussão e importantíssima, pois uma “escola nacional de defesa”, pode influenciar diretamente no modo como a geopolítica é exercida, e ai entra a questão da defesa. Tratando-se especificamente da trilogia, é bem clara a divisão que foi pensada pelos editores, em que o aéreo e o naval tratam especificamente de suas áreas, e ao forte ficou reservada tanto… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Cheguei,a uma triste conclusão: Infelizmente,nenhum partido politico,de direita ou esquerda,tem condição moral, para governar o Brasil.Não tem um nome, de um político, quê possa dirigir o país com; seriedade,ética,respeito aos bons costumes. O quê os políticos,brasileiros pensam,sobre esquerda e direita,é em qual dos bolsos,eles vão colocar a propina,corrupção,o quê surrupiam do estado.

Caio
Caio
8 anos atrás

Patria grande ou mesmo mercosul, são sonhos sem base. Este projeto ideológico militar, um verdadeiro pesadelo que para nós só poderia ter uma consequência: uma ditadura hispânico comunista, ficaríamos submetidos a desmandos de uma gente que realmente não temos grande afinidade, cultural, linguística, histórica e nem mesmo econômica, este último caráter que costuma ser usado para a tal integração.
Deus é sábio e justo e está nos livrando desses judas.

kfir
kfir
8 anos atrás

Renato de Mello Machado

não existe direta no brasil…. todos são de esquerda, ou seja, a esquerda é hegemonica, se alternando em mais ou menos radical.

Rodrigo Passos
8 anos atrás

A influência da esquerda no continente, quiçá no mundo, é muito grande. É uma bela utopia, se é que se pode dizer isso. No mundo real serve a propósitos não muito nobres. Para o sofrimento de muitos, geralmente pobres, que eles dizem defender.Se queremos ajudar os mais pobres, primeiro deve haver uma economia que funcione. Mas parece que eles não entendem muito disso, Sonhar com um mundo mais justo é saudável. Mas entre o sonho e a realidade há uma diferença. Há direitos que devem ser preservados…existem leis. Mas como disse antes, a esquerda já nasceu com ambições de poder,… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Sim caro Kfir,isso mesmo,vai levar tempo, para desembaçar isso. Mas enfim.

Leopoldo
8 anos atrás

Cria um sistema conspiratório e tudo irá acabar neutralizando os cabeças e membros, pronto.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Só rindo mesmo.

dieter91360
dieter91360
8 anos atrás

Vamos falar a verdade. Como disse o amigo acima, no Brasil nao existe direita nem esquerda. O que existe e o que sempre existiu des dos tempos coloniais, uma robalheira desenfreada. Agora estao ai esperniando, querendo levar o Lula, Dilma, o PT inteiro para a cadeia. Sabem porque? Porque esses anjos, patriotas maralvilhosos da “direita” tambem querem sua chance na mamata eterna. Vamos ter essa conversa de novo, daqui a 5,10 anos, com toda essa comoçao, passeatas, inqueritos, e o escambal de novo, com o PMDB, ou qualquer outro bando de ladroes descarados que certamente estarao no poder nesse entao.

Rodrigo Passos
8 anos atrás

No Brasil não existe direita. PSDB ? PMDB ? Tem o DEM. Talvez mais algum no meio de 32 partidos, sei lá…

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Expressei aqui minha opinião, deixo bem claro. Tudo terá de ser investigado um dia, e então se chegará as conclusões devidas. Pois é assim que se faz numa democracia. E viva a democracia.

W.K.
W.K.
8 anos atrás

PSDB é socialista.
PMDB é uma colcha de retalhos chapa branca.
E o DEM (PFL), como partido de direita, tinha o ACM que criou mais de uma dezena de estatais.

Até a nossa “direita” é de esquerda…

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Off topic: a trilogia podia fazer uma matéria para debatermos uma possível invasão Saudita-turca da Síria e os possível desdobramentos militares e diplomáticos

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Pior do que termos vizinhos que que ambicionam nossas riquezas sob o mote de “redistribuição bolivariana”, é termos quem concorde com isso aqui no Brasil.

Tadeumar
Tadeumar
8 anos atrás

Alguns amigos na area academica concordavam comigo no ano 1983. Quando eu percebi que o futuro do Brasil seria um desastre se o pais caisse nas maos do PT.

Quando sai do Brasil em 1985, eu dexei bem claro que o Brasil seria devorado pela esquerda, e que grande parte da populacao da America Latina ainda estava seduzida pelo comunismo.

So existe duas opcoes: Deixar o pais afundar la latrina comunista, ou tomar o controle dos destinos do pais atraves da intervencao militar.

CUIDADO porque se nao vao acabar sendo outra Venezuela/Cuba da vida.

M. Silva
M. Silva
8 anos atrás

glaxs7, concordo em parte. – Enquanto turistas, somos razoavelmente bem tratados. Eles nos acham cordiais, engraçados, amistosos, comunicativos. E só! – Os chilenos não gostam dos argentinos; peruanos, colombianos e bolivianos, por serem grandes produtores e “exportadores” de coca e seus derivados, merecem um pente fino, não acha? – Sei que há outros “heróis”, mas por que o nome “bolivariano” é acatado até por onde o Bolívar nunca pôs os pés? – Nas estações de ski, muitos dos usuários são brasileiros mesmo; é fácil encontrar quem fale português no Uruguai ou no Paraguai; mas, para eles, hermanos hablan, não falam.… Read more »

M. Silva
M. Silva
8 anos atrás

Antes que me achem doido, as estações de ski são no Chile ou na Argentina. Mas falam algum português no Uruguai e Paraguai também.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Off
Os Russos não aguentaram, começam a sair DS Syria amanhã. Grana ?

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Off: Isso mesmo Carlos, acho que foi grana! vale uma reportagem aqui no ForTe pra debatermos sobre isso.

Soldat
8 anos atrás

É como sempre disse Esquerda e Direita tanto no mundo como no Brasil é tudo a mesmas M….tem o mesmo pai e mãe que são os banqueiros internacionais que dão ao governo de qualquer pais o sistema ideológico que os satisfazem é simples. Portanto que o dinheiro e seus recursos minerais do determinado pais continuem fluido tanto faz se o sistema ideológico é de esquerda ou de direita o povo que se mate. O que importa para esses apátridas é povo lutando pelos Âmis(direita) ou pelos malditos Comunistas(esquerda,socialismo) e enquanto isso os banqueiros internacionais ficam mais ricos a custa da… Read more »

general-lee
8 anos atrás

Fora com esses comunistas de meia tijela, bando de famfarroes…..mió num cometa marmente! né mermo! sds

Marcelo Rodrigues
Marcelo Rodrigues
8 anos atrás

Boa noite a todos,na minha opinião,uma unificação de todos os países de um mesmo continente termina por quebrar a independência econômica e a soberania dos mesmos.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Hum…isso me faz pensar um monte de coisas….primeiro, nós mesmos, brasileiros nos reconhecemos como tais em que momento? Ok, houve a guerra pela independência com batalhões de voluntários e uma significativa insatisfação popular com a dominação lusitana (que já era bem relativa para certos segmentos sociais). Vale lembrar que essas unidades foram comandadas em última instância por oficiais mercenários estrangeiros….dai talvez tenhamos parte da dificuldade de lembrarmos de oficias-generais como lideres libertadores, como aconteceu com Bolivar e San Martin. —– Houve a independência e a maior parte da população continuou explorada…como escravos, o que dificultou mais ainda a consolidação da… Read more »

Carlos Alberto de Oliveira
Carlos Alberto de Oliveira
8 anos atrás

A Lava a Jato recuperou, após dois anos de investigações, 520 milhões de reais das propinas pagas aos gerentes da Petrobras. Somente uma condenação da rede GLOBO, por sonegação, gerou a receita 1.200 milhões de reais. O problema é GEOPOLÍTICO. Os EUA não concordam que o BRASIL seja POTENCIA. O óleo de xisto norte americano é uma mentira, na quantidade propalada. O objetivo primeiro deles é o pré sal. Observação: Economistas afirmam que a operação Lava a Jato causou um recuo de 2% no PIB Brasileiro. Os manifestantes contra o governo, talvez sem saber, estejam trocando a nossa soberania pelo… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
8 anos atrás

O que acontece com os líderes estatais que se tornam megalomaníacos e com manias de aumentar território e fazer uma “grande nação”? Isto acontece no Principado de Mônaco? Ou apenas nas cabeças de mente doentia do tipo Stalin, Hitler, entre outros malucos com mania de aumentar as fronteiras territoriais? O Brasil já é enorme e tem uma cultura tão ímpar, para que aumentar o território misturando nosso “jeitinho”? Eu fico indignado com a grana preta que foi “dada” para muitos países para alimentar a sanha populista de uma governo megalomaníaco! Indignado! Quanto dinheiro foi jogado fora… Eu creio que nós… Read more »

Rogério Arantes.
8 anos atrás

Carlos Alberto

Em tempo, as propinas não foram pagas aos Gerentes da Petrobras você está invertendo as coisas, as propinas foram pagas aos políticos que indicaram os gerentes para angariar verba utilizando-se da Empresa. E você dizer que estamos entregando o pais para o Mickey foi uma boa piada, agora me diga ó grande mestre das teorias conspiratórias, você está defendendo a jararaca e sua turma de ladões do nossos impostos???? A culpa então da crise econômica brasileira é da lava jato, muito bem então parabéns pra você grande cidadão brasileiro.

Campos Junior
8 anos atrás

Socialismo/comunismo. Sistema no qual somente os mais chegados (pelegos), ao rei ou rainha de plantão no partidão podem ter oportunidades de crescimento pessoal, profissional e financeiro. A estes serão exclusivas todas as benesses e locupletações que o estado pode oferecer. O povo? O povo que fique com as sobras, se sobrar e sem reclamar. E este mesmo povo será eleito inimigo de si próprio por aqueles que dizem querer a igualdade e justiça social. Ao povo caberá somente a obediência cega e resoluta.

“Acuse os adversários do que você faz. Chame-os do que você é”.
Vladimir Lenin.

Campos Junior
8 anos atrás

Rogério Arantes. 15 de março de 2016 at 10:35 Você tem toda a razão. Há aqueles que invertem os acontecimentos e a história para explicar o inexplicável e justificar o injustificável. O fato é que todas as estatais e autarquias brasileiras estão tomadas por pelegos e espertalhões a serviço de uma ideologia espúria e anacrônica. Outro fato ululante é que tentam culpar sempre os outros pelos seus fracassos e desvios. Nunca assumem a responsabilidade de nada. É sempre a mesma ladainha: não sabem, não viram, não leram e não conhecem. A essa gente nada é imputável. Mesmo que troquem os… Read more »

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

Eu sou leitor frequente e não costumo comentar, mas entrei aqui somente para dizer que eu trabalho na indústria de petróleo há mais de uma década e posso afirmar que o Sr. Carlos Alberto de Oliveira não tem a mínima noção do que está falando.

junior
8 anos atrás

Carlos Alberto – Teorias da conspiração zzZZzzz. Não faz sentido quererem petróleo do pré sal sendo que tem petróleo mais barato e de melhor qualidade no oriente médio (Arábia Saudita, Emirados árabes, Irã, etc) além do xisto que também sai bem mais barato do que explorar do pré sal, talvez seja exagero falar que o xisto vai durar 100 anos mas pelo menos a metade deve durar e não acho que daqui a 50 anos o petróleo ainda vai ser a forma de energia predominante. Enquanto vocês olham para um lado o verdadeiro inimigo, que depende muito mais dos recursos… Read more »

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Nunão, gostaria de saber a sua opinião sobre essa questão da relação entre identidade nacional e identidade latino-americana, se possível.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

achei o texto muito fraco. sem nenhuma argumentação robusta. o tema é importantíssimo. entendo perfeitamente a posição daqueles que discordam de matérias tratando de temas “políticos”. pode passar a ideia de parcialidade ou de afastamento dos debates tecnicos e de alto nível. mas sem dúvida o bolivarianismo e a tal grande pátria têm tudo a ver com segurança nacional. o fato é que o objetivo do foro de São Paulo é realmente unir as esquerdas da América Latina e unir vários países enfraquecendo as instituições nacionais. vejam como a Venezuela inteveio na Bolívia quando houve revolta popular. ou seja, se… Read more »

Danton
Danton
8 anos atrás

Vocês AINDA botam muita fé na quadrilha que tomou TODAS as instituições republicanas. Umas totalmente dominadas, outras menos dominadas…e muitas (autoridades)/componentes envergonhados/encurralados por SISTEMATICAMENTE terem seus nomes citados na rodinha da bandidagem… o que leva à crer QUE FAZEM PARTE DA QUADRILHA TAMBÉM né não??!! Assim fazem “peças de teatro” na decisões/seções… ora condenando e ora aliviando BEM a barra dos quadrilheiros….TUDO PARA APARENTAR SEREM ISENTOS. Rataiada togada cuja remuneração para exercerem a atividade delinquente é ALTOS CARGOS NA REPUBLICA PARA FILHAS, NETOS, SOBRINHOS, esposa…amantes….e por ai vai. SE VENDEM por cargos vitalícios com salário de 30 mil reais mês… Read more »