plamira - siria - foto AP

Grupo de monitoramento disse que a luta ainda estava fora da cidade.

ClippingAs forças do governo sírio entraram nesta quinta-feira (24) na cidade histórica de Palmira, que estava sob domínio do Estado Islâmico. A informação foi divulgada pela TV pública síria, segundo a BBC.

Um grupo de monitoramento disse que ainda estavam ocorrendo combates do lado de fora da cidade, segundo a Reuters.

O canal de notícias estatal Ekhbariya transmitiu imagens dos arredores de Palmira e disse que os combatentes do governo tinham assumido o controle de um bairro de hotéis no oeste, ainda de acordo com a Reuters.

“Nós dizemos a esses homens armados, estamos avançando para Palmira, e para o que está além de Palmira, e se Deus quiser para Raqqa, o centro das gangues do Daesh”, disse soldado entrevistado pelo Ikhbariya, referindo-se à capital de facto do Estado Islâmico no norte da Síria.

A cidade é situada estratégicamente entre Damasco e de Deir al-Zour, no leste do país.

Com a aproximação das tropas do governo, o Estado Islâmico ordenou que os últimos 15 mil civis deixem a cidade por causa dos combates que se aproximavam, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). A progressão das tropas do governo é mais lenta devido à presença de bombas implantadas pelos jihadistas nas cercanias da cidade.

O Exército sírio lançou no início deste mês uma ofensiva concentrada em retomar a cidade. Na noite de quarta-feira (23), os soldados estavam a menos de 1 km da cidade e esperavam recapturá-la em questão de horas. “Estamos a 850 metros da cidade de Palmira. Em algumas horas as forças do governo vão declarar a cidade completamente segura, se Deus quiser”, disse um soldado à televisão estatal.

palmira-1

Patrimônio da Unesco

O Estado Islâmico tomou o controle de Palmira, cujas ruínas grecorromanas são Patrimônio Mundial da Unesco, em 20 de maio de 2015, após uma ofensiva em que conquistou amplas zonas do leste da província de Homs, na fronteira com o Iraque.

A cidade abrigava monumentais ruínas de uma grande cidade que foi um dos maiores centros culturais do mundo antigo. Uma parte desse patrimônio foi destruído pelos jihadistas.

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico cometeram crimes de guerra ao explodir o templo de Baalshamin, que começou a ser construído no ano 17 e que, posteriormente, foi ampliado pelo imperador romano Adriano em 130.

Em setembro de 2015, os jihadistas também explodiram o templo de Bel, considerado o mais importante do conjunto arqueológico de Palmira.

O EI está excluído do cessar-fogo iniciado no território sírio no fim de fevereiro entre o governo de Damasco e a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), a principal aliança opositora.

A organização extremista proclamou no final de junho de 2014 um califado nos territórios que conquistou na Síria e no Iraque.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
7 anos atrás

Não pode-se negar que a intervenção russa, foi fundamental para que o exercito leal ao presidente sírio começasse a ter avanços sobre o EI.

CM

Fernando
Fernando
7 anos atrás

AInda contam com apoio russo? monitores para questões estratégicas? bombardeios da aviação russa?

Paulo Santos
Paulo Santos
7 anos atrás

Fernando, o apoio da Rússia fora fundamental no que que concerne destruir toda infra-estrutura do ISIS, o que possibilitou o Exército Sírio entra por terra dentro dos conceito da arte da guerra. Graças aos bombardeios da Rússia todas as estruturas de financiamento bem como túneis, depósitos de armas e munições, campos de treinamentos, refinaria de petróleo que estava na mãos do ISIS e território, foram dizimadas e tomadas pelo exército Sírio.Depois de perder toda sua infraestrutura coube ao exército Sírio agora lutar no chão. Lembremos ainda que os Russos deixaram ou modernizaram boa parte do armamento do Sírios além de… Read more »

Leo
Leo
7 anos atrás

Os russos não saíram da Síria, tem imagens dessa semana de ka-52 e mi-28 que acabaram de chegar, tem imagens de bm-30 smerch, veículos de guerra eletrônica etc só saíram parte das aeronaves.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Isso tudo teria sido resolvido com “pés no chão” da famosa coligação muçulmana que nunca aconteceu liderada pela AS.
Nessa região quando é para resolver mesmo …. só existe um País e ponto.

danilojfsn
7 anos atrás

É hora de engrossar os combates e não de bater em retirada, o apoio russo é fundamental, mas não podemos esquecer que existem outros atores agindo por trás o Irã junto com o hamas, forças turcas também combatem tanto no Iraque quanto na Síria, as forças americanas e seus aliados França, Alemanha, Inglaterra e tantos outros, sem contar os grupos internos que já atuavam na Síria antes mesmo dos conflitos começarem, acho que deviam sim apoiar as tropas de assad não para que ele retome o controle da síria mas sim para dar um fim de vez no DAESH.

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Leo 24 de março de 2016 at 10:56

Eles não saíram AINDA, mas iniciaram a retirada.

augusto
augusto
7 anos atrás

Os russos colocaram o exercito de Assad em posição de ataque, desmoralizaram os grupos pro-ocidente, mas contra o estado islâmico, a intervenção russa não vez diferença, a não ser se analisada junto com as intervenções ocidentais e árabes que no minimo pararam o EI, ninguém tem conseguido retomar territórios do EI, na frente Siria especificamente o EI tem avançado sobre os grupos apoiados pelo ocidente mais rapidamente que o Assad

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Sem a Rússia nada disso estaria acontecendo. Logo o EI estará somente em território iraquiano.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! Vejo assim essa salada : Os mercenários sauditas fizeram exatamente nada contra DAESH! Os americanos foram pouca coisa melhor. Israelitas caçavam lideres de Hizbollah. Os Turcos (esses traquinas) ja sonhavam com tomada dos territórios Sírios fazendo pazes com DAESH e alimentando JN. Alemanha , França , Holanda , Britânicos – todos juntos fizeram menos que 1% que os americanos. Ja o Ira mandou seus conselheiros e EGRI defender valores xiitas contra DAESH.E dezenas deles morreram na terra Síria. E quem entrou com armamento , “conselheiros” , forças aéreas e peso político ?.. Pergunte dos “sandalheiros” que estão fugindo… Read more »

Soldat
7 anos atrás

Viva ao Putin esse sim é grande homem e herói graças a ele o exercito Sírio aprendeu a lutar ta muito mais profissional e mortal.
E hoje é um grande dia para os Sírios pois retomaram Palmira.

kfir
kfir
7 anos atrás
Fernando
Fernando
7 anos atrás

O fator estratégico é fundamental em uma guerra, pois vide o caso dos sauditas que mesmo com equipamentos de ponta e um exército bem formado fica apanhando em combates bestas. Por isso perguntei se os russos ainda continuarão a ajudar os sírios nessa parte de tomada de decisões estratégicas de movimento em campo para não por todo o trabalho a perder. Aliás, os sauditas não contam com suporte americano nessa área estratégica???

RL
RL
7 anos atrás

Os Russos não fizeram nada contra o Estado Islâmico na Siria?
Depois dessa vou tomar um suco de Limão.

kfir
kfir
7 anos atrás

Eles ainda continuam vendendo óleo para a Turquia? de uma maneira ou de outra isso era um super suporte financeiro…

daemonblackfire
7 anos atrás

Em pouco fizeram mais que os ocidentais. E isso é uma vergonha para os lideres Europeus e para o EUA.

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Daemonblackfire os russos atacaram ao todo mais, mas os ataques só contra o EI especificamente foram iguals ou não muito superiores ao dos ocidentais, o resto é propaganda Russa

Augusto
Augusto
7 anos atrás

A doutrina Russa é a doutrina gerasimov que é nada menos que uma guerra híbrida a propaganda é fundamental

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Eu falar que os Russos não destruirão o EI não quer dizer que eu não ache que os Russos não cumpriram seus objetivos que era nada mais que ajudar a restrutara o morubento exército de Assad. Afinal enquanto o EI estiver no leste da Síria o gasoduto Quatar-nabuco não passa ! Kkkk

Zefiris
Zefiris
7 anos atrás

Hoje os russos informaram que entre os dias 20 e 23 atacaram 146 alvos na cidade de Palmira e arredores. Onde destruiram 6 centros de comando e controle, 5 tanques, 6 peças de artilharia, 2 depósitos de munição e 15 veiculos. Causando a morte de mais de 320 rebeldes: http://eng.mil.ru/en/news_page/country/more.htm?id=12081151 A “retirada” deve ter sido um puxão de orelha no Assad, que pelo excesso de confiança como resultado dos ganhos concedidos pelos ataques aéreos russos, tempos atrás disse que recusaria acordos de paz com os rebeldes e simplesmente usaria a força bruta para ter o controle total do país. Putin… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Soldat 24 de março de 2016 at 14:46

Vai morar lá..

Soldat
7 anos atrás

Trollbuster
mimimimi amante do isis,,,,,,

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Quem gosta de assassinos é você.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
7 anos atrás

Assad toma uma cidade e falam que os russos salvaram o mundo, mas não lembra que a guerra ocorre no Iraque tambem, e la que a maior parte das bombas ocidentais “cai”, sem falar das cidades que o exercito do iraque tomou, alem dos curdos que recuperaram varios territórios com a ajuda do ocidente.
A ajuda Russa foi essencial para o Assad e só.

luiz campos
luiz campos
7 anos atrás

Augusto…na frente Siria especificamente o EI tem avançado sobre os grupos apoiados pelo ocidente mais rapidamente que o Assad… isso é ótimo para o Assad e russos.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! Acredito que Voce esta confundindo principios. “Doutrina Sinatra” é exatamente oposto a doutrina de guerra “híbrida” que Voce esta (absolutamente correto) atribuindo a Russia moderna. Mas não é o caso… Situação na Siria é bem simples pois não existe a guerra híbrida da parte da Russia la ja que não tem regimentos russos lutando contra governo Sírio.Ao contrario.Existem regimentos turcos , sauditas, americanos (e etc) ilegalmente (perante dos leis) presentes no território soberano da Síria e promovendo (ou melhor , ainda tentando promover) política deles.Tiro “ocidental” saiu pela culatra e hoje os sírios estão começando acreditar na possibilidade… Read more »

junior
junior
7 anos atrás

Me poupem, a Rússia estava mais preocupada com os rebeldes do que com os terroristas. Agora com o cessar fogo em vigor na Síria é que todo mundo está atacando o EI, menos a Rússia que se retirou, hoje mesmo os EUA anunciou que mataram o número 2 do EI.

Soldat
7 anos atrás

Trollbuster
———————————————————————————————
Olhem o que sobrou de Palmira, isso é tudo culpa de fanáticos pro-Âmis e de simpatizantes enrustidos do Daesh(Isis)

Se os Âmis são os tal bababammmmm já deveriam ter voltado para Iraque e expulsado o Isis a muito tempo!!!!!!.

Com certeza vão deixar o Urso fazer rsrs…..

https://www.youtube.com/watch?v=zFHcIm9F41w

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Já falei, Soldat vai morar lá na Rússia mas chega lá com este papo germânico lá e principalmente com uma cruz de ferro no peito.

Vai ver que a tolerância carecterística do Ocidente com gente imbecil não é tão forte lá.

RL
RL
7 anos atrás

Situação na Síria é simples?
Caraca, estamos falando de qual Síria?

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira
7 anos atrás

Concordo com alguns relatos aqui expostos, não morro de amores pela Rússia, mas os resultados alcançados demonstram que a campanha de Putin aparentemente teve sucesso: Bashar Al Assad não só está no poder, como agora avança contra o ISIS (agora virando só ISIL Islamic State of IRAQ and the Levant); A Turquia não mais invade o espaço aéreo sírio, assim como todos os demais membros da OTAN também se submetem aos protocolos sírios para bombardeios naquele país; O povo que se levantou contra Assad foi massacrado e recorreu a ONU para mediar um cessar fogo; A Síria continua aliada incondicional… Read more »

Soldat
7 anos atrás

É realmente com gente fanática não há argumentação,

Vai la, Trollbuster em Moscou e fica gritando USA…USA…USA… para ver o que os Russos vão fazer com com você.
Pobre coitado…

RL
RL
7 anos atrás

Nem os Ursos nem os Amis vão fazer nada.
O jogo é tocar fogo no cenário da Siria pra que cada um alcance seus objetivos.
A Síria e seu povo wie se virem.
Nesse jogo não tem nem melhor nem pior, o que tem são interesses e os que pagam a conta. O povo.

Kolchak
Kolchak
7 anos atrás

quem mais ajudou o ISIS foi a OTAN com os ataques ao exercito sirio na obsessao em derrubar o Assad.

RatusNatus
RatusNatus
7 anos atrás

O que houve com o Plano Brazil?

RL
RL
7 anos atrás

Soldat, fanatismo é um ponto de vista.
Uns tem pelo lado vermelho outros pelo lado azul.
Nesta sua colocação, inversa o cenário e responda a sua própria pergunta.
Se surpreendeu com a resposta?
Resumo, fanatismo tem pra todo mundo. Até pra mim e pra VC.

RL
RL
7 anos atrás

Trollbuster, cuidado ao definir tolerância com gente imbecil, você pode ser pego pelo teu próprio julgamento.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Junior! Ou Voce nao ve ou nao quer ver. Russia nao foi embora. Nem parou de bombardear nem exterminar os “sandalheiros”. Ao contrario . Com uma “pausa” nos combates contra os terroristas pintados de verde (vulgo “oposição paga”) é que sobra mais tempo para cuidar dos terroristas pintados de preto. Em relação dos poucos terroristas que americanos mataram (alguns deles ate vários vezes) não deve se iludir : ou cara não fez o que CIA pediu , ou cara pediu aumento , ou queria pular fora , etc.. Enfim : parece que eles so matam de quem não precisam… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Eu prefiro acreditar que a “retirada” russa é um embuste.

kfir
kfir
7 anos atrás

PALMIRA CAIU, ESTA EM MÃOS DE ASSAD

MAS olha só

Bravo soldado russo destrói grupo de combatentes ISIS depois de pedir ataques aéreos sobre si mesmo, depois de ser cercado por jihadistas

soldado de forças especiais estava rastreando combatentes islâmicos nos arredores de Palmira
tem tropa russa no chão dando comando pelo menos.
o bombardeio foi de aviões russos…
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3509692/Russian-soldier-wipes-band-ISIS-fighters-calling-airstrikes-surrounded-jihadists.html?ito=social-facebook

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Tem gente aqui precisando de ______________________
_
COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE OS DEMAIS COMENTARISTAS, SEM FAZER ATAQUES ÀS PESSOAS. DISCUTA AS IDEIAS E ARGUMENTOS, DEBATA SOBRE AS MENSAGENS, NÃO ATACANDO OS MENSAGEIROS. VOCÊ JÁ FOI AVISADO E RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS, NÃO APRENDEU AINDA?

paco
paco
7 anos atrás

A Russia ta saindo da Siria pq ja cogita a hipotese de invadir os paises balticos e amplia de forma significante suas forças em Kaliningrado a 2 meses. Possivelmente essa eh uma alternativa se os acordos de Minsk nao forem cumpridos pq os rebeldes sao imprevisiveis. A Russia nao vai sustentar essa crise economica durante mt tempo, ela nao eh o brasil.

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Soldat 25 de março de 2016 at 14:42

Por que eu faria isto ? Obsessão com países que tem é você.

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

RL 25 de março de 2016 at 14:55

Está com dó dele, cria no seu quintal.

Soldat
7 anos atrás

Trollbuster……..kakakaka tu é troll mesmo comedia mesmo…kakakakaka…..
mimimimmmim

Pinel{2}

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Paco!
O que é que tem a ver o acordo de Minsk e rebeldes da Novorossiya com países Balticos e (principalmente) bases militares em Kaliningrado?
Ta fumando muito. Ou danada ta estragada…Juntou tudo numa historia sem sentido.
Um abraço !

RL
RL
7 anos atrás

Troll você não entendeu.
Fiquei com pena de você. Depois de seu último comentário, minha pena aumentou ainda mais.

Ah, não tenho quintal. Moro em apartamento sem varanda, sem espaço gourmet e nem casinha de cachorro.

RL
RL
7 anos atrás

Carlos Alberto Soares 25 de março de 2016 at 18:52
Tem gente aqui precisando de __________________.

Carlão, fantástico seu ponto de vista.
Como primeiro a reconhecer esta necessidade, o amigo por favor, faça a vez sendo o primeiro da fila
____________________
Eu juro, estarei logo atrás em segundo só pra te confortar.
_
COMENTÁRIO EDITADO. DISCUTAM AS OPINIÕES, NÃO RESPONDAM A ATAQUES PARA NÃO GERAR BOLAS DE NEVE DE TROCAS DE OFENSAS.
É TÃO DIFÍCIL ASSIM COLABORAR COM O TRABALHO DOS EDITORES DO SITE E MANTER UMA CONVERSA CIVILIZADA? CRESÇAM!

Rustam Bogaudinov
7 anos atrás

_ Syrian Arab Republic _

Battle for Palmyra. Helicopters Mi-24P/35M VKS Russia.
Many helicopters. (25 March 2016)

https://www.youtube.com/watch?v=QS3M6EGSjZg

Rustam Bogaudinov
7 anos atrás

Zefiris 24 марта 2016 в 19:17,

This is all Russian propaganda))) because the fans of the West told us here that Putin runs Russia, and have run out of money)))))
__

Isso tudo é propaganda russa))) porque os fãs do Ocidente nos disse aqui que Putin é executado Rússia, e ter ficado sem dinheiro)))))