Assassino de Nice é ‘terrorista ligado ao Islã radical’, diz premiê francês

21
rtr_nice_truck_attack_02_jc_160714_4x3_992
Foto: Reuters

ClippingO tunisiano que dirigiu seu caminhão contra uma multidão na quinta-feira à noite, matando ao menos 84 pessoas, é “sem dúvida um terrorista ligado ao islamismo radical”, declarou nesta sexta (15) o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

“É sem dúvida um terrorista ligado ao islamismo radical de uma maneira, ou de outra (…) Sim, foi um ato terrorista, e nós vamos buscar cúmplices”, declarou Valls no canal de televisão France 2.

Mohamed Lahouaiej-Bouhlel dirigiu um caminhão contra uma multidão que estava reunida na quinta à noite na cidade costeira de Nice para comemorar o feriado nacional de 14 de julho. A tragédia provocou terror em uma França já marcada por dois atentados extremistas em 2015.

Na mesma entrevista, Valls disse que a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos vai reforçar seus recursos militares contra o grupo Estado Islâmico (EI) na reunião de ministros da Defesa dos países envolvidos, que acontece em 20 de julho em Washington.

“Vamos reforçar os recursos da coalizão” nessa reunião “muito importante”, que contará com a presença do ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, declarou Valls, negando qualquer falha das forças de segurança francesas.
Segundo o premiê, o dispositivo de segurança para a festa do 14 de Julho foi “o mesmo” que aquele mobilizado para o carnaval de Nice e para a Eurocopa 2016, disputada – em parte – nessa cidade da Riviera Francesa.

FONTE: www.em.com.br / AFP

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir
kfir
7 anos atrás

http://oglobo.globo.com/mundo/governo-turco-enfrenta-tentativa-de-golpe-militar-19726611
Erdogan é um doido, quer ser o 12 iman, assumir um papel de liderança política/ religiosa dentro do islã…
Chegou a se declarar deus…

kfir
kfir
7 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=KfTUhxX_-l8
começam a chegar imagens do golpe…
lembrando que Erdogan era ou é protótipo de ditador, dificultando a vida de deus adversários, comprou petróleo da Síria e Iraque etc… sabe mais o que
parece que decidiram impedir a cobra de crescer..

Emerson R.B
7 anos atrás

“islamismo radica”, que piada.Qualquer um que não seja radical não segue o Islã, o Islã se define em Emular Maomé, o cara ja começou aniquilando uma aldeia inteira de judeus perto de Medina a 1500 anos atrás.

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Por muito menos, os EUA invadiram e destruiram países. Bloquearam bens, sancionaram economias, disseminaram contra-informação, derrubaram governos, sequestraram líderes e presidentes legítimos, assassinaram opositores, implementaram revoluções coloridas, extraditaram e julgaram em solo americano estrangeiros… E agora, fazer o que com os extremistas financiados por eles mesmos? Esses terroristas do ISIS são os mais “fiéis escudeiros” dos americanos e israelenses no OM; Eles exercem o mesmo papel que a Arábia Saudita. País este que têm quase um Trilhão de dólares de aditivos na economia de Washington; financiam terroristas no Yêmen, Síria, Nigéria… fazendo o jogo sujo do império; “não dão trabalho”… Read more »

Emerson R.B
7 anos atrás

Ocidental sincero espumando pela boca como sempre.Prefiro mil vzs a America do que Rússia ou a China.
Mas concordo com a criação do ISIS, mais uma burrada Ocidental (ou não )pra variar,dessa vez encabeçada pelos democratas ala Obama e sauditas a fins.
Não são escudeiros “dos americanos”e muito menos dos Israelenses.Isso vai muito mais alem do que Isis.
http://www.puggina.org/artigo/outrosAutores/o-jihad-vermelho-russo/7994

gilkid
gilkid
7 anos atrás

O Estado islâmico surgiu quando Obama retirou as tropas do Iraque. Com Bush estava tudo em relativa paz. Entretanto dessa vez eu acho que o EI está capitalizando um “lobo solitário” que não foi motivado pela “causa”. Ou a imprensa tá caindo na lábia dos muçulmanos de Nice preocupados com a rejeição popular ou esse cara não se motivou pelos versos satânicos, pois não frequentava mesquita, não tinha contatos e vivia bêbado. Não me parece um padrão de alguém que foi radicalizado como nos episódios de San Bernardino e Orlando

Emerson R.B
7 anos atrás

“gilkid 17 de julho de 2016 at 2:00 ” Que parte de emular Maomé vc não entendeu colega?? O poco que estudei do assunto, pra mim existe 4 tipos de Islâmicos. 1-O ignorante:nunca leu um Alcorão ou a Bíblia, só segue o Islã pq que todo mundo a sua volta segue,então ele vai no embalo. 2-O covarde:Esse esta quase saindo do islã, só n sai pq é perseguido, e tem medo de ser morto por aqueles que realmente seguem o islã. 3-O Esperançoso:Esse criou um Islã na sua cabeça que não existe,nessa sua versão o islã é moderado e só… Read more »

gilkid
gilkid
7 anos atrás

“Emerson R.B 17 de julho de 2016 at 20:44” Hoje a polícia apresentou novos fatos, mas ainda não me convenceu da ligação com o EI. Ao contrário do MO dos americanos que fazem de tudo prá esconder motivações islâmicas (nem pronunciam a palavra, e falam ISIS em vez do nome correto Estado Islâmico) os franceses estão me surpreendendo positivamente na objetividade, mas ainda não mostraram o vínculo, pois aparentemente não existe célula terrorista. Foi ataque terrorista sim, mas foi por alá? Foi a mando ou “em homenagem” ao EI? Ou é apenas um maluco simpatizante como o que cometeu uma… Read more »

Trovão Azul
Trovão Azul
7 anos atrás

Neste atentado morreram mãe e filha brasileiras, se ñ me engano são os primeiros brasileiros mortos pelo EI , minhas condolências aos familiares e que o Brasil mantenha o braço forte contra o terror.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Atitude de covarde! Volte para o seu país se você não se identificou com a nova cultura. Por isso eu sempre defedi a ideia de que o imigrante tem que buscar abraçar a nova cultura, pois foi essa que ele escolheu para viver. É no mínimo vergonhoso uma pessoa que vai morar em outro país não se misturar a nova cultura, ficar restrito a pessoas da mesma lingua e cultura anterior. Claro, tudo isso dentro do seu possível, das suas limitações…mas eu acho isso o correto. Se um dia eu ir morar no Japão eu tentarei ao máximo abraçar a… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Nada justifica uma barbárie,porem lembrando de um passado muito distante,ingleses,franceses,holandeses,portugueses, espanhóis e outros larápios viviam tacando o terror, invadindo terras,matando em nome de Deus, catequizando e impondo o catolicismo e roubando riquezas.Aqui na minha cidade tem duas regiões quê hoje fazem parte da região metropolitana em quê o padre combinou com os escravos quê daria a alforria deles em troca da construção das igrejas em suas respectivas sedes.Construir naquele tempo era osso com a tecnologia da época.Ao fim da obra sabe o quê os pilantras dos padres fizeram? Ao ser questionado da promessa da alforria os padres falaram quê a… Read more »

Emerson R.B
7 anos atrás

Renato de Mello Machado 18 de julho de 2016 at 22:24
A Renato vai conta historia da carochinha pra senhora tua mãe.Não venha comparar cristianismo com Islamismo.A maior e mais rica sociedade que a humanidade ja viu foi baseada na cultura judaico cristã(me refiro a todo o ocidente).
Não gostou, escolhe um pais africano ou árabe pra ir viver, e veja que até hoje em alguns tem até escravidão.Fora a miséria e injustiças a rodo.

gilkid
gilkid
7 anos atrás

Pensando assim, Renato, o Islamismo está no mínimo 500 anos atrasado. Portanto, seus valores não condizem com a civilização ocidental atual. Quem quiser manter seus valores, faça-o em seus respectivos países não-civilizados.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Aos quê responderam meu comentário:Vão estudar tá bom? Falei quê nada justifica não compartilho,agora produzam algum comentário botem a caixola para funcionar, pegar gancho nos comentários dos outros é fácil.Emerson R.B não se mete com a mãe de ninguém seu moleque.

bosco123
7 anos atrás

Uma hora a França perde a paciência e usa uma nuke. – Renato, O que as potencias ocidentais fizeram no passado não foram nada diferente do que já existia nas terras dominadas. Dez milhões foram sacrificados ao deus Sol na AL antes da chegada dos europeus. Uma carnificina! E você vem falar dos padrecos portugueses? A África era um paraíso? Os próprios africanos se matavam e se vendiam. A culpa não é só dos conquistadores europeus. Hoje há países na África onde se cometem as maiores barbaridades em nome de “etnias”. O car leva uma foiçada só por ter nascido… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Tirando a América do Norte que por ter uma população minúscula, vastos recursos naturais e um território gigantesco, é o único lugar que pode-se alegar que a vinda do conquistador europeu fez regredir o processo civilizatório. Agora, achar que a América do Norte seria poupada da migração humana e que seria um paraíso na Terra,intocável,para sempre,é ser muito ingênuo e não creio que alguém em sã consciência aceite essa hipótese como minimamente realista. Uma hora, mais cedo ou mais tarde alguém iria chegar lá e a confusão estaria armada do mesmo jeito.Venceria o mais apto, o mais forte, que no… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Essa concepção de que a violência islâmica é uma consequência do imperialismo/colonialismo europeu é um equívoco comum, originado da orientação ideológica da maioria dos professores de história. Essa questão da escravidão, por exemplo: aprendemos – corretamente – que os europeus usavam escravos principalmente em suas colônias, como o Brasil e os EUA. Mas esta é apenas metade da história da escravatura africana: o que não nos ensinam é que uma das principais rotas do tráfico de escravos africanos levava-os para o Oriente onde eram utilizados pelos muçulmanos. De fato, os muçulmanos usavam escravos africanos muitos séculos antes dos europeus (desde… Read more »

gilkid
gilkid
7 anos atrás

“Renato de Mello Machado 19 de julho de 2016 at 7:13
Aos quê responderam meu comentário:Vão estudar tá bom?”
.
Agradeço e retribuo o conselho, afinal é óbvio que vc precisa mais para produzir um argumento que me dê trabalho de rebater

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Gilkid, O comentário meu,quê foi matéria de prova de concurso público inclusíve e não “história da carochinha” como disse o machão da internet por de trás do teclado lá em cima gera um comentário sim ,e é para isso quê estamos aqui porém sem ofensas,quê não foi seu caso e do Bosco.

gilkid
gilkid
7 anos atrás

Renato de Mello Machado 19 de julho de 2016 at 22:36 A questão é se o cara tinha vínculos com o Estado Islâmico ou não, mas se vc quer debater sobre História, vou regressar um pouco sua timeline: o Islamismo se expandiu pela espada, não por ideias ou catequese. Não vou defender as atrocidades da igreja católica de 500 anos atrás, mas se vc quer colocar isso na equação, terá que levar em conta o imperialismo muçulmano, como o Jacinto já citou (19 de julho de 2016 at 14:18). Então pare de querer relativizar as coisas, pois como vc mesmo… Read more »