Novos obuseiros M109 A5 realizam primeiros disparos em solo brasileiro

13

Três Barras (SC) – No dia 22 de março, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) coordenou o Tiro de Aceitação de duas Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 (VBCOAP M109 A5) que desembarcaram no Porto de Paranaguá, há 14 dias.

Após concluídos os trabalhos de manutenção e inspeção dos armamentos, realizados no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), os obuseiros foram deslocados para o Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado em Três Barras (SC), para a execução de seus primeiros disparos em solo brasileiro.

As guarnições das peças foram compostas por militares do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e cada obuseiro realizou cinco tiros. Após cada disparo, a equipe do Pq R Mnt/5 inspecionava o armamento, a fim de certificar se o obuseiro estava com seu funcionamento regular.

A atividade foi conduzida de forma segura e profissional, sob a supervisão do Comandante da AD/5, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, acompanhado de seu Estado-Maior e de militares envolvidos no processo de manutenção e transporte das peças.

Diante do resultado bem-sucedido, as VBCOAP M109 A5 estão sendo empregadas novamente no dia 3 de abril, por ocasião do Batismo de Fogo dos novos obuseiros, quando executarão os tiros de demonstração.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
5 anos atrás

Esse bichão atirando é espetacular! Mais ainda quando em conjunto! Existe um video no Hoje no Mundo Militar” sobre o M-109 que exemplifica o que eu disse.

wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

Essa munição eh de impacto neh??
o EB utiliza alguma munição com “espoleta de aproximação”? ou que exploda em cima do alvo…

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Espoleta tempo.
Utiliza sim.
Mas não é a de aproximação igual da AAe.

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Acredito que para tal atividade seja utilizada munição de v treinamento com pouca inerte.

Marcos
Marcos
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Pouca leia-se ogiva… corretor infernal.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Já vi vídeos em que tripulantes americanos, alemães etc utilizam máscaras contra gases durante os disparos pois o ambiente fica inundado com fumaça. Esse tipo de equipamento de proteção individual é utilizado aqui no Brasil?

Gustavo B
Gustavo B
5 anos atrás

Os antigos obuseiros serão desmantelados, vendidos ou postos na reserva?

Jefferson
Jefferson
5 anos atrás

Fico muito feliz pelo EB estar equipando as forças de artilharia. Essas compras de oportunidade de peças de artilharia dos EUA ajudou muito…
Lindas fotos!

marujo
marujo
5 anos atrás

Colombelli, tem uma questão que não considero suficiente respondida pelos companheiros do blog e que talvez você saiba: quantos M-109 serão operacionais?

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  marujo
5 anos atrás

96 M-109 A5 e 32 M-109 A5+? Se for isso mesmo poderia rolar mais uns 3 lotes de modernizações, de qualquer forma parece ser uma quantidade muito boa. O M-198 e L-118 irão ser ótimas aquisições, especialmente o M-198, já que o M777 é sonho…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Não entendo. Porque a insistência do soldado brasileiro em não usar camuflagem no capacete? É tradição? Me ajuda a entender.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Deve de ser por economia. Se tiver um conflito eles usam

Marcos Paulo
Marcos Paulo
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

É treinamento de manuseio…