Home Conflitos em andamento Coreias do Norte e do Sul prometem encerrar conflito em acordo histórico

Coreias do Norte e do Sul prometem encerrar conflito em acordo histórico

2628
139
kim Jong Un e Moon Jae-in

Ilsan, Coreia do Sul – Os líderes das Coreias do Norte e do Sul se comprometeram com a desnuclearização completa da Península Coreana e prometeram encerrar formalmente a Guerra da Coreia, 65 anos após o fim das hostilidades.

Em um encontro extraordinário de um dia que pesou com o simbolismo, o presidente sul-coreano Moon Jae-in e seu colega norte-coreano, Kim Jong Un, abraçaram-se, plantaram uma árvore e conversaram sozinhos por mais de 30 minutos.

Em seguida, eles assinaram a Declaração de Panmunjom para a Paz, Prosperidade e Unificação na Península Coreana, que compromete os dois países à desnuclearização e fala sobre trazer um fim formal ao conflito. Foi uma conclusão surpreendente para o primeiro encontro entre os líderes dos dois países em 10 anos.

Em discursos separados, Kim e Moon prometeram uma nova era. Dirigindo-se à mídia mundial ao vivo pela primeira vez na TV, Kim disse que as Coreias “serão reunidas como um só país”.

Mas por trás de toda a cerimônia, na “aldeia da paz” Panmunjom na Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, havia poucos detalhes concretos. A Declaração de Panmunjom, em grande parte, evitou detalhes sobre as capacidades nucleares de Pyongyang e não definiu o que a Coreia do Norte esperaria receber em troca da desnuclearização.

A promessa de acabar com a guerra da Coreia enfrenta grandes obstáculos – qualquer acordo de paz final também deve envolver a China e os EUA, ambos participantes do conflito original que começou em 1950, quando o Exército do Povo Norte-Coreano invadiu o sul. Embora um armistício tenha sido assinado em 1953, nenhum tratado formal de paz foi concluído e, tecnicamente, a península continua em guerra.

FONTE: CNN

139
Deixe um comentário

avatar
49 Comment threads
90 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
50 Comment authors
PauloLucas SennanigoHMS TIRELESSWilson França Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Bueno
Visitante
Bueno

Atitude Louvável !
Que torne em realidade este gesto e desfrutem de paz e prosperidade.
Torcendo pela unificação

wwolf22
Membro
wwolf22

Qual a chance de acontecer o mesmo que aconteceu com a Alemanha??

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Apesar dos avanços os sul coreanos não tem a riqueza dos alemães ocidentais, além da população da Alemanha Oriental ter na média um nível educacional muitíssimo superior ao atual dos norte coreanos. Infelizmente acho que o fosso vai continuar aumentando e nunca mais serão um mesmo país.

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Mínima. A Coréia do Sul não tem dinheiro para o update estrutural do norte.

Se a guerra realmente acabar será bom para a China: mais um corredor para escoar seus produtos através das fronteiras abertas entre as Coréias. E o sul usará a mão de obra barata do norte para competir com a China.

wwolf22
Membro
wwolf22

mas teoricamente o dinheiro que era e ainda eh gasto com defesa poderia sofrer um desvio para a reconstrução do norte… esse acordo de paz justificaria um grande arte no orçamento militar… e essa diferença poderia ir para a reconstrução… penso eu… por outro lado a Coreia do sul poderia absorver os cientista nucleares e criarem um novo player mundial em energia nuclear com padrão sul coreano… seria interessante

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Uma Coréia única seria um problema para as demais potências, como China e USA. Teria a população da Rússia, uma economia do Japão e armas nucleares. Acho que não é o interesse do mundo uma unificação.

Camargoer
Visitante

Caro Wwolf. Acho improvável que ocorra uma reunificação das Coreias nos moldes da Alemanha. Teria que ocorrer o colapso de um dos regimes, mais ou menos como foi na Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlin. Por outro lado, eu mencionei recentemente que considero essa aproximação entre as Coreias um “nó tático” dado pelos coreanos nos EUA, porque conseguiram anular a argumentação de uma escalada militar. Restou aos EUA apoiarem as conversações (talvez até chanceladas por um Nobel da Paz em algum momento). As Coreias com o apoio da China excluíram os EUA das discussões de paz, dando… Read more »

wwolf22
Membro
wwolf22

realmente eh bem complicado a situação…
o sub urbano descreveu bem o provável resultado de uma possível reunificao das Koreias…
acho que nenhum estrategista mundial previu tal situação… a tal criação da Super Coreia… belo jogo de xadrez…

Camargoer
Visitante

Olá Wwolf. Acho que o horizonte para uma “supercoreia” está muto distante para ser avaliado com clareza. Antes disso, será necessário normalizar a condição da Coreia do Norte junto a comunidade internacional, encerrando as sanções econômicas, reduzir a presença miliar dos EUA na região (que hoje é um fator de desestabilização, não de estabilização), equacionar a questão energética na Coreia do Norte (sem a qual não haverá crescimento econômico nem ganhos sociais). Antes de discutir uma reunificação da Coreias, imagino que seja necessário normalizar a questão diplomática e depois a questão militar. Não creio que o atual presidente da Coreia… Read more »

Rui chapéu
Visitante
Rui chapéu

Eu sabia que vcs da esquerda não batiam bem da cabeça, mas achar que o gordinho deu um nó tático nos EUA foi demais!!

Kkkkkkkkkkkkkk

E depois aindA fala que a China excluiu os EUA das conversas de paz!!!

Kkkkkkkkkkkkkk

Viraram comediantes tb???????

Antonio
Visitante
Antonio

Certa vez um professor de relações internacionais me disse que é mais fácil a Coreia do norte se tornar uma província chinesa do que se unir ao sul kkk

Camargoer
Visitante

Olá Antonio. Acho que ele tem razão. riso

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Só acredito quando estiver assinado e em vigor, a melhor Coreia é especialista nessa técnica de distensão seguida de recrudescimento, nesse jogo são mestres a mais de meio século.

Bosco
Visitante
Bosco

Tomara que o Ping Pong Lee III crie mesmo juízo e seja um melhor líder para seu povo e deixe de ser o chihuahua estressado da China.
Eu gosto dele e até queria ter um só pra mim pra eu poder apertar essas bochechonas rosadas todo dia quando chegasse do trabalho.

tomcat3.7
Visitante
tomcat3.7

kkkkk,rachei de rir aqui!!!!

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Bosco is in love. Kkkkkk

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Ta mais do que na hora dessa turma sentar e tomar umas geladinhas. A guerra da Coréia foi uma catástrofe humana. Passar por isto duas vezes, ninguem merece.

Rafael_PP
Visitante
Rafael_PP

Bosco, talvez seja só isso que ele precise para parar de estourar bombinha e judiar dos irmãozinhos: um apertão na bochecha e um ouvir um “meu garoto!”.

Prepare seu visto e acabe com essa guerra! Problema é se ele não deixar você voltar…

Bosco
Visitante
Bosco

rrsss

Angelo Chaves
Visitante
Angelo Chaves

Mais uma vez deixo aqui o meu “la ele”.
kkkkkkkkkkk
Também torço pela paz.

Delfim
Visitante
Delfim

Uiiiii !!!

Lucas Senna
Visitante
Lucas Senna

Chihuahua estressado é um pleonasmo kkkk

comment image

John Kuallquer
Visitante

Seria o meu presente de aniversário!

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Kim foi subestimado, se mostrou muito esperto na questão nuclear… saiu com armas capazes de atingir o USA, o ICBM coreano chega até a Califórnia. Isso é força suficiente para sentar na mesa com os Estados Unidos e negociar, coisa que seu pai nunca conseguiu. – Também é um líder carismático, diferente de seu pai, a semelhança física com seu avô não é coincidência, é uma jogada de relações públicas. Saudosismo do povo que viveu o período soviético onde o norte tinha um padrão de vida maior que o do sul. A imagem obesa e sorridente de Kim traz boas… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

A CN, não tem o ICBM.
E se cumprir o que disse de encerrar os teste ai mesmo que não à teram.

Bosco
Visitante
Bosco

Sub, A Rússia com suas 7000 ogivas (1500 operacionais) já tá duvidando que consiga atingir os EUA e tá renovando todo o seu conceito de “entrega” nuclear e apelando pra torpedo e míssil cruise com propulsão nuclear, não será a CN com meia dúzia de ICBMs com ogiva unitária (SRV) que pode se gabar de poder ferir os EUA. Tá mais pra tocar o terror em todo mundo em volta mas duvido muito que tenha condições de romper as defesas americanas. Na verdade o que o Ping Pong fez foi abrir o bico e parar pra desmaiar no meio da… Read more »

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

A KN tem 2 modelos de ICBMs operacionais e 1 SLBM operacional.

Bosco, o povão não entende esses detalhes técnicos. Quando mostra na CNN um teste norte-coreano com um “especialista” falando sobre inverno nuclear, chuva ácida, fallout, câncer, em meio a clipes com bezerros de duas cabeças em Chernobyl, aquela dona de casa e o cara que está chegando do trabalho ficam com uma pulga atrás da orelha. Essas pessoas votam.

Vejam as pegadinhas no youtube sobre ataque nuclear coreano que vcs vão ver o medo dos eleitores e taxpayers americanos kkkkkk

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Acabar a guerra assinando um papel é facil.
Mas reunificar a duas coréias, pode esquecer.

O gordinho está fazendo jogo de publicidade para tirar a pressão do Trump de cima dele.

Rui Chapéu
Visitante
Rui Chapéu

Trump conseguiu em poucos Tweets o que 50 anos de diplomacia não conseguiram.

Falou que ia fazer porquinho assado se ele não parece de se meter a besta com os nukes, e ainda falou pra China escolher entre defender o gordo ou fazer comércio com os EUA.

Pronto. China largou mão do gordinho e ele teve que ir lá pedir as pazes.

GO MR. PRESIDENT!!

Angelo Chaves
Visitante
Angelo Chaves

Trump é um gênio, Ping Pong III, como diz Bosco, também não é burro.
O primeiro, com seus métodos não ortodoxos já resolveu problemas que seus antecessores não conseguiram.

ODST
Visitante
ODST

E você acreditou em tudo isso. Pelo visto o teatro surtiu efeito em alguns….

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Incrível como a mídia tradicional é tendenciosa: Se esse dia histórico fosse na Gestão Obama vocês podem ter certeza que os jornais de todo o mundo iam ficar babando durante 1 mês, fariam longas matérias nos jornais, diriam que Obama é adora em todo o mundo, mostrariam artistas de Hollywood elogiando o bondoso Obama, talvez plantão na GLOBO, sites como G1, El país Brasil, BBC Brasil, Folha de SP e UOL colocariam a imagem de Obama NO TOPO dos respectivos sites, contariam como Obama é bonzinho, sua história de vida, como ele é um estrategista, diriam que ele é “paz… Read more »

Camargoer
Visitante

Caro Ivan. Obama ganhou o Nobel da Paz quando venceu a eleição presidencial, segundo a Fundação Nobel “for his extraordinary efforts to strengthen international diplomacy and cooperation between peoples” (ao menos é o que consta na página da fundaçao Nobel).

Walfrido Strobel
Visitante

Sim, Obama recebeu o prêmio Nobel em 2009.

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Sério? Meu Deus, é pior do que eu pensava! Obama receber Nobel da Paz é o mesmo que dizer que Rússia, China e USA trabalham em prol da paz mundial…pior ainda no caso de Obama que atuou fortemente para tirar liberdades individuais nos EUA, perseguir grupos religiosos (principalmente católicos), nas instituições de ensino e pessoas que pensam diferente da “agenda”; sem falar as atuações militares e os “”escândalos”” de espionagem PROPOSITALMENTE divulgados. Obama foi um asno em todos os aspectos, desde a economia focada na importação de produtos, beneficiando os conglomerados americanos no exterior (indo contra o pensamento liberal), restringindo… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

A meta do Obama foi destruir a hegemonia economica, a política externa, e a economia domesticated Americana, e de quebra, dividiu o país e importou toneladas de mulsumanos.

O Obama quase afundou a nação. Trump herdou um verdadeiro caos.

Camargoer
Visitante

Olá Ivan. Acho que você teria ficado mais decepcionado se Obama tivesse recebido o prémio Nobel de economia (riso).

Heitor
Visitante
Heitor

Tem pontos do Obama que eu elogiava, mas outros não… Mas receber prêmio Nobel foi demais pra minha longa paciência… Nobel da Paz, apesar dos drones com mísseis na cabeça “de terroristas”, supostamente, mas acabava matando inocentes…

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Assino embaixo.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Não haverá super Coréia por dois motivos:

1 Ditador não suporta Democracia

2 A pobreza do Norte, destruiria a riqueza do Sul.

Delfim
Visitante
Delfim

Isso não foi problema insolúvel na Alemanha.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Delfim,

Foram circunstancias muito diferentes as que promoveram a reunificação das duas Alemanhas.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Em pensar que os 2 quase entraram em guerra por causa de uma árvore kkkk, agora querem plantar uma.

O mais engracado é o presidente sulcoreano caiando na labia da China e CN, mesmo com 70% de desaprovação da população com essa aproximação.

A CN não vai entregar suas ogivas e misseis, não passa de um tatica para tentar furar o bloqueio econômico e tentar mudar a percepção mundial de que a CN quer a paz e só ta reagindo as ações do EUA e aliados o que é uma MENTIRA! repito, MENTIRA! .

Camargoer
Visitante

Olá Augusto. Não creio que os diplomatas da China ou da Coreia do Sul sejam ingênuos. Essa aproximação das Coreias, que teve início com o desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno que ocorreram no início de 2018 visam várias coisas, inclusive encerrar as sanções econômicas contra a Coreia do Norte, ampliar o comércio regional, mas também interromper uma escalada nuclear e militar que prejudicaria todos os países do leste asiático, incluindo China e Japão. Acho que não se pode subestimar a inteligência dos diplomatas destes países.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Os diplomatas chineses n precisam ser ingênuos, eles n querem uma CN desnuclearizada, entenda isso. Quanto a CS o presidente só ta dando corda para a CN,esperando chegar a hora que ele vai falar “só apoio o fim das sanções e exercicios militares se vcs desistirem de ter bombas nucleares e misseis”, ou seja, não passa de um grande jogo de marketing, um tentando se passar por bonzinho acima do outro. Para resolver o impasse a seu favor. A escalada militar começou com o Kim não com o EUA aliás à antiga presidente sul coreana implorava para Obama tomar uma… Read more »

Camargoer
Visitante

Caro Augusto. De modo geral, evito qualquer discussão em nível pessoal. De qualquer modo, escrevi ao Prof. Pedro Vinicius, talvez a pessoa melhor informada sobre a Coreia do Norte hoje no Brasil. Como não sou cidadão americano, minha opinião pessoal sobre Trump não faz qualquer diferença. Recomendo a leitura do artigo “A SITUAÇÃO NA PENÍNSULA COREANA E O NOVO EQUILÍBRIO REGIONAL”.

Rodrigo Tavares
Visitante
Rodrigo Tavares

Esquisito este comportamento…. parece minha esposa no início do namoro….

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

kkkkkk Rodrigo essa foi boa!

Bardini
Visitante
Bardini

Meus dois centavos:
.
1) Trump está fazendo isso aí acontecer. Aceitem…
2) Abdicar do arssenal nuclear é o ÚNICO jeito do “little rocket man” sobreviver no poder.
3) Esse é o único jeito da China não ser arrastada pra uma Guerra que ela ainda não esta pronta para lutar.
4) China continua prevenindo o surgimento da Korea unificada, que representaria no futuro, um inimigo ainda mais poderoso na região.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Concordo com seu 1° ponto e parcialmente com seu 4° e 3° ponto, agora abdicar das ogivas e misseis serem o unico jeito da CN sobreviver, só o tempo dirá.

Johnnie
Visitante
Johnnie

Se eu fosse o KJU entregaria minha capacidade nuclear em troca do cara da CS cortar o cabelinho igual ao meu.

Andromeda1016
Visitante
Andromeda1016

Esta aproximação estava sendo preparada desde que o presidente sul coreano tomou o poder. O cara é partidário do norte sendo acusado de comunista pelos conservadores do país, tanto é verdade que desde que assumiu o poder bajulou o norte sempre que pode e procurou ressuscitar o interesse pela reunificação dentro do sul por meios não beligerantes. Ele era opositor à presidente anterior que era opositora ao regime norte coreano e queria realizar a reunificação forçando o colapso do norte. Por causa disso adotou postura agressiva contra o norte impondo sanções e perseguindo políticos considerados comunistas no sul. O atual… Read more »

Agnelo Moreira
Visitante
Agnelo Moreira

Existe a narrativa de q o acordo entre as Coreias e suas participações unidas nos jogos foi um sai pra lá no Trump. Concordo, q se fosse o Obama, estariam elogiando. Parece q todas as conversações e apertos antigos só fortaleceram a CN. Depois q o topete laranja não recuou e só escalou a crise, todos acharam melhor conversar, inclusive a China. Não foi por menos, q o gordinho foi a China. Deve ter tomado um “segura badejo” e chegamos a isso. Mas, na real, eu confiaria desconfiando. A Guerra Moderna já mostrou q palavras e acordos escritos não são… Read more »

Camargoer
Visitante

Olá Agnelo. Eu entendo que os interesses dos países do leste asiático (China, Japão e Coreias) são pelo fim da escalada militar na região. Eu não acho que a Coreia do Norte ou a China tenham obtido uma vitória diplomática individualmente, mas acredito que os países da região tiveram sucesso em neutralizar o discurso dos EUA. A diplomacia da região são profissionais e devem ter atuados coordenados. Creio que o objetivo seja normalizar a condição diplomática da Coreia do Norte, encerrando as sanções comerciais. Quando digo que deram um “nó tático” nos EUA refiro ao fato de não haver outra… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Nao, não é um sal, até pq a CS e Japão pediam uma postura mais agressiva ao EUA. A CS aceitou conversar depois que a CN ficou vulnerável, o que ela(CS) irá fazer é chegar e falar “nos gostamos da paz, estamos dispostos a negociar mas não abrimos mão da pressão militar e economica se a CN não abrir mão das bombas e misseis” ou seja é uma oportunidade unica de ser passar por bonzinho da questão. Agora a China e CN tentam extrair dessa vontade ocidental de ser passar por bonzinho para driblar as sanções e voltar o q… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

O presidente Trump disse clara e publicamente, que quer a CN desnuclearizada. Não é somente suspender o programa de testes explosivos e os lançamentos de ICBMs.

O gordinho está querendo preservar suas nukes a qualquer custo.

Esse show publicitário midiático de paz e amor, é porque estão realmente com medo (China, CN, CS) de um ataque americano na península.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Tadeu, a CS não tem medo de ataque dos EUA, aliás ela é e foi umas das apoiadoras da pressões. Agora sobre um ataque é meio improvavel, seria à ultima opção. Primeiro se o Kim chegar a ter o ICBM, seria os EUA armarem todo o Leste Asiático e colocar Thaad em todos paises da região e implantar um bloqueio naval de verdade na região. Só depois que poderia vir a ter o ataque. Sobre os EUA, eles não precisa em tese desnuclearizar a CN, eles só precisam garantir que a mesma não tenha meios de acertar o continente americano,… Read more »

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Nada como ter arsenal e tecnologia nuclear para se fazer ouvido….Poder nuclear abre muitas portas , estão vendo só? Só tem que ter coragem…..

Hawk
Visitante
Hawk

Tadeu Mendes 27 de Abril de 2018 at 18:39 concordo contigo. Alguém já parou pra pensar que o King Kong JR. comprou uma briga com os EUA, achando que a Rússia e a China iam comprar a briga junto, e agora ele viu que fez cagada? Nada mais normal para tentar fazer as coisas voltarem ao normal, infelizmente para o povo da CN. Só para relembrar um pouco a história: quando em 1993, o Presidente Americano Bill Clinton fez com que Yasser Arafat (OLP) e Yitzhak Rabin (Ministro de Israel) assinassem um tratado de paz, também falaram as mesma coisas… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Yasser Arafat nunca reconheceu a existencia de Israel. O acordo de Oslo foi uma tragedia para Israel que abriu mao de muita coisa, para poder agradar aos palestinos….e como pagaram? Intifada duas vezes.

Eu detesto esse povo.

Fabio
Visitante
Fabio

Trump em um ano de governo ja fez mais que todo governo midiático de Obama…EUA saiu da recessão, acabou com sua dependência energética, a economia cresce como nunca, desemprego diminiui, conseguiu neutraliza coreia do norte e aos poucos vai minando a influência Russia…bem.diferente das previsões da midia.

Camargoer
Visitante

Caro Fabio. Não é correto sua afirmação sobre o crescimento da economia dos EUA. Trump assumiu a presidência em jan/17, quando a crescimento do PIB dos EUA caiu de +3,5 em dez/16 para 1,9 em janeiro, chegando a 0,7% em maio/17. A economia voltou a crescer ao longo de 2017, até atingir um máximo de 3,3 em nov/17 e então vem desacelerando chegando a 2,3 em maio/18. Apenas para comparação, em 2014 a economia dos EUA teve taxas maiores do que 5% ao mês e em 205 picos de 3,9%. As atuais taxas de desemprego de 4,1% (quase pleno emprego)… Read more »

Control
Visitante

Srs Este movimento foi coordenado pelos chineses. O acordo deverá sair entre as Coreias com a benção chinesa trazendo um desarmamento parcial na península, inclusive e principalmente com uma retirada dos americanos da península a pedido da Coreia do Sul. Com isto, a Coreia do Sul deixará de ser um ponto de apoio americano na fronteira da China (na prática, se tornará um país sob controle chinês) e os planos chineses para estabelecer um cinturão de países títeres avançará uma posição. Como a Coreia do Sul produz uma grande quantidade de componentes eletrônicos, isto será um problema sério para o… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Vc acha mesmo que um pais democratico, altamente industrializado, uma economia de mercado irá trocar uma aliança com o bloco Ocidental para ficar no guarda chuva Chines ??
Acorda, a CS não é nenhuma rebuplica d bananas não.

Control
Visitante

Srs Jovem Augusto L Como mostra a história (Chamberlain que o diga), é mais fácil um país democrático se auto enganar com expectativas de paz e progresso do que ditaduras; e ser destruído por isto (vide certos países da AS). As ditaduras costumam manipular estes desejos dos regimes democráticos atraindo-os a acordos de paz e cooperação que logo são descumpridos. Quanto ao regime de mercado, o capital vai aonde há lucro e tem o mau hábito de pensar a curto prazo, tanto que a China recebeu e continua a receber investimentos de empresas de países democráticos de economia de mercado,… Read more »

Zorann
Visitante
Zorann

Vcs realmente acham que este Kim Jong Un é maluco? Ou que fez algo sem pensar? Lógico que não. Ele manipilou as principais potências, criando esta imagem de maluco, ora peitando, ora recuando, ora adulando chineses, ora adulando sulcoreanos e conseguiu oque queria. Ele fez uso perfeito das ditas ‘armas da macro esfera’. Ele soube jogar o jogo. E para isto precisa ser inteligente, frio, calculista. . Ele queria desenvolver armas atômicas, e durante este processo reagia com veemencia a qualquer ameaça do ocidente. Mostrando que iria até as últimas consequências. Isto de caso pensado, tipo: se vcs são malucos… Read more »

Capa Preta
Visitante
Capa Preta

O que uma chantagenzinha nuclear não proporciona não?!kkkk o mundo não e para fracos. O PIB de Pindamonhangaba no inteiror de SP e de 6 bilhões de Dolores, o PIB da CN e de 12 bilhões, A Coreia do Norte Comunista equivale economicamente a duas Pindamonhangaba , O povão norte coreano vai continuar sub nutrido na caca socialista, mas a elite do partido comunista norte coreano ate o fim do ano vai estar andando de Hyundai Sonata e vendo Netflix em TVs Sansung de 70 polegadas kkkk
Editar

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Sem abdicação do poder ditatorial no norte não pode haver pacificação. Seria um erro da comunidade internacional aceitar a Coréia do Norte sob ditadura, apenas porque aceitou desfazer-se de seu poderio nuclear. Há ainda uma forte tendência contra a democracia e contra a liberdade. Se Kim realmente quisesse a reunificação, não se pode deixar de exigir o fim do regime hereditário e ditatorial que existe na CN. Isto serve apenas, parar com as ameaças nucleares, para perpetual Kim no poder com a chancela da comunidade internacional. Não é apenas uma questão de ter bomba atômica, mas deve ser uma questão… Read more »

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

Os EUA aceitam e chancelam a ditadura na Arábia Saudita que é brutal com o seu povo! Nenhuma nação está preocupado com o povo norte coreano, ou a liberdade de qualquer outro povo, o que importa é se as intenções do ditador estiverem de acordo com as da comunicação internacional!

Bosco
Visitante
Bosco

Jefferson, A ditadura na AS é brutal com seu povo? Explica isso aí? Até onde eu sei quem quiser pode sair da AS. Isso aí já é uma grande diferença entre o regime absolutista comunista da CN com o regime absolutista capitalista da AS. Se não há liberdade religiosa, infelizmente lá é uma “teocracia” e o sistema legal é baseado na Sharia. A ditadura de lá é muito diferente da ditadura de figuras como Fidel Castro, King Jong, Maduro, Kadaf, Assad, Sadam, etc. Ninguém nunca chamou o Irã de ditadura, apesar de lá também ser uma teocracia. Apesar de estranho… Read more »

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

Bom a não ser que seja mulher Bosco, não me recordo de na CN de ter como pena castigo físico para mulheres que simplesmente saíram sem a permissão de um homem (pai/marido)…

Bosco
Visitante
Bosco

Jefferson,
Dentro do contexto cultural/religioso isso lá na AS é normal e aceito pelas mulheres muçulmanas.
Aliás, as feminazes do Ocidente concordam que no Islã as mulheres não são exploradas ou tidas como objetos porque sua condição advém da observação do Alcorão.

Augusto L
Visitante
Augusto L

O Irã é uma ditadura de partido unico, comandado por um Aiotala.
Não é uma democracia, não tem estado de direito, eleições livres e pluripartidarismo.

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

O Aiatolá controla o Parlamento… toda a gestão do poder executivo é eleita democraticamente.

E as eleições no Irã são super polarizadas entre moderados e radicais, acompanhe a próxima e tire suas conclusões.

O Aiatolá tem menos poder que o nosso MDB no congresso. Nem se compara com a arábia saudita que é uma Monarquia Absolutista!

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Sub-Urbano, se o Aiatolá controla o Parlamento já não há democracia! A verdade é que a democracia vai muito além de simples realização de eleições. Passa também pela separação dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), que além de independentes entre si devem fiscalizar-se e limitar-se mutuamente ( O famoso sistema de Check and balance). Nada disso ocorre no Irã, onde os três poderes encontram-se subordinados ao Líder Supremo, que é um Clérigo islâmico (Ali Khamenei). Ainda falando dos poderes do Estado cabe especial menção ao judiciário. Em um regime democrático o Judiciário, geralmente um poder não eleito, representa a… Read more »

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Bosca, então já morar na AS, já que não conseguiu visto para morar no meu amado Estados Unidos. O Tadeu Mendes conseguiu, você deve ter muita inveja dele. Vai com Deus.

Bosco
Visitante
Bosco

100,
Eu vou pra AS se você for pra CN! Combinado!??
E quanto a você? Por que não foi morar na Rússia e na China? Lá eles aceitam qualquer coisa!

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

Boa tarde, Bosco, então dos países muçulmanos a postura adotada pela Arábia Saudita do islamismo é a mais extremista, inclusive comparado com os próprios países do oriente médio que não são nenhum exemplo de libertades individuais!

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

Ficarei surpreso se ele abdicar das nukes que já possui! De fato é um momento histórico a aproximação das duas Coreias mas acredito que pelo menos nesta geração elas não se unificaram! Agora essa aproximação tirou e muito o poder de barganha do EUA impor questões a CN, já que se for benéfico para Coreia do Sul e a região eles vão aceitar o que a CN estará disposta a fazer e não irão impor grandes empecilhos! Sinceramente eu subestimei a inteligência do gordinho do foguete, ele se mostrou um excelente estrategista e é difícil de saber o que ele… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Infelizmente, eu repito, a Coréia do Sul, o povo da Coréia do Sul, sofre como um todo, sutilmente e imperceptivelmente, da Síndrome de Stockholm. Eles são vítimas há muitos anos e sofrem, fazendo qualquer acordo para sentir uma alívio que for, tendo em mente, a partir disto, que Kim Jong Un não é “assim tão” mau. É perigoso desenvolverem afeição. E m,ais perigoso desenvolverem amor, de tal forma a esquecerem a sua própria virtude para adorar a virtude do malfeitor, considerando-o bom. Os Americanos precisam ficar atentos. Não haverá paz, nem segurança enquanto Kim governar a Coréia do Norte, por… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

A Coréia do Norte é um, como dizemos brasileiros, abacaxi. Um abacaxizão. Além de tudo, além de se desarmar nuclearmente e reestabelecer vínculos econômicos e sociais com o resto do mundo, Kim Jong Un precisa se aposentar ainda quando é vitoriso. Ele deve pedir que se erga uma estátua para ele na praça central, longe da de seus antepassados ( enquanto vivo), algo como especial, a está tua do líder que reunificou as Coréias em uma acordo de paz. Para, entregar o poder, e marcar eleições diretas para no mínimo três candidatos com mandato não superior a quatro anos, com… Read more »

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

A Coréia do Norte está em sua melhor fase desde o fim da URSS. Por que a elite deles se renderia agora? Não faz o menor sentido.

A pressão sobre os USA na Asia é muito grande, eles não podem brigar com todo mundo rs

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Isto, melhor fase, melhor fase para um acordo abrangente… Os EUA não podem brigar com todos, mas pode vencer a todos.

ODST
Visitante
ODST

Para que o EUA possa vencer a “todos” eles precisam da Europa, e a cada ano que passa Washington vai perdendo cada vez mais apoio naquela região, alguns países, incluindo a Alemanha, já se recusaram a impor certas sanções contra a Rússia por saberem que isso afetaria suas próprias populações, isso não acontecia no passado, eles simplesmente obedeciam de olhos fechados. A Europa acordou, já notou que está sendo usada, e apesar de saberem que ainda precisam do EUA como aliado, eles querem seguir seu próprio rumo, sem ninguém dizendo a eles o que fazer, ou prejudicando a si mesmos… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Relatos históricos dizem que nos piores momentos, talvez com exceção da Revolutionary War, que os EUA contaram com a ajuda dos Franceses, geralmente são os Europeus que precisam dos Americanos. A verdade é que não há um vitorioso. Não há pódio de chegada. O que existem são vitórias, no dia-a-dia, e os EUA rodeado de tantos inimigos, se ainda existe é porque tem vencido. Deus queira que vença sempre, pois ainda são o que há de melhor como cultura. A união Européia foi um acordo, economicamente e socialmente falando, em uma tentativa de equiparar aos EUA. A própria China tenta… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

A cultura Americana é ser multicultural.

Ronaldo de souza gonçalves
Visitante
Ronaldo de souza gonçalves

A coreia do norte ficou e com medo,de uma guerra com EUA,seria varrida,devem ter consultado a china é ela deve ter feito pressão.Mas srs não se iludam jamais desmontarão seus artefatos nucleares, e seus misseis estarão sempre prontos como garantia.O único ativo deles e que tem o poder de repassar as outras nações sua tecnologia que já a torna perigosa.A reunificação será impossível enquanto esse ditador viver,mandou matar o meio irmão e o tio o que pode se esperar dele,apesar que acho que ele tem coragem,mas até a coragem tem limites.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Cada vez tenho mais dúvidas do que certezas. Se a fronteira for aberta e houver livre circulação, em pouco tempo os norte coreanos ficarão sabendo que o mundo opressor capitalista é na verdade o paraíso aqui na terra (comparando com seu modo de vida) e logo logo estariam questionando o amado Kim. A China só aceitaria uma reunificação em uma Coréia comunista. Ninguém se iluda com outra alternativa. O Japão jamais aceitaria uma Coréia unificada. A rivalidade entre ambos vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando atrocidades foram cometidas pelos japoneses sobre os coreanos. Os ressentimentos ainda estão bem vivos.… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

Prezados, Se houver uma unificação, ela certamente ocorrerá em lentas etapas… Afinal de contas, não é possível restruturar/reacomodar da noite para o dia toda uma elite política e povos que desenvolveram culturas algo diversas. Não é coisa para uma geração… Primeiro, deve ocorrer uma interação real entre habitantes do norte e do sul, com o relaxamento das fronteiras, seguida de uma abertura econômica gradual do lado nortista; o que é algo para se desenrolar ao longo das próximas duas décadas, no mínimo… Detalhe: a coisa pode parar por aqui… É lógico supor que, tal como os chineses, a liderança dos… Read more »

Ozawa
Visitante
Ozawa

A razão é uma só: China. Kim Jong Un é o cachorrinho louco da China que late incessantemente para incomodar os Estados Unidos por conta dos seus navios que vão e vem pelo quintal da China. Mas o cachorrinho começou a abusar nos latidos. A China não quer muita instabilidade na região para poder lançar com uma paz controlada seus 10 super-contratorpedeiros-misseleiros ao ano como tem feito e se tornar uma potência naval à altura dos Estados Unidos a ponto de, um dia, poder dizer que manda no Pacífico Oriental. Ainda não manda. Somando os navios dos Estados Unidos na… Read more »

Ozawa
Visitante
Ozawa

“BBC BRASIL – NOTÍCIAS INTERNACIONAL
27/03/2018
A misteriosa chegada de trem norte-coreano a Pequim e os rumores sobre 1ª viagem de Kim Jong-un ao exterior. O trem já teria retornado a seu ponto de origem. A identidade de seu principal passageiro não foi revelada nem pela China nem pela Coreia do Norte.”

A notícia imediatamente acima ocorreu a exatos 30 dias do presente post. A coincidência é algo que exige um criterioso planejamento . . .

Ozawa
Visitante
Ozawa

Não fui exato: [Há] exatos.

Camargoer
Visitante

Olá Ozawa. Além da visita de Kim à China, a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de inverno também foram um recado diplomático bastante eloquente. Tenho defendido em vários momentos que há uma coordenação diplomática no leste asiático para neutralizar o discurso militarista e intervencionista, com o objeto inicial de interromper a escalada nuclear e em seguida, encerrar as sanções econômicas contra a Coreia do Norte. Não há coincidência, mas profissionalismo diplomático dos governos das Coreias do Sul, do Norte, da China e acredito até do Japão.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Ate que enfim um comentario coerente e sem favoritismos ideologicos. Como foi muito bem colocado pelo forista Ozawa, o que realmente pesou no tabuleiro de xadrez foi a jogada da China que visa o xeque-mate e nao as atitudes tresloucadas do sr.Trump com suas bravatas e fanfarronices. Ainda bem que o Comando Militar Americano e seus estrategistas são extremamente competentes no trabalho que fazem, porque se tivessem ali alguns outros loucos iguais o Trump então o mundo ja tinha acabado faz tempo. Analisando a situação num todo e de forma imparcial, o jovem KIM é so mais peão da China.… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

O Trump parece que desde do começo do conflito parece que queria um acordo, e se não houvesse ia ser tão louco a ponto de jogar a península numa guerra e ia armar toda a Asia. A China pressionou a CN a aceitar as conversações. O presidente Moom sabe que ele não tem poder de decisão alguma na questão, então esta preparando terreno para o encontro Kim-Trump dê resultados, á estrategia do Moom é complexa, envolve uma mistura dos acordos feitos com a Libia e Ucrania para abandonarem suas armas nucleares(um processo onde im abre mão incondicional só para o… Read more »

Matheus G.
Visitante
Matheus G.

Curioso você dizer isso, sendo que até pouco tempo atrás estavam esses países realizando ameaças contínuas de uma provável guerra no Leste Asiático, sendo que o gordinho norte coreano sendo o iniciador dos conflitos. Só foi chegar Trump ameaçando explodir tudo que, depois esses mesmos países foram obrigados pelo americano a resolverem a disputa diplomaticamente. E não só isso, obrigou a China a controlar melhor o seu vassalo aliado norte coreano, ou você se esqueceu do esporro de Trump para com os líderes do PCC quando o mesmo visitou a China falando que era para parar de financiar os norte… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Matheus G, que foi a atitude de Trump de peitar a Coreia do Norte, que levou os mesmo nas negociações, isso é fato. O que disse, foi que a preocupação é a pressa que Trump e Moom quererem finalizar a questão da CN, principalmente a do Trump, que é o que tem poder de decisão (de fato) do lado Ocidental. Não se sabe se a estrategia de Moom vai funcionar aquela hibrida que eu falei, e não se sabe se o Trump vai querer adota-la e nem se o Kim vai querer aceita-la. Há politicos americanos, sul coreanos e japoneses… Read more »

Matheus G.
Visitante
Matheus G.

Meu comentário não foi nem direcionado a você, apenas questionei o fato de tentarem excluir Trump nessa “reaproximação” dos coreanos, sendo que ele teve o papel principal nessa questão.

A China pensou que poderia usar a Coreia do Norte para ameaçar os americanos com o Trump na presidência, sendo que o presidente americano já mostrou que não fica se rebaixando as exigências norte coreanas ou leia se chinesas, foi a China quem mandou o gordinho parar de usar bravatas já que isso não funciona contra Trump.

Cesar A. Ferreira
Visitante
Cesar A. Ferreira

Com poucas palavras, vou dizer algo simples de entender: Quem está implementando a sua agenda é Kim, não Trump. A Coréia do Norte mostrou-se resistente as sanções por 50 anos e não seriam os tuítes de Trump que viriam a fazer alguma diferença. As conversações deram-se diretamente entre os dignatários da Coréia do Sul e do Norte, sem que o Departamento de Estado fosse avisado. Os EUA estão a reboque no processo, tanto, que a exigência da retirada de tropas norte-americanas do solo da Coréia do Sul deixou de ser uma condição exigida pela Coreia do Norte… O acordo de… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Vc n disse com poucas palavras kkkkkkkkkkkk.

Agora os secretarios de estado americano e sul coreanos já disseram que os esforços são coordenados tanto que esta tendo esse encontro kim-Moom e logo depois vai ter um Kim-Trump, onde as coisas realmentes vão acontecer.

Como já disse o Moom tá preparando terreno para o Trump. Mas há quem discorde dessa estratégia e ache ela falha.

Não sei da onde vc e um outro forista aqui tiram essas conclusões de que os EUA estão sendo jogasos de fora, totalmente fora de nexo e contexto.

Cesar A. Ferreira
Visitante
Cesar A. Ferreira

Basta conhecer o histórico anterior de negociações da península coreana para perceber a diferença atual dos dignitários em seus movimentos. O Departamento de Estado foi pego de surpresa, não se deixe enganar por termos pomposos soltados em notas diplomáticas. O verdadeiro ator geoestratégico é a China. é ela que atua como fiadora do acordo e não os EUA. Este acordo só está se dando pelo fato da Coréia do Norte ter formado um ativo de grande valor para ser negociado: o seu arsenal nuclear, ogivas e vetores… Vamos nos lembrar que o arsenal nuclear norte-coreano não incomoda apenas aos EUA,… Read more »

M.Silva
Visitante
M.Silva

Diluirão a nova Coréia num país de média mais pobre e os comunistas norte-coreanos invadirão a política e todas as instituições da Coréia do Sul – mais ou menos a sacanagem que a Merkel, alemã-oriental, faz com a Alemanha. Isso é o fim da Coréia e o fim da influência americana lá (e a ampliação da influência chinesa, cada vez mais perto do Japão).

ODST
Visitante
ODST

Basicamente quem manda na CN é a China, sem eles a CN não é nada, e tudo isso está acontecendo por causa de algum interesse dos chinas. Foram os chineses que abriram as cortinas desse teatro, e são eles que decidem quando serão fechadas, mais ninguém. E não, o EUA não melaria seus negócios com a China por causa da CN, tanto Washington quanto Pequim dependem muito economicamente um do outro, principalmente depois que o Trump mostrou em seu encontro com o Xi Jinping que só é valentão pelo Twitter. Só o tempo dirá até quando essa farsa vai durar,… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Trump desdo inicio queria levar o Kim pra mesa de negociações, Moom está aproveitando pra preparar terreno para o encontro Trump-Kim tenha resultado, tem alguns politicos que acham que a CN tem coordenado com a China para melar os encontros e driblar as sanções, o ex-chefão da CIA Mike Pompeo disse que o Trump pode estar fazendo idiotice e foi por isso que ele junto com o PR pressionaram Trump para tirar Tillerson do comando do departamento de estado, com o Pompeo no lugar eles querem ter segurança que o Trump não vai faer “melda”. Trump quer resolver a questão… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Errei na ultima parte, foi o Leon que criticou o Trump e o não o Pompeo.
E o Tillerson foi tirado por não concordar com os encontros e não o contrario.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Você realmemte subestima a Trump. É a China é quem está tentando evitar o porrete Yankee baixar no seu quintal (CN).

Trump não é valentão, mas está muito longe de ser a galinha que era Obama.

Augusto L
Visitante
Augusto L

O problema do Trump, que ele é o Obama ao avesso, ele quer por um fim na questão para colocar um accomplish na sua lista e não para fazer as coisas certas e disso pode sair m….
O que ele tinha que fazer é voltar as politicas anteriores do Bush ou mesmo a do Clinton que era mais agressiva a Coreia do Norte e não tentar fazer uma nova, de assuntos que ele não entende.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Excelente comentario Augusto L.
Voce resumiu tudo com poucas palavras e grande assertividade.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Essa mudança de atitude da Coreia do Norte foi muito brusca e repentina, e isso nao tem nada a ver com as fanfarronices de Donald Trump. Atualmente uma guerra aberta entre as duas Coreias resultaria num massacre horrendo dos dois lados e o Japao também seria arrastado para o atoleiro. E isso esta longe de ser do interesse dos EUA e muito menos ainda da China, fora o fato que uma guerra dessa magnitude iria afetar a economia mundial de tal forma que todos sairiam perdendo. Ainda assim existe algo estranho nessa mudança de atitude tao repentina por parte da… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Pare de fumar bagulho.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Sr.Tadeu Mendes, quanto o sr ganha por comentario para puxar saco dos EUA?
Uns 40 centavos de real por cada comentario?
Entao essa é a sua credibilidade aqui, centavos de real por baboseira sem sentido escrita so para puxar saco de um país que nao sabe nem que o senhor existe. O pior é se os EUA nem te pagarem pra isso. Ae sim o senhor vai ser um verdadeiro TROUXA.

Ridiculo.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Quer dizer que se alguém discordar dos seus argumentos, você taxa de trouxa e puxa saco?

Cara , eu vivo nos Estados Unidos há 33 anos. Sou cidadão americano. Estudei aqui.

Tenho uma profissão que me paga por semana, o que talvez você não ganhe em meses de trabalho.

E para completar, também sou professor universitário. Então quem é o trouxa aqui? Você pertence a aquele pletora de milhões de seres humanos que invejam os Estados Unidos.

Grow up boy.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Entao agora esta explicado porque o sr. defende tao ardorosamente os EUA e ainda vem se intrometer no comentario dos outros sem argumentaçao logica e apenas com ironias e conversa fiada ideologica. Se mora mesmo nos EUA entao o sr. mais do que os outros aqui presentes deveria nos brindar com argumentos que favoreçam a troca de conhecimento, no lugar de ficar com ironias que nao agregam em nada. Se é professor universitario então a sua responsabilidade é ainda maior pois leva conhecimento a diversas pessoas no país que hoje se tornou a unica superpotencia do planeta. Sr.Tadeu Mendes, nao… Read more »

Wilson França
Visitante
Wilson França

Por que não deixa nós, brasileiros, em paz, cidadão americano?
Curte tua vida aí nos States

MGNVS
Visitante
MGNVS

Senhores Editores…
Ate quando vcs vao permitir que esse tipo de forista estrague a credibilidade do site por causa dessa briga de torcida EUA vs RUSSIA?
Esse tal Tadeu Mendes e outros acabam poluindo os comentarios com asneiras sem sentido ao cair na mesmice do favoritismo ideologico. Tanto os puxa-sacos EUA quanto os baba-ovos Putin estragam os comebtarios com baboseira ideologica.

Delfim
Visitante
Delfim

Eu já coloquei em outro tópico que se houver unificação será no final uma SuperCoréia rica e nuclear.
Abdicar do poder nuclear com um vizinho como a China pode levar ao mesmo problema da Ucrânia..
.
Tem gente que chama o Presidente ds CS de comunista, mas esfregar na cara da CN suas riquezas é uma ótima forma de convencimento.
E o gordinho adora uns gadgets e bens de consumo capEtalistas.

Nonato
Visitante
Nonato

Não li todos os comentários nem li atualizações da matéria.
Mas isso é a coisa mais absurda.
Não existe isso de unificação.
Kim Jong de repente desistiu de ser imperador?
Uma coisa séria ele fazer pazes, o que já seria difícil.
Outra é a unificação.
Será que com medo do norte nuclear, os coreanos do sul aceitaram se submeter ao domínio de Kim?
Não houve nada para o gordinho mudar de opinião.
Está tudo muito estranho.
Tem caroço nesse angu como se diz lá em Minas…

MGNVS
Visitante
MGNVS

Comentei algo parecido acima forista Nonato e tbm acho isso.
Essa historia esta muito estranha e isso nao tem nada a ver com as fanfarronices do Trump. A Coreia do Norte esta ha 50 anos anos sob embargo e diversas sancoes, e nao vai mudar assim do nada so “por medo” do sr. Topete Trump.
Tem algo estranho nessa historia.
Algo foi acordado nos bastidores e provavelmente envolveu alem da China, a Coreia do Sul e tbm o Japao.

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

O Trump perdeu o seu garoto propaganda. Agora resta saber quem será o próximo escolhido para ser o novo algoz dos EUA e seus asseclas Capacetes Brancos, Isis, Grã-Bretanha, França.
Porque com o Kim já não da mais para fazer dinheiro com a indústria da guerra.

Camargoer
Visitante

Olá Ivanmc. O novo (ou denovo) alvo agora é o tratado com o Irâ. Inclusive, vi um documentário na NatGeo sobre a Coreia do Norte esta semana no qual um comentarias (norte americano) diz que o recuo de Trump sobre o acordo com o Irã afetou a percepção da Coreia do Norte sobre acordos com os EUA. O que ficou claro é que acordos de longo prazo podem ser prejudicados em função da mudança de administração no governo dos EUA.

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

É isso aí, Camargoer.

_RR_
Visitante
_RR_

Nonato, MGNVS, Augusto L, Não foi a pressão sobre a Coréia do Norte que resultou na atual situação, e sim a pressão sobre a China… Ao contrário, a ação do sr. Trump não deu-se somente por meio de “twytadas”… A pressão diplomática exercida pelo governo americano junto aos chineses, que começou de fato na última reunião entre ambos os lideres mundiais, levou a situação a um ponto de inflexão. Isso foi fator fundamental, que tirou a todos do comodismo. E os que mais estão desconfiados com essa precipitação de fatos tem sido justamente os americanos, segundo declarações dos próprios líderes… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Bom dia _RR_ Ate que enfim estao renascendo no site os foristas com argumentacoes validas pois os pseudo-norte-amercanos-tupiniquins e os baba-putin so atrapalham e empesteiam os comentarios com baboseiras ideologicas. Sim _RR_, provavelmente foram feitos varios acordos nos bastidores e seu argumento procede. Se os EUA pressionaram a China a ser mais contundente em relacao a Coreia do Norte e ela fez isso, entao a China com certeza deve ter ganho algo em troca pois a mudança foi muito brusca nesse tabuleiro de xadrez. Lembremos q a China é um país de tradicoes milenares, e eles tem como principal carateristica… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

MGNVS ( 29 de Abril de 2018 at 11:44 ); Boa tarde. É lógico supor que os principais ganhos chineses se concentram na acomodação das elites políticas da península coreana. Um entendimento entre as duas Coréias evidentemente representa um relaxamento da atenção americana para com a região, o que pode significar no longo prazo a diminuição da influência dos EUA na política externa de Seul. Isso pode pressionar no sentido de uma retirada de forças ( tanto militares quanto diplomáticas ), gerando um vácuo que Pequim não hesitaria em ocupar. A questão é que os americanos certamente estão bem cientes… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

Correção:

Pequim somente tem a ganhar num primeiro momento, já que não há como prever com exatidão os desdobramentos.

MGNVS
Visitante
MGNVS

_RR_ 29 de Abril de 2018 at 14:09 Bom dia _RR_ A sua argumentação possui bastante assertividade. A China realmente so tem a ganhar com uma Coreia do Norte fortalecida e seguindo a cartilha de crescimento economico chines. Eu só penso que uma unificação seria bem improvavel, sao muitas as variaveis que impedem isso num primeiro momento. Além do mais KIM não é confiavel, ele pode voltar atras a qualquer momento, além do fato que tal mudanca brusca pode ser apenas um estratagema para se ganhar tempo em relação as sançoes. Da mesma forma também nao confio em Trump, acho… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

A equação geopolítica é muito simples. Os Estados Unidos ameaçou, mas o gordinho continuou brincando com fogo.

A China entendeu que a ameaça americana era, e continua sendo séria, então decidiu pressionar a CN a baixar o tom e a fingir um acordo de paz, ou seja; assinar um pedaço de papel, formalizando o fim do conflito.

Gostem ou não gostem, o único agente responsável por esse efeito dominó geopolítico foi o presidente Trump.

Nem Clinton, nem Bush, e muito menos o Obama, encararam o problema tão enfáticamente.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Tadeu Mendes a adm Clinton quase fechou um acordo com a CN igual a da Ucrania no mesmo ano, ai o Kim Il-sung morrer uma semana antes de iniciarem as conversações e o seu filho Kim Jong Il se negou a negociar qualquer coisa, em contra partida o Clinto quase invadiu a CN em 94 e depois fez um bloqueio econômico contra a CN, aumentou os exercicios com a CS. O Bush herdou esse cenario é implementou um sistemas de trocas bilaterais + dissuasão e a possibilidade de invasão se a CN estiver a ponto de atingir a bomba mas… Read more »

Camargoer
Visitante

Caro Augusto. É preciso lembrar também que Bush (Jr) classificou a Coreia do Norte como “rogue state” e o alinhou no eixo do mal, abrindo a possibilidade de um ataque preventivo (até mesmo nuclear), contrário aos termos do TNP. A crise atual tem muita relação com aquela decisão de Bush, que acreditava que o Coreia do Norte iria colapsar (como ocorreu com o leste europeu). Contudo, a Coreia do Norte não colapsou e agora tem um arsenal nuclear. Considerando a invasão no Iraque e as bombardeios no Afeganistão, a Coreia do Norte assumiu uma postura defensiva de longo prazo baseada… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Você fala “arsenal nuclear” e se esquece que deve faltar abridor de latas da Coréia do Norte… Um arsenal de quantas bombas. Quantos quilotons disponiveis ao total?

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

A Coréia do Norte não colapsou? Como assim? Quer dizer que abandonar toda sua postura belicista e ameaçadora na região, dando-se como negociador, em termos populares, jogando a toalha, não é colapsar? Você ainda vê mérito na Coréia do Norte, Camargoer? Em Kim Jong Un? A Coréia do Norte já vive um colapso, e se não fizer um acordo generoso, abrangente, certamente experimentará a hecatombe.

Camargoer
Visitante

Olá Victor. Não sei dizer quantas bombas nucleares a Coreia no Norte tem estocadas mas segundo um recente artigo “North Korean nuclear capabilities, 2018” (você pode baixar pelo google para ler) eles têm material para 20 – 60 bombas, tendo provavelmente entre 10 – 20 dispositivos prontos. Em termos econômicos, a despeito das sanções econômicas. as exportações cresceram cerca de 16% e as importações 11% nos últimos 5 anos (segundo o atlas do MIT). Por fim, não consta que o país esteja sob guerra civil, que seu presidente esteja exilado ou preso, o que sugere que o regime não colapsou.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Augusto L,

Meu Caro, eu não me lembro de uma demontração de força tão grande contra a CN, como a que foi aplicada pelo Trump.

Da época de Clinton, eu só lembro was pressões diplomáticas e sanções.

Henrique
Visitante
Henrique

Kim apesar de se mostrar meio fanfarrão é extremamente inteligente e soube jogar politicamente sabendo que pra ser respeitado no cenário geopolítico mundial é preciso ter poder de dissuasão. Os testes nucleares, misseis balísticos e ameaças são foram por que seria um louco desvairado querendo lutar contra o mundo, foram justamente os fiéis da balança para poder chegar até aqui… e ainda posar de herói dependendo do ponto de vista.
O investimento maciço na área tecnológica e militar mostra hoje os resultados …

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

A questão é bem interessante, complexa, e foi bem analisada por alguns comentaristas… Inicialmente, cumpre lembrar que achar que quem está impondo sua agenda é o Kim da CN e não Trump é o mesmo que acreditar que a despeito de terem sido aniquilados em seis dias em 1967 e terem estado com as tropas israelenses nas imediações das suas capitais em 1973 os árabes venceram os dois conflitos. A verdade meus amigos é que a China é a única razão da existência e sobrevivência do regime comunista norte-coreano visto que a dinastia dos Kim-qualquer coisa sempre representou um cinturão… Read more »

nigo
Visitante
nigo

Percebe-se que a turminha que odeia os EUA aqui nesse site está bem nervosa.

Paulo
Visitante
Paulo

Verdade. E vc já reparou que agora depois de todas as derrotas sofridas pela esquerda esse pessoal se coloca como sendo todos eles ¨isentões¨ (não são direita nem esquerda, nem EUA e nem Rússia e China) e estão aqui só para comentar ¨imparcialmente¨ numa boa. Mas todos eles, todos mesmo, mal conseguem esconder o viés esquerdista com suas dores de cotovelo cheios de mi mi mi.

andromeda1016
Visitante
andromeda1016

A causa da reaproximação foi a atitude intolerante dos EUA e a CS, causando a deterioração da situação desesperadora da economia da CN, contudo o que veio depois está sendo realizado tudo conforme a vontade da CN, que manipula o presidente da CS, velho aliado deles. O Kim se aproveita da tensão criada por ele mesmo para oferecer a paz em troca de imensos benefícios econômicos e políticos que o presidente Moon está louco para dar à CN, a contragosto dos conservadores da CS. Para ganhar apoio popular às suas iniciativas pró-CN o presidente Moon bombardeia a CS com notícias… Read more »

Augusto L
Visitante