Matias Spektor, Professor de relações internacionais na FGV

1. A competição geopolítica entre China e Estados Unidos chegou com tudo à América do Sul. O fenômeno não é novo, mas ganhou relevo com a visita do secretário de Defesa americano aos quatro grandes países da região —Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

2. A pergunta que importa é simples: como a disputa entre Washington e Pequim moldará o ordenamento regional sul-americano, e quem vem ganhando as primeiras rodadas?

3. A resposta passa pelos três mecanismos diplomáticos básicos que a China vem utilizando para comunicar suas intenções aos países da vizinhança. O primeiro diz respeito ao modo pelo qual a diplomacia chinesa demanda concessões dos governos sul-americanos.

4. O melhor exemplo recente foi a intricada operação da China em Brasília para abocanhar lotes do pré-sal e conseguir comprar um terço do setor elétrico brasileiro, além de boa parte da produção hidrelétrica nas fronteiras. A negociação demandou dos chineses a capacidade de manter o fio da meada em meio à turbulência que derrubou Dilma e que levou Temer ao Palácio do Planalto.

5. O segundo mecanismo refere-se à forma como a diplomacia chinesa faz compromissos críveis capazes de levar seus parceiros sul-americanos à mesa. Aqui, o melhor exemplo é a costura elaborada pela embaixada chinesa em Buenos Aires para emplacar a construção de uma base de monitoramento de satélites e de segurança cibernética na Patagônia. A manobra demandou trabalho minucioso para evitar reação adversa da opinião pública e das Forças Armadas argentinas, que têm ojeriza à ideia de expor seu território ao radar dos Estados Unidos.

6. O terceiro mecanismo é composto pelos sinais que a China emite aos países da região quando sente seus interesses ameaçados pelos Estados Unidos. Ela avança e busca o conflito ou dá um passo atrás para evitá-lo? A ilustração mais contundente é a decisão chinesa de reduzir seu apoio ao regime venezuelano depois que os desmandos do governo Maduro atiçaram a atenção do Congresso americano.

7. A explicação parece simplista, mas não é o caso. O futuro geopolítico da América do Sul será, em grande medida, uma função desses poucos mecanismos de sinalização adotados pela China (e da reação a eles dos países da vizinhança).

8. A verdadeira notícia da semana, portanto, não é fala do chefe do Pentágono na Escola Superior de Guerra, mas a dificuldade americana de responder à escolha chinesa de fazer demandas moderadas, entregar promessas e recuar de situações conflituosas.

9. A entrada de uma potência no quintal de outra é sempre conflitiva. Pelo menos até agora, a China tem uma estratégia ganhadora.

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
5 anos atrás

É evidente que a China vem levando grande vantagem na disputa geopolítca, não só na América Latina como na Ásia e África. Ela se tornou o principal parceiro econômico de grandes países em desenvolvimento como Indonésia, Paquistão, indonésia,Paquistão, Irã, África do Sul e muitos outros. Países onde se concentra a maior parte do crescimento econômico do mundo. Além disso, tem como base a não interferência nos assuntos internos desses países. Os EUA, por outro, estão se aferrando em uma política agressiva e belicista. Tal política encontra eco nos tradicionais aliados europeus (e agora nem tanto) e em pequenos países governados… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Academia DCE de geopolítica em ação!

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O fato é que esses pequenos países, por força de situações locais, tendem a escolher dirigentes ligados à extrema direita, mesmo fascistas.
O discurso fácil de união nacional, ameaças externas, xenofobia, racismo e etc. se propaga feito rastilho de pólvora.
Encontramos até em países maiores. como os neonazistas na Alemanha, Le Pen na França e até supremacistas brancos nos EUA.
Mas, o fim deles nós já sabemos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

“O discurso fácil de união nacional, ameaças externas, xenofobia, racismo e etc. se propaga feito rastilho de pólvora.”

Você está certo! A Rússia sob o tacão do déspota Putin que o diga…rs!

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Amigo TIRELESS saudacoes Excluindo a parte que fala sobre a extrema direita, dessa vez eu tenho q concordar q o comentario do Antonio foi bem centrado. A primeira parte do comentario onde ele cita as atitudes da China em relacao a America do Sul sao consistentes e a analogia com a indiferença dos EUA em relacao a regiao tbm faz sentido. Sabemos que na maioria das vzs os comentarios do Antonio sao parciais pq ele é abertamente um dos defensores Pro-Russia da mesma forma amigo Tireless todos sabem que vc é abertamente um dos defensores Pro-EUA-Israel e que tambem é… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

MGNVS 18 de agosto de 2018 at 14:39 A diferença é que da nossa parte não há a busca fanática de criar um céu na terra, aplicando para isso uma ideologia que defende abertamente o relativismo moral, o assassinato em massa em nome do bem maior, a “mentir em nome da verdade”, nem defendemos assassinos em massa. Quem de nós, da direita, defende genocidas? Eu acho ainda mais aberrante um socialista emaconhado vir se fazer de patriota nacionalista atacando ferozmente tudo que vem de fora que tenha origem ocidental, e ao mesmo tempo abraçando como um cão dopado tudo que… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Bruno Rocha 19 de agosto de 2018 at 2:36 Bruno Saudacoes Igual eu disse na postagem, eu me abstenho de ler comentarios baseados somente no achismo ideologico e me atento mais a realidade dos fatos e a analise tecnica. E isso aerve para os dois lados, tanto os pró-Russia/China quanto os pró-EUA/Israel. Nenhuma Ditadura presta, nem de esquerda e nem de direita. Eu vi gente aqui nos comentarios defendendo uma supremacia chinesa so pra colocar fogo no debate, e vi gente tbm defendendo que os EUA ataquem a China preventivamente, ou seja, insanidade dos dois lados. Na minha opiniao, o… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Antonio, Ao contrário, a política externa americana nos últimos 7/8 anos tem sido de retração… E isso explica, em parte, a ascensão chinesa ( vácuo de poder ). Mesmo os movimentos mais agressivos de Trump não mudaram tanto esse quadro. Na maior parte das vezes em que o presidente americano se moveu mais agressivamente, foi em resposta a uma situação adversa, e não por uma iniciativa própria. A única exceção até aqui foi a Coréia do Norte, onde sentiu-se na obrigação de tomar uma iniciativa ante uma situação que, tudo indica, julgou ser previsivelmente catastrófica. Os europeus, por outro lado,… Read more »

Formiga
Reply to  Antonio
5 anos atrás

É preciso deixar de ideologia de lado. A Europa é tecnicamente mais “comunista” que China tem previdência, seguros, condições de trabalho, saúde e saúde quase universais, a China não. É um capitalismo de estado. A estratégia que sempre foi usada de “criar” crises econômicas para comprar ativos nos países agora é aproveitada pela China, que compra tudo de países em crise. Na penúltima privatização do setor elétrico quem levou a maior parte foi a Tractebel e a Suez. Neste última rodada as chinesas. Isso está ocorrendo no mundo todo. A está com a carteira cheias de dólar que precisa gastar… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Formiga
5 anos atrás

O comunismo Mao Tse Tunguista chinês sozinho matou, intencionalmente, 10 vezes mais que os nazistas, e quase o total da Primeira e Segunda Guerra juntos. Isso já basta. Os americanos, por pior que fossem, não chegaram a fazer uma fração dos mortos que URSS e China causaram no mundo, contra sua própria população. E o mais cínico e hipócrita, essa esquerda caviar viaja todo ano pra Disney, pra New York, pra Europa, mas nunca para as republiquetas latinas, principalmente para países que tentaram aplicar o Marxismo puro. São seres hipócritas, que ao fomentar uma ideologia perigosa, quando essa toma o… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bruno Rocha
5 anos atrás

Como o Formiga disse, a China atualmente está vivendo sob um comunismo de estado. E concordo que em termos de sistema de saúde e condições de trabalho o capitalismo chinês é bem mais selvagem do que o ocidental. Em termos práticos acredito que o comunismo foi um meio, cruel diga-se de passagem, para os chineses terminarem com os “100 anos de humilhação” que começaram no século XIX e terminaram na segunda metade do séc XX. Mao Tse Tung era chinês antes de ser comunista. Agora eles estão gradual e cautelosamente se afastando do comunismo e se adaptaram ao jogo capitalista,… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Putz isso ficou horrível. no primeiro parágrafo entenda-se “capitalismo de estado” em vez de “comunismo de estado”

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Renato, o problema é que o capitalismo não é uma ideologia, portanto não é uma estrutura cultura moral filosófica que sustenta qualquer tipo de moralidade, e o erro está justamente nisso. O capitalismo é um sistema econômico que bem ou mal funciona até nas piores ditaduras estatistas. O que define o ocidente é a cultura ocidental explicado na famosa metáfora do ”tripé cultural” do Cristianismo, como cosmo-visão universal de uma religião unitária; a estrutura do estado do direito romano, tomando a moralidade como justificativa das leis/direitos; e a filosofia grega, que encarrega de formalizar toda a estrutura de ordenamento de… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Bruno, de boa, mas se eu seguir o conceito clássico de ideologia como como o conjunto de ideias e opiniões de uma sociedade entende-se que cada um tem a sua. Existe ideologia capitalista, socialista, facista, liberal alemã. Sistema econômico é só parte do equação. O capitalismo americano é diferente do inglês. É como o sotaque, você só estranha quando é diferente do seu. Agora se você segue a interpretação marxista já é outra história. Nesse caso vai cair naquilo de ideologia como meio de dominação que ele tanto gostava. O lance é que todo mundo faz isso, não existe vácuo… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
5 anos atrás

Ao menos nas duas últimas décadas os EUA negligenciaram suas relações com toda a América Latina, imaginando que não havia mais a ameaça do comunismo e que seriam países naturalmente alinhados. Isso trouxe a China para o continente, aproveitando inclusive o fato de que o progresso chinês era alavancado por empresas norte-americanas e ocidentais.

Agora que a China passou a ter suas proprias empresas, sua própria tecnologia, suas próprias forças armadas, os EUA despertam… e constatam a burrada que foi dar às costas ao seu quintal.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

A fascinação da “intelequitualidade” brasileira por regime ditatoriais é algo sempre impressionante! Aqueles que reclamam de que teria havido “gópi” são os mesmos que defendem com unhas e dentes os abusos de Maduro e a jurássica ditadura cubana. No mais os movimentos chineses acima, salvo quando adquiriram a concessão de parte do setor elétrico brasileiro, foram possíveis pela compra dos governos corruptos (de esquerda mas poderiam ser de direita) de então, como no caso argentino e da aquisição dos blocos do pré-sal tupiniquim em 2013.

Kommander
Kommander
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Cara, não da pra te levar a sério um. Você é um brincalhão. rsrsrs
Nunca vi um comentário seu sensato, nunca vi você se deixar levar pela razão ao invés do viés ideológico, desse jeito não da pra te levar a sério.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Você não fala nada que se aproveite, portanto estamos empatados!

Falcon
Falcon
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

HMS, acho seus comentários extremamente lúcidos, infelizmente o viés de esquerda se deixa claro em vários setores da nossa sociedade, inclusive nos fóruns e blogs. O ódio aos EUA se mostra endêmico principalmente entre a grande mídia. isso é fruto de massiva lavagem cerebral a que sofremos desde criança. Seja na escola e até em simples programas infantil.
Esse é o grande desafio que nossa sociedade precisa enfrentar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Falcon
5 anos atrás

Ótimas colocações amigo Falcon! Lamentavelmente muitos setores da sociedade desenvolvem um sentimento anti-EUA baseados em argumentos falaciosos segundo os quais eles seriam culpados por todas as nossas mazelas, quando na verdade a culpa não é de ninguém senão nossa.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Falcon
5 anos atrás

Falcon Saudacoes Discordo em partes de vc e concordo em partes Como bom conhecedor do EUA os comentarios tecnicos do Tireless realmente sao bem criveis e lucidos como vc falou, mas sabemos que ele é abertamente pro-EUA e algumas vzs ele critica os comentarios de outros foristas baseado apenas na discordancia ideologica. Discordo de vc na parte que fala da esquerda e do odio aos EUA. Muitas vzs eu ja discordei do proprio amigo Tireless e tbm do Bosco mas isso nao quer dizer q eu seja Esquerda-Petralha-Petista-Comunista, e nem que eu tenha sofrido qualquer lavagem cerebral, isso diz apenas… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Só esse trechinho amigo: “Muitos criticam o IRAN, mas a culpa sao dos Aiatolás e nao do povo, pois eu duvido q o povo persa queira qualquer tipo de guerra. Da mesma forma o povo saudita é refem da monarquia real arabe onde as mulheres nao tem direito algum.” Protestos têm irrompido frequentemente no Irã contra o regime dos aiatolás, inclusive atacando a intervenção do país no conflito sírio e o apoio ao hezbollah e outros grupos terroristas. E na Arábia Saudita recentemente as mulheres conquistaram o direito de dirigir e creio que MBS, para garantir a permanência da Casa… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless Sim… no caso dos Aiatolas no Iran, de Erdogan na Turkya, da Familia Saudita na Arabya e do Taliban no Afeganisthan, eu sou totalmente a favor de uma intervençao dos EUA pois todos eles sao radicais. Logico q o EUA nao vao atacar a Familia Saudita, mas podem pressionar para que eles concedam mais direitos ao povo. Eles tbm nao devem atacar o Iran, pois o povo persa tem uma cultura riquissima, mas deveriam eliminar os Aiatolás um por um e junto com a ONU aumentarem ainda mais as sançoes ate o povo se rebelar. Nesse caso Israel nao… Read more »

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Parece que ONU também considerou que houve, Que vergonha!
Era melhor usar a velha fórmula de tanques e soldados.
Essa foi muito frágil.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Fique tranquilo, o estado brasileiro não é obrigado a acatar…

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tratados internacionais estão acima do arcabouço nacional justamente para impedir o que está acontecendo no País. Uma camarilha com tentáculos nos três Poderes da República tomou conta da situação. Portanto, se o Brasil não acatar as decisões da ONU será classificado como pária internacional na mesma categoria de Israel.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Acho q vc não conhece o conceito de Soberania….
Mas ela não importará se for pra passar a mão na cabeça de bandido q sustentou bandos de esquerda pelo mundo, não é?
Ah… os 3 Poderes da República… aparelhados e deturpados pelos últimos governos eleitos com o mesmo número…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Como já disse uma vez, o que sobra de ignorância, preconceito e ressentimento em você falta em conhecimento. Tratados internacionais não se sobrepõem aos ordenamentos jurídicos dos países pelo simples fato de que a ONU não pode atentar contra a soberania dos Estados Nacionais. No caso em tela ainda que o Brasil tenha ratificado o protocolo dos direitos humanos a teratológica decisão (prolatada por um comitê e não por um órgão da ONU) ela não pode ser aplicada visto que a Lei da ficha limpa, que impede o presidiário de concorrer, foi aprovada por processo legislativo regular e teve a… Read more »

Lucas Lima
5 anos atrás

O Trump esta tao interessado na America do Sul que ate o momento não visitou e nem pretende visitae… Não há duvidas que China toma o papel de liderança mundial , trazendo investimento para Africa com rota da seda e para America do sul.
Bye bye tio Sam….

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Lucas Lima
5 anos atrás

Quem acredita que a China “traz investimento para a Africa e América do Sul” acredita em tudo, até mesmo em papai noel…rs!

Lucas Lima
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Igualmente digo á você , quem acredita na bondade do Tio Sam com paises da America latina , acredita igualmente em papai noel!!

As rodovias e ferrovias chinesas cortam a Africa, você nao vê investimento americano lá igualmente á estes.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Lucas Lima
5 anos atrás

Tolinho…..

Essas “rodovias e ferrovias” construídas pelos chineses na África não apenas foram obtidas pela compra dos ditadores locais como a mão de obra e os insumos foram todos trazidos da China. Ou seja, os chineses na construção das mesmas não geraram riqueza nesses países. Para piorar elas ligam centros produtores de matérias primas aos portos ou seja, servem apenas para escoar as commodities que os asiáticos compram barato lá.

Se isso não for exploração meu caro…

Ps: Em “igualmente digo a você” não tem acento pois o “a” é apenas preposição.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Por favor cite indústrias, fábricas ou obras chinesas aqui no Brasil. Cite também quantos empregos diretos empresas chinesas tem gerado no Brasil, desde a sua expansão econômica na década de 70. Falar que a China está próxima ao Brasil é irresponsabilidade. A China não tem capacidade nem oferece segurança para o Brasil. Não só os Estados Unidos, mas principalmente a Europa possuem aqui empresas e instituições centenárias no país. A China jamais faria algo desta magnitude aqui no Brasil.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Os chineses constroem estradas, ferrovias e portos para os países exportarem e não estão ajudando o país???
Mesmo que eles sejam interessados em importar o que este país produz, isso é sim uma ajuda, pois gera integração e recursos ao país.
Quem tem commodities tem uma benção que deve explorar sem nenhuma vergonha.

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Antunes 1980. Sugiro que vc dê uma passadinha no COMPERJ, que será o maior polo petroquímico do País. Será construído e operado por chineses. Sem contar as empresas que já trabalham por aqui. Isso porque estão uns 50 anos atrasados no mercado. Imagine daqui para frente.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Qual COMPERJ meu caro Antonio, aquele cujas obras estão paradas desde 2015 tendo em vista a corrupção sistêmica e generalizada descoberta pela Lava-jato? Aliás segundo especialistas o projeto original é megalomaníaco ou seja, o “Brasil-PuTênfia” de 2003 a 2016 utilizou-se dos mesmos expedientes do “Brasil-Grande” do regime militar para assaltar o erário público.

Andre
Andre
Reply to  Lucas Lima
5 anos atrás

Lucas Lima a china hj e o maior comprador de soja frango e carne do Brasil junto com a Turquia fora o investimento em energia

Renato B.
Renato B.
Reply to  Andre
5 anos atrás

E o investimento em energia é imenso, como as linhas de transmissão de Belo Monte. Queria saber quais as salvaguardas do processo de privatização sobre o assunto.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Lucas Lima
5 anos atrás

E o presidente Chinês veio ou vem visitar o Brasil quando? Quanta carência amigo!

João
João
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Veio em 2014.

Andre
Andre
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Victor Morais eu servi o dragões da independência em 2014 o presidente chines veio ao Brasil duas vezes

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Lucas Lima
5 anos atrás

Desde 2000 que venho expondo em meus diálogos e debates que após a China se desenvolver e a população poder começar a adquirir seus bens de consumo e propriedades, com amplo apoio de multinacionais, o próximo passo seria a África, pois lá, na maioria dos países, precisam de tudo. Se os países desenvolvidos tivessem sido menos racistas e houvesse menos desprezo pela continente, o invenstimento estrangeiro, o surgimento de indústrias e empregos e o conseqüente consumo proporcionado pela maior circulação de dinheiro permitiriam a melhora das condições de vida das populações dos países africanos e evitaria em grande parte, talvez… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Cristiano GR
5 anos atrás

Cristiano GR 18 de agosto de 2018 at 9:18 Sim, os chineses bonzinhos, NÃO racistas, mas que há 60 anos matavam dezenas de milhões de chineses fuzilados, em campos de extermínio, vão ajudar os coitadinhos na África…meu professor de história disse que o homem branco acabou com a África. Sugiro estudar a África de forma séria…o que existe de estrutura sólida na África até hoje foi deixado pelos europeus, desde o judiciário e seus remédios até empresas mineradoras e estrutura pública. Esse papo de racismo não tem fundamento algum, em grande parte da África as pessoas viviam em conjunto sem… Read more »

Antonio
Antonio
5 anos atrás

É isso aí, Lucas. Direto e preciso.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

O titio Lee não brinca em serviço e tem se esmerado cada vez mais na arte de se entranhar em nações de seu interesse , enquanto que titio Sam tá de boa,só observando e dando linha, o que pode ser ruim num futuro próximo e nisso tudo titio Putinsk só tomando Vodca e curtindo o jogo de xadrez esperando por sua vez.
Brincadeiras a parte, precisamos urgentemente de um governo mais patriótico e sério que resguarde os interesses do país e de seu povo.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

O grande elefante nessa conversa é o Brasil, que sendo o país gigante da América Do Sul, fica no seu cantinho, caladinho, com o rabo entre as pernas, pois não pode fazer absolutamente nada, tendo em vista a sua impotência total, já que nem sequer a ordem em casa pode botar. Que venha o vencedor dessa briga, o Brasil estará pronto com o seu tributo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O período compreendido entre 2003 e 2016 acabou com a diplomacia brasileira, que perdeu completamente a credibilidade. Foi por isso que com muita propriedade aquele funcionário da chancelaria israelense declarou que o Brasil era um anão diplomático.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

E o mesmo pessoal ainda quer que a China venha construir ferrovia cortando o Brasil aos portos, já não basta terem vendido grande parte da infra estrutura e reservas naturais para a China, querem transformar o Brasil em uma Africa de vez. A Africa está tão boa com os “investimentos” chineses, que nunca tiveram tantos imigrantes africanos fugindo de lá, só estão tirando as riquezas naturais e enriquecendo ditadores.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Com muita propriedade?
Ignorância e arrogância pura daquele sujeito.
A diplomacia brasileira teve um papel fundamental na criação do estado de Israel.
Há universidade, avenidas praças e outros locais batizado com o nome de Oswaldo Aranha.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Comte. Nogueira
5 anos atrás

Caro Comandante Nogueira, o funcionário da chancelaria israelense não poderia estar mais certo quando sintetizou em duas palavras a indigência da diplomacia ideologizada e palanqueira de então.

No mais você colocou o tempo verbal correto pois o Brasil teve participação fundamental na criação de Israel. Contudo, o período acima citado (2003 a 2016) foi marcado por profunda hostilidade ao Estado Judeu, motivada pela ideologização da nossa política externa nessa época.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Que falta faz aquele que foi chamado de ”o cara” pelo Obama, para dirigir a diplomacia brasileira.

Mudando de assunto; Acho curioso os direitistas preocupados com o colonialismo chines. Isso nunca o fizeram sair da linha. Será que agora estão com medo de sair da zona de conforto?

China tem feito muito investimento no Brasil, principalmente na área de infraestrutura o que é importante para economia brasileira. Então, que sejam bem vindos, os americanos que vazem daqui pois só criam problemas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

O “cara” está na carceragem da PF, tendo em vista que o STF não considera hoje a execução antecipada da pena inconstitucional cumprindo lembrar que ele foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ademais não custa lembrar que a diplomacia do “cara” junto com seus asseclas Samuel Pinheiro Guimarães, o chanceler megalonanico e o finado MAG transformaram o Brasil em anão diplomático e pária moral. Além do apoio incondicional à ditadura chavista que resultou na tragédia humanitária que estamos vendo houve uma longa lista de fiascos cabendo lembrar aqui alguns: –… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Muita dissertação para pouco conteúdo.
Agora, está mais do que comprovado. Esse blábláblá é tudo discurso político e tornou-se evidente para a população.
Prepare-se para nova pesquisa.
Dizem as mais línguas que o ‘cara’ continua disparado na frente. E o vice já estaria em segundo.
Conforme-se. Esta historinha não se conta nem mais em jardim de infância. Nem criança acredita mais.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

O “cara” está inelegível! Aceite de uma vez que dói menos! Suas bravatas desesperadas de quem perdeu o pão com “mortandela” são absolutamente risíveis….

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Quando o cara ou vice, um dos dois, ganhar a eleição, pode preparar uma Vara Federal em Chuí. Ou então uma bela aposentadoria compulsória.
Já falei. Juiz não deve usar o cargo para fazer política. Vai se estrepar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O que sobra de ignorância, preconceito e ressentimento na sua declaração falta em conhecimento do funcionamento dos poderes do Estado em uma democracia. O que você e a sua organização criminosa de estimação ignoram e desconhecem é que teoria clássica de Montesquieu, adotada pelo “livrinho”, preceitua que os poderes (legislativo, executivo e judiciário) são independentes. Ou seja, chefe do poder executivo não tem poder para transferir juiz de uma seção judiciária pela outra e tampouco para aposentar compulsoriamente,o que no último caso é prerrogativa do CNJ. Não adianta meu caro! Aqui não é a Turquia ou a Venezuela, terras do… Read more »

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Vamos aos fatos?
Condenado por excesso de provas.
Só isso.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Comte. Nogueira
5 anos atrás

Interessante colocação Comandante Nogueira….

Aliás cumpre lembrar que o próprio Código de Processo, reforçado pela jurisprudência dos tribunais, autoriza a condenação pela prova indiciária tal como vimos à profusão no processo em tela

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Você pode falar o que quiser, inclusive fazendo esses textões vazios e superficiais originados pela sua mente ideológica mais vazia ainda. Mas com ele, nos estivemos lá no topo e fomos reconhecidos. E a direita ainda sente medo dele graças a sua política.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Mais vazia que a sua manifestação acima impossível! Pode fazer sucesso na plenária do DCE mas no mundo real…

Ps: explica por que China e Rússia jogaram aquele acordo nuclear no lixo apesar de serem “parças” do presidiário “Nuzbriqui”….

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Quando eu digo que teu textão e raso, feito pela sua mentalidade ideológica cheia de inveja, eu não falo brincando.

Na época que o acordo foi feito, o Irã iria enviar urânio para ser enriquecido fora do seu território e esse acordo era o mesmo que estava sendo negociado dentro da ONU.
Quem lembra da cartinha americana ao Lula antes do acordo ser firmado?

Como falei; Eram bons tempos aquele e também era divertido ver os reaças espumando de raiva pelos sucessos do Brasil mundo à fora.

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Deixo aqui o comentário do Lavrov na época, só para deixa mais claro
sua inveja pelas glorias do passado.

“Lavrov disse no entanto que o acordo mediado por Brasil e Turquia seria um avanço importante, caso viesse a ser implementado. Segundo uma nota do governo russo, ele mais tarde telefonou para o seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki, a quem prometeu uma “cooperação ativa em levar adiante o processo de negociação.”

Leia mais: https://****oglobo.globo****.com/mundo/*****brasil-turquia-insistem-em-acordo-nuclear-com-ira-3001867#ixzz5OSxoMqg7
stest

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Primeiramente é mundo afora e não “mundo à fora”…. No mais você dando voltas atrás do rabo! o fato é que o acordo nuclear que o presidiário e o Erdogangster celebraram foi rejeitado pelo Conselho de Segurança da ONU, estando inclusos aí Rússia e China. E você não consegue explicar esse fato talvez porque se recusa a admitir o fiasco da diplomacia brasileira de então…. Ps: Que “sucessos” o Brasil teve mundo afora (e não à fora)? a lista de fracassos posta acima além de extensa é real…. Ps2: Nada mais “deceístico” que chamar o oponente de “reaça”! É de… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O fato é que na reunião do Conselho de Segurança da ONU a diplomacia russa votou pela rejeição do acordo do presidiário e do Erdogângster. Cadê o sucesso? cadê a “glória”?

Antonio
Antonio
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Paulo.
Fique frio!
O ‘mercado’ desabou hoje com notícias de nova pesquisa eleitoral.
Adivinhe o que vem por aí

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

O que vem por aí é o presidiário ser declarado inelegível….

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Que alucinógeno vc usou cara PauloR?!
Deprimente ainda ter este tipo de fla x flu das décadas de 50-60. Qual mesmo a expectativa de vida no Brasil?! 76 anos?!
Puts vai demorar mais uns 15 anos para se livrarmos dessa boçalidade.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Bem colocado Marcelo! Alguém acha que o (P)MDB, que foi sócio deles até 2016, é de esquerda para continuar insistindo nesse Fla-Flu?

PauloR
PauloR
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Tá criticando o FlaxFlu que você joga? Então tomou do mesmo alucinógeno que eu mas dose dupla.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  PauloR
5 anos atrás

PauloR, lamento. Não concordo 100% das vezes com o Tireless na maioria das vezes e realmente acho que ele tem um fervor ideológico um pouco agudo demais para o meu gosto, mas nesse caso ele está 10000% correto. Minha formação acadêmica é justamente em Relações Internacionais e nunca tivemos uma política externa tão desastrosa quanto à que tivemos com a era Lula e Celso Amorim no Itamaraty e com o ‘cargo especial’ de acessor para assuntos internacionais do Marco Aurélio Garcia. Éramos ‘o cara’ para o Obama porque econômicamente o Brasil crescia e isso significava mercado. E não foi apenas… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Obrigado Leandro! Muito precisas as suas colocações….

Antonio
Antonio
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Leandro.
A sua crítica tem o mesmo viés ideológico. Portanto, depende apenas do seu ponto de vista.
Uns acham certo e outros errado.
Só isso.

PauloR
PauloR
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Você como conhecedor da área, você sabe bem que o Brasil nunca quis adotar políticas de interferência externa em outros países, não sei porque insistem em citar a Venezuela para criticar o governo Lula. Oras, quem elegeu Hugo Chaves, referendou seu poder, defendeu ele de um golpe promovido pela direita e o reelegeu? Por que diabos o Brasil deveria assumir uma postura desestabilizadora ou invadir a Venezuela? Se o mundo abraçava a Venezuela naquela época, porque o Brasil seria contra? Pra agradar um único país que não tinha relações com a Venezuela porque seus interesses foram colocados de lado? As… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Você continua correndo atrás do rabo Paulo! Pode colar no DCE mas aqui não…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Logo virá a tona que a nacionalização dos ativos da Petrobrás na Bolívia foi, na verdade, um grande teatro, bem ensaiado e sincronizado.
O chefe de estado brasileiro conspirou contra nosso país, em favor de política partidária e de interesse próprio.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Entre um graduado em relações internacionais e um militante lobotomizado não há o que titubear..rs!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Leandro

Excelente comentario.
Totalmente baseado em fatos e nao em ideologias vazias.

Antonio
Antonio
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Acho que aqui está faltando é um Erdogan. Colocaria uma metade em na cadeia e a outra metade mandaria para fora do País. Refiro-me às mesmas instituições que Erdogan sanitizou na Turquia.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Típico pensamento de quem despreza a democracia e admira a tirania…..

Fica assim não, a porta da rua é a serventia da casa. E enquanto você ladra as instituições continuam funcionando e o presidiário continua inelegível. Aceite de uma vez….

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Mimimi de quem perdeu a mão. Foram avisados que essa patacoada não daria certo. Era só ‘cooptar’ meia dúzia em postos chaves que daria certo.
Evidentemente que não funcionou.
Agora, o que temos? Um barbudo e um ex-militar maluco.
Saiu tudo errado.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Quem perdeu a mão foi você e sua organização criminosa de estimação, que embora falem o tempo todo de democracia são abertamente adeptos do autoritarismo e do arbítrio. Em uma Democracia vocês são o corpo estranho que pode evoluir para um câncer.

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Rio Grande do Sul – 43%
Até lá???????

Brasil – de 32% para 37%.
O que está havendo?
Chamem a Cavalaria.
kkkkkkkk

Falcon
Falcon
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Antonio, essas Pe$qui$a$ não enganam mais nem criança, somente a quem interessa. Um amigo meu piloto de jatinho executivo me disse que ja presenciou vários a acordos de pesquisas, normalmente feito dentro do avião. Acertam até o percentual desejado.
Se o Lulla tem 62% de rejeição, como pode ter 39% de intenção de votos revelados na ultima pesquisa.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  PauloR
5 anos atrás

PauloR, comentário mais ridículo que eu já li em 3 anos de FORTE. Lula e Dilma foram horríveis, assim como seu amor de infância FHC. Eu sinceramente não vou nem comentar! Direitista kkkk em um país onde 95% dos políticos são de esquerda, empresários, partidos, “intelectuais”, mídia, grupos sociais, parte das igrejas….até 6 anos atrás dizer que era de direita no Brasil era quase crime, dizer que era conservador era pena de morte…a tamanha hegemonia da esquerda. Conservadores, liberais e pessoas de direita no Brasil quase desaparecem…estavam em extinção…somente com as mídias sociais, onde não há monopólio da informação, começaram… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Como eu sempre comento nesse tipo de assunto: não é que a China está ganhando dos EUA, muito menos que os EUA estão perdendo espaço, acontece que a China parte de uma base zero de influência aqui na região e agora começa a ganhar espaço. Isso não significa que os EUA perdeu espaço, apenas que a China ganhou influência. Vários países mantém relação com a China e com os EUA de forma amigável, o próprio Brasil é assim, além disso, para os grupos empresariais dos EUA presentes na China isso é bom…gera estabilidade e amplia mercados. Uma questão interessante é… Read more »

Antonio
Antonio
5 anos atrás

E parece que os EUA estão começando as tratativas para terminar a guerra comercial com a China.
É Trump! Com a China o buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Como de costume, bravatas!

Gil
Gil
Reply to  Antonio
5 anos atrás

A China ja começou a mijar para atras

calvario
calvario
5 anos atrás

A China tem 69 anos de independência e é a 2ª potencia econômica. O Brasil tem quantos anos de independência? 195? É nossa bandeira nunca será vermelha!

Paulo
Paulo
5 anos atrás

Ivamnc cadê você nesses momentos???

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

O Itamaraty só perdeu sua credibilidade nos últimos governos. Dizer q na época do Governo Militar era ruim chega a ser bizarro de tanto comprometimento ideológico… O mesmo Governo Militar foi o último a pensar, planejar e criar as bases de um país grande. De lá pra cá, vemos cada vez mais a autodestruição. O crescimento falso q tivemos gerou uma das piores crises, q é a q vivemos hj. Quanto China e EUA, crescem onde podem. Achar q um ou outro é bom ou ruim é infantil. Quem gosta de concluir com o Fato!!! Fato é q os últimos… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Estamos às portas de uma nova guerra fria e os Srs. se aferrando a conceitos da guerra fria anterior.
Deixando ideologia de lado, repito o que digitei no outro tópico : o ideal será ficar neutro o quanto se puder, pois haverá um momento que será cobrado e exigido um posicionamento.
E como mostram Suíça e Suécia, neutralidade não é softpower, exige postura firme e poder de dissuasão, i.e. militar.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim Comentario mais sensato o seu. Falou tudo em poucas palavras e sem achismo ideologico. Vc esta totalmente certo qndo cita Suiça e Suécia e sobre neutralidade. O Brasil deve ser esmerar nisso, mas antes tem tbm de se fortalecer militarmente sem depender desse ou daquele país e sem se ater a qualquer tipo de ideologia. Tipo, se o melhor destroyer é americano, entao compre, se o melhor submarino é russo, entao compre; ou seja, comprar o melhor de tudo, desmontar e aprender a fazer um nosso aqui. Deveriamos seguir o exemplo da Suécia, que procura fazer todos os meios… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Tks

Renato B.
Renato B.
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Lembrem do Vargas nos anos 40. O cara podia ser um ditador, mas sabia negociar.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Boçal é quem acredita que a China quer fazer uma “parceria” com a América do Sul, estão se tornando os donos da nossa “despensa”, e daqui a pouco seremos inquilinos deles em nossa própria terra.

Antonio
Antonio
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Até hoje os americanos foram os donos e nada resolveram.
Mudemos, pois.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antonio
5 anos atrás

quem tem que resolver os nossos problemas somos nós, e não os americanos e chineses, somente alguém com uma síndrome de “vira-latas” pensaria dessa forma.

Antonio
Antonio
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Que os digam os fatos que vieram à tona com relação à atuação dos EUA em 64 e agora com essa ‘cooperação’ entre ‘autoridades’ judiciais americanas e sul-americanas.
Conta outra.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antonio
5 anos atrás

É óbvio q os EUA ajudaram o Brasil! Nem precisa de documento… no meio da Guerra Fria!
Tão óbvio é o apoio da ex-URSS e China, além de seus satélites, desde antes de 64 aos grupos terroristas de esquerda no Brasil.
Graças a Deus, não conseguiram seu intento!
Quanto a cooperação judicial, mais óbvia ainda, já q a troop P# roubou aqui e lá.
Tudo muito cristalino.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Corrupção e lavagem de dinheiro são delitos transnacionais, por isso a cooperação entre autoridades de diversos países.

Sugiro a você melhorar o lenga-lenga…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Antonio 19 de agosto de 2018 at 10:09

“Que os digam os fatos que vieram à tona com relação à atuação dos EUA em 64 e agora com essa ‘cooperação’ entre ‘autoridades’ judiciais americanas e sul-americanas.
Conta outra.”

______________

aposto que tu deve ter elogiado muito a mesma relação entre URSS e Cuba no golpe em 59, e hoje vemos a consequência terrível que o povo cubano pagou por isso. Sobre a cooperação entre autoridades no combate a corrupção na qual seus ídolos foram pegos, é RISÍVEL a sua indignação, o HMS Tireles foi muito bem na resposta.

Fernando Albuquerque
Fernando Albuquerque
5 anos atrás

Eles tão com medo dos chineses kkkk

Flanker
Flanker
5 anos atrás

Nossa Senhora!! Isso aqui virou um palanque eleitoral!! Mas, algumas coisas ficam bem claras: quando se vê tantos defendendo, apaixonada e imbecilmente, um ex-presidente que foi preso e condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, após julgamento e recursos onde lhe foi concedido o mais amplo direito de defesa e do contraditório, sem contar os outros julgamentos a que ele será submetido, por outros crimes, fica cristalino o motivo desse país estar na situação em que está! Se pessoas defendem e idolatram uma pessoa assim, um ex-presidente presidiário, não se pode cobrar que essas mesmas pessoas tenham um… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Quando vc é condenado em processo em que se coloca na sentença que o sujeito praticou atos ‘indeterminados’. Quando um Desembargador embasa o acórdão dizendo que ‘se está ali é porque fez algo errado’. Quando todos os juristas que olham o processo dizem que ele é um lixo. Quando tudo isso ocorre fica fácil entender porque o povo dessa estirpe quer ele de novo.
Ainda mais, vendo os amigos dos paladinos andando livre e soltos por aí nos regabofes da vida.

Flanker
Flanker
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Se você acredita, de fato, em tudo que você escreveu, é porque é um da mesma “estirpe” de Lula, Temer, Aécio e cia. Se você acredita que Lula é inocente, nada mais é do que um anencéfalo guiado pelos ditames do partidão……é impressionante o nível de lavagem cerebral de pessoas como você!! Mas, como já foi dito inúmeras vezes aqui e em outros locais, aceitem que dói menos! O líder de vocês está preso!! Preso!! E torço para que apodreça na cadeia! Junto com Temer, Aécio, Padilha, Jucá e outros do mesmo “nível”! Vocês podem gritar, esbravejar, espumar pela boca,… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

típico argumento palanqueiro sem base factual:

– O presidiário foi condenado em um processo onde lhe foram garantidos o contraditório e a ampla defesa. E o fato é que ele foi condenado por “solicitar e receber vantagem ilícita” corroborada por farta prova indiciária;

– O desembargador relator ao proferir seu voto leu todas as provas indiciárias que sustentavam a condenação;

– Onde se lê “todos os juristas” leia-se “os operadores do direito que preferem emporcalhar suas biografias fazendo a defesa cega e irracional de um caudilho”

Nico 88
5 anos atrás

É só uma mudança de donos, nada de novo na colônia. Já fomos de Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra, EUA e agora estamos nos tornando propriedade da China. Enquanto nos degladiamos no debate coxinha × mortadela, nossas riquezas vão sendo sugadas até que não reste nem pó! Um dos meus sonhos para este país é que fosse proibido a exportação de matéria- prima. Enfim. Que falta faz Enéas Carneiro.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

O sujeito escreve como se já fossemos colônia dos ditadores de pequim. Parece até que os povos e governos da região não possuem direito nem vontade propria. Ele torce pelo sucesso dos socielistas.

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Detestaria estar num país que existisse apenas um partido único ditando regras e cujos dirigentes se mantivessem interruptamente no poder. Odiaria estar num país onde os meios de produção são estatizados sem chance para produção independente onde o homem pudesse ser o seu próprio patrão e não empregado ou funcionário eterno do “Grande estado”. Abomino qualquer que seja a intervenção ao livre pensamento mesmo contra meus princípios. Livre iniciativa, tecnologia, educação de qualidade, saúde e segurança. Trabalho e não bolsas ou cotas ou qualquer benefício populista que venha retirar daquele que contribui para aquele que não faz nada e só… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

O Novo Liberalismo Econômico, adotado pelo PSDB a partir dos anos 90, pautou a política econômica do governo Temer nos últimos 3 anos. – O apedeutismo da base governista atual foi exemplificado no debate de ontem com o candidato Álvaro Dias dizendo que precisamos aumentar a produção de derivados de petróleo dentro do país ao invés de importar. É irônico pois o governo Temer vendeu ativos da Petrobrás da ordem de 40 bilhões de reais por valores bem abaixo do mercado. Não fizeram 10 bilhões de caixa com essa medida. – Das 20 maiores empresas Chinesas, 20 são estatais kkkk… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Meu caro Relojoeiro, a despeito do PSDB ter sido liberal a Organização criminosa que o sucedeu praticou o Estatismo desenfreado, o aparelhismo do Estado e a criação de mais estatais ineficientes e perdulárias. O resultado: corrupção sistêmica e institucionalizada (virou praxe administrativa), a maior recessão da história e 13 milhões de desempregados. A propósito, seu mantra sobre o gigantismo das estatais chinesas não apaga o fato de que sõ extremamente corruptas! Podem produzir balas à vontade que ainda faltarão projéteis para acertar a nuca dos gatunos… Por fim divertido mesmo é assistir de camarote a hipocrisia da velha (e decrépita)… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Prepare a criação da Vara Federal do Arroio Chuí ou uma bela aposentadoria compulsória com proventos proporcionais. Ah! E o auxílio moradia vai acabar, viu?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Aí você acordou né?

Desista, o condenado continuará onde está, na carceragem da PF. E para seu desgosto a Lava-jato chegou à Argentina, a beiçola ladra que se prepare…

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Caro Dom Quixote. Desista de defender o Picolé de Chuchu. Este sim está fora do páreo. E por méritos próprios.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Quixotesco é achar que presidiário pode se eleger presidente e, pior, intervir no judiciário. Você está no estágio da autoenganação

_RR_
_RR_
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Não creio que seja possível classificar o período FHC como de liberalismo econômico… O que FHC fez, foi privatizar meia dúzia de empresas que julgou-se serem improdutivas, e só… Mas no que diz respeito a micro e pequenos empreendedores, que é onde está o peso real da economia, não fez nada de muita valia de fato… Nunca criou-se naquele período uma legislação que fosse efetivamente liberal, e jamais realizou-se uma revisão real da estrutura do Estado Brasileiro e seu peso sobre os contribuintes… Em outras palavras, dificil considerar que era intenção daquela administração partir para um liberalismo econômico de fato,… Read more »

ScudB
ScudB
5 anos atrás

OFF: Srs editores!
Temos duas datas “redondas” que talvez podem ser interessantes de ponto visto histórico:
100 anos da operação “Urso Polar” (intervenção dos americanos e britânicos no Norte e Leste da USSR ) e 50 anos da operação “Danúbio” (Primavera de Praga).

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

O que a China está fazendo não difere em nada do que o Brasil fez durante os governos do ex-presidente Luiz I. L. da Silva e de sua sucessora, quando esta ainda estava presidente. Foram investidos bilhões de reais (vamos valorizar nossa moeda) em republiquetas da América Latina e da África. Porém, enquanto a China o faz dentro de uma política de Estado, visando sua sobrevivência e afirmação no concerto das nações, por aqui o objetivo foi o enriquecimento ilícito individual e a manutenção do “puder”. Os resultados podem ser sentidos em ambos os casos. Infelizmente, para o nosso lado,… Read more »

Bruno w Basillio
5 anos atrás

Relações Brasil X China nos últimos anos ..
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41088186
Empresas chinesas no Brasil ( noticia antiga, aumentaram)..
https://exame.abril.com.br/negocios/10-empresas-chinesas-com-operacao-no-brasil/

Pelo sexto ano consecutivo segundo a Forbes ,
O Industrial and commercial Bank of China e o
China Construction Bank , ocupa respectivamente o primeiro e segundo lugar de maiores empresas do mundo…
O crescimento econômico e geopolítico Chinês não são lendas , é fato…

Madmax
Madmax
5 anos atrás

A verdade é que a China já é a grande potência econômica mundial e o mundo vai passar por uma lenta e gradual mudança nas próximas décadas ao estilo chinês.

Antonio
Antonio
Reply to  Madmax
5 anos atrás

E não é só isso Madmax. A cada dia que passa, a China fica muito maior que os EUA. E isso os americanófilos não suportam.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Bravatas, bravatas é mais bravatas…

Pangloss
Pangloss
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless, eu estou esperando para ver o espetáculo de contorcionismo lógico dessa turma de viciados em mortadela, quando a China e a Rússia começarem a se chocar na defesa de seus interesses.
Eles são especialistas em sofismas. Nem sentem vergonha, tamanha a impostura intelectual desse pessoal.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Pangloss
5 anos atrás

Amigo Pangloss, vão ter que executar um triplo mortal carpado para explicar, e ainda assim cairão de bunda no chão….rs!

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Se plantarem um pé de couve na cabeça de Trump ele vai ficar enorme.
É um terreno fértil.
Acabei de ler notícia de que está criando confusão com a Índia.
Se continuar assim, será quase que totalmente expulso do sul da Ásia e Ásia Oriental, baseando-se apenas em Taiwan, Japão e Coreia do Sul. O que é muitíssimo pouco.
Paralelo a isso, a China já está entabulando conversações para aumentar o comércio com a Índia.
Depois não sabem o motivo da ascensão da China e da queda dos EUA.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Mais bravatas, com expedientes típicos para esquentá-las na linha “li a notícia..”

Depois que essa patota entrou o nível dos debates desceu ladeira abaixo! E onde deveria haver debate virou rinha…

Rodrigo Masculino Ferreira
5 anos atrás

Tanto faz quem vai investir no Brasil…

Desde que o acordo seja bom para nós e não estas parcerias Caracu que foram feitas pelo (des)Governo do PT.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Off : conflito em Roraima : crimes cometidos por possíveis refugiados venezuelanos levam à xenofobia local, Temer faz que não é com ele e a ONU só quer saber do Lula.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, do mesmo jeito que a ONU não pode impor a decisão teratológica que permite um presidiário ser candidato à presidente também não pode impor que Maduro saia do poder e permita à Venezuela voltar a ser uma democracia. Alguma medida contra o ditador Maduro pode ser aprovada na assembleia geral mas no Conselho de Segurança a Rússia vetaria. Agora em RR a coisa tá feia mesmo! Segundo um refugiado a força nacional de segurança cruzou os brações e assistiu parada as agressões. É lamentável que brasileiros estejam se comportando dessa forma pois nosso país tem a obrigação moral de… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

o que está acontecendo não é digno de um país como o Brasil. Acolher, assimilar e integrar os venezuelanos no tecido socio- econômico brasileiro seria tarefa mais simples e vantajosa do que acolher milhares de haitianos. Infelizmente o Brasil não é preparado para esse tipo de situação e Roraima não tem mínima condição de enfrentar esse fenômeno sem uma resposta política nacional.

Delfim
Delfim
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Não é pelo “apoio incondicional”, e sim pela nossa histôria e demografia.
Não temos como tratar mal quem vem de fora.
A questão é o Temeroso que resolveu que o problema de RR é de RR e não da União.
Já é um Estado pobre, que não consegue se gerir financeiramente, era Território Federal por isso, com vários conflitos de terra e com recursos minerais cobiçados.

Nico 88
5 anos atrás

Não demonizo o Estado mas também não quero que se intrometa na vida pessoal das pessoas. O Estado tem papel fundamental na economia. Foi o que de fato transformou a economia brasileira em uma mera fazenda de café e a transformou no passado recente na sexta maior economia mundial. Segundo Eneas Carneiro em entrevista a Band nos idos de 1990 somente a petrobras investiu mais no Brasil do que a soma de todas as multinacionais em 100 anos! O próprio Bolsonaro reconheceu a importância do Estado durante o governo militar em entrevista na globo news. No caso ele questionava qual… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  Nico 88
5 anos atrás

Perfeita sua colocação Nico.

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  Nico 88
5 anos atrás

Lenin, Mao, Stalin, Fidel e Kim aprovariam seu comentário também.

Brincadeiras a parte, o PIB soviético em 1985 era maior que o PIB brasileiro de hoje, 33 anos depois… se corrigir os valores deve dar o dobro.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Nico 88
5 anos atrás

Era a obrigação do Estado atuar como desenvolvedor do país, já que a iniciativa privada era sufocada pelas regulações e intervenções do governo na vida econômica privada, a mesma coisa se aplica a Petrobrás de hoje, é sua obrigação atuar como desenvolvedor do mercado de petróleo no país já que detém o monopólio, e especificamente nos anos 90 a empresa teve um monopólio garantida pelo governo até ser quebrando no final dos anos 90, logo era sua obrigação investir, mas parece que nada adiantou já que hoje é a empresa mais endividada do mundo e extrai “apenas” 2,5 milhões de… Read more »

Rodrigo Masculino Ferreira
5 anos atrás

Também vejo assim…

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Concordo com o Sr. Nico 88. porém creio que uma política de Estado e não de governo seria para Educação, Saúde e Segurança(interna e externa.) Ter um controle do estado na Economia como um todo pode gerar riqueza a curto, médio prazos , porém a longo prazo a tendência é o desastre. Fortalecimento do estados e dá através de impostos que “deveriam ‘ de certa forma’ retornar em benefícios para todos, principalmente para os contribuintes. No próprio regime militar , o que se estatizou foi terrível e atualmente pagamos um preço. Não quer dizer que não se fez necessário. Sim… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Desculpe os erros. Não acostumei com este teclado e digito rápido. “Catador de milho profissional”. vou beber algo para ficar mais calmo. Idade, óculos para rocar, ainda vivo om o martelo, cinzel e placa de argila para comunicação. Passei da idade da pedra para o do Bronze. Porém estou aprendendo e reaprendendo com os ótimos comentaristas e editores desta trilogia. Digo todos sem exceção. Posso dizer de coração que adquiri uma amizade indireta aos comentaristas e editores desta trilogia e gostaria que essa amizade se propague e dure pelo menos uns mil anos. Abraços.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Importantes considerações q fiz e não foram publicadas:
1) Não há lei que se sobreponha à nossa. Nós, Brasil, somos Soberanos.
2) EUA, segundo estudos, apoiaram a Revolução de 64. Segundo diversas publicações, doutrina e testemunho, ex-URSS, China e seus satélites apoiaram os grupos comunistas desde antes de Vargas até o fim da União Soviética.
3) O Brasil tem feito comércio, intercâmbio militar, enlaces políticos com ambas as potências. Cabe ao Brasil ser Soberano e poder contribuir e se defender de qq uma das duas.
Sds

Renato B.
Renato B.
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Angelo, você me lembrou algo que o país soube fazer muito bem durante a Era Vargas, na época da segunda guerra mundial. Conseguimos obter muito de ambos os lados enquanto foi possível e fomos parceiros confiáveis quando fomos obrigados a escolher.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Exatamente. Perfeito Agnelo.

O Brasil tem buscar os seus interesses onde e quando for necessário para o bem maior da nação.

Infelizmente o marxismo cultural difundido por todo (isso mesmo, todo), o nosso defasado, anacrônico e retrógrado sistema de ensino só distorce a história e os fatos.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Alguns exemplos bem sucedidos de atuação do Estado na economia: 1- A construção da malha ferroviária Alemã na Era Bismarck, a chamada Länderbahnen. 2- O New Deal que solucionou a crise liberal de 29 3- O Complexo Industrial Militar Estadunidense 4- A implantação da SME por Deng Xiaoping 5- O Milagre Econômico Brasileiro no início da década de 70 com os milicos. 6- A nova política de incentivos agrícolas russa… Essa é a mais recente. A Rússia era um importador de alimentos não faz 5 anos, hoje a agricultura é a segunda maior receita do país, atrás somente de petróleo… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Você não aprende mesmo não é relojoeiro!? Continua cantando loas ao estatismo desenfreado mas se esquece de mencionar que: – Embora o Estado tenha atuado no New Deal ele não suplantou a autonomia particular, e foi uma medida pontual. E para piorar não resolveu sozinho pois precisou de um componente externo (II GM); – O complexo militar industrial norte-americano, ainda que tenha o Pentágono como maior comprador, é composto apenas por empresas privadas, nada de estatal… – Deng Xiaping precisou trazer o capitalismo para poder reformar a economia chinesa. Ou seja, teve de abrir algum espaço para o liberalismo; –… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

1 – O governo alemão tão e somente liberou investimentos em infraestrutura para apoiar a economia. Agiu, portanto, onde um Estado deve agir… E mesmo assim, infraestrutura também depende de damanda… Não se pode simplesmente construir estradas que vão do nada a lugar algum e menos ainda pontes onde se precisa de passarelas… 2 – As medidas tomadas por Roosevelt ( aumento do salário mínimo, subsídios governamentais para agronegócio não produzir, entre outros ) a partir de 1930, somente fizeram foi aprofundar a crise. Só não foi pior porque a suprema corte americana revogou diversos de seus mandados. É exatamente… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Esqueci de mencionar alguns notáveis como: – Restauração Meiji no Japão – A Nova Ordem, durante a administração Suharto da Indonésia. Crescimento econômico de 545% em uma década, impressionante em um país com índices educacionais africanos no período. – A economia soviética, a URSS tinha o PIB do Japão no seu fim precoce no fim do século passado. Exemplos notáveis de fracasso Liberal: – Haiti – Somália – Bolívia (só passou a crescer com a estatização do gás, o pobre pagava a taxa de água do rico antes do Evo!) – A lista é grande, tem país com 200 anos… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Continuando…. – Suharto era um ditador corrupto que havia derrubado outro ditador corrupto (Sukarno). E o crescimento econômico indonésio não significou necessariamente redução de desigualdades sociais; – A economia soviética, que estava em franco colapso no final dos anos 80, é o exemplo clássico de como a intervenção excessiva do Estado é a receita certa do fracasso E por falar em liberalismo…. – Chile adota o liberalismo desde os tempos de Pinochet, e hoje é o país com maior IDH do continente; – Os países com mais liberdade econômica do mundo estão localizados na…..Escandinávia! A Dinamarca sequer tem salário mínimo!… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Metade da economia do Chile é exploração mineral de cobre.

Quando as minas de cobre secarem sobra uma economia do Haiti kkk

_RR_
_RR_
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Exemplos notáveis de sucessos liberais: Singapura, Hong Kong, Coréia do Sul… Todos países que apostaram no início em confiar na mão dos seus cidadãos, não no mero despejo de dinheiro na economia…. Até onde já li, a Restauração Meiji dependeu do Estado para gerar industrias de base, mas foi necessário mão privada para toca-las e faze-las se desenvolverem. No mais, os setores não essenciais permaneceram com a iniciativa privada. E hoje, o Japão só é o que é graças ao liberalismo econômico adotado nos anos 50 e 60. — A economia soviética, já se sabe hoje, era em grande parte… Read more »

Lucas Padoveze
Lucas Padoveze
5 anos atrás

A hilário como um país que se diz comunista se dobra ao dinheiro e ao monopólio mundial como a China hahahahahah igualdade e liberdade, sqn.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Off : o Equador, parceirão bolivariano, está restringindo a presença de venezuelanos apenas aos portadores de passaporte. Não tem, vai embora.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, o atual presidente equatoriano, Lenin Moreno, a despeito de ter sido apoiado por Rafael Correa após tomar posse rompeu com ele e agora traz o país de volta à normalidade democrática e institucional.

Binho
Binho
5 anos atrás

Como uma hora dessas faz falta ao Brasil um Franco ou Henri Guisan com aquele conselho suíço 39 a 45, como enganaram Aliados e o Eixo, negociavam com os dois lados e tiravam proveito….

Inclusive um dos maiores bancos suíço lavava dinheiro do Eixo e tinha contas de judeus americanos

Marcos2018
5 anos atrás

Acho que é preciso considerar que a China ultrapassará os EUA como maior economia do mundo em poucos anos. A PWC publicou um artigo projetando 2.050 e coloca a China como maior economia, a Índia como 2a. maior economia, os EUA em terceiro, a Indonésia em 4º e nós (Brasil) em 5º.
Um cenário daqui 30 anos, bem diferente do que temos hoje (atualmente somos a 9a. economia). A pergunta “de que lado devemos ficar?” parece retórica, porque acho que não precisamos ficar de lado nenhum, ou melhor, podemos ficar dos dois lados e aproveitar as oportunidades deste embate.