Pessoas assistem ao fogo queimando o Museu Nacional no Rio de Janeiro.- Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Pessoas assistem ao fogo queimando o Museu Nacional no Rio de Janeiro.- Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Pessoas assistem ao fogo queimando o Museu Nacional no Rio de Janeiro.- Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Pessoas assistem ao fogo queimando o Museu Nacional no Rio de Janeiro.- Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Por Bernardo Mello Franco

A destruição do Museu Nacional é uma tragédia para a cultura, a ciência e a história do Brasil. Infelizmente, uma tragédia anunciada.

A instituição científica mais antiga do país foi vítima de décadas de descaso. De 2014 para cá, os cortes passaram a afetar até a verba de manutenção. O museu chegou a fechar as portas por falta de pagamento aos funcionários de limpeza e vigilância.

Em junho, a instituição completou 200 anos sem motivo para comemorar. Muitas salas de exposição estavam fechadas. Uma vaquinha virtual pedia doações para reabrir uma delas, que abrigava um enorme fóssil de baleia. A estrutura de madeira estava consumida por cupins.

Apesar do esforço dos servidores da UFRJ, os visitantes podiam notar o péssimo estado de conservação do palácio na Quinta da Boa Vista. O prédio agonizava: reboco caindo, paredes descascadas, fios elétricos expostos. A causa do incêndio ainda não foi divulgada, mas não era preciso ser bombeiro para ver que os riscos estavam lá.

O edifício consumido pelas chamas era tão valioso quanto seu acervo de 20 milhões de peças, que incluía fósseis de dinossauros, múmias egípcias e o crânio mais antigo das Américas. O Palácio de São Cristóvão foi a residência da família real no Brasil. Depois sediou a primeira Assembleia Constituinte da República, que editou a Carta de 1891.

No livro “1808”, que narra a chegada da Corte portuguesa, Laurentino Gomes descreveu o local como “um prédio descuidado e sem memória”. “É como se nesse local a história tivesse sido apagada de propósito”, resumiu. O texto foi publicado há quatro anos. De lá para cá, a situação só piorou.

Segundo funcionários, o último presidente a pisar no museu foi Juscelino Kubitschek, que deixou o poder há 58 anos. Na festa do bicentenário, nenhum ministro apareceu por lá. Agora todos vão dar declarações de pesar e prometer as verbas que sonegaram em nome do ajuste fiscal.

Um país morre um pouco quando destrói a sua própria história. A tragédia deste domingo é uma espécie de suicídio nacional. Um crime contra o nosso passado e contra as gerações futuras.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
5 anos atrás

Vai-se o Museu Nacional.
Fica o Queer Museu.

Se eu fosse depressivo, chorava. Mas como prefiro abraçar o caos, prefiro apenas sentar e dar risada da nossa própria tragédia anunciada…

Antonio
Antonio
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Uma coisa não exclui a outra.
Que fique o Museu Nacional. Que fique o Queermuseu.

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Você tá é de brincadeira né?!!!

João Augusto
João Augusto
Reply to  Antonio
5 anos atrás

O Antonio tá certo. Do jeito que vocês estão colocando até parece que a culpa do Museu Nacional ter pegado fogo foi do Queermuseu. Com 5 minutos de google qualquer um percebe que eles não concorriam pelas mesmas verbas. Se tem algum culpado crítico nisso foi a “gestão” pós 2016, que pegou uma média histórica já insuficiente e diminuiu em 2017 e de 2017 pra 2018 diminiu quase 80% novamente. Em tempo: o aporte insuficiente vem ao menos desde a constituinte de 88 e em 2017 o GF do Temer perdoou uma dívida do Itau que dava pra sustentar o… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

Entenda de uma vez! A culpa não é do atual governo mas sim nossa, dos brasileiros, visto sermos um povo que claramente despreza o passado e a memória. E é exatamente por sermos assim que elegemos governantes que não apenas destinam verbas insuficientes para a manutenção de tão valioso acervo como também aqueles que cortam a verba que já é insuficiente. Ps: Constituinte é o processo de elaboração da Constituição e não a Carta Política em si, e a dívida perdoada com o banco nada tem a ver com a verba que sucessivos governos, inclusive aqueles incensados por certa categoria… Read more »

Mauro Cambuquira
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Somos todos culpados. Não damos valor a nada que construído há tempos e com muito esforço. Estamos em outra vibe, somos todos Smartfones. Nossa cultura se resume a dar um Google. Lamentável.

João Augusto
João Augusto
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Não entendi o apontamento, HMS, é errado referir-se à constituinte que encerrou os trabalhos em 88 como constituinte de 88, se há fontes que a citam como “Constituinte de 87” (em alusão ao início dos trabalhos), “Constituinte de 88” (em alusão ao fim dos trabalhos) e “Constituinte de 87-88” (em alusão ao período dos trabalhos)?

Jota
Jota
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

Olha a noticia fresquinha , mostrando o que a tia Dilma fez: “Museu Nacional conseguiu R$ 20 milhões para reforma em 2014, mas governo federal não aplicou verba”. Ou seja , ganhou mas não levou. Ou seja ,13 anos de petismo mais 2 de Temeridades foram a laje do túmulo do museu. Mas a verdade é que , como o museu tem 200 anos e foi iniciado pela família real , a culpa começa com Deodoro da fonseca, Floriano peixoto , etc, etc, Vargas, Dutra, Kubistcheck, Janio, Jango , Castelo branco , costa e silva , medici, geisel, figueiredo, sarney,… Read more »

R_Cordeiro
R_Cordeiro
Reply to  Jota
5 anos atrás

Último presidente a pisar no Palácio imperial foi JK. Isso diz muito sobre nossos governantes de lá pra cá. 1889 é todo o dia, é um golpe diário na nossa história, na nossa cultura e na nossa fé. Um museu que já havia fechado suas portal em 2014 e se equilibrava apenas arrumando calhas entupidas desde quando se tem notícias.
Brasil, fadado ao fracasso intelectual e moral do mundo. Seremos o eterno país do futuro sem futuro.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

Engraçado que quando em janeiro 2015 o Museu Nacional fechou por falta de dinheiro aí não apareceu ninguém que apoia “artes” do tipo Queer Museu para criticar. Como bem o Jota citou acima em 2014 já havia contenção de verbas para o Museu e acham que tudo aconteceu de 2 anos para cá inclusive, o fracasso total do nosso sistema de ensino. Antes tudo era uma maravilha e num país tudo acontece num curto espaço de tempo e não há causas anteriores. Pensamentos assim só corroboram o porque do fracasso total do nosso ensino. Políticos como Temer não têm o… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Antonio
5 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO CONFORME ITEM 9 DAS “REGRAS DE CONDUTA PARA COMENTÁRIOS” POR DESRESPEITAR ITEM 5

Vovozao
Vovozao
5 anos atrás

Sabias palavras, mas não temos ninguém que pense em cultura, falo desta cultura, nossos grandes políticos foram que funk é uma expressão de cultura, claro eles conseguem manter este povão imbecil votando neles, estamos como brasileiros pagando para eleger os políticos que irão nós roubar mais tarde, isto serve para a maioria, que atire um pedra quem é realmente honesto. Chega acorda povo 7 de outubro tá aí.

Jm
Jm
5 anos atrás

Falta de dinheiro não é o responsável pela tragédia, vejam como corre dinheiro a rodo para globais e lacradores, queermuseu, peça com Jesus trans, “exposição” com peladão pra crianças, aulas doutrinárias nas universidades … O brasileiro, como grupo, é cada vez mais um amontoado de bestializados que despreza seu passado pois reescreve-lo é parte da revolução que quebra laços e valores tirando as referencias sobre as quais o país se ergue e se justifica. Sim, é símbolica a perda irrecuperável do acervo e do prédio histórico, mas o fato importante é que há anos ninguém mais por eles se interessa… Read more »

Doug385
Doug385
Reply to  Jm
5 anos atrás

Isso é o pior. Lei Rouanet para Pablos Vitares da vida, enquanto a verdadeira história e cultura nacionais agonizam.

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Excelente.

Maurício Siqueira
Maurício Siqueira
5 anos atrás

Falta de verba, corrupção, incompetência, instituições federais utilizadas apenas para militância, a lista é longa. É impossível não se indignar com tudo que se passa nesse país. Causa provável? Um balão que soltam no RJ, em disputas de baloeiros quando são presos os responsáveis da o q? nada, crime de menor potencial ofensivo. Pode ser a péssima condição das instalações do prédio… O País se destrói pelas entranhas da lei. Bilhões num fundo partidário para reeleger corruptos, país propositalmente dividido em esquerda e direita, pobres e ricos, brancos e negros. Não existe luz no fim do túnel…

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Legal a GLOBO fazer uma matéria sobre o assunto, a empresa tem que ficar em total silêncio, afinal, é ela que elege o congresso e os presidente há décadas, assim como no RJ, a família proprietária da emissora é dona do RJ. Será que algum artista da emissora, aqueles que trabalham 1 fim de semana e ganham 5 milhões de reais por mês fizeram parte da “vaquinha”? Ou só tem vaquinha para aborto e liberação de drogas?

Zorann
Zorann
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Sério mesmo que vai querer crucificar rede Globo? Ahh por favor né…

JOSÉ ROBERTO DE FREITAS DIAS
5 anos atrás

Cresci visitando o “Museu da Quinta da Boa Vista”, perdi a conta de quantas vezes o visitei, sabia que a crise dele estava grande, mas ainda assim deseja visitá lo levando os meus filhos, um dos raros locais que nos fazem lembrar que o nosso país também possuía conteúdo, que tivemos imperadores, cientistas e riquezas no passado. Hoje só temos cinzas.

Rafa_positron
Rafa_positron
5 anos atrás

Que tragédia!

Lá haviam fósseis e demais raridades comuns à própria história da Humanidade…. um acervo grandioso e raro!

Mas é a metáfora do Brasil atual: povo sem cultura, sem memória, sem identidade, sem alma e totalmente de joelhos!

E sabem como é aquele ditado: o povo que não conhece a própria historia está fadado a repetir os mesmos erros no presente e no futuro

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Rafa_positron
5 anos atrás

“E sabem como é aquele ditado: o povo que não conhece a própria historia está fadado a repetir os mesmos erros no presente e no futuro”

As pesquisas acerca do escrutínio de outubro que o digam! Se não fosse a lei da ficha limpa…

Camargoer
Reply to  Rafa_positron
5 anos atrás

Caro HMS. Tenho lido muitas referências às palavras “limpeza”, “extermínio” e outras expressões parecidas. Considerando que você mencionou a questão da “memória curta”, recomendo o documentário “Arquitetura da destruição” para nos lembra que comparar pessoas à ratos ou insetos é uma péssima ideia. Apesar de discordarmos em muitos pontos,, tenho grande consideração por você. Um grande abraço.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Amigo Camargo,fique tranquilo! eu usei a palavra “escrutínio” no lugar de eleições, não pretendo aqui defender posições de supressão da democracia mas sim questiono o que leva o povo a insistir nos mesmos erros ou em novos, como é o caso de quem quer resolver tudo na bala.

Grande abraço!

Camargoer
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Caro HMS. Também prefiro uma disputa que nos leve à Câmara Legislativa do que uma outra que me levaria à câmara de gás. Gosto muito da frase “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo” (que resume bem o espírito iluminista e humanista da democracia). Sobre o documentário, considero um dos melhores que já assisti. Se tiver um tempinho durante o fim de semana, vale a pena dedicar um tempinho. O risco é estarmos juntos na mesma vala comum em um futuro sombrio. Um grande abração (assim mesmo, duas vezes… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Não cara, esse era um museu científico e tinha muitos registros e fósseis importantes ali. Me lembro que já fui uma vez e gostei particularmente do tanto relativo a biologia que tinha lá.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Por outro lado, se o brasileiro não gosta de museu, porque investir nestas velharias?
Fui a uma excursão e achei que só eu não iria aos museus, mas teve mais gente que preferiu ficar nas praças dando pipoca aos pombos ao invés de visitar os museus.
Se o brasileiro gostasse de museus a sua degradação teria causado algum movimento em sua defesa, como o povão o cercar abraçando etc…. Mas nada foi feito nestes anos em que o museu se degradou. Ficou doente, agonizou muito tempo e morreu sem causar comoção e em pouco tempo será esquecido,

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Infelizmente concordo com suas palavras. Até parece que brasileiro adora museu e vive estudando o passado como explicação do presente e referência do futuro. Aqui tudo tem que virar museu, desde estação de trem no meio do mato até porta-aviões sucateado e empenado. Não é por aí. Não é abrindo “museu” em cada esquina que nos tornaremos patriotas e cultuaremos nossa história e os feitos dos nossos antepassados. Falta muito mais coisa…difícil de explicar aqui, falta tempo e paciência. Aliás, ainda falta muita coisa nesse país. E participo minha solidariedade aos professores, pesquisadores e funcionários do Museu Nacional que perderam… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Não tem “abraço” ao museu, porque quem administrava era gente ligada ao “piçoul”..

Se fosse de outro hoje estaria cheio de artistas fazendo discurso sobre o descaso com a cultura da “zelite” e bla bla bla bla bla

Zorann
Zorann
5 anos atrás

Estou aqui assistindo a cobertura do incendio. . Acabaram de abrir os portões do parque para a entrada de manifestantes. E lá estão todos eles gritando “Fo.ra T.emer”, “Glo.bo golpi.sta”…. e as tais bandei.ras verm.elhas. Os caras nunca foram se manifestar por mais verbas. E a verba já era ridícula no governo anterior. . Mobilizaram-se para tirar vantagem p.olítica da situação. Eu não sei oque é pior: o incêndio, ou os “m.anifestantes” querendo tirar vantagem política da desgraça. . Por favor, não vão editar meu comentário, isto não é campanha política, é só o relato do que está passando na… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Zorann
5 anos atrás

Exatamente zorran

Diego Lima
Reply to  Zorann
5 anos atrás

Isso mesmo Zorann, há muito tempo o museu, sofreu com falta de recursos. Não é justo ligar esta tragédia apenas a um governo. Nossa sociedade é imediatista algumas vezes e paciente demais outras, não estou eximindo de culpa a gestão atual, que fique claro que nenhum “gestor” ou candidato se preocupa com ciência e cultura, uma pena, este museu abrigava peças insubstituíveis. Em minha cidade houve um ato há um tempo reivindicando a abertura do nosso museu de arte moderna nos finais de semana e grande parte da população zombou afinal “quem vai perder tempo no final de semana visitando… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Diego Lima
5 anos atrás

Diego eu concordo com boa parte do que você disse,porém não creio que essa seja um defeito exclusivo da sociedade brasileira. Em qualquer país, por mais culto que seja, nunca foi valor das massas visitar museus, digo isso porque já morei nos eua, pergunte numa escola pública por lá o que os garotos acham de quem vai a museus nos fins de semana…. infelizmente,os cultos são minoria, não só no Brasil,mas em toda a civilização humana

Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
5 anos atrás

Triste pior de tudo o governo investiu em artistas afinal eles fazem a propaganda do governo, museus não exaltam governos, não fazem propaganda política mas contam a história, história essa já um tanto esquecida hoje simplesmente apagadas em forma de cinzas.

Juliano
Juliano
5 anos atrás

o museu estava sob gestão da UFRJ, segue o quadro da Universidade para entendermos porque não se pode partidarizar a questão:

Reitor: Roberto Leher – filiado ao PSOL;
Vice-reitora: Denise Fernandes Lopez – filiada ao PSOL;
Pró-reitor de graduação: Eduardo Gonçalves – filiado ao PCB;
Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças: Roberto Antonio Gambine Moreira – filiado ao PCdoB;
Pró-Reitora de Extensão: Maria Mello de Malta – filiada ao PSOL;
Pró-Reitor de Pessoal: Agnaldo Fernandes – filiado ao PSOL.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Juliano
5 anos atrás

Pergunte ao reitor já que não tinha dinheiro para o Museu, quanto ele gastou com o indispensável curso sobre o “GÓRPI DE 2016”

Dodo
Dodo
5 anos atrás

É só um museu,paciência constrói outro. Querer ficar chorando e aproveitar pra transformar isso em palanque político e ficar criticando e apontando dedos pra um figura ou outra do governo é patético. Vida que segue, tem muito museu por esse Brasil ainda

Marcos
Marcos
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Nossa que simples. Vão construir documentos e artefatos de mais de séculos, milhares e milhões de anos também?

João Augusto
João Augusto
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Larga mão de falar abobrinha, rapaz. O prédio é o de menos, o problema é o acervo que tava lá dentro! Aff. Não é possível.
“paciência constrói outro”. Meu Deus do céu…

Dodo
Dodo
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

Que abobrinha ? Um bando de velharia ? Quem vive de passado é museu, e tem MUITO museu por esse Brasil afora, muito mais interessantes como o museu do amanhã por exemplo. Se você não gostou paciência, e minha opinião, qualquer coisa é só recriar os verbos com impressão 3d,não sei se vc já ouviu falar,fica igualzinho

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Dodo
5 anos atrás

O museu do amanhã que poderia pegar fogo que tudo o que tem nele poderia ser reposto. Agora no Museu Nacional tinha muitas coisas únicas e que eram importantes cientificamente, tinha até múmias do Egito de milhares de anos que o Dom Pedro II tinha comprado…

Dodo
Dodo
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Bom,o prédio em si pode ser reconstruído, os artigos podem ser repostos por meio de doações e intercâmbio entre museus e comunidade científica, na própria ilha do Fundão mesmo tem um museu gigantesco de mineralogia, poderia facilmente repor qualquer perda nessa aérea ao museu nacional, sem falar nas centenas de museus no Brasil e no mundo que podem fazer parcerias. Portanto, relaxe não é o fim do mundo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Dodo, sério me diz aí como você vai substituir um sarcófago egípcio que nunca foi aberto? Como vai substituir uma múmia? Artefatos da era do bronze de coisa de 3000 anos atrás? Como vai substituir o crânio do ser humano mais antigo encontrado nas Américas? Como vai substituir centenas de milhares, talvez MILHÕES de documentos históricos originais, boa parte pode sequer ter sido traduzida e provavelmente jamais foram digitalizados? Como se repõe esse tipo de coisa? Seus posts são o retrato da ignorância deste país.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Tinha uma múmia lá cujo processo de mumificação era raro. Só existiam oito como ela no mundo todo. Agora sete. Você acha que algum museu que se preze vai doar/emprestar alguma delas para exposição aqui em Banânia depois disso? Quem vai ceder material insubstituível para o Brasil agora? Eu certamente não doaria.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Uma perda irreparável e injustificada. Triste país. Quantos estádios foram construídos , com bilhões gastos e se transformaram e elefantes brancos? Sempre teve dindeiro.

_RR_
_RR_
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Muitas das obras são simplesmente irreplicáveis…

Haviam relíquias de mais de 5000 anos naquele museu, tais como múmias egípcias e os restos de Luzia… Como se vai replicar isso…?!

Como disse o João, a edificação é o de menos… Mesmo que se possa fazer cópias dos fósseis e outras obras perdidas, serão sem qualquer valor histórico e virtualmente inúteis para estudos. E lembrando que o museu era uma instituição científica…

Dodo
Dodo
Reply to  _RR_
5 anos atrás

RR descordo, tal como é possível se ler um documento histórico digitalizado e estuda-lo, é possível criar réplicas com função educacional e científica. E digo mais, isso é algo que vai acontecer inevitavelmte com outros museus, é bom digitalizar logo

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dodo
5 anos atrás

É o post mais ignorante que eu li por aqui.

Dodo
Dodo
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Primeiramente, você é mais ignorante do que eu imaginava se crê que impressão 3d não é capaz de criar isso tudo( dica, boa parte do acervo do museu de história natural de Boston é de maquetes de cera feitos por impressoras 3d). Segundo,a comunidade científica tem mais do que interesse em compartilhar conhecimento entre si, isso inclui o compartilhamento de peças de exposição, se você não acredita problema seu. Terceiro, banania? Sério? Tipico de quem adora polemizar e politizar tudo, Eu sou o ignorante ? Me poupe, vai fazer algo melhor da tua vida filhão e respeite os outros que… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Dodo, sim, se criam réplicas para se colocar em exposição enquanto os ORIGINAIS SÃO ESTUDADOS em ambientes laboratoriais. Uma impressão 3D pode muito bem recriar as formas, cores, talvez até a textura, mas não se pode fazer análise de materiais à partir delas. Como você vai usar uma técnica para datar determinado artefato se você não tem o original? Como você vai fazer uma análise dos materiais para entender como os antigos manipulavam os materiais para que houvesse o processo de fabricação? Não estou polemizando nada, só estou falando dos FATOS. Não importa quem era o responsável, ou qual partido… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

É melhor vc e ter mais respeito, se tá com raivinha então vai descontar na cama que é lugar quente, dei minha
Opiniao e uma solução, se não gostou vai te catar

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dodo
5 anos atrás

E desculpe, mas não te faltei com respeito em nenhum momento. Você é ignorante em assuntos relacionados à História, assim como eu sou ignorante em assuntos relacionados à diversos tópicos. Não sabe o que ‘ignorante’ significa, procure um dicionário e dê uma checada. Vale à pena.

Camargoer
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Caro Dodo. Não há como substituir o que foi destruído.

Gino Piva
Gino Piva
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Meu deus que ignorancia é essa? Retrato puro e simples de um Br ignorante, sem cultura e sem apreço pela historia do País! Sem mais!

away
away
Reply to  Dodo
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Documentos de valores históricos não são substituídos por forma digital. Forma digital serve para documentos ostensivos de valores administrativos, para reduzir gasto com espaço, papel e conservação.
Vá estudar arquivologia antes de escrever bobagens!

Dodo
Dodo
Reply to  away
5 anos atrás

Não perco meu tempo com profissões inúteis como arquivologia

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Qual é sua profissão então o sabichão arrogante ?

GEN Escobar
GEN Escobar
5 anos atrás

Gastou-se na Copa do Mundo R$ 200 bilhões em estádios “mosca branca! no meio do nada….este ano foram disponibilizados R$ 4 bilhões ao fundo partidário. Querem mais exemplos? Sem mais!

Dodo
Dodo
Reply to  GEN Escobar
5 anos atrás

Ah tava demorando alguém pra querer ficar culpando políticos… sempre tem

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Se o Museu estivesse em mãos privadas eu estaria culpado os donos e administradores, mas como não estava…

Dodo
Dodo
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Tem razão, tudo é culpa dos malvados políticos. Nossa você é tão anos 80 mesmo…

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Os docentes e discentes da UFRJ não podiam reformar o museu? Os ‘Doctores’ não podem sujas as mãozinhas pra fazer uma reforma na parte elétrica juntamente com os ‘estudantes’. Tem um museu com apenas toda a história do país, aparece um foco de incêndio e primeira coisa é sair correndo e ver tudo queimando de braços cruzados. Esse museu reflete a imagem atual do RJ, tudo reduzido as cinzas, estado putrefato.

Dodo
Dodo
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Amigo tem centenas de museus no país, quem disse que este guardava toda a história nacional ? Por exemplo, o museu de história militar do Rio possui todo um acervo da guerra do paraguai, e aí?

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Certeza que a UFRJ vai alegar que não dispunha de verba para manutenção, mas certeza que verba para curso sobre o “GÓRPI” do impeachment eles arrumaram.

Dodo
Dodo
Reply to  Marcos R.
5 anos atrás

Isso foi a UNB, não a ufrj

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Dodo
5 anos atrás

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ) está oferecendo um curso sobre “o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” para os alunos. O programa de seminários do Instituto de Economia aborda “as origens” do processo que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e as consequências na política e economia nacional e internacional.

Dodo
Dodo
Reply to  Marcos R.
5 anos atrás

Po legal,o que tem de mais ? Parece uma eletiva interessante. Tu não constou do pq tem o nome golpe ? Então se fizerem um baita documentário no history sobre esse período histórico e utilizarem a palavra golpe , vc vai ficar reclamentado e nao vai assistir ? Me poupe

Érico
Érico
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Você nunca deve ter conhecido alguém que fez/faz pós-graduação, senão não falaria tamanha asneira. Há diversas imagens de ‘Doctores’ tentando salvar o que foi possível. Você deve ser daquela parcela que acha que estudante é vagabundo, né? Estudante no Brasil é mal remunerado (isso quando é), tem inúmeras barreiras pra transpor pra tentar minimamente acrescentar algo pro país. Agora vem você falar que era obrigação de estudante e doutor reformar o museu?

Marcos
Marcos
Reply to  Érico
5 anos atrás

Érico. Claro, pertencia a UFRJ, ela era responsável pelo mantenimento do museu, e os ‘Doctores’ trabalham para a UFRJ e é dever de todos que trabalham lá zelar pelo seu patrimônio. Ja estudei em universidade federal e quase todos dos professores são tudo vagabundo, muitos tem nojo de dar aula, só tão lá pra receber salário, fazem qualquer ‘pesquisa’ merda pra ganhar verba do governo e encher currículo. E a MAIORIA dos estudantes de mestrado/doutorado só fazem isso pq ganha bolsa e pq não conseguiram emprego. Dps ficam desempregados de qlqer maneira pq são incompetentes. E se não fazem concurso… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

O discurso do “Corte de Gastos” já rendeu alguns frutos.

Esperando pela próxima tragédia…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Podemos falar também das verbas insuficientes destinadas ao museu durante o governo sedizente nacionalista. Quem tal meu caro Relojoeiro?

Sidney
Sidney
5 anos atrás

Acho que a discussão não está deixando claro que este incêndio é, e sei que isso está muito batido em vários fóruns de discussão, sintoma do Brasil dos últimos 30 anos. A cultura tradicional, a alta cultura e a história do Brasil que não estão a serviço de algum projeto de poder não importam, portanto não recebem investimentos. Melhor que desapareçam mesmo, melhor que os mais jovens não saibam que existem padrões de cultura e educação mais elevados, que existe uma história de seu país que eles podem ter algum orgulho e a partir dela se ver como nação. O… Read more »

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Cachorro de muito dono passa fome…

Hernâni
Hernâni
5 anos atrás

Depois, ainda há muito brasileiro que ridiculariza o rei D. João VI e D. Pedro I (também reis de Portugal) pelas instituições que criaram e pelas coleções que conseguiram levar para o Brasil…!!
Museu Nacional diz tudo, em Portugal também estamos em choque, também foi alguma da nossa História que foi destruída!
Agora, não haver água? terem de abastecer num lago ali próximo para combater o incêndio? Pelos vistos ninguém ligava nada ao museu!
Recuso-me a comentar alguns post que vi aqui publicados, assim o Brasil não vai lá…

Um abraço ao forum

Jota
Jota
Reply to  Hernâni
5 anos atrás

Hernâni , o sentimento é de vergonha .Muita vergonha.
Vergonha pura e simples…

smichtt
smichtt
5 anos atrás

O Museu é o Brasil e nós somos o acervo…

Dodo
Dodo
Reply to  smichtt
5 anos atrás

Você é um fantasma então? Kkkkk morreu e o espírito tá aqui postando

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

Perdemos o ATIVO, sobrou o PASSIVO…Ate que ponto o gasto com o PASSIVO foi o responsavel pela destruiçao do ATIVO?

A leitura socialista do pensamento de Keynes , nos deixou com um monte de PASSIVO.

Haja privatizaçäo para dar conta do recado.

Estado forte, povo fraco.

JCuritiba
5 anos atrás

Nossa… vergonha alheia. Que sentimento ruim… Nossos bisavós e avós mantiveram o patrimônio que receberam de gerações anteriores… A geração de nossos pais e a nossa geração não teve competência para tanto, ou melhor, tanto não… algo tão simples…

Não sei se lamento mais a perda para sempre do patrimônio histórico/científico ou o fato da maioria esmagadora da população brasileira nem ter noção do que representa essa perda para nós, como nação e povo.

Zorann
Zorann
5 anos atrás

Quem administra o museu é a UFRJ. O governo não libera verbas diretamente a este museu, libera para a UFRJ, que deve gerir os recursos.
.
O tal reitor da UFRJ recebeu de salários R$ 111.000 de salário ate agosto e destinou somente R$ 54.000 para o museu no mesmo periodo. fonte: contas abertas.
.
A culpa não é só da copa, não é só do governo. Tem muito mais gente nisto aí.

Delfim
Delfim
Reply to  Zorann
5 anos atrás

PSOL.

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

A maioria do povo brasileiro, tanto velho quanto novo, rico ou classe-média que odeia museus e só querem saber de bregalização, baixarias e cachaçadas, e tem muito ”esquerdista” nesse meio fútil, hedonista e vulgar de ver e viver o mundo. Quantos cariocas realmente visitavam esse museu? Até mesmo os que posavam de ”nerds”, intelectuais boemios dos arcos da Lapa e blah blah blah” não visitavam. Tem muito turista que só vai a cidade a procurar de baixarias e nada que preste. Os políticos obviamente não só sabem do desinteresse da população como tb ajudam a alimentar isso tb incluindo através… Read more »

Juarez
Juarez
5 anos atrás

É senhores, fui muito criticado aqui porque lá atrás junto com outros defendi a extinção da escória que se apossou deste país. Os colegas já deram todas as “derrotas”, como dizem os marinheiros para a tragédia anunciada. Um museu nacional sob o controle de “personas com pensamento progressistas”, as mesma que na UFRJ usavam vultuosos recursos da lei Roubanet para “curso do górpi”, para prodigiosas aulas de siririca, e aquela famosa peça de teatro que me foge o nome agora, aonde o “climax” se dava no momento em que os atores, todos nus, andando em círculos com o dedo indicador… Read more »

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

Vamos lembrar tambem do incendio que dizimou o Instituto Butantan…e todas as pequisas la produzidas.

Vamos lembrar tambem da destruiçao da produçao de cacau no brasil… 20 anos para tentar retornar a produçao…

Vamos lembrar tambem dos 21 cientistas e tecnicos de Alcantara…

E por ai vai.

Essa parece ser a unica constante herdada dos mais de 30 anos daquilo que alguns chamam de democracia…o descaso com a historia de nossa patria.

Camargoer
Reply to  Alfredo RCS
5 anos atrás

Caro Alfredo. Gostaria de lembra-lo dos incêndios de Joelma e Andraus em São Paulo sob o regime militar e do incêndio do circo em Niterói, antes de disso. O número de mortos nesses três incêndios é maior que 700 pessoas (ou mais de 1500 pessoas se for contado os feridos).

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Lei rouanet só serve pra sustentar “socialistas” de araque, mamadores do dinheiro público, que puxa saco dos amigos do rei.

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

De um lado a destruição de um expressivo acervo do nosso passado, e de outro a destruição de um expressivo acervo do nosso futuro, onde sete de dez alunos do último ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, segundo o próprio MEC em recente e deprimente constatação, e em ambas pela inércia coletiva.

Não há qualquer esperança, ou sentido, para um “Poder Naval”, “Poder Aéreo” ou “Forças Terrestres” em meio a tamanho arrasamento social, exceto no plano retórico, ou na profissão de fé.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Prédio de apartamentos em Sampa, Museu Nacional no Rio.
Cada vez que o PSOL mete a mão numa edificação, pega fogo.

Camargoer
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Caro Delfim. Mencionei os incêndios do circo de Niteroi, Andraus e Joelma apenas como exemplos de incêndios com mais vítimas do que estes que você comentou e que são anteriores à Constituição de 88 (se quiser inclua o edifício da CESP na Av. Paulista). O incêndio do Museu no Rio é muito mais grave que disputas ideológicas. O terror simbólico desse incêndio não deveria admitir qualquer oportunismo político.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim,

segundo a imprensa do “piçuol” a culpa é dos bombeiros…

Camargoer
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Caro Delfim. Hoje pela manhã lembrei do incêndio da Vilsa Socó, em 1984. Acho que este incêndio é emblemático sobre a década de 80.

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Eu apostaria num curto circuito. Vi num vídeo, que parece que o ministério da cultura já tinha sido informado sobre o risco de incêndio há um mês atrás mas também vai saber se não é fake essa história, pois agora que o estrago está feito, culpados e motivos não faltaram.
Mas uma vez, isso mostra do descaso do Estado Brasileiro com o próprio patrimônio.
Quando se fala em privatizar muitas coisas para salvar muitos patrimônios do descaso do Estado, a maioria dos brasileiros piram!

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Caramba, o Dodo calado é um poeta!

Dodo
Dodo
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Caramba, e o f* ? Buxa kkkkk

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Dodô é daqueles quite acha que Cultura é show da Anita!

Leo Rezende
Leo Rezende
5 anos atrás

Dodo=Bobo.

Dodo
Dodo
Reply to  Leo Rezende
5 anos atrás

Mano à mano vovo

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Vejam os salários de funcionários de federais, especialmente professores ligados a reitora, depois não dizem que não tem verba kkkk claro que não tem, ganhando 100-150 mil por mês nunca vai ter verba.
Estudei em universidade estadual e o professor mais pobrezinho ganhava 12k no início de carreira, tinha professor parada ganhando 40k…daí pergunte para essas pessoas o que elas acham de racionalização dos gastos públicos, de privatização, de redução de folha de pagamento kkkk estão preocupados com os bolos deles.

Jonas
Jonas
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

12k inicial? Aqui na federal q estudo tem professor de engenharia com Doutorado, faz pesquisa e ganha 8.5k de salário liquido. Uma miséria pelo conhecimento deles e o que eles fazem.

Antonio
Antonio
Reply to  Jonas
5 anos atrás

Jonas. É que tem de sobrar dinheiro para os 16% de aumento, né?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Por mais que o aumento do judiciário seja contestável,seu problema com o aludido poder advém do fato dele ter feito a coisa certa ou seja, punido com rigor uma quadrilha que apropriou-se do Estado Brasileiro para saqueá-lo e ter aplicado a lei da ficha limpa

Camargoer
Reply to  Jonas
5 anos atrás

Olá Colombelli. Voce tem razão em lembrar que o salário de um prefessor universitário de uma instituição pública depende de vários fatores. Regime (pode ser 20h; 40h ou dedicação exclusiva), titulação (mestrado ou doutorado), nível da carreira (adjunto associado ou titular), produção científica/orientação. Hoje, o salário de um professor titular com dedicação exclusiva de uma universidade federal é de R$ 20.700,00 (bruto).

Dodo
Dodo
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Como é natural do ser humano. Sempre foi assim, sempre será

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Tragédia Anunciada! . Uma matéria que RELEMBRA os idos de 2004: https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2018-09-03/museu-nacional-alerta-2004.html . ‘Laudo enviado ao governo em 2004 já apontava risco de incêndio no Museu Nacional’. ‘Ex-secretário alertou para “irresponsabilidade com o patrimônio histórico” após constatar instalações em “estado deplorável”; diretor do museu à época reconheceu situação e cobrou governo por obras – que não saíram do papel.’ . Observem que o alerta – documentado, publicado e noticiado – foi em 2014. Desta data para cá foram dois presidentes eleitos e um vice-presidente da mesma coligação dos anteriores, sempre com vistosos discursos sobre cultura… como se essa última se… Read more »

Rafa_positron
Rafa_positron
Reply to  Ivan
5 anos atrás

O BRasil tinha que ser responsabilizado por essa tragedia!

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Meu comentário foi engolido pelo doberman…

nerudarruda
nerudarruda
5 anos atrás

“é só um museu,constrói outro”,melhor ser cego do que ler apologias à ignorância…

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Vamos a gestão da UFRJ… A vida da minha esposa foi salva na Maternidade Escola da UFRJ. Acabou de ser noticiado, q a Rádio da Universidade recebe MAIS que a Maternidade, q atende dezenas de gestantes/dia…. A rádio recebe 1.400.000… A maternidade recebe 1.200.000 E o museu não recebia nem seus 500.000 anuais…. Senhores… agora aparece um monte de ideiudo, q não fizeram NADA pra acertar isso antes. Só surfaram na onda… A UFRJ recebeu mais $$ q o ano passado. Foi tudo pra gasto com pessoal…. Dado os gastos acima, será q o gasto com pessoal está bem dimencionado?… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

pois é, imagino para que esses comunas redirecionam milhões de reais para a rádio enquanto outras áreas importantes se deterioram. Pior são os que dizem que a UFRJ não tinha dinheiro suficiente para cuidar direito do museu haha faz me rir.

O Brasil gasta 6% do pib com educação, isso é mais do que a média dos países desenvolvidos, e tem professores universitários com salário de país nórdico. Claramente qualquer problema na educação não é por falta de dinheiro, gasta-se mais do que países desenvolvidos e se tem resultados de África.

Balbino
Balbino
5 anos atrás

Ja vi comentario de neocons bradando sobre essa tragédia: “ah ninguem liga, museu é coisa de comunista”….Cara não dá pra acreditar na mentalidade desse pessoal. É de dar lagrimas nos olhos

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Balbino
5 anos atrás

Logo se vê que você sabe o que é o neoconservadorismo. No mais desde 2004 que o museu corria o risco de pegar fogo, quando coincidentemente tínhamos no poder um governo que se dizia “nacionalista e progressista”

Que coisa não!?

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Daqui um mês estará tudo esquecido.

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Marcos10 4 de setembro de 2018 at 19:14

Daqui um mês estará tudo esquecido.

Depende Marcos10, pois depois do dia 7 de outubro, dependendo de que ficar com a chave do Palácio do Planalto, esta “tchurma” vai ter que acertar as contas conosco, em especial aquele que cobra aluguel de miseráveis que invadem prédios e seus turba de neofótios ideológicos encostados em cargos públicos como os da UFRJ. A propósito desta pocilga chamada UFRJ, local este que deverá ser “desratizado” com cloro, isaraz, creolina e a forceps, se for o caso.

Rafa_positron
Rafa_positron
5 anos atrás

A coleção de Minerais de Werner, fundador da Mineralogia, estava no Museu Nacional

Essa coleção de minerais foi comprada por D João VI e trazida escondida de Portugal para o Brasil… Napoleão pretendia roubá-la

Só pra vcs terem uma noção do tamanho da perda… e pra terem uma noção de quão uns e outros aqui são doentes!!!!!!!!

Doentes meeeessssssssmo !

Binho
Binho
5 anos atrás

Engraçado que até aqui aparece a velha briga entre direita x esquerda, um jogando a culpa no outro.

Sistema brasileiro é corrupto, são oligarquias que mandam e saqueiam esse país e não é de hoje.

Sobre o tema, maioria do povo brasileiro nunca foi a um museu e nem quer ir, não se preocupam com história, tanto que milhares de casarões do período colonial/imperial nesse país estão abandonados ou já foram pro chão…

Só estou esperando nas redes sociais “Somos todos MUSEU”

Até nisso a América Espanhola foi melhor porque em termos de educação nossos vizinhos são melhores que nós.

Alex II
Alex II
5 anos atrás

“Alexandre Rodrigues 3 de setembro de 2018 at 13:58
Triste pior de tudo o governo investiu em artistas ”

Se está falando da Lei Rouanet, melhor aprender primeiro o que é a lei, pra depois comentar sobre ela.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Sei não, mas as coisas vão de mal a terrível no Brasil. Ao meu parecer, essa tragédia vai marcar a divisão de eras na história do país, assim como o foi Reichstag na Alemanha, o qual marcou a passagem de uma era má a uma era terrível. A calamitosa situação política apenas serve para realçar essa comparação. Triste mesmo.

Maurício Siqueira
Maurício Siqueira
5 anos atrás

Será que um dia vão entender que a tragédia do incêndio no Museu Nacional se deu pelo descaso que o país tem com sua cultura e educação em todos os níveis, e culpados são todos, inclusive nós que não cobramos dos gestores públicos o devido respeito pelas nossas instituições? A maioria das bibliotecas e museus no país, se encontram no mesmo estado degradado que estava o Museu Nacional, Chega a ser patético ver um político culpando o outro sem olhar pro próprio rabo. E o brasileiro gado de sempre compra a briga do seu preferido e repete as mesmas asneiras

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Acontece que no Brasil só se considera “cultura” e patrimônio escolas de samba, ofertas de flores no mar a Iemanjá, gigantescos estádios de futebol que fariam os Romanos antigos ficar com inveja, e por aí vai.
Museu com artefatos e documentos do Império? Múmias do Egito antigo? Dinossauros? Arqueologia? Isso é coisa para países civilizados.