Home Exército Brasileiro Nota do Exército sobre o atentado contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro

Nota do Exército sobre o atentado contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro

10399
274
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

NOTA DE ESCLARECIMENTO – ATENTADO CONTRA O DEPUTADO FEDERAL JAIR BOLSONARO – 06 SET 18

Com relação ao atentado contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro, ocorrido na tarde de hoje, na cidade de Juiz de Fora – MG, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, informa que:

1. Repudia veementemente o ato de violência extrema perpetrado contra a vida do Deputado Bolsonaro, candidato à Presidência da República;

2. Defende a manutenção da serenidade, o combate aos radicalismos e a confiança nos órgãos de segurança pública, para que todos juntos ultrapassemos esse desafio à nossa democracia e à paz social; e

3. Solidariza-se com a família do Deputado neste momento de apreensão, desejando pronta recuperação.

Brasília – DF, 06 de setembro de 2018.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA

274 COMMENTS

  1. É o método de eliminação, vem a conspiração, o planejamento e uma longa corrente na hierarquia, onde a ponta, um assassino cruel, analfabeto e brutal ignorante, dá a estocada mortal.
    Os reais mandatários, como sempre, ficam na obscuridade.

      • Que nota que vc esperava ?

        Quando atacaram o acampamento Lula a tiros, oq disseram a respeito?

        Voces pensam oq?
        Que só os seguidores do BOlsonaro sabem atirar?
        Que só ele sabe ameaçar?

        Cuidado com a lei do retorno

        • Quando atacaram o lula, depois de um inquérito da polícia federal foi comprovado se tratar de uma farsa ! Se dúvida dá uma pesquisada na internet em fontes confiáveis e verá.

          O que quer dizer com cuidado com a lei do retorno ? Cuspiram em bolsonaro e ele não reagiu, jogaram ovos nele e ele não reagiu, jogaram purpurina nele e ele não reagiu, agora um terrorista tenta mata-lo e ainda acusam a vítima de ter provocado tal ato, e o exército ao inves de se pronunciar contra esse tipo de ataque quem em países sérios seria considerado Terrorista, se resume a uma nota de [email protected]

          • Nesse Brasil de analfabetos e marxistas tudo o que não seja de esquerda é nominado de ulltra, fascista, ou seja.
            Tudo o que eles são.

          • O problema de voces é achar que só voces podem colocar o dedo no nariz dos outros…. olha ai no que deu!

            Agora eu pergunto: vão continuar na mesma linha, ou seria melhor parar e refletir a respeito do grau de tormento mental anti-esquerdista que está tomando conta de uns e outros?

        • Rafa_positron. Não devemos esquecer daquele nefasto Senador de Roraima que foi gravado dizendo que estava tudo combinado com os Generais. E com Supremo e tudo.
          Essas pessoas, políticos, militares e membros do Judiciário devem ter consciência da situação em que meteram o País.

          • Seu incomodo com o impeachment reside no fato do mesmo ter removido do poder a sua quadrilha de estimação meu caro Antonio

          • No dia que um burro conseguir voar,um esquerdista terá luz para entender que a moeda tem duas faces,isto é,que a sua verdade não é absoluta.
            Para eles a ditadura é a dos outros,vide casos de regimes ditatoriais que são desculpados pela seita:Cuba,Venezuela,Nicarágua,Coreia do Norte e outros.Os culpados são sempre os outros,nunca os tais governos meliantes.
            Em nome da paixão avassaladora tudo é justificável,e como justificativas de seus erros crassos apontam,quando necessário,a roupa suja dos outros.Seu lema é: os fins justificam os meios.

        • Lei do retorno?? Cara o que vc ta falando? Sobre a postura energetica e firme dele em relação a temas de segurança publica? Por isso ele deve esperar retaliação? Bom se for de bandidos ai tudo bem… Ou nao, talvez o fato dele ter feito um gesto de arma com os maos, faca dele um facínora. Ora faça-me o favor.

      • Todos os países da América Latina já se livraram desse péssimo hábito de militar se meter em política. Até no Chile e Argentina. Aliás, lá muitos foram em cana. Aqui continuam se metendo onde não devem com enorme potencial para dar besteira. Eita República bananeira!

  2. Pior de tudo é ver as teorias das conspirações que estão se propagando!
    Como que “ele simulou o atentado”. Bom, depois que vi um comentário dizendo que ele ateou fogo no museu para culpar os comunistas como Hitler fez na Alemanha (Reichstag) eu não duvido mais nada.
    A Pergunta é: e se fosse o Lula, Ciro, Alckmin, Marina ou o Boulos, como iriam reagir?

    • Sairia uma nota da imprensa : Comoção nacional com a facada no ex presidente Lula bla bla bla bla 500 tipos de charges colocando o tal como heroi do Brasil.
      (Fora o fato que ia passar na midia até dia 7 de outubro todo dia a todo momento)

      • Esse atentado de meia tigela não serviu em nada para melhorar a imagem de Bolsonaro. Se é que isso é possível. Pesquisa da FGV mostra que o fato caiu no ridículo e foi motivo de deboche nas redes.

        • FGV? Mais uma daquelas pesquisas, iguais que falam que o Lula tem 110% das intencoes de voto?

          Nao eh o que se nota quando se entra em qualquer rede social

          • e nos comentários às noticias também acresço eu.Mas as pessoas tendem a ignorar a evidência do que lhes desagrada e contraria. Mas o que lá se vê é apoio maciço ao candidato.

  3. Foi um ato covarde contra o candidato,por mais que suas propostas seja vazias cheias de slogan e chavões ele tem o de fazer campanha livremente.o que ocorreu foi inaceitável.

  4. A maior parcela de culpa neste episódio sem sombra de duvida alguma é da “imprensa” escrita, falada, televisionada com sua nefasta campanha de desinformação frente a incauta população do país. Que a reboque de uma campanha movida contra esse senhor e a qualquer um que se insurgir contra a agenda gayzista, feminista, esta tendo a mente caucinada por um plano extremamente meticuloso para a mudança dos valores da sociedade que, legitime suas ações e ideias.

    Isso está ocorrendo em todo o mundo, não é só no Brasil. A mídia mundial está a serviço deste macabro projeto.

    • eu também assino. Instalou-se a babaquice da polícia do politicamente correto. Tudo que se fala aparece um para dizer que é racismo, homofobia e machismo E tem muita gente se escondendo atras desses supostos preconceitos que estariam presentes em tudo para usá-los de bengalas e justificar a própria mediocridade.

      A midia é tomada nos bem sabemos por que tipo de gente em maioria, e é evidente que está em curso uma tentativa de imposição de valores por parte de uma minoria. Ti entra na internet só reportagem tratando disso e quando tu fala contra censuram na cara dura como por exemplo os elementos da FSP. Inclusive tem um video recente do filho do candidato salientando exatamente isso. Midia tendenciosa e parcial de forma escancarada.

      • Esta minoria estridente, de conceitos e comportamentos morais equivocados, inapropriados devem ser enfrentados pela maioria. Um povéco que gosta de baile funk promovido pelos narcotraficantes-terroristas, com guarda de delinquentes armados fuzis. A imprensa faz apologia a isto. Respeito é bom e todo gosta. O capitão leva no primeiro turno.

      • Também assino embaixo. Basta um pouco de boa fe para se notar o quanto temos sido expostos a interesses escusos, de forcas organizadas que envolvem mídias, instituicoes e setores dos 3 poderes

    • Também assino.O problema do brasileiro,não é querer melhorar o Brasil.E sim mandatários em toda as esferas da política,para deixar o povo fazer o que quer.Na matéria que mostra as escolas geridas por militares,vemos isso. Os futuros marginais (alunos),não querem. Os pais querem,pois não aguentam mais lidar com os filhos,pois em casa educamos e nas escolas se deseduca.Eu,Renato só estava passando por aqui,fazendo o caminho para o Canadá ou os EUA,mas a cegonha deixou-me cair no Brasil,muito azar.

  5. O que ocorreu foi que um desequilibrado deu uma facada em outro desequilibrado.
    Se o sujeito pudesse comprar armas livremente, teria sido disparado um tiro.

    • ele iria tirar o porte como tendo passagem pela policia? Já está mais do que claro que o problema da violencia não era por causa das pessoas que tinham porte. Foi tudo planejado, louco não é filiado a partido politico.

      • SmokingSnake 🐍 7 de setembro de 2018 at 20:20

        Sem falar que em MG existe o “estatuto do desfaqueamento” que proíbe o porte de facas.

      • Meu caro, nem vou tão longe quanto ao porte, mas sim o registro que apenas permite portar arma em seu domicílio, são várias certidões, declaração da necessidade do registro, ocupação, teste prático, psicológico, renovação de 3 em 3 anos e sempre mantendo todas exigências e documentos, o porte então? Tem que ter uma vida em retidão e quem tem uma anotação por apenas uma briga de trânsito não consegue (a compra e renovação,só são liberados após a avaliação pela PF), imagina um ficha suja. Arma para bandido vem por via ilegal e geralmente são de uso restrito. Eu exerço meu direito, os incautos que entregaram suas armas, acreditando que todos sem exceção teriam o acesso restrito, em sua imensa maioria se arrependeram. abração st4

    • Na Inglaterra não tem facilidade. De acesso a armas e cotidianamente são executados aos terroristas com automóveis, deveríamos proibir também a venda de automóveis?

    • Facas são proibidas em Minas como pode ele andar com uma faca se é proibido ?

      O tal desempregado sem grana para bancar suas viagens pelo Brasil 4 celulares e um notebook, logo vão quebrar o sigilo do tal que era filiado ao PSOL ai vamos ver .
      (Fora o fato de ter fotos no Face com gente com camisetas escrito Lula livre)

          • E dai?
            É problema teu?

            Mas eu até entendo seu caso… deve ter sido na 1ª infancia… foi abusado por alguem com barba. Mas vc deveria ter relatado aos seus pais, pra eles teriam levado o caso ao juizado de menores

            Não falou nada… guardou tudo pra si… e cresceu desnorteado desse jeito…. lamento muito!

            Tipico caso freudiano

          • É um problema da sociedade ter gente que se define como de bem, como honesta e ter como ídolo máximo um bandido condenado, que nem com a equipe de advogados mais cara da história do Brasil consegue pelo menos levantar razoável dúvida da sua inocência.

            Uns são abusados e ficam desconfortáveis outros se apaixonam por seus algozes.

            Bem o seu caso..

            Volta para o Plano Barril, lá você vai ser mais feliz.

          • Rodrigo

            Todo o meu sentimento e solidariedade a voce!
            Mas enquanto vc não se ajudar a se livrar desse trauma, vc não vai ser feliz!

            Se ajude…. procure um profissional…. eles tem como expurgar essas coisas de dentro da sua mente conturbada

            abraços, meu filho !

          • Como o Juiz julgou baseado apenas na sua opinião, o povo também formou sua opinião. E quer Lula de novo. Fazer o quê?
            Da próxima vez, apele para os militares que esse golpe falhou.
            Apesar de que golpes militares sempre falharem, vide 1954 e 1964.

          • Sinto te informar meu caro Antonio mas em um Estado Democrático de Direito urna não absolve ninguém. Assim, o presidiário tem uma pena de 12 anos a cumprir e mais seis processos para responder.

            Ah! Ele está inelegível para 2018 e o poste está demorando para acender. No mais sugiro a leitura do “livrinho” para poupar constrangimentos

      • Prezado Antônio, recomendo-lhe uma leitura da sentença e do acordão que a substituiu. Leia e voce verá as provas. Mas leia. falar sem conhecer os autos é como adivinhação de tarô e baralho espanhol. E vou repetir, não é a sentença de Moro que prende lula, É um acordão de três julgadores, cuja legalidade formal ja foi asseverada pelo STJ e pelo STF e que será mantido nestas instâncias no seu mérito

    • Antônio, se o cara quisesse usar uma arma a teria adquirido facilmente no mercado negro. Criminosos não as compram oficialmente. E neste passo é bom lembrar que o candidato advoga a posse e não o porte de armas, coisas bem diversas, com maior flexibilização.

      isso em nada teria interferido no evento. Se o cidadão fosse usar arma, a teria comprado como hoje todos os marginais fazem

      • Primeiro que não é tão fácil assim achar quem venda uma arma ilegal. 99% da população não conhecem vendedores de armas ilegais. Mas, lojas que vendem legalmente existem aos montes e qualquer um acha.
        Digo isso pelo fato do camarada não ser criminoso e sim um desequilibrado mental.
        Não tinha esses ‘contatos’ no mundo do crime.

        • “…99 % da população nao conhecem vendedores de armas…..“

          Poderia nos dar a fonte da sua informação, que legitime esse numero?…. Como vc afirma isso em tempos de internet e acesso tao facilitado a qualquer tipo de informação?…

  6. “Tu sabe que eu sou a favor da tortura”
    “Não vou falar nada spbre a morte de Mariele pq minha opinião é polêmica”
    “FHC tem que ser fuzilado”
    “Espero que o mandato de Dilma acabe hoje, enfartada ou com cancer”
    “O Erro da ditadura foi ter torturado e não matado”
    “A Ditadura deveria ter matado 30 milhões”

    Um dia desses, esse cara ameaçou fuzilar os outros no Acre…. por acaso ele acha que tem o direito de ameaçar e todo mundo tem que se encolher com medo?

    Sinceramente?
    Não tenho pena (apesar de lamentar ocorrido)

    E Digo mais: PALAVRA TEM PODER! Bolsonaro propagou a violência por onde passou… e a mecânica do Universo (ou “DEUS”, pra alguns) tratou de devolver com juros, correção monetária e taxa Selic!

    Espero que com esse episodio triste, ele se engradeça como Ser Humano

    Por isso eu digo: couidado com a linguinha de voces, amiguinhos!

    • fala isso para seus amigos vermelhos, TODO DIA tem alguma coisa nesse sentido que vc questiona, contra quem não segue sua ideologia autoritária, ele só usa a retórica de vcs contra vcs, não gostou ? questiona seus amigos.

      • Alessandro

        Ué, não DESEJO MAL DE MANEIRA ALGUMA AO BOLSONARO. Mas, tu acha certo ele falar em fuzilar os outros? Matar outros que não seguem a mesma ideologia que ele? O que ocorreu foi que o feitiço se voltou contra o feiticeiro. Na tua cabeça o Bolsonaro pode ameaçar matar um monte de gente que não tem problema algum nisso, mas se alguém ameaça ele já é considerado bandido e comunista. É esse seu raciocínio?

        • Kommander, concordamos. Esses reaças de ultra direita se consideram acima de todos. Quem não concorda é comunista, nunca teve tanto vermelhinho nesse país, só rundo, já passaram dos limites.

        • desde quando falar que fuzilar CRIMIN0S0S, que tentam no dia a dia tirar a vida de pessoas inocentes, é ruim ? o problema de vcs vermelhinhos é que vestem a CARAPUÇA, pois sabem que adoram proteger crimin0s0s, olha o caso desse Adelio, já tem 4 advogados ajudando-o.

      • Não, Alex, não é certo. Porém se começarmos a ameaçar, dizer que vai fuzilar um grupo ou grupos só incitará mais violência. A política é no campo das idéias, da discussão, das propostas e não no fuzil ou na facada. O que aconteceu com Bolsonaro foi lamentável, triste de ver porque achávamos que tais atitudes no Brasil ficaram para trás… Mas não. Nos últimos 5 anos, 200 políticos com cargos morreram. Outro caso recente foi a morte do prefeito de Miracema, Tocantins, além do caso Marielle.

        Agora, sobre esse caso assustador, só nos resta torcer pela melhora de Bolsonaro, que as investigações corram bem e que nenhum outro louco (dessa vez do lado atingido) queira revidar, porque aí o caos estaria estabelecido, todo mundo se achando no direito de matar quem pensa diferente, um enorme retrocesso social.

        Aprender a respeitar quem pensa diferente, passar a olhar o outro como ser humano, isso acima de qualquer coisa, até mesmo do País.

        PS.: É cedo dizer se algum partido está envolvido. Mares de imagens e notícias falsas sobre o assunto estão circulando a internet agora, o que é perigoso.

      • “Cara você acha certo o que os políticos e o pessoal do PT fez enquanto estava no poder?”

        Vc acha certo matar (inclusive na frente dos filhos), estuprar, dar choque elétrico, pau de arara e etc?

        Não me venha com xurumelas de dizer que a Ditadura foi um exemplo de lisura e honestidade.. aliás, foi justamente na ditadura que começou o as relações carnavais entre Governo e empreiteiras…..

        E outra: como vc acha que o Amoedo ganhou mais de 400 milhões? Com esforço e dedicação? Pois então se esfoce ai e tente juntar essa bagatela!

        E eu não acho certo oq o PT fez….se errou, então que sejam processados, julgados e cumpram pena de acordo com as leis…. ponto final. Não tem necessidade de ficar perseguindo como se fossem as bestas do apocalipse

        Até pq tem gente muito pior livre, leve e solto fazendo campanha e com a merenda escolar das crianças na consciência (e ninguem fala nada)

        e mais: já encheu o saco essa besteira de falar do PT toda hora….

        • Rafa_positron

          “Vc acha certo matar (inclusive na frente dos filhos), estuprar, dar choque elétrico, pau de arara e etc?”

          O que os guerrilheiros comunistas faziam não era nada diferente disso, aliás, eram piores, pois um desses terroristas já revelou que matavam a si próprios para jogar a culpa nos militares.

          A “ditadura” nos livrou do comunismo, era para sermos uma enorme Cuba nos dias de hoje caso os militares não tivessem tomado as rédeas do país. Mas o pesadelo ainda não acabou, pois para virarmos uma Venezuela 2.0 basta mais um ou dois governos de esquerda.

          • Nossa senhora, os militares nos salvaram de virar Cuba, 1980 o Brasil era um luxo de país, hoje se comprava 1 Kg de feijão pelo valor X, amanhã sabe Deus por que a inflação já tinha acumulado uns 0,6 pontos percentuais.

        • Rafa, de acordo com os investimentos do Amoêdo que foram divulgados, só de juros ele deve ganhar mais de 3kk por mês… ele é do ramo financeiro, vem de familia rica (filho de médico e administradora de empresas, logo tem contato com bom capital cultural desde criança), tem um excelente currículo, trabalhou em grandes empresas, soube investir o dinheiro que ganhou trabalhando, mérito dele, é errado ficarmos bravos em saber que ele é milhonário, bom para ele, soube fazer o dinheiro trabalhar para ele. Precisamos de pessoas inteligentes assim para governar o país, pessoas que saibam fazer as riquezas do país rederem para nós mesmos.

          • “Cara…. isso chega a ser fofo de tão inocente!”

            Inocência é achar que não há provas suficientes no caso do triplex. Aliás, não é caso de inocência mas sim de desonestidade intelectual e ignorância, tudo junto mesmo…..

          • Procura se informar quanto rende aplicações de 230kk em fundo fixo para ver o juros que isso rende.

            Inocente é acreditar no papo do Lula que disse que o filho dele é o “Ronaldinho” dos investimentos, quando o filho dele foi escolhido para ser sócio da empresa de games onde embolsou 20kk haha.

            O PT tinha o plano perfeito para permanecer eternamente no poder usando recursos públicos.

        • “E eu não acho certo oq o PT fez….se errou, então que sejam processados, julgados e cumpram pena de acordo com as leis…. ponto final. Não tem necessidade de ficar perseguindo como se fossem as bestas do apocalipse”

          Como diria o poeta as suas ideias não correspondem aos fatos, vide a sua indignação com a situação de um determinado detento meu caro Rafa….

          • Lei é feita de acordo com o freguês. Principalmente no Brasil. Vc tem um sujeito condenado pela aquisição inexistente de um apartamento e tem um Senador da República solto quando seu helicóptero é apreendido com 400 kg de cocaína. Sem contar juízes pegos com a boca na botija cuja pena é a aposentadoria com proventos integrais. Às vezes vc confunde as pessoas. Não sabemos se é apenas inocente ou usa desonestidade intelectual.

    • Rafa_positron

      Quando se trata de discurso de ódio a esquerda joga sempre em casa! Basta ver declarações de pessoas como Gleisi Hoffman, Lindberg Farias e as ações de Guilherme Boulos e seus seguidores terroristas. Teve aquele cara do PT também, que disse que os conservadores tinham que apanhar nas urnas e nas ruas, mas não vejo ninguém de direita indo lá e atentando contra a vida dessa gentalha toda. É fato que a direita é muito mais civilizada do que a esquerda, principalmente no Brasil.

      • Pois então faça um teste
        Viva ameaçando os outros… deseje o mal… jogue praga…. fale coisas ruins

        E espere o tempo passar pra ver o que acontece!

        • Eu que não faço esse teste,pois vou ficar igual a vocês que querem o comunismo.Já vimos o tempo passar,URSS,China,Cuba,Venezuela…..

          • Receita pra fazer gelo: pegue um copo de agua, leve ao congelador e espere alguns minutos…. depois, retire o copo e está pronto!

        • Pois então faça um teste
          Viva ameaçando os outros… deseje o mal… jogue praga…. fale coisas ruins

          E espere o tempo passar pra ver o que acontece!

          Isso a esquerda faz por essas bandas desde sempre, e a fatura está chegando: ojeriza cada vez maior da população.

          • Receita pra cozinhar ovo: pegue um ovo, coloque em uma panela com água e leve ao fogo… espere 20 minutos, retire o ovo e depois descasque

    • Rafa_positron 7 de setembro de 2018 at 19:35

      Poste ai todas as fontes desses comentários. Todas, uma por uma.

      Ademais quem costuma defender bandidos? Lembro aqui da discussão Bolsonaro vs Maria do Rosário onde ele era o do contra no caso Champinha que estuprou por quase uma semana a garota Liana de 16 anos matando-a a golpes de facão depois e antes disso executou o namorado dela de 19 anos com um tiro na nuca e Maria do Rosário veementemente defendia esse bandido na discussão dizendo que a culpa do ocorrido e de outras violencias era do Bosonaro e em seguida o chamou de estuprador. Após isso ele erradamente disse que ela não merecia nem ser estuprada o que foi claro, um erro grotesco no qual ele mesmo concorda. Champinha é culpa de Bolsonaro? Pelo seu viés de pensamento deve ser não é mesmo?

      Dito isso, quem defende bandidos e vive dando desculpas para a pessoa cair no crime? Se pobreza fosse realmente a maior causa a imensa maioria dos pobres seriam bandidos e não cidadãos honestos e trabalhadores que querem melhorar de vida. Responde aí: porque não são?

      E para acabar com alguns “mitos” referente a Bolsonaro:
      – Racista: é casado com uma mulata cujo o pai é negro.
      – Homofóbico: Na Câmara dos Deputados ele elogiou um homossexual assumido que já declarou que não tem orgulho de ser gay e sim de ser quem é, uma pessoa que saiu do nada e venceu na vida. Seu nome: Clodovil. O que Bolsonaro é contra e muitos aqui somos é o gaysismo, tão desnecessário quanto o machismo e o feminismo. Este ultimo muitas vezes inútil da maneira como é exercida hoje em dia e totalmente diferente do que era no passado com lutas realmente em prol da mulher e não de um discurso político partidário que tomou conta disso por falta de retórica já que a honestidade e competência foram para o ralo.
      https://www.youtube.com/watch?v=Rs4ZGYNdXqI

      – Sobre a ditadura ele mesmo assume que ela existiu num contexto de guerra fria e houve torturas e mortes sim mas o mesmo também ocorreu com os justiçamentos e tribunais revolucionários da luta armada e isso é posto por debaixo do tapete por aqueles que compartilham dessas ideias e pouco têm a coragem de falar a verdade a respeito.
      https://www.youtube.com/watch?v=H5h4xW558hk

  7. Aliás, complementando a asserção, observem que este patrulhamento ideológico do politicamente correto tem um viés típico da castração de opinião bem típico do fascismo. Não obstante, os que mais o executam são justamente os que mais acusam os outros de serem fascistas.
    Esta hipocrisia áencheu a paciência.

    • A saturação desta agenda, que vai ajudar o Bolsonaro a levar no primeiro turno.

      Ninguém aguenta mais..

      Eu ia votar no Amoedo no primeiro turno, mas desde antes do acontecido já mudei para o Bolsonaro..

      Que venha o Mito e as reformas a serem feitas..

      • “e as reformas” O candidato em questão não conseguia aprovar seus projetos como deputado, quem dirá como presidente que entrefará oposição direta. É rir para não chorar.

        “mi,mi,mi, só tinha comunista no congresso”

        A culpa é sempre dos outros, nunca é nossa… e ainda comparam este ser com Trump, que tem décadas de experiência como gestor e como negociador no currículo, é o fim da picada. Bolsonaro só tem experiência no currículo como capinador de mato em quartel, ou pintor de meio-feio.

        • defensor, qualquer presidente eleito irá enfrentar aquilo ali que chamam de congresso cheio todos sabem bem de que. Mas tua premissa padece de um vício fundamental. Um deputado, seu poder, capacidade e possibilidade de mobilização são bem, mas bem diversos de um presidente eleito com milhões de votos que se propõe a fazer o que é preciso ser feito . Trata-se de uma falácia o raciocínio quando a remissa é falsa, sendo situações diametralmente diferentes que conduzem a uma conclusão inválida.

          Por outro lado, se voce pretendeu desqualificar os militares, classe da qual eu fiz parte, mencionando os “carpinadores de mato” e “pintadores de meio fio”, saiba que isso realmente são coisas que fazemos, e muito, nos quarteis, juntamente com cri-cri na calçada e pedras da rua, e muita faxina, pois nós cuidamos do patrimônio publico, não o dllapidamos e muito menos o entregamos aos rapineiros das empreiteiras ou aos amigos de ideologia de ditaduras.

      • Também acho que nessa eleição precisa ser o Bolsonaro, na próxima fica com o Amoêdo, acho o melhor caminho no momento.

        Se não tiver pulso de ferro não consegue mudar nada nesse país.

        O país está ridículo na questão da violência, má educação e na gestão das estatais, puro cabide de emprego para “aliados” políticos, precisa acabar com isso urgente.

        Situações extremas precisam de medidas extremas, chega de ser conivente com tudo isso, a população já está acostumada com o “errado” virando “certo”.

  8. Depois que tal candidato afirmou que iria “metralhar os mortadelas” o incidente de ontem era questão de tempo. As pessoas precisam entender que em uma guerra civil se morre dos dois lados. Não é videogame.

      • Ja que vc concordou com o comentário do colega, de estarmos vivendo uma situação nacional de natureza análoga a uma guerra civil…Pelo código penal militar, em tempos de guerra, traição esta sujeita a pena de morte. Ao meu ver, também creio estarmos em uma guerra (mesmo que nao declarada) e encontramos no poder vários traidores, assim como setores da sociedade que jogam contra a maioria.

        Neste contexto, como vc critica o que foi dito pelo deputado em outras ocasiões? Afinal numa guerra nao seria assim? Ou vc esta do lado contrario ao deputado?

          • Não confio na urna eletrônica, qualquer aparelho eletrônico com software pode ser “hackeado”.

            Por mim o voto voltava a ser impresso, assinado com a digital, e deixava de ser obrigatório, assim muitos desocupados nem iriam votar para esses partidos que compram voto através de sistemas de assistencialismo que fazem com que as pessoas se acomodem cada vez mais.

    • Pois é,a extrema esquerda quando confrontada ela caça,aterroriza e elimina,a historia mostra isso,com essa frase “metralhar os mortadelas” pode ter acordado de fato a extrema esquerda violenta que estava no canto dela. Espero que esse caso isolado para por ai.

    • sub- urbano, por favor não compare uma figura de linguagem vinda de um sujeito que conhecidamente é brincalhão com um ato concreto de ataque, nem como causa e efeito. Aliás, se alguem falando bem sério incitou violência foi o Lindemberg dizendo que ia morrer gente se prendessem lula. A proposito, ele não disse que ia metralhar mortadelas, disse vamos “fuzilar a petralhada”. É preciso ver o contexto das coisas. Como quando o cidadão falou, em visivel tom jocoso que tinha dado uma fraquejada e saiu uma menina ai usaram isso como discurso supostamente machista. É imperativo um mínimo de maturidade e bom senso para ver as coisas nos seus devidos contextos fáticos e dentro de parâmetros de razoabilidade. A falta justamente destas duas condições é que conduz ao que acabei de falar: a polícia ideológica do politicamente correto que ja está enchendo o saco. Esta ficando ridiculo e forçado.

      E convenhamos, bem mais graves do que a palavras dele são por exemplo, as atitudes, estas sim concretas e criminosas de invasores de terras, de trancadores de estradas e outros que agora dizem “repudiar a violência”. Ainda que ele tivesse falado sério não era motivo para o ataque que sofreu. Mas voce tem razão, guera civil morrem dos dois lados, especialmente aquele que for o mais fraco, vale dizer, o que estiver na oposição das FA.

      • Olá, Colombelli, bom dia. Então, mas o que ele disse abriu espaço para outras interpretações,nesse caso as piores possíveis. Sobre uma guerra fratricida quem mais morre são os civis. É uma tragédia, não podemos brincar com isso. Uma campanha assim pode acirrar os ânimos.

        • Sub urbano, declarações passiveis de interpretações equivocadas foram ditas pela Gleisi, pelo Linderberg e por outros tantos e nada disso aconteceu. Declarações aliás, bem mais direcionais e que sequer precisam ser interpretadas. Nada do que o candidato disse justifica o que foi feito u qualquer interpretação que conduza a justificar o ato como tendo sido criado por ele por suas falas. Isso é algo absurdo.

          O ato, ainda em investigação, e presumivelmente oriundo de um indíviduo desequilibrado (embora existam aspectos nebulosos), representa o desespero de elementos que sentem que o estabilishiment que os beneficiada está em vias de ruir. Esta conversa de que falas seriam a causa é a conversa dos ” adEvogados” do sujeito. Lorota típica de quem não tem justificativa se não tentar prejudicar a campanha. O disparo todavia, saiu pela culatra e como saiu.

          Quanto a um conflito civil, todos nos sabemos bem de que lado as FA estariam e que aconteceria. Mas fique tranquilo, Se tu assistiu a fala do Mourão ( culto, educado, sereno, em postura de verdadeiro estadista) ontem, tu viu que os primeiros a ponderarem por moderação foram ele próprio e o candidato, além do general Heleno .

          • No meu caso assistiria o Brasil pegar fogo bem de longe, de uma distância segura. Eu assisti o Mourão, achei que ele pregou moderação pois percebeu que seus cálculos estavam errados.

            Um doido motivado esfaqueou um Candidato a presidência cercado de dezenas de seguranças da PF (fora os simpatizantes armados) e quase o matou.

            Imagine o que o povo faria armado com AKs… Pelo que se vê com os traficantes xexelentos do RJ já se pode imaginar.

          • Sub urbano, o fato justamente demonstra que quem quer fazer algo sempre arruma um jeito. Maior acesso as armas por pessoas de bem e qualificadas não altera o quadro da violência e nem teria mudado este atentado.
            Este sujeito, tenha ou não pessoas por traz dele, poderia facilmente ter conseguido um .32 frio em qualquer lugar por menos do que ele pagou adiantado pela pensão. Pessoas de bem não compram armas legalizadas como pretende o candidato em seu programa flexibilizar.

            Lembremos que Kennedy foi morto e Reagan quase baleado, este ultimo por um revolver, e cercados de seguranças. O que foi feito em Kennedy se faz com uma .22 a menos de 80 metros como estava.

            Logo, a associação que fazem entre a defesa que Bolsonaro faz da flexibilização da Posse ( não porte) de armas e o atentado e as possibilidades que seriam possíveis caso houvesse maior flexibilzação são totalmente ilógicas e descabidas.Em momento algum o candidato defendeu o acesso de pessoas a armas militares, como o AK.

            Ressalto, por fim, que a mesma flexibilização foi defendida pela minha conterrânea e candidata a vice de Alckmin, Ana Amélia, inclusive em sua entrevista na semana passada. Não se vê tamanha celeuma em torno desta defesa por parte dela.

            Ps: a moderação do Mourão é estratégica e pensada, não resultado de um ato falho ou erro de calculo. Que recado ele quis passar em toda a sua entrevista: Se voces acham Bolsonaro muito estabanado, eu sou o freio dele.

    • Nunca vi o candidato dar facadas em ninguem .

      Procura ai no youtube tem muitos videos de gente que defende o socialismo no Brasil agredindo pessoas que pensam de outra forma (Tem video de um vereador do PT empurrando um cidadão em cima de um caminhão em movimento outro video de militantes do PT batendo em um homem com uma bandeira do Brasil fora outro famoso que militantes em uma universidade atacam estudantes que tentavam ver um filme que não é da ideologia socialista dos mesmos)
      Da uma procurada no youtube .

    • Aham… e Marilena Chauí dizendo que “odeia a classe média”?

      E Mauro Iasi desejando para os.conservadores um “bom paredão, uma boa espingarda, uma boa bala, uma boa pá e uma boa cova”?

      E Rui Costa Pimenta pedindo para que alguém “esmagasse a cabeça de Fernando Holiday na parede”?

      Chega de indignação seletiva cretina e hipócrita!

  9. Infelizmente, as pessoas através de ouvirem a verdade dos fatos preferem ouvir , ler ou assistir às mentiras da mídia atual. Este grupo tem a desfaçatez de criticar tudo que se refere ao capitalismo, liberalismo e empreendedorismo e insinua que isto é atraso ao passo que o progressismo, coletivismo , a igualdade e pregar o ‘libera geral” são válidos. Observemos com detalhes como são nossos atuais formadores de opinião( professores, jornalistas…) e o que estes pregam? Deturpam a Democracia com palavras de ordem que na prática não usam. São aqueles que comem “caviar e arrotam sardinha” para as massas incultas. Há vinte e quatro anos toda a sociedade vem sendo desconstruída para se dar chance a nova ordem social tendo como base o gramiscismo: corrupção, violência, aparelhamento das instituições e por fim o caos. Daí o surgimento da tirania e do totalitarismo. Miséria somando miséria. Venezuela, Nicarágua, Cuba que o digam. Finalizando, perguntem a estes senhores que pregam as maravilhas adotadas pelos países citados; qual moeda gostariam de movimentar em suas finanças e quais locais estes possuem moradias ou tiram férias? Felicidades para todos. prefiro reinar no inferno “do capitalismo” à servir no paraíso “socialista”. Felicidades a todos. Viva sete de setembro.

    • Chama-se democracia e liberdade de opinião. Não se pode simplesmente censurar opiniões até porque grande parte do conhecimento vem do debate, da dialética, do embate de argumentos contrários. A Direita precisa aprender a conviver com opiniões diferentes.

  10. E o Brasil onde se dá tiro em ônibus, mata_se vereadora,esfaqueia -se candidatos,. Se acreditando que esta livrando o pais de esquerda ou direita, nacionalsimo que é bom esta morto.

  11. Quando eu tinha 20 anos, em 1983, se descortinava diante de mim, e de todos da minha geração, um Brasil cheio de promessas.
    Eu estudava, trabalhava, tinha um Fusca vermelho com toca-fita de bandeja. Junto com a democratização, veio liberdade sexual, liberdade de informação, rockBR e MPB, todo mundo debatia e ouvia a experiência dos mais velhos. Fomos uma geração feliz.
    Hoje o saber dos mais velhos é tratado como “retrógado”. Todos defendem os seus direitos, mas criticam os direitos alheios, numa falta de empatia incompatível com a democracia, onde o direito alheio é tão caro quanto o seu.
    .
    Abandonei o Facebook por tempo indeterminado. O que deveria servir para disseminar e trocar idéias se tornou um campo selvagem de batalha.

  12. A ideologia cega tanto que o pessoal vem numa postagem sobre uma ocorrência tão infeliz contra a vida de seu desafeto pra justificar a conduta do agressor e imputar a culpa do fato à vítima. É duro viu.
    Deus abençoe a recuperação do Bolsonaro e proteja a ele e aos outros candidatos tbm .
    A lambança que a mídia faz na cabeça dos menos instruídos já está afetando tbm aos mais instruídos.
    No fim somos todos apenas humanos e sujeitos a erros e ,mediante estes erros , tbm sujeitos a suas consequências.
    Cada passo que damos pra longe de Deus nos aproxima do mau e tudo o que ele pode causar a nós e ,através de nós, aos outros.
    Deus abençoe a todos!

  13. os vermelhos não aceitam que o candidato é contra os CRIMIN0S0S, ele prega mais violência contra CRIMIN0S0S, mas sabe como é, os vermelhinhos vestem a carapuça pois sabe que o candidato tá falando deles, por isso tanto ódio dele.

  14. Exemplo clássico de “liberdade de expressão e democracia” dos vermelhinhos

    “Nós sabemos que você é nosso inimigo, mas considerando que você como afirma é uma boa pessoa, nós estamos dispostos a oferecer o seguinte: um bom paredão, onde vamos colocá-lo na frente de uma boa espingarda, com uma boa bala e vamos oferecer depois de uma boa pá, uma boa cova. Com a direita e o c0nservad0rism0 nenhum diálogo, luta.” – Mario Iasi

    obs: é muito “amor” desse gente

  15. Caso a direita não soubesse conviver com opiniões diferentes, a esquerda não existiria. Isto é uma questão dialética também! Pode falar a vontade, dizer isto ou aquilo, porém mantenha sua postura ideológica. Não importa. O que não se pode é esfaquear, atirar, fingir um assalto e sequestro para assassinar prefeitos, assassinar vereadores ou quem quer que seja por ter opiniões contrárias. Por isso que neste site todos os comentários( segundo minha opinião) são válidos. Mesmo que não concorde, procuro respeitar sempre meu colega comentarista pois existe um pai, mãe, filho ou filha, avós, acreditando em Deus, Mecânica do Universo, Pedra o que seja. Neste site temos pessoas com bom poder aquisitivo e não “pobres miseráveis” nem tão pouco ignorantes. Por isso que debatemos e espero que jamais sejamos unânimes em tudo pois esta considero uma “burrice”, estagnação e atraso. Felicidades a todos e sem facadas, tiros, explosões. Vivemos uma guerra todos os dias. A própria vida é uma guerra.

    • Olá Caio. Rigorosamente o fato de um político ser conservador ou populista não diz nada sobre seu nacionalismo. Churchill foi um político conservador e um grande nacionalista. Segundo o The New York Times, Trump seria um populista, mas é obviamente um nacionalista (Amerca first). No Brasil, Vargas foi um populista e nacionalista. Recomendo o artigo “O mito do populismo econômico de Vargas” publicado em 2011 que faz uma boa discussão sobre o significado de populismo. Boa leitura.

      • Trump pode ser várias coisas, porém ele não tem 1% de populismo, ele é exatamente o oposto. Populismo tem basicamente 3 fortes características, prometer o impossível para iludir o povão; dizer que vai tirar de X para dar a Y (normalmente tirar dos malvadões para dar aos coitadinhos); e usar a máquina estatal de forma irresponsável para agradar o povão, as massas. Trump não promete nada fora da curva, seus discursos são muito palpáveis e reais, basta ver os resultados. Trump não usa desse jogo de tirar de X para Y, alguns poderiam dizer que dizer que a China rouba empregos dos EUA é uma forma de populismo, mas na verdade NÃO, pois os argumentos dele são reais, não é uma falácia, realmente há correlação entre desequilíbrio econômico, falta de dinâmica e medidas econômicas e efeitos na economia, tão verdade que ele fala isso e diz o que fará, disse e fez! Além disso, ele só não usa o Estado para si, como reduz o poder estatal, sua abrangência e sua profundidade, revogou inúmeras medidas populistas do Obama, além de medidas autoritárias de intromissão em valores sociais, em instituições, em igrejas etc…Estado não deve querer combater valores sociais, quem deve mudar a si próprio é a sociedade e cada indivíduos, uso do Estado para mudar a sociedade sempre foi visto como algo ditatorial e com propósitos perversos.

        • Caro Ivan. Sugiro um texto do The Economist “Is Donald Trump a populist?” e o artigo “A nova onda populista nos Estados Unidos” de George Michael, publicado em 2016. O ponto aqui é entender o significado de populismo. Boa leitura.

          • Camargoer, sou seu fã! Queria ter ao menos a metade da paciência que você tem com alguns “doutores” que frequentam o site que nunca estão errados, sempre certos!

          • Camargoer, voltou a frisar, Trump não tem 1% de populismo, ele é exatamente o oposto! Suas referências acerca do significado da palavra podem e certamente são frações da opinião desses autores, mas certamente não é a única e não é consenso. Volto a frisar, nós da América Latina sabemos exatamente o que é populismo, são 3 pilares: Manipulação das massas com promessas mirabolantes, sem base na realidade, apenas com propósito eleitoral; uso da máquina pública para fins pessoais, ou seja, manipulação do Estado para comandar setores e por fim, esse jogo político ou política de coalisão, jogar X contra Y, com isso segregar. Uma política populista tem que necessariamente ter essas 3 características. Essas 3 características são extremamente fortes no Brasil.

          • Declarar guerra tarifária contra outros países com pretexto de gerar empregos internos não é nada populista, né? Até parecia o Lula falando, o laranjão.

          • Caros Colegas. Creio que um demagogo e um populista são diferentes. Tem um artigo de 2016 que li este final de semana chamado “POPULISMO E MIGRAÇÕES” de um pesquisador português que faz uma discussão interessante sobre as estrategias populistas da direita na Europa. O populismo não pode ser tomado como certo ou errado em si, mas como uma estratégia política (eleitoral ou ideológica, tanto faz).

  16. Olá Colegas. O que ocorreu não foi um atentado político, mas um crime de tentativa de homicídio. Isso se parece mais com o assassinato de J.Lennon. Apenas para ilustrar, Julio Cesar, Lincoln, Arquiduque F. Ferdinando, Heydrich, Kennedy, Luther King, Sadat, Marielle, foram assassinatos políticos (Hitler também foi vítima de um atentado político, mas sobreviveu). Bolsonaro foi vítima deste crime por sua condição de celebridade, não por causa de suas ideias (não é diferente daquele sujeito que sequestrou um avião para lançar contra o Planalto). Infelizmente foi Bolsonaro, mas poderia ter sido Ciro, Marina, Amoedo (Datena ou qualquer celebridade). O fato do criminoso ser um louco (não um militante fanático) é grave não porque tenha um significado político, mas porque não posso admitir que uma pessoa seja vítima de qualquer violência. O fato de não ser um atentado político não minimiza em nada a violência, porque toda violência contra uma pessoa é injustificada. Nós temos que ter claro a gravidade do crime pelo que ele é (o que é muito) não pelo que não foi.

    • Camargoer 7 de setembro de 2018 at 21:50
      Meu Deus, óbvio que NÃO.
      “”Bolsonaro foi vítima deste crime por sua condição de celebridade, não por causa de suas ideias””
      Claro que não, há pelo menos 2 anos diversas pessoas vem sendo agredidas por convicções políticas, há uma forte ruptura na sociedade, basta ver o caso daquele senhor apoiar do Bolsonaro que foi empurrado por um petista para debaixo de um caminho, tendo traumatismo craniano, basta ver aquele canal Mamãefalei (Arthur), onde o rapaz entrevista esquerdistas, faz meras perguntas, sendo em vários vídeos agredido com socos e chutes e ameaçado de morte. Basta ver nas redes sociais as brigas por causa de convicções políticas
      Na minha opinião é claramente um atentado político, pois o que motivou a ação foi justamente o pensamento político contrário, o sujeito não satisfeito com as ideias de seu semelhante tentou anular o sujeito…tão verdade que o sujeito foi membro do PSOL, partido de extrema-esquerda, com ideias extremamente racistas e com discurso de ódio, o autor tem inúmeras foto em movimentos de esquerda. Não se trata de uma mera tentativa de assassinato, a questão tem forte motivação política. A própria defesa do autor confessou que o discurso do Bolsonaro motivou a ação de tentar matar o Bolsonaro. Por fim, todos os outros candidatos, tanto da presidência quanto de outros cargos, são celebridades, uns com 40 anos de vida pública, nem por isso foram vítimas.

    • Camargoer, quando o proprio acusado confessadamente atribui o ataque a divergência de opinião política ele acabou de enquadrar o crime como político. Não se trata de tentativa qualificada de homicídio, mas de delito da lei de segurança nacional, pelo qual ele ja está indiciado.
      Detalhe, isso até beneficia ele.

      • O inquérito ainda não produziu resultados. Vamos aguardar a conclusão. Creio que há mais gente envolvida. A presidente do sindicato dos bancários de JF está nas fotos. O que uma desafeta fazia lá, tão próximo dele?

  17. Seção 7 7 de setembro de 2018 at 18:15
    Assino embaixo.
    Vivemos em um país onde um professor universitário de federal, doutor, disse diante do ocorrido: sou totalmente contra a violência, porém faltou terminar o serviço! Outro professor disse: A faca, segundo consta, passa bem!
    A mídia e os tais intelectuais pagos pelo Estado ou pela mídia, que de intelectual NÃO tem nada, se tornou um grande problema no país, são verdadeiras múmias, sem credibilidade alguma.
    Eu venho dizendo isso há muito tempo aqui no site do FORTE, os grupos de extrema-esquerda há muito tempo agem na ilegalidade, inúmeros sites (Brasil247, cartacapital, revistaForum, O Comuna, O Vermelho, O pragmatismo político, Paulo Henrique Amorim, O cafezinho, operamundi, DCM-diário do centro do mundo, GGN, Viomundo, Tijolaço, Cartamaior etc…) com discursos racista, anti-estado e a ordem social, discursos de radicalismo, propagando agressões de todos os níveis, extremamente ásperos em relação as Forças Armadas, a promotores, juízes, policiais federais, desembargadores, contra empresários e figuras com pensamento diferente da deles, fazem discursos abertos de racismo, de divisão social, de perseguição…isso é inadimissível. Já é tarde para a justiça fechar essas páginas, não podemos permitir que sites ataques um comandante do exército brasileiro 24 horas por dia, que faça centenas de charges denegrindo a imagem de um comandante, assim como de juízes, promotores, desembargadores, agentes policiais e outros do Estado, além de empresários e políticos contrários.
    A justiça está levando com a barriga um caso extremamente grave de ações contra o Estado brasileiro, isso é perigoso, hoje foi Bolsonaro, amanha o Sérgio Moro, depois um empresários contrário (basta ver o MST que só invade terras de pessoas que não são do PT, justamente usado como ferramenta de persuasão), pelo amor de Deus, é inaceitável que existe movimentos como o MST e outros similares, não podemos dar brecha para a perseguição, grupos paramilitares e de violação de direitos.
    A justiça morosa e apática, assim como essa mídia extremamente corrupta que somente se preocupa em eleger alguém que irá fazer maiores repasses de dinheiro público através de publicidade estatal, já passou do limite, é preciso agir e acabar com tudo isso, chega de anarquia…ter ideias divergentes é uma coisa, perseguição, tentativas de assassinato, pregar ataques etc…é algo absolutamente diferente. O Brasil não pode ficar refém de donos de jornais, de um STF totalmente indicado por partidos como PT e PSDB, isso é um absurdo!
    Da mesma forma que eu falei que o radicalismo ia aumentar e realmente aumento, eu vou deixar outra previsão, se o judiciário não abrir os olhos, logo terá juízes, desembargadores, oficias das forças armadas assassinados.
    Os partidos de extrema-esquerda usarão todo seu poder para desestabilizar o país, essa semana eu vi um entrevista do José Dirceu e é inacreditável as coisas que esse homem diz, discurso agressivo e contra as autoridade, sempre dando a entender que querem agir por debaixo dos panos, alterar a estrutura para perseguir quem é contrário. Uma mistura de golpistas com populismo barato, aliás, eles usam do populismo barato para usar a massa de ignorantes, especialmente “intelectuais de rola”, para marchar ao lado deles, um exército de múmias e idiotas úteis que vão acabar igual venezuelanos.

  18. Mariele e seu motorista , foram mortos em um país onde existe o estatuto do desarmamento, o problema do Brasil não é facilitar ou proibir o acesso a arma de fogo , o grande problema da nossa nação é esse odio, esse mimi, falta de educação e uma imprensa que chama bandido de vítima, novelas que defendem bandido,traficante, político ladrão .

  19. Aspectos do Fascismo segundo Paxton:

    – Ataque aberto à democracia
    – Apelo a um homem forte
    – Desprezo pela fraqueza humana
    – Obsessão com a hiper-masculinidade
    – Militarismo agressivo
    – Apelo à grandeza nacional
    – Desdém pelo feminino
    – Investimento na linguagem da cultura declínante
    – Desprezo dos direitos humanos
    – Supressão da dissensão
    – Propensão à violência
    – Desprezo pelos intelectuais
    – Ódio à razão
    – Fantasias de superioridade racial
    – Políticas eliminacionistas voltadas para a “limpeza social”

    Tirem suas próprias conclusões!

    • sub-urbano 7 de setembro de 2018 at 23:15
      Pelo amor de deus, acorda! Bolsonaro fascista? O sujeito defende e é exatamente o oposto disso tudo que você citou, acorda! Se você não concorda com ele tudo bem, eu mesmo sou eleitor dele e não concordo com tudo, mas pare de repetir essas bobagens, isso é de uma imbecilidade intelectual sem tamanho, acorda, senão vai acabar igual esses malucos dizendo que Hitler e Saddam Hussein eram de direita…
      O sujeito é um dos políticos mais abertos do Brasil, participa de qualquer debate, se mete entre esquerdistas, liberais, religiosos, ex-comunistas, banqueiros, MST etc…no meio de índios, negros, brancos, azuis, roxos etc…tão aberto que diz exatamente o que pensa, como diz aquela frase: Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa… Martin Luther King. O sujeito está em primeiro nas pesquisas, com voto de pobres e ricos, pois fala aquilo que as pessoas realmente sentem, mas não falam por ter MEDO! Está todo mundo puto com essa roubalheira imensa, uso do Estado para benefício próprio, estado se intrometendo em tudo, burocracia infernal, tributos gigantescos, violência infernal, desemprego, baixos salários, mimimi de negros, mulher, pobre, rico, alto, baixo, sul, norte e o caralho. Uma segregação social absurda, dividiram a sociedade inteira, ser maioria no Brasil está quase virando ser minoria, pois a sociedade ficou tão dividida e que ninguém mais se enquadra nesse conceito.
      Veja os vídeos de Bolsonaro na internet, o cara é extremamente aberto a discussão, veja a entrevista da Leda Nagle: Com a palavra Jair Bolsonaro…basta ver no YouTube, são inúmeras entrevistas que mostram que ele pensa exatamente o oposto!

    • Hoje Mauro Iasi, Vagner Freitas, Guilhermes Boulos, João Pedro Stédile, só pra ficar nesses “democratas” rsrs…. não vão dormir de tanta alegria com essas conclusões.

      • Alessandro,
        Esses “democratas” e ‘notáveis intelectuais’ citados têm mais o que fazer do que pensar o atual momento do País!
        .
        Certamente estão debruçados, sem dormir, em busca de respostas ao grande e urgentíssimo tema do centro do nosso mundinho: o esgotamento final sobre o que seja POPULISMO…

      • Caro Ivan. Ao negar que o nazismo (pu qualquer regime fascista) é de direita, você enfraquece sua argumentação. Por mais sensata que possa parecer, ela se torna irrelevante. Recomendo um bom texto “Revoluções de direita na Europa do
        entre-guerras: o fascismo e o nazismo” publicado em 2017 para ajuda-lo. Se preferir, há um bom filme chamado “Negação” (com Timothy Spall) bastante apropriado. Se tiver mais tempo, sugiro “Eichmann em Jerusalem” de Hannah Arendt. O fascismo é contrário aos valores da democracia liberal, não ao capitalismo em si. É conhecido e bem documentado que o grande capital alemão (para citar Thyssen e Farben) financiaram o partido nazista em função do combate que faziam ao sindicalismo e aos partidos de esquerda. Insistir na negação que o nazismo (e todo fascismo) é de direita apenas enfraquece sua argumentação.

        • Sugiro o próprio livro do Hi.tler, nada melhor para entender o nazi.smo, ao invés de ficar apenas em visões de terceiros. E também o documentário The Soviet History.

          O capital ter financiado o partido não o torna necessariamente de dir.eita, nada impede de financiarem um partido de esq.uerda que fosse divergente do partido com.unista. Fizeram valer a velha frase, o inimigo do meu inimigo é meu amigo.

          Hi.tler odiava o partido comu.nista porque ele temia que a Alemanha perderia a identidade nacional, visto como os outros países onde ganhavam estavam sendo englobados pela URSS, apenas isso. Em relação aos judeus era um pensamento parecido, tem uma parte do livro que ele até diz que não tinha nada contra judeus em si, mas também achava eles uma ameaça ao país de alguma forma. Essa paranoia nacionalista toda me lembra justamente a paranoia do pessoal de esqu.erda, onde sempre acham que os outros querem tomar o país e as coisas deles rs.

          • Olá Smoking. Li “mein kampf” há bastante tempo. Acho a biografia escrita por Ian Kershaw mais apropriada e está muito bem documentado. Também recomendo a tese de doutorado do Mascus Guterman “A moral nazista: uma análise do processo que transformou crime em virtude na Alemanha de Hitler”, talvez um dos melhores trabalhos em português sobre a ascensão nazista.

        • Caro Camargoer,

          O fato de grandes industriais terem financiado o nazismo, não significa necessariamente um alinhamento político…

          Começa pelo óbvio: um sistema econômico não representa necessariamente um sistema político ou ideologia política em si. China está aí como o exemplo mais recente… O próprio Lenin teve que recorrer a medidas capitalistas para garantir a sobrevivência da URSS durante os anos 20 ( política NEP ), só pra ficar nos exemplos mais palpáveis que me vem a mente. E o próprio Thyssen, citado por você, salvo melhor juízo, foi buscar refúgio na França quando percebeu o tamanho da encrenca, mas terminou em um campo de concentração, somente sendo libertado ao fim da guerra!

          Ou seja, no meu entender, já é um equívoco muito grande buscar uma definição para o nazismo ou o fascismo ( que são fenômenos algo distintos ) apenas pelo seu sistema econômico ou pelo alinhamento momentâneo de uma classe.

          Via de regra, as economias alemã e italiana nos anos 30 poderiam ser consideradas algo muito similar ao que hoje poderíamos chamar de “capitalismo de Estado”, em diferentes níveis, o que está longe de ser considerado o capitalismo em si, visto este buscar necessariamente o livre trânsito de mercadorias e, politicamente, garantias legais básicas para a fluência livre dos negócios ( livre mercado ). Aí entra, aliás, a frase de Hayek, citada mais acima por você…

          Seja como for, se considerarmos o espectro político da direita como a defesa da propriedade privada dos bens e meios de produção, calcada em uma economia livre, em uma sociedade preenchida pelos valores comuns, defensora dos direitos naturais, e formada em princípios comuns como Ordem e Justiça, então fica difícil classificar nazismo ou fascismo como direita, visto não haver qualquer conceito liberal ou conservador verdadeiramente consolidado aí.

          No mais, observe o contexto no qual ocorreram as adesões ao nazi-fascismo. Crises econômicas agudas e o esfacelamento da autoridade ( queda dos grandes impérios europeus ) dominavam o panorama no entre-guerras, e fizeram as pessoas perderem a fé na antiga ordem liberal estabelecida desde a revolução industrial.

          Seja como for, destaco três pontos fundamentais do fascismo ( que também estavam presentes no nazismo ): a) conluio com oligarquias; b) utilização de organizações sociais para controle de massas ( o partido nazista tinha organizações filiadas cobrindo cada ramo importante da sociedade, e os fascistas italianos tinham todos os sindicatos a sua disposição ); c) centralização do poder no Estado através da figura do líder, e a extensão deste a todas as facetas da sociedade ( através das organizações filiadas ou organizações sociais )…. Ora… Um sistema econômico de compadrio simplesmente abominaria qualquer liberal; e qualquer conservador que se preze, veria o risco inerente em uma autoridade tão poderosamente centralizada.

          O fato, caro Camargoer, é que a maioria das pessoas daquele período, independente de seu alinhamento, e pela absoluta falta de conhecimento ( intelectualmente frágeis ) ou por mera conveniência ou mesmo desespero, aderiram a esses movimentos e permitiram a eles acontecerem…

    • Essas características, também são do comunismo.Forma de poder que os partidos de esquerda, queriam que fosse implantado no Brasil.

    • Se vocês fossem contra isso tudo que listou não idolatrariam o Putin, simples assim! Esses torcedores da Rússia e alienados do Sputnik são umas comédia mesmo.

    • Sub urbano isso ai que voce listou é exatamente o que eu vejo na Venezuela, apoiada expressamente por pessoas aqui que bem sabemos quem são: os que falam em golpe se calam diante dos verdadeiros “fuzilamentos” ( os que foram feitos em Cuba em não os figurados do candidato) e cuja presidente do partido expressamente se manifestou a favor do regime (lembram?) Maduro a pouco tempo. Alguem aqui pensa que a Venezuela e Cuba são democracias?

      Quanto ao desdém pelo feminino, ainda vão insistir em tomar uma piada e tentar descontextualiza-la para atribuir ao candidato machismo? Estão igual aquela jorrnalista andreia sadi que está com ideia fixa nisso e ontem repetiu uma pergunta boba e infantil sobre isso. Ora, uma piada é por essência um comentário jocoso, provocativo, que muitas vezes, inclusive, é diametralmente oposto à opinião de quem a conta. Aqui estamos em homens. Pergunto: Qual de nós ja não fez uma piada bagaceira e machista? Isso representa nossa opinião e conduta diária? Eu dava palestrar em colégios quando fui juiz, falava que os pais deveriam “passar o laço nos filhos quando desobedeciam e não tivesse outro jeito”. Nem por isso eu sou a favor de espancamento ou tortura. Pretender levar as coisas em interpretação literal, data venia, denota uma abordagem falaciosa ou pueril.

      Pretender tomar uma frase descontextualizada e usar isso para definir o pensamento do candidato sobre as mulheres e uma falácia canhestra, grosseira, primária que so cola com gente de poucas luzes. Este método permite manipular qualquer fala para qualquer finalidade que se deseje ( alguem lembra do “grelo duro” que o lula falou?)

      E quanto ao comentário que teria feito em um programa televisivo da rede TV, também utilizado para dize-lo machista, ele apenas disse que não contrataria com mesmo salário. Isso, para quem não sabe ( e eu sei porque trabalho na área) é a opinião de esmagadora maioria dos empresários hoje. E é não porque pensem que a mulher é inferior, poi são filhos, pais, irmãos, esposos, amigos (e as vezes amantes que ninguem é de ferro) de mulheres, mas sim porque sabem que terão de arcar com diversas benesses ( justas e legais mas custosas financeiramente) caso contratem uma mulher. Quem ja tem 35% de seu faturamento comprometido até para financiar reforma agrária ( sabiam que tem uma contribuição compulsória para isso?) não tem outra saida.

      Já a questão da suposta agressão à deputada, cujas atitudes envergonha meu estado, foi proferida em retorção (excludente da ilicitude) sob abrigo da imunidade parlamentar e quando ele foi chamado de estuprador ao questioná-la sobre a defesa que a mesma fazia do assassino e estuprador chambinha, que matou um casal de jovens. Ou então são jornalistas com perguntas cretinas e tendenciosas que recebem o rebate, sendo homens ou mulheres.

      Ao fim e ao cabo, resta algo evidente para quem é sensato e reflete: É preciso ver o que o candidato da sua própria boca diz dentro do contexto em que é dito e interpretar isso com bom senso e razoabilidade. Foi o que eu fiz em relação a Bolsonaro especificamente. Ouvir ele e não o que dizem que ele disse ou o que dizem dele. E lhes digo que foi revelador. Quase tudo o que ele disse eu teria dito nos mesmos contextos.

  20. Até agora o único que vi falar em entrevista que para o país se destacar no cenário mundial, precisa ter além de todas as vantagens competitivas e eficientes da boa gestão, forças armadas fortes, foi o Paulo Guedes (que é o economista chefe do Bolsonaro) em entrevista a Veja, de resto não vi nenhum outro candidato falar nada.

    • Assista a última entrevista de Ciro Gomes e tire suas própria conclusões. O único que falou do SNBR, do Gripen, do programa espacial e posição geopolítica do Brasil.

      • Ciro fala de abolir o limite de gastos e retomar “milhares” de obras paradas. Mais gastança descontrolada, a mesma que manteve a economia aquecida artificialmente a custa de obras que elevaram a dívida interna de pouco mais de um trilhão para 5.3 trilhões.

        Um governo que não tem nem para cobrir a folha de pagamento com mínima folga ( deficit da previdência esta ai) vai poder fazer tudo isso e ainda cuidar da defesa? Parece um tanto improvável não acha? Este discurso dele foi apenas para tentar cooptar o voto militar. Ou ele vai imprimir moeda e gerar inflação ou está mentindo. Não tem recurso pra isso.

        Prefiro acreditar em Mourão e Heleno como esperanças para uma visão melhor para a defesa nacional. Gente que conhece. Quem viu ontem o Mourão falando captou.

  21. Sinceramente, foi uma nota desnecessária.

    Não há nenhum clamor nacional ou convulsão social decorrente de um episódio, embora lamentável, estritamente policial, com sérios indícios de desequilíbrio mental do algoz, mas diga-se que a vítima também flerta, em diversas passagens da sua história, com o mesmo traço de caráter.

    E, convenhamos, quando a nota defende o “combate aos radicalismos” por via oblíqua justifica, involuntariamente, o agressor nesse caso . . .

    Desejo pronta recuperação à vítima, julgamento e condenação ao agressor e repito que a nota foi tão desnecessária quanto inútil para mudança dos ânimos eleitorais.

  22. Seção 7 informa,

    neste exato momento a população da Suecia, um país considerado rico, super desenvolvido, com um dos melhores IDH do planeta está dando uma guinada total no apoio ás esquerda no país. Que na ultima decada tem dominado o campo poĺítico naquele país. Nas pesquisas mais recentes junto a opinião pública, a direita tem se saido melhor na preferência do eleitorado.

    Seção 7, que fique bem claro, abomina qualquer tipo de ideologia. Afinal, não é ideologias, que vão nos mostrar, nos ensinar, o que é correto, certo, justo, ao contrário. Mas sim, os “valores universais,” que servem para todos, de norte a sul, de leste a oeste do planeta, e do universo!

    Esclarecido isso vamos lá.

    O que ocorre na Suécia é um sintoma que advem, obviamente, dos planos, projetos e políticas das esquerdas naquele desenvolvido país. Sim, o país é super desenvolvido, próspero, está na vanguarda em ciência e tecnologia. Mas, isso não é tudo na vida!

    E, é isso que nos mostra a reviravolta na cabeça do eleitorado da Suécia. Materialmente falando, eles estão bem, sim! Mas, e o resto? Qual o futuro que se está descortinando á frente, para essa e as próximas geraçôes do país? No entender da população, algo nada bom!

    Explico, lá como ocorre em qualquer lugar que a esquerda se estabelece, buscam implementar projetos, planos, ideias de como a sociedade “deve” pensar, agir, viver em comum. Por motivos óbvios, é claro!

    Este plano faz parte de um processo diario, continuo, muitas vezes imperceptivel para a maioria da população, da difusão e implementação de ideias e leis, que dão o arcabouço juridico ao Estado(partido), para que este possa adentrar no ceio da vida pessoal e familiar do cidadão. E, a partir daí ditar, modelo de comportamento e de valores.

    O cidadão sueco que vive numa sociedade que é considerada a mais liberal do planeta, enxergou o perigo. E, como isso se deu? Porque, “eles com suas familias”, de fato, tem vivido ao longo desses anos, este “modelo” de sociedade que lhes foi “apresentado” pela esquerda que os tem governado. E, pelo que nos parece, não estão nada sastifeitos.

    Este tipo de sentimento, sensação, é o mesmo que tomou parte de parcela da população americana. Por isso Trump foi eleito, e é por isso que é massacrado diuturnamente. Óbviamente, a mídia seja ela americana ou de qualquer outro país, não vai explicar, falar isso. De jeito algum. Porque as redações em sua esmagadora maioria em todo o mundo aprova essas ideias e são parte fundamental nessa engrenagem de poder sobre corações e mentes. Essa é a realidade!

    Alguns já estão entendendo como as coisas estão sendo montadas(e, informo, a coisa é macabra). Mas, a esmagadora maioria está sendo levada a reboque. Vão acordar um dia? Vão, mas, já será tarde demais.

    • Seção 7. A política de bem-estar social que faz com que a Europa, na média, o melhor padrão de vida do mundo é fruto de políticas consideradas de esquerda (social-democratas).
      A onda ‘direitista’ que assola o Continente diz respeito à perda de protagonismo econômico deles com reflexos nas questões sociais e políticas. Afinal, sem recursos, não há condições de uma política de bem-estar social. Aí, então, a culpa passa a ser dos gays, dos muçulmanos, dos negros e etc. Coisa bem ‘bolsonarista’. Não se iluda. Isso tem no mundo todo. Nada além disso.

      • Antonio e demais colegas,

        isso de colocar a tendencia da mudança do voto do eleitorado sueco na conta apenas dum víes xenofobo ou por conta da situação economica do país, é o prato do dia que a mídia vai servir em todo o mundo Ocidental. Ela vai martelar isso na cabeça de todo mundo. Mas, a realidade não é essa.

        Só quem não consegue ver, entender o que está acontecendo em todo o mundo Ocidental, são aqueles desprovidos de senso critico, envolvidos pelo ranço ideologico, ou, por conta da simplicidade mesmo.

        Tem a questão econômica? Sim, tem. Mas, a guerra, o front mesmo, se situa em outra área. O front agora, se reside na questão dos “valores da sociedade Ocidental”. O que está sendo jogado na Suécia e, em outras partes do planeta é a aceitação, ou a repulsa de “novos valores” engedrados por organizações e os partidos agregados a ela(tradicionalmente esquerda socialista). Na Suécia a população está afirmando com seu voto que não aprova essas “politícas”.

        Entendam uma coisa, através da mudança dos “valores da sociedade” um turbilhão de coisas serão legitimadas, e outras mais passaram do campo das ideias, para de fato serem implementadas. Daí o alinhamento de organizações com movimentos políticos.

        Podem notar que, se fizerem uma razoavel pesquisa na internet nos debates e entrevistas com os principais candidatos rotulados de “conservador” nos principais países da Europa, A. Latina ou A. do Norte, os principais questionamentos da mídia junto a esses candidatos se referem, não a economia, ou geopolitica, mas, sobre juizo de valor das chamadas minorias, e questionamentos referentes à atual sociedade patriarcal(direito das mulheres, da família e etc).

        Isso que estou colocando, nunca, jamais a mídia vai explicar, admitir. Nunca! E, os membros de organizações, ou de partidos engajados nessa empreitada(evidentemente, membros da mais alta esfera destes), jamais irá dirremir sobre.

        O objetivo de organizações e partidos politicos agregados a elas, é a mudança dos “valores da sociedade” Ocidental. Porque é no Ocidente que estas organizações e partidos estão baseados e, buscam influenciar os quatro cantos da Terra. E, como já falei antes, a mídia é parte fundamental nessa engrenagem.

        Isso tudo não é teoria da conspiração, está acontecendo neste exato momento, basta acompanhar atentamente com outros olhos(sem ideologia e paixão) as pautas diarias nos grandes meios de comunicação de massa. Observe como a mídia busca encaminhar a população neste sentido em tudo aquilo que produz.

        Vou explicar uma linha pra vocês. Por exemplo, a mídia não busca dissiminar apenas o comportamento gay como algo normal, natural, bom. Não, não é só isso, eles tem também buscado dissiminar a ideia de “humanização” dos animais. Parece coisa bobinha, lindinha né. Mas, vocês não fazem ideia do que está por trás disso. Até mesmo a maioria que dissimina isso, não sabe, não entende a jogada. Mas, a hora de finalmente entenderem vai chegar…

        Portanto, observem melhor tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, para nào serem levados a reboque por tudo o que está sendo dissiminado como algo bom, normal, virtuoso!

      • Assumindo que política socialistas de bem estar também são implantadas em outros países sem os mesmos resultados, então não é possível traçar uma relação entre elas e o IDH…

        Contudo, se analisarmos do ponto de vista econômico, fica evidente a relação entre IDH e produção de riqueza ( renda per capita ). E para haver produção de riqueza, deve haver uma legislação enxuta, que permita uma economia o mais livre o possível. Em resumo, um IDH elevado está diretamente relacionado a uma economia de viés liberal.

        Os modelos social-democratas estão se esgotando pela sua própria insustentabilidade… A produção de riqueza dos países europeus simplesmente não é capaz de comportar o peso de seus Estados gigantescos, levando a um endividamento público crescente, mostrando por fim que há uma limitação física para a evolução da cobertura social de um Estado…. Gregos estão aí de exemplo. E para não caírem como os tais, praticamente todos os pequenos países da Europa estão considerando, e n’alguns casos implementando lentamente, políticas de corte de gastos e benesses.

        A “onda direitista” na Europa se deve não somente ao fracasso desse modelo econômico calcado em bem-estar social, mas também a políticas centralizadoras de seus Estados e da própria UE, que estão lentamente minando a autonomia desses países e solapando suas democracias. Nada mais óbvio, portanto, que as pessoas reajam…

        • ‘Fica evidente a relação entre IDH e produção de riqueza’. Só que vc esqueceu de outro fator. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. E quando o ‘mercado’ não é capaz de fazer isso., sim, o ESTADO tem de tomar as rédeas e promovê-la.

  23. Vamos lá…

    Falar que foi um ato tresloucado de um louco sem posição política, que faz críticas aos politicos em geral é coisa de jornalista da Globo.

    Um cara que usa camisa Lulla Livre, Volta Lulla, etc…

    E as únicas críticas que ele fez foram ao Temer e ao Bolsonaro.

    Uma pessoa desta tem posição política e bem clara.

    Este “pé rapado” tresloucado e sozinho, desempregado e que mora em pensão já tem uma equipe de quatro advogados para defedên-lo, um deles ex advogado do Goleiro Bruno.

    Dizem que uma Igreja está pagando a defesa dele..

    Estranho né?

    Se este cara viver muito tempo, vai ser mais pela proteção da direita que pelos seus correligionários.

  24. Bolsonaro não foi vítima da violência que dizem que ele prega.
    Ele foi vítima da violência que sempre combateu por achar que lugar de bandido é na cadeia mesmo.

    Se ele foi vítima da violência que ele prega então, quando da discussão dele com Maria do Rosário a respeito do caso Liana Friedenbach e Felipe Caffé, 16 e 19 anos respectivamente, ela estuprada por quase uma semana antes de ser morta a facadas e ele executado com um tiro na nuca no primeiro dia dos crimes, então ele é culpado por isso também? É dele a culpa da execução do namorado dela e dela após uma semana sendo estuprada por esse bandido que na época tinha também 16 anos? Porque pelo viés de pensamento de alguns aqui é isso.

    Lembrando aqui que Bolsonaro disse mesmo que Maria do Rosário não merecia ser estuprada de uma maneira errada mesmo e ele mesmo concorda com isso. Mas esquecem e há testemunhas a respeito do ocorrido no processo que ele enfrente por causa disso, que afirmam categoricamente que ela o chamou de estuprador antes d’ele dar essa resposta. Tudo isso por que? Quem Maria do Rosário defendia?

    Cada uma…

  25. Ontem, em entrevista à Globo News, O General Mourão afirmou que a próxima força de paz do Brasil será na Venezuela.

    Seria interessante alguma análise dos editores, especialmente desse trecho da entrevista, quando a ele é perguntado se a Venezuela seria uma ditadura.

  26. Abomino tanto os “esquerdopatas”, quanto os “direitopatéticos”, ambos não passam de trogloditas retóricos. O Brasil, na média, é o centro, sempre foi e vai continuar sendo, não os extremos ideológicos que sempre levam qualquer nação à ruína, como a história de casos passados e presentes demonstra, e por não ser aprendida ou apreendida vez por outra tenta ser repetida, mas ainda não será aqui e com essa geração, espero . . .

    • Ozawa, vc é um cara inteligente, desculpa se vc se sentir ofendido, mas os “insentões” tem muita parcela de culpa tbm nessa barbárie que virou a sociedade brasileira, pois fizeram VISTA GROSSA para tudo isso, sempre com o discurso de “serenidade e equilibrio” enquanto ROUBAVAM o país, olha o exemplo do “chuchu”, teve a mediocridade de descer ao mesmo nível dos extremistas da es.quer.da e distorcer os vídeos do Bol.so.na.ro.

      TODO mundo tem sua parcela de culpa pelo Brasil ter chegado onde está, pedir calma agora, e querer apontar o dedo para os dois lados, quando teve a chance de fazer algo de diferente, isso é um oportunismo barato e demagogo na minha opinião.

      • Alessandro, agradeço a deferência, ao tempo em que respondo que não me senti em nada ofendido com suas palavras. Posso discordar da maior parte do que disse, mas defendo o direito que você tem de dizê-lo.

        O centro nunca será um lugar ideal, mas reputo incomparavelmente melhor que os extremos e, no mundo físico, é o único lugar que me resta ficar.

    • O Brasil é o centro? Quer dizer em cima do muro.
      O Centro como não reage, deixou a esquerda se acomodar e tomar conta. Agora despertaram a direita, que é a única capaz de botar o Brasil de volta aos trilhos .

      Se a esquerda fez o mau, o centro fez muito mais mau ainda, ignorando a destruição moral e cultural do país.

      Para combater a violência da esquerda , somente uma força diametralmente oposta e capaz de neutralizar e exterminar essa legião de demônios que estão destruindo o Brasi.l

  27. o mais irônico da turma “paz e amor” da extrema es.quer.da é eles dizerem que abominam tor.tu.ra, e fuzi.la.men.to mas IDOLATRAM políticos que apoiam di.ta.do.res que fazem o mesmo mundão afora, saem por ae com camisas do che.gue.vara e ofendem o Brilhante Ustra, rsrs…

    é de um CI.NIS.MO gritante essa gente. Desmoralizam nossas crianças com tudo que é IMO.RAL, para depois pagar uma de “defensores da moral alheia” criando um monte de tipos de cen.su.ra, usando o politicamente correto como desculpa esfarrapada.

    é contra toda essa IMO.RA.LI.DA.DE e CI.NIS.MO que nos imponham no dia a dia pela TV, e todas as formas de comunicação aos cidadãos de bem, que estamos apoiando o candidato Bol.so.na.ro, estamos cansados de ser rotulados de tudo o que é ofensa, por apenas pensar diferente, e ter PRINCÍPIOS MORAIS, coisa que essa gente nunca teve.

    • Concordo. Obrigado revolução de 1964. É meu país não será Venezuela. Já tinha 30% nas pesquisas idôneas do mercado, agora vai ser no primeiro turno mesmo.

    • Muito difícil mesmo, entender o pensamento dessa gente.Após 64 os influenciadores da época,artistas,cantores,poetas,jornalistas(nem todos),pintores entre outros lutavam 90%, para termos um governo comunista.Na época URSS e Cuba eram exemplos.Muito deles já morreram,mas me espanta que ao arrumarem problemas com o sistema brasileiro,corriam para Suécia,Portugal,Espanha,Itália e EUA.Já que tinham simpatias pró comunismo deveriam se refugiar nos países pertencentes do Pacto de Varsóvia,Coréia do norte ou Cuba.E Aproveitar e terem feito músicas,quadros,poemas para aquela gente que morreu lutando,para tirar de lá o que eles queriam implantar no nosso país.Só Deus na causa.

  28. Percebo muitas pessoas inteligentes e bem informadas entusiasmadas com o Bolsonaro.
    Eu não consigo acompanhá-las nisso – talvez por faltar-me inteligência e/ou informação.
    Acho que a popularidade de Bolsonaro cresceu na razão direta do tamanho da ruína que o PT impôs ao país.
    E é daí que eu acho que nasce o ódio esquerdista contra ele: sua ascensão indica a incomPTência desses corruPTos, e desmascara as mentiras de Lula et caterva.
    Mas isso, por si, não faz de Bolsonaro um candidato capaz de me fazer acreditar nele como solução.
    Ele até defende idéias que são perfeitamente aceitáveis, dentro do contexto conservador que orienta a maioria da população brasileira.
    Mas verbaliza muito mal essas convicções, distorcendo-as. Seu problema é mais de forma do que de conteúdo.
    Se Bolsonaro vier a ser eleito, deverá seu sucesso ao enorme desastre que, mesmo sendo anterior a Lula e Dilma, encontrou nesses pilantras sua expressão mais destrutiva.

  29. Cabe sim. O ex-Capitão e presidenciável sofreu um atentado
    político perpetrado por um agente comandado por uma facção política da esquerda.

    O Exército Brasileiro é o guardião da segurança nacional. O Brasil vive em meio a uma guerra política e cultural que ameaça eclodir para as vias de fato.

    A intolerância da esquerda merece uma resposta muito mais forte e decisiva do essa simplória nota de rodapé.

    Estão querendo candidatar um bandido condenado a prisão , e ao mesmo tempo em que tentam matar um patriota digno de ser efeito Presidente da República Federativa do Brasil.

        • Rodrigo, e o Strobel também é Capitão da reserva. Intendente da FAB. Acredite se quiser. Pelas suas posições à esquerda me lembra o Lamarca. Acho que não estudamos na mesma AFA. Fomos contemporâneos.

      • Eu gosto muito dos comentários do Walfrido,não tem aquele Fla x Flu.Talvez o ponto de vista dele, seja parecido com o meu.O Bolsonaro fala o que eu quero ouvir,não nego isso.Contudo temos de lembrar que ele é político.Óbvio,como ocupar um cargo de presidente sem ser político?Aí cai no comentário,muito bem feito do Ozawa sobre Collor,um novo messias político.Mas quando olhamos a falta de liderança em nosso país,e o lamurio do colega Will Duarte que também compartilho com ele o mesmo sofrimento,a única coisa a fazer é votar em Bolsonaro.

  30. FGV e institutos de pesquisa, mídia… Me poupe. A quantidade de gente dizendo que vai votar em Bolsonaro já era grande, agora só aumentou. Já tem pesquisa dizendo que ele cresceu 5 pontos, então deve ser o dobro kkk choro livre .

    • Amanhã sai uma. Mas basta ver nos sites de notícias, os comentários e os likes que inclusive são bem diferentes daqueles contrários, cujos nicks são letras embaralhadas, denotando a preguiça do indivíduos em criar vários nomes para tentar parecer mais gente.

      E não devemos nos esquecer do efeito Mourão. Como membro que recentemente fez parte do alto comando e com formação para isso, soube moderar estrategicamente o tom e ganhou muitos votos mostrando cultura, firmeza, serenidade. Lhes digo que poria todos os vices e todos os candidatos no bolso. A bança entrevistadora estava visivelmente intimidada. Não se cresceram porque sabiam que ali tinha base e estatura moral.
      A atitude dele foi calculada com precisão.

      • Colombelli, aliás, essa banca entrevistadora da Goebbellsnews é fraca demais. Devem ter sido péssimos estudantes de jornalismo. Acho que bebiam cerveja ao invés de assistir as aulas. Cada pergunta rasteira! O menos pior, por incrível que pareça, era o Gabeira. Miriam, Andréia e Camaroti não conseguem esconder a ojeriza à chapa.
        E todos acreditando no estereótipo dos militares (que aprenderam na universidade com os professores comunas), achando que iriam entrevistar um ¨tosco¨, um ¨troglodita¨. Pensam que um oficial general é um estúpido. Na entrevista ficou claro quem são os estúpidos. A aula sobre a Venezuela foi magistral. Calou a banca.
        Gen Mourão é de longe, disparado, o melhor vice de todos os candidatos. Será o novo Golbery.

        • Ola Cel.Nery. Infelizmente, vi apenas trechos das entrevistas. Gostei muito da Katia Abreu. Acho um pouco difícil comparar os candidatos. Acho que no fim, eu ia gostar daquele que representa meu posicionamento ideológico. Contudo, achei que a Katia conseguiu equilibrar duas posições que são geralmente antagônicas. Geralmente, o pensamento mais desenvolvimentista é mais à esquerda enquanto que o agronegócio costuma se posicionar mais à direita.

        • Olá Cel. Nery, Em relação ao Golbery, particularmente gosto muito do “Conjuntura Política Nacional o Poder Executivo & Geopolítica do Brasil”, que foi o primeiro livro dele que eu li. A minha dúvida sobre a escolha do Gen. Mourão para vice do Bolsonaro é eles terem um perfil muito parecido (acho que o Bolsonaro tem mais experiência política e o Mourão melhor formação teórica). Ás vezes, acredito que a chapa deve ser mais aberta exatamente para que os problemas sejam discutidos a partir de pontos de vista diferentes. Lembro de alguns vice-presidentes muito bons que tinham um perfil diferente ao do presidente e que participaram ativamente do governo, como Aureliano Chaves, Marcos Maciel, José Alencar. Eles eram um contraponto ao presidente.

  31. A cada dia que passa fica a certeza que devo fazer algo para o meu futuro e da minha família: Mudar para algum país mais sério e com mais segurança. Vou visitar o Paraguai nestas férias e refleti seriamente em mudar para lá, aqui está virando uma Venezuela disfarçada, tá feia a coisa, estamos como gado manso no matadouro, sabemos que estamos na fila do abate mas já nos conformamos. O modelo politico brasileiro foi (atualmente e sempre) tomado por inversão de valores, “rouba mais faz, não estudei e me dei bem, odeio ler, nunca antes neste país…” fica difícil conversar com as pessoas, elas já te vão rotulando, se você critica a corrupção seja dos partidos ditos centro-esquerda, esquerda e direita você é rotulado. É coxinha x mortadela, e ninguém é Brasil. Cansei! Sou obrigado a votar mais os políticos não são obrigados a falarem a verdade. Sou obrigado a votar e nenhum deles (políticos) cumprem o que protocolam como plano de governo. Se eu não votar não posso entrar no serviço público, não posso entrar em uma universidade pública ou tirar passaporte, além de multa risível de R$3,50 – Já me formei há muito tempo, tenho uma empresa que se mantém a um sacrífico enorme meu, da minha esposa e dos meus filhos, com jornadas duplas e o stress ocasionado por trabalhar em família, quando muitas vezes levamos os problemas do dia a dia do trabalho para casa, além de todo mês meus sócios chamados governos: Federal, Estadual e Municipal, eita trio, vem pegar a sua parte, independente se vai sobrar para colocar comida em casa ou pagar meus colaboradores, desta forma como para ir ao Paraguai não há necessidade de passaporte, no domingo de eleição vou beber uma latinha a menos tá paga a multa. Aos políticos se quiserem se mantem um ao outro pelo osso, pois entre o coooocoo e a merrda e piririii é tudo bosttaa mesmo, muda somente a consistência e um pouco o cheiro, mas fede mesmo assim. Lembro de um amigo meu de uma cidade no interior de Minas (não e Juiz de Fora) com fama de gente ruim e brava: “Aqui nois tinham fama de bravu e ruim entoces nois fomu e matamu todos eles”.

  32. A falência moral do regime democrático dá azo aos oportunistas políticos em qq lugar do mundo onde haja uma República Democrática, a de Weimar é o mais eloquente exemplo histórico.

    Collor, aliás, foi o último arrivista, naquela vez de direita, que ascendeu no mesmo vácuo de esperança política há exatos 30 anos, com os clássicos chavões “fascistas”, “moralistas”, “pugilistas”, “belicistas”, “capitalistas”, “catequistas”, “simplistas” . . . E deu no que deu.

    Deus nos livre de um novo messias político, pois, seguramente, será mais um anticristo da democracia . . .

    • Ozawa, perdão, mas Bolsonaro não é Collor. Bolsonaro tem 63 anos e está cercado de gente de bem e do quilate de um Mourão. Collor tinha pouco mais de 40 anos e tinha a sua volta Renan e PC Farias. Os momentos são absolutamente diversos.

      Quem vota em Bolsonaro não busca um salvador. Apenas está de paciência esgotada com o assistencialismo, o aparelhamento e ideologia de esquerda comandando o país e pondo interesses desta natureza a frente dos nacionais.

      • Para mim os únicos candidatos que merecem meu voto é o Bolsonaro e o Amoêdo, mas pela lógica, acho melhor ir de Bolsonaro nessa eleição e Amoêdo na próxima.

        Todos os outros candidatos, exceto Alvaro Dias, que tem um discurso um pouco diferenciado, o restante é a mesma lorota requentada, parecem personagens interpretados por péssimos atores, sem contar o Boulos que quer ser um cosplay do Lula…

      • Colombelli, perdão, mas “gente do bem” e de “quilate” o Collor também tinha, sobejamente, a começar por Ozires Silva (ao meu sentir num patamar muitíssimo superior a um “Mourão”); Adib Jatene; Francisco Rezek; Marcílio Marques Moreira; Célio Borja, Celso Lafer; Sérgio Rouanet . . . E, convenhamos, falar na perspectiva histórica sobre PC Farias e Renan Calheiros, os quais pouquíssimos conheciam sobre suas ardilezas à época das eleições de 89, não cabe nessa comparação.

        Os momentos são absolutamente idênticos, os discursos também, só mudam os atores políticos: descrença na política e desesperança na economia.

        Sim, existe em certo segmento da sociedade a busca de um messias, mas a mim, esse tem um nome que começa com “J”, foi transpassado, mas esse “nunca contendeu, nem gritou, nem se ouviu nas ruas a sua voz, nem esmagou a cana rachada, nem apagou o pavio que fumega . . .”

        Os extremos políticos sempre se encontram no populismo-proselitismo, proferindo discursos messiânicos, e na fé não há razão, apenas convicção, assim, cada um tem a sua.

        • Brasil não está com inflação de 82%, que foi o pior quadro possivel que ja vivemos, muito pior do que agora. Era a correria aos mercados começo do mês e a impossibilidade de comprar até uma lava roupa a prazo. Renan podia não ser conhecido mas ja era o Renan e era braco direito de Collor, ” a tropa de choque” como era chamada . Os nomes de peso que tu mencionaste não eram nem o vice nem os principais conselheiros de Collor que tinha uma Zélia Cardoso da vida junto.

          Não sei que idade tu tens, mas eu tenho 43 e sou muito diferente do que quando tinha 20. E tenho certeza que serei bem diferente quando tiver 60. Collor hoje é diferente em muitos aspectos do que era. Ainda ladino, mas não teria cometido os mesmos erros se hoje fosse presidente.

          A unica coisa que é igual é a polarização. Ou se elege a continuidade do lulo petismo ou algo diverso, e o diverso com melhor chance é ele. É uma questão de fazer escolhas viáveis e válidas. Não as ideais. Ou se omitir e perder a moral de falar e cobrar depois.

          • “Brasil não está com inflação de 82%, que foi o pior quadro possivel que ja vivemos (…)”

            Suas próprias palavras dão crédito ao Collor, eis que “elle” trouxe também outra pessoa “do bem”, conquanto não tivesse tanto “quilate”: Itamar Franco (um vice, provadamente, melhor que “Mourão”). Itamar foi o estribo político do Plano Real que tornou todos os demais problemas secundários.

            “A unica coisa que é igual é a polarização (…)”

            Como disse: Os extremos políticos sempre se encontram no populismo-proselitismo, proferindo discursos messiânicos, e na fé não há razão, apenas convicção, assim, cada um tem a sua.

            Por fim, respondendo sua pergunta específica, somos contemporâneos.

          • aliás, sopesando a situação do elemento, com 7 segundos de TV rádio, sem ter se vendido para alianças ( terá depois obviamente de tratar com o “centrão, mas em bases menos desfavoráveis eleito), e carecendo do corpo a corpo, o discurso populista é a única alternativa de atingir as massas. A falta deste apelo é que conspira contra Alvaro Dias e Amoêdo. Dos males é o menos amargo e ruim. O discurso da campanha não é nunca o mesmo do governo, onde a realidade abranda os arroubos.

        • meu comentário deve ter ficado retido, é de antes do ultimo, dai que tenha o “aliás” acima. Dizia eu que se Collor, mesmo cercado de Renan (que sempre foi o que é) zélia e PC, ainda tem o mérito de ter o seu vice Itamar ( vice apagado e inexpressivo até o impedimento), Bolsonaro com Mourão, Guedes e Heleno dentre outros indica melhor senda.

          Itamar ser melhor que Mourão? Itamar, a lembrança que eu tenho é de um presidente apático cujo única virtude foi ter escolhido FHC e não atrapalhado o Real. Mourão nunca foi vice e não há elementos para afirmar de forma apriorística que Itamar é comprovadamente melhor. Pelo contrário, no que podemos comparar a ambos na condição que ambos hoje exerceram ou exercem ( candidato a vice) Mourão tem mais conhecimento, vivência e respaldo. Viste a entrevista dele no globonews por exemplo? É outro nivel.

          Quanto à polarização, é inevitável. A neutralidade implica apoiar a esquerda, cujo voto é de cabresto e se beneficia do branco e do nulo. Quem não adere a um lado está indiretamente favorecendo ao outro. Há fanfarronice e populismo, inerentes a uma eleição? sim, há. Mas entre o pupulismo de quem tem algumas ideias com quem comungo e o populismo que nos levou a esta crise, a cizânia racial, sexista e de classes, e criou o maior esquema de corrupção da humanidade, eu prefiro o primeiro. Estará no segundo turno Bolsonaro e alguem que representa o continuismo do projeto petista ( marina, ciro ou hadad). A escolha é do menos pior, e estes ultimos sabemos pela Venezuela e pelo Brasil de dilma onde vai dar.

          Por fim, embora alguns sejam fanáticos, não é a figura pessoal de Bolsonaro que galvaniza o voto, mas a forma dele de pensar. Todos enxergam as limitações técnicas dele. Mas hoje, o pensamento que ele expressa colmata o pensamento de grande parcela da população, que cansou da doutrina e do pensamento das esquerdas. Ele antes é ovacionado por se parecer com o eleitor do que por ser um messias. O discurso de campanha é uma alegoria do pensamento do candidato e o pensamento dele representa, queira-se ou não, um anseio que os governos dos ultimos 14 anos fizeram surgir por não terem sabido aproveitar a oportunidade e terem se tornado tudo aquilo que condenavam.

        • Ozawa se Collor cercado do Renan e da Zelia, inexperiente na política de Brasília, e com 40 anos, ainda teve um crédito de por Itamar de vice com quem pouca afinidade e proximidade tinha (Itamar pouco foi lembrado até o impedimento de Collor), e cuja melhor coisa foi não ter atrapalhado a equipe de FHC e do Real, o Bolsonaro, afinado com um vice responsável, capaz e sensato, a quem e ele ouve, e com gente como Heleno, Guedes e outros, melhor senda indica que terá. Está bem melhor que Collor. Eu vejo Morão como um administrador muito mais capacitado que Itamar, cuja lembrança fora do legado do Real é pálida. Não vejo onde ‘provadamente” e de forma aprioristica ele possa ser melhor, se Mourão nunca foi vice para ser comparado. Ouça entrevistas de Itamar como candidato a vice e do Mourão e verifique a diferença.

          A polarização é inevitável. Não aderir a um lado significa indiretamente dar força ao outro, pois são eles que em verdade disputam. A neutralidade favorece à esquerda pois os seis eleitores votam no cabresto. Alvaro Dias e Amoedo poderiam, em outras circunstâncias, ser boas opções, mas sabemos que não vingarão. Há dois lados que passarão ao segundo Turno ( se houver um). Um deles é Bolsonaro e o outro, salvo se Alckmin deslanchar o que e improvável, será marina, ciro ou o poste. Estes três ou
          foram ministros de lula ou são apoiadores dele e do que está ai. Eles representam a continuidade da visão que esteve ai pelos ultimos 13 anos. Cuida-se de escolher o que é “menos pior” e o passado recente nos sabemos onde nos levou. É populismo? sim. É discurso fanfarão? é. Isso é uma eleição. É intrínseco do processo. Mas eu prefiro mil vezes um fanfarão com quem comungo muitos pontos de vista e que tem alguma escora racional do que fanfarrões que produziram o maior esquema de corrupção da história da humanidade, que criaram a cizânia racial, sexista e classista e que são, exponencialmente, tudo aquilo que acusam os outros de serem

          • Colombelli, “o pensamento que ele [Bolsonaro] expressa colmata o pensamento de grande parcela da população, que cansou da doutrina e do pensamento das esquerdas”, é fato, mas essa “grande parte” não é a maioria e nem nunca será, como indicam as recentes pesquisas eleitorais, que, aliás, ainda apontam um crescimento da rejeição a ambos os extremos políticos, queiram estes a vitória no grito, na faca ou no tiro.

            Como já disse anteriormente, o Brasil é, e ainda será dessa vez, conduzido pelo centro político, o que nunca excluirá do debate os extremos num ambiente democrático, não obstante este ser costumeiramente rechaçado, vulgarizado ou relativizado em ações e intenções por esses extremos.

  33. Olá Colegas. O que ocorreu não foi um atentado político, mas um crime de tentativa de homicídio. Isso se parece mais com o assassinato de J.Lennon. Apenas para ilustrar, Julio Cesar, Lincoln, Arquiduque F. Ferdinando, Heydrich, Kennedy, Luther King, Sadat, Marielle, foram assassinatos políticos (Hitler também foi vítima de um atentado político, mas sobreviveu). Bolsonaro foi vítima deste crime por sua condição de celebridade

    Copiei esta parte do texto do representante do meio acadêmico da esquerda que se faz presente aqui que de forma sutil, sempre ponteando de forma disfarçada seu intensa militância, mas vamos aos fatos.
    O cidadão no texto acima afirma que a tentativa de assassinato de Bolsonaro foi um crime de celebridade e que, pasmem, Mariele foi um crime político, mesmo com dois fatos gritantes porém adversos nos dois fatos, a seguir:

    O elemento que tentou esfaquear confessou que não concordava com a posição política de Bolsonaro e que militava em um partido de esquerda, fato, sem discussão.

    O caso envolvendo Mariele até o presente momento não tem um assassino confesso e ainda não teve a conclusão do inquérito policial ora em curso, encerrado, mas o nosso colega da academia conseguiu de forma surpreendente fazer duas afirmações tácitas contrariando fatos, característica marcante do discurso de outras “lideranças” com as mesmas nuances ideológicas.
    Amigos! O grande perigo não está na esquerda raivosa, a qual nos podemos nos antecipar aos movimentos e identifica-los, mas está sim, na esquerda pseudo moderada, a que se infiltra em corações e mentes através de uma falsa “moderação” de pensar.

  34. Duas afirmações aqui mostram exatamente como acadêmicos da dita “esquerda Light” pensam:

    1. “A tentativa de assassinato de Bolsonaro foi um crime de celebridade”.

    2.” O assassinato de Mariele foi um crime político.”

    O elemento que tentou assassinar Bolsonaro, após a prisão confessou que não concordava com as posições políticas do candidato e ainda por cima militava em um partido de esquerda, fato.

    Até o presente momento o assassino de Mariele não foi preso, o inquérito policial não foi concluído, mas segundo o Camargoer, foi um assassinato político.
    Porque eu não me surpreendo com estas ações…….

    • Juarez, cheguei a conclusão que não é uma ideologia, é uma doença. Teimam em negar a verdade, uma ideologia que não levou progresso a LUGAR NENHUM! Negam o Mensalão, o Petrolão. Dizem que a Venezuela é uma democracia.
      O maior erro do regime foi não prestar atenção ao que acontecia dentro das universidades, quando a pregação comunista, o gramscismo, o fabianismo, nadavam de braçadas influenciando gerações. Essa que agora posta esses absurdos aqui. Por isso temos uma mídia de esquerda e grande parte do judiciário, também de esquerda. Vide TODA a reitoria da UFRJ: filiados ao PSOL e ao PCdoB.
      Essa eleição, pra mim, é uma cruzada: cristão contra mouros. É a última chance de barrar o projeto de implantação do socialismo no Brasil. Se bem que nossa CF ¨cidad㨠é completamente socialista. Causa estrutural de todos os nossos problemas. Precisamos de uma nova, urgente!

      • “O maior erro do regime foi não prestar atenção ao que acontecia dentro das universidades, quando a pregação comunista, o gramscismo, o fabianismo, nadavam de braçadas influenciando gerações. Essa que agora posta esses absurdos aqui. Por isso temos uma mídia de esquerda e grande parte do judiciário, também de esquerda. Vide TODA a reitoria da UFRJ: filiados ao PSOL e ao PCdoB.”

        Agora o Sr foi perfeito…

        Não adianta mudar o país todo e o sistema de ensino continuar este monte de viagem na maionese

      • Eu registro que quando estudei na UFSM tinha colegas, todos filinhos de papai desocupados, que não leram um livro de Direito, enquanto passam o dia fazendo politicagem, greves, trancando acessos, falando asneiras, enfim, praticando a hipocrisia costumeira em prejuizo dos alunos, muitos pais de família, que trabalhavam o dia todo. O lider era um barbudo que apelidamos de Barrabás. Mas não tiravam farinha com a gente porque ouviam o que tinham que ouvir.

        os professores iguais. Em uma das greves eu e um colega que também era professor da engenharia batemos o pé e fizemos dois professores virem dar aula so pra nos dois. Queriam acochambrar junto na greve e como não podiam parar por conta dependiam da boa vontade de os alunos pararem. Negativo.

        Que tipo de profissional se espera de gente assim. É Isso ai que está nas universidades hoje.

        • Caro Colombelli. Aqui no Departamento de Química, temos dois professores que fizeram a graduação na UFSM. São excelentes pesquisadores. Aproveito para convida-lo para visitar-nos um dia, talvez estando em S.Paulo, você consiga dar uma esticada até aqui. Seria um prazer mostrar o departamento e apresentar algumas das coisas que estamos fazendo. A comida por aqui também é muito boa.

  35. Gente! Vamos lá..
    Há mais ou menos 20 anos a tal “democracia brasileira” é FAKE. Explico! Democracia nenhuma no mundo é PAUTADA pelos perdedores ou seja, pela minoria.
    É isso que esta acontecendo no Brasil com amplo respaldo da mídia impressa e televisiva, fazendo contorcionismos mirabolantes, sacanas, com os fatos reais. Fornecer falsas argumentações com tons “altruístas” e dramaturgia barata aos atos absurdos da esquerdalha que assombra o brasileiro comum. Desde 2013 e ainda NÃO aprenderam esses socialistas as razões da INÉDITA manifestações de Julho.
    Verdade é que NÃO QUEREM ENTENDER e partem para o confronto midiático.
    Essa gente é minuscula..pequena mesmo em quantidade e caráter. Se acham os mais honestos e bem intencionados, assim assisitmos impávidos, embasbacados e submissos a verdadeira afrotas ao bom senso. Velocidade de 40Km nas marginais, Champinha é vitima da sociedade malvadona e de olhos azuis, Desrespeito ao resultado do plebiscito do desarmamento, desrespeito à propriedade (“onde já se viu ficar ostentando celular, bike, sk8, carro, moto, roupas, tem de ser roubado mesmo”).
    E a mídia martelando isso em novelas e âncoras de jornais robotizados. Fazendo nos sentir que NÓS estamos errados. E cola isso gente! Por incrivel que pareça.
    A VERDADE é que as esquerdas PT, PSOL, PSTU, PCdoB fazem uso do conceito das madrastas islâmicas para gerar terroristas. São “Tonhos da Lua”, facilmente influenciáveis/moldáveis que se tornam assassinos. São martelados diuturnamente sobre os malvadões de olhos azuis..as zelites..os responsáveis pelo seus fracasso social. São buchas de canhão na mãos de tipos como Lula, José Dirceu, Boulos ou Stédille.
    Lembram dos ataques à Nossa Senhora em Aparecida do norte?! É o mesmo conceito.
    Nossa esquerda é violenta e esta usando a democracia para destruí-la…com a ajuda da CNBB e TODA a imprensa brasileira…
    A história nos ensina que serão os primeiros a morrerem quando a esquerdalha assume o poder..professores, religiosos e jornalistas>

  36. Caros Colegas, o Journal do Brasil publicou hoje uma longa reportagem sobre o perfil do Adélio chamado “Os fatos sobre o atentado: Como Adélio Bispo de Souza chegou até Jair Bolsonaro, em Minas”. O fato do Adélio ser um desequilibrado não pode ser usado para justificar o seu ataque ao Bolsonaro por discordar de suas ideias, seja usando uma arma ou palavras. A gravidade de um ataque á vida de outra pessoa motivada por discordância ideológica é algo inaceitável. Ailás, seria inaceitável mesmo que fosse apenas um ataque verbal. Sob o ponto de vista de um debate democrático, devemos ser intransigentes a qualquer violência ou ataque motivado por discordância ideológica. Assim com o Ozawa, a ideia iluminista de defender o direito a uma pessoa expressar suas ideias mesmo quando discordamos dela não pode ser relativizada.

  37. Bolsonaro já arrebatou sua legião de fanáticos. É o anti-Lula perfeito. Agora que temos dois grupos de fanáticos no país, nos encaminhamos para uma disputa que tende a se tornar sangrenta, entre “Sunitas” e “Xiitas”.

    • ele nem precisa disso e nem está explorando o fato. Imaginem se fosse um outro o que estaria fazendo. Sobretudo aquele que, a esta hora ja não é mais candidato,e que condenado por legítimo processo no qual ja manejou mais de 80 recursos, se faz de perseguido, a despeito de o PSDB ter agora dois presos ( um inclusive durante a campanha) e do PMDB ter Cunha e Cabral há muito presos.

      Elemento, aliá que há alguns anos dizia que “rico pega advogado caro e usa recursos para protelar processo e ficar impune”. Quem duvidar pesquise no youtube, tem o video lá. Não é o que ele mesmo faz agora? Ou que assina sancionando uma lei e depois a quer rasgar.

      Em casa e no EB eu aprendi: coerência é a base do caráter.

  38. Se Adélio Bispo é desequilibrado, fato é que não agil sozinho, tem mandatários por trás deste crime. Ele foi instrumento nas mãos de taís mandatários para execução deste crime com clareza de viés político e ideológico. Podem ter na certeza que a nossa Polícia Federal irá elucidar este crime contra a democracia Brasileira prendendo os peixes grandes que estão em oculto.

  39. Não aguentei ler após os 30 primeiros comentários. Rafa Pósitron e Antônio, vocês são doentes.

    Talvez nem seja essa a definição certa, mas para não descer o nível do site, vou me limitar a isso.
    Procurem tratamento…talvez nem seja médico, seja questão de caráter mesmo.

  40. O PT faz um grande desserviço ao país na manutenção da candidatura de Lula, tanto que um candidato despreparado como Bolsonaro chega a líder das pesquisas.

    Somente esse clima de polarização explica como ele, Bolsonaro, chega tão longe, reduzindo a campanha a pautas ora inúteis ou anacrônicas como ditadura militar, feminismo, discussão de gênero, racismo e etc. Num momento em que a economia está no buraco, discutir esses temas é no mínimo inoportuno, uma pura tergiversação.

    Acreditar que este cidadão, tão ou mais ignorante que Lula mas sem capital político, poderá tirar o país do atoleiro que está é no mínimo ingenuidade. Vejo como uma desgraça para o país se ele for eleito.

    Sobre Mourão, me surpreendeu a sua entrevista – muito boa. Sobre Paulo Guedes, apesar de inteligente, me surpreende quem acredita que o liberalismo desenfreado desenvolve um país per si – uma utopia (isso vale para o discurso de Amoedo). Os dois parecem demonstrar que o Bolsonaro é um títere, um idiota útil que distrai o público enquanto eles tentarão implementar as suas agendas, o primeiro para varrer o “proto socialismo” do PT e o segundo com sua pauta liberal que só vai beneficiar o oligopólio dos bancos brasileiros e o capital estrangeiro de O&G.

    Realmente o único candidato com uma proposta que me convenceu, e faz tempo que isso não ocorre, é Ciro Gomes. Compara-lo com Collor é ignorância ou má fé. Somente ele fala numa ampla reforma fiscal/previdenciária e revisão do pacto federativo de forma direta e factível. Somente ele fala na reindustrialização e na formação bruta de capital – obviedades para o desenvolvimento de um país. Somente ele fala em revogar a PEC do teto de gastos e explica o porquê disto – o ilustre comentarista Colombelli parece ter uma ideia equivocada do que está causando essa PEC. O teto de gastos segura somente 21% do orçamento, deixando previdência e gastos financeiros (juros e rolagem de dívida) fora de controle.
    Ciro é experiente em cargos executivos, limpo (pelo menos até agora) e sabe lidar com a política porque já o fez antes.
    Para quem não o conhece bem, sugiro ver algumas dos seus várias palestras e sabatinas ao longo do ano.

    Livrem-se dos seus preconceitos de dessas amarras de direita e esquerda. Ideia boa não tem lado.

    E esqueçam Bolsonaro, só porque ele dá chute em boneco do Lula e fala que vai metralhar a petralhada não o faz um bom candidato.

    • “…me surpreende quem acredita que o liberalismo desenfreado desenvolve um país per si – uma utopia (isso vale para o discurso de Amoedo)”
      .
      Não é atoa que você viu no Ciro um bom candidato.
      .
      Enfm… Dica: Esqueça essas ideias desenvolvimentistas do Ciro. É furada. É balela. É engana-trouxa do mais barato que existe, pra tentar arranjar voto de iludido pro “Coroné”.
      .
      Uma sugestão, em português mesmo: http://epge.fgv.br/users/rubens/wp-content/uploads/2009/05/04-nova-zelandia.pdf
      .
      Estude o caso da Nova Zelândia 😉

      • Excelente texto, caro Bardini. Porém não vejo choque nenhum do o discurso do Ciro – aliás, em sua maioria, o texto vai de encontro ao que ele propõe.

        Basicamente responsabilidade fiscal, reforma fiscal e previdenciária, ajuste das contas públicas, revisão geral das desonerações ficais – inclusive para a indústria.

        Continuo achando utópica a visão da turma “Mises”.

        Creio que iludido é quem acredita que o Brasil pode ir para algum lugar melhor sem a formação de capital no pais, sem a produção tecnológica no país, sem a um mínimo de produção de valor agregado no país.

        No mais, apesar da boa referencia textual, tem que se perceber as diferenças entre o tamanho entre o Brasil e a NZ, a diferença educacional/tecnológica, a distribuição da riqueza, assim como o devido contexto geopolítico a qual esses dois países se inserem.

        Não somos um país de 5 milhões de habitantes como a NZ e tampouco eles tem a população miserável que nós temos (me refiro a pobreza).

        Ciro fala obviedades, e ao chama-lo de “Coroné”, fica parecendo que você não sabe o que é um Coronel nem que é Ciro.

        • Nova Zelândia não era um país rico.
          Acho que se você leu o texto, não compreendeu quais e o que impôs as transformações que ocorreram naquele lugar do mundo. Não precisa se ater a este texto em específico, como disse antes estude o caso. Vale a pena e é bastante interessante fazer um paralelo com nosso país.
          .
          “Creio que iludido é quem acredita que o Brasil pode ir para algum lugar melhor sem a formação de capital no pais, sem a produção tecnológica no país, sem a um mínimo de produção de valor agregado no país.”
          .
          Ou seja, ideais desenvolvimentistas regados ao bom e velho protecionismo com dinheiro público… Tente enxergar o mundo fora dessa caixa.
          .
          “No mais, apesar da boa referencia textual, tem que se perceber as diferenças entre o tamanho entre o Brasil e a NZ, a diferença educacional/tecnológica, a distribuição da riqueza, assim como o devido contexto geopolítico a qual esses dois países se inserem.”
          .
          Se você estudar o que aconteceu lá, vai entender que o cerne da questão naquele país foi combate ao protecionismo.
          .
          “Não somos um país de 5 milhões de habitantes como a NZ e tampouco eles tem a população miserável que nós temos (me refiro a pobreza).”
          .
          Acho que você ainda não percebeu que existem vários Brasis diferentes dentro da “Federação” de mentira, chamada de Brasil…

          • Li o texto muito bem, sim. E agradeço pela indicação.

            Houve, de fato eliminação e do protecionismo e uma boa desregulamentação da economia. Mas também redução da dívida, redução do pagamento de juros e gestão transparente e eficiente da máquina pública – algo que deveria ocorrer por aqui também.

            Repito que o que serviu para a NZ, um país infinitamente menor que o nosso, não necessariamente serve na mesma medida ao Brasil. Será que uma comparação com países maiores como Alemanha, França ou EUA não seria mais adequado? Ou melhor, com a Coréia do Sul? Cada país terá a sua receita, ao seu tempo, com meta, planejamento e ação.

            Em tempo, não disse nada sobre protecionismo, mas creio algum incentivo ou politica de promoção deveria ocorrer – nem que sejam por compras governamentais (Defesa e Saúde, por exemplo).

            Por falar em Federação, a qual eu conheço boa parte, ele (Ciro) parece ser o único que toca na revisão do “pacto”, dando maior protagonismo aos Estados e Municipios.

            Fico por aqui. Acho que já deu. Abs.

        • “Porém não vejo choque nenhum do o discurso do Ciro”
          .
          Ahhh… Esqueci do principal e perdi tempo atoa. Desconsidere o que escrevi. Você realmente não leu o texto.
          .
          Como raios que este texto NÃO TEM choque com o discurso?
          .
          Só pra citar um ponto que vai deixar escancarado que você não leu e provavelmente está doente de amores pelo discurso furado do Ciro: PEC do Teto de Gastos. Foi aplicado na Nova Zelândia e deu resultados e aqui, o Coronér quer revogar, assim como a reforma trabalhista.
          .
          Enfim… Deixa pra lá. Causa perdida.

          • Parece é que você não leu o texto – ou melhor, não sabe o que é esta PEC.

            Esta PEC daqui não teve nada similar com o controle de gastos da NZ.

            Alias, esta PEC, além não não resolver absolutamente nada no nosso país (só piorar), não tem precedente internacional. Congelar os gastos públicos de somente 1/5 do orçamento por 20 anos, deixando gastos a previdência e com a dívida livres não foi o caso NZ.

            Já deu o que tinha que dar por aqui…

    • Eu não sei de onde você é…

      Mas os Gomes, estão no centro do poder no CE há décadas.

      Estas oligarquias tem apenas um único objetivo…se manter no poder.

      Os Gomes são no CE..
      O que Alves, Maia, Faria, Melo e outros são no RN
      O que os Cunha Lima são na PB
      Os Campos em PE..
      Collor de Melo em AL
      Magalhães na BA

      e por aí vai..

      Algum desavisado de fora do NE, achar as idéias bizarras do Ciro grande coisa eu até entendo..

      Mas achar o Ciro um representante da esquerda é até piada…

      Gozado é quando o Ciro Gomes diz que o Bolsonaro tem na base do seu eleitor homens, brancos e ricos…

      Bom..

      Ele deveria votar no Bolsonaro então.

  41. Voltando à essência do post, e à recente entrevista de Ciro Gomes no Globo, não obstante sua verborragia peculiar, concordo integralmente com sua posição que são intoleráveis as manifestações oficiais da caserna em assuntos estritamente políticos, denotando, palavras minhas, uma ausência de atividades bélicas vitais à nação que ocupem as atenções do alto-comando terrestre e uma anarquia da estrutura do Estado Brasileiro.

    É algo impensável, numa visão comparada, que o Comando das Forças do Exército dos Estados Unidos se envolva, através de nota oficial, em assuntos da política americana, atravessando, a um só tempo, o Secretário do Exército dos Estados Unidos e o próprio DoD.

    No Brasil, não há um Secretário de Exército de direito e não há um Ministro da Defesa de fato, daí notas patéticas e inoportunas como essas.

  42. Soube que o Bolsonaro teve algumas complicações
    Olha, eu começo a sentir uma certa pena
    Ninguem merece ser vitima de violência nenhuma

    Espero sinceramente que ele recupere a saúde e saia dessa situação
    Espero tbm que ele repense algumas posições…

    E espero que ambos os lados (esquerda x direita) vejam que agressões não levam a nada! Eleição tem de 4 em 4 anos…. eleição se ganha e se perde… o que não se pode perder é o respeito pelo próximo

  43. Primeiro as pessoas simples e sem estudo elegeram uma Anta que estocava vento e saudava a mandioca, mas agora é muito pior pq pessoas cultas e estudadas querem colocar um Burro no poder.

    Um Burro que usa a boca como se fosse uma metralhadora de fezes, um verdadeiro imbecil anencefalo que falou em perseguir minorias quilombolas justamente numa Congregacao Judaica, ou seja, somente um grande asno comete uma gafe dessa.

    E tem gente que ainda idolatra uma aberracao dessa.

    Primeiro elegeram uma Anta de esquerda, e agora querem eleger um Burro de direita.

    O brasileiro nao tem jeito mesmo pq nunca aprende com os proprios erros.

  44. Uma Constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo’, diz Mourão
    ESTADÃO 13/09/2018

    Vice de Bolsonaro defende nova Constituição, sem passar ‘por eleitos pelo povo’
    O GLOBO 13/09/2018

    Esse general Mourão é outro militar que não aprendeu absolutamente nada do que deveria ter efetivamente aprendido na caserna, que é a defesa intransigente da democracia como pilar de uma sociedade.

    Nem a História Militar contemporânea lhe ensinou um valor tão caro à humanidade e que tem custado a ela vidas ao longo desse processo para sua consolidação, nunca revogação, sob qualquer justificativa, mormente tão cínica como essa.

    Já disse em outro espaço dessa Trilogia algo que, infelizmente, se aplica a esse caso mais uma vez, que a patente de um homem ou uma mulher não está fixada no ombro ou no braço, mas no caráter, e ele revela no agir, no falar e no pensar a verdadeira posição de hierarquia dessa pessoa, a despeito de traços, asas, estrelas e laços, de pano ou metal, que a traça rói e a ferrugem corrói.

    Com essas palavras um, dito, general, não passa de um soldado moral, formado, com louvor, numa Escola de Aprendizes de Déspotas.

    • Ozawa 14 de setembro de 2018 at 12:38

      Caro Ozawa
      Parabens pelos comentarios sensatos e imparciais, coisa dificil de se ver aqui por causa dos esquerdopatas e dos direitopateticos igual vc bem escreveu em um comentario acima.

      Acreditar que o “Bozonaro” é o “salvador da patria” repete o erro daqueles que acreditaram que o “Lulamolusco” foi o “pai dos pobres” e que Collor de Melo foi o “caçador de marajas”.

      Fanatismo e baboseira ideologica dos dois lados.

      E o pior, as pessoas aqui nao se tocam que os politicos brasileiros ja conseguiram o que queriam, ou seja, dividir o povo, jogar o povo contra o proprio povo.

      Nem Lula, nem Bozonaro, nem Aecio, nem Alckimim, nenhum deles presta.

      E o povo briga com o proprio povo por causa dessa corja politica corrupta que tomou conta do país.

  45. Vejo com estrema preocupação, que elementos que eu considero a elite do pensamento que labutam aqui fazerem leitura seletiva, explico:
    Li todos os posts, e no que concerne ao Ciro, com verborragia costumeira e suas promessas inexequíveis, lembro que este cidadão propõe tirar 40 milhões de pessoas do SPC e repactuar estas dívidas, mas como todo bom “salvador da pátria”(uso uma expressão cunhada por vocês) não diz de onde vai trirar o dinheiro de um tesouro nacional já altamente deficitário.
    quanto a afirmação do Gal. Mourão sobre uma nova constituição elaborada por notáveis, e” submetida a aprovação popular”, de novo aqui faltou este detalhe. Lembrando que a constituição americana foi feita por um pequeno grupo de “notáveis”, tem quase 250 anos, apenas 25 emendas e é liberal.

    • Boa, gaudério! Cansei dos pseudo intelectuais daqui. Dia 08, quando a vitória da ORDEM vier no primeiro turno, voltamos a conversar. ¨Despreparado¨, ¨verborrágico¨. Falavam de quem?? Lula cachaceiro ou Ciro (apoiado pelo PC da China)?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here