Frame de programa de TV sobre Hitler no Eurochannel - Reprodução

Frame de programa de TV sobre Hitler no Eurochannel - Reprodução

Frame de programa de TV sobre Hitler no Eurochannel - Reprodução
Frame de programa de TV sobre Hitler no Eurochannel – Reprodução

Governo publicou vídeo contra extremismo de direita após xenofobia em Chemnitz

Por Louise Queiroga

RIO — Um vídeo publicado pela Embaixada da Alemanha no Brasil contra o extremismo de direita provocou forte reação nas redes sociais. Na publicação, a embaixada fala sobre a importância de não esquecer os traumas deixados pelo nazismo entre 1933 e 1945, quando o Holocausto levou à morte de cerca de 6 milhões de judeus e de 5 milhões de pessoas de outros grupos. Alguns brasileiros, no entanto, contradisseram a História alemã, negando que tenha existido o Holocausto ou dizendo que o Terceiro Reich era um regime de esquerda, e não de extrema-direita.

Um trecho do vídeo diz que “quem protesta contra os nazistas não é de esquerda, mas normal”, mostrando cartazes levantados por manifestantes que, neste ano, saíram às ruas contra movimentos de ultradireita em Chemnitz, na Alemanha. Em agosto, a cidade registrou ataques xenófobos e manifestações de extremistas com gestos nazistas depois que um cidadão foi assassinado, supostamente por dois imigrantes.

“Quando a saudação de Hitler hoje volta a ser mostrada em nossas ruas, isso é uma vergonha para o nosso país”, diz uma declaração do ministro das Relações Externas da Alemanha, Heiko Maas, exibida no vídeo. “Devemos nos opor aos extremistas de direita, não devemos ignorar, temos que mostrar nossa cara contra neonazistas e antissemitas. Então temos que nos levantar do sofá e abrir nossas bocas. Os anos de estado vegetativo discursivo devem chegar ao fim.”

Na Alemanha é crime negar o Holocausto, exibir símbolos nazistas e fazer a saudação nazista ao ditador Adolf Hitler (“Heil Hitler”). A equipe de mídias sociais da embaixada explicou ao GLOBO que criou o vídeo com o objetivo de mostrar que os alemães não têm vergonha de falar sobre o passado nazista, principalmente para evitar que algo semelhante se repita. Mesmo assim, movimentos neonazistas permanecem no país.

“Os alemães não escondem o seu passado. Pelo contrário, desde cedo são ensinados a confrontar os horrores do Holocausto. O pensamento é: ‘Conhecer e preservar a história para não repeti-la'”, diz o vídeo da embaixada. “Em muitas cidades, é possível encontrar placas douradas no chão em frente a casas onde viviam famílias de judeus. Memoriais e museus que abordam o assunto estão espalhados pelo país”.

No entanto, alguns brasileiros contestaram as informações sobre o nazismo. A publicação da embaixada, que não era relacionada ao Brasil, acabou se tornando uma discussão política polarizada, tomando a equipe de surpresa. O vídeo ultrapassou 755 mil visualizações desde que foi publicado, no dia 5 deste mês.

“‘Extremistas de Direita’? O Partido de Hitler se chamava Partido dos Trabalhadores Socialistas. Onde tem Extrema Direita?”, afirma trecho do comentário de um internauta.

A embaixada respondeu este usuário do Facebook, pedindo que ele usasse uma “linguagem respeitosa”: “Estamos felizes que o nosso vídeo gerou uma importante discussão, mas pedimos para evitar insultos e para usar uma linguagem respeitosa, por favor”, disse a página.

Outra pessoa afirmou na publicação do vídeo que o Holocausto é uma “farsa”: “Ensinam história? Como em 1976, que tiveram de criar uma lei para proibir qualquer um de contestar a vericidade do Holocausto? Já que os especialistas na época estavam desmascarando essa farsa (…). Sendo que grande parte dos jovens lá nem sabem quem é Hitler, uma parte sabe que ele foi mais benéfico do que maléfico pra Alemanha e uma minoria acha que foi um ditador monstro“.

Mais uma vez, a Embaixada da Alemanha se manifestou para frisar a veracidade de fatos históricos: “O Holocausto é um fato histórico, com provas e testemunhas que podem ser encontradas em muitos lugares da Europa”, respondeu a página na rede social.

Diante dos comentários que contestam a História alemã, houve internautas que pediram desculpas ao governo alemão pelos comentários de seus compatriotas.

“Embaixada da Alemanha, peço desculpa em nome dos professores e futuros professores de História deste pais”, diz um usuário do Facebook. Outra pessoa disse ainda: “A quantidade de negacionistas do Holocausto só nessa postagem é nosso atestado de falência educacional”.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
5 anos atrás

Como comentar sobre política, em um site que não é de política, e não ter seu comentário seu comentário excluído ou editado ?

Seção 7
Seção 7
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

O negocio é o seguinte, o socialismo existe até o ponto que o dinheiro acaba. Daí depois vem a ditadura, com perseguição e mortes. E ainda não acabou, porque depois todo mundo morre de fome, assim o país se acaba. Com a população na mais completa miséria em todos os sentidos.

Antonio
Antonio
Reply to  Seção 7
5 anos atrás

É por essas e por outras que levamos de 7 x 1 da Alemanha.

DINHO SP
DINHO SP
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Afirmação mentirosa…. O site da BBC não diz nada de terceira via e nem o governo Alemão que afirma ser de extrema-direita. O Nacionalismo alemão era CONSERVADOR com seus fundamentos nacionalistas: Território, raça, idioma e religião e que neste caso era CRISTÃ. Os NAZISTAS assinaram a REICHSKONKORDAT inclusive com o VATICANO após chegarem ao poder. Hitler que era católico, garantia o repasse de impostos para a Igreja na Alemanha, ensino religioso nas Escolas e garantia as propriedades do Vaticano na Alemanha. “historiadores entrevistados pela BBC Brasil esclarecem o que dizem ser uma “confusão de conceitos” que alimenta a discussão –… Read more »

Matheus FV
Matheus FV
Reply to  DINHO SP
5 anos atrás

Quanta falta de conhecimento em Dinho, Se tivesse feito uma pequena pesquisa antes de publicar o texto você não se passaria por ignorante. A “Reichskonkordat” foi assinada quando Paul Von Hindenburg era vivo, portanto, Hitler ainda não era Führer e ainda não havia começado a ditadura nazista. Segundo, a “Reichskonkordat” foi descumprida diversas vezes pelo regime nazista. Em 1938 o Santo Padre Pio IX pública a encíclica “Mit Brenneder Sorge”, na qual condena o nazismo e sua filosofia. Sua tentativa de ligar a Santa Igreja ao nazismo é baseada em velhos mitos que já à muito tempo foram desmascarados.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

O nazismo usou de recursos de esquerda como assistência social e criação de empregos.
Mesmo ideais usados pela esquerda pós-moderna como veganismo, antitabagismo e respeito aos animais, foram lançados pelo nazismo, a começar pelo próprio Hitler.
Na minha minoritária opinião, o nazismo não encontra lugar certo na escala ideológica.

Antonio
Antonio
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Que coisa ruim, né? Usou recursos como assistência social e criação de empregos.

Viper
Viper
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Quando a “assistência social” é na verdade populismo, e a “criação de empregos” se dá através de pseudo projeto nacional-desenvolvimentista que na verdade camufla um esquema de loteamento e saque do Estado, aí é uma coisa muito ruim. Coincidentemente a corrupção no regime nazista era gigantesca….

Antonio
Antonio
Reply to  Viper
5 anos atrás

Pois, então, deveria ser melhor explicado. Assim,parece que até as políticas do New Deal podem ter sido baseadas em populismo e corrupção.

Delfim
Delfim
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E não faltou quem chamasse Roosevelt de comunista.

Jr
Jr
5 anos atrás

Triste saber que em pleno século 21 tem gente que ainda tem coragem de negar o holocausto, e o pior é que essa corrente de negação esta crescendo a passos largos com a massificação da internet

Delfim
Delfim
Reply to  Jr
5 anos atrás

Vc acreditou que a internet disseminaria sabedoria ?

Jr
Jr
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Não, mas convenhamos que o verdadeiro problema não é a internet, ela só deu voz a muitos ignorantes que já existiam e que não tinham oportunidade de disseminar a sua ignorância

Viper
Viper
Reply to  Jr
5 anos atrás

A internet não apenas deu voz aos idiotas aos quais Nelson Rodrigues fazia alusão como ainda formou muitos mais.

Viper
Viper
Reply to  Jr
5 anos atrás

O governo iraniano não apenas nega o holocausto como ainda por cima organiza concursos de charges sobre o mesmo. Aliás um dos que concorreram e posteriormente foi jurado em uma edição posterior do concurso foi justamente aquele cartunista brasileiro amado pelas esquerdas, o Latuff.

Agora é fato que o Nazismo ideologicamente falando é de extrema-direita. Contudo muitos elementos do Nazi/Fascismo estão presentes nas esquerdas e a extrema-esquerda tem muitas afinidades com a extrema direita.

Gustavo b
Gustavo b
Reply to  Viper
5 anos atrás

é aquela história de que o espectro político na verdade é um círculo no qual extrema direita e esquerda acabam se tocando e, inevitavelmente, compartilhando características

Andrigo
Andrigo
Reply to  Jr
5 anos atrás

Em pleno século 21 ainda tem muita gente que acredita que a Terra é plana, negar o Holocausto me parece barbada pra este tipo de gente.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
5 anos atrás

Negar a existência do Holocausto, um fato amplamente testemunhado e documentado, é, antes de tudo, desconhecer a História.

Bruno w Basíllio
5 anos atrás

Brasileiros, uma boa parte sem noção das coisas e com uma desnutrição precoce de conhecimento…
Ainda a gente que acha que extrema direita funcionaria no Brasil …seria como a esquerda ,destruiria o País novamente..

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Por que o meu comentário foi apagado?

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Que palhaçada, então o governo alemão, notadamente de esquerda e chefiado pela Ângela Merkel, que era extremista de esquerda a favor da Alemanha oriental fez um vídeo comparando a direita aos nazistas e ele está certo porque foi o governo alemão que fez? Eles não tem autoridade alguma para imputar qualquer coisa a alguém, extremista é o governo alemão que massacra a sua população em nome do globalismo, e ainda usam o Estado alemão para fazer propaganda ideológica e partidária. Vocês acham que isso é diferente do que o governo brasileiro faz, principalmente dentro das escolas?

Farley Diego
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Deveriam emoldurar esse comentário. Resumiu tudo.

gustavo b
gustavo b
Reply to  Farley Diego
5 anos atrás

a coalizão da Merkel, da Unidade Cristã Democrática, é de centro-direita…
a esquerda é representada no governo pelos Verdes
know your shit

Hélio
Hélio
Reply to  gustavo b
5 anos atrás

O que tem de direita no governo merkel? Ela é a dilma deles, a “unidade cristã” que de cristã não tem nada é tão de direita quanto o psdb.

Juscelino S. Noronha.
Juscelino S. Noronha.
Reply to  Hélio
5 anos atrás

França e Alemanha encabeçam o globalismo socialista no Bloco Europeu. Fato!!!

Viper
Viper
Reply to  Juscelino S. Noronha.
5 anos atrás

Até hoje não entendi o que é esse tal de globalismo que vocês tanto falam….

Luciano
Luciano
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Eu quero ser um dos “massacrados” pelo governo alemão! 🙂

Hélio
Hélio
Reply to  Luciano
5 anos atrás

Por que não vai pra lá então? Eles estão recebendo toda a escória do mundo para roubar e estuprar seus cidadãos, talvez tenha um espacinho pra você.

Francisco AMX
Reply to  Hélio
5 anos atrás

sem mais, matou a pau!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Como acreditar numa embaixada em que a lider era do partido comunista alemão??

É óbvio que eles não vão querer associar o nazismo a esquerda.

Esquerda = nazismo, comunismo, fascismo, socialismo = coletivismo

Direita = liberdade individual

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Perfeito…

paulop
paulop
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Faltou escrever ai na última frase:
Direita = desigualdade social, individualismo, concentração de renda…. não sejamos tolos de achar que a liberdade individual, extremamente necessária, traz mais benefícios do que malefícios.

Viper
Viper
Reply to  paulop
5 anos atrás

Esquerda= Corrupção, autoritarismo, censura, populismo, pobreza e no caso da Venezuela, também fome e narcoestado.

Ademais, o interesse público e a vontade de maiorias eventuais não pode ser usada para suprimir direitos e garantias fundamentais mínimas. E olha que eu não aprecio nem um pouco a ideia de que a liberdade individual é um valor absoluto.

Guina
Guina
Reply to  paulop
5 anos atrás

E quem disse que individualismo é ruim? Se quer ser legal com os outros, seja, mas não obrigue os outros através de um porrete fazerem o mesmo. Concentração de renda? Tinha um cara lá em Cuba que entendia bastante disso, que engraçado, né. Desigualdade social? Bom mesmo é nos regimes socialistas onde todo mundo é pobre.

Francisco AMX
Reply to  paulop
5 anos atrás

Concentrar renda proveniente de seu esforço de sua inteligência e empreendedorismo não pode, mas concentrar renda como Ditador Cubando, Russo, NCoreano, Venezuelano…, dae pode? Desigualdade social sempre houve e sempre haverá, deixe de ser obtuso para com a realidade, ok, o socialismo mostrou para todos como equalizar isso: deixe todos pobres.

João
João
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Outro brasileiro querendo ensinar história alemã aos alemães. Só o que tem por aqui também. Isso quando não querem ensinar história americana aos americanos. Há anos os alemães usam essa designação. Os próprios grupos de extrema direita do ocidente se dizem de extrema direita. Vão ensinar a eles, Chapéus, Rodrigos, Hélios… A polarização da política brasileira conseguiu criar até essa pérola nova: “Hei, grupos alemães que querem o nazismo de volta, vocês estão se chamando pela forma errada. Vocês não são de direita, sabiam? São de esquerda”. Digam isso a eles para ver como irão ser bem recebidos.

Heitor
Heitor
Reply to  João
5 anos atrás

Verdade, João.. o pessoal não sabe nem de história recente do Brasil e querem ensinar história alemã aos alemães.

“O benefício da internet é que todos tem o direito de falar, mas o malefício da internet é que todos tem o direito de falar.”

Guina
Guina
Reply to  João
5 anos atrás

> Não gostar de nazismo
> Dizer que brasileiro não pode opinar por ser brasileiro

Parabéns por se mostrarem preconceituosos. Agora, quando outro país fala abobrinha do Brasil, aí pode né?

Heitor
Heitor
Reply to  Guina
5 anos atrás

Na verdade, Guina, apesar dos absurdos vindos de pessoas ignorantes em outros países (ignorância não tem fronteiras), já li muitas pesquisas de institutos e faculdades estrangeiras sobre a história do Brasil. Os estrangeiros têm mais interesse em nossa história que nós mesmos.

Mk48
Mk48
Reply to  João
5 anos atrás

João, perfeito. Excelente comentário.

Francisco AMX
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

onde assino?

Filipe Abdel Said Nasser
Filipe Abdel Said Nasser
5 anos atrás

Brasileiros tentando ensinar aos alemães sobre sua historia!kkkkkkkkkkk.
Só porquê o nome do partido nazista era Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães não significa que ele era socialista, pelo contrário!

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Filipe Abdel Said Nasser
5 anos atrás

Não foi os alemães foi a embaixada alemã…o nome do partido diz muito sobre uma determinada ação, especialmente nos anos 30. Indiferente do que o nome socialista no partido diz, Hitler não fez absolutamente nada que a direita, conservadores e liberais defendem. Hitler não tem nada de direita ou liberal, basta ver 10 vídeos de discursos de Hitler na internet, se você achar 1 característica de direita eu mudo de ideia.

Bravox
Bravox
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Só lembrando que um grande nome do liberalismo se é possivel colocar como tal correu para suiça com medo de ser preso por suas idéias liberais explicando o motivo que o socialismo não funciona .
ludwig Von Mises para quem não conhece procure sobre suas obras .

Antonio
Antonio
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

República Popular e Democrática da Coreia do Norte

J-20
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

União Democrata Nacional: apoiaram um golpe de Estado e praticamente se entregaram ao estrangeiro. República Popular da China: governo de todos, menos do povo. Nome não significa tudo. E você realmente quer saber uma coisa de direita ali que pode ser realmente classificado como de direita por qualquer pessoa? Ultra-nacionalismo. O socialismo prega a universalização, pois quer que seus ideais se espalhem e seja igual no mundo todo, eliminando a barreira das nações. O fascismo e nazismo pregam a nacionalização ao extremo. Para o socialista, você pode aderir ao ideal deles, mas para o fascista ou nazista, se você não… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Filipe Abdel Said Nasser
5 anos atrás

Hahahahah. Que piada esse Filipe.
Segundo a eminência, só porque o nome do partido era Socialista, não significa que eram socialistas, mas o contrário!
Meu Deus! A que nível chegou a demência dos brasileiros! Tá certinho. PSOL é partido de capitalistas libertários agora.

Guina
Guina
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Não Pedro, esse aí é o PCO, hahahaha. Brincadeiras a parte, o errado é o errado, aqui e em qualquer lugar do mundo. Sim, brasileiros estão sim dizendo que os alemães falaram abobrinha, e daí? Então se um alemão disser que 1 + 1 = 3, tá certo e inquestionável? Não cara, não é assim que funciona. E a parte engraçada é que esse povo aceita numa boa quando algum outro país vem dar pitaco no Brasil.

Guina
Guina
Reply to  Guina
5 anos atrás

Meu comentário era destinado ao Filipe.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
5 anos atrás

Informações complementares:
Total da segunda guerra 75 milhões de mortos sendo:
22 milhões de soldados;
53 milhões de civis (9 milhões Alemães, 16 milhões soviéticos, 300 mil EUA, 100 mil Ingleses, chineses e japoneses não sei…)
6 milhões de judeus, sendo que a população de judeus (na época) só da Alemanha era da ordem 8 milhões;
Holocausto que DIZER um programa deliberado de governo para exterminar um povo. Então senhores….HOUVE SIM HOLOCAUSTO Judeu e Armenio.

Antonio
Antonio
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Só uma informação: Cerca de 150 mil a 200 mil judeus serviram na Wermacht durante a Guerra.

Viper
Viper
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Serviram porque foram coagidos! Favor não querer distorcer a história sim!?

Luan
Luan
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E muitos outros judeus trabalhavam em fábricas……obrigados!!!

Marcelo Danton
Marcelo Danton
5 anos atrás

Existe somente o conceito de “Conservador e Progressista”.
Esperavam o quê de um “conceito” que não existe?!
Direita e Esquerda simplesmente não existe, por isso gera confusão.
O primeiro não gosta de mudanças radicais.
O segundo aposta em mudanças radicais.
Então senhores….onde o NaziFacismo e comunismo se encaixam melhor?! Onde a monarquia seria colocada senhores?!
Conservadores monarquistas ficavam à direita do parlamento e os progressista republicanos ficavam nas cadeiras à esquerda do pupito.
Abandonem de uma vez por todas esse blábláblá de direita e esquerda…é coisa de gente desonesta intelectual…é coisa da esquerda.

Kornet
Kornet
5 anos atrás

Claro que os alemães não querem associar o nazismo com a esquerda a “presidenta” deles é de direita por acaso?

Marcio
Marcio
5 anos atrás

O maior problema do ser humano e ver a mesma coisa de mas de forma diferente. O mesmo azul é visto com outras tonalidades por várias pessoas, algumas ainda contestam se realmente é azul. O conflito sempre será inevitável

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Só no Brasil que acham que o nazismo não é de extrema direita. Coisas de ‘olavetes’.

Renato B.
Renato B.
5 anos atrás

Nazismo de esquerda: a terra plana da ciência política.

Antonio
Antonio
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Cometário perfeito. Matou a pau.

Guina
Guina
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Só é perfeito quando você concorda, né.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Antonio
5 anos atrás

O problema é que a “fé” não precisa de razão. Os historiadores, mesmo os estrangeiros, ficaram surpresos porque esse lance do nazismo ser de direita nunca foi uma questão. E o pior, como se o comunismo precisasse de mais cadáveres. Temos o Holomodor, a fome na China, o Khymer Vermelho (que foi derrubado pelo Vietnã comunista). Nazistas mataram por intenção e alguns governos comunistas matavam pelo mesmo motivo ou por simples incompetência ao zonear as cadeias de produção. O problema da lógica do bem contra o mal é achar que só o lado de lá faz bobagens e tem radicais.… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Renato B. 17 de setembro de 2018 at 13:48
“Nazismo de esquerda: a terra plana da ciência política.”
Excelente comparação.
Mas para uma pessoa crer que a terrra é plana ou que o nazismo é de esquerda é necessário um ou alguns elementos… Qual(s) seria(m) estes?
Talvez uma carência de critério científico na obtenção de conhecimento?

Viper
Viper
5 anos atrás

Vou dizer uma coisa: “ixpexialixta” formado na academia facebook querendo ensinar aos alemães o que é nazismo é de uma ignorância e arrogância de dar pena…

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Brasileiro que entender das coisas sem estudar. É de assustar! É por isso que nos exames internacionais nossos alunos pegam sempre os ultimos lugares. Você lê documentos oficiais do parlamento alemão e historiadores alemães e eles são claros a dizer que nazismo era extrema-direita. Mas, tudo ém idiotisse, quem sabe a verdade é o brasileiro médio que mal terminou ensino médio. Infelizmente o Brasil é uma piada pronta!

Overandout
Overandout
5 anos atrás

Qual a dificuldade de aceitar que o nazismo era de extrema direita? Isso não significa que quem for de direita seja nazista.

O brasileiro tem um sério problema

Viper
Viper
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Pessoal custa a entender que a Direita, assim como a esquerda, não é um bloco monolítico.

Érico
Érico
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Me parece que a direita tem vergonha da própria direita, por isso a dificuldade em assumir o nazismo como um movimento de extrema-direita.

Otto Lima
5 anos atrás

Existe vasta literatura no mundo sobre o assunto, nas áreas de História, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, literatura segundo a qual o nazismo é, sim, de extrema-direita, apesar de ter algumas características em comum com o socialismo. Mas quem tem razão é o tupiniquim que não sabe nem o que acontece no seu próprio bairro, mas acha que sabe o que acontece no exterior porque acredita nas bobagens que lê na internet.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Você pode me mostrar 1 característica do nazismo que seja de direita? Eu não consigo ver sequer 1 característica de direita, liberal ou conservadora.
O extremo de um pensamento de direita seria o anarquismo (sem Estado), acho que Hitler está para extrema-esquerda, pois depois de Hitler só vejo o Estado controlando tudo e todos, nos moldes do comunismo.
Direita = liberdade de ação individual, sem intromissão estatal em tudo; Esquerda = Estado grande e com poderes de intervenção

Otto Lima
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan, sua visão de direita e esquerda é míope. O que o nazismo e o socialismo têm em comum é a ideia de um estado grande e forte dirigindo os diversos aspectos da vida nacional, mas as semelhanças param por aí. O socialismo era contra a propriedade privada, o nazismo não. Tanto que grandes empresários alemães se filiaram ao NSDAP, para obterem facilidades para seus negócios e para lutarem contra dois inimigos em comum: o comunismo e o anarquismo.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Mentira! poucos se aliaram por vontade própria…a maioria foram coagidas. Aliais não precisa muito esforço para coagir né não?? Afinal eram os Nazzis!

Antonio
Antonio
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Otto. Teve um monte de gente que assistiu o vídeo das asneiras que o Olavo de Carvalho falou e saiu replicando por aí achando que era alguma coisa intelectual.
Em tempo. Seu comentário foi perfeito. Os primeiros perseguidos pelos nazistas foram os comunistas e anarquistas. A guerra promovida contra a União Soviética foi, provavelmente, a mais feroz e sangrenta da História da Humanidade.
O empresariado alemão aderiu ao nazismo e inclusive utilizou mão de obra escrava em suas empresas. O resto é balela de quem não tem conhecimento de História.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Otto Lima 17 de setembro de 2018 at 14:47 Óbvio que não, em discurso de Hitler ele era totalmente a favor da estatização, inclusive questionava a propriedade privada, dizia que era o ESTADO alemão e não do povo alemão, tão verdade que sequestrou os bens de praticamente todos os empresários, logo depois mandou perseguir e matar, basta ver que a maioria dos empresários alemães todos fugiram para o reino Unido, EUA e Suiça. Hitler nunca respeitou a propriedade privada, a vida íntima e a legalidade, sempre defendeu a estatização, relativização da propriedade privada e ação contra o capitalismo de mercado.… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Se analisarmos as doações eleitorais das grandes empresas brasileiras no período democrático e aplicarmos seu raciocínio, veremos que a elite brasileira é formada por muitos quadros de ‘esquerda’.

Viper
Viper
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

“nazismo é, sim, de extrema-direita, apesar de ter algumas características em comum com o socialismo”

Sem mais! E cumpre lembrar que essas afinidades aumentam com a extrema-esquerda.

Otto Lima
Reply to  Viper
5 anos atrás

Viper, extremistas de direita e de esquerda têm mais semelhanças do que diferenças, a começar pela estupidez.

Cadu
Cadu
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Perfeito, Otto.
Até trazendo para nossa realidade, sempre houve no Brasil um pensamento positivista civil-militar. Que nada mas é que um Estado central e forte.
Pegando a revolução de 64, o período dos militares, o estado estava presente em todos as áreas. Foram os que mais criaram estatais, mas isso não significa que os militares eram de esquerda.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Otto Lima
5 anos atrás

Otto Lima 17 de setembro de 2018 at 14:15
Pergunte para os empresários, banqueiros, comerciantes e judeus se a propriedade privada era garantida por lei no Estado nazista, todos esses perderam suas empresas e propriedades, assim como mortos pelo nazismo. Hitler segregava as pessoas e não garantia a propriedade privada, isso não é característica de direita.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Meus comentários estão presos.

Groo_SP
5 anos atrás

Primeiro é necessário definir o que é direita e o que é esquerda e depois classificar o que é o nazismo. Essa história de que se a embaixada falou tá falado é apenas argumento de autoridade.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Groo_SP
5 anos atrás

Exatamente, eu tenho um comentário que está preso que define vários pontos do pensamento de direita/conservador e liberal, tendo exprimir a essência desse pensamento, apenas de não ser a mesma para todos os atores. Eu sinceramente NÃO vejo 1 característica de direita no nazismo, no fascismo e no comunismo, pelo contrário, vejo um Estado enorme, que controla tudo e todos, que persegue, que segrega, que não respeita a propriedade, que censura, que monopoliza as ideias, que radicaliza as ações, que impõe ideologia a força etc…todos são coisas semelhantes, mas nada ligado a conservadorismo, a direita e liberal. Curiosamente, já vi… Read more »

Fred
5 anos atrás

Aqui também tá cheio de nagacionista, de conapiracionista maluco, de tudo que é tipo de doido que aceita qualquer discurso anti comunista. Chegamos nesse ponto trágico. Foi assim que milhões elegeram Hitler. É assim que quase estamos elegendo o nosso. Eu parei de comentar pq desisti de vocês. Vocês negam a história, a academia, só porque acreditam que ela doutrina marxistas. É muito bla bla bla. Vcs estao numa onda muito louca, a droga de vocês e o ódio. Jogaram a racionalidade fora. Dali tem mais realidade nos seus quadros que vocês nas análises que postam aqui todo dia. Faço… Read more »

Viper
Viper
Reply to  Fred
5 anos atrás

Também tem uma horda ainda maior a querer justificar os desmandos dos regimes de esquerda e bolivarianos do continente. Assim, estamos empatados.

Luan
Luan
Reply to  Viper
5 anos atrás

O amigo acima não estava justificando nada…… se você possui argumentos…pode expor…senão o silêncio é mais sábio.

Luciano
Luciano
Reply to  Fred
5 anos atrás

Perfeitamente, Fred! Eu tb evito comentar em diversos debates, pois..não há espaço para, justamente, debate!Há muito autoritarismo, intolerância e obscurantismo! Não existe a postura de ouvir o contraditório e refletir, há o enfrentamento, a rotulação e muitas vezes a agressão e, o pior, esses comportamentos se tornaram sinônimos de virtude política, se refletindo justamente nos candidatos e sem perceberem que é mais um populismo, só que de direita radical! Outra coisa q me impressiona é que desdenham justamente do profissional de história quando este fala algo que contradiz a “verdade” que acreditam sem ao menos se permitirem analisar o que… Read more »

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
5 anos atrás

E o fascismo, era de direita? Mesmo com todos seus fundadores egressos do Partido Socialista Italiano?
Um documentário muito interessante sobre a gênese do fascismo, que eu considero o pai do nazismo:

https://youtu.be/Aomb_RlfbiU

Socrates Pereira
Socrates Pereira
5 anos atrás

Boa tarde. Direita e liberais defendem liberdade como alicerce para as ações dos indivíduos. Os países mais ricos e livres do mundo são liberais, de direita ou ambos…sempre com viés conservador, os países pobres são o oposto. Basta ver os EUA e Reino Unido. Até onde eu sei a Alemanha era toda de esquerda nos anos 20 e 30, os movimentos comunistas na Alemanha e Itália, nacionalistas, todos com bandeiras vermelhas ligadas ao comunista do leste europeu, tudo baseado no movimento de 17 na Rússia. Até onde eu sei os liberais, conservadores e de direita da época fizeram de tudo… Read more »

Verdadeiro
Verdadeiro
5 anos atrás

O desespero deve estar grande….. haja revisionismo, tudo porque resolveram por Hitler na pauta das eleições brasileiras. Ao invés de se negar a comparação, torcem a História para fazer do homem do bigodinho um cara (i)de esquerda, (ii)socialista e (iii)comunista.

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

O Nazismo do III Reich não foi uma ideologia político-partidária, mas uma ideologia de supremacial racial. E nessa linha supremacista suas ações de política-econômica tanto privilegiaram tendências destras ou canhotas no espectro político-partidário, desimportando ao Nazi-Fascismo o lado dessas mãos, importando apenas a consolidação da supremacia racial ariana. As políticas fascistas atuais podem ser vistas na supremacia racial, mas também, tão sordidamente, nas supremacias sociais, intelectuais, regionais, profissionais, etc. Extremismos com os quais diversos atores políticos, inclusive no Brasil, flertam e se associam, com astuto oportunismo e arrivismo, seus e das rêmoras (políticas, acadêmicas, profissionais, empresariais, religiosas) que se lhes… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Ozawa seus comentários são sempre interessantes. Prefiro falar em “fascismos”, no plural. No caso do nazismo a ênfase foi racial, mas no caso italiano isso nao foi tão forte, embora tenha ocorrido. Vale lembrar que o que Hitler entendia como socialismo era distinto sobre o que os próprios socialistas definiam. O higienismo do século XIX se espalhou intensamente em vários ramos acadêmicos no período, assim a ideia de uma hierarquia racial era muito generalizada (lembremos de Lombroso), daí todo o imperialismo no final deste século praticado por nações democráticas inclusive. O nazismo, especificamente, vai se preocupar com a eugenia, tornado-a… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Luciano
5 anos atrás

Sinais positivos ambidestros pela sua réplica, caro Luciano.

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Pouco importa se nazismo, fascismo, comunismo e outros ismos são de direita, centro ou esquerda. O que eles têm em comum é o autoritarismo. E é aí que mora o perigo. Uma minoria conduzindo os destinos de todo um povo em nome de um bem comum, onde “todos são iguais, porém alguns são mais iguais que os outros” (A Revolução dos Bichos).
O importante é saber se existe liberdade e democracia. O resto é resto.

Marco
Marco
5 anos atrás

O Termo direita esquerda se diferencia em cada pais, exemplo a direita brasileira é muito diferente da Direita americana, o que pode ser considerado direita em um pais pode ser visto como esquerda em outro.
No Brasil o movimento LGBT por exemplo esta ligado mais a esquerda, na China, Russia e Coreia do Norte que são Países de Esquerda estes movimentos são proibidos.
O Nacionalismo e o protecionismo são características de países tanto de direita como de esquerda.
Voltando o tópico no meu ponto de vista o Nazismo foi uma terceira via mesclando os dois lados.
(Desculpe a redundância)

colombelli
colombelli
5 anos atrás

Me contem uma coisa. Por estas bandas quem é que tem ideias e projetos de controle da imprensa, que acusa o judiciário de ativismo e ensaia obstar-lhe e qual a natureza do regime que mais se parece com o nazismo atualmente na AL ( unica ditadura na AL continental) ……..

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

O problema não é negar o Holocausto que realmente existiu, o problema é o número absurdo de 6 milhões de judeus que inventaram para chamar a atenção para a causa e quando começaram a discutir a farsa dos seis milhoes uma lei na Alemanha proibiu de se discutir o assunto. Não existe nenhuma comprovação dos seis milhões de judeus mortos e este número foi estipulado de forma grotesca se avaliando a capacidade das camaras de gas, sem realmente se comprovar o quanto foram usadas. Hoje quem quer busvar a verdade é acusado de Revisionista, mas só quem tem medo de… Read more »

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

???!! Mas existiu então as câmeras de gás??!! Não interessa se foram 100 ou 100 milhões então..esta provado, por suas escritas mesmo, que houve um holocausto (ação premeditada para extinguir um povo, “raça”). Lembro que holocausto e genocídio são sinônimos tá.
Jezuisssss! Depois dessa tu merece o Oscar dos estultos.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Vc deve ter problemas para entender o que está escrito, pois meu primeiro parágrafo diz que houve holicausto, minha contestação é em relação aos números divulgados.

Viper
Viper
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

O holocausto foi fartamente documentado, inclusive por uma ordem pessoal do General Eisenhower, justamente para que não houvesse questionamentos quanto à sua magnitude no futuro. Ademais acreditar que o massacre sistemático da população judaica ordenado por Hitler não alcançou os números reconhecidos é querer negar os fatos pois esses números estão caudalosamente provados. Aliás o próprio administrador da máquina de extermínio nazista, Adolf Eichmann, não negou os mesmos ao ser julgado em Israel.

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

Interessante(Não terem noção do que seja 3° via politica). Mas perguntem o um alemão do leste acha sobre o socialismo ?!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

Isso eu conheço, minha família é de Dresden, perto da fronteira da Polonia e Republica Tcheca. A população é até hoje dividida entre os que gostaram da reunificação e os que preferiam o socialismo, com todos os problemas, no socialismo todos tinham empregos, mesmo que com salários baixos. Depois na reunificação muitos empregos foram extintos e problema só foi resolvido com pagamento de pensões para os sindicaluzados que tiveram seus empregos extintos, como exemplo existem os amoladores de faca de cozinha, hoje com o sistema ocidental se compra uma nova faca leve e de pouca duração, no sistema socialista se… Read more »

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

E o povo fugia de lá porque? Porque fizeram um muro enorme?

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

O muro era na Berlim dividida, eu nunca entendi o absurdo de se ter um pedaço comunista no meio da Alemanha Ocidental. A maioria fugia, mas muitos mudaram para o lado oriental, o pai da Angela Merkel, pastor cristão, admirador do comunismo foi um que fugiu com a família do lado ocidental para o oriental. Ele teve um papel importante no comunsmo por mostrar que um cristão pode ser comunista e um fato que mostra sua importancia é que tinham dois carros em casa, uma raridade no padrão da Alemanha Oriental da época. Sua filha Angela Merkel era importante na… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Agora eu ví o absurdo que postei, a Berlim Ocidental que era encravada na Alemanha Oriental e não o contrário.
De qualquer maneira foi um erro que gerou o muro e muitos problemas, além de dividir Alemanha dividiram Berlim que era no lado Oriental.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Em época de eleição e de ânimos alterados, Nazismo vira “batata quente”, que pula de um lado para o outro, sendo deturpado de todas as formas possíveis e impossíveis, para desfavorecer os oponentes que estão contidos no conjunto “dos dois lados”, que retrata uma divisão feita para conquistar, que chamamos de “esquerda” e “direita”.
Essa polarização sem sentido, sedimenta ainda mais a fé dos fanáticos, tanto os de “esquerda”, quanto os de “direita” e arrebata um bando de pessoas desinformadas, que tem apenas uma visão hollywoodiana, quando muito, do que foi a Segunda Guerra Mundial.

Kommander
Kommander
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Muitas vezes já discordei de você, mas dessa vez tenho que concordar! Tem nego aqui parecendo que vive no mundo da lua, acreditam nas próprias lorotas que inventam.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Meu comentário continua preso. Não vão soltar?

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Essa discussão de “Nazismo de Esquerda” só existe na internet brasileira. É um hoax inventado pelo Olavo de Carvalho em seus cursos de “filosofia” cujos diplomas eram enviados via Email.

A culpa é em parte do nosso sistema educacional onde o aluno só tem 1 aula de história por semana. Com isso os pupilos egressos acabam vítimas de lobotomizações coletivas perpetradas por encantadores de burros como Olavo de carvalho e Kim Kataguiri.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Não mesmo, assiste o documentário “The Soviet History” por exemplo.

Guina
Guina
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Ata. Certo mesmo é confiar nas aulas de história que o MEC organiza dizendo que socialismo e comunismo são bons. A credibilidade das aulas de historia não estão muito longe da credibilidade que você dá a esse cara chamado Olavo.

Seção 7
Seção 7
5 anos atrás

O que ocorre é o seguinte: A Alemanha a mais de 13 anos(olha o numero macabro aí) é governada por socialistas(esquerda), como o são varios países europeus. E, é bom lembrar até pouco tempo atrás o próprio Estados Unidos(Bil Pinton e o Obrama). Como falei semana passada em relação as eleições na Suécia, a dita esquerda está perdendo espaço em todos os lugares, e, obviamente não aceitam este sinal que lhes está sendo dado(tipo, não fazem mea-culpa, sobre suas ideias e politicas). Antes preferem demonizar toda uma população, há dar o braço a torcer sobre suas erraticas ideias e politicas… Read more »

Niltton Medrano
Niltton Medrano
5 anos atrás

Não acho adequado comentar a política de outro país. temos culturas diferentes, problemas diferentes e vuisões de mundo diferentes. Seria melhor a Alemanha estudar mais o Brasil e ser menos etinocentrista.

Alex II
Alex II
5 anos atrás

É muito fácil para o analfabeto de direita brasileiro bostejar nas redes sociais que o nazismo é de esquerda.

Eu quero ver é ele ir no meio de um grupo de nazistas – temos alguns no país, inclusive vários em SP, dá pra tirar a prova aqui mesmo, nem precisa viajar – e dizer que eles são de esquerda.

Alex II
Alex II
5 anos atrás

Meu comentário está preso e foi censurado porque aqui ninguém pode ridicularizar os analfabetos de direita da Internet.

Viper
Viper
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Nesse aspecto as coisas são bem equilibradas afinal não é possível ridicularizar os analfabetos de esquerda que entendem que Maduro é um governante legítimo que foi eleito em eleições livres e justas.

Viper
Viper
Reply to  Alex II
5 anos atrás

E o que você ganha com isso? Só existe na internet analfabeto de direita?

Alex II
Alex II
Reply to  Viper
5 anos atrás

Claro que não, existem muitos de esquerda mas aqui parece que apenas os de direita são intocáveis.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Prezados, A origem filosófica mais remota do nazismo encontra-se, antes de mais nada, no romantismo do século XIX e a uma visão darwinista do mundo, também semeada no mesmo século. O avanço da revolução francesa, no século XVIII, terminou em caos no adentrar dos anos 1800. O mero materialismo e a quebra do elo com o passado revelou-se desastroso, e seus impactos foram bastante estudados durante o período. E isso gerou uma forte corrente contrária, que abraçou com fervor o romantismo, levando a um ‘culto’ as culturas locais e desencadeando um efeito colateral na forma de um nacionalismo exarcebado. O… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Caro RR, sempre acompanho com interesse suas postagens. Gostaria de ir além em alguns pontos que trouxeste. Considero o Nazismo uma consequência do pan-germanismo, que, em minha opinião, é gestado nas Cruzadas prussianas e no Báltico. A fixação da Ordem Teutônica no território prussiano – uma nobreza germânica de segunda classe – geraria no futuro os Junkers, base política da unificação alemã. Como você bem apontou, sempre houve um sentimento inoculado da necessidade/dever de expansão por parte deste povo. Porém, o nacionalismo do Império alemão em muito diferenciava do Nazista. A título de exemplo: os objetivos militares na Primeira Guerra.… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Caro Rafael_PP, É prazeroso ler um comentário como o seu. 🙂 Se observarmos o ‘kulturkampf’ desencadeado na Alemanha durante a tutela de Bismarck, veremos ali as raízes totalitárias que foram plantadas na cultura alemã do período, e que ligam ao caule nazista; um conceito claro de pátria acima da própria religião, que, na minha visão, permeou sim o nacionalismo alemão, legando-lhe um ponto débil que permitiria a este ser utilizado pelos nazis como escora moral. Veja que não estou dizendo que o nacionalismo alemão é um culpado, visto sua raíz ser anterior a própria unificação, e sim que teve peso… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Estimado RR, achei muito interessante essa questão da secularização dos Estados alemães, acredito que possa-se traçar um paralelo com a unificação italiana e a extinção dos territórios papais. Porém, gostaria de levantar mais uma questão. Acredito que as mesmas raízes que culminaram no nacionalismo exacerbado, por muito, mas muito pouco não levou ao socialismo. O final da Grande Guerra é um mento pavoroso para a Alemanha, que se viu desabastecida, com levantes militares e com a Liga Espartaquista. A sublevação na marinha imperial tinha fortes inspirações marxistas, por exemplo. A Revolução de Novembro de 1918 teve três lados e, por… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Rafael_PP, Caro Rafael, sem dúvida. O advento do próprio iluminismo necessariamente desencadeou uma sequência de eventos que fez definhar a moral circular. Mesmo movimentos algo opostos, pós revolução francesa, terminaram contaminados pelo secularismo iluminista em alguma instância e afastaram-se das bases religiosas da sociedade. O ‘kulturkampf’ mesmo, interpreto que é algo nesse sentido… E o socialismo acabou tornando-se alternativa para preencher esse vácuo, tomando para si os princípios humanos e nova base para a moral. O nacionalismo pode ser utilizado como uma ferramenta para aglutinar as massas. Stalin, por exemplo, fez um trabalho excepcional na URSS na Segunda Guerra Mundial,… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Continuando, amigos… Os nazis tinham uma visão bastante estrita, cujo propósito era uma nova sociedade fundamentada em uma perfeição extrema, que conjurasse num só espaço uma raça única, um sistema político único e centralizado, e apenas uma ideologia, retirando gradualmente qualquer divergência do meio. Planos como a ‘Lebensborn’ deixam claro a engenharia social de longo prazo, visando a “purificação” do “gene ariano”. E a eliminação dos judeus e outras minorias, somado ao combate a povos eslavos e o domínio de outros do leste europeu, tinha como propósito claro a aniquilação de correntes culturais divergentes que pudessem oferecer obstáculos; um novo… Read more »

BrunoFN
BrunoFN
5 anos atrás

Ao meu ver , foi infeliz esse esclarecimento da embaixada Alemã(n foi no ”tempo” correto . ..historia a parte .o partido de Hitler nesse época se chamava ”’Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães”'( algo como PSTU por aki ) .socialismo esse sempre ligado a ”esquerda” no Brasil ..na Alemanha por sua vez esta associada a ”extrema direita” daquele pais ( confuso .. n ?) o termo ‘ser de direita ” ou ”ser de esquerda” varia em cada País .. em resumo tal publicação so acirra mais os ânimos aki no Brasil ,e pq n faz se ”justificar” os ataques de pessoas… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Cadu ( 17 de setembro de 2018 at 15:57 ),

E não eram…

A mentalidade positivista dominava o pensamento dos militares do período. Como tal, eram avessos a política e terminaram por deixar as áreas administrativas mais importante nas mãos de especialistas.

Cabe lembrar que a única direita organizada que havia, sob Carlos Lacerda, foi desmantelada ainda durante o regime militar. O próprio general Castelo Branco foi claro em seu discurso de posse, no qual assegurou que não haveria o que chamou de “direita reacionária”. Selou o destino do País…

_RR_
_RR_
5 anos atrás

sub-urbano, Antônio,

Ao contrário, isso não nasceu com OdC.

Há toda uma corrente filosófica e de historiadores que analisa o nazismo pelo seu ‘modus operandi’, onde existem sim consideráveis semelhanças ao totalitarismo stalinista do mesmo período. Por isso a interpretação ( que considero algo errônea ) de “esquerda”.

Os nazis perseguiram praticante toda e qualquer forma de oposição após assumirem o poder… Na ‘noite das facas longas’, esmagaram praticamente toda a oposição conservadora da Alemanha ao matarem as principais lideranças conservadoras, juntamente com as “pontas soltas” do próprio partido nazi…

Antonio
Antonio
Reply to  _RR_
5 anos atrás

O fato é que a questão central do socialismo/comunismo/esquerda que é a propriedade pública dos meios de produção passou longe do nazismo. Pelo contrário. Os capitalistas alemães se fartaram durante o período. Querer comparar apenas com o ‘modus operandi’ é extremante falho. Vc pode, por exemplo, ter uma República baseada na religião, tipo ISIS ou Talibã, extremamente totalitária e que não tem nada a ver com esquerda. Pelo contrário. Ataca a esquerda ferozmente

_RR_
_RR_
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Ao contrário… É possível sim constituir uma definição utilizando-se do ‘modus operandi’. Apenas digo que ele não é tudo. Há a necessidade de se analisar a base doutrinaria para se formar uma definição mais acurada. No mais, a resposta que dei para o Otto mais abaixo casa com seu questionamento… Analisar o socialismo e suas derivações apenas pelo conceito de socialização dos meios de produção é apenas uma analise de base doutrinária. A realidade dos movimentos socialistas é muito mais complexa que isso… É possível afirmar que mesmo a URSS não conseguiu sobremaneira estabelecer uma propriedade totalmente pública dos meios… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Ninguém nega as semelhanças da extrema-direita com a extrema-esquerda. Os internautas brasileiros ficam confusos porque aqui se criou um dogma de Direita (boa) e Esquerda (ruim) nesse sentido eles não conseguem encaixar o Hitler na Direita kkkkk “Se o cara é malvado ele só pode ser de Esquerda”

Eu evito perder tempo discutindo isso porque o Nazifascismo não encontra fundamento no principal aspecto de qualquer ideologia de Esquerda, qual seja a Luta de Classes.

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás

qualquer “ismo” de qualquer lado do braço….é uma….uma….isto que voces entenderam…. deixem as paixões……não há lado certo….qualquer extremismo é pernicioso….de um lado ou outro…ninguem deveria ficar justificando se alguem é melhor ou pior porque matou somente 3MM, 6 MM, 12MM….não deveriam qualquer dos lados, da doutrina ou filosofia, ninguem matar ninguem…. entendam que o ser humano é pobre de alma….pouco evoluido e as peças, mitos, mitologia, ideologia, são apenas instrumentos, ferramentas, escadas, caminhos ou percurso em que o infeliz de alma adota para fazer sua trilha, seu auto convencimento de principios em que os “fins justificam os meios” onde logicamente,… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Otto Lima ( 17 de setembro de 2018 at 14:47 ),

Depende…

O socialismo tem diversas correntes, que divergem bastante umas das outras.

A social-democracia hoje, até onde sei, não é necessariamente contra a propriedade privada, mas prega que toda a propriedade deve ter uma “função social”.

É bem verdade que os nazis se escoraram em uma oligarquia poderosa. Mas ao final, tanto os grandes quanto os médios e pequenos empreendedores terminaram espremidos entre as organizações do partido nazi… O caso de Thyssen é emblemático, preso em um campo de concentração até o final do conflito.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

caros moderadores

comentários retidos.

EduardoSP
EduardoSP
5 anos atrás

É tanta ignorância sobre conceitos que qualquer conversa fica parecendo papo de bêbado.

BrunoFN
BrunoFN
5 anos atrás

comentario preso
partido de hitler era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães…associado a extrema direita na Alemanha e todos sua historia e variáveis
aki no Brasil teriamos o PSTU … como algo parecido .. q e associado a extrema esquerda no Brasil o resto e historia …

ANTONIO
ANTONIO
5 anos atrás

Nazismo não foi nem de direita nem de esquerda mas sim uma terceira via radical. O nazismo foi uma ideologia essencialmente racial, fazendo concessões tanto a pautas de direita quanto de esquerda. Este artigo da Superinteressante resume bem. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/afinal-o-nazismo-era-de-esquerda-ou-de-direita/

J-20
Reply to  ANTONIO
5 anos atrás

Isso depende muito do fonte da informação. Existem as duas historiografias que apontam se ele era de extrema-direita ou de uma terceira via radical, se ele era uma outra forma de destruição do capitalismo clássico ou se ele era uma continuação do capitalismo alemão. Isso vem desde a fundação do reino da Alemanha, pois se você parar para analisar, o capitalismo alemão sempre foi um pouco fora da curva em relação ao capitalismo francês e inglês. Enquanto que na Inglaterra e França tiveram ajuda limitada do Estado no início do seu desenvolvimento, apesar deste ser muito interessante para o próprio… Read more »

J Brandão
J Brandão
5 anos atrás

Um espetáculo de ignorância, de desinformação…. Gosto muito das informações técnicas e reflexões apresentadas na Trilogia, mas os comentários que estão sendo postados estão matando o canal, que é de esclarecimento. Os brasileiros querendo ensinar História da Alemanha? Querendo revisar a História do Nazismo? Logo vão dizer que dona Eleonor Roosevelt, que batalhou pela declaração dos Direitos Humanos, era de esquerda como seu marido e o New Deal.

MK48
MK48
Reply to  J Brandão
5 anos atrás

Onde assino ?

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  J Brandão
5 anos atrás

Exatamente.