As urnas precisam levar a que a Federação se integre no combate a um crime cada vez mais letal

O tema da violência já frequentava campanhas eleitorais, quando, em 2002, o candidato petista Lula, que seria vitorioso naquela corrida presidencial, propôs um programa de segurança pública com a participação do governo federal.

A proposta do candidato Lula, apoiada até por adversários, terminou engavetada no próprio governo do PT, por resistência política de assessores diretos do presidente. Achavam grande risco político o Planalto trazer para si o problema.

Como era possível prever, a criminalidade não estancou, ao contrário. Por meio do tráfico, quadrilhas ultrapassaram fronteiras estaduais e internacionais. E há tempos passou a haver no tráfico o combo de drogas e armas. O Brasil, além de mercado consumidor, tornou-se rota estratégica para a remessa de drogas latino-americanas (Colômbia, Bolívia, Peru) para o mundo. Confirmou-se, de maneira dramática e dolorosa, que o enfrentamento deste crime, há algum tempo fortalecido e ampliado territorialmente, só tem chance de êxito se for conduzido de forma integrada pela Federação.

No rastro deste avanço da criminalidade há a conversão do Brasil em um dos países mais violentos do planeta — Brasil, Venezuela, Colômbia e México respondem por 25% dos assassinatos no mundo. Levantamento do Ministério da Saúde, usado pelo Atlas da Violência de 2018, calcula em 62.517 os homicídios cometidos em 2016, ou 30,3 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes. É a primeira vez que o Brasil ultrapassa o patamar de 30 homicídios/100 mil. Três vezes o limite, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acima do qual a violência passa a ser endêmica.

O conjunto de gráficos ao lado mostra a migração da criminalidade do Sudeste/Sul para o Norte e Nordeste. Organizações de São Paulo (PCC) e Rio (CV) têm seus franqueados distribuídos pelo país, também no controle de presídios, em que patrocinam barbáries em violentos conflitos. O sistema penitenciário virou de vez escritório do crime.

Há casos emblemáticos. Um deles, o do Rio de Janeiro, em que grave crise fiscal, política e ética imobilizou o estado, a violência voltou a aumentar, mas seus índices ainda estão longe dos níveis pré-UPP. Mas isto não é consolo, nem dá tranquilidade. A intervenção federal, no entanto, é um laboratório do apoio que as Forças Armadas podem dar no combate ao crime. São Paulo ostenta indicador baixo (10,9), um assunto polêmico. Fala-se em artifícios contábeis, não comprovados, e de um hipotético entendimento com o PCC: a quadrilha agiria a partir dos presídios sem repressão, e em troca manteria a tranquilidade nas ruas. Também sem provas.

Só não se discute que o quadro é de séria crise na segurança, à espera do novo presidente, dos novos governadores e parlamentares. Está sob ameaça o estado democrático de direito. Há algum consenso em torno da integração, inclusive entre governadores e autoridades de um governo fraco que se prepara para sair. É imperioso retomar esta agenda, e logo, assim que novas autoridades assinarem o termo de posse. Já se perderam muito tempo e muitas vidas.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian
Daglian
5 anos atrás

A maior parte dos partidos brasileiros têm ligação com o crime organizado. Há candidatos presidenciais com vínculos com PCC, outros com o CV e o MST. Há até um ex-presidente que presidiu o Foro de São Paulo junto do Comandante das FARC na época, efetivamente aliando o Brasil ao narcotráfico internacional. Mais estado? Um estado desse, não só incompetente como cúmplice e sócio do crime organizado, só tem a piorar a segurança pública. O sangue de dezenas de milhares de brasileiros está nas mãos do estado brasileiro e de políticos socialistas cujas propostas se dão em torno de mais benefícios… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Não sei o motivo o motivo que colocar o MST em sua lista, a não ser por cegueira ideológica. Mais fácil colocar alguns Governos estaduais que deixaram o crime organizado tomar conta de suas regiões. Vide o PCC em SP. O PCC ficou tão poderoso com a conivência dos recentes Governos paulistas que conseguiu se expandir a ponto de dominar a Favela da Rocinha no RJ e aterrorizar o Norte e Nordeste do País. E só tem um preso que, dizem, foi um acordo para o Governo deixar a organização em paz.

Daglian
Daglian
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Não o fiz por cegueira ideológica, mas sim porque lido com fatos. O MST invade propriedades contrariamente à lei brasileira, o que constitui crime. Além disso, este movimento tenta infiltrar-se no estado brasileiro para manipulá-lo. É um movimento criminoso, e por isso o coloquei na minha lista. Mas sem dúvidas, isso não exclui o que você disse, Antonio. Tenha certeza que nenhuma ideologia irá cegar o meu senso de verdade. O PCC infelizmente se expandiu muito por conivência do governo paulista, e é por isso que citei no início do meu texto o vínculo de candidatos presidenciais com esta organização.… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Daglian
5 anos atrás

O que eu quis dizer, em resumo. é que o MST, apesar de praticar algo que seria contrário à Lei, o faz por motivação ideológica em vista de um fato real que seria a existência de terras improdutivas em alguns locais do País. Bem diferente de vender drogas, corromper a sociedade e assassinar pessoas. É comum vermos ‘feirinhas’ do MST em pleno Largo da Carioca no Rio de Janeiro. Gente muito humilde vendendo sua produção que são, normalmente produtos orgânicos. E ainda vendem material tipo bonés, broches e camisetas. Em tempo: Muitas das terras invadidas são de propriedade de ‘fazendeiros’… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Gente muito humilde manipulada por grupos de partidos ideológicos , o Brasil já fez sua reforma agrária , quando pequenos agricultores sulistas compraram terras em estados desbravando fronteiras agrícolas por sua conta e risco , e não para agora Vagabundos convocarem favelados , os chamando de sem terras , einvadirem terras de quem produz , mas uma coisinha , eles invedem terras que estão em descanso , toda propriedade tem e dev ter parte de suas terras em descanso , depois de mais ou menos cinco anos produzindo , não venha aqui dizer que são terras para especulações !

M.Silva
M.Silva
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Crime por motivação ideológica continua sendo crime.

Argumente de modo honesto por favor.

“Nem sabemos a origem de sua aquisição.”

Isso dá, ao MST, direito de tomar as terras dos outros à força?

E se alguém resolver tomar a produção agrícola do MST (se é que produzem algo – não custa ter sido produto de roubo) ou invadir suas invasões à força (já que não as adquiriram honestamente), tudo bem? Entregam tudo sem choro?

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Daglian
5 anos atrás

vc falou tudo o que eu iria falar mas de uma forma bem educada.

Parabéns.

Só digo mais, que deveria fazer uma limpa na justiça aonde a polícia prende e o juiz solta e deixar o cidadão de bem poder ter E poder usar armas.

Entrou em sua propriedade sem autorização? Pode meter bala a vontade, livre de acusações e livre de penas.

Com isso muda rápido esses dados de violência.

Antonio
Antonio
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Pessoal que trabalha na Justiça costuma dizer que um dos grandes problema é a corrupção no meio policial.
Agora, quem está com a razão?
Difícil saber, né?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Todos gostam de fazer acusações a policiais , claro que na policia há muita corrupção , porém se abstêm de comentarem do Judiciário , bem mais corrupto que a policia e políticos . Hoje a bandidagem consegue , usa , transporta , guarda , porta , armas de guerra , munições e explosivos , para conter isto , teria que ser com a LEI , como: Penas altíssimas , sem progressões ( pena cheia ) somente saindo ao final completo da mesma ,sem vistas íntimas , saídas de forma alguma , em presídios especiais e longe dos grandes centros ,… Read more »

Davi
Davi
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Super de acordo! Falou o que queria falar

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Caro Daglian, o MST já diversificou em muito suas atividades, para além da pura “invasão de latifúndios improdutivos”. Além da tomada e destruição de propriedades produtividades, temos extorsão, assassinatos, lavagem de capitais, e, pasmem, uma nova modalidade de grilagem, com base na MP 759. A atuação contínua e organizada de atos que afrontam a legislação, em minha opinião, também os qualifica como organizações criminosas. Outro ponto que geraria uma interessante discussão, é como qualificar a responsabilidade de um Estado, quando vivemos em um regime federativo tão peculiar? A CF impõe concorrência privativa da União para legislar sobre direito penal e… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Prezado
Perfeito

Binho
Binho
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Concordo 100%

Muita gente ganha com a violência no Brasil, com leis brandas e a bandidagem livre solta…..

Muito politico ganha com isso crimes, narcotráfico, contrabando……

Porque acham que existe uma má vontade politica para mudanças?

Hawk
Hawk
5 anos atrás

A mesma coisa de sempre…. Não tem solução mágica. Fez coisa errado, julga, prende e pronto. Todo país do mundo é assim e por que aqui sempre tentam achar “uma solução” mágica para problema?

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

O que me deixa realmente com ódio, é ver esses apresentadores de TV e boa parte da classe artística que são fortes influenciadores, ficar de mi mi mi reclamando da violência e desses índices de criminalidade, mas o —————– (pra não escrever um palavrão) vive em ambiente chic, bebendo champagne francesa, participando de orgias e cheirando cocaína, ajudando a sustentar o narcotráfico e como consequência toda essa violência e criminalidade, e o des/gra/ça/do se fazendo de tonto como se não fosse com ele, ae eles inventam de abraçar alguma lagoa e soltar uma pombinhas brancas pra simbolizar a paz, e… Read more »

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

PENSO que a violência só vai começar a cessar qdo a impunidade parar; qdo a população se engajar e isso só vai acontecer qdo o homem de bem puder ter sua arma e muniçao nova; qdo o Estatuto do Desarmamento deixar de existir; qdo o bandido ficar na incerteza no sentido de que haverá ou não uma reação da vítima.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

onde assino?

Antonio
Antonio
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Em se tratando de Brasil, teremos tiroteio todos os dias, pois alguém mexeu com a mulher do outro, o som do vizinho estava alto, levou uma fechada no trânsito (opa, isto já acontece), brigou com a namorada e por aí vai.
Sem contar que os bandidos mudarão suas táticas e passarão a atirar primeiro para perguntar depois.

Heitor
Heitor
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Sem contar que se um bandido me rende na rua e encontra uma arma comigo, adivinha quem morre? Sem contar que se em um sequestro relâmpago o bandido encontrar uma arma no meu porta-luvas, adivinha quem morre? Imagina em um roubo de cargas… Agora tenho que acreditar que só porque haveria pessoas armadas o crime vai acabar? agora vou acreditar que o PCC, CV, família do norte e outros vão começar a ter medo… PS.: Sem contar o tiroteio que aconteceu em uma escola estadual no Paraná hoje de manhã, ferindo dois jovens (imagina.. as armas eram dos pais do… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Hélio. Assino embaixo.

Daglian
Daglian
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Prezado Antonio, Entendo o que você quer dizer, porém devo lembrar que, antes do governo Lula, a população brasileira era razoavelmente bem armada. Por isso é tão comum o pai, avô ou bisavô de jovens atualmente possuírem algum revolver mais velho ou outras armas em casa. No entanto, mesmo assim, não houve caos social como o descrito por você. A taxa de homicídios era até menor, inclusive. Por isso, sempre que leio esse seu argumento, costumo dizer que ele é muito bonito, mas foi desmentido pela própria realidade e pela história no Brasil. Além do que, já temos tiroteio todos… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian. Qualquer policial responsável recomenda: ‘Não reaja!’. É evidente que a vantagem é do bandido. Ele já está com a arma na mão e preparado para tudo. Apenas pessoas treinadas, como policiais, sabem o momento certo para reagir e têm a perícia e o sangue frio para tal. Eu não andaria armado, não só pelos motivos que o Hélio acima reportou, mas também pelo fato de que qualquer simples desavença na rua pode terminar em tragédia.

Guina
Guina
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Se você não andaria, isso é problema seu. O direito a autodefesa é um direito natural do ser humano que o estado faz questão de tirar. Se uma pessoa quer ter uma arma para se defender, que a tenha. Se você não quer, não tenha, mas não obrigue os outros a não ter também.

Guina
Guina
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E outra: Foi nessa conversa de “Não reaja” que vimos o número de homicídios subir tanto. Mas acho que alguém como você que acredita no socialismo não percebeu que isso não deu certo.

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Até o dia em que um despreparado sair atirando a esmo a acabar acertando o meu ou o seu filho.
Pessoal anda jogando muito video-game achando que é a vida real. Que vai enfrentar o bandido com peito de aço.
Brasileiro não acerta nem a pichorra e quer sair atirando por aí.
Deixe o Estatuto assim que está ótimo.

M.Silva
M.Silva
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Só se for vizinhos bandidos. Pouca gente tem arma e munição suficiente para brincar de faroeste. Só bandidão com arma do Paraguai e da Bolívia é que não. Comentarista pago pelo PT com dinheiro roubado do erário foi detectado! O Estatuto está ótimo para bandidos, Antônio…Apesar do plebiscito ter anunciado um não ao estatuto, o governo “democrático” subornou os parlamentares e contrariou a vontade popular. Basta tirar o serviço de segurança dos congressistas para eles mudarem de idéia… Fico impressionado com os resultados do processo de imbecilização coletiva levado a cabo por professores dementes e pela mídia desonesta: conseguem achar… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Democracia + Capitalismo = Violência. O crime é uma atividade empresarial que visa o lucro. São empresários foras da lei, nada além disso.

A URSS tinha níveis microscópicos de violência.

O bandido era fuzilado e a família dele ia pro Gulag. Fim.

Guacamole
Guacamole
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Não sei dizer se isso é um post sério ou sarcasmo puro.
Sério. Tô com dificuldade pra discernir.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

?????????????????

Em que planeta tu vive?????

Olha todos países ocidentais com democracia e capitalismo ( alemanha, portugal, suecia, suiça, estados unidos).

E agora compara com sua Venefavela, que tem um ditador que tá acabando com o capitalismo e implantando socialismo/comunismo e compara a violência.

E olha quantas pessoas o seu comunismo matou no mundo antes de querer falar que não tinha violência.

Ou é má fé sua, ou ideologia.

Eu acredito que vc é um cara dominado pelo mal pra ficar profanando esse tipo de absurdo

Dario
Dario
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Em resumo: com uma mentalidade como a sua e gente como Marcia Tiburi dando floreio “intelectual” a este tipo de tolice, a tendência é piorar.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

A União Soviética também tinha alguns probleminhas com… comida, remédios e outros ítens de necessidade básica, para não falar daquele outro pequeno probleminha de que você não pode falar o que pensa e tal. Sei que o Brasil anda bem parecido nesse sentido de polícia de pensamento e tal, mas seu post é tão ridículo que nem sei por que estou respondendo.

Guina
Guina
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Que tal porque o governo comunista da URSS tomava pra si o monopólio da violência? E não é pra menos, dezenas de milhões de mortos nas mãos do próprio Estado soviético.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

O Brasil tem mais de 600.000 policiais na ativa. Sem contar as guardas municipais. Se a força policial brasileira fosse um exército seria um dos 5 maiores do mundo. A PM de SP tem 100.000 homens!

Daglian
Daglian
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Segundo estimativa de 2018 do IBGE, o Estado de São Paulo possui população de aproximadamente 45,54 milhões de pessoas. O efetivo da PMESP é de 100 mil militares. Fazendo uma simples razão, temos que há ~0,0022 policiais militares por cidadão paulista. Ou seja, de forma um pouco mais didática, temos ~2,2 policiais para cada 1000 (mil) paulistas. Honestamente, me parece pouco. Claro, a realidade impõe fatores complicantes como diferentes densidades demográficas ao longo do estado, necessidades de policiamento distintos para cada cidade do estado, entre outros, mas certamente o seu número “assustador” de 100 mil homens na PMESP certamente muda… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Mas o NYPD seria algo como PM + PC + GM, então não pode ser comparado apenas com a PM. Polícia civil aproximadamente 27000. Sobe para 2,8 policiais/1000 hab. A GCM da cidade de SP tem aproximadamente 6000. Dividido por 13,1 milhões de habitantes da capital, daria 0,46, ou seja 3,2 ou 3,3 policiais/1000 habitantes. Menos, mas nem tanto. PS: estamos considerando que a distribuição de PMs e PCs seja uniforme no Estado. Tenho quase certeza que a capital e outras cidades maiores são privilegiadas e ficam com um efetivo proporcionalmente maior do que cidades menores do interior (basta ponderarmos… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Perfeita contribuição, Rafael Oliveira. Me ative à PM devido ao comentário inicial do sub-urbano. Suas estatísticas apenas corroboram a minha conclusão de que os números de policiais, ao menos no Estado de São Paulo, são perfeitamente normais tendo em vista a população atentida. Assim, “100 mil PMs” não devem assustar ninguém.

SPQR
SPQR
5 anos atrás

O Antonio e o sub-urbano são inacreditáveis… hahaha

Rogério
Rogério
Reply to  SPQR
5 anos atrás

Eles Antonio e Sub-Hurbano,
devem viver no Fantástico Mundo de Bob, heheheh

Antonio
Antonio
Reply to  Rogério
5 anos atrás

Sim. E o Fantástico Mundo de Bob vai ficar ainda mais fantástico se acabarem com o 13º salário e o adicional de férias. A não ser que vc seja o George Soros, né?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Seria ótimo que não precisássemos do 13o, né? Infelizmente, o Brasil é tão porcaria que precisamos dele.

Celso
Celso
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Antonio, nem quero polemizar contigo…….mas desde quando se criou essa aurea de que 13 e ou seria um salario ??/ salario /mes e outra coisa completamente diferente. Nesse caso voce nao trabalha mas recebe como assim ? me explicca ai seu ponto de vista. Nao foi por isso que tambem se criou acordos sindicais com verdadeiros pelegos e empresarios no sentido da reparticao percentual de lucros ??? nao te parece que a simples produtiivdade + lucratividade e muito mais importante ao funcionario e ao empregador…..ganha sim quem merece, quem produz e gesta melhor seu negocio. A dezenas de anos temos… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Celso
5 anos atrás

Pensamento perfeito para se aplicar na Noruega, Suíça, Alemanha, Suécia e etc. No Brasil, NÃO!!!!!!!!!!!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

A criminalidade inicia-se com a cumplicidade, parceria e conivência de parte do estado, onde este outorga impunidade devido a leis brandas e benesses régias. O governo Lula, fez igual ao marido traído, tirou o sofá. Ao invés de blindar nossas fronteiras, criar leis que retenham o meliante pelo grau de crime cometido, não tendo regalias, seus defensores de direitos humanos fizeram o oposto e com a proposta de eliminar a criminalidade criou a lei do desarmamento, onde o bandido sabe que 99,99 das vezes que adentrar uma residência ou enquadrar um cidadão na rua, não encontrará resistência, fazendo-nos tornar reféns… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Ainda bem que não liberaram o porte de armas. Imaginem como seria o Aniversário Guanabara.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E não será liberado para qualquer um meu caro. As imposições continuam, como idade mínima, ocupação, bons antecedentes, moradia fixa etc…. E com uso apenas de calibre permitido. Não será qualquer um que poderá ter em seu poder (defesa de seu patrimônio) ou poder portá-la fora. A provável única diferença será no registro que será vitalício e não necessitará mais da renovação de 3 em 3 anos. Ahh sim, além de todos estes requisitos, ainda há o teste prático e psicológico, ao contrário dos meliantes que as conseguem facilmente sem precisar comprovar nada, apenas pagar mais caro, fato este facilitado… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Então, essa polêmica toda diz respeito à necessidade da renovação do registro? Tá bom.

Celso
Celso
Reply to  Antonio
5 anos atrás

P…..a Antonio…muito mimimimi…..estude a constituicao….diga onde e em que artigo esta escrito que o cidadao nao tem direito a ter uma arma. Pisaram na CF e criaram uma lei monstro , rasgaram a CF com o nitido apoio de minorias que todos conhecemos. Chega dessa empulhacao, pesquise os numeros dessa situacao nos ultimos 20 anos e se isso nao te convencer…… as consequencias nefastas ai estao . Chega dessa porcaria de suas opinioes, guarde-as para voce e nao queira convencer ou formar opiniao para os demais. Com certeza voce e seus argumentos tolos nao sao maioria neste universo.

Antonio
Antonio
Reply to  Celso
5 anos atrás

Digo, primeiro, onde está escrito que tem direito. Deixe o Estatuto do jeito que está que está ótimo. Alías, é uma discussão inútil, visto que nada vai mudar mesmo.

Fila
Fila
5 anos atrás

Boa parte da culpa dessa situação é da OAB. Em países sérios, qualquer Homo Sapiens que entre em uma cadeia, qualquer mesmo, passa pelo scanner corporal. Aqui, a OAB defende que isso é antidemocrático, que os advogados têm o direito de serem poupados desse tratamento e por aí vai… No fim das contas, entra de tudo nos presídios, seja pelas visitas, agentes ou advogados…

Fora isso, nossas leis são frouxas demais. Os mesmos caras são presos e soltos todo santo dia. Se as leis mudassem, com a mesma polícia de hoje, em um ano teríamos um país bem mais seguro.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

A pena de morte deveria ser instituida para o caso de crimes violentos. As organizacoes criminosas deveriam ser classificadas como terroristas e enquadradas em um Lei de Seguranca Nacional. O MST e uma organizacao subversiva e criminosa. Deveriam aprovar Leis severas contra a invasao e danos materais em propriedades privadas. O Brasil precisa de um governo firme. Em certos cidades o estado de sitio deve ser implantado. Os presidios devem ser removidos do centros urbanos. Os previlegios conscedidos aos presidiarios (visita conjugal, telefones celulares) devem ser suspensos indefinidamente. O Brasil virou terra de ninguem. Um pais sem lei e sem… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Estado de sítio para quê? Para fazer igual ao policial no RJ, que viu um jovem com um guarda chuva na mão, pensou que era um fuzil e sentou o dedo? Não obrigado! E ainda tem um certo candidato que diz que a polícia tem que ter carta branca para matar. Bandido não é burro, ainda mais aqueles que fazem parte do crime organizado, eles sumiriam por algum tempo até a poeira baixar, e depois voltariam com mais força ainda. Crime se combate com inteligência, não com intelijumência como é agora.

Humberto
Humberto
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Vamos por parte. Não existe como ter pena de morte no Brasil, só com uma nova constituição, vendo o antagonismo que o pais está, é uma péssima ideia. MST, pode ser subversivo mas criminoso não é, pois se fosse, daria para enquadrar eles. Quanto a propriedade privada, perfeito, muita moleza para vagabundo. Perfeito governo firme, mas com os políticos que estão ai, que só querem se manter no poder ou mamar, fica difícil. Quanto aos privilégios, tem que ouvir especialistas, não sei se o remédio seria forte demais para termos mais problemas. O Brasil, sempre foi terra de ninguém, quando… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Humberto
5 anos atrás

O plano era exatamente esse: Incriminar, condenar e colocar a pecha de presidiário. Só que não funcionou. A população não caiu no engodo. É publico e notório que vivemos tempos de ativismo judicial. Não estou nem considerando a extrema a fragilidade do processo em si.

Daglian
Daglian
Reply to  Humberto
5 anos atrás

Humberto, O fato de alguma pessoa ou grupo não ter sido condenado na justiça não significa que ele não cometeu crime. A justiça não é perfeita e devo discordar do senhor neste ponto: o MST é criminoso no sentido preciso e estrito do termo. Invadir propriedades é crime. O fato dele ter ou não ter sido enquadrado judicialmente é irrelevante para o fato do crime. O que não falta na internet é provas visuais (imagens e vídeos) de acontecimentos similares do MST, então negar a natureza deste movimento é distorcer fatos. Sobre termos que ouvir “especialistas”: quem são especialistas? Quem… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Pena de morte já existe no Brasil faz tempo, só não é oficial.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Exatamente!
É preciso alguém de coragem para guiar e limpar a podridão que assola essa terra.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Creio que está na hora de mudanças profundas na segurança pública do país. Não acho que a união deve participar, a lógica diz que quanto maior for a descentralização, mais eficiente será a atuação das instituições, o que não ocorre no Brasil. Quase todo o poder político, jurídico, decisório e orçamentário está concentrado em Brasília, os municípios e estados quase não tem poder nenhum, o que dificulta e muito a tomada de decisão e concentração de esforços num determinado objetivo. Logo ao invés de dar mais poder para a união, deve ser feito o contrário, tirar mais poder da união… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

Prezados, Concordo com quase tudo que foi escrito até aqui, porém…. Em qualquer sistema, seja capitalista, comunista ou socialista (Tentativa fracassada de agradar gregos e troianos), bandido bom é bandido MORTO, e quando uma sociedade sabe que é pena capital, e não existe impunidade, pode ter certeza que o cara NÂO IRÁ COMETER CRIMES e se fizer será em baixíssimos índices! Mas como estamos em 2018, 3º milênio… Minha afirmação seria primitiva, irracional e selvagem! No meu entender, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 pós Segunda II Guerra, para não acontecer mais no Mundo (teoricamente), algo… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
5 anos atrás

Algumas opiniões/ideias de como melhorar o setor de combate a criminalidade. 1 – Investimento em estrutura policial (computadores, câmeras, centros e postos de vigilância, escutas, material pericial, etc…). 2 – Investimento em efetivo, ou seja, contratação de mais pessoal. 3 – Leis penais mais gravosas/pesadas para crimes contra vida e contra o patrimônio público. 4 – Controle estatal rígido do sistema penitenciário. 5 – Investimento em geração de empregos. 6 – Diminuição da desigualdade economica-social (basicamente atravez de sistema tributário estilo países de primieiro mundo, quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos, quem tem pouco paga nada… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Lucas Thiago. Muito bom. E acrescentaria, ainda, melhorias no sistema de ingresso nas carreiras relacionadas à área, evitando assim a elitização das corporações.

Daglian
Daglian
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Discordo fortemente da sua medida 6. Tributar não diminui nem nunca diminuiu igualdade social. Países de primeiro mundo não se desenvolveram através de impostos maiores para os mais ricos, mas aplicaram essa política após terem atingido desenvolvimento satisfatório. No que taxar os mais ricos irá auxiliar na segurança pública? Isso só irá impedir ou dificultar que empresários e magnatas invistam no país, criem empresas e gerem empregos. O correto não é criar impostos proporcionais à riqueza, mas diminuir os impostos para todos, sem exceção. Não se diminui desigualdade social punindo os ricos, mas fazendo com que todos possam gerar riqueza… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian. Tributar de forma a diminuir a desigualdade socio-economica é possível, tanto que diversos países já o fizeram. Exemplos. Eua, Alemanha, Finlândia, Canadá, Austrália, Japão, etc… Não devemos resumir toscamente o sistema tributário, ele pode ter diverças formas e em geral, quando se cobra nos locais certos com taxas corretas (o que majoritariamente é cobrar mais na renda e menos na produção, e mais de quem tem mais) a desigualdae social historicamente reduz. Isso no produto final pode ou não gerar uma taxa final alta de tributos. Mesmo que ela incida menos para alguns e mais para outros. Porém em… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian, continuando a conversa. O aborto legalizado já foi alvo de alguns estudos empíricos. O que afasta um pouco o nosso “achismo opinativo incerto” e nós dá um pouco mais de segurança para afirmar. Acho que a primeira vez que li sobre como legalizar o aborto diminui a criminalidade foi no livro “Freakonomics – O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta.” Recomendo o livro. Os economistas desse livro, assim como de outros estudos que vi posteriormente, após pesquisa perceberam que com os abortos legalizados as taxas criminais diminuiram. Os motivos atrelados são: (isso se eu lembrar todos… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Sobre as drogas. Não creio nós extremos, ou seja, nem na panaceia de acabar com o tráfico ilegal ou com o “não vai mudar nada”. Nem 100% nem 0%. Pelo que acompanho nos EUA e em Portugal, pois tenho amigos e parentes nesses locais, a legalização (que pode ser para fins recreativos ou não) ou a descriminalização do consumo e posse, tem gerado algum impacto na criminalidade. Primeiro se gera um novo meio de mercado. Novos empresários, investidores, empreendedores e com isso empregos e tributos novos. E uma parcela dos consumidores de substâncias ilegais (agora legais/reguladas) param de comprar no… Read more »

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Antonio, na tua hipótese, substitui-se a arma de fogo pela faca, pelo prorrete, pelo veneno… Acho que mais vale precisar da pistola e não usar, do que precisar e não ter o que usar. Heitor, o moleque que deu titos nas escola foi muito bem adestrado pela mídia, que mostra todos os dias os acontecimentos similares nos EEUU; mostra o fato à exaustão e dá holofotes a mais não poder para o atirador. Evidentemente que estamos diante duma mento atormentada, que não pode servir de parâmetro para nada. Daglian, concordo contigo. Aos teze anos ganhei do meu pai uma Winchester… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Aldo. Acredito que a realidade das grandes cidades não comporta essa solução. Os criminosos são muitos, muito bem armados e muito ousados. O cidadão comum, armado com pequenas armas, seria presa fácil para eles.
Acrescento que a arma de fogo em mãos de civis pode se tornar um grave problema.
E acredite. A arma de fogo torna as pessoas mais ‘valentes’. Uma simples discussão que poderia acabar com simples xingamentos pode se converter em uma tragédia.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Meu caro, tenho a mesmo modelo 1911 imbel. Onde assino?

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Tenho uma certeza absoluta, clara e total: A violência no Brasil vai piorar e muito nos próximos anos, até que ocorra uma ruptura total do sistema atual, até lá somente posso dizer apertem os cintos. E acreditem quase tudo que é escrito e pensado sobre o assunto é muita teoria fora do contexto prático.

R_Cordeiro
R_Cordeiro
5 anos atrás

Off topic: Dirceu diz que falta pouco para o PT tomar o poder. Acredito que seria um bom tema de discussão para o forte.

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,e-questao-de-tempo-para-tomar-o-poder-diz-dirceu,70002522942

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Esse discurso fácil, com viés político eleitoreiro, sobre a flexibilização da posse e do porte de armas no Brasil, tal qual os Estados Unidos e remendar uma roupa com pano de cor distinta. Não trarão de lá, por exemplo, o instituto da pena de morte ou da prisão perpétua para homicídio doloso não amparado por excludentes ou exculpantes. Sem falar em outros aspectos do arcabouço social e jurídico próprios daquele país. Ainda que houvesse no nosso país uma convocação para Assembléia Nacional Constituinte, e não um golpe branco, com um colegiado ilegítimo de “notáveis”, como uma mente déspota, ou estúpida… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Ozawa. Coloque o ‘underline’ para que eu possa assinar. Perfeito.
Só daria ênfase, com letras garrafais, à questão do pouco valor que se dá à vida humana no Brasil.
Mata-se por poucos reais ou qualquer tipo de desavença na vizinhança. Armar uma população assim é desastre na certa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Ozawa, antes do desarmamento o Brasil tinha MENOS homicídios, é FATO consolidado, pois foi comprovado na prática, então não tem lógica esse argumento que irá aumentar o morticínio no país, afinal ninguém tem bola de cristal. Sobre a assembleia nacional da constituinte ser feita por notáveis, fica tranquilo foi uma opinião PESSOAL do gen. Mourão, e não é nenhum absurdo essa ideia, pois países desenvolvidos como os EUA, sua constituição teve participação de “notáveis” na sua criação. No seu 3º parágrafo tirando a parte que devem permanecer contidos a posse e o porte de armas, o resto será feito, o… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro. Todos os índices de criminalidade estão aumentando porque o País está se esfarelando. As instituições estão desmoronando. O narcotráfico está dominado vastas regiões do Norte e Nordeste. Rio (principalmente) e São Paulo estão sitiados pela violência que já chegou até à Região Sul. Centro-Oeste sempre foi terra de ninguém. E não será vc com sua arma que dará jeito nisso.
Se algum dia você bater de frente com um bonde do tráfico, reze, mas reze muito para eles não descobrirem sua garrucha e te matarem.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

A propósito, não existem milagres para mudanças nesse cenário, mas apenas trabalho sério, contínuo e equilibrado, que atravessará governos, sem discursos salvacionistas, trogloditismos retóricos ou proselitismos hipocritamente religiosos.

Nessa ordem mística, caso a levem em conta, só existe um Messias verdadeiro. E à luz da escatologia bíblica o aparecimento de outro Messias alegando ser o “Salvador” indica ser ele um Anticristo.

E os entendidos sabem, também, que o Anticristo terá como companheiro de chapa uma Besta, a quem será concedida uma boca para pronunciar palavras arrogantes e blasfemas, e como toda Besta, também estúpidas.

Antonio
Antonio
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Não devemos esquecer da velha questão. Teríamos milhares de pessoas pobres sendo condenadas à morte e só. Lembro-me do recente caso do filho de uma Desembargadora flagrado traficando drogas que foi ‘diagnosticado’ com uma ‘rara’ síndrome’ que o levava a cometer crimes. Foi internado em um resort para se tratar. Brasilllllllll!!!!!!!!!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Que comentário estúpido!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

O do japonês erudito.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Que comentário inútil. De alguém que voa mas a educação permanece enterrada sob o chão.

MK48
MK48
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Osawa, Você só não é mais ridículo por falta de espaço.

Vao desfilar tuas asneira eruditas no site do soletrando, do Luciano Hulk e nos poupe destas besteiras.

Ozawa
Ozawa
Reply to  MK48
5 anos atrás

Se você assiste esse programa, tenta aprender alguma coisa com ele, só o básico, porque está precisando muito.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Caro Ozawa, o cumprimento pela ótima explanação. Mas irei além, não podemos ‘importar’ os institutos penais norte-americanos, porque também não podemos aplicá-los. O Estado brasileiro, além de não ter moral, é incapaz de instruir um processo penal e garantir a plena defesa do acusado em uma lide que caiba pena capital. As polícias civis foram desmanteladas por todos os governadores, de todos os partidos, nos últimos 30 anos. O Ministério Público Estadual está nas mãos de estagiários, bem como as varas criminais Brasil a fora. A Defensoria Pública se tornou um antro de militância e advocacia dativa não preciso comentar.… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Concordo com a crítica do Ozawa. Regulamentar a posse de armas de fogo, no sentido de maior acesso, sem que se estruture outras leis e ritos jurídicos, é um desastre a mais. O contexto atual em que vamos permitir mais armas de fogo é uma dura realidade, que indica mais problemas, observar o sistema carcerário precário, leis brandas contra crimes pesados, etc… Faz refletir mais sobre o tema.

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

A mola propulsora de todos dos crimes no país são as drogas ilícitas. De artistas globais, políticos a foristas, no exato momento em que fumam um ingênuo baseado; fomentam esta entregarem que é o crime organizado. Para tal situação não existe mais solução. A sociedade está extremamente doente, com a quantidade assustadora de indivíduos com mal caráter, traidores da sociedade e das suas próprias famílias. O usuário de droga é principal culpado pelo crime no país e no mundo. Os Estados Unidos não conseguem mais controlar uso e a comercialização das drogas em seu território. E não será aqui no… Read more »

kornet
kornet
5 anos atrás

“A URSS tinha níveis microscópicos de violência” Esqueceu de mencionar que não havia crimes no paraíso, segundo Stalin,pois segundo ele isso só podia acontecer com o capitalismo. Segundo os “especialistas ” em segurança pública, geralmente filósofo, sociólogos, psicólogos e demais ologos que nunca seguraram uma arma na vida,o problema da violência eram as armas nas mãos da população ,veio o ParTido e os esquerdoPaTas do PT, PSOL, PSDB e etc e estamos vendo o que tá acontecendo, bandidos matando sem dó e nem piedade. Agora tentam pregar a grande mentira de legalizando as drogas irá acabar violência, o Uruguai e… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Enquanto a segurança pública do Brasil estiver em mãos de sociólogos, antropólogos e políticos metidos a “especialistas”, podem preparar muito caixões, pois a tendência é cada vez mais aumentar a criminalidade, e pq eu sei disso se não sou especialista em segurança ? Pq o dia a dia não me deixa mentir

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exato.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

1 – Aumento do efetivo policial e regras rígidas de comprometimento e engajamento.
2 – Revisão judicial.
3 – Redistribuição populacional.
4 – Crescimento econômico.
5 – Educação ? Sim, mas não adianta dar educação a um garoto pobre que vê criminosos livres ostentando armas, roupas e joias caras, e mulheres.

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Minha lista: 1- Patrulhamento Ostensivo: é visível a diferença de PM nas ruas entre os estados brasileiros. SP apesar do PCC tem índices de violência mais baixos e 90% do que é feito em SP é isso; 2- Melhoria da Policia Judiciária (policias civis): Não chegamos aos culpados da maioria dos crimes, inclusive os mais violentos. As policias civis estaduais mereciam passar por uma intervenção, a fim de sanar a corrupção (que vergonhosamente é grande em muitas forças), e depois ter recursos e metas a cumprir; O PCC talvez tenha chegado onde chegou, pela politica de segurança paulista dar enfase… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Cangaceiro. Muito bom. Gostei das sugestões.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Muito bom o comentário. Só acho que em SP o PCC está tão espalhado que não dá mais para separar os presos do PCC e os que não são do PCC. E ao contrário do que muitos falam, boa parte dos réus primários já são do PCC, não entram para ele no presídio. Acho que o problema da violência sempre existirá (mesmo em países muito melhores há crimes violentos). O que se pode fazer é tomar várias medidas para diminuí-la, como você bem apontou. Outras são a legislação penal mais forte e judiciário mais rápido, mas, isso, em complemento a… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Concordo Cangaceiro.

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, pode explicar mais esse ponto 3 – “Redistribuição populacional.” ?

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

Senhores, a criminalidade na America latina e agenda revolucionária. Eles seguem as teorias de Marcuse, consideram crime, banditismo, vandalismo e ate o terror como ferramentas revolucionárias.Alada ao aparelhamento da mídia e do sistema educacional e a maior experiencia revolucionária do mundo. Façam uma pequena experiencia: Tirem um dia e de forma apenas a observar entrem em uma escola publica e assistam uma aula de historia, geografia, filosofia ou sociologia, observem professores distorcendo fatos históricos de forma dogmática, passando videos produzidos em DGEs de Universidades publicas, ou colocando som de Racionais ou algo parecido para tocar repetitivamente para os alunos. Vejam… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

Para complementar…

Os professores que hoje em dia apanham dos alunos, sofrem as consequências do que eles mesmos plantam.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Armas para auto-defesa não tem relação com segurança pública.

Não misturem alho com *aralho.

Segurança pública é obrigação do estado, mas mesmo em um ambiente de perfeita segurança e com um judiciário eficiente as polícias não serão nunca onipresentes e a pessoa tem o direito a defender sua vida, de outros e patrimônio.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

BOM DIA! Antonio, penso que é desmerecer em muito o cidadão, o referido ‘homem de bem’; uma faca dá a mesma sensação de valentia ao mau caráter. Outra, em face do bandido, um Colt Agent, .38, modesto na sua envergadura, poderoso nos seus resultados, é mais do que suficiente para equilibrar a situação, mesmo diante dum calibre 5.56 p.ex. Entendo que o fuzil e os outros armamentos pesados são de excelente valia no TO em que estão sendo usados. Mas no confronto ‘full contact’ da defesa pessoal, a arma pequena (penso eu) é muito mais eficiente. E CRIA DÚVIDAS no… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Lucas Thiago ( 28 de setembro de 2018 at 14:03 ); 1 – Estrutura já tem. Precisa é gerenciar melhor… O investimento deve concentrar-se, no meu entender, em inteligência. 2 – Mais pessoal…? Os números são razoáveis… O problema, entendo eu, é a distribuição de efetivo. E principalmente: liberdade de ação. 3 – Concordo. 4 – Manter controle estatal de prisões, ok. Contudo, nada impede uma administração privada. 5 e 6 – O verdadeiro motor do desenvolvimento social é a produção de riqueza. E isso só é possível em um ambiente de economia o mais livre o possível. Em outras… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
Reply to  _RR_
5 anos atrás

_RR_ Perfeito!!! Só discordo de acabar com as PMs, agora a gestão ser municipal concordo! Aqui em SP já ocorre com os bombeiros que faz parte da PM. Aliás a gestão dos tributos também deveriam ser maiores para os municípios, sendo repassados 50% para municípios, 30% Estado e 20% para União, criando-se um imposto único! Participei na década de 90 do projeto do IUT, Imposto Único sobre Transações, com alíquota de 1% e que tinham esse modelo de repasses e a sua cobrança sendo bancária, aí criaram a CPMF para testar a viabilidade e funcionalidade do IUT … E o… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  _RR_
5 anos atrás

RR em geral concordo. Sobre as discordâncias. Não vejo como fatos concretos alguns pontos que afirma (4 -tenho pouca informação sobre privatização dessa área-, 5, 6), pelo contrário, se tratando em formação e desenvolvimento de países antes de se tornarem de primeiro mundo… Pelo que li em artigos e estudos. Mas sou dado as pesquisas que usam metodologia científica (pois não acho que temos que ter opinião em base do que gostamos ou desgostamos, mas sim em fatos, conclusões reais), então se poder me mandar links que concluiram suas afirmações sobre economia vou ler e refletir. Atualmente estou lendo mais… Read more »

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Editores podia ter um post sobre o ataque hacker contra o exército que expôs coisas sobre os generais.
Um post técnico, voltado a discussão da aérea cibernética e não sobre política, ou sobre, o pq fizeram isso.
É um assunto que vejo que ficou de fora dos principais noticiários de defesa e é uma aérea chave na segurança nacional.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Amigos, Apenas complementando os dados expostos pelo Daglian: Se considerarmos que cerca de 20% dos mais de cem mil desaparecidos por ano realmente não estão mais entre nós, então já ultrapassamos os 80.000 assassinatos por ano… — Sobre posse e porte de arma… É comum as posições contrárias relatarem países pacificos como Japão ou Coréia do Sul, mas ignoram a legislação desses países… Japão, China, Indonésia, Singapura, entre outros orientais, aplicam a pena de morte para assassinatos e prisão perpétua para outros tipos de crimes considerados hediondos. Ou seja, há uma legislação extremamente forte e repressiva. Assim conseguem seus índices… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  _RR_
5 anos atrás

RR. Concordo.

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

Legalizar as drogas ? Traficante não respeita nem carro blindado do BOPE, vai lá respeitar fiscal da receita federal? O noias vão continuar comprando com eles por ser mais barato sem a inclusão de impostos, igual fazem com cigarro pirata. Eles não estão nem ai para o caos social que seu vicio causa, so querem a tal legalização para poderem “causar” fumando o baseado no ponto de ônibus na frente das tias crentes sem que ninguém lhes possa falar nada. E mesmo que as drogas pudessem passar para o controle do estado em sua fabrica de esquizofrênicos zumbis, acham que… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

Pois é..

Legalizar drogas só vai ter serventia para playboy poder fumar a sua maconha sem risco de tomar enquadro da PM

Plínio Júnior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Legalizar é para playboys e atores globais comprarem suas drogas em lojas de shopping center, não precisando mais subir as biqueiras da vida ou ter que manter contato com o povo pobre das periferias onde as drogas são distribuídas….legalizado ou não, o tráfico continuará existindo, resta saber se continuaram com leis frouxas e brandas para combater esta situação e principalmente, até quando vão tratar usuário de vítima e não como responsável em manter o tráfico….

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

Perfeito, Capa Preta. Os seus comentários narram exatamente o que ocorre hoje no Brasil, exatamente como coloquei em relação ao Narcos unidos com a Esquerdas na América Latina! Somente os que vivenciaram a transição do Estado de Exceção para o Estado Democrático, conseguem enxergar este movimento. Transição começa a partir de 1966: Eleições diretas para Governador e Vice-Governador passaram a ser novamente diretas e realizadas na mesma data para a eleição de Senadores, Deputados Estaduais e Federais a partir de 1982, já as dos cargos legislativos citados desde 1966, já as municipais passaram a ser direta a partir de 1985!…… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

@Lucas Thiago Sobre sua lista: 1 – Concordo, e veja, algumas cidade que diminuíram a violência em SP, quem instalou as câmeras foram as prefeituras e eles trabalham a operação em conjunto com a PMESP; 2 – Nem todos os estados precisam de mais policiais, em alguns casos é só fazer a PM patrulhar (e não ficar aquartelada por falta de combustível, viatura ou mesmo cobrança, e também tirar PM de serviço burocrático; 3 – Não vejo tanto problemas nas nossas penas atuais, o que eu mais vejo é bandido passando anos sem ser preso por investigações que não vão… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Cangaceiro, muito interessante seu ponto de vista sobre os pontos. Em particular o ponto 10, gostaria de comentar. Devido as atribuições das policias, a civil por ser investigativa, não faz sentido usar um uniforme, talvez na administração da DP e na rua em cumprimento de mandados, mas na rua investigando…Impossível. A dicsiplina existe, e pode aumentar, mas não precisa ser militarizada para isso… A busca por desmilitarizar é para haver maior fluxo entre o corpo policial, um processo inteiro de investigação, proteção e ação. O modelo dos EUA me parece ser assim, policia desmilitarizada, com ciclo completo. Claro, o contexto… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Se B o l s o m i t o não ganhar, Monarquia neles!

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores Muitas PM tem se “desmilitarizado” há um tempo, e temos visto o resultado. Imaginem centenas de homens armados, sindicalizados… é saudável pro Brasil? A grande conversa mole sobre a desmilitarizacao é o preparo de militar pra guerra q é incompatível com o trabalho de Polícia. Vcs já viram os currículos das PM? Em nenhuma há preparo pra guerra. A PM é uma instituição q tem adotado técnicas compatíveis com situações de Combate, pois a criminalidade impõe isso. Assim como as PC e a PF também o tem feito. A reestruturação das PM, PC e das Sec Seg Pub é… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

# “Segurança Jurídica” para combater a criminalidade de forma ostensiva é a palavra chave!!!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

BOA NOITE!
Antonio, voltando às argumentações, vistes no noticiário o assassinato de uma pessoa por alunos da USP? Eles não tinham nenhuma arma, mataram o infeliz com golpes dos pés e das mãos…

Antonio
Antonio
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Aldo. Vc não pode querer basear um argumento com fatos isolados. Ontem mesmo, um aluno invadiu uma escola do Paraná e atirou em dois colegas. Há casos e casos. O que eu estou quereno te dizer é que nas grandes cidades a violência já extrapolou os limites aceitáveis há muito tempo. Bandidos estão andando com AR-15 e AK-47 para cima e para baixo. Vc, com sua arma, será presa muitíssimo fácil para eles. Coloque no Youtube ‘vídeo tiroteio Quintino’ e vc verá uma refrega entre traficantes e milicianos às 10 hs da manhã, em plena rua em um bairro da… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Reagir é uma opção pessoal..

Esquerdista tem a detestável mania de decidir pelos outros.

Cada um escolhe o que fazer da sua vida.

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

Senhores a questão do direito a posse de armas não significa que vai ser a “festa do Aleluia, armas para todo mundo” obvio que vai existir um critério.
A questão tem a ver com algo que e muito conhecido no meio militar, dissuasão. Você não precisa ter uma arma ,mas tem que ter este direito garantido a sua legitima defesa, da mesma forma que o bandido não pode ter a certeza que você não tem uma em sua casa ou seu trabalho para se defender, isto para elas e como estar em um parque de diversões.

Capa Preta
Capa Preta
5 anos atrás

Não caiam nesta de desmilitarização das PMs, isto de “boi de piranha” para sindicalizar as policias militares como hoje já são grande parte das policias civis(Que não resolvem nem 10¢ dos crimes no pais por terem sido extremamente burocratizadas) . E agenda revolucionária também.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

*Nem 10% dos crimes

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Capa Preta
5 anos atrás

Eu nem vejo com tanto problema a sindicalização, mas as PM no geral tem bem menos corrupção que as PC. A disciplina militar e hierarquia fazem bem a polícia.
Não que isso seja possível, mas considerando nossa situação atual seria melhor, trazer o serviço de investigação para a PM e extinguir a PC.

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Um país onde condenado a trinta anos de prisão(solto) diz em bom tom que se o partido daquele ganhar a eleição jamais este sairá do poder. algo está bem errado(atualmente tudo às avessas). Sobre armas: posse , concordo. Porte: Deve ser pensar e muito e ter um critério muito rigoroso. Seria louvável uma mudança bem drástica( todo código penal). Um dos pontos seria uma punição maior a quem utilizasse a porte ilegal de arma e aumentando a pena se fosse o armamento de uso restrito. Porém como estamos em época de eleição todas as promessas são válidas. Lembrando,: houve um… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Dependendo do resultado dessas próximas eleições, com a mídia toda e “artistas” fazendo o caralh$%% a quatro para tentar manipular a massa (povo) continuaremos fudi@%¨&… malditos sejam todos esses “módinhas”, que querem se aparecer em troca de deixar o país na lama, depois ficam reclamando quando são asssaltadas, assediadas, estrupadas e que não tem segurança, agora querem dar além de tudo “buquês” de flores para os policiais irem atrás dos bandidos.

Senhor, ilumina a mente dessas pessoas sem direção e nos ajude a afastar o mal de nosso governo, pois no Brasil está cada dia mais difícil sobreviver.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Vejo que enquanto os partidos populistas ficarem dando “migalhas de assistêncialismo” para a população pobre, dificilmente conseguiremos mudar o sistema que controla o país, podem ver que os governos populistas contam com planos de dar mais “assistência” ao povo, vide que agora querem dar “poupança” para adolescente, “limpar” nome do Serasa… é cada compra de voto disfarçada de “boa vontade”…. eu estou cansado de ficar sustentando o povão… Quando alguém diz que precisa achar meios para que essa população que vive de asistência saia dessa situação, chamam o cara de “defensor de bancos”, Nazi.sta, Facis.sta, etc… Quando a polícia mete… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

Uma pergunta para quem tenha conhecimentos de operações GLO. Deixando de lado os aspectos de leis de engajamento, comissões de fiscalização, aspectos jurídicos como mandados de busca e apreensão. Em torno de 20%-25% da população da cidade do Rio de Janeiro mora em favelas, ou seja estamos falando em torno de 1.000.000 de habitantes. Nem todas as favelas estão dominadas por tráfico/milicias, mas a maioria sim. A maior favela é a Rocinha com 70.000 habitantes, mas temos também o Complexo de Favelas da Maré, que é uma conurbação de 16 favelas e em torno de 130.000 habitantes. Pegando esses 2… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

O tamanho da área geográfica deve mudar o número, cercar, número de vias, zonas específicas etc… Mas não sei a regra de cálculo.

No “chute” eu creio que 5 mil combatentes bem equipados, com algum suporte aéreo e informação de terreno atualizada, em uma área de 70 mil, onde mil são criminosos, já teriam exito. Fariam a limpa. Isola, infiltra, sai. Quem tiver armado ou em outro ilicito vai preso ou saco preto.

Mas é puro achismo. Tenho apenas 2 anos de serviço militar no EB e 2 policial.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

ANTONIO, BOA TARDE.
OK…
NÃO vou mais argumentar, apenas reafirmo meu pensamento no sentido de que, num combate ‘full contact’ -como seria o caso- um humilde COLT .38 pára o ataque dum AK-47, dum AR 15! Um canivete, um cortador de unhas, um grito, não.
OBRIGADO por me teres prestigiado.

Antonio
Antonio
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Aldo: Só para terminar a discussão, veja as imagens:
Quintino – RJ – 17/09/2018 – 9:45 hs.

https://www.youtube.com/watch?v=2h68XwXFZas

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Arma de posse : concordo. Arma de porte: Sistema rigoroso… Reafirmo o que comentei anteriormente. evidente se o meliante ou indivíduo estiver com arma portátil(fuzil…etc)evidente que este deveria ter uma penalidade maior e não se compara a ter ou não a pessoa possuir um . 38 para defesa. O que não pode é ir para “o matadouro sem reagir”. meliante ao invadir residência pensa duas vezes pois não sabe se o dono possui arma ou não. Quando tiver um filho morto ou mulher violentada por um desses marginais vamos ver o que pensa sobre o uso da posse em casa?… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Diferença entre posse de arma e porte é muito grande. Muitas vezes as pessoas confundem. Da mesma forma o que é porte, portátil e não portátil. Daí ter uma mudança no código de processo penal. Para uso principalmente para porte de armas portáteis e de porte ilegal por qualquer pessoa. Temos de debater mais e mais até chegar ao denominador comum. O que não se pode é a pessoa não ter sua defesa própria por conta que determinado governante “ache” que não há necessidade, pois uma população desarmada é uma ótima para se instaurar ditaduras. Acredito que nenhum dos comentaristas… Read more »

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

A Macedônia vai mudar de nome para Macedônia do Norte e com isso fica a uma etapa de entrar na UE e Otan.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

No debate de ontém, Daciolo lavou a alma do brasileiro, assistam os bastidores do debate no youtube, foi o único que falou a verdade sobre o sucateamento das Forças Armadas!

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

O Brasil tem 65.000 homicídios por ano, e alguns querem dar armas para a população,sem treinamento,sem testes psicológico e com um povo sem cultura te garanto que essas armas vão para o crime organizado inclusive a bandidagem vai usar laranjas para ter acesso a essas armas,Crime se combate com inteligência militar,integração das policias,apoio logístico e educação.