Chile e Argentina, no entanto, resistiriam em apoiar uma eventual intervenção militar

A Folha de São Paulo noticiou que a Colômbia está disposta a apoiar qualquer ação para derrubar a ditadura do venezuelano Nicolás Maduro, segundo fontes diplomáticas colombianas ouvidas pelo jornal.

“Se [o presidente eleito Jair] Bolsonaro ajudar a derrubar Maduro com uma intervenção militar, terá o apoio da Colômbia”, disse um alto funcionário do governo de Iván Duque.

Na noite desta segunda, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia negou que o país pretenda apoiar uma intervenção militar brasileira na Venezuela.

Segundo ele, a Colômbia não teria assinado o documento do Grupo de Lima que dizia “não” a uma intervenção militar porque Duque não a descarta, embora não queira ser o primeiro a engajar-se nela.

“Se for [o presidente dos EUA, Donald] Trump, ou Bolsonaro, o primeiro a colocar os pés na Venezuela para derrubar Maduro, a Colômbia irá atrás sem vacilar.”

Segundo ele, é o que pensa o presidente Duque e seu padrinho político, Álvaro Uribe.

A mesma fonte disse que conversas no nível consular com Chile e Argentina estariam ocorrendo, mas que estes países se mostravam mais resistentes em apostar nesta opção.

“Duque confia que, estando essa operação em curso, com Brasil, Colômbia e talvez os EUA envolvidos, eles irão participar de alguma maneira. A região não pode mais suportar um agravamento da diáspora venezuelana.”

Leia a matéria completa no site da Folha, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim
Delfim
5 anos atrás

Sai fora… vai pedir ajuda à OTAN. Maduro vai cair de podre.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Não acredito, e a própria Colômbia já avisou que descarta isso. Creio que no máximo vão por pressão de alguma forma, mas trabalhar para derrubar o Nícolas, creio que não.

Oraáculo
Oraáculo
5 anos atrás

Mais uma Fake news da Folha.

A Folha de SP cometeu suicídio nessas eleições.
Após a matéria-denúncia SEM PROVAS sobre Fake News e WhatsApp tentando atingir Bolsonaro, jogaram a credibilidade que tinham no lixo.

Em tempos de internet em smartphones, redes sociais com acesso à informação em segundos, imprensa alternativa atuante(vejam o sucesso do site Antagonista), os caras tentaram interferir em uma eleição presidencial com uma matéria Fake.

A credibilidade desse jornal foi pro lixo.
Até a Carta Capital vai ser mais respeitada do que eles.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Oraáculo
5 anos atrás

Se fosse tão fake news assim não teria sido instaurado processo no TSE.
Saberemos se foi o não quando a investigação acabar.

E o que você achou da tentativa do Moro de influenciar a eleição, divulgando trechos da delação premiada do Palocci (que nem será utilizada pelo MPF) uma semana antes do primeiro turno?

Doug385
Doug385
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Perdeu. Acabou.

away
away
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Não foi instaurado processo algum no TSE, somente investigação, que é totalmente diferente de processo.

Plinio
Plinio
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

O próprio TSE disse que ia abrir investigação mas não havia provas nenhuma. Como um empresa de noticia lança um reportagem sem ter nenhuma prova do que ela esta falando na reportagem? é ridículo, a folha é ridícula. Ja no caso do moro é diferente, ele realmente tentou influenciar as eleições, porém, ele fez isso para que o povo saiba o tipo de sujeira que ha no PT, diferentemente da historia da folha, a historia do Palocci tem provas e provavelmente vai ter consequências para quem não tem foro privilegiado. Aff é impressionante como o povo brasileiro gosta de fechar… Read more »

Diego K
Diego K
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Qual o problema do Moro expor a verdade atraves de uma delação que fala de um bandido preso?? Acorda.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Em tese Moro não foi correto….mas não vou critica-lo pois ele, na posição dele, aguenta e esta aguentando tudo e todos,e artimanhas inimaginaveis para lhe cortar as asas e destruir seu trabalho….então, se alguem sacaneia ele….não tem como criticar ele dar alguns trocos contra este sistema que se monta contra a lava jato…é uma luta em em cada um usa suas armas… O importante é que alguns podem ate achar que são mentiras do Palocci….o problema é onde raios o Palocci arranjou R$ 35 Milhões para devolver segundo a delação premiada….afina….se não houve crime…de onde naceu o dinheiro que será… Read more »

Fawcett
Fawcett
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

A investigação foi aberta baseada na própria reportagem da Folha. Prova que é bom ainda não foi apresentada.

Jeff
Jeff
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Tentativa do moro? Cara, Moro tem que prender corruptos e fim de papo, seja quem seja. Vai ter muito político corrupto tremendo de medo, só espero que abram logo a caixa preta do BNDES.

Gil
Gil
5 anos atrás

Essa é a Foice, sempre falando besteira.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Apesar do alarmismo dos roraimenses e até mesmo dos amazonenses, fato é que o Brasil recebeu relativamente poucos venezuelanos fugindo de Maduro. Até abril de 2018 eram cerca de 50 mil. No mesmo período, a Colômbia recebeu 890 mil, o que demonstra que lá, que é um país bem menor, o problema é muito maior, o que explica esse maior anseio em derrubar o ditador. De qualquer forma, sem EUA, ninguém irá fazer nada contra a Venezuela. Acho que o Brasil ficará na dele, quietinho, como se mantém há décadas. PS: mesmo Argentia e Chile, distantes, receberam mais imigrantes do… Read more »

Bruno W Basillio
5 anos atrás

Segundo dirigentes da própria Colômbia ,está noticia não é verdadeira ,não foi cogitado isso segundo eles…apenas a normalidade de mais um Fake news…
Maduro é um homem só, então não precisa de aliança militar entre países para derruba lo…

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

Simplesmente bobagens típicas da Folha.

pangloss
pangloss
5 anos atrás

Foice de São Paulo desesperada.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Quando os venezuelanos quiserem, se livram de Maduro.
Fora isso, seremos invasores em vez de libertadores.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Existem as “sputinices” e agora há as “folhapaulistices”.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Pior é quando se replica o conteúdo, sem analisar ou checar, e justifica a atitude sob o manto da “imparcialidade”, “isenção”, “mostrar todos os lados”, “fomentar o debate”, etc.

Em minha opinião, ofendem o leitor de anos que foi ‘fidelizado’ por ler matérias informativas e embasadas, complementadas por bons comentaristas.

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Onde assino???

Fawcett
Fawcett
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

O Forte podia lançar uma notinha editorial no final da reportagem, como já fez varias vezes aqui na trilogia.

Mario Heredia
Mario Heredia
Reply to  Bosco
5 anos atrás
Mario Heredia
Mario Heredia
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Um ministro colombiano já veio a público noticiar que está notícia da Folha de São Paulo, é completamente falsa.
http://www.cp2.g12.br/component/content/article.html?id=8661

Mario Heredia
Mario Heredia
Reply to  Mario Heredia
5 anos atrás

Perdão pelo “noticiar a noticia”, é que a filha, a Veja e a Globo tem me tirado do sério.

Mario Heredia
Mario Heredia
Reply to  Mario Heredia
5 anos atrás

Caraí…
Folha e não Filha ?

Pedro
Pedro
5 anos atrás

Acho que, no máximo, podíamos mandar armas para a oposição venezuelana, ou ajudar com inteligência e sabotagem. Nada de boots on the ground.

away
away
5 anos atrás

Nada disso será necessário. O que irá acontecer é o “patrocínio” de nações como EUA, Colômbia e Brasil favoráveis a um golpe militar no país – é só lembrar as supostas declarações de Trump e ver o estreitamento diplomático entre generais brasileiros e venezuelanos ultimamente. O que faltava era uma cobertura continental à insurgência que virá. Após isso, poderemos presenciar a primeira “missão de paz da OTAN”(o que é diferente de guerra), que deverá estabelecer as diretrizes patrocinadas por esses países envolvidos à Venezuela. Logicamente que para atender a vontade de Trump em dar sequência ao plano, serão necessários acordos,… Read more »

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Fake News, o Governo da Colômbia teve que desmentir em vídeo, uma vergonha esse jornalismo brasileiro, um lixo sujo. É por isso que o novo Presidente vai negar qualquer centavo para esse antro de, me desculpe, safados. Fazer fake news com o propósito de jogar três países numa guerra em que não há vencedores é muita cretinice.

A folha de São Paulo deveria fechar as portas

https://twitter.com/CancilleriaCol/status/1057014800406994948

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Incrível como insistem numa invasão brasileira à Venezuela. Além de ser ilegal segundo nossa Constituição, ainda é imoral e engorda (parodiando música do Roberto Carlos). Mas vamos escorregar pela maionese um pouquinho. Alguém acha que quando o Brasil (sozinho ou com uma coligação) invadir, os militares bolivarianos sairão em campo aberto para enfrentar os invasores? Nada disso, se abrigarão atrás da população civil, como faz o estado islâmico. Para cada soldado abatido, dezenas de civis morrerão. Mesmo com um embargo, a Venezuela nada fará a não ser estrilar. O Maduro fez um aceno ao Bolsonaro. Agora é questão do Itamaraty… Read more »

Pedro Rocha
Pedro Rocha
5 anos atrás

Olá senhores! Realmente um jornalismo sem respeito algum com os fatos e principalmente com a verdade! A FSP perdeu o que restava de credibilidade quando virou produtora de FAKE(s). Talvez a FSP esteja mudando sua linha editorial para se tornar sensacionalista, tipo o britânico “The Sun”, baboseira e escândalos vendem mais jornal (rs). Eu acredito que num conflito em “vias de fato” com a Venezuela o país que tem mais a perder seja justamente os EUA! Explico: Os EUA perdem, pois são os maiores consumidores do petróleo venezuelano e perdem duplamente, pois o preço mundial do petróleo irá disparar em… Read more »

Matheus
5 anos atrás

Acho que a trilogia agora deveria parar de postar, ou pelo menos verificar antes de cololar no ar qualquer coisa que venha da Foice de São Paulo.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

A Colombia tem exército grande muitos helicópteros e nenhum tanque ela foi armada para combater a farc enão um Pais,sua força aérea igual aõ Brasil não pode garantir supremacia aérea em vista não da força aérea de maduro,mas pela artilharia antiaérea da Venezuela,ela está entrado na ONU e para se resguardar de um ataque da Venezuela que não vai invandir ninguém nem o surriname,porque o Brasil ameaçou.Isto e factoide faws new como é a moda.O EUA sim pode atacar apesar que está cheio de frente de guerra,ex Siria,afeganistão,fora presença no mar da china.O Brasil deve exercer a diplomacia,não na época… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

folha de são paulo, papel jornal para limpar bumbum!!!
Alguém aqui já assistiu a tvt, tvt.org.br, no canal fechado, fica antes da TV Cultura! Enfim qualquer semelhança não é mera coincidência!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

É a Foice de SP, sendo a Foice de SP

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás

O case venezuelano é um problema Venezuelano….

Um caso impar em que a população decidiu e se autodeterminou a enveredar….

A solução tem de sair deles mesmos…cada povo tem de encontrar seus proprios acertos….fazer valer sua autodeterminação…

sairão desta…..mais fortes e com aprendizado proprio….

De nossa parte, não devemos nos envolver não obstante, jamais dar apoio de qualquer natureza para Maduro enquanto estiverem assim com liberdade tolhida.

Pedro
Pedro
5 anos atrás

Apoiado

Mário Heredia
Mário Heredia
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Apoio

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

E aí, Brasil? Vai cair pra dentro ou fingir que não é contigo? rs

Combinou com os Flankers? quaquaqua

colombelli
colombelli
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

aqueles inoperantes e usados pra desfiles que nem um teco-teco conseguiram interceptar?
O que voce viu de concreto com eles até agora em exercícios, missões etc…? Eles os levaram a alguma manobra? Ter o meio é no máximo 40% da sua operacionalização.

rdx
rdx
5 anos atrás

Sem ansiedade! É só uma questão de tempo até finalizar os preparativos e definir os integrantes da coalizão

rdx
rdx
5 anos atrás

Aposto que o Brasil participará com o Porta helicópteros, o CFN, e 03 ou 04 divisões do EB. Ameaça dos Su-30 e SAM? Esqueçam! Eles serão destruídos no solo pelos Tomahawk… e qualquer coisa que ousar decolar será abatida pela USAF. Em uma semana o povo venezuelano estará livre da narcoditadura bolivariana. Só espero que o Brasil não perca a oportunidade de ajudar a varrer para a latrina da história, a maior quadrilha que já existiu na América latina.

Mario Heredia
Mario Heredia
5 anos atrás

Pessoal, essa “canelada” da Folha de São Paulo é de uma irresponsabilidade tamanha, que obrigou um ministro colombiano vir a público desmentir tal notícia. Parece que a má intenção de
colocar nosso presidente eleito em situação delicada, antes mesmo de tomar posse, não levou em conta o clima ruim que existe entre Venezuela e Colômbia.
As complicações diplomáticas que poderiam ocorrer devido à fake news publicada, deveria ser analisada pelo ministério público, que deveria abrir processo imediato contra este jornaleco.

marrua 113
5 anos atrás

O Maduro é com a Coreia do Norte, ele se arma, gasta tudo que possui para as FA, vive a elite vermelha caviar gastando a balde, o povo continua pobre e ficará mais ainda e pra completar , tem que manter os dentes aparecendo porque sua vizinhança, agora se transformou em direita perdendo a maior parte da vermelhidão que cobria a AL. Esse maduro deve ser deixado de lado e com o tempo vai perder força como aconteceu com a Coréia do Norte, uma hora ele vai ficar quieto, é só não dar atenção pra ele, que isto que ele… Read more »

Jeff
Jeff
5 anos atrás

Cada país e povo que resolva os seus problemas internos. Aqui no Brasil, resolvemos os nossos nas urnas, na última
eleição. Aliás, estamos apenas começando a limpeza…

Pepe Ilegal
Pepe Ilegal
5 anos atrás

A Colômbia fica jogando verde pra colher “Maduro”…

Tio Velho
Tio Velho
5 anos atrás

Lendo os comentários dos companheiros meditei o seguinte:Na época do Impeachment e do Petrolão, A Folha de S.Paulo desceu a Ripa no PT! Acho que naquela época, então, para alguns companheiros aqui do blog era um órgão de imprensa imparcial e de grande credibilidade né? agora, que ‘começa’ esse novo governo aí! A Folha de S.Paulo, fazendo o trabalho dela, pública notícias desfavoráveis ao novo governo que vai iniciar! E você dizem que é um órgão bolivariano, chamam-na de Foice de S.Paulo que é mentirosa! Que dizer, isenção jornalística só vale quando atende aos interesses de alguns????