Nenhuma razão para o ‘Trump Tropical’ perturbar as relações com a China, diz jornal estatal chinês

Com Jair Bolsonaro, presidente eleito do Brasil, prometendo mudanças radicais nas políticas interna e externa do país, tem havido alguma especulação sobre as perspectivas das relações China-Brasil.

E não apenas as empresas chinesas que operam no Brasil, mas também as autoridades em Pequim, perguntarão: até que ponto o próximo líder do maior país da América Latina vai romper o relacionamento China-Brasil?

É uma questão pertinente. Afinal, Bolsonaro é retratado por alguns como um “Trump Tropical”, um direitista que não apenas endossa a agenda nacionalista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas pode realmente copiar uma página do livro de estratégias do último. Ele prometeu evitar instituições internacionais multilaterais em favor de acordos bilaterais e prometeu transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém.

Além disso, Bolsonaro soou menos que amigável com a China na campanha. Ele retratou a China como um predador que busca dominar setores-chave da economia brasileira.

Portanto, não é de surpreender que as pessoas estejam se perguntando se Bolsonaro, como o presidente dos Estados Unidos, vai dar um golpe substancial no relacionamento China-Brasil, de outra forma próspero e mutuamente benéfico.

Nós não somos verdadeiros crentes da suposição popular de que as promessas feitas na campanha são apenas para a campanha. Ou que Bolsonaro presidente naturalmente coma as palavras mais extremas de Bolsonaro candidato.

Ainda assim, nutrimos a sincera esperança de que, quando ele assumir a liderança da oitava maior economia do mundo, Bolsonaro tenha um olhar objetivo e racional sobre o estado das relações China-Brasil.

Porque então ele estaria ciente de que a China é o maior mercado de exportação do seu país, e fonte número 1 de superávit comercial. Mais importante, as duas economias são verdadeiramente complementares e dificilmente concorrentes.

A maior parte do fornecimento brasileiro, principalmente de grãos e minerais, não só ajudou a alimentar o rápido crescimento da China, mas também apoiou o rápido crescimento do Brasil. Abandonando a China, que Bolsonaro descreveu como um parceiro excepcional, pode servir a algum propósito político específico. Mas o custo econômico pode ser pesado para a economia brasileira, que acaba de sair de sua pior recessão na história.

Embora Bolsonaro possa ter imitado o presidente dos EUA em ser franco e escandaloso para capturar a imaginação dos eleitores, não há nenhuma razão para ele copiar as políticas comerciais de Trump – como muitos de seus apoiadores apontaram.

FONTE: China Daily

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Logo, logo baixa a burrinha.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

A China tá indgnada pq não conseguiu por o fantoche Ciro Gomes deles na presidência. eoahioeahioea Mas assim, o ministro da economia já falou que quer abrir mais a economia, o que é bom pra China. Muito ao contrário do que Trump está fazendo. E detalhe: mesmo com as tarifas que Trump impôs a China, o mercado dos EUA continuam muito mais aberto que o mercado do Brasil. Ou seja, a China só tem a ganhar com Bolsonaro. Os EUA só tem a ganhar com Bolsonaro também. Aliás, todos tem a ganhar com Bolsonaro, só quem era ladrão e dependia… Read more »

BENJAMIM
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

O único problema que vejo com a China eh a aquisição de áreas de exploração por parte dos chineses. Acho que deve haver alguma forma de limitar essa aquisição.

horatio nelson
horatio nelson
5 anos atrás

a unica coisa boa da china é o macarrão.

BILL27
BILL27
Reply to  horatio nelson
5 anos atrás

nosso maior parceiro comercial .

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Não é motivo pra nos rebaixarmos e acatarmos tudo o que eles quiserem !!! O Brasil não está a venda!

Robsonmkt
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Diga isso para a Boeing que quer comprar a Embraer.

Claudio
Claudio
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Realmente o Brasil não está a venda , os americanos levam de grassa né.

Soldado tupiniquim
Soldado tupiniquim
Reply to  BILL27
5 anos atrás

verdade..Mas acho que bolsonaro nao vai levar a ideia radical adiante

BILL27
BILL27
Reply to  Soldado tupiniquim
5 anos atrás

Claro que não vai …NA teoria é uma coisa ,na pratica ,sentado la na cadeira e´outra .VAmos continuar negocaindo com a China .OQue ele não quer é empresas chinesas compando terras e empresas por aqui .Apesarm que se não me engano a China levou um pedaço no Pre Sal em um leilão feito anos atras .

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Se a China cortar as importações brasileiras, fechamos no dia seguinte.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

sobrevivemos a sede de roubar do PT e seus aliados durante 14 anos, (a maior corrupção descoberta da história mundial) fica tranquilo, não fecha não!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Vc não tem noção de valores.

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings

Não se preocupe, pois vamos fazer apenas com que o seu querido PCC (Partido Comunista Chinês) pare de comprar “O” Brasil e passe a comprar “NO” Brasil.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E tu não tem noção de nada Antonio 😀

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Mas a China é um predador que busca dominar o Brasil. Quando o Brasil entrou em crise o chineses aumentaram exponencialmente seus investimentos, eles querem estado clientes, nos não somos, temos a nossa prioridade política e vamo nos aliar a quem tiver a agenda igual ou semelhante. O que o jornal disse é uma afronta aos interesses brasileiros na AL. Aprendam chineses se depender do Brasil a AL não será sua. Vamos comercializar com vocês na medida do cabível, se não querem seus investimentos perturbados aqui, que invistam para ter lucro e não controle. Como o ministro chinês uma vez… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

po cara!

“Quando o Brasil entrou em crise o chineses aumentaram exponencialmente seus investimentos,”

Quer falar mal da China mas fala algo incrívelmente bom que eles fizeram! eaiohaeo

Investimento externo deixa nosso país rico. Temos que ter é mais disso. Pode ser chinês, americano, paraguaio, russo, sudanese….

Investimento externo é excelente pra nosso país! E principalmente em época de crise onde ninguém investe.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Eles não investem para ter lucro mas sim para o controle. Eles investem em coisas que não tem retorno comercial, que nenhum empresário investiria simplesmente para ter controle, isso é trocar soberania por riqueza, é ser um estado cliente, igual a AS é dos EUA, igual a Síria é da Rússia, o Brasil não é colônia. Se deixarmos daqui a pouco eles mandam acabar com nossas instituições em troca de investimento. Eles são uma praga. Querem comprar toda a nossa infraestrutura aeroportuária toda do Brasil e fazer todas as políticas nefastas que os políticos querem, mesmo não tendo retorno financeiro,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Que salada!!!!!!

Claudio Santos
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Pergunto ao amigo.O Brasil já não seguia isto quando os americanos…britânicos influenciaram em tempos passados?Já não éramos Colônia?estradas de ferro com saídas todas para fora para apenas retirarem
Nossas riquezas?

Daglian
Daglian
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Absolutamente perfeito comentário Augusto L. Por algum motivo, diversos comentaristas não entendem que a China não busca somente “lucro”, mas o controle predatório e o poder para sobrepujar os outros países e fazer somente dela a potência dominante. Ou acordamos, ou seremos apenas mais uma colônia eternamente produzindo grãos enquanto a metrópole nos vende seus produtos industrializados.

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Concordo com o Augusto em toda sua explanação. Me fez economizar digitar neste teclado minúsculo de celular.
China tem a seguinte premissa hoje: eu não quero nada em troca, apenas tudo.

Temos que convergir nossa produção para outros mercados, e desenvolver outros produtos manufatirados para exportação.só assim nos libertaremos da dependência de comodites. Isso vai demandar tempo, porém tem que ser iniciado o processo.

Lucano Sá Batista
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

O brazil não é colônia? Kkkkk. Foi dd Portugal, da Espanha; voltou a ser de. Portugal. Indiretamente da Inglaterra, dos States. E hoje quer ser novamente.um grande porto rico.

Sergio Pereira
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Ô gente boa. Esquece a ideologia de zap zap. Negócio é negócio. Ninguém com meio neuronio funcionante fica falando mal do maior cliente, do melhor freguês. O dono do buteco pode deixar ou não alguém mandar na biboca. Isso é outra coisa.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Sergio Pereira
5 anos atrás

Não se seu cliente é o seu agiota, se seu cliente é o seu senhorio, infelizmente ele não pode.
Ninguém troca soberania.
Somente países africanos e árabes.
Vai morar lá então, eu quero o Brasil como uns EUA, RU, Alemanha, Israel, ricos e soberanos.
Não há ideologia nisso.

José Gustavo Lima
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Correto!

Edison Castro Durval
5 anos atrás

Aonde foi que eu deixei a pipoca hummmm.

Será que vai dar M….?
Se o Brasil diminuí ou parar de exportar as commodities poderia impactar o mercado chinês?

BILL27
BILL27
Reply to  Edison Castro Durval
5 anos atrás

impacta o deles o nosso tbm

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Mais uma coisa chineses, nós não trocamos riqueza por soberania.
Queremos ser ricos, mas independentes.
Queremos ser uma democracia liberal de 1° mundo e não um estado que é cliente de outro estado igual há maioria dos países africanos e árabes.

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

Eu ia dizer tanta coisa. Mas, espero que esse Bolsonaro diminua os impostos. No Chile um automóvel automático sai equivalente a r$33.000 aqui o mesmo automóvel sai por r$60.000, e é fabricado aqui por nós e exportado para lá. É uma engennharia e espoliação aos Brasileiros, espero que o presidente faça algo, que mude esse quadro. Esse “reCAPTCHA”, é uma porcaria. Desculpe aos nobres Editores, porém está dificil comentar. Eu até troquei de Cel pq o outro não era compatível. Agradeço.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Ivanmc
5 anos atrás

Foi a dica que o Guedes deu ontem, eles vão abrir o mercado e vão dar condições para indústrias aqui, apesar dos industriais quererem mamar em berço esplêndido com a reserva de mercado que eles tem aqui devido as isenções! Quem se preparar vai se dar bem quem não vai fecha…

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Jefferson Ferreira
5 anos atrás

É isso mesmo, Jefferson Ferreira, tenque abrir o mercado e parar com o oligopólio que impera e escalpela o nosso bolso. Tive em Portugal no ano de 2015 e coloquei um chip Vodafone no aeroporto por 12 euros por 30 dias de internet livre, resumo, usei o waze, gps, até pedágio wifi nas estradas e não caiu nenhuma vez o sinal. Fui, para um tratamento de saúde para um familiar na época, e no Brasil não tinha esse tratamento. Sds

BILL27
BILL27
Reply to  Ivanmc
5 anos atrás

Não é so o imposto que deixa o valor dos veiculos caros por aqui.As montadoras tbm tem bastante lucro no Brsasil.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  BILL27
5 anos atrás

O lucro deve ser maior que o juros praticado pelo mercado, a chamada taxa de retorno, já que aplica dinheiro “tem” garantia de retorno e emprender não.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  BILL27
5 anos atrás

É isso aí, BiLL27 e Flávio Henrique.

Andrigo
Andrigo
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Tanto é verdade que na crise de 2008 se não me engano, a FIAT estava em séria crise, só não faliu porque a filial brasileira “escorou”, então tire uma base do lucro que as montadoras tem por aqui.

BILL27
BILL27
5 anos atrás

impacta o deles o nosso tbm

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  BILL27
5 anos atrás

A China está chegando perto de cerca de US$ 2 trilhões em importações. Cerca de US$ 50 bi comprados do Brasil. Principalmente soja e minério de ferro. Daí, temos a noção do que poderia impactar no comércio entre eles.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Já começou a festança jornalística. Agora será jogo duro, nada de amiguismo ideológico. Negócios puramente caros chineses. O Brasil não está a venda !!!

Cadu
Cadu
5 anos atrás

Sinceramente, não vi nenhum alerta, só apenas um jornal colocando uma visão para seu público. E sinceramente, dos jornais estrangeiros, foram bem lúcidos.
Sinceramente, apesar da nossa importância econômica, os jornais estrangeiros tiveram muita dificuldade em intender essa eleição, e em transmitir.
Em relação à China, tendo certeza que o próprio Paulo Guedes, já deve ter alertado ele disso.

Cadu
Cadu
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Só acho que precisam jogar mais duro em relação a sacanagem que fizeram em relação a vale e como tentaram ludibriar a taxação brasileira.
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/21822/VALEMAX—China-ridiculariza-o-Brasil–adquire-30-Navios-apos-destrocar-a-frota-da-VALE/

Daglian
Daglian
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Não é apenas um “jornal” estrangeiro, mas o próprio governo da China falando através deste meio, portanto devemos ter cautela em relação ao que está escrito.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Vender do Brasil pra a China e não vender o Brasil para a China. Bolsonaro está corretíssimo!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

O cão roubou meu primeiro comentário….

O Paulo Esteves
O Paulo Esteves
5 anos atrás

Ele foi bem claro.. vender commodoties.. matéria prima.. é uma coisa.. Ativos e bens de produção é outra..

horatio nelson
horatio nelson
5 anos atrás

aqui em goiás mesmo os chineses compraram muitas mineradoras em niquelândia,catalão etc sem contar terras agricultaveis q todos sabem serem de chineses laranjas…se é na base da chantagem assim como compramos tbm vendemos e vendemos muito por acaso eles iriam achar ferro e outros minerios e materias primas onde ?seriam isolados por 2 potências econômicas,querendo ou não brasil ainda é a oitava economia.. não existe só a china no mundo…eles perderiam mais q nós

Bruno w Basillio
Reply to  horatio nelson
5 anos atrás

Sério? O Brasil ia vender sua soja pra quem ? A China pode comprar do Paraguai ,Argentina e Rússia e ate mesmo a soja que eles tributaram dos EUA …. E o Brasil ia vender a dele para quem ?? O minério a China comprar do México ,Austrália ,Africa ,Rússia etc ..O Brasil ia vender o dele para quem?? Só uma pequena informação 14 dos 27 Estados da Federação tem a China como principal parceiro para suas Exportações .. Se a China virar as costas para o Brasil significa cetenas de empresas quebradas e 14 estados falidos , e outra… Read more »

Binho
Binho
Reply to  horatio nelson
5 anos atrás

Meu caro Lord Nelson (bah sou fã desse cara)

Dá uma olhada na balança comercial entre Brasil com restante dos BRICS

Até mesmo o Irã país muçulmano, deixa nosso atual presidente eleito ficar falando besteira na net e elogiando Israel que não importa nada do Brasil.

Estaremos no caminho certo do abismo.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Amigos, Considerando a maneira sempre mais comedida como os chineses se expressam ( típica dos orientais, aliás… ), uma declaração aberta desse nível partindo da imprensa, expressa sim considerável preocupação. Qualquer estratégia de penetração na América Latina, tem que o obrigatoriamente envolver o Brasil, cujo peso diplomático, apesar de tudo, ainda é imenso. E os chineses evidentemente sabem disso. E a postura de Bolsonaro é clara em relação aos chineses. Ele mostra querer colocar o País em estado de igualdade de relações, e não subserviência. E isso pode ter consequências adversas para os chineses, que estão ansiosos por fincar bandeira… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Acho que relações comerciais não seram afetadas, mas o investimentos chinês em áreas estratégicas seram barradas, a não ser que seja em forma de joint venture. As áreas economicas que o direito brasileiro considera monopólios naturais e que por isso necessita licitação, devem ser barradas a entrada dos chineses, até pq são áreas sensíveis, se a China compra toda a Eletrobras por exemplo, ela tem todo o congresso brasileiro nas suas mãos e uma grande parte do empresariado brasileiro por causa do peso da mesma na economia, uma variação das ações da Eletrobras meche com a bolsa toda. No mas… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

“mas o investimentos chinês em áreas estratégicas seram barradas”
Mas o investimento chinês em áreas estratégicas deverão ser barrados*

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

O Brasil é o irmãozinho pequeno e mimado dos Estados Unidos. Eles sabem que implicar com o Brasil ré meter o dedo no olho do Tio Sam. Eis ai a razão.

Socrates Pereira
Socrates Pereira
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O Brasil foi estuprado pela China na última década, desde relação econômica até apoio a ditadura na nossa fronteira e bases na Argentina, não vi nenhum comentário seu mais profundo acerca do tema, esse papo de irmãozinho dos EUA não resolve déficit e nem quebradeira de indústria nacional.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Socrates Pereira
5 anos atrás

Uai na era lula o irmãozinho virou as costas pro irmão do norte e ai ficava difícil de ter alguma ajuda né, vai reclamar isto com Venezuela, Bolívia, Cuba e o resto da bolivarianada.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Está bem. Quero ver os agricultores brasileiros jogarem milhões e milhões de toneladas de soja na porta do Bolsonaro porque não conseguiram vender para a China.

Bruno w Basillio
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Principalmente os AMAGGI ,BUNGUE ,CARGIL ,MULTIGRAIN , tudo reis da Soja ,multinacionais de peso que depende da China para sobreviver e empregar milhões de pessoas , e o primeiro é o maior produtor de soja e algodao individual do mundo …
Não acredite que a China sera prejudicada , pois ela volta a comprar a soja americana…negócios são negócios …

ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Muita bobagem… A China se espraiou por aqui pq o Tio Sam andou afastado, só isso. Logo a situação começa a reverter e voltar” à normalidade”, dentro da qual não podemos perder a parceria com os chineses. A nossa geopolítica se adequará, manteremos a parceria e não seremos subalternos; aliás, coisa que nunca, penso eu, passou pela cabeça dos chineses. De outra banda, bem vindo de volta EEUU! E, SE HOUVER DISPUTA, espero que seja comercial e que tenhamos maturidade e cacife suficiente para negociarmos e lucrarmos com os dois. Não existe anjo nestas paradas, tudo se resolve pelo interesse… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Perfeito!!!

Socrates Pereira
Socrates Pereira
5 anos atrás

A primeira coisa que o Bolsonaro deveria exigir da China é o respeito aos direitos humanos, aberto democrática, fim da perseguição aos católicos e outras religiões praticadas por brasileiros, respeito aos países que compartilham do mar da china, perseguição racial na China e acima de tudo o respeito a práticas comerciais entre países (algo desrespeitado pelos chineses). A China precisa baixar as orelhas e respeitar outros países, sem apoio a ditadura, em especial a ditadura venezuelana.

Raven
Raven
Reply to  Socrates Pereira
5 anos atrás

Resposta dos chineses: “Plesidente blasilelo muito englaçado. Chineses non palal de lil”.

Binho
Binho
Reply to  Socrates Pereira
5 anos atrás

Você fez esse post brincando né?

Samuel
5 anos atrás

Cavalheiros, hoje é o dia da Reforma Protestante. Não pensem por um segundo que situações como essas são novas. Martinho Lutero também teve que enfrentar a “China” da época: a maligna, corrupta e execrável “Igreja” Católica e sua “Santa” Inquisição. Ele conseguiu porque ele obedeceu o que está escrito no livro de Tiago, capítulo 4, versículo 7: Tiago 4 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Brasileiros, hoje a China, sob o controle dos Católicos Jesuítas, ameaça-nos reduzir á vassalagem e a servidão, como eles estão fazendo com o continente da África, para se… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Samuel
5 anos atrás

Off : Curioso é ver um avatar sérvio de Cruz de São Sava (fundador da Igreja Ortodoxa da Servia) numa conta com nome e raciocínio Protestante.
Um grande abraço!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Como cristão tenho que entrar nesta conversa .rs O erro está em seguir líderes religiosos e não a Deus. O erro está em não ler a Bíblia e aprender de Deus o que ali está, o manual da vida cristã. Cristianismo é um só, ou se é “cristão ” ou não, termos como evangélico ou protestante ,católico e etc são referidos a denominações ou veia do cristianismo seguida por alguém. “Infelizmente quem segue esses pastores realmente não conhece a vida de Jesus, ele nunca pregou a prosperidade e a riqueza material, e sim a caridade e a riqueza espiritual….” Aqui… Read more »

Samuel Yahata
Samuel Yahata
Reply to  ScudB
5 anos atrás

É por causa da minha simpatia com os sérvios durante as Guerras Iugoslavas.

Flanker
Flanker
Reply to  Samuel
5 anos atrás

China sob controle de católicos jesuítas?!?! Tu escreveu isso de forma séria???? Tirando essa “pérola” que você escreveu, te digo mais duas coisas: – vivemos em uma democracia, onde todos podem se expressar, respeitando o entendimento (nesse caso, entendimento religioso) dos outros, ou seja, nada te dá o direito de ofender aos católicos, espíritas, judeus, etc…. – aqui é lugar de debater assuntos militares, geopolítica, relações internacionais, etc….mas, não é lugar de debater religião, principalmente atacando o credo dos outros. Cada um tem o direito de acreditar na religião que quiser….mas, religião é algo muito polêmico e sensivel…..e nada tem… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Tomcat4.0 31 de outubro de 2018 at 16:11
Não é motivo pra nos rebaixarmos e acatarmos tudo o que eles quiserem !!! O Brasil não está a venda!

Kkkkkkk avisa isso aos europeus ocidentais e norte americanos!
Melhor ainda, avisa isso aos políticos nacionais para eles falarem com os europeus, judeus, suecos e norte americanos.
Pois eles estão comprando tudo aqui!

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Em 2016, as maiores exportações do Brasil foram: soja (US$ 19,4 bi), minério de ferro (14,1 bi), açúcar (10,8 bi), petróleo bruto (9,6 bi) e carne de aves. (6,2 bi). Produtos que os EUA e maior parte dos países ocidentais não precisam ou importam de outras fontes. Portanto, não haveria onde desovar tamanha quantidade de produtos. Lembremos que a China é o maior importador do Brasil, US$ 36 bi (com larga vantagem sobre os outros países). Desta forma, qualquer boicote chinês levaria ao colapso nossas exportações e, logo depois, o resto da economia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Em tempo: Estes dados são de 2016. As exportações para a China este ano serão na casa de US$ 50 bi. A proporção entre os produtos deve ser mais ou menos a mesma.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Estou me referindo ao extremo de o comércio ser interrompido, conforme deve estar passando pela mente de alguns celerados.
Sem querer ofender, não custa lembrar que o maior item de exportação brasileira, a soja, serve, principalmente, para a criação suína dos chineses.
Portanto, deixemos de orgulho e aceitemos os investimentos chineses de bom grado.

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A China NUNCA, irá boicotar nossas exportações para lá. Pelos simples fato de que eles tem de comer. Não se consegue 100 milhões de toneladas de alimento em um mercadinho da esquina. Uma redução dessa magnitude na oferta de alimento de um país com as necessidades que a China tem seria desastroso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Mendes
5 anos atrás

A exportação de grãos brasileiros é apenas para ração animal. Aliás, acabei de ler notícia de que eles mudaram a composição dessa ração, o que fará deixarem de importam 11 a 12 milhões de toneladas de soja. Acho bom o Brasil falar muito alto que pode perder tudo

tony
tony
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

e ração animal, pior, por que sem ração galinha morre , se galinha chines passa fome simples assim.
temos reservas internacionais para momentos de crise, podemos bancar a saída das importações Chinesas por quase 8 anos tempo suficiente pra arrumar outros mercados , o que sobrar vai pro mercado interno mesmo , garanto a você que em 2 anos não precisaremos mais da china pra nada

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
5 anos atrás

Eu penso que se a China continuar investindo no Brasil, não há problema algum. É dinheiro, e dinheiro não se recusa… se gerar empregos AQUI, se deixar infra-estrutura AQUI, se pagar os ALTÍSSIMOS impostos brasileiros, tudo ok!

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

A China achou que o entreguismo da ORCRIM seria eterno. Errou. E errou Feio.

Samuel
5 anos atrás

Os Caldeus Chineses se aproximam! Arrependam-se Brasileiros!

Flanker
Flanker
Reply to  Samuel
5 anos atrás

Editores, isso aqui está virando púlpito para pregação religiosa? Pode isso, Arnaldo??

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

Não entrou o meu comentário. Agradeço.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Se depender dos chineses seremos meros exportadores de commodities.
Graças a Luis Inácio e sua aceitação da China como parceira comercial voltamos a era pré-JK.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Delfim
5 anos atrás

O Brasil, desde sempre, foi mero exportador de commodities.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Austrália também é grande exportadora de commodities, e não tem tantos pobres por metro quadrado lá como há aqui. O problema daqui é outro.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Qual a população da Austrália?
O Clima?

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Tempos loucos. Guerra contra a Venezuela e agora conflito comercial com a China.
Que doideira!!!!!!!

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
5 anos atrás

A China é nosso maior comprador, ou seja, eles precisam MUITO de nossos recursos. Portanto, China, fica na sua que você não tem condições de exigir NADA. Nem nenhum país irá nos ameaçar! Chega de ser otário.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mateus Demarchi
5 anos atrás

Em qualquer lugar do mundo, o cliente tem sempre razão, Portanto, é melhor o Brasil ficar quieto para não perder o melhor freguês. Simples assim.

Daglian
Daglian
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Isso, melhor o Brasil abaixar e ficar de quatro enquanto é gentilmente feito de trouxa pelos chineses. Isso é comportamento de país de terceiro mundo, covarde, fraco e ignorante. Se o cliente chegar num mercado e exigir levar tudo de graça, deverá o mercado aceitar porque o “cliente tem sempre razão”?.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Mateus Demarchi
5 anos atrás

Tá sabendo de comércio o menino! Meu amiguinho, quem decide o preço é quem compra, se amanhã o resto do mundo não quiser mais comprar soja por que está cara demais, o Brasil vai fazer o quê com a soja? Vai baixar o preço ou vai querer inserir naquele lugar lá?

Celso
Celso
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor……muita bobagem de sua parte, profundo desconhecimento do assunto commodities. Va se informar melhor, assim voce escapa de enfiar aquilo, naquilo. Brasil, pais e tolos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O problema não é a China ou qualquer outro país investir aqui e comprar produtos brasileiros..

O problema está sempre nos acordos ruins que o (des)Governo brasileiro sempre fez..

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

A China não fez alerta ao Bolsonaro, fez alerta ao povo brasileiro que o elegeu democraticamente, difetente da eleição de Xi.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Quando nosso líder assumir,e faxinar o Ministério das Relações Exteriores teremos uma visão do todo e não um relacionamento pontual.Espero que seja comércio com todos, como disse o presidente mas sem o entreguismo do PT.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Em uma situação hipotética, o Governo faz um leilão de uma hidrelétrica. Uma empresa americana oferece US$ 10 bi, uma alemã 11 bi, uma francesa 12 bi e uma chinesa 15 bi. Quem deveria levar? É isso o que está acontecendo. Quem tem mais dinheiro está ganhando. Simples.

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

A China é nosso principal cliente e atacar eles apenas por orgulho e pra parecer forte é pura burrice.
Aqui entramos na velha discussão de: seremos capitalistas 100% liberais, ou existem áreas estratégicas com regulamentação diferente ou mesmo estatais?

Vamos privatizar a Eletrobrás e Petrobrás? São estratégicas? Topamos privatizar para o capital estrangeiro? Caso não, existem grupos Brasileiros interessados e que fariam uma boa proposta?

Quanto mais abrirmos pro capital estrangeiro, mais concorrência, mais boas propostas, mas menos controle brasileiro.

Quanto mais fechados, mais controle teremos.

São perguntas que terão que ser respondidas!

Augusto L
Augusto L
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Menos controle brasileiro e mais estatal chinês.
Grande escolha !!
Liberalismo econômico não diz sem ter soberania.
Milton Friedman, Deus, na escola de Chicago, o paraíso na terra para pessoas como Paulo Guedes, já disse que se for por assuntos de segurança nacional, meios estatais não devem ser encarados como uma simples troca.
Pra ter instituições liberais há de haver soberania.

Daglian
Daglian
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Apenas por orgulho? Nós somos escravos tecnológicos e industriais deles há décadas e agora assistimos a China comprar terras agricultáveis e boa parte de nossa infraestrutura crítica, no entanto devemos aceitar tudo isso de bom grado? Depois, daqui a 50 anos, quando o Brasil for o mesmo país subdesenvolvido e dependente do agronegócio para ter superávit, não venha reclamar.

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Não falei que devemos aceitar de bom grado. Mas ataca-los por orgulho, assim como atacar os EUA por orgulho simplesmente é contraproducente. Como eu disse alguns setores estratégicos devem ser mais regulados, ou talvez até mesmo continuarem estatais. Mas isso vai contra os princípios do economista do novo governo. Como eu disse, essa maior abertura, sem prejudicar nosso controle, são questões que o próximo governo devem responder. E não somos “escravos tecnológicos” da China a muito tempo. Algumas décadas atrás estávamos em pé de relativa igualdade, mas a China (num governo comunista de mercado), a Coréia do Sul e outros… Read more »

Oseias
Oseias
5 anos atrás

Eles não têm opção, ou compram commoditties do Brasil, dos EUA, da Australia ou Canada (que são carne e unha com os EUA). Enfim, podem ameaçar mas não podem parar de comprar.
Alias, embora esse jornal seja conhecido como “porta voz” do governo chines pela imprensa ocidental, ele possuo um histórico de sensacionalismo, já ameaçaram até jogar bombas nucleares nas metropoles americanas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oseias
5 anos atrás

Agora, no início de novembro, a China vai inaugurar a primeira feira internacional de importação. A expectativa é de cerca de US$ 20 trilhões em importações nos próximos dez anos. A feira contará com dezenas de milhares de expositores de todo o mundo, inclusive dos EUA, Austrália, Canadá, Japão, Coréia e etc. Todo mundo quer vender para a China.
Em tempo. A participação brasileira foi considerada muito pequena.

Ozzy
Ozzy
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se algum desses milhares de fornecedores tiver 120 milhões de toneladas de soja e 300 milhões de toneladas de minério por ano, avise os chineses.
Alias, ninguém expõe commoditie em uma feira e só existem os quatro grandes paises fornecedores que eu informei.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

Rússia, Austrália e a própria China têm reservas monstruosas de minério de ferro.
A soja é basicamente para ração animal.
Não se entusiasme muito.
O fato do Brasil não ter muitos expositores indica o baixíssimo nível tecnológico. A representante chinesa comentou essa ausência e disse que os chineses gostam dos produtos brasileiros, e citou as sandálias Melissa; Fala sério

Bruno w Basillio
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

Principalmente os AMAGGI ,BUNGUE ,CARGIL ,MULTIGRAIN , tudo reis da Soja ,multinacionais de peso que depende da China para sobreviver e empregar milhões de pessoas , e o primeiro é o maior produtor de soja e algodao individual do mundo …
Não acredite que a China sera prejudicada , pois ela volta a comprar a soja americana…negócios são negócios …

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Primeiro guerra com a Venefavela, agora dizem que vamos cortar os negócios com eles, esse povo quer atacar o novo presidente de qualquer jeito, sendo que ele nunca disse que ia fazer isso, a questão é que a China faz sim comércio predatório, vide o caso que o CADU mostrou, sobre os navios VALEMAX que são os maiores da categoria, os chineses não deixaram os navios atracarem em seus portos, causando prejuízos a VALE, que teve se desfazer dos navios, depois os fdp compraram os navios por pechincha, e essa ação somada a outras práticas eles querem dominar o transporte… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

A china achou que iria ser dona da nossa despensa, mas esse sonho acabou! esse terrorismo de alguns ae, que eles podem cortar as importações de commodities conosco é pura lorota, o dragão tem muita fome, e só o Brasil tem capacidade de colocar o prato de comida na mesa dos chineses de forma rápida e eficiente, pois eles colocaram muito dinheiro aqui. O máximo que pode acontecer é eles diminuírem seu ímpeto de comprar o Brasil, e manter apenas o nível necessário comercial para suprir suas necessidades, agora abandonar os negócios só pq o Bolsonaro não vai ajoelhar pra… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Gente gente como brasileiro se faz de desentendido mesmo! Estão falando agora em entreguismo do PT (não que eu seja petista ou qualquer outro P desse país), mas se esqueceram que o entreguismo do país começou mesmo na colonização, depois veio os desgovernos submissos a colônia, o governo militar onde houve um nacionalismo e alinhamento político com as grandes nações ocidentais, depois os desgovernos civis com início do entreguismo descarado nacional na era Collor de Melo, Sarney, FHC etc etc. Ou se esqueceram das imensidões de terras em posse de um guru japonês no serrado brasileiro? Ou se esqueceram da… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Eu não votei no Temer…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Nem eu, e PeTista nato nem poderia ter cogitado em votar.E você votou Fox?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

“Trump brasileiro”

Hauieahuieahauiea me digam qual experiência em gestão tem no currículo deste Trump brasileiro. Capinar mato no quartel e ser parasita estatal não vale!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Qual experiência em gestão tinha o presidiário cachaceiro analfabeto de nove dedos?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Não sabemos, mas deu certo. Precisou o futuro Ministro da Justiça prender sem provas para poder ganhar a eleição, né?!?!?!?!

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Deu certo?? DEU CERTO??????? Certo pra quem?????? Deu certo para roubarem rudo o que roubaram!! Quebram o país!!! Aparelharam toda a máquina pública com “cumpanheros”…..gastaram o que tinha e mais ainda o que não tinha!! E tu tem a cara de pau de dizer que “deu certo”?????? Diz isso para o teu deus, o ladrão cachaceiro que está preso, repito, preso, em Curitiba!!! E pra finalizar, prender sem provas????? Tamto as provas existiam, que ele foi mantido condenado pelo TRF4…..mas, tu sabe disso!! E sabe também que teu deus vai continuar preso e que teu ParTido acabou…foi varrido para o… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Deu certo para ele e família..

Eu tenho que acordar cedo todo dia e ir trabalhar para ter um salário defasado pela crise criada pelo seu poste.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Lula ganha qualquer eleição.Sabe porque? O maior programa de compra de votos do mundo,o “Bolsa Família”.Os meus cães,gatos,tartaruga e calopsitas fazem festa quando eu chego em casa.Sabe porque? Pois dou tudo a eles,para eles eu sou o Lula

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Ganha no NE e mesmo assim só no interior…

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

formado em ludibriação prosaica,especializado em lavagem cerebral em currais bolsafamiliaticos ,graduação em enganação charlatanica,pós graduação em protelação penitenciaria,e em artes ocultas de recursos infinitos judiciais.

Fernando falcom
Fernando falcom
5 anos atrás

Simples está a venda os produtos não o país, ele tá certo tem de fazer negócio com o mundo todo vender as mercadoria mais não deixar nenhum país dominar as áreas estratégicas!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Fernando falcom
5 anos atrás

Área estratégica é uma idiotice inventada por políticos para meter a mão nos nossos bolsos. Veja o setor elétrico, é estratégico mas tem a sexta tarifa mais cara do planeta.

Silvio RC
Silvio RC
5 anos atrás

Caríssimo Samuel, Aque discutimos defesa e geopolítica estratégica. Aprenda a e respeitar as pessoas! Com ofensas a fé e a religião dos outros, não vai acrescentar nada a esse espaço! Igreja Luterana transforma “Dia da Reforma” em “celebração ecumênica” A Igreja Luterana continua tentando reescrever a história. Em 1999, assinou com o Vaticano a “Declaração conjunta sobre a doutrina da justificação”, onde teólogos católicos e luteranos minimizaram boa parte do que Lutero defendia quando deu início à Reforma. Desde o ano passado, o movimento de aproximação vem crescendo, com a defesa do fim do “muro” que separava os dois maiores… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Segundo o IBGE daqui a 1 ou 2 décadas o numero de neopentecostais suplantará o de católicos no pais e eles serão maioria…aquela “bancada evangélica” não foi criada por acaso pois eles já tinham as projeções disso…E alguns lideres religiosos que apoiaram o “mito” estão de olho na privatização das TVs do governo(NBR,EBC, TV justiça, TV senado, TV câmara….)…

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

O fato é que o futuro senhor Presidente de República tem de repensar o que fala. Se tem intenção de chutar a China tem de ter compradores de imediato para continuar comprar no dia seguinte, senão vai ser mais um Fernando Collor de Melo.
Aos Bolsominions: Vamos parar com a intolerância e pensarmos no Brasil como um todo para irmos adiante. Ele, o Bolsonaro, não foi eleito somente para vocês. Foi eleito para o Brasil inteiro. Suas ações vão refletir no país inteiro. Então vamos parar com a birra e caminharmos como brasileiros para frente, para o futuro.

Daglian
Daglian
Reply to  Luiz Trindade
5 anos atrás

Quem faz birra é a esquerda e justamente quem cisma com o Bolsonaro. Não venha querer passar a alcunha de “birrentos” e “intolerantes” a quem votou em alguém que você discorda. Quem, quando faz manifestações na paulista, quebra bancos e os bens públicos? Você, eu e todos sabemos a resposta, portanto por favor, menos hipocrisia e dedo em riste.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Luiz Trindade
5 anos atrás

Não aceitamos trocar a soberania para China, não seria uma África da vida.
A China q se contente.
A boas e saudáveis relações comerciais, nada a mais.
Não queremos seus invéstimentos predatórios aqui.
Não é possível uma pessoa são deixar outro país dotar seus interesses externos, há não ser que sejam interesses de expansão o que não é o nosso caso.
A China se contente com o Brasil liberal ocidental, e a AL também.

Daglian
Daglian
5 anos atrás

“(…) relacionamento China-Brasil, de outra forma próspero e mutuamente benéfico.” Sim, onde o Brasil entra com as commodities e importa manufaturados e eletrônicos, fazendo o Brasil efetivamente um escravo tecnológico da China. Muito benéfico para os chineses sim; para nós? Nem tanto. Não se trata de cessar o comércio com a China, o que seria desastroso para o Brasil, mas apenas de evitar a completa desindustrialização brasileira por isso e, se possível, também barrar o controle que os chineses estão obtendo a preço de banana de terras agricultáveis no nosso país e de obras críticas de infraestrutura. Se não abrirmos… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Outro ponto: “Mais importante, as duas economias são verdadeiramente complementares e dificilmente concorrentes.”. Isso é de uma dissimulação e hipocrisia francamente nojentas. Falam isso como se, pela China ser uma nação altamente industrializada nos tempos atuais e o Brasil depender muito do seu agronegócio, não há razões para o Brasil entrar em conflito econômico com a China. Ou seja: brasileiros otários, continuem nos vendendo os seus grãos e consumindo nossos produtos industrializados, os quais os farão subservientes a nós (chineses) e tem valor agregado muito mais elevado. Não! O Brasil deve se impor e se industrializar na medida do possível.… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
5 anos atrás

Para os que não viveram ou têm memória seletiva, em 2002 o quadro era mais crítico. O partido recém eleito enfrentava desconfiança do mercado financeiro e da diplomacia do maior parceiro comercial à época. Pois bem, arranjos foram feitos, um político hoje condenado e recolhido à prisão foi a Washington, se encontrou pessoalmente com a personificação de toda sua ojeriza ideológica, se tornaram amiguinhos, o dólar voltou a um patamar aceitável e o resto é história. Nada impede que o atual eleito, e sua entourage, peguem um avião, atravessem o mundo e encontrem os representantes de tudo aquilo que abominam,… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Parabéns por expor fatos históricos e não tolices ideológicas, como alguns.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Eu não ligo, conte que fique evidente que somos pro ordem liberal e não vamos aceitar o tipo de investimento predatório chinês que eles fazem na África e no One Belt Road, aqui no Brasil e América latina.
Simples assim, ou aceitam ou aceitam.
Se eles não querem que seus maiores exportadores de comida para seu país sejam países ocidentais, eles que se f#&ão, somos e seremos uma grande potência democrática ocidental.

José
José
5 anos atrás

A China vem ferozmente,como uma serpente sinuosa,envolvendo as nações em sua ânsia de poder e domínio,eles perseguem essa meta e para tanto se dedicam a todo vapor conseguir no menor lapso de tempo possível o domínio absoluto.Um número grande de chineses foram enviados para estudarem nas universidades no exterior,bem como compram e se associam a firmas ocidentais que desenvolvem tecnologias de ponta.Com seu capitalismo selvagem eles deterioram o meio ambiente,pois a sua meta e o chamado desenvolvimento a qualquer preço.Querem superar os USA e ser uma superpotência agressiva e dominante,a fim de que todas as nações não possam mexer uma… Read more »

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Se o canal diplomático-midiático chinês se pronunciou, o assunto ultrapassa o caráter especulativo ou o mal entendido. Se tornou oficial. Os governos do PT tiveram erros relevantes na sua política externa, especialmente na Bolívia e na Venezuela, é fato, e isso por uma miopia ideológica na sua vista esquerda, mas que ela não seja substituída por uma miopia ideológica na vista direita, e de grau maior, afinal, somente a China comprou US$ 50 bilhões em produtos brasileiros em 2017. E ainda há sinais de um estreitamento brasileiro além do usual com Israel, encorajado por um obtuso e impróprio viés religioso… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Então a China não é uma ameaça ? É isso ? Bolsonaro nunca disse em acabar as relações com a China, ele colocou que devemos, ter uma desconfiança dessa relação e inclusive pos um ponto numa questão importantíssima que o viés do investimento chinês, perfeitamente feito sob aqueles que querem controlar. Não foi o Trump que iniciou a retórica contra a China e não é o única que faz. A Austrália já passou leis sob a influência chinesa no seu país, o conselho da UE já falou sobre os riscos do invéstimento chinês, o RU já iniciou uma política própria… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Ozawa, eu considero as tentativas fracassadas de se negociar em blocos (entenda-se: sob o CNPJ do Mercosul) um exemplo de ‘transbordamento’ dos efeitos políticos para o comércio exterior.

A pessoalidade com que Celso Amorim administrou nossa chancelaria até hoje me assusta…

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Rafael_PP, concordo que negociar mercados com os CNPJ da matriz e filiais do Mercosul reunidas possa ter trazido algum reflexo no comércio exterior, sempre traz, mas longe do transbordamento no comércio exterior ao qual me referi, quando muito um escoamento, perfeitamente reversível com um perfex diplomático. Por outro giro, hoje mesmo o novo mandatário fala a um jornal judeu em transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, como fizeram os Estados Unidos e a Guatemala. E pela indisfarçável influência de, ditos, pastores brasileiros que, em regra, não têm uma educação secular satisfatória, e possuem uma sofrível educação teológica, conquanto… Read more »

Caio
Caio
5 anos atrás

Se jair Bolsonaro quer perder o apoio dos ruralistas, que o apoiam tanto como apoiaram o PT nessa politica agroexportadora dependente, é só ele atrapalhar esse esquema e seu governo estará com os dias contados.

Bruno w Basillio
5 anos atrás

“Manda quem tem dinheiro e obedece quem tem juízo ” , a China não fara nada com Bolsonaro , mas os grandões exportadores de commodities brasileiros ,vão caçar ele até no inferno… Gente comece a pesquisar ler bastante se informar melhor , o Brasil não esta em nenhuma condição de pressionar a China em nada , ele precisa colocar as coisas em igualdade , mas tem que ser com inteligência e de pouco a pouco , se Bolsonaro falar demais ele roda e a China continua , tem gente falando ai “aonde a China vai arrumar Commodities “… Bom em… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Pessoal, relaxa. Meses atrás uma turba de latifundiários do centro oeste visitaram o Bolsonaro e explicaram pra ele que o buraco é mais embaixo. desde então ele está sendo muito mais moderado em relação a China.

Um pintinho amarelinho não pode enfrentar um Dragão de 5 mil anos! kkkkk

claudio quadros
claudio quadros
5 anos atrás

quero china exploda eles acabaram nossa indústria nossa roupas ate carros tem so componentes chineses poderia se fabricado Brasil gera emprego poderia ,produzir milho, trigo, algodão e tomate vez de soja para china .tem proibir produtos chineses no Brasil .

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  claudio quadros
5 anos atrás

Opa! Algumas vírgulas agora.

ScudB
ScudB
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Talvez agora vai procurar maiúsculos.Quem sabe..