Home Noticiário Internacional Na Venezuela, general de alto escalão renega Maduro e apoia Guaidó

Na Venezuela, general de alto escalão renega Maduro e apoia Guaidó

6400
169

Em vídeo no Twitter, o general Francisco Yañez, membro do alto comando da Força Aérea, diz que 90% das Forças Armadas estão contra Maduro; ele é o primeiro militar de alto escalão, na ativa, a reconhecer Juan Guaidó

CARACAS – Um general da Força Aérea venezuelana disse renegar a autoridade do presidente Nicolás Maduro e reconheceu o líder oposicionista Juan Guaidó como chefe de Estado em exercício, em um vídeo compartilhado em sua conta no Twitter neste sábado, 2. Ele é o primeiro militar de alto escalão, na ativa, a reconhecer o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó.

No vídeo, o general Francisco Yañez, membro da alto comando da Força Aérea, pede aos militares que desertem. A página do alto comando na Internet lista ele, junto com uma foto, como chefe de planejamento estratégico da Força Aérea.

“Me dirijo a vocês para informá-los que não reconheço a autoridade ditatorial e autoritária de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela”, declarou Yañez, que aparece uniformizado no vídeo, feito em um local desconhecido.

Yañez, diretor de Planejamento Estratégico do alto comando da Aviação Bolivariana, na base aérea de La Carlota, no leste de Caracas, assegurou que “90% da Força Armada Nacional Bolivariana (FAN) não estão com o ditador, estão com o povo da Venezuela”.

“Com os acontecimentos das últimas horas, a transição à democracia é iminente, continuar mandando a Força Armada seguir reprimindo o nosso povo é continuar com as mortes de fome, de doenças e, Deus me livre, de combates entre nós mesmos”, advertiu.

Leia matéria completa no site do Estadão, clicando aqui.

169
Deixe um comentário

avatar
42 Comment threads
127 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
85 Comment authors
PedroAntonio MarceloSantiagoHMS TIRELESS100nick-Elã Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Não sou grande fã do Bolsonaro, mas ainda bem que ele venceu..

Não gostaria de ter na presidência um fantoche de presidiário que mais uma vez nos faria passar a vergonha de estarmos com a cor errada no mapa acima.

Sidy
Visitante
Sidy

Assino embaixo de seu comentário na íntegra. Já nos bastou aquele momento de vergonha alheia protagonizado pela Gleisi.

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Faço minhas as suas palavras!

sub urbano
Visitante
sub urbano

Engraçado, até pouco tempo vc era Bolsonaro desde criancinha. O evolvimento da Famiglia com as milícias do RJ ficaram tão óbvios que mesmo os bolsomynyons mais hardcores moderaram seu Fascismo para não queimaram suas (ainda que irrelevantes) biografias rs

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Como a narrativa do Queiroz já morreu, agora criaram esta das milícias, tentando associar o Bolsonaro a morte da Mariele.

O choro é livre, o Lulla não.

O Governo tem o controle da presidência das duas casas do Congresso Nacional, enfim a nova era vai começar.

E para desejar que ela comece não precisa ser fã do Bolsonaro, basta ser patriota, coisa que a esquerda está longe de ser.

Guilherme
Visitante
Guilherme

Já que a dita esquerda, que na realidade parecem mais urubus atrás do dinheiro publico, não exige tambem da ONU e das autoridades brasileiras, o esclarecimento da morte de Celso Daniel. Quanto ao Maduro, esse ta podre

Renato
Visitante
Renato

Cry, baby cry !!

José
Visitante
José

Enquanto isso,nos seus sonhos vc idealiza os seus demiurgos,os quais vc os coloca no panteão,eles,porém,se locupletam e vc rala.Depois vc vem aqui nesse fórum,ainda que vc seja irrelevantes aos seus amos,lançar insultos gratuitos,só porque vc jogou no 13 e deu 17.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Acho que tu vai melindrar alguns Rodrigo. Os MAVs choram e rangem os dentes

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Eu dei uma resposta para ele…

Não sei pq não apareceu..

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Mas o Maduro é filhote do Chávez, aquele que o Bozo dizia que era “esperança para a América latina”

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Esta que ele falou foi triste mesmo…

Mas esta declaração dele sobre o Chávez, no fim é a origem do mesmo problema que levou ao Queiróz e esta “associação” da família com milícias.

Eles tendem a achar que qualquer um vindo da polícia e das forças armadas são grandes pessoas.

Elogiam e condecoram qualquer um. Uma hora estes fatos voltam para assombrar e a imprensa ainda vai achar muita munição para contra eles neste sentido..

Dai a dizer que eles são corruptos e milicianos tem uma longa distância.

Henrique
Visitante
Henrique

Defensor da Liberdade de quem????

Dodo
Visitante
Dodo

Voce distorce os fatos, na época em que Chaves realizou seu movimento de rebelião, este era pautado no nacionalismo, no combate a corrupção e a velha política(contexto no qual o Bolsonaro falou isso nos anos 90). Somente depois foi que o movimento que seria conhecido como chavismo caminhou para as ideologias que vemos hoje.

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

Apenas trocamos a máfia. Antes do PT e MDB agora do PSL. Assim como o PT fez lavagem cerebral em muitos. O PSL (Bolsonaro) também fez. Não é ato que muito defendem o Lula/PT e muitos defendem os Bolsomaro/PSL, mesmo ambos serem corruptos. Vou além, trabalho no MP, e a corrupção só aumenta, do governo e do prórpio orgão. Se os Bolsonaro aparelharem mais que o PT já era. Nova era mesmo. Ainda mais corrupção e nem matéria vai sair no jornal, pois nem eles vão saber. Meu tio é delegado da PF e tb já esta vendo que cada… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Para de fumar que tá estragada.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Sei não. Tão falando aqui que o Bolsonaro está grave e vai morrer.

Jardel
Visitante
Jardel

Parece que a estratégia de pressão está funcionando.

Heitor
Visitante
Heitor

A torneira principal foi fechada, a fonte mais abundante de dinheiro para o regime criminoso foi cortada, pegou na espinha dorsal do podre.. finalmente está caindo

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Transcrevo aqui um texto anteriormente postado por mim no Aéreo: O maior problema da Venezuela não é Maduro e sim o aparato militar que o mantem no poder. Os militares venezuelanos são os fiadores do bolivarianismo, simples assim. Esses infames são os verdadeiros responsáveis por toda a desgraça e miséria que se abateu sobre o povo venezuelano, massacrado com disciplina e eficiência militares. Implantaram esse nacionalismo demente de raiz socialista em troca de muita corrupção, seja em forma de privilégios institucionais ou com fortes indícios de participação em tráfico de drogas, entre outros malfeitos. Os militares venezuelanos destruíram absolutamente tudo… Read more »

Brunow basillio
Visitante

Quem da legitimidade a uma ditadura é sempre as forças armadas , um regime autoritário começa com o populismo, mas quando a coisa começa a apertar a população de um modo geral “pula fora” já as FAs fica junto até acontecer o pior …
Se as Forças Armadas zelasse pela democracia não teríamos ditaduras na Venezuela ,Cuba, Koreia do Norte ,Síria etc ..
Resta a pergunta, as FAs servem a quem ? O povo ou o presidente ?

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Ao CMT das forças armadas, o Presidente.
Assim é na quasr totalidade dos países, o Chefe do executivo é o CMT das forças armadas.

Guina
Visitante
Guina

Isso no papel, porque o papel aceita qualquer coisa. Se eles tem as armas eles fazem o que julgarem melhor.

Heitor
Visitante
Heitor

Me perdoe mas isso é anti republicano.. o presidente é eleito pela autoridade do povo nas urnas.. por que o povo deve se ferrar e o presidente se salvar?

David
Visitante
David

Em 2015, pouco antes da presidente Dilma ser afastada, ela tentou junto ao General Villas Boas, um apoio das forças armadas para assegurar o seu mandato e teve como resposta: “Nas forças armadas temos uma máxima senhora presidente, ordem ilegal além de não se cumprir ainda prendemos aquele que ordenou”.

Dodo
Visitante
Dodo

Ou matamos tbm lkkkk

Heitor
Visitante
Heitor

O certo são as forças armas servirem o povo em geral, incluindo o governo.. presidente, senadores e deputados tbm são parte do povo… São pessoas… Vc fez um alusão interessante sobre os militares no poder e o que podem fazer pelo poder.. logo, devemos nos perguntar se os perigos de militares no poder na esquerda, igual a Venezuela, também seriam visíveis em um governo de direita?

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Evidente que sim. Uma coisa é o setor militar defender o Estado e suas instituições. Outra bem diferente é o setor militar defender um regime falido e totalmente dissociado da realidade social e econômica da nação. São parâmetros totalmente diferentes.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Onde assino ?

Acrescento:

Oficiais Generais e Oficiais Superiores 99.99% são criminosos, facínoras.

Pode haver esperança nos oficiais intermediários e sargentos.

PODE, não sabemos !

MFB
Visitante
MFB

Maduro já foi, falta só um leve empurrão.

Cinturão de Orion
Visitante
Cinturão de Orion

É isso aí.

Andrigo
Visitante
Andrigo

Se 90% dos militares estivessem contra Maduro, ele já teria caído.

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Na política isso é o pão de cada dia.

Delfim
Visitante
Delfim

Por mais que se fale mal do regime militar brasileiro, nosso país não foi rifado e dilapidado, interna e externamente.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Só ficou afundando na lama uns 15 anos.

Celso
Visitante
Celso

Defensor……voce nao sabe nada mesmo. E obvio que enfrentava-mos dificuldades financeiras , isso ja em 1973 em vista do primeiro colapso da conta peroleo em funcao do bloqueio feito pelos arabes. Aa epoca o governo vinha via endividamento externo, tocando inumeras obras relativas a melhorar e ampliar a infraestrutura que era pessima no Brasil. Como isso nao podia parar, infelizmente adviram em 1980 mais um colapso financeiro mundial (vide bolhas especulativas nas principais bolsas de valores no mundo). Ja em 1985 qdo foi passado o governo as maos do do ladrao do maranhao (sarney (minusula mesmo)), ai sim o peso… Read more »

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Concordo Celso, e se me permite vou além quanto a esse erro que credito a Juscelino: além do endividamento pela construção de Brasilia, a transferência da capital para lá deixou o Rio de Janeiro órfão, uma vez que na então capital tudo era federal, e o estado fluminense, muito pequeno territorial e economicamente, orbitava em torno do Distrito Federal. Aliando os maus governos que se sucederam naquele estado com menos receita, crises econômicas e outros fatores, os índices de criminalidade e a qualidade vida dos cariocas só pioraram até o ponto em que se encontra. Duvido que a atual situação… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

Brasilia foi um erro até do ponto de vista arquitetônico. O Paulo Mendes da Rocha, que deve ser o mais importante arquiteto brasileiro, diz que a arquitetura de Brasilia foi um tropeço historico. Eu concordo com ele.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Não, não foi. o ganho com a política de interiorização do país foi imenso e estratégico. Tanto que durante a ditadura os militares souberam fazer uso do processo que já havia sido iniciado. Sobre a arquitetura: é verdade que a cidade tem problemas de escala. A escala monumental é diferente da escala humana o que foi um desastre para o transporte público. E eu pessoalmente detesto essa conversa do Niemeyer sobre “trabalhar numa obra de arte”. Porém, o trabalho de adequar a arquitetura à morfologia do solo da região foi simplesmente impecável. A experiência é totalmente diferente dessa vida em… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Renato, como morador do Rio, lhe garanto que você não vai achar alguém com menos de 50 anos com essa “dor no cotovelo” geralmente só gente que viveu na época em que aqui era capital( leia-se gente acima dos 70 anos) inda reclamam desse fato kkkkk

Renato B.
Visitante
Renato B.

Verdade, observo isso toda a vez que passo por lá.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Renato, o processo de interiorização do Brasil já estava em andamento no período em que Brasília foi projetada e construída. O motor desta interiorização, como não poderia deixar de ser, foi econômico: a expansão das fronteiras agrícolas do país que, anos mais tarde, possibilitou a explosão do agronegócio e o surgimento de cidades como Sorriso, que nascida em 1986 (eu já bebi whisky mais velho) hoje já tem quase 100 mil habitantes e PIB per capita de quase R$ 60 mil. Sobre arquitetura, Brasília tem dois grandes problemas que, como uma CIDADE PLANEJADA, ela não deveria ter. O primeiro, como… Read more »

Renato B.
Visitante
Renato B.

Jacinto, Brasília tem problemas de projeto? Claro que tem, não existe projeto perfeito. A começar pelo estimativa de população que foi grosseiramente subestimada. Mas a cidade é desigual porque não flutua no vácuo, está num dos países mais desiguais do mundo. A transferência da capital era um projeto estratégico de longa data, como poucos no país. O nome Brasília foi sugestão de José Bonifácio e a definição do local foi feita ainda no século XIX. Concordo que não foi a única iniciativa, a Marcha para o Oeste de Vargas prova isso, mas processo de interiorização foi simplesmente turbinado e adiantado… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

Meu problema com Brasília não é com os políticos porque os políticos não representam nem 1% da população do Distrito Federal; e, evidentemente, os políticos que estão lá não foram eleitos lá. Eles foram eleitos em seus respectivos Estados. Estão lá de passagem. O problema que eu discuto é de projeto mesmo. Os problemas de Brasília – que eu mesmo afirmei serem comuns a todas as cidades – não deveriam existir na escala em que existem. São – como você afirmou – erros de projeto. É por isso que eu afirmo: Brasília, como uma cidade arquitetonicamente planejada, fracassou. O grande… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Porque ? Lamento mas aparentemente Paulo Mendes não deve ter estudado na faculdade de arquitetura o movimento pós modernista de 1922, ou o futurismo do século 19. Isso é falar que ele vai de encontro com a vasta maioria dos estudiosos no tema(tanto é assim que Brasília já ganhou reiteradas vezes prêmios de arquitetura internacionais). Desculpe,mas desconfio que ele, assim como outros que criticam a arquitetura da cidade, o façam por críticas a classe política(leia-se “raivinha” de político), do que por um fator estritamente artístico/intelectual/histórico

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Estou vendo a série histórica aqui e a dívida pública no regime era bem maior que no período JK. Zero para você.

Celso
Visitante
Celso

Defensor, podemos ate discutir o assunto, mas aqui nao e o lugar adequado. Reveja com muito mais cuidado essa serie historica. Tudo tem que ser proporcional e pesado de acordo. Essa comparacao nao e tao simples assim como pensa ou acredita. Eu vivi essa epoca e voce ? Alguma vez na vida precisou ficar numa fila aa 1 hora da manha pra conseguir 1 kg de feijao ? ou 1 litro de oleo ? E isso em Sao Paulo hemmmm a famosa CARESTIA . Voce viveu o famoso de ouro para o bem do Brasil ? sabe porque ? Divida… Read more »

francisco
Visitante
francisco

Inclua o Delfim Neto, o superministro dos governos militares, que dizia abertamente: “dívida não se paga se administra”. Ele passou os 20 anos de governo militar rolando a dívida e quando os civis retornaram ao poder o Brasil devia até o fundo das calças. O Collor e o FHC foram um desastre para o pais, acabaram com as estatais iludindo o povo com a falácia da eficiência da empresa privada. A vale (privada) acaba de matar cerca de 400 brasileiros e deixar rios poluídos e mortos, mas ninguém fala nada. O brasileiro é roubado diariamente pelas empresas de telefonia móvel… Read more »

Eduardo
Visitante
Eduardo

Esse povo que defende a privatização não viveu a “época de ouro” dessas empresas e não sabe como o serviço delas era ruim. Sistema Telebras? Alguém lembra disso? As teles estaduais, Telerj, Telesp? Deixa eu contar só essa, minha mãe teve que vender as joias de casamento para pagar o telefone fixo que ela se inscreve e foi sorteada… isso mesmo, dois absurdos, preço estratosférico a ponto de ter que se vender joias de casamento e sorteio para adquirir uma linha. Se tem alguém que acha que o serviço era bom, está redondamente enganado. Linha cruzada, alguém hoje sabe o… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Excelente comentário. Linha cruzada era maior viagem. As cenas inusitadas ao ir atender telefone na casa dos outros tbm eram bacanas.rs

Flanker
Visitante
Flanker

Vou usar só seu exemplo da telefonia: na época da telefonia estatal, ter um telefone era sinônimo de status! Só quem tinha grana tinha telefone. Eu tinha um tio que investia comprando linhas telefônicas da estatal aqui do RS. Quando foi privatizada, ele ganhou uma bela grana vendendo as ações que possuía da estatal…se chamava CRT. Uma linha telefônica custava muito, mas muito caro. Por que? Porque a mastodontice estatal não permitia investimentos em tecnologia e expansão das linhas. Hoje, mesmo com todos os problemas com as empresas de telefonia, qualquer um, mas quem quer um mesmo, pode ter um… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Adriano eu discordo, não fazia mais sentido uma capital no Rio, a cidade já estava demasiado inchada, isso sem falar que em que pese os custos, é indiscutível o fato de que Brasília foi responsável pela efetiva integração territorial do Brasil, até então, Estados como os do centro oeste eram tratados como os Estados do oeste americanos no século 19, “a fronteira final, a terra sem lei, a zona onde o fraco não tem vez, etc…”, o norte então nem se fala. Não vou nem entrar no mérito da defesa militar da capital, visto que uma força invasora agora teria… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Exato, se vocês reclamam da infraestrutura do Brasil hj é pq não viveram nos anos 60/70(não seria exagero dizer que naquela época vivia-se como hj vivem certos estados africanos). Devemos muita coisa a obras feitas durante o governo militar

Cinturão de Orion
Visitante
Cinturão de Orion

Verdade: “… uns 15 anos …” dos governos do PT. Acertaste “na mosca”.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

A fórmula usada para crescer a economia do PT foi a mesma do regime, mas um é bom e o outro é ruim…hipocrisia é f….

Celso
Visitante
Celso

A unica hipocresia e a sua que nao enxerga um palmo diante do nariz………arghhhh

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

E por pior que tenha sido a Esquerda, não criou Senadores Biônicos para criar uma liderança artificial no Senado como fizeram os generais.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Eu era garoto em 1988 e ainda morava no Brasil.
Me lembro muito bem como os heróis da ditadura deixaram o pais. Em colapso financeiro. A economia simplesmente implodiu. Lembro muito bem meu pai comprando um Fusquinha usado por 30 bilhões de Cruzeiros!!!. Depois veio o Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, e finalmente o Real.

Celso
Visitante
Celso

alem de nao viver mais no Brasil, ainda se permite divagar sobre epocas ou assuntos que nao vivenciou. As sasonalidades economicas sao identicas e flutuam a cada 10 anos. Decadas razoaveis, sao acompanhadas por outras horriveis. Leia bastante sobre esses assuntos e entenderas melhor. Tais fatos ocorrem mundo afora e nao somente aqui no brasil. Gasta-se muito e depois se corre para pagar a conta. Enfim……milagre de uns, miseria de outros. Tal qual o milagre chines ou a fartura americana e outros, algum dia alguem deixa de financiar a farra, ai veremos como se comporta a sociedade. Nao existe pais… Read more »

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Se era mesmo como você escreveu, imagine quantos dígitos os displays de calculadoras e caixas registradoras deveriam ter para acomodar tantos zeros à direita…

Jeff
Visitante
Jeff

Eu lembro que naquela época, que não teve nada de ditadura, se podia andar na rua sem o perigo de um drogado te matar pra roubar 10 reais. Tinha viatura circulando pela noite e abordando o povo na rua, só te pediam pra mostrar a carteira profissional. Trabalhadores eram liberados numa boa, já os maconheiros de plantão tomavam umas bolachas e pontapés na bund@ pra criar vergonha na cara. Não tenho nada a reclamar dos militares. Nunca tive problema com o regime. O Brasil prosperou muito naquela época. . Pena que brotaram uns Caetanos e Chicos, lulas e Fernandos, que… Read more »

Conan
Visitante
Conan

Sei la o que seu pai te contou mas em 1988 eu já tinha 31 e meu fusquinha custou alguns milhões de cruzeiros. Eu acho que você se confundiu com a Alemanha pós primeira guerra mundial . Fato que a inflação estava alta e todo mundo aplicava no overnight para proteger sua renda mas nem de perto com o que você esta falando.Quando a Volkswagen colocou o motor 1.8 do Santana em um Gol e o envenenou com um comando de válvulas alemão, criando o primeiro Gol GT, de 13.2 milhões de cruzeiros (59.480 reais). Seu principal rival era o… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Meu caro, não a mesma lama de Brumadinho ou Mariana. Se hoje vc tem luz, estradas, etc foi graças a este período, que realmente teve gastos e gerou inflação, devido aos investimentos em infra-estrutura do país. Se vc me mostrar uma grande obra iniciada e terminada após o período militar eu mudo de ideia, só não vale o porto de cuba, pasadena, jbs, odebrecht e a reforma do sítio e da kitinet de 3 andares do lula.

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

A ditadura militar brasileira deitou e rolou, enfiou o Brasil em dívidas impagáveis, imprimiu dinheiro como se não houvesse amanhã, criou regras para o mercado dignas dos países mais socialistas da Terra(quem lembra da reserva de mercado?), isso pra não tocar em assuntos humanitários. O Brasil só não afundou de vez graças ao verdadeiro MILAGRE do dream team econômico que elaborou o plano real, além do tamanho natural da nação. Não falimos graças a ditadura militar, mas quase. Não falimos graças ao PT… Espero daqui uns anos, com reforma previdenciária, simplificação de impostos e cortes de gastos voltar e poder… Read more »

Celso
Visitante
Celso

Fernando, nao fosse assim, voce e tantos outros aqui ainda estariam pegando o bonde, correndo em ruas de tera, talvez no lombo de um jegue para visitar parentes, nao teria aeroportos (bons ou ruins, mas nao teriam), rodovias sofriveis e muitas muito boas, nao teria energia eletrica e estaria acendendo lampioes e ou velas, enfim…..saiba que um pais nao se afunda, sofre recuos, mas nao afunda. Voce e um daqueles que fala sobre reformas, mas com certeza nao sabe bem qual a melhor ou a que menos vai afetar a voce e outrens. Quando o pirao e pouco o seu… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Fernando Turatti
Concordo com tudo o que disse.
O pessoal aqui vem com essa “conversinha fiada” de que nao houve ditadura e sim “regime militar” so para acorbertar os desmandos que aconteceram na naçao durante este periodo.
Por mais que eu desteste o PT, a Ditadura Militar foi bem pior. O Brasil fazia parte do Terceiro Mundo, ou como era citado nos livros de historia: fazia parte dos Países Subdesenvolvidos que ainda ficavam abaixo do Segundo Mundo de onde faziam parte os paises “socialistas”.
Mas a direita retrograda jamais aceita isso.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

E agora não é mais terceiro mundo ?

Dodo
Visitante
Dodo

Rodrigo, essa terminologia é ultrapassada, hoje em dia, na economia e na geopolítica(tbm como eu aprendi na escola) é o seguinte sistema de classificações : temos é países desenvolvidos, outros em desenvolvimento mais elevados ou menos elevados, e por últimos chamados “failed states”(estados falidos na tradução literal). Ou seja, teríamos um país desenvolvido( ex: Suécia), países em desenvolvimento mais avançado(ex: os países dos BRICS, os tigres asiáticos, alguns países do Oriente médio como Emirados Árabes Unidos e catar, etc…), paises em desenvolvimento mais atrsados( ex: os países da América Central, alguns países na África e Ásia, etc…), e por fim… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Na boa..pra mim o Brasil continua no 3º Mundo e dependendo do momento flertando com o 4º

Dodo
Visitante
Dodo

Rodrigo, para você então o brasil está no mesmo nível econimico , militar e de importancia de Gâmbia, haiti, Burkina Faso etc… ? Amigo essa classificação sua não é mais utilizada pela literatura econômica/geopolítica a pelo menos 20 anos. Justamente pelo fato de ser rasa e bastante simplista em sua análise dos países. Somos desenvolvidos plenamente? Claro que nao, mas não se pode querer colocar todos os países em desenvolvimento no “mesmo saco” sacou ?

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Velho…

Isto é a mesma coisa das mudanças de classe social do Lulla..

ao invés do pais melhorar ele baixou os requisitos..

O Brasil continua na mesma m….. de sempre..

Não subiu de nível..

Grande m…. se na classificação atual subiu de status.

Entendeu agora ? Se precisar eu faço um desenho para você.

Dodo
Visitante
Dodo

Entendi então, para você nois estamos no mesmo nível desses países que eu mencionei, faz total sentido, o que é o brasil né? Melhor nos reunirmos logo com a Somália e outros países do “nosso nível”. Afinal, nossa economia, importância política e nível de infraestrutura é igual a dessas nações, o que são os economistas e estudiosos no assunto perto de você Rodrigo e seus conhecimentos técnicos dos anos 70

MGNVS
Visitante
MGNVS

Dodo
É exatamente isso.
Como é bom conversar com gente que realmente lê e entende os comentarios dos outros sem levar para o lado pessoal, isso leva o debate a um nivel bem superior.
Mas aqui no blog parece que alguns comentaristas ainda vivem na decada de 80, principalmente os “papagaios” da direita retrograda que so sabem ficar repetindo a mesma baboseira ideologica de sempre.

Dodo
Visitante
Dodo

Obrigado MGNVS. Eu tento ser o mais imparcial e técnico nos meus comentários, infelizmente é como você disse, tem uma galera que deixa a afinidade ideológica funcionar como uma “coleira” que os impede de ver a realidade dos fatos de forma clara.

Junior Marchi
Visitante
Junior Marchi

Se ser um pais de 2º Mundo é ser como Cuba e CN prefiro ser de terceiro mesmo… cada uma que a gente lê aqui.

MGNVS
Visitante
MGNVS

E quem disse que o Brasil é igual Cuba ou North Korea?
Amigo… va estudar um pouco.
O Brasil nunca seria comunista.
O nosso país nunca teve e nunca vai ter um perfil comunista pq aqui o povo so pensa em futebol, carnaval e cerveja.
Esse pessoal da direita retrograda precisa voltar para o antigo Mobral.
Bando de papagaios que repetem o mesmo tipo de cousa sempre. Esse disco ae ja esta pra la de arranhado.
Aqui de um lado tem os esquerdinhas populistas e do outro lado tem os papagaios da direita lambe-bota.

Bosco
Visitante
Bosco

O pior esquerdista é o que posa de isentão. Muitos por vergonha de dizerem que votam no PT mentem e dizem que votaram no Ciro. rsrssss
Geralmente não contribuem em nada ao debate e só abrem a boca pra falar mal dos lambe botas dos americanos e pra não deixar de parecer isentão, vez ou outra chama os vermelhinhos de “populistas”. É o máximo que um isentão consegue se depreciativo com seus companheiros de esquerda. rrsssss
Seria cômico se não fosse só cômico mesmo. rsrssss

MGNVS
Visitante
MGNVS

Bosco… concordo plenamente com vc.
Eu lembro que numa outra postagem vc disse que vc mesmo era petista… ou melhor Boscomunista… kkkkkk… ou Bosco Yeltsin…. kkkkkkkk…
Essas palavras que disse servem perfeitamente pra vc mesmo… um esquerdista disfarçado de direita que tenta ser “isentao”…
Boscowitz… essa foi sua melhor piada.
Eu rio muito do seu besteirol ideologico aqui.
kkkkkkkkk… vc é uma piada pronta… o bobo da corte.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Onde assino Boscovisk?!?!

MGNVS
Visitante
MGNVS

Boscovisk…rima com bolchevique… kkkkkkk
O apelido cai bem para um petista disfarçado de direita querendo pagar de isentao …. kkkkkkk

Flanker
Visitante
Flanker

Os militares erraram numa coisa: não acabaram o que começaram na guerrilha do Araguaia. A merd@ que aqueles guerrilheiros não conseguiram fazer naquela época, quase conseguiram fazer quando assumiram o poder 30 anos depois. Simples assim!

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Bem dito, Fernando. Acontece que ficam ai querendo re-escrever a Historia. Me lembro muito bem quase todos os dias os bancos carimbando novos valores nas notas.
Mas não podemos fallar disso, não. O único permitido é dizer que o golpe da Ditadura foi revolução popular, salvou o Brasil do diabo, e deixou o pais no apogeu do seu desenvolvimento sócio-econômico.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Quem tenta re-escrever a história são os seus amigos da esquerda que dizem que lutavam por democracia, enquanto queria na verdade transformar o Brasil em mais um satélite da URSS..

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

A falta com a verdade da esquerda bolchevique não faz do discurso que válida políticas da ditadura militar menos mentiroso, torpe e absolutamente doentio. Ambos podem ser e de fato o são absolutamente reprováveis por qualquer pessoa de bem.
A ditadura militar se travesti a de direita enquanto tinha a economia idêntica à do PT, os lambe dores de botas defendem porque não entendem nada a respeito do tema. Provavelmente a esquerda retomará o poder graças a saudosistas da ditadura como o senhor.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Isto eu concordo 100% com você…

Sempre falo que os militares era o Socialismo Verde Oliva

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

João, tecnicamente a hiper inflação estourou já no governo civil, muito embora as causas estejam na ditadura. Já sobre “não saber quais as reformas necessárias”, ou sobre “andaria em estradas de terra”, bom, essa visão desenvolvimentista através de gasto público e endividamento a juros altos é LITERALMENTE a mesma visão de mundo do Partido dos Trabalhadores. Uma visão torpe, que corrompe o estado, como bem sabe nosso atual ministro da economia.
Aparentemente o blog é repleto de recém convertidos que acreditam ser de direita, muito embora defendam endividamento nacional e reservas de mercado…

Flanker
Visitante
Flanker

O mundo era muito diferente do que é hoje. Os militares tiveram muitos erros…Mas tiveram também muitos acertos. Erraram com a reserva de mercado e não investir na indústria local pesadamente. Mas acertaram em muito quando investiram pesado em infraestrutura. Durante os governos militares foram construídos mais de 100.000 km de rodovias asfaltadas! Construíram Itaipú. No quesito segurança pública, nem se compara ao caos de hoje em dia. Mas, cada um enxerga as coisas pelo seu ponto de vista.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

O começo do fim?

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Infelizmente veremos a Venezuela entrar numa guerra civil para poder tirar esse crápula do governo.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

Central Intelligence Agency em ação.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Não sendo com meu dinheiro, eles podem fazer oque quiserem. Foram eles que colocaram o bolivariano Chávez lá, eles que limpem a cagada que fizeram.

Paulo
Visitante
Paulo

Uai! Pensei que vc defendia ¨a liberdade¨ e não o seu dinheiro. Que egoísta!

Sidy
Visitante
Sidy

Não acredito. Se perder o apoio dos militares, não restará quem lute por ele.

Cinturão de Orion
Visitante
Cinturão de Orion

Acho que não. Se antes não for preso pelas FFAA, em breve Maduro vai fugir do País e se exilar na Rússia, China ou em Cuba.

Junior Marchi
Visitante
Junior Marchi

Que nada como todo esquerdinha caviar, vai viver em Paris com oque roubou da população de lá.
A retorica deles só serve pra transformar o pais deles com tentaram aqui em uma Cuba ou CN mas quando a porca torce o rabo eles vão pra Cidades que eles criticam que esta cheia de burgueses opressores.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

O trump deve ter exigido uma intervenção com o menor custo possivel.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Já é uma mostra de que Maduro pode vazar na braquiária a qualquer momento!!!

JClaudio
Visitante
JClaudio

Não existe um único caso de ditadura sem apoio das forças armadas. Primeiro apoia a ditadura, depois, como os ratos, abandonam o navio durante o início do naufrágio. Depois, ainda quer posar de herói.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Bom, todo mundo que teve SENSATEZ avisou que isso iria acontecer, só os lunáticos e dementes apostam no Maduro, pois devagarinho a PRESSÃO dos países unidos iria começar a sentir efeito, e isso é só o começo, aos poucos outros generais e outros militares mais abaixo, vão se dar conta da M…. que é continuar apoiando esse ditador, como eu já falei várias vezes, é uma questão de tempo para ele cair.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Nada mudará na Venezuela. Se depender dos Estados Unidos e da possível coalizão com Brasil e Colômbia, jamais tomarão uma atitude.
Trump não tem motivos suficientes para justificar ao seu povo uma intervenção caríssima e talvez conturbada.
O Brasil assim como a Colômbia, estão passando por um momento de restruturação. Jamais eles entrarão nesta fria investida.
Infelizmente o povo venezuelano está fadado a continuar perecendo.
Desafio os especialistas a conseguirem argumentos sólidos contra a Venezuela.
Lembrando que questões sociais é sempre direcionada para a ONU.

Elton
Visitante
Elton

Se o presidente interino da Venezuela realmente quisesse mudar alguma coisa lá ele pediria para comunidade internacional armas e munições para montar uma resistência armada,os americanos e europeus sabem como desembarcar armas sem registro aparecerem sem rastros aonde eles quiserem.

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

E dar o inimigo que esse doido procura para poder justificar suas sandices?

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Deixando claro que acho mais do que necessário a saída de nicolas maduro.
Porém aos olhos das potências mundiais, não existem fatos relevantes, que justifiquem uma intervenção militar.

Diego K
Visitante
Diego K

Guerra civil? Nenhum futuro governante quer uma coisa dessas. Seu nome manchado como a pessoa que detonou o país, matou milhares. Tem que virar o jogo aos pocos igual estao fazendo. Guerra civil quando termina o saldo é terrível, e as vezes não termina, fica grupos de resistência, tipo as Farcs.

XFF
Visitante
XFF

O maior problema na Venezuela não é Maduro, mas os Estados Unidos. São eles que estão agitando Venezuela semeando discórdia entre os Venezuelano. Colocaram sanções duras para piorar a economia da Venezuela, bloquearam ouro e dinheiro do petróleo do país para enfraquecer o governo e ainda culpam o governo pelos problemas econômicos que o país vem passando.
Colocaram fantoche Juan Guaidó como presidente sem passar por voto popular. Isso é intervenção direta nos assuntos de outro país.

Gorgoroth
Visitante
Gorgoroth

Delírios de um sábado a noite. huhuua

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Hahahahahhahaha essa foi boa, conta mais uma! Hahahahahaha

Cinturão de Orion
Visitante
Cinturão de Orion

É inacreditável como o rato SEMPRE culpa o gato pela sua morte iminente.

Diego K
Visitante
Diego K

A Venezuela ta fraca e os EUA tem a chance de transformar esse país numa democracia aliada a eles, minando de vez o investimento chinês e russo do país, alem de minar a influência deles no quintal americano. Natural os EUA aproveitar a situação, mexer seus pauzinhos, mas ela não foi criada pelos americanos, foi pelos proprios erros dos bolivarianos.
Maduro fraudar eleições, prender opositores, nomear ministros da suprema corte, elaborar assembleia constituinte fez td que os EUA desejaram kkkkkkk.

cwb
Visitante
cwb

os reptilianos não tem uma parcela de culpa também?

Anthony
Visitante
Anthony

Papo lunático de quem foi doutrinado em uma Federal….

Proferssorzinho comunista (caviar), t falou isso TB? E vc aqui arrotando, se achando… Vai ganhar pontinhos??

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Você não entendeu… a culpa é dos romulanos…..

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Welcome back, xings.

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Fuja enquanto é tempo cumpanhero, não haverá cadeia pra vc igual seu comparsa tem do lado de cá, o fim da sua história será em praça pública!

XFF
Visitante
XFF

Falaram mesma coisa na Síria que Assad tinha que sair e não deu em nada. Guerra psicológica não incomoda ninguém, só quem tem mente fraca.

737-800RJ
Visitante
737-800RJ

Parece que o Xings tem um novo nick para ficar aqui defendendo a ideologia mas fracassada e ditatorial do planeta. O tempo passa, mas os comunas não mudam…

CB Vicente
Visitante
CB Vicente

Os pilares estão trincando kkkk

jagderband#44
Visitante
jagderband#44

O ouro já foi no 777-200ER Russo.
Pobre povo.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Cadê os MAVs da esquerda agora? Se calam? Que desculpa darão agora pra defender o comoanheiro Maduro. So pra lembrar o calote em Abreu Lima quem vsi pagar som9s nós e mais as obras lá e em cuba via BNDS

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

O Metrô de Caracas está pago, pelo BNDES ou seja ….NÓS.

Rodrigo Passos
Visitante
Rodrigo Passos

Eu tenho uma dúvida, se alguém puder responder eu agradeço. É verdade que o Brasil só tem munição para uma hora de combate? Li isso um tempo atrás numa revista, inclusive vindo de um militar. Só não sei se a matéria era fake news…

Tutu
Visitante

Mais fake impossível!!!

cwb
Visitante
cwb

Rodrigo
munição tem prazo de validade.
As forças armadas tem o suficiente para as demandas na paz que é essa uma semana.
No caso de guerra eles colocam a máquina para rodar.
Acredito que nossa capacidade de produção atenda uma hipotética luta contra qualquer inimigo regional.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Bom dia Rodrigo. Isso já foi discutido várias vezes aqui. Na verdade isso foi um exemplo equivocado e irresponsável de um general que queria chamar atenção para a penúria de equipamentos do EB. Contudo, conforme explicado pelo colega acima, munição tem prazo de validade e não seria viável manter estoques maiores em tempos de paz. Aproveito para lembrar do que escreveu o Collombeli ou o Agnelo…A Indústria brasileira possui capacidade de cadência de produção, caso necessário, em um eventual esforço de guerra, de produzir munição para 14 dias de conflito de alta intensidade, a cada dia de produção. Faz tempo… Read more »

Guina
Visitante
Guina

Meia verdade. Só fazer as contas: O Brasil está em guerra ou está muito perto de uma? Tecnicamente não. Munição tem prazo de validade? Sim, então é bom ter somente se for pra usar e não ter muita pra ficar pegando poeira. Como é o mercado de armas no Brasil? Péssimo, por causa do estatuto do desarmamento. Se só um nicho de atiradores esportivos e o pessoal das forças armadas e policiais podem gastar comprando munição, pra que fabricar tanta munição? Lógica básica de mercado, não produza se não tem demanda. Em suma, Em estoque é isso aí, mas por… Read more »

Tutu
Visitante

Como posso colocar uma foto no perfil?

Munhoz
Visitante
Munhoz

Analisando alguns veículos de comunicação, temos algumas pistas do que esta para acontecer, não costumo consultar muito o Sputnik no entanto na ultima consulta que fiz fica evidente que a Russia já esta do outro lado, eles não são bobos.

Só para ficar registrado !

Cinturão de Orion
Visitante
Cinturão de Orion

Percepção mútua.

Wilton Santos
Visitante
Wilton Santos

A União Africana que congrega 55 países declarou apoio ao Maduro!

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Aaaaagora a vaca foi pro brejo!

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Nenhuma novidade, na África está cheio de “presidentes” que nem o Maduro, o país vive na miséria mas eles sempre ganham as “eleições” eternamente. Olha os países que reconhecem o Maduro: ditaduras africanas, Irã, China, Síria… só países com compromisso com a democracia, só isso já diz tudo.

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Procurem saber quem são os amigos do nobre e ilibado 🇺🇲Estados Unidos, e eu não estou falando das democracias, estou falando daqueles que os EUA não fazem questão de mostrar e que com certeza nunca apareceram no jardim da casa branca lado a lado com algum presidente americano… A sujeira é bem mais embaixo🤔😐‼️ Guiné Equatorial, Uzbequistão, Myammar, Azerbaijão, Etiópia, Tadjiquistão, Ruanda, Camboja, Uganda, Kirguistão, Quênia, Djibouti e Kasaquistão, são uma das grandes “DEMOCRACIAS” aliadas de Washington… O governo de 🇺🇲Washington 🇺🇲, mostra indignação, repúdio e asco contra o governo de Maduro, mas seus aliados democráticos africanos e europeus fariam… Read more »

Zeca
Visitante
Zeca

Certamente o continente que é exemplo de democracia.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Maduro vai cair sem que sejam disparados sequer um tiro. Provavelmente ele ja esta pedindo asilo em Cuba ou na Russia, isso se ele tbm ja nao desviou uma significativa quantidade de ouro para esses países.

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Não tenha dúvidas!

Renato B.
Visitante
Renato B.

Se for assim a América Latina está no lucro.

Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

Off, ma non troppo:

Granada da I Guerra Mundial encontrada em carregamento de batatas francesas

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/granada-da-i-guerra-mundial-e-encontrada-em-carregamento-de-batatas-francesas

Carta Branca
Visitante
Carta Branca

Os senhores estão superestimando o discurso venezuelano, a chance de ter guerra civil é zero, é parte do discurso alarmista pra se manter no poder, o mesmo discurso que Lula usava dizendo que se fosse preso o MST ia tocar fogo no país. Maduro está isolado, depois dele banir a oposição de participar das eleições, 50% do eleitorado faltou as eleições, cerca de 7 milhões de pessoas foram votar, sendo que grande parte era de funcionários públicos que são intimidados a votar, cerca de 3 milhões de pessoas, e pessoas que dependem de benefícios do governo (bolsas clap e etc),… Read more »

Marcos
Visitante
Marcos

@OFF mas nem tanto

Maduro incorporou as milicias ao Exército. Agora eles possuem o “maior” exército “””regular””” do continente americano e um dos maiores do mundo.

cwb
Visitante
cwb

agora que as milícias foram incorporadas
as forças armadas,em teoria elas poderão comer as berinjelas da horta do pessoal da frota de submarinos…
chega a ser cômico,mas é triste….

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

Só para lembrar que o Exército do Iraque de Saddam também era um dos maiores e dispunha até de maior número de caças e blindados que o Maduro. e mesmo assim Saddam terminou na ponta de uma corda . Não ache que os Venezuelanos vão lutar como os japoneses ou alemães e que haverá um Dia D Caribenho com 250 mil americanos, brasileiros e colombianos desembarcando na Costa Venezuelana sob fogo de artilharia . NÃO VAI SER ASSIM Mercenários e milicianos vão ser os primeiros a sumir entre a população civil antes mesmo de chover milheres de mísseis Tomahawk abrindo… Read more »

Anthony
Visitante
Anthony

Pq o pessoal do PT não vai lá apoiar Ele?

KD os proferssorzinho comunistas das Federais, q defendem tanto o comunismo e/ou socialismo, q não vai lá ajudar maduro???

Pq na teoria… Tudo eh lindo!!!! Mas na prática …

São covardes q “mandam os outros”(alunos), defenderem “a causa”… Eles ficam “em casa” (na retaguarda-sic!)….

MGNVS
Visitante
MGNVS

Anthony
Eu estudei em Universidade Federal e nunca tive “professorzinho comunista” defendendo isso nao.
Vc deve estar falando dos alunos do curso de Historia, esses eram meio marxistas mesmo, tipicos comunistas de boutique com iphobe na mao, mas os professores nao.
A maioria deles eram da area de direito e administracao, processos gerenciais, com mestrado em países ocidentais… ninguem ali falava em comunismo. Tbm nunca vi ngm do curso de medicina ou odonto falando de comunismo.

Cabeça Fraca
Visitante
Cabeça Fraca

A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem…Averiguada desde o início da humanidade até os dias de hoje tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade…Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis…muito dinheiro e poder sem limites…O brilho das moedas recebidas vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais...

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Bravo!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Os teus amigos que o digam…

O que fizeram na Petrobrás foi com extrema ganância

Cabeça Fraca
Visitante
Cabeça Fraca

“Quero dizer com toda franqueza: me sinto traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento”

Luiz Inácio Lula da Silva

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Ai você escolhe…

Ele era incompetente ou mentiroso..

Flanker
Visitante
Flanker

Exatamente, Rodrigo!

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Senhores, O assunto era o “balança, mas não cai” do Maduro que, na minha humilde opinião, fugirá em alguns dias, e o economês do Brasil entrou na roda…. Que seja! Para quem não viveu a década de 1980, os preços subiam várias vezes ao dia (isso mesmo, de manhã a carne era mais barata do que à tarde, se você encontrasse carne para comprar!!!) e a inflação era galopante. Eu trabalhava em banco e para pagar IPTU comercial de clientes eram necessárias várias autenticações, porque as máquinas não comportavam tantos zeros… Eu já cheguei a ter salário de 20 milhões…… Read more »

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Ótima análise.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Excelente!!!

Renato B.
Visitante
Renato B.

Maduro está pendurado no poder militar e essa foi a primeira rachadura expressiva. Já vai tarde, mas a preocupação que fica é se vai ser uma queda suave ou horrenda (guerra civil).

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Infelizmente, tudo indica uma Guerra civil ala Syria, com “lutadores da liberdade” alugados e importados de todas as partes do mundo. Vai caber ao Brasil jogar o papel de Honduras nos anos 70 e 80, como ponto de logistica e treinamento para os Contras 2.0.
Pobre o povo Venezuelano.

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Tenho esse receio também. E, indo mais além, embora reconheça ser, atualmente, uma forçada de barra, de que o Brasil acabe se envolvendo, ainda que indiretamente.

Bueno
Visitante
Bueno

Muito Justo , gosta tanto de Cuba. mandar ele pra Guantánamo 😉
O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, advertiu que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pode acabar na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde os EUA têm uma prisão militar para envolvidos com terrorismo.
https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,eua-falam-em-enviar-maduro-a-guantanamose-ele-nao-deixar-o-poder,70002703822

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Quando a Ditadura cair teremos o narcotráfico e a violência explodindo na AL,
os altos oficiais da baderna estão todos envolvidos nessa merd….. protegidos atrás do desgoverno da venefavela.

Vai ser um corre só.

Sob a liderança dos USA, BRASIL e COLÔMBIA + Perú, Ecuador, Argentina e Chile
a intervenção imediata se faz necessária, com muitas prisões e expurgos.

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Carlos Alberto Soares, é como eu disse abaixo, em comentário para o João Moita Jr: tenho receio de que o Brasil acabe envolvido.

Nos dias de hoje, não percebo uma transição pacífica na Venezuela pois, como você disse, muitas das estruturas de poder estão comprometidas.

Bueno
Visitante
Bueno
paulo
Visitante
paulo

mudança em hora oportuna, qdo as gdes democracias ocidentais demonstraram apoio a guaidó. molha-se primeiro os dedos do pé, depois o calcanhar. quando se vê, nem se incomoda com o banho de água fria. e com isso, as FFAA livram-se da pecha de “golpistas”, pois atendem ao “clamor da nação”. de qualquer forma, maduro já caiu de podre.

Hammer
Visitante
Hammer

As baterias AAe bolivarianas logo serão torradas pelos Lightnings como as dos iranianis na siria.

Doug385
Visitante
Doug385

Totalmente off: Parece que o EB vai dar um certo up nas capacidades de ataque dos Esquilos e dos Panteras:
https://www.janes.com/article/86145/brazil-eye-to-upgrade-fennec-avex-and-as365k2-helicopters

Alex Rocha
Visitante
Alex Rocha

Kkkkk, literalmente esta caindo de maduro. O que um pouco de bom senso na cabeça não faz. Começou o desembarque deste governo falido. Mais virão nos próximos dias.

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Maduro já caiu de maduro? e o Assad, na Síria, já saiu? mas que Superpotência de segunda são os EUA que nem um governinho legitimamente eleito na América Latina, seu quintal, os EUA derrubam? o mundo está mudando.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Maduro já caiu, só falta empurrar! perdeu legitimidade internacional e é apenas reconhecido por regimes autocráticos (Rússia e Turquia), totalitários (China) e fascistas (Irã), que por sinal nada podem fazer para evitar a sua derrocada. E ontem, ao bloquear a chegada de ajuda humanitária o tirano deu mais um enorme tiro no pé pois a população certamente ficará ainda mais revoltada com seus desmandos tanto que ontem chegaram imagens de populares bloqueando um veículo blindado. Ademais afirmar que Maduro foi eleito legitimamente é de um mau gosto atroz com o povo venezuelano pois todos sabem que ele fraudou as eleições… Read more »

Santiago
Visitante
Santiago

Urgente: Helicóptero Mil Mi35M2 Caribe cai na Venezuela durante exercícios militares.

Antonio Marcelo
Visitante
Antonio Marcelo

A realidade das forças Venezuelanas são outras: https://www.youtube.com/watch?v=BCGRp0AYEpY

Pedro
Visitante
Pedro

Eita lasqueira. E os militares, ainda vão sair de bonzinhos desta Ditadura do Maduro.

Delfim
Visitante
Delfim

Off – Nove agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP partiram em direção a Caracas a fim de proteger a embaixada portuguesa na Venezuela e ainda para promover potenciais situações de necessidade de retirada de portugueses do país. A polícia de elite viajou no Falcon, avião usado para viagens de Estado.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/agentes-da-psp-partem-para-a-venezuela-para-defender-embaixada-portuguesa