S300MV da Venezuela

Sistemas S-300VM e Pechora-2M do Exército Venezuelano

O Porta-Voz do Presidente Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, em coletiva de imprensa sobre o Brasil e Venezuela, disse que a presença de sistemas de mísseis de Defesa Aérea S-300 venezuelanos na fronteira com o Brasil não está confirmada.

A informação da suposta presença dos mísseis na fronteira foi divulgada durante o dia em diversos sites.

No período de 2008 a junho de 2014, as forças armadas venezuelanas receberam até 300 unidades de artilharia antiaérea rebocadas de 23 mm ZU-23/30M1-4, várias centenas de mísseis antiaéreos Igla-S, pelo menos 11 baterias Pechora-2M S-125, 12 SAMs Buk-M2E e três baterias S-300VM Antey-2500.

O fornecimento de equipamentos e armas permitiu que o Comando Conjunto de Defesa Aeroespacial Integral (CODAI) iniciasse em junho de 2014 a reorganização da estrutura organizacional em cinco brigadas de defesa aérea: 19 (localização de Maracaibo), 29 (El Sombrero), 39 (Caracas), 49 (Barcelona), 59 (Bolívar) e uma brigada de apoio material.

A Defesa Aérea Venezuelana também é dotada de sistemas de radares JYL-1 3D de origem chinesa que cobrem todo o território (ver mapa abaixo).

JYL-1 3D
JYL-1 3D

Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos
Subscribe
Notify of
guest

405 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Então não espere que posicionem-se na fronteira com vantagem. Vamos mover nossas peças antes do inimigo.

paulo
paulo
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

que peças? M60 e F5? Ah, já sei, super tucano!!!

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  paulo
5 anos atrás

Os M60 e os F-5 sao muito eficientes se empregados em seu envelope de atuação, todavia voce como um general de sofa deve saber mais que o próprio EB e FAB juntos

EDVALDO ENGELS NILSEN
EDVALDO ENGELS NILSEN
Reply to  Paulo Costa
5 anos atrás

Nao precisa ser um especialista pra saber que f5 e super tucano x su30 e f16 nem se compara!?

_RJ_
_RJ_
Reply to  EDVALDO ENGELS NILSEN
5 anos atrás

Realmente, não dá para comparar. Nossos F-5M são infinitamente superiores aos F-16A da década de 70 que a Venezuela possui (que só podem disparar mísseis de baixo ângulo de abertura e dentro do alcance visual, e caso a Venezuela ainda tenha algum míssil compatível dentro da validade). E para operar na selva, em apoio a tropas, o A-29 é superior até ao SU-30, (cada um tem o seu envelope de atuação onde é melhor). Para um SAM é mais difícil adquirir um alvo como o A-29 do que um SU-30, por exemplo.

Claudio
Claudio
Reply to  Paulo Costa
5 anos atrás

Mísseis tão perto da fronteira e sem proteção? Não acredito, um drone armado com mísseis – ar-terra poderiam neutralizar esses misseis numa incursão noturna, sem contar a possibilidade incursão de forças especiais para sabotar o site de lançamento considerando que a extração estaria muito facilitada pela proximidade das linhas amigas, até mesmo interferência eletronica emitida por um drone equipado para tal poderia deixar cegos os SAA (sistemas de aquisição de alvos) tempo suficiente para um ataque dos AMX a baixa altitude, enfim, sistemas de defesa aérea servem para defesa de pontos vitais da infraestrutura e de governo, fronteiras ainda são… Read more »

Jacy
Jacy
Reply to  paulo
5 anos atrás

Kkkkkkkkk

Fernando Rochinski
Fernando Rochinski
Reply to  paulo
5 anos atrás

vão mandar a esquadrilha da fumaça. pra eles não enxergar nada.kkkkkk

Angelo
Angelo
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Não vou me surpreender se ao chegar do trabalho escute a notícia de guerra com a Venezuela. Em junto com esta notícia a convocação para o serviço…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Angelo
5 anos atrás

Guerra nada.
Vou ensinar ao Exército venezuelano e às milícias bolivarianas como agir nesta situação:
1) Bloqueie as estradas;
2) Se algum caminhão tentar furar o bloqueio, atire nos pneus e force sua parada;
3) Prenda o motorista;
4) Pegue carga e distribua ao povo em nome do Governo;
5) Finalmente, queime os caminhões para que não se metem novamente nessas aventuras.

FighterBR
FighterBR
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“vou ensinar” como? Com a bunda em frente ao PC? Ué, eles não sabem fazer isso sozinhos?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  FighterBR
5 anos atrás

É só uma ‘colaboração’ para termos certeza de acabar com essa palhaçada. E olha que estou sendo bonzinho.

Junior
Junior
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Cara, sinceramente, estou começando a achar que você é um troll da internet, que entra aqui e escreve esses absurdos, só para provocar, tirar uma com a nossa cara, me recuso a acreditar que esses comentários que você vem escrevendo aqui são sérios

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Junior
5 anos atrás

Certamente que sim. Antes isso era chamado de “agent provocateur”. Mas é um nome muito chique para descrever essa tarefa patética à qual os MAVs se dispõem a fazer.

colombelli
colombelli
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

nunca chegou nem perto de um fuzil

Fernando
Fernando
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Isso é bem possivel. Pois para quem serve no EB manejando os vestutos FAL mod. 1964 realmente não pode dizer que chegou perto de um fuzil de verdade….

Sidney
Sidney
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Rapaz você é o extremista da estupidez! Não sabe nada de nada e não consegue ficar sem falar besteira.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Exatamente o q um comuna faz. Violência e mentira.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Ah, esses minions!
Antes, tão agressivos. Agora, tão sentimentais.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A agressividade e intolerância sempre foram monopólios da esquerda. Só a ela é garantido o direito à agressividade. Se não for da “tiurma” o infeliz é qualificado de “fascista”.

SPQR
SPQR
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

É mais fácil os próprios soldados dele entrarem na fila para conseguir comida.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Você escreve essas coisas de zueira para ver quanto você consegue receber de joinhas para baixo ou realmente fala sério? Eu realmente gostaria de saber porque você deve ser a pessoa mais desinformada que frequenta essas páginas ou realmente tem algum desvio de caráter. Escrever coisas desse tipo é de uma baixeza ímpar, total falta de descolamento com a realidade e falta de empatia com os venezuelanos. Muito triste continuar vendo gente com esse tipo de visão.

Bosco
Bosco
Reply to  Mosczynski
5 anos atrás

Mosczynski, Mas esquerdista é assim. A população os enxotam mas eles continuam apesar da população. Eles se acham superiores moral e intelectualmente e na cabeça doente deles o errado é a população e eles continuam insistindo ad eternum porque eles imaginam que quem pensa diferente deles só pode ser um vendido ou um debiloide e eles insistem em tentar fazer o infeliz ver a verdade, porque só a verdade deles é libertadora e virtuosa. Todo o resto é heresia. Eles se lixam pra população ou para qualquer mínimo conceito de democracia. Aliás, eles se servem da democracia e a descartam… Read more »

negrão
negrão
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Já passou da hora dos administradores do blog bloquearem esse psicopatas de plantão, pois essas aberrações que escrevem não são de pessoas normais.

RAPHAEL
RAPHAEL
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Quando o Maduro cair, vou rir mt desse antoniokings, esse cara é bolivariano

João Girardi
João Girardi
Reply to  RAPHAEL
5 anos atrás

Ele é traidor isso sim.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Angelo
5 anos atrás

Ninguém o vai convocar por causa de um conflito com a venezuela.

Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

“Inimigo”??????????????????

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Para abater o quê ?

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Não vamos atirar primeiro. Mas como sempre daremos o último tiro.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
5 anos atrás

Colocar um sistema de longo alcance ao lado da fronteira não seria uma burrice? Eles tem sistemas de médio alcance que poderia ser colocados mais próximos à fronteira e deixar os S300 mais afastados da fronteira sem perder o poder de persuasão dos S300. No caso de um conflito um sistema deste a 11 Km da fronteira poderiam ser destruídos por artilharia ou até por comandos. O risco de conflito Brasil x Venezuela é pequeno e concordo com o Mourão só ocorrerá se o Maduro nos atacar e ele não seria louco de fazê-lo!

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Se ele sabe que vai cair, e caindo irá morrer, não espere atitudes sensatas não… Acredito que em se confirmando a informação dos s300, ele deve ter posicionado para monitorar a aproximação e tráfego aéreo dentro do território brasileiro, a fim, de se antecipar sobre qualquer eventual ataque…

francisco
francisco
Reply to  Jefferson Ferreira
5 anos atrás

Quem tomas essas decisões são os comandantes das FA e não o Maduro. Quanta besteira dizer que Maduro posicionou, quem faz isso são os militares.

jose carlos souza sub oficial da reserva remunerad
Reply to  francisco
5 anos atrás

O Maduro é o cmt em chefe das forças armadas, então ele manda os outros cumprem, ou estou errado?

Ramon
Ramon
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Podiam colocar mais perto ainda tipo uns 30-50 km com a fronteira do Brasil, se o Maduro for louco de mandar que seja feita alguma ação militar contra o Brasil uma coisa que eu duvido, esses S-300 ficariam no alcance dos Astros e da artilharia não iria precisar de nem ariscar as aeronaves para bombardear esse equipamento

William Duarte
William Duarte
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Um fato: louco ele é, talvez somente não ataque.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Algumas viaturas de astros 2020 em 15 minutos acabaria com esse sistema. O s300 é eficiente contra misseis vindo intercalados mas contra uma chuva de foguetes e misseis que o astro 2020 pode disparar seria até piada para o produto russo.

Fernando
Fernando
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Pense rapaz… É um chamariz para a FAB… Ele sabe que pode destruir a FAB no seu campo de batalha. Se isso acontecer o Brasil fica de mãos atadas pois não pode lançar um ataque terrestre sem apoio aéreo sem sofrer pesadas baixas. Dessa forma abriria caminho as forças venezuelanas para atacar a Colômbia por terra com os seus blindados….

Legionnaire
Legionnaire
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Sem falar que ninguém viu o deslocamento dessa bateria até a fronteira… Impossível de isso acontecer sem ser notado. Tenho certeza que a nossa inteligência militar deve ter infiltrado toda essa região e deve estar monitorando desde o início da crise. E outra, nenhum comandante que se preze deixaria um ativo militar tão importante e valioso como essa bateria de S-300 tão próximo à fronteira, ao alcance da nossa artilharia…

Valter Sales
Valter Sales
Reply to  Legionnaire
5 anos atrás

PODE TER CERTEZA QUE NÓS ESTAMOS LÁ DESDE 2016…

OliveiraJúnior
OliveiraJúnior
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Tecnicamente o Maduro já atacou o Brasil. E não deu em nada. Pra falar a verdade, eu não boto fé nas nossas forças armadas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Tem que posicionar os Astros 2 na fronteira e levar os Leopards para lá

Régis Athayde
Régis Athayde
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Seria bom também enviar algumas peças de artilharia M-109A5, blindados Cascavel e Guarani, além de caças-bombardeiro A-1M equipados com míssil anti-radiação MAR-1, já que foram criados para destruir radares e sistemas de comunicação inimigos

RAPHAEL
RAPHAEL
Reply to  Régis Athayde
5 anos atrás

Se for para intervir, o que eu acho difícil, mais fácil a marinha e a FAB operarem na região, o EB não possui logística eficiente para a região

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Mais fácil e rápido levar os alguns blindados, alguns cascaveis, alguns M60 e claro astros 2020 para um desdobramento Preventivo la como ja foi feito em exercícios passados.

Maus
Maus
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Os M109 e os super tucano vão acabar com os T72.

colombelli
colombelli
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

tanques, pra atuar onde? voce sabe quanto custa de esforço para levar um unico carro até lá?

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Collombeli, a malta só quer uma guerra, daí estarem a apelar e a desejar o reforco de posições na Fronteira, preventivo dizem alguns, scalava se a situação e o “povo” brasileiro que aqui comenta tinha a guerra que deseja.

Heverton ribeiro
Heverton ribeiro
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Colombelli, neste caso nem uma infantaria mecanizada seria possível? Claro com cobertura aérea dos EUA e dos nossos STs.

colombelli
colombelli
Reply to  Heverton ribeiro
5 anos atrás

Heverton O TO é de selva. ali não adianta aviação, tanques ou blindados.é patrulhas na selva, dezenas delas interligadas. Há pouco espaço. Os locais perto da fronteira com possibilidade de uso de blindados são pucos e facilmente inteditáveis.

Ramon
Ramon
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Alguns Astros com aquele novo míssil que tem alcance de 300km no mínimo poderia resolver o problema dos S-300 se o Maduro for maluco de atacar o Brasil, creio eu que se forem lançados 10 mísseis, alguns conseguiriam abater o sistema mas isso é na base do achismo pois eu não sei quantos alvos simultâneos um sistema S-300 consegue abater.

Marco Antônio
Marco Antônio
5 anos atrás

Será que o Defesa criou um grande Fake News sobre isso? Ou o governo que não quer admitir o fato? Ou pior, não tem informações de inteligência sobre o paradeiro dos sistemas Venezuelanos? Rapaz, são tantas perguntas.

Elton
Elton
Reply to  Marco Antônio
5 anos atrás

Eles deveriam mandar os R-99B que tem radar SAR e suite SINGIT/ELINIT para a região mas parecem que não querem botar mais lenha na fogueira.

Wesley Alves
Wesley Alves
Reply to  Elton
5 anos atrás

Com os S-300 posicionados lá, nenhuma aeronave militar brasileira voará na região em caso de conflito. Primeiro o Brasil precisaria neutralizar o S-300 etc por terra pra só depois os caças e R-99 entrarem em ação.

colombelli
colombelli
Reply to  Wesley Alves
5 anos atrás

se o s300 fosse isso tudo o Pantsyr não seria desenvolvido para defende-lo. Ele não é eficaz contra aeronaves a baixa altitude

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  Marco Antônio
5 anos atrás

Deve ter muitos desses generais de escritórios tomando antiácido, cobrindo a cabeça e dizendo:

– isso não esta acontecendo, isso não ta acontecendo kkk

é só gozação mesmo

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

A Venezuela posicionou uma bateria de S-300 a 11km de Roraima. Essa bateria tem condições de abater qualquer avião brasileiro que sobrevoe Boa Vista e a maior parte da fronteira de Roraima. A FAB tinha que posicionar um esquadrão de caças AMX com mísseis MAR-1 antiradar . Estes caças voando a baixa altitude poderiam lançar estes mísseis contra os radares da bateria venezuelana deixando a mesma cega, numa eventualidade, sem nem precisar entrar no espaço aéreo venezuelano para isso já que o alcance do MAR-1 é 50-60km. Outra alternativa é enviar uma bateria de Astros 2020 para Roraima , se… Read more »

Vinicius oliveira
Vinicius oliveira
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Os AMX são da marinha seria outra burocracia entre nossas proprias forças, entao vai de super tucano mesmo !!!

Felipe S
Felipe S
Reply to  Vinicius oliveira
5 anos atrás

Meu pai… Os AMX são da FAB e os A-4 da marinha, que planeta você está?

BILL27
BILL27
Reply to  Vinicius oliveira
5 anos atrás

AMX da Marinha ?????

Fila
Fila
Reply to  Vinicius oliveira
5 anos atrás

Mesmo que fossem…qual desafio burocrático a MB teria que vencer para atuar em Roraima com “sua” aviação de caça?

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

O MAR-1 seria facilmente abatido pelo Tor m2e…

FighterBR
FighterBR
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Que MAR-1? Foram CANCELADOS por falta de DINHEIRO.

Felipe S
Felipe S
Reply to  FighterBR
5 anos atrás

Fake. O MAR-1 foi concluído, exportado, e adquirido pela FAB .

BILL27
BILL27
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

sei não …mjita gente da area não sabe disso

Juarez
Juarez
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Então tá. Mostra para nós aonde estão os Mar 1 adquiridos. Aonde foi publicado isto no DOU?
Cara, para de colocar afirmações falsas. Não tem nenhum míssil AR Mar 1 em carga na FAB. O desenvolvendo foi congelado por falta de recursos. Aquilo lá do Paquistão foi uma cortina de fumaça.

Wilson
Wilson
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Alguns exemplares foram vendidos ao paquistão e a notícia é velha, é 2009. Fonte: https://www.aereo.jor.br/2011/06/06/mar-1-esta-integrado-ao-jf-17-do-paquistao/

Felipe S
Felipe S
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Existem várias compras militares que não sairão em diário oficial meu velho… Segurança nacional . Assim foi por exemplo com os mísseis Derby e pyton 4. Discutir com esse povinho cansa.

Flanker
Flanker
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Negativo! Tanto os Derby como os Python 4 tiveram publicação no DOU…

Felipe S
Felipe S
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Cortina? Diz isso pra índia que recuou as antenas militares da fronteira com o Paquistão por causa dessa compra. Desinformado. Até integrado ao caça de la e daqui ele foi. Preguiça de pesquisar?

Arminius
Arminius
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

O MAR-1 é desenvolvimento de um projeto de míssil antiradar de uma geração mais antiga. O AMX também não é um vetor atualizado e no estado da arte. Não creio que o Brasil possua a experiência nem os meios necessários para enfrentar essas baterias de S300 tranquilamente. Tanto o míssil quanto o avião não são exatamente ideais para a missão. Míssil antiradar é uma coisa, destruir bateria de S300 ativa é outra… É um patamar bem acima. Sem falar que um sistema de alto valor como esse, quando ativo, certamente conta com proteção aérea complementar de baixa e média altura.… Read more »

Wesley Alves
Wesley Alves
Reply to  Arminius
5 anos atrás

Melhor comentário de todos. Parabéns. Só gostaria de acrescentar q, acredito eu, a neutralização desse sistema seria feito a princípio por terra com avanço de tropas especiais pois como vc mesmo disse, a FAB hoje não tem condições. A FAB só entraria em ação após o sistema ser destruído.
Saudações.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Arminius
5 anos atrás

Temos 6 caças AMX modernizados e 49 caças F-5, todos atualizados. Pelo menos essas 55 aeronaves da FAB podem levar mísseis e bombas modernas de fabricação israelense, além dos AT-29 . Temos as Forças de ação rápida do EB que em horas podem ser deslocadas para qualquer ponto , são mais de 10.000 homens (forças especiais, paraquedistas, aeromóvel), o grupo de formosa com 38 lançadores Astros 2020 está incluído como força de ação rápida, então achar que o Brasil não teria condições de neutralizar uma bateria de S-300 é desconhecimento ou vira latismo de quem ama uma ditadura socialista.

Flanker
Flanker
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

4 A-1M entregues (5506, 5520, 5525 e 5652) E 48 F-5M (43 -E e 5 -F)……mais uns 10 ou 12 A-1 do terceiro lote, sem modernização.

francisco
francisco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Quanta burrice essa firmação de que os S300 estão há 11 km da fronteira.. OS S-300, para quem não sabe, tem um alcance de mais de 200 km, então pra que deixá-los vulneráveis a 11 km do inimigo?

Juarez
Juarez
Reply to  francisco
5 anos atrás

Perfeito Francisco. Isto foi uma game news patrocinada por um site e seu comentarista insider cujo ego emaior que o Himalaia.
Ninguém traria. Sam com alcança de 150 km para a borda da fronteira. E burrice. O que trouxeram foi outra coisa.

Bosco
Bosco
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Um SAM com 200 km de alcance teria que ficar a uns 150 km da fronteira, e aí, na sombra, abaixo do horizonte radar, teriam que ficar dispostos sistemas de menor alcance/altitude, situados a uns 30/50 km da fronteira. Dentro desse segundo sistema ficariam dispostos sistemas SHORADS para proteção de alvos de alto valor ou para fechar vias de penetração a baixa altitude. Cada sistema de médio e grande alcance ainda seria protegido por sistemas AA de curto alcance e por sistemas de proteção passivos diversos. A isso se chama densidade de defesa antiaérea. Seja como for , mesmo os… Read more »

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

A intenção de Maduro é criar uma zona de exclusão para impedir que aviões da FAB tragam tropas e armamentos , se necessário , a Roraima

João Adaime
João Adaime
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe
Zona de exclusão apenas sobre o território venezuelano.
Sobre o território brasileiro nossos aviões voam onde quiserem.
O único jeito de impedir que nossas aeronaves sobrevoem nosso território é abatendo-as e não apenas posicionando radares e mísseis.
Mas daí é declarar guerra. Ele é louco mas não é burro.

TeoB
TeoB
5 anos atrás

Maduro que não ouse atirar uma pedra contra nós!
infelizmente parece que o pior desfecho vai acontecer… muito triste isso!

francisco
francisco
Reply to  TeoB
5 anos atrás

É mais fácil acontecer um ataque de falsa bandeira contra o Brasil/USA para justificar a invasão da Venezuela.

JCesar
JCesar
Reply to  francisco
5 anos atrás

O melhor e mais correto comentário até agora. É exatamente o que vai acontecer. E o Brasil infeizmente vai ser arrastado pra uma guerra pagaremos um preço muito alto por se meter em problemas que não são nossos. Muito sangue inocente vai ser derramado pra ajudar os gringos a botar as mãos no petróleo Venezuelano.

Leandro
Leandro
Reply to  JCesar
5 anos atrás

Exatamente JCesar, um bando de alienados achando que guerra é joguinho de computador ou jogo de futebol. Além disso, derramar sangue brasileiro para defender interesses de terceiros. Haiti está em polvorosa e nem um Pio da mídia e dos cidadãos médios. Ah esqueci, não tem petróleo lá.

MGNVS
MGNVS
Reply to  JCesar
5 anos atrás

JCesar
Concordo com vc!
Eu tbm ja tinha dito em outro comentario que é bem capaz dos EUA atraves do seu Team SEAL perpetrar um ataque de false flag contra o Brasil e Colombia so para escalonar o conflito.
Qndo isso acontecer ae nós veremos se os fanboys da direita pro-EUA daqui do blog vao la pegar armas para defender os interesses do TioSam, veremos tbm se os esquerdinhas de “boutique” pro-Russia/China/Maduro tbm vao junto. Vai ser uma lambança só. Vao voltar todos dentro de “sacos pretos” pq numa guerra real as pessoas morrem.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Você sempre pagando de isentão colocando a direita no mesmo balaio da esquerda. Não engana ninguém petistinha. Se você não tá do lado do Bolsonaro e da direita e nem do Lula e da esquerdalha, tá vivendo num limbo existencial, qual a sua solução pra qualquer assunto porque ou se está de um lado ou do outro. Você só sabe criticar a direita, os tais que você chama de fanboys americanos, dando um de patriota e no processa dá uma pinceladas de isentão criticando também os “esquerdinhas de boutique” mas não convence ninguém. Então tá. Você critica os bolsominions lambe… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Bom pelo que eu vi nas noticias até agora do Bolsonaro, Gen.Heleno e o Mourão, eles querem passar uma sensação que está tudo dentro da normalidade do lado de cá, já disseram que só querem ajudar de forma humanitária os refugiados venezuelanos, e que não irão mover um milímetro de tropas para a fronteira, mas não quer dizer que eles não estejam deixando tudo preparado, ou se não já não estão movimentando algo para aquele região sem fazer alarde para não ser pegos de surpresa, pois até criaram um gabinete especial sobre o caso da Venezuela, enfim, acho que nesse… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Se depender do Bozo vamos ser invadidos e surrados, lembre-se que Bozo já foi roubado mesmo tendo uma arma com ele, ou seja é um militar de bos….

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Mas o fodão que você admira tá preso. Então, o “Bozo” é o que tem pra hoje.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Desconheço esse, e Bozo não apita nada por que não é um líder, é um enfeite, só assina com gostinho de governar! O cara que eu votei sim era um líder de verdade, afinal era um executivo de banco e não um pintor de meio fio de quartel…

Felipe S
Felipe S
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Mimimimimi… Jair Bolsonaro é o presidente da república e o choro é livre. Você se levasse uma facada de 20cm não continuaria numa disputa nem pra síndico. 99% aqui não é nem metade dos culhoes que tem Bolsonaro.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Filipe, deus me livre alguma vez ser algo parecido com bolsonaro.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco
Se me lembro bem de uma outra postagem sua, vc mesmo “declarou” que ja havia votado no presidente que esta preso e no partido dele. Disse que tbm era petista e tinha votado nele no primeiro mandato. E isso vc disse ao explicar no comentario que nao era fanboy americano. Explique ae a sua raiva em relaçao ao “cumpanheiro” ja que ele tbm ja foi seu “idolo” igual o Bol.so.na.ro é hoje.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, em minha primeira eleição, eu votei no preso de curitiba também, pois eu era um jovem inocente politicamente falando que caiu na conversa fiada do partido, enfim, era outra época, com menos facilidade de informações, somente a mídia “global” passando as informações…

Mas hoje os tempos são outros e muita gente está vacinada ou se vacinando contra o sistema político atual, creio que muitas mazelas persistiram por algum tempo mas nos próximos anos a situação tende a melhorar.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex Concordo com vc em relacao aos tempos serem “outros” e o maior acesso as informacoes. So nao concordo com a “hipocrisia” de alguns que antes “vestiam” a camiseta vermelha do P.T. e agora vem aqui tentar dar “liçao de moral” nos outros quando eles mesmos “idolatravam” o “preso de Curitiba”. Isso é hipocrisia barata. Na minha opiniao o presidente Bol.so.na.ro alem de ser limitado intelectualmente tbm é tao “populista” quanto Lula, Dilma e Collor de Melo. Só nao vê quem nao quer. Mas eu respeito a sua opiniao, apesar de nao concordar com algumas partes dela e tbm pelo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Nunca fui petista, mas acreditei por completa falta de opção no momento, nas mentiras dolosas do Lula em 2001. Não sou ligado a nenhum partido e nem ao PSL, portanto, nunca fui petista. O dia que o Bolsonaro se mostrar um corrupto criminoso eu deixo de apoiá-lo já que não tenho bandido de estimação, só que até agora só a esquerdalha apoiada pela mídia vendida é que diz isso e eu não acredito em vocês. Na remota eventualidade de deixar de apoiar o Mito eu continuarei a ser de direita (conservador, liberal e antiglobalismo). Eu não sou isentão, tenho lado… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Isentão,
Já te respondi mas o antispam pegou e não sei se o Galante vai liberar. Fica na aguardo.

Wagner
Wagner
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

O molusco ta preso, babac@

MGNVS
MGNVS
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor Pelo menos temos o Mourao para salvar a patria brasileira da incompetencia do presidente eleito e de sua familia de “moleques” desajustados. Nem vou citar o laranjal do PSL e a “amarelada” do Moro em relacao ao Caixa Dois. Bol.so.na.ro./PSL e Lu.la/PT sao a mesma coisa, sao dois corruptos. So mudou a cor da bandeira de vermelho pra verde. A corrupcao continua a mesma, so que os bolsominions nao aceitam que o candidato deles tbm é corrupto igual aos outros. Do ministro de Relacoes Exteriores nem vou falar nada pq zero a esquerda nao faz diferença. Pelo menos o… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

1) se tu tens provas de corrupção de Bolsonaro as exponha, ou estará cometendo crime de calunia.2) amarelada do Moro quando ao caixa 2? qual? ele não mandou o projeto. Não foi o elemento que teve coragem de propor a criminalização do fato? Estas sendo totalmente injusto e açodado nesta asserção

MGNVS
MGNVS
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Sr.Colombelli Faça-me o favor. O senhor é uma pessoa inteligente e tem varios conhecimentos na area militar. Nao se faça de desentendido e nem seja um bolsominion que nao quer ver o que esta na cara. O Moro amarelou por “pressao politica” e tirou o Caixa Dois da pauta dos crimes de corrupcao. O senhor pode nao “aceitar” mas essa é a verdade dos fatos. E os escandalos de corrupçao da familia Bol.so.na.ro estao ae pra todos verem tbm. A Turma do P.T. ja foi presa, agora falta so a turma do P.S.L. e o resto. Essa é minha opiniao.… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Toma um dislike bem dado que é por ser tão isentão.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Caiafa em um de seus vídeos recentes, disse que foi deslocado um grupamento de operações especiais para Roraima…

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

O alcance dos S-300 é porreta hein!
Nem em 1000 anos os F-5 e os A-1 furam esta barreira.
A FAB deveria abrir o olho !

Márcio Plotz
Márcio Plotz
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Me fale então dos f16 Israelenses que dançam na frente dos S300 e nada acontece? Tudo depende da perícia amigo.

Sergio
Sergio
Reply to  Márcio Plotz
5 anos atrás

Prezado Márcio, os S-300 sírios ainda nao estao operacionais. O sirios ainda nao terminaram o treinamento que dura 6 meses. Essss informacoes sao do ministério da defessa russa

francisco
francisco
Reply to  Márcio Plotz
5 anos atrás

Marcio Plotz, você está equivocado. Os Israelenses, desde a chegada dos S-300, disparam seus mísseis do espaço aéreo do Libano e em todos os seus ataques, cerca de 70% dos misseis foram interceptados. Jamais eles dançaram na frente dos S-300.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  francisco
5 anos atrás

A informação de que 70% das munições lançadas por Israel é interceptada é mais falsa que uma nota de 3 reais, badta ver que estão sendo bem sucedidos em detruir os sistemas Pantsyr, Buk e TOR-M1 sírios. E estão invadindo o espaço aéreo sírio inclusive com os F-35I, que dia 20 de janeiro destruíram um radar JY-27 chinês supostamente capaz de detectar aeronaves furtivas.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

O alcance do S-300 é de 200km. O alcance do Astros 2020 é de 300km. O MTC300 voando a baixa altitude em velocidade de cruzeiro pode imobilizar a bateria do S-300 venezuelana. Contudo existem sistemas de curto e médio alcance protegendo o S-300 provavelmente, e temos poucos mísseis MTC300 , ainda em fase final de testes, mas numa situação assim faríamos um teste real mesmo… Para reforçar o MTC podemos saturar a área com dezenas de foguetes SS80 e SS60 , para isso seria necessário manterá os Astros numa distância de 65-90km, alcance máximo destes Foguetes. A situação complica se… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Você disse, disse e não falou nada. Sistema S-300 é uma coisa, e o Sistema astros é outra. Qual a dificuldade em aceitar que o sistema dos caras é superior a tudo que temos aqui na América do Sul?

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Deixa de ser burr# , o Astros pode ser utilizado para destruir o S-300, não sabe interpretar um texto?

John
John
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

O astrus é de 70km, e os caças sukoi e f16 são mult função e estão protegidos pelo s 300 qualquer ataque por terra seria impossível por conta disso, os F1 e amx nem chegam perto disso

Felipe S
Felipe S
Reply to  John
5 anos atrás

O foguete SS80 pode chegar a 95km de alcance . Antes de falar não custa pesquisar.

francisco
francisco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Até hoje Israel, com sistemas muitio mais sofisticados do que os nossos, não conseguiu destruir nenhum S-300 na Síria. Os sionistas só conseguiram destruir um Pantsir e isso porque a bateria estava, naquele momento, descarregada.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  francisco
5 anos atrás

Errado! Destruíram baterias de Pantsy, Buk e TOR-M1. E vão destruir os S-300.

Trate de aceitar.

Lucas Gabriel
Lucas Gabriel
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Antunes, vou resumir para ti o que o Felipe quis dizer: Astros 2020 poderá imobilizar os S300 a partir de misseis MTC300, porém esses mísseis estão, ainda, em fase final de testes!! mas ele afirma, que deverá ser utilizado (mesmo que em testes) esses misseis para uma situação real de combate e por conta disso, também, deverá utilizar os foguetes para saturação (SS80, SS60) … O resto não vou continuar…. Mas na minha opinião agora, eles possuem sim o melhor sistema anti aéreo da região, porém, tem brechas para ser atacado e uma delas é através do astros 2020 (utilizando… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  Lucas Gabriel
5 anos atrás

Os Astros podem ser transportados pelos cargueiros da FAB de maior porte, como o C-130. Uma bateria completa com munição pode ser transportada em um dia.
Outro colega disse que o MTC300 já está pronto para uso sem precisar de testes mais

Lucas Gabriel
Lucas Gabriel
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe, se os MTC300 estiverem prontos, melhor, mais um poder de dissuasão para o EB, quanto ao transporte pode ser colocado dentro do hérculos c130 como você disse e também dos futuros kc390. Esperar para ver o desenrolar da historia amanhã (sábado) com essa situação da ajuda humanitária.
Abs.

Anderson
Anderson
Reply to  Lucas Gabriel
5 anos atrás

O S300 atinge aviões a 2.500 KM/h o MTC300 do Astro viaja a velocidades no máximo a 1000 KM/h ou seja sem chance para o MTC300

Felipe S
Felipe S
Reply to  Anderson
5 anos atrás

O MTC lançado do astros em terra voa a baixa altitude meu caro, onde os radares tem grandes dificuldades de detectar e acompanhar. Tem chance sim. Lamento acabar com sua utopia socialista.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Lucas Gabriel
5 anos atrás

Se não me engano, tem os BUK e outro sistema para defender os S-300…

Dodo
Dodo
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe, os mtc nao estao mais em fase de teste, estao operacionais e prontos para produção industrial para os arsenais. E seu alcance não é 300 km, não posso fala o valor, mas saiba que é consideravelmente maior que 300 km

Felipe S
Felipe S
Reply to  Dodo
5 anos atrás

O alcance real é de 600km , basta colocar mais combustível, o que nunca vai ser oficialmente admitido para que não soframos embargos na exportação deles. Só podemos exportar mísseis de ate 300km.

Maus
Maus
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Qual prova você tem que os mtc300 tem só 600km de alcance?

Felipe S
Felipe S
Reply to  Maus
5 anos atrás

Só??!! Nossos vizinhos não passam de 90km !

Wolf
Wolf
Reply to  Dodo
5 anos atrás

O alcance passa dos 1.700km….podendo chegar aos 2.000km.
300 km são apenas para a versão de exportação.
Palavra do general gerente do projeto.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Wolf
5 anos atrás

Fonte? Duvido muito. Pode ser um alcance potencial, mas ele utiliza a pequena turbina nacional da Polaris. Com esta turbina não chega nem num terço disso.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Que menino ‘fontado’…

Juarez
Juarez
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Dodo, falta muito ainda,alimentação de dados para o sistema de guiamento do míssil.
Não que eu queira te induzir a nada, mas tem uns viajando na maionese e listando armas que não estão operacionais no inventário.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Tire como exemplo a Síria! Foram lançados cerca de 100 Tomahawks e a maioria foram abatidos pelos S-200, S-125! Lá eles nem tinham S-300 que são sistemas mais modernos! E até onde eu sei o MTC300 não é superior ao Tomahawk para ao menos tentar fazer uma frente aos S-300…

Maus
Maus
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

8 panstir foram abatidos enquanto os S300 já estavam operacionais para defende-los.

Brunow Basillio
Reply to  Maus
5 anos atrás

” 8 pantsir abatidos ? S 300 operacionais para defender pantsir ?”
Meus Deus que salada , o que o fanatismo faz com o ser humano…..

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Como você sabe que o MTC-300 é inferior? tem provas? comparou os dois sistemas?….Acho difícil alguém ter acesso a esse tipo de resultado e expor “de boas” e principalmente acho difícil ter dados sensíveis de uma arma estrangeira….

Ps.: Só tem dois jeito de saber que ira funcionar conta os S-300:
1) Usa dados do S-300 + mísseis + radares empregados.(até talvez der para conseguir os dados por meios de nações que operação e/ou seja especialista nesse tipo de operação)
2) Testar em fogo vivo (seja em unidades obtidas para isso, seja em uma operação real).

Bosco
Bosco
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Tunico,
Não acredite nesses números.

FighterBR
FighterBR
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Não tem MAR-1. Foram cancelados

Felipe S
Felipe S
Reply to  FighterBR
5 anos atrás

Fake. Como tem gente desinformada. Vá pesquisar caramba! Tá na FAB em Santa Maria, jegu#

Juarez
Juarez
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Só se for em Santa Maria dos Pecados,porque na BASM não tem nenhum.
Cara, para de falar mentiras. De novo não está no inventário . Sei desenvolvimento foi congelado.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Não foi congelado nem cancelado. As últimas notícias do MAR-1 dão conta que foi vendido para o Paquistão 100 unidades. Foram testados pela FAB no AMX com sucesso e num Mirage paquistanês adaptado. Os testes finais haviam sido parados por falta de recursos, contra antenas dinâmicas. Ao mesmo tempo as vendas do MAR-1 são contratualmente sigilosas. Já li que pretendem utilizar ele nos nossos Gripen. Durante os testes acertou o alvo 8 vezes, uma vez diretamente na antena. Existem fotos do AMX com o MAR-1 em Santa Maria. Como falei um lote piloto para testes está com a FAB.

Flanker
Flanker
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Fotos dos A-1 com o MAR-1 em SM? Se tens essas fotos coloca o link pra nós ou informa o site em que foram publicadas essas fotos….

BILL27
BILL27
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

O Astros 2020 não tem alcance de 300 km.No momento , os fogutes lançados por ele não chegam a 100 km

Sergio
Sergio
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Prezado Felipe, o S300 tem alcance de 300 km. O astros tem alcance de 80 km.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sergio
5 anos atrás

Apesar do nome o alcance do missel do S-300 é de 200km, e o alcance do Astros é de 95 km com o foguete SS80 , isso porque não compramos o SS150 que existe na Avibras até hoje. Pesquisar não mata e não leve uma arma ao pé da letra. O SS150 tem alcance de até 165km e pode ser produzido rápido pela Avibras. Tem muitos anos está concluído mas não foi adquirido pelo EB.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

O MTC-300,nem entrou em operação amigo, está em fases finais de teste para certificação ou homologação.

francisco
francisco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Isso se os astros conseguirem chegar perto dos S-300. O sistema russo tem capacidade para interferir na eletrônica de misseis muito mais modernos, portanto, os nossos não estariam imundes e voariam feito baratas tontas sem conseguir atingir o alvo.
Será uma vergonha para o Brasil se expor e ser derrotado.

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  francisco
5 anos atrás

Francisco
Foguete não é míssil. P favor, se informe antes de escrever.
Se houver uma salva de uma bateria de ASTROS contra este S300, a única coisa que os operadores vão ter tempo de fazer é arregalar os olhos. Não vão conseguir nem rezar.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

F5 lançando de longe vários mísseis sobrecarregaria o S300 o fazendo ficar sem munição, fora que junto disso a FAB tem pod de guerra eletrônica, fazendo parecer que o ataque é maior do que é na vdd, vai ser igual os patsir sirio, atiraram ficaram sem munição e foram destruídos.

BILL27
BILL27
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Que missil ar terra o F-5 lançaria ? Que eu saiba a FAB não tem nenhum .

Felipe S
Felipe S
Reply to  BILL27
5 anos atrás

A FAB tem bombas guiadas de fabricação israelense para serem utilizadas tanto no F-5M como no A-1M. Recentemente compramos 50 bombas guiadas deste tipo para o primeiro lote do Gripen também, que serão entregues quando eles vierem.

BILL27
BILL27
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Ele falou missil .Sim tem as bombas lizard guiadas a laser .Que eu saiba ,ela não pode ser transportada pelo F-5 .Pelo menos nunca vi um F-5 nem com estas bombas ,nem com pods litening que e´necessario para se usar e mconjunto com a bomba.TBm mesmo com estas bombas q a FAB possui , a aeronave não ficaria fora do envelope de alcance do S300

Felipe S
Felipe S
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Sim temos as bombas e pods israelenses , por favor pesquise meu velho que tem muito tempo inclusive já . E a guantidade de bombas era razoável , algumas centenas de kits para bombas guiadas, e tem fotos e notícias sobre. Compramos lizard, litening, skyshield…

BILL27
BILL27
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Vc ta com problema de entender oque eu escrevo ?
Eu falei que a FAB tem a bomba Lizard (150 kits) .Falei que nunca vi o F-5 carregando este armamento ,muito menos o litening .A lizard ,o litening e o Skyshield são equipamentos ,ate onde eu vi ,empregados pelo AMX .Sacou agora ?
Vem falar em pesquisar … QUando saiu a compra do litening e do Skyshield ,foi dado na Revista Aerea a época …Aqui funciona na base da memoria rs .Não preciso recorrer ao google para pesquisar este tipo de coisa brother .ABs

Juarez
Juarez
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Estes artefatos tem alcance, de pendendo da altitude lançamento até aproximadamente 20 MN, dentro do envelope de alcance dos mísseis.

Bosco
Bosco
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Bombas guiadas, sejam de queda livre ou planadoras, são armas stand-off mas devem ser lançadas a partir de certa altitude e velocidade para que possam atingir seu alcance pleno. Uma bomba guiada a laser do tipo que a FAB tem, a Lizard (com uma mínimo razão de planeio) se puder ser lançada por um AMX a 10.000 metros e a Mach 0.9 teria no máximo um alcance de 15 km. Aí temos que saber se a bomba em si é otimizada para ser lançada de tal altitude. Em geral , as bombas guiadas a laser sem GPS/inercial são lançadas de… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Vale salientar que as bombas guiadas de “queda livre” como a JDAM e a Paveway têm algum grau de planeio, o que aumenta o alcance em torno de 20%.
As bombas guiadas planadoras, com asas extensíveis , como a JSOW e a SDB, têm o alcance aumentado em torno 3 a 5 vezes.

Bosco
Bosco
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Pessoal tá viajando na maionese. Fatos: 1-Os MTC300 ainda estão sendo desenvolvidos. 2-O EB não tem nenhum MTC300, mesmo porque, ainda não estão sendo fabricados; 3-O alcance dos MTC300 é de 300 km. Qualquer número além deste é especulativo e por conta e risco do sujeito. 4-Mesmo tendo só 300 km de alcance, ainda assim é para ser utilizado contra alvos fixos e dificilmente seria competentes em atingir baterias SAM móveis. 5-Mesmo tendo só 300 km de alcance, ainda assim temos que ter meios de ISTAR competentes. Míssil, qualquer um, pode ser um MTC300 ou um Zircon, não faz nada… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O MAR-1 foi testado com sucesso no Brasil, e integrado ao AMX. Foi vendido ao Paquistão, e a FAB tem o lote piloto. Não foram adquiridos mais mísseis depois disso, já li que deve equipar o Gripen futuramente. Quanto ao MTC300 já foram realizados os testes finais , existem alguns na Avibras , que pertencem ao EB que adquiriu para testes.

JCesar
JCesar
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Muita gente comenta aqui mas até agora não vi um único comentário sobre os SU30 da FAV. Alguém aí sabe dizer quantos o Maduro tem operacionais?

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Impõe respeito só de olhar a foto do Sistema.
O Brasil não tem nada para se contrapor a isso.

Up The Irons
Up The Irons
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Partindo do princípio que essas baterias estejam realmente perto de nossa fronteira, temos várias opções: mísseis antirradiação MAR-I, foguetes com alcance de até 90 km (SS-80) lançados pelo Astros 2020, infiltração de homens das FE, AV-TM 300 Matador em fase final de certificação, mas que suponho que possa ser usado em caso de necessidade, etc.
Torço para que não haja combate, mas se tiver, fique tranquilo que nossas FA dão um jeito nos bolivarianos rapidinho!

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O Brasil tem bombas guiadas israelenses , o sistema Astros, e etc para destruir essa joça. Desinformado.

colombelli
colombelli
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

errado, temos meios de contramedidas e o sistema não é eficiente para deter aeronaves a baixa altitude. O Pantsyr foi desenvolvido justamente para defende-lo. Quanto ao desempenho, veja o que os israelenses fizeram a pouco tempo na siria. Obvio que os meios deles são melhores, mas isso so mostra que não existe arma absoluta.

sub urbano
sub urbano
5 anos atrás

Puro trólóló… Os venezuelanos moveriam seus S-300 para apenas 10km da fronteira deixando-os vulneráveis a uma ação de Comandos ou até mesmo fogo de artilharia por parte do inimigo? Se eu, um curioso de internet não faria, um General formado em uma Academia militar também não faria. Fake News! Os S-300 devem estar em Caracas.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  sub urbano
5 anos atrás

Só mesmo você acredita cegamente no gráfico de localização dos S-300.
No Vietnã, a artilharia norte americana foi incapaz de destruir as bases SAM’s.
Me explique agora como o Brasil será capaz de localizar e destruí-las no meio da selva.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

A inteligência brasileira tem contatos lá dentro. Você é muito ingênuo se acha que não tem militares venezuelanos e mesmo a população civil que não tenham visto a movimentação do S300 e transmitido para o Brasil

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

A mesma “inteligência” que até hoje não descobriu o que deu errado no lançamento lá em Alcântara…

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Sim descobriu. Inclusive um pai de um conhecido meu morreu lá . Lamento se você queria acreditar que foi sabotagem americana. Houve um problema no equipamento, falha mecânica. Mas continue com as teorias da conspiração esquerdistas, tudo é culpa dos malvadu americanos, viva a mãe Rússia ?

colombelli
colombelli
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

para seu conhecimento as bases de SAM ficam dentro, bem dentro do território vietnamita e bem longe da artilharia dos EUA, O comentário dele está corretissimo

Felipe S
Felipe S
Reply to  sub urbano
5 anos atrás

E você realmente acha que os S300 não estão bem protegidos por tropas especiais em terra também?? Eles estão perto da fronteira para cobrir o espaço aéreo de Boa Vista em especial, abater aviões que tragam armamentos e tropas para reforçar Roraima. Colocaram o Brasil numa posição delicada: se resolvermos reforçar Roraima isso por si só pode ser interpretado como uma movimentação para guerra, justificando um.abate preventivo por parte de Maduro.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Você mesmo pergunta, você mesmo responde. Hilario sua bipolaridade.
Infelizmente O Brasil não tem capacidade de neutralizar as baterias S-300 venezuelanas.
Usaremos como contra medidas nossos drones que não funcionam, helicópteros russos ou vetores sem mísseis adequados. Pode escolher.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Sim temos, com mísseis MAR-1 ou lançando mísseis e foguetes do Astros. Vai se tratar.

Bosco
Bosco
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Antunes, Se os S300 estiverem próximos à fronteira podem ser atingidos pelos foguetes do ASTROS, desde que haja solução de tiro. Ou seja, há de se ter o que se chama de atividade ISTAR. Os R99 podem ajudar, mas teriam que ter cuidado com o S300 e os caças venezuelanos. Quanto a um ataque aéreo, os 200 km do S-300 não contam e não configuram o problema e sim a sua capacidade de discriminar alvos em baixa altitude, além dos sistemas SHORAD defensivos ao redor dos S300. Aviões de ataque AMX podem penetrar em baixa altitude e se aproximarem até… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Caro Bosco. Temos o MAR-1 em Santa Maria, e temos bombas guiadas israelenses adquiridas já tem um tempo aliás. Quanto aos Astros, utilizam GPS e com certeza teríamos apoio da inteligência americana para saber sua localização exata. Mesmo utilizando munições não inteligentes como os foguetes SS80, o computador de pontaria de tiro associado ao sistema GPS tem chances relevantes de acertar o alvo . Proteger os Astros dos caças venezuelanos seria o problema real.

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe,
Se você diz que temos o MAR eu acredito, mas sou sincero em dizer que nunca li nada a respeito. Mas torço para que seja verdade e os tenhamos em quantidade adequada.

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Quanto às bombas guiadas, tudo bem, mas elas só podem ser úteis se vencidos os S-300.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

A função de um SAM com 200 ou 300 ou 400 km é tirar a iniciativa do inimigo e eventualmente forçá-lo a errar, negando-lhe grande parte do espaço aéreo que se não fosse dominado estaria livre para trânsito. Nenhum sistema com 200 km de alcance e com 20 km de altitude abate aeronaves nessa condição, salvo se civis desavisados. Não houvesse esse tipo de míssil e um avião AWACS ou com radar SAR ou aviões reabastecedores fariam a festa. O problema para a aviação de ataque não é o grande alcance e sim a capacidade da IADS de ser competente… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

nenhum sistema é infalível. nenhuma tropa é imbativel

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  sub urbano
5 anos atrás

caracas ??? na beira do mar ha minutos de curaçao …

Mauro Elaine
Mauro Elaine
Reply to  sub urbano
5 anos atrás

Pelos comentários que estou lendo o exército brasileiro pode dispensar todos os generais em atividade e contratar o pessoal dos comentários todos ja tem uma estratégia de vídeo game é só por em prática.

Bosco
Bosco
Reply to  Mauro Elaine
5 anos atrás

É isso que fazemos aqui!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Mauro Elaine
5 anos atrás

Mauro
Pura verdade.
Um monte de “ispecialistas” de “teclado” achando que uma guerra real seria igual jogar “Call of Duty” numa “lan-house”. Isso sem falar nos “mestres” em “CTRL-C+CTRL-V”.

colombelli
colombelli
Reply to  sub urbano
5 anos atrás

até que enfim uma posição sensata e com um minimo de conhecimento da realidade

Ernane
Ernane
5 anos atrás

Meu Deus!!! é tanta paranoia que chega dar vergonha alheia. Provavelmente que escreveu esses comentários apocalípticos vai acordar com ressaca moral amanhã

colombelli
colombelli
Reply to  Ernane
5 anos atrás

exatamente

Flanker
Flanker
5 anos atrás

O Brasil não vai atacar ninguém! É proibição Constitucional! Em caso de ataque contra nós é outra história! E Maduro tb não vai atacar o Brasil! Ele sabe que isso é o pretexto perfeito para ele ser atacado pelo Brasil, EUA, Colômbia e outros. Ele só está tentando demonstrar força. Amanhã, dia D para a entrada da ajuda, pela Colômbia e Brasil, é qie poderemos ter confronto entre os partidários de Guaidó e de Maduro, apoiados pelo exército venezuelano…..e se isso ocorrer, será na fronteira com a Colômbia.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Você deveria ler o decreto de 2008 que regulamenta esta questão, ameaça ao Brasil por si só não é apenas um ataque de fato. Já estamos com nossa soberania atravessada pelo alcance do S300 que cobre da fronteira até Boa Vista.

Flanker
Flanker
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Você não tem que dizer isso pra mim! Tem que falar isso para os comandantes das Forças, para o ministro da defesa, para o vice- presidente e para o presidente da república. Pelo visto eles não sabem desse decreto. Quanto aos MAR-1, moro em Santa Maria e já vi os A-1 decolando e/Ou pousando com RecceLite, Skyshield, Litening, lançadores de foguetes de todos os tipos, bombas de todos os tipos (inclusive as Lizard), MAA-1 Piranha (de exercício), mas nunca vi eles com o MAR-1…..nem nunca li, em lugar algum, que o Brasil tivesse encomendado e recebido esse míssil. Tens a… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Qual seria este decreto?

Verdugo
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Maduro acaba com isso destruindo a ponte e a estrada. Fim da ajuda humanitária. O Guaidó já ficaria na Colômbia.

Lucas Gabriel
Lucas Gabriel
5 anos atrás

O exército deveria deslocar seus Astros 2020 para a fronteira com a Venezuela, ou perto disso. Como fazer isso se a princípio os astros se encontram em Formosa/Goias e Maduro, TALVEZ esteja, com seus sistemas S300 e radares de olho na fronteira? Deveriam trazer os astros dentro dos cargueiros c130 hércules até uma cidade perto de boa vista (onde os radares do S300 não o alcancem) e a partir dali irem por estrada (já que o astros é 6×6).
Seria possível essa logística? E o mais certo? Abs.

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Lucas Gabriel
5 anos atrás

Tem que combinar com os índios e o CIMI.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Cadê os “especialistas” Bosco, HMS TIRELESS, Ricardo Bigliazzi, Tomcat4.0 que diziam que os F-16 da Venezuela não voavam porque estavam enferrujados? Cadê vc…

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Essa foto é atual? Caso seja e consiga provar, eles realmente estão operacionais e aptos para o combate ou só pra posar pra foto?

Bosco
Bosco
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Cara, não me coloca nesse bolo não. Eu nunca disse isso. Aliás, não me interesso por esse assunto de custo de hora de voo, pós venda, manutenção, jaca, jaca francesa, rotor de helicóptero com defeito, etc. Nunca analisei nada por essa perspectiva. Pra mim se um país diz que tem x caças, ele tem x caças e há de se ter em mente que devem ser enfrentados x caças. Não sou a Mãe Diná e não tenho bola de cristal. Sou um crítico das políticas socialistas, progressistas, gayzistas, abortistas, funkeiristas, lacradoristas, feministas, traficantistas, vitimistas, artistas de merda, mídia comprada, globalistas,… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

mais um incauto falando bobagens

Elton
Elton
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Voar e uma coisa ,estar com sistemas de armas,comunicação tatica ,pontaria e navegação operacionais alem de outros intens da avionica dedicados a missão prontos para combate e outra totalmente diferente.

Flanker
Flanker
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Você por acaso acha que aquela foto foi feita agora? Talvez com as baterias AAé já posicionadas perto do Brasil ? Hehehe…sabe de nada….

rdx
rdx
5 anos atrás

Eles possuem um sistema de defesa formidável… e podem se dar o luxo de colocar radares e SAM colados na fronteira para aumentar o alcance de detecção. Primeiro porque eles já obtiveram a negação do espaço aéreo em Roraima….e depois porque eles sabem que FAB não pode fazer muita coisa.(Por favor, não me venham falar em F-5 e AMX) A única preocupação é com o emprego de caças da USAF a partir de Manaus, em caso de guerra. Na minha opinião, a situação das nossas forças terrestres também é péssima. Com certeza, nem viaturas administrativas do EB em Roraima estão… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  rdx
5 anos atrás

A situação do deles é ainda pior. Se você olhar as forças deles, fora alguns equipamentos de ponta na área de caças e defesa aérea, temos mais poderio sim. Aliás, a economia deles decresceu muito, só o esforço de guerra do Brasil mobilizando todos seus recursos já diz quem venceria um conflito. Mas teríamos muitas baixas e gastos, ninguém quer isso. A ingenuidade está em achar que temos de ficar parados enquanto o bigodudo coloca misseis e blindados na fronteira, ficar inerte é mandar o recado de que somos covardes e perdermos qualquer respeito.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Que poderio? Partindo do princípio que o sistema de defesa aéreo do Brasil é uma piada, os SU-30 e F-16 entrariam em nosso território e destruiriam todas nossas forças terrestres, e os F-5 seriam abatidos pois não são páreos para os caças deles! Esse é o prognóstico mais sensato!

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

1- Os F-16 deles são de uma versão antiga e não modernizada armada só com misseis de curto alcance, tecnologicamente inferiores aos nossos F-5M com mísseis Derby e modernizados entre 2006 e 2010.

2- Os SU-30 são apenas 23 e se metade pode voar neste momento já é muito. Os F-5M com apoio dos E99A e com vantagem numérica não devem ser subestimados. Ademais , a versão da Venezuela é a básica, com radar limitado quando comparada a versões mais caras do mesmo caça. Com certeza você não sabia disso também.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Ao que parece apenas 2 ou 4 se não me engano dos Su-30 estão em condições de vôo conforme informações de venezuelano especialista em defesa que mencionou em postagem .
f-16 desatualizadaaaaaaasso , hauhauhauhauhau aguenta nem os F-5 da FAB e estes sem o R-99.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

“2 ou 4 SU-30 em condições de voo!” Fonte: Minalba e Lindoya. kkkkk

John
John
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Só temos vantagens numéricas, os aparelhos deles são melhores do que os nossos modernizado.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Vc só esqueceu de mencionar que quem fez a modernização dos F-5 foi o Dr. Ivo Pitanguy… Acorda cara! Continuam as mesmas sucatas! A única diferença é que agora eles possuem telinha colorida para os pilotos jogarem tetrix enquanto gritam mayday… kkkkk

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás
Flanker
Flanker
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Se teu conceito de sucata se baseia nisso……mostra tua completa falta de conhecimento sobre o tema. Não vou nem perder meu tempo tentando te explicar….

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Vc viu o naipe dos blindados enviados à fronteira? Vc viu o tipo dos caminhões de transporte que levaram os mesmos blindados? Esse super trunfo onde o s300 por si só acaba com tudo o q temos é de uma infantilidade tremenda. Primeiro, a máxima militar: não basta ter e não saber operar, não basta saber operar e não ter recursos para tal. Eles estão com uma população miserável que perdeu em média 30kg de peso no último ano, imagine este país miserável numa guerra sofrendo um bloqueio marítimo brasileiro, terrestre brasileiro e colombiano e aéreo americano, ou vc imagina… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  rdx
5 anos atrás

Pode ter certeza que o Comando Sul dos EUA, cujo subcomandante é um General brasileiro, está acompanhando todas movimentações e nos fornecendo todas informações.

Bosco
Bosco
Reply to  rdx
5 anos atrás

Colocar baterias SAM perto de fronteiras possibilita a sua neutralização via artilharia de tubo e de foguetes

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  rdx
5 anos atrás

Sério que a USAF vai operar de Manaus com a maior parte dos alvos de alto valor da Venezuela no litoral mais de 1000km de Manaus, com os americanos tendo trocentos lugares de onde operar no Caribe ?

Vinicius oliveira
Vinicius oliveira
5 anos atrás

Os S-300 estao em caracas, esses q cobrem o territorio sao radares chineses, que ficam mais expostos na fronteira e devem da suporte de alerta antecipado para os S-300 q protegem a capital e seu ditador maduro !!!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Cadê aqueles que diziam que os F-16 da Venezuela não voavam porque estavam enferrujados? O silêncio deles é ensurdecedor…

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Mesmo que não estejam, são obsoletos e só com mísseis de curto alcance. Tecnologicamente inferiores aos nossos F-5M com mísseis Derby e Pyton 4

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Então a vergonha para o Brasil ainda será maior! “Caça moderníssimo da FAB é abatido por um caça obsoleto da Venezuela!” Isso é pior do que não ter munição pra nem 2 horas de guerra…

Bosco
Bosco
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Sincero Brasileiro da Silva = Toinhokings, rei do cangaço.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, se ficar pluto é pior! Atura ou surta!

Flanker
Flanker
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

No meu caso, lendo comentários como os teus, eu nem surto nem atiro….só sinto pena!!

Andre Vedoze
Andre Vedoze
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Felipe S e Sincero são a mesma pessoa, só que eles não sabem

Felipe S
Felipe S
Reply to  Andre Vedoze
5 anos atrás

Ei doido me tire dessa, comento por aqui tem tempos, odeio esse kings

Flanker
Flanker
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Munição para 2 dias…..outra bobagem de quem não lê a informação correta, não entende nada sobre o assunto é quer dar uma de sabichão….

Dodo
Dodo
5 anos atrás

O que me dá mais raiva nisso tudo é ouvir o imbecil do Andreazza da jovem pan dizendo que o Brasil possui forças armadas inferiores as venezuelanas…..a que nível esse cara chegou…….

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Camaradas que sabem infinitamente menos que nós foristas sobre defesa e suas peculiaridades e saem falando bobagens para os incautos espectadores que absorvem e continuam com o telefone sem fio.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Dodo
5 anos atrás

O que me deixa ainda mais estupefato é ver brasileiros lambendo cegamente uma ditadura socialista falida! É surreal

BILL27
BILL27
Reply to  Dodo
5 anos atrás

foi de doer mesmo

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
5 anos atrás

Queira Deus que não aconteça, mas infelizmente acho que as chances de não haver um conflito diminuem a cada dia como desenrolar da situação. Estamos agora no inicio das contrações e este conflito é igual a parto, pelo jeito vai acontecer. Maduro já têm movido suas peças e tenho certeza que por debaixo dos panos nossos militares têm feito a tarefa de casa e já têm um plano de contingência. Não acredito que maduro vai disparar misseis agora, até porque a tática que ele esta usando e a mesma da Russia se impondo militarmente, por enquanto só esta mostrando sua… Read more »

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
5 anos atrás

Desculpem, mas, em alguns momentos tenho visto comentários nas mídias sociais, de pessoas que parecem estar torcendo para que haja uma guerra… Eu penso entender o drama humanitário que os venezuelanos estão passando… Mas, parece que as pessoas não entenderam que uma guerra agravará este drama exponencialmente, e ainda o espalhará para outros países… será que as pessoas estão ficando doidas!? Posso estar enganado, mas, é a sensação que tive em páginas como Facebook, etc.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

Não torço para guerra alguma. Mas ficar parado enquanto um ditador coloca armas na sua fronteira é demais. Temos que salvaguardar nossa soberania, só isso.

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Olá, deixar claro que não me referi a nenhuma pessoa em especial. Mas, tomar providências estratégicas, associada a medidas diplomáticas não é nada demais. Acima eu me referia a pessoas que de modo descuidado já estão tratando a coisa como o início de uma batalha.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

Concordo plenamente.
Eu fico impressionado também, sempre me perguntei como alguns conflitos haviam começado por motivos estúpidos… vendo alguns comentários você descobre o motivo.
Tem vários comentários achando que isso é um Board Game da Avalon Hill, que você se diverte tomando uma cerveja e jogando dados.

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Eu tenho certeza de que os nossos comandantes, estão preparados para lidar com tal situação, já possuem projeções, e sabem o que é necessário como medidas dissuasórias… Muitas vezes pequenos movimentos diplomáticos e práticos são mais que suficientes, sem se correr o risco de incitar alguém que, me parece, já está desesperado…

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

Não torcemos pra guerra e sim por rendição incondicional duma ditadura que mata pela fome seu próprio povo.

Jeff
Jeff
5 anos atrás

Alguns pitacos pessoais:

Irrelevante para o Brasil estas baterias AA próximas a nossa fronteira. Primeiro porque não temos nenhuma intenção de atacar um país vizinho e soberano, mesmo sendo uma ditadura. Segundo que o Brasil dificilmente permitiria um ataque americano através do nosso território, não temos motivo algum para isso e só teríamos a perder.
.
Está mais que na hora de dar atenção para as forças AA do nosso país, estamos capengos nesse quesito.
.
A combinação de sistemas mais antigos e mais novos estaria ótimo. Por exemplo S-300 combinados com buk, ou seus equivalentes ocidentais.
Só pitacos mesmo…

colombelli
colombelli
Reply to  Jeff
5 anos atrás

entrada de qualquer tropa em nosso território carece de aval do congresso. Até pras operações combinadas com argentinos isso é necessário

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Foi decidido, na reunião desta sexta feira, que não serão permitidas tropas ou equipamentos americanos aqui no Brasil.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Isso é uma mistura de nada com qualquer coisa, o Maduro não vai atirar em ninguém que não coloque os pés lá, basta o Brasil não pôr os pés lá e nada acontece, deixem que a “polícia” do mundo faça seu papel.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Uma guerra com a Venezuela pode acabar de duas formas ou um embate rápido na fronteira entre as forças, (mais provavel) ou um conflito até a invasão completa da Venezuela, imagina no segundo caso a indústria, mineração e agricultura brasileiras todas voltadas para o esforço de guerra isso só valeria a pena para ocupação total, depois do exército venezuelano viriam as milícias essa guerra ia durar uns 10 anos facilmente ia ser igual Irã Iraque um atoleiro que a gente não vai mais conseguir sair.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Porque não usar o sistema Astro (terra-terra) para destruir o S-300 (terra-ar). O sistema S-300 não é capaz de defender-se contra uma artilharia de saturação, como é o caso do Astros.

Bosco
Bosco
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Se tiver no alcance…
O problema é que a Venezuela tem lançadores de foguetes Smersh.

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Creio que que num cenário de guerra moderna, Brasil dormiu no ponto.

Jomado
Jomado
5 anos atrás

NÃO ACHAM MELHOR DEIXAR ISSO PARA O TIO SAM?Alguns mísseis tomahawk resolvem o problema. Podem dormir tranquilos.⏹️

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

O Brasil precisa mandar o recado, mobilizando, tropas, armas, e equipamentos para a retaguarda da fronteira.
Está passando da hora de mostrar que o governo brasileiro tem culhões. Diplomacia de comadre, não funciona contra ditadores socialistas.

XFF
XFF
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Tadeu Mendes, vai incentivar a guerra em Israel, aqui não.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Aqui não é Israel que ganha mesada não, o buraco aqui é mais embaixo, se uma guerra acontece teríamos que tirar do próprio bolso que já está furado há um bom tempo. O sujeito mora nos EUA e vem incentivar guerra na casa dos outros.

colombelli
colombelli
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Errado Tadeu, Isso seria ótimo pro Maduro se fazer de vitima. Não se faz ameaça vazia. E uma lambança feitas pelos venezuelanos não vale uma gota de sangue brasileiro. Fizeram a panela, que façam a tampa.

Maus
Maus
5 anos atrás

Não faz sentido algum colocar o S300 tão perto da fronteira.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Maus
5 anos atrás

Cobrir o espaço aéreo até Boa Vista. Já saiu na folha de são Paulo que a base aérea de boa vista está neutralizada se houvesse um conflito, graças ao S-300 tão perto

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe,
A fronteira está a 200 km da base aérea. De forma alguma os S300 iriam neutralizar a base de Boa Vista. Há teto sobre a base de pelo menos 2000 metros.
Os S300 com mísseis de 200 km de alcance e radares com 450 km de alcance, podem dificultar as operações da base, mas não têm potencial para paralisar suas operações.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Na folha dizia isso , só repliquei, e o alcance seria 250km…segundo eles, estavam falando do que obtiveram de suas fontes…

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe,
O problema não é o alcance dos mísseis e sim a curvatura da Terra.
O relevo, tanto do ponto onde está o radar quanto do “alvo” , pode influenciar tanto favoravelmente quanto desfavoravelmente em relação ao horizonte radar da região varrida.

BILL27
BILL27
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Mas a terra não é plana ?

colombelli
colombelli
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

na folha? na folha de são paulo? não precisa falar mais nada

Felipe S
Felipe S
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Vero kkk a redação deles deve ter uma foto do Fidel na parede

BRUNO
BRUNO
5 anos atrás

Minha preocupação não é a Venezuela, até a GUARDA MUNICIPAL de Duque de Caxias ganha deles, minha preocupação é a Rússia usar a Venezuela para desestabilizar os Estados Unidos no seu quintal, e arrastando junto o Brasil.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Atenção crianças! Só uma bateria de S-300 destrói todos os F-5 da FAB! Isso se eles conseguir levantar voo, pois correm o risco de serem destruídos ainda em solo pelos SU-30! Abraços! Por favor sem choro!!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Só lembrando que se pode usar a artilharia para saturar o S-300 forçando a usar todos os misseis assim dando tempo para neutralizarem os mesmo sobre o SU-30 e F-16 Block 15 a dobradinha E-99 +F-5 deve ser o suficiente….

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

De que artilharia vc se refere? Aquela que está sem munição, segundo um general do exército? kkkk

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

? Se você se refere ao mito de só ter munição só para X horas ou Y dias?… Sabia que a IMBEL produz tanto a munição de 105mm e 155mm para obus e para os morteiros de 60mm, 81mm e 120mm?Fora os foguetes do ASTROS ?….

Sequim
Sequim
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Cara, vc é de esquerda e vem aqui defender sua ideologia. Só que vc mente e muito pra isso. Vc é tipo um Tireless com sinal trocado. Não faz isso, meu caro. Agindo assim, vc é a esquerda que a direita adora.

Tutu
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

2 su-30?

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Tutu
5 anos atrás

F-16 block A ainda tem misseis operacionais? O radar tem manutenção americana a quanto tempo? Su-30 todos os 2 operacionais já estão voando? E-99 + super tucano, aliás, tucaninhos lá de pirassununga carregando cartazes “temos comida” já seria o bastante para q se rendessem.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Pare de falar asneira. Vai pra Cuba meu!

Bosco
Bosco
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Não se tivermos os MAR-1.

colombelli
colombelli
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

ia tentar te ensinar alguma coisa de emprego de armamento e os fatores envolvidos… mas não vale pena. Trocou o nick mas o estilo é o mesmo

mcremp
mcremp
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Então, já que não tem jeito, e seremos invadidos e derrotados pela Venezuela, por quê você já não se entrega para ganhar tempo ?

Diguinho
Diguinho
5 anos atrás

Boa noite
Eu fui chamado de pessimista quando eu disse que projetos que duram muito tempo não compensa fazer….
Olha o submarino nuclear só vai ficar pronto em 2028.
As fragatas Niterói em 2025 ou 2026.
Se estourar uma guerra do que vai adiantar gastar bilhões de reais se não podem ser usados porque não estão prontos….
Nossos militares dormiram no ponto.
Se agente entrar numa guerra ferrou meus amigos.
Orem para não estourar essa guerra.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Acredito que não há país na America do Sul preparado para uma guerra….a economia seria arrasada independente se entrarem ou não na guerra já que as economia são interligadas…

Kommander
Kommander
5 anos atrás

O pior de tudo é que se algo acontecer, o Brasil vai ficar conhecido como um país fraco que não tem como abater os s300 da Venezuela, e como sempre, quem vai nos salvar é o tio Sam. Agora nós ficaremos ainda mais dependentes deles. Parem de inventar teorias furadas, nossos caças da década de 70 e 80 não tem armas adequadas para neutralizar a AA do Maduro, que vergonha!

Arminius
Arminius
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Não é vergonha alguma nem demonstra fraqueza sentir-se incomodado ou temeroso com a proximidade de baterias de S300 ativas. Salvo Israel, que treina dia e noite para isso e reúne táticas, experiência e os equipamentos necessários, pouquíssimas Forças Aéreas no mundo estariam à vontade tendo que enfrentar sistemas de mísseis antiaéreos dessa magnitude.

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Não temos forças especiais, não temos misseis de cruzeiro, não temo força blindada para avançar a 11 km da fronteira, não temos submarinos para bloquear todo o suprimento q possa abastecer aquele lugar, não temos alerta aéreo antecipado aliada a misseis brv, não temos forcas altamente treinadas para este tipo de conflito e tb não temos aliados para nos ajudas em nossos pontos fracos. Deixa de ser intectualmente retardado, por favor.

Felipe S
Felipe S
Reply to  R_cordeiro
5 anos atrás

Jesus, temos muitas das coisas que você falou, mas nem vou perder meu tempo. Pesquise.

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Interpretação de texto é tudo. Trata-se de uma ironia.

Kommander
Kommander
Reply to  R_cordeiro
5 anos atrás

Se eu fosse você, lia e relia meu comentário, pois quem tá dando uma de burro é você!

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Me desculpe, não era para este comentário ficar abaixo do seu.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Velho não consegui apagar o comentário kkkk

Felipe S
Felipe S
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Claro, nossos caças modernizados entre 2006-2010 e armados com misseis e bombas israelenses realmente podem fazer nada… Ainda mais com apoio dos aviões radar E-99A… Quem dirá então nossos 44 lançadores Astros … e nossos 350.000 militares ativos e 1,5 milhões na reserva mobilizaveis por todo o país , realmente triste, somos a oitava economia do mundo… de certo não temos recursos para importar armas emengencialmente…ninguém pode derrotar o exército sem papel higiênico da Venezuela que só tem 20 caças operacionais, marinha quase inexistente , só 93 tanques modernos, e por aí vai… Espero que tenha entendido a ironia.

WarStrike
WarStrike
5 anos atrás

Acabou de sair na Folha, que os militares brasileiros desconfiam que existe uma bateria S-300 ativa. Talvez os militares já sabem que ela está lá. Mas para situação não escalar, melhor falar que não tem certeza. Na região o Brasil tem 20 Tucanos…

Ernane
Ernane
5 anos atrás

Os keyboards soldiers piram…muito fácil jogar lenha na fogueira quando não é a sua pele que estará em risco

Zeca
Zeca
Reply to  Ernane
5 anos atrás

Vc ainda não teve que fazer o juramento à bandeira?

Zeca
Zeca
5 anos atrás

As FFAA poderiam ter equipamentos melhores, mas a prioridade sempre foi gastar com pensões para as solteiras, segurança particular, infraestruturas perto de praias bonitas e por aí vai. Mas os estrelados estão tranquilos pq, se o maluco do Maduro atacar, ele não poderá chegar até Brasília onde a fina flor da soociedade está. E quem vive nas fronteiras que se ferre e pague a conta.

Kommander
Kommander
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Claro. No Brasil, ninguém quer perder a mamata, tanto que nem se toca nesse assunto de acabar com as pensões.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Você é tão inteligente que não sabe que não existe mais estas pensões de filhas? O que resta é direito adquirido que a constituição não permite mexer. É isso desde 2001/2002. Ou é malícia ou burric# mesmo.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Felipe, o próprio Exército admite que esta modalidade de pensão onerará o orçamento até meados de 2050. Atualmente, contando as três Forças, temos mais de 100.000 pensionistas desta categoria. O custo, bilionário, perdurará por muitos anos.

Não adianta esbravejar e ofender. A realidade fática se imporá. Quem aponta essa questão não a faz para necessariamente atacar os militares enquanto extrato social, mas sim para exercitar o direito de crítica, sagrado para qualquer cidadão e contribuinte que deseja o aperfeiçoamentos das instituições nacionais.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Meu caro direito adquirido não se mexe. Mas a reforma dos militares vai ampliar a contribuição deles, o tempo de serviço de 30 para 35 anos, e vai haver um desconto das pensões ! Estas 3 medidas não só vão reduzir o impacto na previdência como também vão suavizar o orçamento das 3 forças a médio prazo. O que reitero é que desde 2001 / 2002 todos militares que entraram acabou esse negócio de pensão vitalícia para filhas, que na verdade vem da guerra do Paraguai e deveria ter terminado muito tempo antes. Quem é antes disso tem direito adquirido… Read more »

Felipe S
Felipe S
Reply to  Zeca
5 anos atrás

A culpa foi do Collor adiante pelo sucateamento das forças, ou você é burr# ou te faz.

Oliveira
Oliveira
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Exatamente!

Gustavo
Gustavo
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Apresente porcentagens. Números. Pensões para solteira acabou em 2001, até quando vc e o PT vão repetir isso. Segurança partícula? Do que vc está falando? Infraestrutura perto das praias tem datas de construção coloniais. Onde está fatos de sua argumentação?

Arminius
Arminius
5 anos atrás

Ao posicionar e ligar os radares do SS300 na nossa fronteira, a Venezuela basicamente deu um sinal cauda de cascavel: estou aqui, não se aproxime… Não acredito que nenhum general brasileiro sério, profissional e que usa farda diariamente tenha qualquer interesse em atacar, invadir ou sequer provocar a Venezuela nesse momento. A situação daquele país é caótica e tudo, literalmente, pode acontecer. O Brasil e o povo brasileiro não têm nenhum interesse em iniciar um conflito bélico com a Venezuela. Tampouco a Venezuela, no atual momento, quer alguma encrenca com o Brasil. Estão focados no problema interno extremamente sério deles.… Read more »

Oliveira
Oliveira
Reply to  Arminius
5 anos atrás

Parabéns ! Ate que enfim um comentario adulto e inteligente.

Bosco
Bosco
Reply to  Arminius
5 anos atrás

O problema é se um desavisado radar de direção de tiro/iluminador travar num avião brasileiro. Isso já poderia configurar uma ameaça.

Arminius
Arminius
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, sim, é verdade. Exatamente por isso, acredito que o Brasil deva ter restringido a atividade militar desnecessária na área para evitar algum possível mal entendido ou atrito. Sabemos que é sério “acender” um sistema do porte do S300 perto de nós. Mas, até então, isso não tinha acontecido. A Venezuela está numa situação extrema, talvez num dos momentos mais delicados da História deles, por isso agem de forma excepcional. O regime do Maduro está condenado. Já há outro presidente declarado, agindo como tal, com reconhecimento oficial de grande parte do mundo civilizado. Não há como ele se manter no… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Arminius
5 anos atrás

Arminius,
Concordo com tudo que disse, só faria um adendo à forçação de barra da entrega de alimentos. Como o Brasil reconhece o Guaidó como o novo líder legítimo do país, isso é uma forma pacífica de fragilizar Maduro. É mais uma prego no seu caixão.

XFF
XFF
5 anos atrás

O que governo Brasileiro tem a ver se Venezuela está movendo S-300 ou não? Por acaso o governo federal está pensando em fazer movimento hostil contra Venezuela? O S-300 é deles e eles posicionam onde achar melhor no território deles.

Venezuela não é inimigo do povo Brasileiro, apenas governo federal está sendo capacho de Trump.

Felipe S
Felipe S
Reply to  XFF
5 anos atrás

Nos somos em parte responsáveis por todo o sofrimento venezuelano já que financiamos esta ditadura com o PT no poder , graças a acefalos…

colombelli
colombelli
Reply to  XFF
5 anos atrás

capacho é quem toma toco e calote de Lugo, Evo, Correa e Castros.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Teu presidente chamava Chávez de esperança, um sujo falando do mal lavado.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Na época do neoliberalismo irresponsável do FHC , até eu veria o nacionalismo chavista como esperança, e de início Chávez não se apresentava como socialista meu caro, vá pesquisar. E também é o seu presidente. Vai pra Havana que a dor passa ?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Chavez sempre militou em prol do socialismo, qualquer biografia do cara deixa isso bem claro.

Augusto L
Augusto L
Reply to  XFF
5 anos atrás

Claro quê é.
É uma ditadura, é socialista, tem envolvimento com terroristas e narcotraficantes e é alido de potencas estrangeiras com visões de mundo diferente da nossa.
Ou seja a Venezuela Boliviariana é um perigo ao Brasil e nossos interesses.

Henrique
Henrique
5 anos atrás

Maduro está forçando uma barra delicada, qualquer atrito ou agressão em nossas fronteiras poderá servir de pretexto para uma intervenção dos EUA visto que o Brasil está mais alinhado com os mesmos. A situação também será interessante para vermos como nossas FAs se mobilizam logisticamente em uma zona como a fronteira norte.
O bom é que esse idiota caindo será o início do fim de governos deste tipo na AL.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

A ideia das crianças é tentar saturar os S-300 com artilharia de foguetes não guiados! kkkkk

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Você sabe o que é balística?

O S-300 é um sistema antiaéreo, e portanto não é efeciente contra also terrestres, já o Astro pode facilmente decapitar uma bateria S-300.

Exemplo brilhante de como usar armamento Low Tech contra um systems High Tech.

Bosco
Bosco
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Tadeu,
Os venezuelanos dificilmente colocariam os S300 ao alcance do Astros. E só lembrando de novo, eles tem lançadores de foguetes Smersh.
Em tese, eles podem neutralizar nossos “neutralizadores”.

Zé
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Confirma Smersh? Que desagradável. ..

ScudB
ScudB
Reply to 
5 anos atrás

Srs!
Os 9A52 “Smerch” na quantidades de 12 lançadores foram entregues em março/abril de 2013 para 435 Grupo de Artillería de Campaña de Lanzacohetes Múltiples (GAC LCM) da 43 Brigada de Artillería de Campaña. Comandante na epoca – Cel. Juan Vicente Bolívar y Ponte.
Um grande abraço!

Zé
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Confundi com o Iskander.

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Os obuses recém chegados dos EUA não poderiam neutralizar essa ameaça? O problema, ao meu ver, seriam desloca-los do sul do país…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O problema é achar os S-300.
Assim como eles teriam dificuldade de fazer fogo de contra bateria.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Mas não esqueça das baterias de BUK e outro equipamento, acho que pechora, que defendem o S-300
1 – canhões de 20 a 40mm;
2 – MANPADS IGLA S 3,5km
3 – S-125 Pechora 2M 20km Altitude
4 – BUK-2ME 25 km Altitude
5- S-300VM 30 km Altitude

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás
colombelli
colombelli
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

a unica criança por enquanto aqui é voce e suspeito que seja o mesmo que entra com outro nick e as mesmas estultices

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

É melhor esquecer a artilharia de foguetes não guiados! Tentem catapultas! kkkkk

colombelli
colombelli
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

por que tu vens emporcalhar o debate com argumentos rasos?

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Querida só me diz quando e onde algum S-200 ou S-300 foi superado por algumas artilharias ou foguetes não guiados! Daqui a pouco vc vai dizer que nossos canhões de 40mm e RBS70 são páreos para os SU-30 e F-16…

Recce
Recce
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Você acha que um S-300 interceptaria um obus?

Felipe S
Felipe S
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

O Brasil tem condições de esmagar a Venezuela com uma coisa chamada “esforço de guerra”. Inclusive há mecanismos neste sentido na constituição. Somos a oitava economia do mundo, 210 milhões de habitantes, maior indústria e etc… Continue lambendo seus comunistas.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Comédia! Com todo seu “esforço de guerra” e com sua “oitava economia do mundo” ainda assim iria tomar uma coça da Venezuela se entrar em guerra com ela… Brasil não tem armamento e numa guerra é isso que importa! Ou vão derrotar os venezuelanos atirando laranjas e açaí neles?

Bosco
Bosco
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Uma amostra que nossa esquerda criminosa não tem pátria e se lixa pro povo é esse senhor Antoniokings. Eles são uns doentes que defendem a ideologia deles e o partido. O resto que se lasque desde que eles se deem bem. Lamentável o nível de degradação moral que chegamos por termos admitido essas organizações criminosas dominarem o país por tanto tempo. Teria sido melhor os militares não terem tomado o governo em 64 e ter deixado a esquerda tomar conta de tudo naquela época. Em sendo insustentável ela já teria caído de podre e já teríamos passado pelo pior e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

E qual pátria que vc defende, fera?
A que tem 14 milhões de desempregados, o dobro disso de subempregados e mais ainda de desalentados?
Pátria em que o rico não paga imposto e reclama do valor do salário mínimo?
Pátria em que dezenas de milhões vivem amontoados em favelas e outros tantos dispersos em caatingas miseráveis?
Pátria sem moradia, saúde, educação e segurança?
Vcs são muito bons para defender os interesses dos outros.
Não sei qual o ganho com isso, mas são persistentes na tarefa.
Tenha paciência!

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Eu pelo menos defendo uma, diferente de você que defende um partido criminoso, uma ideologia enganadora e posa de virtuoso. Pelo menos nas democracias capitalistas sabemos quem é inimigo dos miseráveis. Bem diferente dos regimes que você defende, onde os vilões se passam por mocinhos. Só que já deu. Ninguém acredita mais na cantilena socialista dos Haddads, Manuelas, Kokais, Wyllys, Rosários, Antonios, etc. Mesmo porque tiveram a chance e defecaram nela com corrupções nunca vistas, com enriquecimentos ilícitos jamais imaginados, onde o já imoral “milhão” virou “bilhão”, onde esses mesmo “ricos” que você alega ter asco eram os convidados dos… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Democracias capitalistas, ou ocidentais, como queira se referir, só existem em troca do trabalho dos outros.
Por isso, historicamente, eles são ricos e nós somos pobres.
Não há outra possibilidade.
E tenho idade suficiente para atestar isso.
Agora, admiro-me de um sujeito como vc, adular um País que pouco liga para o Brasil e se refere a nós como quintal ou porta dos fundos.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Cara, Eu tô me lixando pros EUA. Nunca fui lá e nem pretendo. Não sei falar inglês. Pouco me importa o que eles pensam do Brasil, dos brasileiros, do samba e do futebol. Só sei que em mim eles não mandam . Da porta da minha casa pra frente mando eu. Nunca percebi nenhum americano atravancando minha vida, mas já percebi muitos conterrâneos ditos patriotas e defensores dos oprimidos , pregando honestidade a toda prova, me sacaneando geral e ao meu país. Não culpo ninguém pelo que somos e pelo país que temos. Se estamos na merda a culpa é… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

– 14 milhões de desempregados que surgiram de repente……nos nos mais de 13 anos de PT não é síria desemprego??? – rico não paga imposto…..E o que teu governo fez durante 13 anos para mudar isso? – favelas e seca do Nordeste….O que teus cumpanheros fizeram durante mais de 13 anos para acabar com isso? Minha casa minha vida? Transposição do São Francisco? O primeiro não adiantou nada, pois as favelas continuariam aumentando e cada vez .mais violentas….O segundo foi um sorvedouro de dinheiro público e sequer foi acabado ainda! – quanto a defender interesses dos outros, tu és mestre….defende… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Te respondi qual pátria eu defendo mas o antispam pegou e muito provavelmente o Galante não vai liberar e eu simplesmente estou sem saco de tentar de novo, mesmo porque é um exercício inútil.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Desempregados graças ao PT, com sua roubalheira astronômica e populismo barato. A economia está assim por culpa deles, e só saímos da recessão por causa do Vampirão.

Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal, afundou a economia do país com desonerações irresponsáveis só para garantir sua reeleição. No ano seguinte tudo voltou a subir e a economia quebrou , estelionato eleitoral. Esquerdistas tem algum problema, parecem viver numa realidade paralela. Quebraram a Petrobrás, Pasadena e etc, preciso dizer mais?

Doug385
Doug385
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

77 milhões de mortos pelas mais de Mao e 43 pelas mãos de Stalin. Fora Fidel, Pol Pot e outros. O mesmo caráter assassino, o mesmo desejo de controlar e aprisionar o próximo, a aversão a qualquer tipo de valor ou moral, tudo isso impera nas mentes doentias dos que se deixam controlar por essa ideologia destruidora, isso inclui a sua pessoa.
Não passas de um doente social.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Qual foi a diferença mesmo entre a esquerda e os militares no poder? Que eu saiba o Brasil foi deixado quebrado pelos militares. Só pq não tinha gulags?

Felipe S
Felipe S
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

O Brasil só quebrou com os militares quando veio a forte crise do petróleo, do qual eramos muito dependentes. Inclusive foi por isso que o Geisel criou o Proálcool que veio a produzir o etanol brasileiro no futuro. Com eles saltamos da economia 49 para oitava do mundo ainda nos anos 70. Também foi o Geisel que deu início a abertura e se reaproximou diplomaticamente da URSS e da China, fez o acordo nuclear e de submarinos com a Alemanha e acelerou o desenvolvimento de bombas nucleares brasileiras. A meta era ter capacidade balística disfarçada na forma do VLS, ter… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor da “liberdade”; Ninguém me contou como era o regime militar. Tenho 57 anos e vivi nele. Em 80 entrei numa concorrida faculdade federal e a maioria (70%) da turma era de mulheres, das quais duas eram negras. E todos eram remanescente de escolas públicas. O nosso “grêmio” se chamava Che Guevara e o que mais tinha era estudante idiota de chinelo, cara de maconheiro e camiseta do Che e nunca fomos importunados. Nunca vi um militar na minha vida enchendo o saco de cidadãos de qualquer cor. Quem destruiu o Brasil que estava em construção , por omissão ,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Rapaz. Temos os mesmos 57 anos e tenho a nítida impressão que sempre vivemos em países diferentes.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Provavelmente sim…..você vivia no país ideologizado por Marighela e outros do mesmo naipe…..devia viver no DCE (isso se cursou alguma faculdade), ouvindo Caetano e Chico Buarque, divagando sobre um futuro Brasil socialista……E teve um gostinho durante uns 14 anos….E aí a mamata acabou……

Bosco
Bosco
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Flanker,
Eu ia dizer ao Antônio a diferença entre o país que eu vivia do país que ele vivia, mas acho que você resumiu muito bem. Capacidade de síntese excepcional. Eu não teria feito melhor.
Parabéns e obrigado.

Flanker
Flanker
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, enquanto gente desse tipo continuar escrevendo o que eles escrevem, encontrarão a oposição sua, minha e de vários outros! Abraço.

Flanker
Flanker
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, nesse ano faço 50….tenho mais 4 irmãos, com o mais velho tendo 63 anos. Todos nós nos formamos na UFSM….saídos de escolas públicas. Meus pais criaram os filhos indo e vindo para onde queriam, na hora que queriam sem serem sequer parados por qualquer policial ou militar. E sempre existiram nos grêmio das escolas e nos diretórios da UFSM uma idolatria pela esquerda, principalmente pelo psicopata sanguinário argentino….minha professora de estudos sociais na 7a e 8a séries era totalmente contra os militares e falava abertamente em sala de aula….criticava-os é tudo mais…sabe o que aconteceu com ela? Absolutamente nada!!!… Read more »

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Nossas forças necessitam ampliar suas capacidade de ISR e ISTAR. Seria outro cenário…
.
Os Israelenses podem nos ajudar e muito…
.
Esse é o futuro: https://i-hls.com/archives/89250

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Realmente, está na hora de ir às compras!

Adilson Pinheiro
Adilson Pinheiro
5 anos atrás

Um país que deixa pessoas morrerem na fila do SUS, não cuida da segurança pública, tem uma injustiça social brutal, apesar de ser potencialmente um dos mais ricos mundo, não pode e nem deve se meter em matança de seres humanos. Basta o nosso próprio mal. Não temos dinheiro para salvar vidas de nosso próprio povo, muito menos para matar outros povos. Já não bastaram as duas grandes guerras? Não aprendemos nada?. Cadê o amor ao próximo?

Marcelo R
Marcelo R
5 anos atrás

Se o Maduro, quase podre, ta querendo briga, ta na hora de mandar os HIND Brasileiros para a fronteira da Venezuela…Estes helicopteros estão em condições de ação, tem capacidade de realizar ações de controle ostensivo a baixa altura pela area, as ameaças são os caças SUKHOI, mas eles na sua maioria estão sem condições de voo por falta de peças…. e os misseis S 300 estão de prontidão para ações em alta altura, não na baixa altura, sobre as copas das arvores….., lembrando que os HIND M35 tem um curriculo muito bom…. A Russia os utiliza na atualidade para combater… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Marcelo R
5 anos atrás

O problema são os Iglas e os 23 mm que os venezuelanos tem aos montes. Com essas armas até uma criança derruba um helicóptero, basta saber o momento certo de atirar para não denunciar a posição.

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

Em caso de Guerra , Venezuela tem apenas 20 caças operacionais. ?

https://www.aereo.jor.br/2019/02/23/em-caso-de-guerra-venezuela-tem-apenas-20-cacas-operacionais/

bjj
bjj
5 anos atrás

Pra galera que acha que os S-300 “fecharão” o espaço aéreo brasileiro por centenas de kms, vale lembrar que a terra não é plana e que o relevo dificulta ainda mais. Qualquer aeronave, desde que voando à baixa altitude, poderia se aproximar destas baterias à poucas dezenas de kms e eventualmente lançar suas armas se fosse o caso. Pra outra galera que torce de forma velada por uma guerra, seja de Brasil ou EUA contra Venezuela, é melhor que pensem mais nas possíveis consequências. Na pior das hipóteses seriam milhares de mortos, inclusive inocentes. Na melhor delas, no caso das… Read more »

Billy
Billy
Reply to  bjj
5 anos atrás

200 km Boa vista – fronteira. Voar na copa das árvores carregando armamento por essa distância? 600 km Manaus – Boa vista, cargueiros, transportes e vôos comerciais voando rente ao solo?

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Maduro só está demonstrando força, é uma ameaça pra quem quer se meter por lá, ou as forças armadas brasileiras também demonstram força e mandam tudo que tem pra lá ou ele vai sair mais forte desse episódio e vai achar que o Brasil morre de medo deles

Munhoz
Munhoz
5 anos atrás

Somente para dar um pitaco nessa discussão, o Astros não seria o ideal contra o S 300 a não ser que este estivesse ao alcance dos foguetes sendo isso improvável !

A única saída seria os AMX voando sobre a copa das árvores num ataque meio que suicida!

O resto é conversa, no entanto antes que isto aconteça os EUA ?? já estão nos ajudando!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Ooooooh?‼️ Estamos salvos…

Millano
Millano
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

11Km da Fronteira é muito perto. Uma ação com tropas especiais por terra, em veículos rápidos, ou cobertos pela selva (lá existe um misto de campos e selva, inclusive próximo a suposta posição da bateria S300) seria mais eficaz.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Millano
5 anos atrás

Milano, na minha opinião seria essa mesmo a melhor opção, perante a confusão do fluxo de refugiados e da lealdade confusa de alguns militares venezuelanos a inserção de uma pequena força militar, preparada a rigor, para localizar e destruir essas 3 peças é uma opção mais que viável e possível no meio de tanto caos. Suspeito que embora a posição exacta seja desconhecida, os militares brasileiros saibam pelo menos a área onde possam estar, um s300 da nas vistas nas suas movimentações e obter informação no local não deveria ser difícil. Pequenas unidades digamos de seis militares cada, capazes de… Read more »