Home Diplomacia ‘Nazismo de esquerda’: o absurdo virou discurso oficial em Brasília

‘Nazismo de esquerda’: o absurdo virou discurso oficial em Brasília

7848
609

Como chanceler, Ernesto Araújo repete tese, antes restrita às mídias sociais, considerada desonesta e sem sentido por acadêmicos e diplomatas. Historiadores europeus se impressionam: ‘Uma asneira e um disparate’

Uma recente declaração do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sugere que uma tese tida como absurda e desonesta por acadêmicos e diplomatas europeus se incorporou ao discurso oficial do governo Jair Bolsonaro: a de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

A declaração, dada em longa entrevista a um canal simpático à extrema direita no Youtube, repete um discurso que esteve em alta nas mídias sociais brasileiras durante as eleições, mas que jamais foi levada a sério por acadêmicos na Alemanha. A posição de Araújo impressionou historiadores.

Na entrevista, questionado sobre a diferença entre o nacionalismo que defende e o pregado pelos regimes autoritários passados da Alemanha, Itália e Rússia, o ministro respondeu que o sentimento nacional teria sido distorcido por grupos que o utilizaram para chegar ao poder.

“Uma coisa eu falo muito é dessa tendência da esquerda de pegar uma coisa boa, sequestrar, perverter e transformar numa coisa ruim. É mais ou menos o que aconteceu sempre com esses regimes totalitários. Isso tem a ver com o que eu digo que fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda”, destacou Araújo, na entrevista divulgada em 17 de março pelo “Brasil Paralelo”, grupo que propaga a linha de pensamento do ideólogo Olavo de Carvalho.

Foi a primeira vez que Araújo, como ministro, classificou o nazismo como um suposto movimento de esquerda – ele já o fizera em um texto publicado em 2017 em seu blog. A teoria vai contra o amplo consenso acadêmico e político sobre o tema na Alemanha, onde a disputa sobre a classificação da ideologia nazista é inexistente entre historiadores renomados.

“Quando um ministro do Exterior faz esse tipo de afirmação, considero altamente problemático diplomaticamente e um absurdo cientificamente”, afirma a historiadora Stefanie Schüler-Springorum, diretora do Centro para Pesquisa sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim.

O historiador Wulf Kansteiner, da Universidade de Aarhus, deixa claro que os nazistas jamais seguiram políticas de esquerda. “Ao contrário, propagavam valores da extrema direita, um extremo nacionalismo, um extremo antissemitismo e um extremo racismo. Nenhum especialista sério considera hoje o nazismo de alguma forma um fenômeno de esquerda. Por isso, da perspectiva acadêmica histórica, essa declaração é uma asneira”, afirma.

Segundo Kansteiner, tanto o entrevistador quanto o ministro jogam com a palavra totalitarismo e, durante sua argumentação, Araújo tenta com ela traçar uma fronteira entre o nacionalismo, que seria algo bom, e o socialismo, que seria algo ruim. “Historicamente isso é um disparate”, ressalta o especialista, que também é autor do livro In pursuit of German memory (Em busca da memória alemã, em tradução livre).

Peter Carrier, coordenador de um projeto de pesquisa da Unesco sobre o ensino do Holocausto, promovido pelo Instituto alemão Georg Eckert, acrescenta que o ministro comete erros ao fazer referências à teoria do totalitarismo.

“Se Araújo tivesse lido precisamente os teóricos do totalitarismo e fosse fiel a suas teses, ele deveria condenar tanto a direita quanto a esquerda, pois o totalitarismo implica que regimes autoritários de direita e de esquerda são igualmente ruins”, afirma.

A estratégia de tentar classificar o nazismo como uma ideologia de esquerda não é nova e chegou a ocorrer no passado em vários países. Mas nunca chegou a virar um debate sério entre especialistas.

Na Alemanha, durante as pesquisas e debates sobre o Terceiro Reich, iniciadas nos anos 1960, chegou a haver tentativas de classificar esse regime como um movimento socialista, no entanto, há décadas não restam mais dúvidas, nos âmbitos acadêmico, social e político, sobre a natureza de extrema direita do nazismo.

Segundo Schüler-Springorum, essa estratégia era uma posição clássica da extrema direita após a Segunda Guerra Mundial numa tentativa de proteger o “verdadeiro nacionalismo” e se distanciar do nazismo: “Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”.

O debate sobre o nazismo como uma ideologia de esquerda foi levantado no Brasil a partir dos anos 2000 por Olavo de Carvalho. A visão rapidamente se espalhou por páginas de direita brasileiras, ganhando adesão também entre contas de viés liberal que adotaram posições conservadoras. Entre os adeptos está o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República e atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

No país, os atuais defensores da visão “nazismo de esquerda” costumam se basear no nome oficial da agremiação nazista, chamada de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou NSDAP. A presença da palavra “socialista” revelaria a linha ideológica do regime. Historiadores internacionais de renome, porém, destacam que essa nomenclatura e a inclusão de políticas tidas como de esquerda no programa de governo apresentado antes das eleições de 1933 não passaram de uma estratégia eleitoral para atrair a classe trabalhadora.

“Na prática, isso não teve significado algum. O partido nazista se associou rapidamente e de maneira efetiva com as forças de direita da República de Weimar e, depois da tomada do poder, se juntou com as forças de direita da sociedade. Hitler nunca seguiu uma política socialista”, destaca Kansteiner, lembrando o episódio que ficou conhecido como Noite das Facas Longas, em junho de 1934, quando integrantes de uma ala mais à esquerda do NSDAP foram mortos.

Apesar de circular há algum tempo entre grupos de direita, essa distorção histórica chamou a atenção na Alemanha apenas no ano passado, quando um vídeo publicado pela embaixada alemã em Brasília no Facebook sobre como a sociedade alemã lida com o nazismo e o Holocausto virou alvo de ataques de militantes direitistas brasileiros.

Em entrevista à DW, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, afirmou na época que a discussão sobre o “nazismo de esquerda” não tinha uma base honesta.

“Há muitas pessoas que não sabem muito sobre o nazismo. E nós queremos informar. Uma pessoa informada vai fazer de tudo para evitar uma volta do nazismo. Mas parece que há outros que têm um interesse político de reinterpretar o nazismo para encaixá-lo de acordo com seus objetivos imediatos. Esses grupos políticos fazem tentativas desonestas de mover a responsabilidade do Holocausto para o colo de outros”, disse então Witschel.

FONTE: Deutsche Welle

609
Deixe um comentário

avatar
134 Comment threads
475 Thread replies
5 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
152 Comment authors
Antonio Carlos CarvalhoCaravaggioERABREUMaterial ArquivoCamargoer Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Colegas. Recentemente, fui questionado se eu recomendaria algum livro para o Min. Guedes. Disse que se ele não tivesse lido os livros de Evans sobre o nazismo, teria um grande prazer em sugeri-los. No caso do Min. Araújo deixou de ser hipotético. Eu realmente sugiro que ele leia os três livros (a tradução em português está muito boa). Ontem vi um vídeo no qual ele afirma que o golpe de 64 foi necessária para evitar que o Brasil virasse uma ditadura. Pelo que entendi, ele disse que os militares fracassaram.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Esse governo é um circo, não pode ser lavo à sério. Bozonaro disse que iria por gente competente no governo, mas o que eu vejo até agora são ideólogos e teóricos da conspiração! O presidente foi se encontrar com Olavão para ouvir histórias da carochinha!

Maurício Vaz
Visitante
Maurício Vaz

E Qual governo nosso país já teve que não foi um circo? A doença do brasil, somos nós brasileiros…

JPC3
Visitante
JPC3

Pois é, memória curta tem esse pessoal.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Itamar Franco manda lembranças… Tirando as denúncias de corrupção Collor também foi um bom governo…

Jacinto
Visitante
Jacinto

Collor? o cara confiscou a poupança de toda a população e fez um bom governo?

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Teve isso também, mas hoje somos confiscados bem mais.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Olha, eu não sei quantos anos você tem, mas pela sua reposta você deve ter menos de 40 anos. Mas pergunte a qualquer pessoa que fosse adulta em 1991 (ou seja, com mais de 50 anos) que você vai ver que o confisco da poupança em 1991 foi uma coisa absolutamente traumática e que não tem absolutamente nenhuma comparação ao que ocorre agora.

Celso
Visitante
Celso

Defensor de nabos e lhoras………escreva aqui quem confiscou o que nesses 3 meses de governo . Afinal, o que voce tambem escreve de abobrinhas e contradicoes nao esta no script. Brasil, pais de tolos e ignaros.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

“Brasil, pais de tolos e ignaros“
Assino embaixo

teropode
Visitante

A pilhagem começou a ser oficializada a partir de 2000 .

Heitor
Visitante
Heitor

Só gostaria de saber porque a Lava Jato não investigou o fim dos anos 90 e inicio dos 2000, foi no governo FHC que o achaque começou. Lula virou chefe da quadrilha, que já estava formada e atuante quando ele se elegeu, e claro, fez parte da ciranda.

francisco
Visitante
francisco

O PT se lambuzou quando aceitou a proposta do FHC de participar de um governo de transição. Os militantes do PT que integraram a “equipe de transição” aprenderam como o PSDB roubava e corrompia e decidiram continuar com as mesmas práticas. É por isso que o PT nunca revisou as privatizações do PSDB, porque resolveu continuar com a mesma roubalheira. Por isso o PT perdeu para o Baolsonaro, agora se o atual governo continuar fazendo bobagens vai perder nas próximas eleições. Tem gente que não merece ser ministro, pela tortal incompetência e, eu torço para que o presidente encxergue isso.

Antonio Renato Arantes Cançado
Visitante
Antonio Renato Arantes Cançado

Na boa, francisco, tua sorte é que mentir e falar besteira não dá cadeia…

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Não, amigo. A pilhagem desenfreada começou quando os nativos avistaram navios portugueses em 1500. Infelizmente, continua até hoje. Socialistas, capitalistas, religiosos e ateus, fardados e civis, enfim.

pangloss
Visitante
pangloss

Itamar Franco era um sequelado que governou sob tutela de uma coalizão pluripartidária, necessária à governabilidade pós-impeachment. Só o PT se manteve distante, pois preferia apagar fogo com gasolina (“quanto pior, melhor”).

Nico 88
Visitante

O governo JK foi um circo?

GabrielBR
Visitante
GabrielBR

sim

Celso
Visitante
Celso

Nico, JK foi o cara que comecou a maior derrocada financeira nesse pais. O que ja estava ruim mas funcionava aos trancos e barrancos, so fez piorar . A boa intencao ao construir uma nova capital no sentido de aproximar (geograficamente) os estados federados, resultou na maior roubalheira ate entao e onde as empreiteiras da epoca se refestelaram. As provas ai estao e podem ser consultadas numa simples pesquisa historica, a pratica dos usos e costumes ainda sao as mesmas. Me causa asco a construcao de um memorial em homenagem a JK nessa capital. Quem sabe, daqui a uns 100… Read more »

Nico 88
Visitante

Ok. Algumas críticas suas são pertinentes e justas. Outras nem tanto. Não acho que seja “asqueroso” a construção de um memorial ao homem que foi o grande responsável pela construção da capital do meu país. Nem considero a atual constituição um “lixo”. Algumas coisas eu gosto dela e outras nem tanto. O senhor frisou os pontos negativos mas seria bom também relembrar as realizações deste governo em obras de infraestrutura e indústrias que foram instaladas durante o seu governo que ainda são fundamentais para o nosso país. Enfim, citei o governo JK pois não o considero um circo e nem… Read more »

francisco
Visitante
francisco

Voce já pensou porque a direita enaltece tanto o JK e ataca a memoria de Vargas?
É o velho ditado lido de outra forma: “O que é bom para os empresários e banqueiros é ruim para o povo.”

Nico 88
Visitante

Segundo o Dieese, o maior salário mínimo da história do país foi no governo JK.

Antonio Renato Arantes Cançado
Visitante
Antonio Renato Arantes Cançado

Vá ler, pra ver se aprende que os banqueiros nunca lucraram tanto na história, quanto nos governos Lula e Dilma. Vamos ver se assim você para de falar tanta asneira.

Heitor
Visitante
Heitor

Foi, Brasilia é um exemplo disso.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

A meu ver foi.

francisco
Visitante
francisco

Acabou com a industria nacional automobilística ao abrir as pernas para as montadoras norte-americanas.

Antonio Renato Arantes Cançado
Visitante
Antonio Renato Arantes Cançado

Oi? ‘industria nacional automobilística’? QUE ‘industria nacional automobilística’, por favor? Na boa, como você fala besteira, cara…

nereu
Visitante
nereu

porque à Alfa Romeo? Havia quatro anos a Alfa já não produzia caminhões na Itália; da mesma forma, não dispunha de modelos populares em sua gama. Como a FNM, a Alfa Romeo era uma empresa estatal, que igualmente padecia (embora em menor grau) de ingerências políticas e descontinuidade administrativa; além disto, começava-se a discutir, na Itália, a oportunidade da transferência do seu controle para a Fiat (algo que viria acontecer anos depois).

nereu
Visitante
nereu

Em 1968, com o regime militar, o novo governo privatizou a FNM, passando-a para a Alfa Romeo (sua velha parceira). Além do absoluto sigilo que cercou a operação, para a qual foi dispensada concorrência pública, foram muitos os motivos de surpresa, todos conduzindo à mesma interrogação: porque à Alfa Romeo? Havia quatro anos a Alfa já não produzia caminhões na Itália; da mesma forma, não dispunha de modelos populares em sua gama. Como a FNM, a Alfa Romeo era uma empresa estatal, que igualmente padecia (embora em menor grau) de ingerências políticas e descontinuidade administrativa; além disto, começava-se a discutir,… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

A VW é americana ?

E agora a esquerda está chorando porque a FORD quer ir embora…

Decidam o que vocês querem

Douglas
Visitante
Douglas

JK foi o melhor presidente desse país. A construção de Brasília foi somente a cereja do bolo de um programa consistente que trouxe muito desenvolvimento ao Brasil. Indústria automobilística, indústria naval, desenvolvimento ferroviário e energético. Furnas, uma das maiores obras de hidrelétricas de seu tempo, Três Marias, que hoje funciona para controlar o Rio São Francisco. Foi um dos presidentes que mais inaugurou faculdades e universidades. Foi o primeiro presidente a apresentar um plano concreto de metas, não ter medo do capital estrangeiro. Claro que teve problemas desse rápido desenvolvimento, mas se fosse esperar não teríamos muita coisa. A minha… Read more »

Alex Stelio
Visitante
Alex Stelio

Põe circo nisso, os devaneios da construção do elefante branco chamado Brasília no meio do nada é a grande prova disso.

Heitor
Visitante
Heitor

Pois é, Maurício. O último presidente um pouco sério que tivemos foi Itamar Franco. Não falo do FHC porque o assalto começou a acentuar-se nos governos dele. Lula/Dilma/Temer todos aqui já sabem. Bolsonaro, por hora, pode não ser corrupto, mas é um palhaço de circo, espero que não seja palhaço de circo e corrupto.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Olha raramente eu concordo com alguém aqui nesse grupo, mas desta vez concordo contigo 1000%. Ainda tem tonto que acredita que esse governo vai consertar o Brasil e entregar ele no final como EUA dos trópicos.

teropode
Visitante

Pelo menos ainda não tentaram estocar vento, eleger uma rainha da mandioca , falir os fundos de pensões, pilhar a Petrobras e estourar os cofres do BNDS para ajudar amiguinhos ditadores, enquanto estiverem só fazendo palhaçada da bom , oque não pode é pilhar a nação como foi pilhada por 15 anos ,

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Só praticaram o Golden shower 😂😂😂

Nico 88
Visitante

“Só fazendo palhaçada” não tá bom não meu caro. Não quero ladrão e nem incompetente a frente do nosso país. Quero gente séria que seja nacionalista de fato.

teropode
Visitante

Mas sua indignação só surgiu agora , 3 meses precisamente , por que isso , vc estava em coma nos anos anteriores ? kkkkkkll

Nico 88
Visitante

Eu disse que não quero ladrão (claramente me referindo ao governo anterior) e incompetente (me referindo ao governo atual). Leia com atenção, por favor.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

3 meses já é incompetente ?

Nico 88
Visitante

Você vai precisar de quanto tempo mais pra verificar isso? As atuações e declarações de membros do governo e do próprio presidente beiram ao bizarro. Não há um projeto claro de desenvolvimento. O que percebo de projeto é tão somente o projeto da banca que está sendo construido por Guedes e que fatalmente aumentará ainda mais a concentração de renda no país (vide reforma da previdência que ataca frontalmente os mais pobres e que poupam as categorias que mais geram déficits) Sem contar a desnacionalização da nossa economia com a venda de empresas estratégicas para o desenvolvimento do país. Por… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Rodrigo. Ninguém acerta tudo ou erra tudo. Um administrador competente acerta mais do que erra. Em média, consegue apresentar melhoras. O incompetente é incapaz de separar o certo do errado. Erra tanto quanto acerta por puro acaso. Em média, não faz diferença. Para causar destruição é preciso método para escolher o pior.

francisco
Visitante
francisco

Nico foi para isso que elegemos o atual governo. Tomara que eu não me arrependa da escolha que fiz. Tava difícil escolher o melhor no segundo turno, o bom para o Brasil teria sido o Ciro Gomes e eu teria votado nele. Dentre todos os candidatos o Haddad era o pior.

Quest
Visitante
Quest

Um nacionalista, no país onde cantar o hino nacional é uma ofensa, nem o maquiavélico Hitler subsistiria.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

O problema são os que votaram nesse circo só para tirar o PT do poder. Esse é o grande problema de um país de analfabetos funcionais. Ainda esperam pelo salvador da pátria ao invés de discutir política como gente grande e escolher gente que fosse realmente trabalhar pelo país junto com os seus cidadãos. Agora tamos ae… Vendo um absurdo desse sair do Itamaraty. Viramos piada no exterior… Do jeito que os gringos gostam…

MGNVS
Visitante
MGNVS

Luiz Trindade
Falou tudo em poucas palavras.
Mas os bolsominions chiliquentos e as olavetes escandalosas se recusam a ver a verdade mesmo qndo ela bate na cara deles.

Léo
Visitante
Léo

Tá certo, devíamos ter votado no Haddad, ou será no Lula?

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Aproveitando para reavivar o tópico e quem sabe passar dos 600 comentários… para quem diz que o governo não está fazendo nada desde que começou, segue um link com um resumo do que foi feito de mais relevante até agora, aproveitem para comentar 😀 .

https://www.youtube.com/watch?v=bf0heElQWu0

Artur
Visitante
Artur

Opa, aquela passada de pano de leve

francisco
Visitante
francisco

Estocar vento e energia solar não é impossível como você parece crer. Estoca-se o vento, em forma de energia, nas baterias, da mesma forma que se estoca energia solar. Ocorre que o discurso da Dilma foi muito elevado para pessoas analfabetas entenderem.
Não fale em fundos de pensão, porque você também parece não saber de nada sobre o assunto. Eu sou associado de um fundo de pensão e lhe afirmo quem tentou acabar com eles foi o FHC, alem de decretar intervenções em fundos, os forçou a empregarem as suas reservas nas privatização.

Antonio Renato Arantes Cançado
Visitante
Antonio Renato Arantes Cançado

O PT RAPINOU os fundos de pensão, estão TODOS no vermelho. Cata, tua burrice é caso de estudo…

MGNVS
Visitante
MGNVS

Teropode
Vc é cego ou so esta se fazendo de bobo?
Nós estamos diante de um governo extremamente incompetente que tem se preocupado com bobagens ideologicas no lugar de governar de verdade. Onde estao os projetos de governo para economia, educacao, saude, reforma tributaria e outros? Onde esta o projeto de governo Bolsonaro? Nao se governa por twitter. Um presidente nao fica “batendo boca” com jornalistas em redes sociais. Que Bolsonaro comece a ser o presidente e pare de ser um moleque mimado fazendo birra qndo alguem diz algo que ele nao gosta. Parece criança.

Jacinto
Visitante
Jacinto

As traduções brasileiras nunca são muito boas – e a culpa nem é dos tradutores, mas da própria diferença entre as línguas. A trilogia do 3 Reich do Evans é a principal obra sobre a Alemanha Nazista, mas ela perde bastante na tradução. Quem dominar o inglês deveria ler em inglês mesmo, até porque há citações de documentos que acabam passando por duas traduções: do alemão para o inglês (e o alemão é uma língua difícil de ser traduzida) e do inglês para português. E a cada tradução, perde-se um pouco do sentido original pela necessidade de tradutor interpretar um… Read more »

Filipe Prestes
Visitante
Filipe Prestes

Li a versão em alemão e em português e são quase idênticas. Como tradutor, sou forçado à rebater esse argumento de que o alemão é uma língua difícil de traduzir. Não é. Para os versados, que compreendem léxico, morfologia e filologia, não é nada díficil traduzir nem a adaptação é um bicho de sete cabeças. E numa transcrição de literatura, não existe mais o que vc cita, de traduzir uma obra já traduzida para outra língua. É norma ter que consultar a obra original e é prática comum em qualquer editora séria. Refurto de forma veemente esse argumento que a… Read more »

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

Refuto, sem R.

Jacinto
Visitante
Jacinto

E eu reitero o que escrevi. A começar: Os livros do Richard Evans são escritos em inglês, porque ele é britânico. Se você leu em alemão, então já terá lido uma tradução. Em todo caso, todo trabalho de tradução é um trabalho autoral porque cabe ao tradutor interpretar o texto original e verter um texto que reproduza, tanto quanto possível, a versão original – tanto é assim que a tradução é considerada uma obra autoral para efeitos da legislação brasileira. O que ocorre é que nem sempre as traduções têm capacidade de exprimir todo o alcance da palavra original; ou… Read more »

Luciano
Visitante
Luciano

Muito didática e importante sua explicação!

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Jacinto. Já li traduções e traduções. Os edições dos livros do Evans publicadas pele editora Crítica não mostram problemas ou erros de impressão. O texto pode ser lido até com alguma rapidez. O fato de não dominar a língua da edição original não deveria ser um obstáculo para a leitura dos livros.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Mas não é obstáculo. Quem domina a língua original tem a opção entre um e outro. Hoje em dia é de simplicidade franciscana comprar livros no exterior e nem paga imposto quando a operação é bem feita. Quem não domina a língua não tem esta opção. Eu por exemplo gosto muito do Yukio Mishima (que era completamente maluco, mas grande escritor), mas não domino a língua dele (japonês). Aí só resta ler alguma tradução. Não é o ideal, mas é o possível.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Jacinto. Também li todos os livros do Mishima, mas em português e as vezes em inglês.. ainda sou incapaz de ler em japonês. Não é o ideal mas é o possível (excelente frase). Quando mencionei que não seria um obstáculo não dominar a língua original, tentei dizer que as traduções ainda é melhor que ignorar a obra. Não é o ideal, mas é o possível que acaba sendo infinitamente melhor que o nada.

Antonio Renato Arantes Cançado
Visitante
Antonio Renato Arantes Cançado

Oi? Você lê em japonês? Que legal!! Agora conta outra, que essa não foi tão engraçada…

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Antonio. Acho que você entendeu o contrário do que escrevi. Escrevi que li as traduções em português e inglês dos livros de Mishima, pois ainda sou incapaz de ler em japonês. Por que isso seria uma piada?

Paulo
Visitante
Paulo

Ser M A V já é viver numa mentira. Mas os que comentam aqui estão extrapolando. Tem o M A V ¨intendidu¨ como esse aqui que leu trocentos livros todos esquerdistas que não valem um gibi do Cebolinha, tem o ¨bêim sucedidu¨ como o tal Defensor e os montes de fanzocas do Putin. Tá difícil.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Wiston Churchil SIM era da Direita democrática. O Socialismo sempre foi inimigo da Democracia. Apenas secundariamente inimigo do Capitalismo já que a acumulação de capital é um método econômico. O socialismo Nacional do Hitler era inimigo da Democracia exatamente como o comunismo do Stalim. Mas os socialistas precisam nivelar os outros pelo seu nível podre de Ditaduras totalitárias.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Andre. O que caracteriza uma democracia moderna é a soberania do povo, o estado de direito, a separação de poderes e o respeito aos direitos humanos. Na década de 30, as democracias eram exceção. A Inglaterra era e ainda é uma democracia liberal pluripartidária, dos quais se destacam o Conservador, o Liberal e o Trabalhista. Churcill era da nobreza e do partido conservador, um político da direita democrática, assim como Attlee era filiado ao partido trabalhista, o que seria um político da esquerda democrática. Os nazistas eram fundamentalmente inimigos dos bolcheviques judeus (segundo A.H.), que também considerava as democracias… Read more »

Luciano
Visitante
Luciano

Olá, Camargoer, faz tempo que nao o vejo por aqui!. Esse tipo de observação que fez, por mais útil e óbvia, vai ter pouco ou efeito algum, infelizmente. É a nova ordem. O passado é reconstruido de um ponto de vista distorcido, subordinado a uma visão que pouco liga pra pesquisa científica (se esta nao corroborar a “verdade”). Tudo se resume agora a briga de torcida, não há meio termo, não há bom senso. Já tivemos esse debate aqui antes qdo daquela matéria sobre os vídeos do consulado alemão em Pernambuco. Lembra? Por mais que apresentássemos bibliografia, pesquisas sérias, fontes,… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Luciano. Um grande abraço amigo. Aproveitei janeiro para ler umas coisas legais. Como disse o Darcy Ribeiro, “os fracassos são minhas vitórias, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Visitante
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro

Prove, usando Evans, quais são exatamente as ideias de direita presentes no nazismo, a seguir identifique os teóricos e filósofos de direita conservadora ou liberal que endossam tais idéias, e as respectivas obras em que elas estão expostas.
Corre que senão eu provo o contrário usando o livro de Anton Drexler, fundador do partido Nazista, obra essa que foi lida com afinco por Hitler.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Colega. Se você ler o prefácio do livro “A chegada do III Reich” 3 Edição, 2017 editora Planeta, Evans escreve que”quaisquer que sesja as semelhanças entre esses vários regimes,as diferenças que jazem por trás das origens, ascenção e evetual triunfo do nazismo e stalinismo são notavelmente diferentes”. Depois, segue quase 2 mil páginas de um texto fácil de ler, com várias notas e referências. Evans fez um excelente trabalho que sempre estará muito acima de qualquer resenha.

Luciano
Visitante
Luciano

Atualizando: O Museu do Holocausto de Israel, que o presidente acabou de visitar, define o Nazismo como um movimento de direita. Se os historiadores e os próprios alemães não tem crédito, talvez as vitimas do nazismo tenham…

Paulo
Visitante
Paulo

Me diga aí onde lá no museu tem essa definição que ¨Nazismo é de direita¨? Me dê as fontes.

Paulo
Visitante
Paulo

Não que eu esteja duvidando mas é que eu nunca vi isso lá, entende?

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Luciano. Entrei por curiosidade na página do museu “Yad Vashen” . Achei com facilidade vários documentos disponibilizados em PDF. Em um deles, que explica a origem do partido nazista, o primeiro parágrafo é bem didático. “(Nazism; NS), German political movement led by Adolf Hitler. The notion of combining the concepts of “national” and “social” became popular in Germany before World War I. In 1919 an antisemitic right-wing political party called the German Workers’ Party (Deutsche Arbeiterpartei) was founded in Munich; this party adopted the combined “national-social” ideology. In 1920 the party added “National Socialist” to its name and thus… Read more »

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

Tenho um vizinho, que veio morar no Brasil a muitos anos, ele nasceu na Alemanha, atualmente ele é professor de história aposentado, ele já fez pós na Alemanha e é um nazista declarado, ele diz que SC é o melhor estado, pois o povo alemão é superior e blá blá blá, enfim, ele sendo professor de histório, com pós na Alemanha e também um nazista assumido, sempre foi de direita. A primeira fez que ele ouviu que nazismo era de esquerda deu risada…

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Todos os atos do Partido Totalitário de Hitler foram simétricos perfeitos dos atos do Partido Comunista Soviético. Ambos os totalitários Hitler e Stalim eram inimigos de morte das Democracias Ocidentais. Hilter é 99% igual a Stalim e ambos 100% diferentes de Winston Churcill este sim, pode ser chamado de Direita.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

O único argumento da esquerda para dizer que Hitler era de “direita” é porque ele era inimigo da União Soviética, duhhhh. Lembrando: A China comunista fez guerra contra Vietnã comunista. Vietnã comunista fez guerra contra Camboja Comunista. Stalim mandava matar seus próprios Generais e mandou matar Trotsky. Este é o único argumento da esquerda. Por qualquer outro critério que se olhe, Hitler agia exatamente igual aos Comunistas, ambos inimigos da democracia Ocidental.

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

Pelo que converso e vi diretamente com nazistas eles são de direita. Tenho parentes e ex-amigos nazistas, alguns vivem e/ou já visitaram a alemanha, um deles, primo nazi, visitou o movimento nazi atual em Berlim alguns anos átras. Mesmo eu sendo anti-nazi, converso com esse primo, minha familia toda é de origem Alemã e minha falecida vó era defensora de Hitler e da tese que negros, judeos, etc eram inferios (felizmente os tios e primos em maioria viram o quanto isso é errado e não viraram nazi). Pelo que vi, claro que é uma amostra pequena (esses amigos e familiares),… Read more »

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

De onde veio este ministro do exterior , será que de Marte ? Nunca vi nada igual , um grande IMBECIL e completamente Incompetente !

teropode
Visitante

não brinque que vc ficou chateado , a memória curta já esqueceu do ladrão e da mandioca.

Heitor
Visitante
Heitor

Engraçado, você lembra dos corruptos para defender um idiota incompetente. Esse incapaz defendia a guerrilha armada. Em 2011, defendeu a Dilma! Hoje o governo é outro e agora ele joga no outro lado! Não considera isso estranho? Pense bem

teropode
Visitante

Achar que se resolve em 3 meses os problemas criados em 20 anos de socialismo é ser muito imbecil.

Daniel
Visitante
Daniel

Socialismo? No Brasil? Que bodega de conceito de Socialismo vocês têm?

Brunow Basillio
Visitante

Toda vez que alguem crítica este governo vem um e diz “a mas o PT vez isso fez aquilo”, gente o PT não esta mais no poder, o que esta em jogo é o futuro do Brasil, usar argumentos vencidos para justificar erros presentes e no minimo ridículo e negação de racionalidade…. Se esta errado vamos cobrar, pode ser Lula, Dilma,FHC ou Bolsonaro.
Os políticos Brasileiros são os reflexos de seus eleitores independente se de esquerda ou direita…

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

Concordo em número, gênero e grau.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Grau não concorda.

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

Você tem razão, a expressão é essa, mas está errada. Corrigirei na próxima.

Filipe Prestes
Visitante
Filipe Prestes

E é justamente isso, Brunow.

JPC3
Visitante
JPC3

Sim, mas um coisa é cobrar. Outra bem diferente é torcer para o país dar errado e sabotar o governo com fakenewes e medidas políticas que impedem de se governar o país.

Não adianta o sujeito reclamar de ditadura e ao mesmo tempo não aceitar o resultado das urnas.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

“Torcer pra dar errado”
Agora uma metéria sobre a indecisão e falta de planos do ATUAL governo, onde a gente não sabe quem tem a palavra final, é torcer contra???
Como bem disse o comentário do Brunow, o PT já não está no governo. Vão passar os próximos 4 anos passando pano pras burradas do Bolsonaro com “e o PT?”

JPC3
Visitante
JPC3

Pode não ser o seu caso, mas o que mais tem são pessoas tentando destruir o governo porque perderam nas urnas devido a incompetência e corrupção extremas.

São pouquíssimas pessoas cobrando ou contribuindo, a grande maioria apenas esperneia porque não conseguiu eleger um candidato que, como todos sabem, é corrupto e que não ia fazer nada além de distribuir bolsas e cargos para bandidos.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro JPC3. A cobrança deve ser feita por aqueles que votaram no atual governo e acreditam que não estão sendo cumpridas as promessas feitas. As contribuições devem ser feitar por aqueles que concordam com as propostas do atual governo. Por outro lado, aqueles que votaram em outros candidatos por discordarem das propostas devem fazer suas críticas, apontar os erros que estão sendo cometidos pelo atual governo e mostrar as contradições do discurso.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Não votei no Bolso nos 2 turnos, mas quando ele foi eleito pensei bom, tomara que ele seja um bom presidente e tenha pulso firme´´. Menos de 4 meses de governo, e vejo todo santo dia um presidente que toma uma decisão e volta atrás 24 horas depois, num governo que ninguem sabe quem dá a palavra final e onde ninguem sabe quem realmente manda, um presidente que age como se ainda estivesse em campanha eleitoral, um presidente que não consegue controlar os próprios filhos. Vocês reclamam que a mídia é tendenciosa, mas o próprio Bolsonaro fala sem pensar na… Read more »

Rose s.freitas
Visitante
Rose s.freitas

Excelente colocação Willber, ninguém pode da uma opinião que os bolsonaristas atacam as pessoas, eles tem que entender que estamos em uma democracia.. graças a Deus!!

JPC3
Visitante
JPC3

Vai estar no mesmo nível da Dilma depois que os indicados dele desviarem 9 bilhões da Petrobras, e depois que ele distribuir cargos e propinas em troca de apoio político.

Acho a diferença é fácil de observar.

Daniel
Visitante
Daniel

Quem votou contra não deseja o sucesso do governo por entender que esse sucesso seria, para alguns, o fim do Estado brasileiro. O processo de desindustrialização segue de forma acelerada. A política externa brasileira, por seu turno, apenas agrava o problema. A reforma da previdência, por outro lado, não resolve o problema da falta de quem banque quem é inativo. Nos países mais desenvolvidos o sistema funciona porque existem nx mais empregados formais do que aposentados. No Brasil, o número de carteiras assinadas é minúsculo e tende a diminuir… O sistema de capitalização retira o gasto do Estado e transfere… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Eu só vejo críticas, mas não vejo propostas alternativas.

JPC3
Visitante
JPC3

Mas eu concordo tem que cobrar e protestar sim, o presidente muitas vezes pisa na bola realmente.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Willber, as “burradas”, são desinfor.mações propa.gadas pela mí.dia contrária… tome mais cuidado onde você se informa, pois nesse momento, o que a mídia e os setores que ma.ma.vam no go.verno, mais querem, é que volte um go.verno que compactue no desvio de re.cursos pú.blicos para atender suas demandas escu.sas…

Se quiser a verdade, busque direto na fonte, não através de terceiros.

Isso vale para todos, não caiam nas men.tiras da mí.dia, que ainda não se conformou com o resultado das e.l.eiç.ões

Renato B.
Visitante
Renato B.

Desculpe, mas esse argumento é igual ao do PT quando estava no governo e se dizia perseguido pela mídia. Nesse ponto, reclamar da mídia, os radicais opostos se beijam.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Acho curioso…
Quando a notícia é sobre uma corrupção no governo anterior: fonte fidedigna.
Quando o mesmo jornal fala sobre uma burrada do atual presidente: fake-news.
Como você mesmo observou: reclamar da mídia, os radicais opostos se beijam. A cupa é sempre do mensageiro.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Willber, uma coisa é falar sobre corrupção comprovada e escancarada, ou é falar sobre “mimimi” de mídias que ficaram sem $$$$$ e agora estão tentando criar uma fantasia onde não existe ordem no governo… é como eu já disse e volto a repetir, procurem se informar diretamente na fonte… sejam mais críticos na escolha de seus meios de informação.

A maioria pode não acreditar, mas existe sim, uma trama para tentar deslegitimar o atual governo.

Saiam da bolha.

Heitor
Visitante
Heitor

Ninguém torce para dar errado. Se você está em um trem desgovernado, vai bater, o que você faz? Grita né. “Vai bater!”.

PauloSollo
Visitante

Comparação absurda e mal intencionada. Como bem sabemos e testemunhamos, em se tratando de política, quem está fora do poder não só torce contra como age para sabotar para tentar voltar como salvadores, como por exemplo o esforço que a esquerda esta fazendo para fazer naufragar a reforma da previdência com mentiras, já que sequer leram o projeto, ao mesmo tempo que não abrem mão de seus benefícios abusivos pagos pela maioria pobre.

Heitor
Visitante
Heitor

Não é mal intencionada… a reforma estava sem rumo, embate entre executivo e legislativo, troca de ataques, uma bagunça. Agora parece que asa coisas estão se arrumando graças a boa vontade de Paulo Guedes.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Heitor, na verdade a reforma não estava sem rumo nem nunca esteve, quem estava(ão) sem rumo são muitos dos políticos/judiciários e alta “casta” do governo da velha guarda que não querem abrir mão de seus benefícios, como aposentadoria de mais de 20k ao mês entre outras benesses rsrsrs. Só que a boa vontade popular está falando bem alto para eles, que se quiserem se manter em seus cargos e tentar uma reeleição futura, é melhor fazer a coisa certa 🙂 . O Paulo Guedes está fazendo o que deve ser feito e o que ele veio para fazer, pois essa… Read more »

Renato B.
Visitante
Renato B.

Até o momento a maior oposição ao governo tem sido o próprio governo. Até gente do PSL, o partido do presidente, andou votando contra propostas do governo.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Renato, o fato de ser do mesmo partido e discordar de algum ponto não significa que seja um problema, muito pelo contrário, é necessário existir pontos de vista diferentes, do mesmo modo que existe aqui nesse Blog, pois assim conseguimos chegar no que existe de melhor em cada situação, vendo por diversos ângulos.

Mas uma coisa certa, não posso permitir que sejam propagadas mentiras e ficar omisso sem fazer nada.

Heitor
Visitante
Heitor

Excelente colocação, Brunow. Parabéns!

MGNVS
Visitante
MGNVS

Brunow Basilio
Os bolsominions papagaios de redes sociais e as maritacas olavetes so tem um argumento pra tudo: o P T roubou… o Lu La ta preso.
Bolsominions e Olavetes sao tao intelectualmente incompetentes quanto o Desgoverno que elegeram.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Vocês reclamam deste cara eu até entendo…

Mas são as mesmas reclamações que eu tinha do Celso Amorim, MAG e do Samuel Guimarães dando as cartas no Itamaraty..

A diferença é que virou a chave.

Sidney
Visitante
Sidney

“Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”. Será que tem algo similar ao período Soviético, ou à revolução cultural na China de Mao Tsé Tung? Alguém acredita que na URSS todos eram iguais e tinham os mesmos direitos? Que havia democracia e que os direitos humanos eram respeitados? O mesmo para a China de Mao. Totalitarismos do século XX, todos devem ser estudados e entendidos para serem banidos do mundo para sempre.… Read more »

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Pois é, segundo a tese desse louco historiador, o Nazismo era de extrema direita e Winston Churchill era um c.o.m.u.n.i.s.t.a. Esses socialistas são mesmo doentes….

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Churchill era um picareta e eu posso provar. Que venha o mimimi…….

Paulo
Visitante
Paulo

Então prove e pare vc de mimimi! Querem ver só o tipo de ¨fonte¨ que esse cara vai trazer?

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade
Paulo
Visitante
Paulo

Nem vou olhar para isso, esquerdista! Como vc mesmo diz eu quero ter é uma boa leitura.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Eu li o texto e posso dizer seguramente que é um amontoado de bobagens e falsas conclusões de lavra de um conservador norte-americano arcaico. Mas o que esperar de um artigo republicado pelo mimimises?

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá. Talvez o artigo “Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX”publicado na revista brasileira de história, escrito pelo Prof. Bertone Souza, seja um dos mais didáticos sobre o erro que é achar que nazismo é de esquerda.

PauloSollo
Visitante

Texto inacreditavelmente estúpido e de uma suposição mais absurda e ignorante que já vi. O sujeito dizer que se a Inglaterra não tivesse entrado na guerra em 1914 e levado consigo outros países, a Alemanha venceria e não haveria Hitler, Stalin, Não, etc, é de uma superficialidade de raciocínio e de uma canalhice espantosa. Tanto por achar que seria bom deixar a Europa ser subjugada pelos germânicos quanto por não entender que o cerne primordial que impulsionou as mudanças radicais ocorridas nestas sociedades, com o surgimento das figuras citadas acima, teve seu inicio muito antes desta guerra e aconteceriam de… Read more »

teropode
Visitante

Foi destruído e agora quer fazer gracinha kkllkk

Celso
Visitante
Celso

Pior mesmo, so voce….um perfeito ignaro e aqui tentando dar pitaco sem o minimo conhecimento, nem mesmo para questionar e debater……va plantar mandiocas …….arghhhhhhh

Renato B.
Visitante
Renato B.

Vejamos, se ele era um picareta você tem que admitir que até nisso ele foi grande, porque o Reino Unido e boa parte do mundo acreditam que ele foi fantástico.

Churchill foi um dos grandes homens do século XX, em seus acertos e erros, ambos foram em escalas monumentais.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Nazismo de esquerda, um dos terraplanismos da ciência política. O FORTE tem uma excelente série sobre o assunto. Incluindo uma entrevista do próprio Hitler explicando o nazismo como um movimento de direita.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Sidney. O Partido Nazista recebeu apoio de uma parte da burguesia alemã com a promessa que iria combater o bolchevismo e os sindicatos, dois fantasmas que assombravam a burguesia europeia depois da revolução russa. A ascensão de Hitler ao governo da República de Weimar ocorre por meio de eleições parlamentares (o Partido Nazista teve cerca de 1/3 dos votos). A composição da maioria parlamentar só foi conseguida após Hindenburg nomear HItler chanceler (equivalente a primeiro ministro). Sua ascensão não foi revolucionária e após o parlamento aprovar os poderes ditatoriais de HItler e sua autodissolução, Hitler fechou os sindicatos no… Read more »

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Acho que a única política realmente de esquerda que os nazistas implementaram foi a Reichsarbeitsdienst, a organização de trabalho do Reich, que foi bolada para mitigar o desemprego quando da ascensão de Hitler ao poder. Era obrigatório para jovens de 18 a 25 anos, e faziam trabalhos de construção, planteio, etc., à lá ‘New Deal.’ Durante a guerra serviram como formações auxiliares.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Ai depende. Segundo a esquerda brasileira o estado de bem estar social é uma concepção de esquerda e a direita seria refratária a concessão de benefícios sociais. A se acreditar nesta concepção (peculiar da esquerda brasileira), a política de bem estar social da Alemanha Nazista era de esquerda. Isso porque o Estado Nazista, que tinha 68 milhões de pessoas, concedia benefícios sociais a 17 milhões – ou seja, 25% da população alemã recebia benefícios sociais.
Se conceder benefícios sociais é uma política da esquerda, então estado nazista também seria – na concepção da esquerda brasileira- de esquerda neste aspecto.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Mas o socialismo também não tenta fazer uso da estrutura capitalista de produção?
O Politburo (Presidium), os funcionários públicos e os oficiais militares (e respectivas famílias) não seriam “os burgueses” do socialismo?
Confesso que tenho dúvidas.

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

Na primeira pergunta, não. No socialismo, os fatores de produção são do Estado e sua finalidade “em tese” não é o lucro. A finalidade é simplesmente produzir o que é necessário, independente da remuneração do capital. Mesmo que o capital seja remunerado, essa remuneração não será privada, gerando as desigualdades, e será “coletiva” porque ficará com o Estado (que “em tese” é de todos) ou até mesmo ser repassada aos colaboradores para minimizar a mais-valia. Na segunda afirmação, sim. Porque as experiências socialistas não resolveram a diferenças de classes. Os “porcos” (Orwell) se tornaram a classe privilegiada. Conclui-se que no… Read more »

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Exatamente!
Os fatores de produção são exclusivamente do Estado, todos – até a prole do proletário.
Mas, será que não há um ganho nesta produção, além do custo e da mais valia?
Como o Estado sustenta o aparelho estatal e “suas regalias”, posto que nada produzem?
Eles até exportam produtos!
Ainda tenho dúvidas.

Bosco
Visitante
Bosco

Edson,
É dito que pelo menos 40% da economia da antiga URSS estava na mão de particulares (incluindo aí o crime organizado que vivia atrelado ao Estado). Isso ficou claro depois do desmoronamento da URSS.
Vale salientar que após um ano do fim da URSS já existiam dezenas de “bilionários” russos. De onde esses bilionários saíram? Resta claro que eles já existiam dentro da Rússia “comunista”.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Pois é!
Eram a parte da burguesia comunista que não eram nem Soviets e nem militares.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Bosco
Exatamente, meu caro. Exatamente.

Wilson Marcos Santos
Visitante
Wilson Marcos Santos

Se me permite, Hitler aplicou a regra Fascista de tudo pelo Estado, tudo para o Estado, e tudo é o Estado. Neste caso, Estado é o III Reich. A criação e administração das indústrias era controlada pelos nazistas. Eles decidiram o que seria fabricado, quanto seria fabricado e qual seria o lucro do empresário. Afinal, Hitler era contra o Capitalismo também. Se alguém assistiu “A lista de Schindler” basta a analisar por que somente após ele se aproximar dos nazistas conseguiu autorização para ter uma fábrica. Depois, por que precisava manter a propina?.porque precisava, também, aumentar a produção e os… Read more »

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Interessante análise!
Aliás, “os meios produtivos”, em ambos os casos, tinham que ser “amigos do Estado”, senão “ein kaputt”!

Vejo uma diferença que seria a vontade atávica de expandir e universalizar o comunismo ao passo que os outros eram extremamente nacionalistas.

Luciano
Visitante
Luciano

Perfeito! O regime de propriedade era privado! Enquanto que no totalitarismo stalinista era estatal! O empresariado alemão ganhou tubos de dinheiro, houve concentração de renda, diminuição dos direitos trabalhistas e praticamente destruição dos sindicatos. Que raio de regime de esquerda faz isso? Se não bastasse, a Noite das Longas Facas exterminou todos aqueles que ainda acreditavam em algum tipo de política social um pouco mais igualitária! A ideia de socialismo hitlerista era uma idealização sobre um passado nórdico que serviu para a propaganda, para o culto ao partido, para o apoio político….no final era Krupp e Porsche, por exe, ganhando… Read more »

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

A Noite das Longa facas foi um expurgo do Partido Nazista que fez uma série de execuções políticas. Os maiores alvos foram membros seguidores de Gregor Strasser. Também foram mortos proeminentes conservadores antinazistas (como o ex-chanceler Kurt von Schleicher e Gustav Ritter von Kahr.
Parece-me que não teve nada a ver com acreditar ou não em políticas sociais, foi simples eliminação da oposição dentro do partido. Aliás, vide titio Josef.

Luciano
Visitante
Luciano

Olá, Edson. Justamente Strasser era contrário ao capitalismo financeiro (seu irmão já tinha sido expulso antes) e por isso foi morto. Toda a ala que queria algum tipo de ação contrária ao capital sobrou nessa ação. Assim como Ernst Junger tinham uma visão idealizada do que seria uma sociedade focada no trabalhador e sociedades coletivistas. Toda e qualquer ação que implicasse numa visão realmente socialista foi combatida e eliminada. Leia sobre Strasserismo que vc verá isso. Abç

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Strasser morreu por representar uma concorrência a liderança de titio Adolf. Aliás Strasser estava inclinado ao comunismo, opção que titio Adolf abominava e considerava uma fraqueza terrível por não ser nacionalista. O próprio titio Adolf abominava também o capitalismo, que considerava uma invenção de Judeus. Todos os meios produtivos deveriam servir ao Estado e precisavam pertencer aos membros do partido. Não havia a menor chance fora deste conceito. Neste aspecto, exatamente igual a titio Josef.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Pois é! Sempre entendi que Strasser foi morto por ser uma sombra para titio Adolf e por estar inclinado ao comunismo / socialismo; ideias que tio Adolf abominava por enxergar nelas uma total fraqueza face a força de união proporcionada pelo nacionalismo (coisa que titio Benito percebeu até antes de titio Adolf, quando observou fatos durante uma greve de trabalhadores na Áustria em 1920 ou 1921 – a força que surge com o nacionalismo). Aliás, entendo que titio Adolf abominava o capitalismo por ver nele uma criação dos Judeus. Tanto que todos os meios produtivos do Reich eram entregues a… Read more »

André
Visitante
André

Apesar de eu não gostar dos posicionamentos do Araújo eu concordo que esse parágrafo em questão ficou muito tendencioso; o próprio texto é contraditório uma vez que condena o ministro por considerar o totalitarismo como algo apenas da esquerda e depois o texto vem e põe a democracia e os direitos humanos como um característica apenas da esquerda! Cada um puxando brasa pra sua sardinha, quando é evidente que ambos os espectros políticos tiveram regimes ditatoriais e violadores de direitos.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Ditadura, parece-me, não tem ideologia. Parece-me sinônimo de absolutismo ou despotismo ou egocentrismo ou ….

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Edson. Toda ditadura precisa de uma ideologia para justificar sua ação totalitária e autoritária. Caso contrário, não há como justificar o uso da violência pelo Estado em benefício de um ideia que seria pelo bem geral por meio de um inimigo comum (o judeu, o burguês, o comunista, o mouro, o amarelo….)

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Camargoer, nunca soube de ditador dando justificativas ou tendo ideologias, acreditam sim em alguma coisa: neles, em seus próprios egos, na sanha pelo poder absoluto.
Usam subterfúgios, dissimulações, enganam e usurpam. Evidente que fazem apologia disto, daquilo e propaganda.
Eles não estão nem aí para nada nem para ninguém.
A morte de uma pessoa é uma tragédia; a morte de milhões, uma estatística. titio Adolf

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Edson. Se ir longe, a ditadura militar no Brasil fez intenso uso ideológico para justificar suas ações. Como esquecer o “Ame-o ou deixe-o” que trazia um enorme significado ideológico. Muitos crimes foram cometidos pela ditadura militar tendo como pano de fundo o combate ao comunismo. Hitler também justificou o genocídio dos judeus e dos ucranianos e poloneses por meio de uma ideologia de superioridade racial. Acho que um dos melhores documentários sobre isso seria o “Arquitetura da destruição”. A propaganda é ineficaz sem uma ideologia que a sustente.

Fulcrum
Visitante
Fulcrum

Primeiro vem o ditador, anos mais tarde vem um historiador tentando encaixa “ideologias”. Na pratica quem vai pra porrada não envia carta de justificativas e intenções.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Fulcrum. Concordo com você que ditadores usam a violência para manter o poder, o que dispensa ideologia. Contudo, a base ideológica é necessária para que o ditador conquiste o poder. É necessário que a população acredite, ao menos no começo, que o ditador seria a solução para os problemas do país. Esse processo de convencimento precisa ser ideológico. Creio que o papel dos historiadores é sistematizar o passado para facilitar a sua compreensão. Encaixar ideologias parece coisa de astrologia.

luis Marcello
Visitante
luis Marcello

Longe de querer polemizar mas a fonte é de esquerda , e existem varios outros autores que definem o nazismo como um movimento inicial semelhante ao socialismo (visto até os simbolos e convocações da época) serem praticamente iguais (cópias) existe vasto material sobre isso ! Portanto trazer um tema destes somente pra desqualificar um Ministro do atual governo é no mínimo tendencioso , ou talvez o ministro anterior é que devia ter sido levado á serio ! Não vou entrar em polemicas aqui apenas experessei o que sei e já li sobre isso e combater esta mídia com viés do… Read more »

Lucas
Visitante
Lucas

Tu quis dizer que tu concorda com o ministro.
E além disso pensa que boa parte do resto do mundo (incluíndo pessoas que passaram A VIDA estudando sobre o assunto) estão erradas.
Isso me diz mto sobre como tu “escolhe” tuas opiniões.

Eu estudei física e na faculdade eu aprendi que a gnt não se apega a ideias que gostamos. A gnt se apega a ideias que explicam as coisas e que funcionam.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Lucas, acho que em nenhum ponto ele disse que “concorda” com o Ministro, apenas que é um assunto polêmico e que a mídia trabalha de forma tendenciosa para denegrir o governo… e que é um assunto em que muitos estudiosos divergem… acho que faltou interpretação de texto ai rsrsrs.

paulop
Visitante
paulop

Assim como a ministra dos direitos humanos espalha absurdos, o ministro da educação não entende nada de educação o ministro das relações exteriores se mostra um analfabeto histórico. O nazismo está para a esquerda tanto quanto o governo brasileiro está para a capacidade de governar. Deus nos proteja.
Odeio fazer posts de cunho político mas infelizmente o nosso presidente tem uma equipe de governo decepcionante( salvo ainda o pessoal de farda, mas não sei até quando).
Desculpem o desabafo, mas tem coisa que não dá pra admitir.
Abraço

Pedro
Visitante
Pedro

Equipe boa eh colocar motorista de terrorista como chanceler, professor analfabeto que nem conjugar verbo sabe como ministro da educação; uma estocadora de vento para casa civil e minas e energia, o Homem da Mala ou Ze Dirceu como CAsa Civil, um chanceler covarde com medo da fraca Bolivia ou entao um ministro da economia que usava os comandos da economia nacional para catapultar investimentos de bancos privados de amigos do rei em prejuizo da nacao. Esse eh um ministério bem a sua altura!

André Macedo
Visitante
André Macedo

Pedro, ele nem sequer citou o “petê”, a equipe do governo anterior pode ser a melhor ou pior do universo, não influencia em NADA o governo atual, pare de ser um papagaio com argumentos rasos e dê argumentos reais, se o governo anterior foi ruim ou nom não tem nada a ver com o atual

MGNVS
Visitante
MGNVS

Pedro
O que a incompetencia do Governo Bolsonaro tem a ver com o P T?????
O P T esta no governo???
O P T hj nao comanda nem a oposicao.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Olavismo fez escola no Brasil kkkkk o fato é que o nazismo era um híbrido de esquerda e direita, sendo portanto uma espécie de terceira via. Já o governo do capinador de mato de quartel é um verdadeiro chá do chapeleiro maluco, está mais para um circo do que um governo.

JPC3
Visitante
JPC3

Acho que você já esqueceu como era o governo do PT. Todo mundo acusado de roubalheira e ela fingindo que não sabia de nada.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Sim o PT foi uma droga, mas isso não invalida o circo que está hoje no poder. O presidente ao invés de focar no que é importante para a população, que é emprego, renda, saúde e segurança, não está focando em briguinha ideológica limitada ao ambiente acadêmico. 80% da população não quer saber se o nazismo era de esquerda, direita ou de cabeça para baixo, querem mesmo é saber se seus filhos terão uma vida confortável.

Heitor
Visitante
Heitor

Essa sua justificativa será até 2022? O governo atual pode fazer o que quiser e a culpa será do PT? PT não esta mais no governo, só parem de ajudar o PT a voltar pro governo.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Devia ser óbvio né? E ter que explicar essas coisas chega a ser angustiante.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Aliás Olavão só faz adeptos de suas histórias da carochinha no Brasil, por que lá nos EUA ninguém dá atenção para ele, até por que há melhores teóricos por lá.

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

Ele nem domina o idioma! Como algum lesado do norte poderia “aprender” algo com ele?

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Carlos, pergunta para quem concedeu o “Genius visa” dele, com sorte você descobre 😉 rsrsrs.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Um adendo ao meu comentário anterior, para quem não sabe o que é um Genius Visa.

https://usimmigrationlawoffice.org/genius-visa/

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

“Genius visa” hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…
Até a Melania descerebrada Trump tem essa merda.
Deveriam deportar ele e o Adonis por mentirem sobre a PUC/PR

Jesus! Como há jumentos de duas patas nesse país!

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Vai lá e tira um visto desses então, inteligentaum rsrsrs, mas pelo seu palavreado xucro, já sei que seria impossível.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Vai ter gente chiando, vai ter gente me chamando de esquerdista ( não sou ),me mandando ir a Cuba, me perguntando “e o PT?”, reclamando que o site caiu de nível, que deu uma guinada a esquerda, etc, etc, etc.
Mas em relação a política externa e trapalhadas governamentais, eu não vejo diferença entre as trapalhadas do Bolsonaro e da Dilma.
Ningue msabe quem tem a palavra final: se o Bolsonaro, os filhos dele ou o Mourão.
Quando o Bolsonaro dá uma declaração, todo mundo conta os minutos pra ver quanto tempo ele demora pra voltar atrás.

Pedro Silva
Visitante
Pedro Silva

Mesmo as pessoas que votaram em Bolsonaro, acreditando que poderia ser diferente, já estão preocupados. Eu n votei nele. Mas, como bom brasileiro e patriota que sou, tinha uma mínima esperança. Está findando março e não foi feito bostica nenhuma. É desesperador. Gasolina, diesel e gás não param de subir. O dólar não recuou. E o presidente sendo achacalhado em Rede Nacional pelo presidente da Câmara. Guedes falando que pode pular do barco se n for feito o que ele está propondo. A impressão que dá é que o entorno do presidente quer criar o caos absoluto para uma tomada… Read more »

JRSALVADOR
Visitante
JRSALVADOR

Meus Amigos, este blog ja foi bom mas infelizmente acabou. Dou no máximo mais 3 anos de existência

teropode
Visitante

Que graça tem navegar num lago congelado ?

JPC3
Visitante
JPC3

De que adianta ficar discutindo com haters que não trazem nada de conhecimento para ninguém?

Ficar se ofendendo igual no PB?

Bosco
Visitante
Bosco

Eu já tô ensaiando a minha despedida deste hospício. Talvez provoque a minha expulsão.
Enquanto isso não ocorre espero que o Galante publique a matéria sobre o Haddad ter sido condenado por fazer fake news na campanha contra o Bolsonaro.

JPC3
Visitante
JPC3

Eu cada vez leio menos a trilogia. Vai ficar só os haters.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Bosco e JPC3 acho que é esse caminho mesmo.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

‘Que graça tem navegar num lago congelado ?’
Talvez um minion caia, bata com a cabeça no gelo e tome jeito na vida.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Perguntas a um homem bom, de Bertold Brecht Avança: ouvimos dizer que és um homem bom. Não te deixas comprar, mas o raio que incendeia a casa, também não pode ser comprado. Manténs a tua palavra. Mas que palavra disseste? És honesto, dás a tua opinião. Mas que opinião? És corajoso. Mas contra quem? És sábio. Mas para quem? Não tens em conta os teus interesses pessoais. Que interesses consideras, então? És um bom amigo. Mas serás também um bom amigo de gente boa? Agora escuta: sabemos que és nosso inimigo. Por isso vamos encostar-te ao paredão. Mas tendo em… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Grande Bertold Brecht.
Um dos gênios da Humanidade.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Você é um homem bom?

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

O blog deixou de ser bom´´ por apontar as falhas e contradições do atual presidente?

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Na verdade está deixando de ser bom por mostrar somente uma face, ao invés de ser isento e neutro…

Precisa ser imparcial.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Ok então. Qual seria a “outra face?”
Por gentileza, nos mostre o que o atual governo fez de bom e útilo até agora. E mostre suas fontes, então.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

A outra face é a da di re i ta, que vem sendo ignorada e preterida para mostrar somente o viés da a es quer da… Cara se eu for enumerar vai faltar espaço, mas de modo resumido: despetização e desaparelhamento do governo federal como um todo, ter ministros com capacidade técnica ao invés de cumpanheros políticos que só tem capacidade de des vi ar recursos, PEC que põem requisito de capacidade técnica na área de atuação para poder ocupar cargo no governo, aproximação e acordos com o EUA, retirada do visto para o Canadá, Austrália, Japão e EUA, refez… Read more »

Renato B.
Visitante
Renato B.

Quem foi que alçou o governo atual como único representante da direita brasileira? A direita que preza pelo direito e pensamento individual agora se rendeu ao pensamento único?

Se for para trocar aparelhamento petista por um aparelhamento olavista o país está muito mal arranjado. Na verdade considerando o MEC acho que está mais para aparvalhamento.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Renato B. , ninguém disse que é o único, porém dos existentes, foi o que se sobressaiu, com o apoio em peso da maior parcela da população. Existe uma diferença entre o sistema educacional de , o primeiro, busca se fechar e usar a grande massa da população para trabalhar em favor da minoria que governa no topo, o segundo, busca com a ajuda da população abrir o país de modo em que todos ganham, não contemplando somente o topo, mas fazendo uma divisão onde a base é forte e pode chegar ao topo, não ficando eternamente na servidão dos… Read more »

Renato B.
Visitante
Renato B.

Alex, O que se sobressaiu não significa o melhor. O nazismo sobressaiu na Alemanha, o Comunismo na Rússia (que começou Social-Democrata) e deu no desastre que deu.

Temo que o estrago na direita brasileira será imenso no futuro.

O Velez cuida da educação em alguns desses dois países? Em ambos ele nunca teria chegado sequer perto do cargo que chegou. Em termos educacionais recomendo estudar um pouco sobre os dois países para comparar. Oportunidades vão depender de muitas outras variáveis, especialmente as econômicas. Nessas a resposta é óbvia.

Sugestão, pare de analisar política na base de bem x mal.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Renato B, verdade, realmente o que se sobressai pode não ser o melhor, visto os 16 anos anteriores, onde um governo a < = = = se sobressaiu e tivemos o pior momento político e econômico da história recente do país.

Minhas análises são feitas sobre verdades e inverdades que são respectivamente omitidas e publicadas.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alex Ministros com capacidade tecnica? A Damares é uma fanatica religiosa que ter mestrado so porque é “ispecialista em bibria” qndo na verdade ela so tem bachatelado, o ministro de Relacoes Exteriores diz essa bobagem sem tamanho e o Brasil vira chacota ibternacional, o ministro da Educacao é colombiano e por ae vai. Se isso nao é desgoverno entao eu nao sei o que é. E antes que alguem venha aqui dizer bobagem eu digo que meu voto foi para o Amoedo/Partido Novo no primeiro turno e no segundo turno eu anulei pq tanto Haddad qnto Bolsonaro foram as piores… Read more »

Bosco
Visitante
Bosco

Wilber,
Você já tomou a sua posição e qualquer coisa que vá contra ela não irá entrar na sua cabeça de vento. Então não peça algo para alguém cujo resultado você já conhece. Ninguém tá aqui pra brincar com você.
Seu candidato tá preso e o Bolsonaro é o presidente. Aceite que doe menos e não há nada que a esquerdalha faça que irá mudar isso.

Bosco
Visitante
Bosco

Willber,
Fala do seu presidente que é o Zé Cuspidor de Abreu e da sua primeira dama Jean Cuspidor Wilis e larga de falar do presidente dos outros.
Só quem pode falar mal do Bolsonaro é quem votou nele e até agora nós não temos nada pra falar dele.
Você votou numa organização criminosa e cobrar ética ou competência de alguém a gente sabe que é conversa fiada. Ninguém aqui acredita na sua isenção e muito menos na sua percepção dos fatos tendo em vista que a leitura da realidade de um esquerdista é determinada pela mente coletiva.

Marcos
Visitante
Marcos

Desonestidade intelectual é taxar o Partido Nacional SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães como extrema-direita. Os “intelectuais” de esquerda jamais vão aceitar o rótulo que o partido nazista era socialista. Eles tem que lamber as bolas de Marx e Lênin para manter essa aura mística em torno do comunismo e socialismo como o sistema perfeito igualitário e próspero porque é academicamente correto.

pangloss
Visitante
pangloss

Marcos, você antecipou as minhas palavras.
Eu ficaria surpreso se um esquerdista alemão admitisse a afinidade entre o nazismo e a esquerda. Seria muita honestidade intelectual.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Exatamente!
Qual socialista quer estar associado ao Nazismo?

Renato B.
Visitante
Renato B.

Leia a explicação do Hitler publicada nesse mesmo blog. Suponho que ele tenha um certo conhecimento de causa para falar do assunto, não? https://www.forte.jor.br/2018/09/18/entrevista-com-adolf-hitler-em-1923/

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Mas, aquilo que conta, não são as atitudes?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Sim. As atitudes. O primeiro campo de concentração nazista foi Dachau e foi criado para abrigar os comunistas presos logo após os nazistas assumirem o poder.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Já pensou que ele talvez, apenas talvez, estivesse eliminando a concorrência?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Não. A concorrência era França e Inglaterra países que Hitler tentou derrotar de início, para eliminar a concorrência.
Assim, uniria a Europa para evitar o comunismo.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Se a opinião do cara que inventou a coisa não conta, eu acho que mais nada conta.

pangloss
Visitante
pangloss

Renato, não se discute o ódio de Hitler às outras legendas esquerdistas (socialistas, comunistas ou o que mais for).
Discute-se se isso seria um antagonismo entre extremos ideológicos opostos, ou uma disputa fratricida na esquerda.

Luciano
Visitante
Luciano

Qual “direitista” quer estar associado ao Nazismo? Alguém que nao seja um dos seus “netos” neonazi quer estar vinculado a um dos maiores sanguinários da história? A extrema esquerda já tem Stalin, a extrema direita tem Hitler. O x é: qual a finalidade real de se colocar o nazismo como esquerda no contexto atual? Não é uma busca pela verdade histórica, mas a construção de um argumento para atacar e diminuir os diversos movimentos de esquerda, ou seja, essa hipótese já nasce com um vicio de argumentação.

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

PSL: Partido Social Liberal.
Sem mais.

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

Lembrei de mais uma: República Popular Democrática da Coreia

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

DDR – Deutsche Demokratische Republik – República Democrática Alemã. Vulgo: Alemanha Oriental.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Aliança Renovadora Nacional (Arena)… Partido Democrático Nacional (PDS)… Partido Popular Socialista (PPS).. Partido Humanista da Solidariedade (PHS)…

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

MDB – Mandabrasa!

pangloss
Visitante
pangloss

Partido dos Trabalhadores.
Deve ser ironia.

Marcos
Visitante
Marcos

Não sabe nem a diferença entre um social-democrata pra um social-liberal e quer supor que PSL é socialista.

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

Não sabe nem a diferença entre um nacional-socialista pra um comunista e quer supor que NSDAP é socialista.

Lembrete mental: Precisamos agora explicar quando somos irônicos.

Marcio Cosentino
Visitante
Marcio Cosentino

Da mesma forma que nacional-socialismo não é socialismo ou comunismo.

Estas pessoas estão sendo irônicas ao associarem as siglas as ideologias que “indicam”.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Marcio. Gostaria que fosse apenas ironia, mas o fato do partido nazista ser chamado de “Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães” já foi usado no passado para acusar o PT de nazista (claro que nunca ocorreu de lembrar do Partido Trabalhista) e recentemente, esse argumento passou a ser uma das provas que os nazistas eram de esquerda. Acho interessante que por esse raciocínio torto, a defesa dos trabalhadores deve ser necessariamente de esquerda, colocando definitivamente a direita em oposição aos interesses do trabalhador (portanto, do 1% rico proprietário dos meios de produção). Talvez a ironia seja essa. Na tentativa de… Read more »

MAXILIANO MANCANO
Visitante
MAXILIANO MANCANO

Amigo o Partido nacional socialista dos trabalhadores alemoes, era Anti capitalista, Nacionalista, Estatizado(Empresas) com poder central, a Direita é justamente o caminho inverso.
Obs: PSL não foi criado pelo Bolsonaro, como não tinha um partido Conservador ou de Direita teve que ingressar oque mais parecido tinha.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Marcio Consentino
Excelente observaçao.

Fila
Visitante
Fila

República Democrática Alemã

Paulo
Visitante
Paulo

Eu acompanho a trilogia desde 1997 e acho excelente o blog.

Chevalier
Visitante
Chevalier

Aham.. texto cheio de mentiras e falácias, próprio da grande mídia querendo jogar a bola pro outro lado. Era um movimento tão de conservador que até o Stalin resolveu se aliar com ele! O Mussolini tb, cujo lema era “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”. Me parece bem socialista isso não? Um movimento coletivista, centralizador, dirigista, que não respeita direitos individuais. “Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos… Read more »

Robert Smith
Visitante
Robert Smith

Chevalier… contra seus argumentos a esquerda se cala… parabéns :o)

MAXILIANO MANCANO
Visitante
MAXILIANO MANCANO

Lembramos que os Socialistas pela midia ou mesmo por aqui no blog, a mentira, desinformação é para eles uma arma de revolução. Jogar o Socialismo Nazista, anti capitalista, nacionalista, estatizado(Empresas) com um poder centralizado para a Direita não é novidade alguma .
Muitos ai fazendo desinformação… Desonesto com eles mesmo e com os demais.

Fulcrum
Visitante
Fulcrum

Porr@, disse tudo.

Chevalier
Visitante
Chevalier

Editores, é melhor aterem-se a questões militares.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Colega. As origens da II Guerra estão diretamente relacionadas às questões militares. Não há como entender o pós-guerra, a guerra fria e a queda do muro de Berlin sem entender a disputa ideológica entre direita e esquerda, da ascensão do movimento trabalhista e consolidação dos diretos humanos e da guerra comercial entre EUA e China.

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

“Nada é tão difícil e cansativo do que explicar o óbvio” – Nelson Rodrigues

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Se tem uma coisa que eu admiro no Camargoer, é sua educação e paciência em explicar o óbvio, porque tá f*da…
Agora seremos obrigados a ignorar as trapalhadas do atual governo, pra não ofender os eleitores chorões dele.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Wilber. Obrigado pela gentileza. Acredito que muita gente que nunca colocou um comentário continua seguindo o blog pela oportunidade de aprender com os comentários. Sou muito grato ao XO, Nunão, Cel.Nery,ao Luciando e muitos outros.

Robert Smith
Visitante
Robert Smith

Sr. Camargoer… posso não concordar com as opiniões
aqui apresentadas, porem defendo o direito de todos de faze-las
no seu caso o parabenizo pelo modo que o faz.

Luciano
Visitante
Luciano

Camargoer, Willber tem razão, tá pra nascer um forista cortês como vc aqui! Sinto falta dos comentários do Ozawa e do Fred!

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Willber, acho que é você que está ficando ofendido… pode deixar que vamos pegar mais leve quando falarmos do seu governo preferido, cujo líder está pre.so lá em Curi.tiba

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Não tô dizendo? É impressionante, bolsominion é simplesmente INCAPAZ de ver uma crítica ao Bolsonaro e não acusar o outro de petista. É impressionante.
Eu
Não
Sou
Petista.

Bota uma coisa na sua cabeça: reclamar ( com razão ) das trapalhadas e desmandos do seu macho-alfa que esta na presidência ( mas passa mais tempo no Twitter ) NÃO ME TORNA PETISTA!!

Bolsominion é incapaz de argumentar com frases que não sejam “vai pra Cuba” ou “chora petista”

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Willber, primeiramente, eu não utilizei essas frases que você disse, segundo, não sou “Bol so mi ni on” rsrsrs, muito pelo contrário, procuro ser sempre imparcial, mas, não posso me ater e ficar calado quando vejo que pessoas estão disseminando inverdades que estão sendo propagadas pela mídia tendenciosa que tenta derrubar o governo a qualquer custo. Sinceramente, não me recordo de ver postagens suas por aqui, para mim, apesar desse “novo” discurso de muitos e s q u e r d i s t a s, que dizem ter vo ta do na di re i t a e se… Read more »

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Em relação as minhas postagens, eu comento aqui a aproximadamente 2 anos, embora eu não saiba o que isso tem haver. Como deixei claro anteriormente, não sou esquerdista, embora eu não saiba o que significa esse termo. Não votei no atual presidente nos 2 turnos, assim como eu não dei meu voto para o segundo colocado no 2° turno. E sobre a mídia ser tendenciosa ( algo no qual eu concordo ), quem mais dá munição a mídia é o atual presidente e seus filhos, que parecem incapazes de pensar 2X antes de falar algo. E só gostaria de saber… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

A munição, é “fabricada” pela mídia que pinça e distorce cada palavra, e você se engana, quem está fazendo o 3º turno é a mídia apoiada pelo establishment. Você deveria ficar feliz, por hoje termos um governo que está sendo atacado por todos os lados por estar fazendo a coisa correta, que é não se vender em troca de “favores” e por estar cortando a mamata que era responsável pela boquinha de milhares que só serviam para sugar recursos que nós mesmo estávamos pagando… É engraçado ver que hoje tacam o pau no governo por ele estar fazendo o que… Read more »

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Não, a munição é criada quando o presidente fala A, o Vice fala B, seus ministros falam C, e o filho do presidente, que age como o filho do rei, fala D.
A munição é criada quando o presidente passa mais tempo dando uma de blogueira e agindo como se estivéssemos no 3º turno, do que em ter pulso firme pra governar e controlar a boca do próprio filho.
Mas whatever, você acredita no que você quiser, e eu acredito no que eu quero. Afinal, a culpa é sempre do mensageiro, não é?

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Willber, repeteco do que a mídia diz não vale rsrsrs, desculpa, mas o Presidente está cumprindo sua função, e muito bem por sinal, tanto que a oposição velada da mídia e a oposição formal política estão se roendo de raiva.

Pode ter certeza que quanto mais baterem, é sinal de que o acerta está cada vez maior.

Bosco
Visitante
Bosco

Os filhos do presidente são senadores e deputados que juntos tiveram mais de 4 milhões de votos. A esquerda e a grande mídia policia cada coisa que eles dizem ou digitam só por conta deles serem filhos do odiado Bolsonaro. Isso é insano. A mídia não faz isso com mais nenhum outro deputado ou senador . O que a mídia esquerdista quer é calar dois representantes legítimos do povo de se expressar. O que mais tem é deputado petista, comunista e psolista falando asneiras, mas eles vão em cima só dos dois políticos do PSL. Um dia desses o Carlos… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Exato Bosco! Olha o nível em que a oposição chegou.

Bosco
Visitante
Bosco

Willber, Você quer posar de isentão mas não tá conseguindo. Você mostra que suas ” orelhas” são voltadas única e exclusivamente para a grande mídia comprada. Depois de assistir as novelas da Globo acha que tudo que o Boner fala é verdade. Qualquer pessoa com inteligência mediana e capacidade de livre pensar vê claramente que a patrulha em cima de cada detalhe do Bolsonaro, familiares e entorno é pinçado de modo a buscar contradições. Qualquer pessoa sensata vê que o que está em curso é uma campanha de difamação tentando minar o governo. Jamais governo algum (talvez o do Trump)… Read more »

Chevalier
Visitante
Chevalier

Corrigindo, vc quis dizer que as origens da 2a Guerra estão relacionadas às questões políticas, culturais e históricas, não militares. Militar foi a guerra em si, não a origem dela. Sendo asssim, meu comentário continua válido. Se for pra começar a falar em política (não que a coisa seguida já não descambe para lá mesmo) aí é só mais brigas. Questões militares são táticas, estratégias, equipamentos, comparação de forças, história das batalhas.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Outra vez esta estorinha para boi dormir.

Edison Castro Durval
Visitante
Edison Castro Durval

Vai dormir boi!!!

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Vou te explicar:

Estória ou conversa para boi dormir é uma expressão popular em português (do Brasil) utilizada quando se diz que alguém está de conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.
Uma estória ou conversa para boi dormir também pode ser uma que não é do seu agrado, e a pessoa que fala (a estória), tenta fingir que entende do assunto.

teropode
Visitante

Ótimo cara , kkkkkk, os rubros piram quando se deparam com algo diferente da cartilha kkklklk, são roboidiotizados kkkkklll

Robert Smith
Visitante
Robert Smith

“vai dormir boi” ??? 🙂 Edison você é CRUEL! RS RS RS RS

Samuca
Visitante
Samuca

Não é uma questão de honestidade essa interpretação histórica errônea por parte de alguns brasileiros: basta ver por quais posições nos concursos acadêmicos da OECD anda a classe discente brasileira. Por aí o restante do planeta já excusa (e compreende) a (falta de) capacidade acadêmica/intelectual do brasileiro. Imagino que pro alemão (e restante do planeta) o que surpreende foi o 7X1 no futebol, porque brasileiro levar 7X1 nos estudos – nesse caso específico, simbolicamente representado por essa defesa ideológica esdrúxula – por certo, não os surpreenderia, especialmente eles, os alemães, que convivem com um sistema educacional de qualidade. ‘Alemãozada’! Perdoem… Read more »

Pedro
Visitante
Pedro

Cara, vc acha que europeu eh toda essa bola toda, mas esta muito enganado! Europa eh o que eh hoje devido ao seu passado, pois se depender das pessoas que la residem no presente, o futuro deles eh desanimador. Basta ver que desde a crise de 2008 a Europa esta paralisada, pouco de inovação e tecnologia consegue fazer hj (comparada com seu passado) e o que vem de la hj eh so produção com ideologia, como LGBT, Aborto, e outras bobagens. Se vc colocar um Japonês jovem ao lado de um europeu jovem, o Japonês eh muito mais produtivo, mesmo… Read more »

JPC3
Visitante
JPC3

Tanto faz, o comunismo matou muito mais.

teropode
Visitante

E continua matando , ceifa vidas , oportunidades e sonhos . Peninha dos cubanos , venezuelanos , NC e chineses não Hans .

Robert Smith
Visitante
Robert Smith

Muito interessante como os ditos intelectuais e filósofos Alemães de hoje classificam pejorativamente de “desonestos” os que enxergão o Nazismo como um ideologia de “esquerda” … gostaria de saber quantos deste senhores são efetivamente neutros… como se poderia encontrar na Alemanha de hoje tal figura.. um intelectual ou filosofo sem ideologia… Vou arriscar aqui … creio que todos, sem exceção são da “esquerda”… se isso for verdade tai a explicação “deles” insistirem que o nazismo era de direita… na minha humilde opinião, a “ultima” pessoa que pode falar HONESTAMENTE sobre o Nazismo é um Alemão! Eles NÃO tem este direito!… Read more »

Sd_Brasileiro
Visitante
Sd_Brasileiro

Claro que não tem o Direito. Assim como o Brasileiro não tem direito de falar sobre história brasileira…um inglês não pode falar sobre história inglesa.
Seus argumentos são tão absurdos, que deveriam constar em anais acerca da ignorância humana!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Tema polêmico. Nazismo de direita é soda viu,pra mim ele tinha idéias dos dois lados da moeda(porém da direita ele só “usou” do nacionalismo,no caso um fanatismo ariano de raça pura em detrimento de todo o resto), só aceito isso se reconhecerem China, Cuba, Venezuela,Russia e agregados como democracias liberais onde “todos”os direitos individuais são respeitados.
Lendo este texto deste tal historiador fico imaginando ser o mesmo que ler texto da Dilma/Lula falando que o PT é de direita, nacionalista e tal. Trágico!!!

MAXILIANO MANCANO
Visitante
MAXILIANO MANCANO

O Socialismo Nazista era justamente o posto de um pensamento de Direita, por ser anti capitalista, nacionalista, estatizador(Empresas) e com poder central. Direita é justamente o posto é liberdade econômica, livre concorrência e propriedade privada.

Bardini
Visitante
Bardini

Vão governar!!!

Heitor
Visitante
Heitor

Esse é o problema, Bardini, eles não sabem governar.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Bardini, não se deixe levar pelo que a mídia propaga.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Seria um favor para todos nós (na verdade é essa a obrigação deles).

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Renato B. até agora não tenho do que reclamar, pela primeira vez, acho que realmente acertei na escolha do meu candidato Presidente.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Esse é um direito seu, faça bom uso. Podemos reclamar da estupidez, elogiar a estupidez, até mesmo silenciar.

Morre muita gente boa para garantir esse direito.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Renato B, você que deveria fazer bom uso rsrsrs.

Renato B.
Visitante
Renato B.

E não fazemos todos?

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Só pra lembrar, o partido de Hitler se chamava : Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei .
Nem falo mais nada …

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Sendo assim a Coréia do Norte é democrática….

Brunow Basillio
Visitante

Boa Defensor, pessoal tenta julgar o nazismo de esquerda só por que enxergam a palavra “Socialista” no nome, esquecem de analisar os fatos….

Chevalier
Visitante
Chevalier

Qm não analisa fatos é vc, que prefere se ater ao que a professorazinha lhe ensinou na escolinha. Ui, aprendi assim e pronto! É sim! A profi disse que sim, ela não poderia estar errada! Os jornais tb são poços de razão, bom senso e isenção… Se vc analisasse os fatos sem medo e com cautela, veria que os nazistas eram coletivistas, centralizadores, buscavam uma sociedade ideal, dirigistas, queriam reforma agrária na marra, eram contra o capitalismo, contra livre mercado (o Estado determinava o que cada fábrica iria produzir), contra a Igreja, contra direitos individuais (coletivo acima do individual) e… Read more »

Chevalier
Visitante
Chevalier

“Já a sua dívida intelectual para com o socialismo marxista só costumava ser confessada em privado, a amigos e aliados íntimos. “Aprendi muito com o marxismo, e não tenho medo de admiti-lo”, ele confessou a Rauschning em certa ocasião. Como escreve o historiador britânico George Watson: “Hoje está claro, para além de qualquer dúvida razoável, que Hitler e seus associados viam-se como socialistas, e que outros, incluindo social-democratas, também assim os consideravam. O título nacional-socialismo era tudo menos hipócrita.”

Brunow Basillio
Visitante

Levou um – por ser alienado…

athalyba
Visitante
athalyba

Quebra essa

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

É… e tenho certeza que também acredita em siglas como PT, PSDB, PDT, PMDB, PRN, PSL, PV…