Como chanceler, Ernesto Araújo repete tese, antes restrita às mídias sociais, considerada desonesta e sem sentido por acadêmicos e diplomatas. Historiadores europeus se impressionam: ‘Uma asneira e um disparate’

Uma recente declaração do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sugere que uma tese tida como absurda e desonesta por acadêmicos e diplomatas europeus se incorporou ao discurso oficial do governo Jair Bolsonaro: a de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

A declaração, dada em longa entrevista a um canal simpático à extrema direita no Youtube, repete um discurso que esteve em alta nas mídias sociais brasileiras durante as eleições, mas que jamais foi levada a sério por acadêmicos na Alemanha. A posição de Araújo impressionou historiadores.

Na entrevista, questionado sobre a diferença entre o nacionalismo que defende e o pregado pelos regimes autoritários passados da Alemanha, Itália e Rússia, o ministro respondeu que o sentimento nacional teria sido distorcido por grupos que o utilizaram para chegar ao poder.

“Uma coisa eu falo muito é dessa tendência da esquerda de pegar uma coisa boa, sequestrar, perverter e transformar numa coisa ruim. É mais ou menos o que aconteceu sempre com esses regimes totalitários. Isso tem a ver com o que eu digo que fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda”, destacou Araújo, na entrevista divulgada em 17 de março pelo “Brasil Paralelo”, grupo que propaga a linha de pensamento do ideólogo Olavo de Carvalho.

Foi a primeira vez que Araújo, como ministro, classificou o nazismo como um suposto movimento de esquerda – ele já o fizera em um texto publicado em 2017 em seu blog. A teoria vai contra o amplo consenso acadêmico e político sobre o tema na Alemanha, onde a disputa sobre a classificação da ideologia nazista é inexistente entre historiadores renomados.

“Quando um ministro do Exterior faz esse tipo de afirmação, considero altamente problemático diplomaticamente e um absurdo cientificamente”, afirma a historiadora Stefanie Schüler-Springorum, diretora do Centro para Pesquisa sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim.

O historiador Wulf Kansteiner, da Universidade de Aarhus, deixa claro que os nazistas jamais seguiram políticas de esquerda. “Ao contrário, propagavam valores da extrema direita, um extremo nacionalismo, um extremo antissemitismo e um extremo racismo. Nenhum especialista sério considera hoje o nazismo de alguma forma um fenômeno de esquerda. Por isso, da perspectiva acadêmica histórica, essa declaração é uma asneira”, afirma.

Segundo Kansteiner, tanto o entrevistador quanto o ministro jogam com a palavra totalitarismo e, durante sua argumentação, Araújo tenta com ela traçar uma fronteira entre o nacionalismo, que seria algo bom, e o socialismo, que seria algo ruim. “Historicamente isso é um disparate”, ressalta o especialista, que também é autor do livro In pursuit of German memory (Em busca da memória alemã, em tradução livre).

Peter Carrier, coordenador de um projeto de pesquisa da Unesco sobre o ensino do Holocausto, promovido pelo Instituto alemão Georg Eckert, acrescenta que o ministro comete erros ao fazer referências à teoria do totalitarismo.

“Se Araújo tivesse lido precisamente os teóricos do totalitarismo e fosse fiel a suas teses, ele deveria condenar tanto a direita quanto a esquerda, pois o totalitarismo implica que regimes autoritários de direita e de esquerda são igualmente ruins”, afirma.

A estratégia de tentar classificar o nazismo como uma ideologia de esquerda não é nova e chegou a ocorrer no passado em vários países. Mas nunca chegou a virar um debate sério entre especialistas.

Na Alemanha, durante as pesquisas e debates sobre o Terceiro Reich, iniciadas nos anos 1960, chegou a haver tentativas de classificar esse regime como um movimento socialista, no entanto, há décadas não restam mais dúvidas, nos âmbitos acadêmico, social e político, sobre a natureza de extrema direita do nazismo.

Segundo Schüler-Springorum, essa estratégia era uma posição clássica da extrema direita após a Segunda Guerra Mundial numa tentativa de proteger o “verdadeiro nacionalismo” e se distanciar do nazismo: “Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”.

O debate sobre o nazismo como uma ideologia de esquerda foi levantado no Brasil a partir dos anos 2000 por Olavo de Carvalho. A visão rapidamente se espalhou por páginas de direita brasileiras, ganhando adesão também entre contas de viés liberal que adotaram posições conservadoras. Entre os adeptos está o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República e atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

No país, os atuais defensores da visão “nazismo de esquerda” costumam se basear no nome oficial da agremiação nazista, chamada de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou NSDAP. A presença da palavra “socialista” revelaria a linha ideológica do regime. Historiadores internacionais de renome, porém, destacam que essa nomenclatura e a inclusão de políticas tidas como de esquerda no programa de governo apresentado antes das eleições de 1933 não passaram de uma estratégia eleitoral para atrair a classe trabalhadora.

“Na prática, isso não teve significado algum. O partido nazista se associou rapidamente e de maneira efetiva com as forças de direita da República de Weimar e, depois da tomada do poder, se juntou com as forças de direita da sociedade. Hitler nunca seguiu uma política socialista”, destaca Kansteiner, lembrando o episódio que ficou conhecido como Noite das Facas Longas, em junho de 1934, quando integrantes de uma ala mais à esquerda do NSDAP foram mortos.

Apesar de circular há algum tempo entre grupos de direita, essa distorção histórica chamou a atenção na Alemanha apenas no ano passado, quando um vídeo publicado pela embaixada alemã em Brasília no Facebook sobre como a sociedade alemã lida com o nazismo e o Holocausto virou alvo de ataques de militantes direitistas brasileiros.

Em entrevista à DW, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, afirmou na época que a discussão sobre o “nazismo de esquerda” não tinha uma base honesta.

“Há muitas pessoas que não sabem muito sobre o nazismo. E nós queremos informar. Uma pessoa informada vai fazer de tudo para evitar uma volta do nazismo. Mas parece que há outros que têm um interesse político de reinterpretar o nazismo para encaixá-lo de acordo com seus objetivos imediatos. Esses grupos políticos fazem tentativas desonestas de mover a responsabilidade do Holocausto para o colo de outros”, disse então Witschel.

FONTE: Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

595 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer
4 anos atrás

Olá Colegas. Recentemente, fui questionado se eu recomendaria algum livro para o Min. Guedes. Disse que se ele não tivesse lido os livros de Evans sobre o nazismo, teria um grande prazer em sugeri-los. No caso do Min. Araújo deixou de ser hipotético. Eu realmente sugiro que ele leia os três livros (a tradução em português está muito boa). Ontem vi um vídeo no qual ele afirma que o golpe de 64 foi necessária para evitar que o Brasil virasse uma ditadura. Pelo que entendi, ele disse que os militares fracassaram.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Esse governo é um circo, não pode ser lavo à sério. Bozonaro disse que iria por gente competente no governo, mas o que eu vejo até agora são ideólogos e teóricos da conspiração! O presidente foi se encontrar com Olavão para ouvir histórias da carochinha!

Maurício Vaz
Maurício Vaz
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

E Qual governo nosso país já teve que não foi um circo? A doença do brasil, somos nós brasileiros…

JPC3
JPC3
Reply to  Maurício Vaz
4 anos atrás

Pois é, memória curta tem esse pessoal.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Maurício Vaz
4 anos atrás

Itamar Franco manda lembranças… Tirando as denúncias de corrupção Collor também foi um bom governo…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Collor? o cara confiscou a poupança de toda a população e fez um bom governo?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Teve isso também, mas hoje somos confiscados bem mais.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Olha, eu não sei quantos anos você tem, mas pela sua reposta você deve ter menos de 40 anos. Mas pergunte a qualquer pessoa que fosse adulta em 1991 (ou seja, com mais de 50 anos) que você vai ver que o confisco da poupança em 1991 foi uma coisa absolutamente traumática e que não tem absolutamente nenhuma comparação ao que ocorre agora.

Celso
Celso
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor de nabos e lhoras………escreva aqui quem confiscou o que nesses 3 meses de governo . Afinal, o que voce tambem escreve de abobrinhas e contradicoes nao esta no script. Brasil, pais de tolos e ignaros.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Celso
4 anos atrás

“Brasil, pais de tolos e ignaros“
Assino embaixo

Heitor
Heitor
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Só gostaria de saber porque a Lava Jato não investigou o fim dos anos 90 e inicio dos 2000, foi no governo FHC que o achaque começou. Lula virou chefe da quadrilha, que já estava formada e atuante quando ele se elegeu, e claro, fez parte da ciranda.

francisco
francisco
Reply to  Heitor
4 anos atrás

O PT se lambuzou quando aceitou a proposta do FHC de participar de um governo de transição. Os militantes do PT que integraram a “equipe de transição” aprenderam como o PSDB roubava e corrompia e decidiram continuar com as mesmas práticas.
É por isso que o PT nunca revisou as privatizações do PSDB, porque resolveu continuar com a mesma roubalheira.
Por isso o PT perdeu para o Baolsonaro, agora se o atual governo continuar fazendo bobagens vai perder nas próximas eleições. Tem gente que não merece ser ministro, pela tortal incompetência e, eu torço para que o presidente encxergue isso.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  francisco
4 anos atrás

Na boa, francisco, tua sorte é que mentir e falar besteira não dá cadeia…

pangloss
pangloss
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Itamar Franco era um sequelado que governou sob tutela de uma coalizão pluripartidária, necessária à governabilidade pós-impeachment. Só o PT se manteve distante, pois preferia apagar fogo com gasolina (“quanto pior, melhor”).

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Não, amigo. A pilhagem desenfreada começou quando os nativos avistaram navios portugueses em 1500. Infelizmente, continua até hoje. Socialistas, capitalistas, religiosos e ateus, fardados e civis, enfim.

Nico 88
Reply to  Maurício Vaz
4 anos atrás

O governo JK foi um circo?

GabrielBR
GabrielBR
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

sim

Celso
Celso
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Nico, JK foi o cara que comecou a maior derrocada financeira nesse pais. O que ja estava ruim mas funcionava aos trancos e barrancos, so fez piorar . A boa intencao ao construir uma nova capital no sentido de aproximar (geograficamente) os estados federados, resultou na maior roubalheira ate entao e onde as empreiteiras da epoca se refestelaram. As provas ai estao e podem ser consultadas numa simples pesquisa historica, a pratica dos usos e costumes ainda sao as mesmas. Me causa asco a construcao de um memorial em homenagem a JK nessa capital. Quem sabe, daqui a uns 100… Read more »

Nico 88
Reply to  Celso
4 anos atrás

Ok. Algumas críticas suas são pertinentes e justas. Outras nem tanto. Não acho que seja “asqueroso” a construção de um memorial ao homem que foi o grande responsável pela construção da capital do meu país. Nem considero a atual constituição um “lixo”. Algumas coisas eu gosto dela e outras nem tanto. O senhor frisou os pontos negativos mas seria bom também relembrar as realizações deste governo em obras de infraestrutura e indústrias que foram instaladas durante o seu governo que ainda são fundamentais para o nosso país. Enfim, citei o governo JK pois não o considero um circo e nem… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Voce já pensou porque a direita enaltece tanto o JK e ataca a memoria de Vargas?
É o velho ditado lido de outra forma: “O que é bom para os empresários e banqueiros é ruim para o povo.”

Nico 88
Reply to  francisco
4 anos atrás

Segundo o Dieese, o maior salário mínimo da história do país foi no governo JK.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  francisco
4 anos atrás

Vá ler, pra ver se aprende que os banqueiros nunca lucraram tanto na história, quanto nos governos Lula e Dilma. Vamos ver se assim você para de falar tanta asneira.

Heitor
Heitor
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Foi, Brasilia é um exemplo disso.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

A meu ver foi.

francisco
francisco
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Acabou com a industria nacional automobilística ao abrir as pernas para as montadoras norte-americanas.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  francisco
4 anos atrás

Oi? ‘industria nacional automobilística’? QUE ‘industria nacional automobilística’, por favor? Na boa, como você fala besteira, cara…

nereu
nereu
Reply to  francisco
4 anos atrás

porque à Alfa Romeo? Havia quatro anos a Alfa já não produzia caminhões na Itália; da mesma forma, não dispunha de modelos populares em sua gama. Como a FNM, a Alfa Romeo era uma empresa estatal, que igualmente padecia (embora em menor grau) de ingerências políticas e descontinuidade administrativa; além disto, começava-se a discutir, na Itália, a oportunidade da transferência do seu controle para a Fiat (algo que viria acontecer anos depois).

nereu
nereu
Reply to  francisco
4 anos atrás

Em 1968, com o regime militar, o novo governo privatizou a FNM, passando-a para a Alfa Romeo (sua velha parceira). Além do absoluto sigilo que cercou a operação, para a qual foi dispensada concorrência pública, foram muitos os motivos de surpresa, todos conduzindo à mesma interrogação: porque à Alfa Romeo? Havia quatro anos a Alfa já não produzia caminhões na Itália; da mesma forma, não dispunha de modelos populares em sua gama. Como a FNM, a Alfa Romeo era uma empresa estatal, que igualmente padecia (embora em menor grau) de ingerências políticas e descontinuidade administrativa; além disto, começava-se a discutir,… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  francisco
4 anos atrás

A VW é americana ?

E agora a esquerda está chorando porque a FORD quer ir embora…

Decidam o que vocês querem

Douglas
Douglas
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

JK foi o melhor presidente desse país. A construção de Brasília foi somente a cereja do bolo de um programa consistente que trouxe muito desenvolvimento ao Brasil. Indústria automobilística, indústria naval, desenvolvimento ferroviário e energético. Furnas, uma das maiores obras de hidrelétricas de seu tempo, Três Marias, que hoje funciona para controlar o Rio São Francisco. Foi um dos presidentes que mais inaugurou faculdades e universidades. Foi o primeiro presidente a apresentar um plano concreto de metas, não ter medo do capital estrangeiro. Claro que teve problemas desse rápido desenvolvimento, mas se fosse esperar não teríamos muita coisa. A minha… Read more »

Alex Stelio
Alex Stelio
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Põe circo nisso, os devaneios da construção do elefante branco chamado Brasília no meio do nada é a grande prova disso.

Heitor
Heitor
Reply to  Maurício Vaz
4 anos atrás

Pois é, Maurício. O último presidente um pouco sério que tivemos foi Itamar Franco. Não falo do FHC porque o assalto começou a acentuar-se nos governos dele. Lula/Dilma/Temer todos aqui já sabem. Bolsonaro, por hora, pode não ser corrupto, mas é um palhaço de circo, espero que não seja palhaço de circo e corrupto.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Maurício Vaz
4 anos atrás

Olha raramente eu concordo com alguém aqui nesse grupo, mas desta vez concordo contigo 1000%. Ainda tem tonto que acredita que esse governo vai consertar o Brasil e entregar ele no final como EUA dos trópicos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Só praticaram o Golden shower ???

Nico 88
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

“Só fazendo palhaçada” não tá bom não meu caro. Não quero ladrão e nem incompetente a frente do nosso país. Quero gente séria que seja nacionalista de fato.

francisco
francisco
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Nico foi para isso que elegemos o atual governo. Tomara que eu não me arrependa da escolha que fiz. Tava difícil escolher o melhor no segundo turno, o bom para o Brasil teria sido o Ciro Gomes e eu teria votado nele. Dentre todos os candidatos o Haddad era o pior.

Nico 88
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Eu disse que não quero ladrão (claramente me referindo ao governo anterior) e incompetente (me referindo ao governo atual). Leia com atenção, por favor.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

3 meses já é incompetente ?

Nico 88
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Você vai precisar de quanto tempo mais pra verificar isso? As atuações e declarações de membros do governo e do próprio presidente beiram ao bizarro. Não há um projeto claro de desenvolvimento. O que percebo de projeto é tão somente o projeto da banca que está sendo construido por Guedes e que fatalmente aumentará ainda mais a concentração de renda no país (vide reforma da previdência que ataca frontalmente os mais pobres e que poupam as categorias que mais geram déficits) Sem contar a desnacionalização da nossa economia com a venda de empresas estratégicas para o desenvolvimento do país. Por… Read more »

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Ninguém acerta tudo ou erra tudo. Um administrador competente acerta mais do que erra. Em média, consegue apresentar melhoras. O incompetente é incapaz de separar o certo do errado. Erra tanto quanto acerta por puro acaso. Em média, não faz diferença. Para causar destruição é preciso método para escolher o pior.

Quest
Quest
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Um nacionalista, no país onde cantar o hino nacional é uma ofensa, nem o maquiavélico Hitler subsistiria.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

O problema são os que votaram nesse circo só para tirar o PT do poder. Esse é o grande problema de um país de analfabetos funcionais. Ainda esperam pelo salvador da pátria ao invés de discutir política como gente grande e escolher gente que fosse realmente trabalhar pelo país junto com os seus cidadãos. Agora tamos ae… Vendo um absurdo desse sair do Itamaraty. Viramos piada no exterior… Do jeito que os gringos gostam…

MGNVS
MGNVS
Reply to  Luiz Trindade
4 anos atrás

Luiz Trindade
Falou tudo em poucas palavras.
Mas os bolsominions chiliquentos e as olavetes escandalosas se recusam a ver a verdade mesmo qndo ela bate na cara deles.

Léo
Léo
Reply to  Luiz Trindade
4 anos atrás

Tá certo, devíamos ter votado no Haddad, ou será no Lula?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Aproveitando para reavivar o tópico e quem sabe passar dos 600 comentários… para quem diz que o governo não está fazendo nada desde que começou, segue um link com um resumo do que foi feito de mais relevante até agora, aproveitem para comentar 😀 .

https://www.youtube.com/watch?v=bf0heElQWu0

Artur
Artur
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Opa, aquela passada de pano de leve

francisco
francisco
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Estocar vento e energia solar não é impossível como você parece crer. Estoca-se o vento, em forma de energia, nas baterias, da mesma forma que se estoca energia solar. Ocorre que o discurso da Dilma foi muito elevado para pessoas analfabetas entenderem.
Não fale em fundos de pensão, porque você também parece não saber de nada sobre o assunto. Eu sou associado de um fundo de pensão e lhe afirmo quem tentou acabar com eles foi o FHC, alem de decretar intervenções em fundos, os forçou a empregarem as suas reservas nas privatização.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  francisco
4 anos atrás

O PT RAPINOU os fundos de pensão, estão TODOS no vermelho. Cata, tua burrice é caso de estudo…

MGNVS
MGNVS
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Teropode
Vc é cego ou so esta se fazendo de bobo?
Nós estamos diante de um governo extremamente incompetente que tem se preocupado com bobagens ideologicas no lugar de governar de verdade. Onde estao os projetos de governo para economia, educacao, saude, reforma tributaria e outros? Onde esta o projeto de governo Bolsonaro? Nao se governa por twitter. Um presidente nao fica “batendo boca” com jornalistas em redes sociais. Que Bolsonaro comece a ser o presidente e pare de ser um moleque mimado fazendo birra qndo alguem diz algo que ele nao gosta. Parece criança.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

As traduções brasileiras nunca são muito boas – e a culpa nem é dos tradutores, mas da própria diferença entre as línguas. A trilogia do 3 Reich do Evans é a principal obra sobre a Alemanha Nazista, mas ela perde bastante na tradução. Quem dominar o inglês deveria ler em inglês mesmo, até porque há citações de documentos que acabam passando por duas traduções: do alemão para o inglês (e o alemão é uma língua difícil de ser traduzida) e do inglês para português. E a cada tradução, perde-se um pouco do sentido original pela necessidade de tradutor interpretar um… Read more »

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Li a versão em alemão e em português e são quase idênticas. Como tradutor, sou forçado à rebater esse argumento de que o alemão é uma língua difícil de traduzir. Não é. Para os versados, que compreendem léxico, morfologia e filologia, não é nada díficil traduzir nem a adaptação é um bicho de sete cabeças. E numa transcrição de literatura, não existe mais o que vc cita, de traduzir uma obra já traduzida para outra língua. É norma ter que consultar a obra original e é prática comum em qualquer editora séria. Refurto de forma veemente esse argumento que a… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Refuto, sem R.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

E eu reitero o que escrevi. A começar: Os livros do Richard Evans são escritos em inglês, porque ele é britânico. Se você leu em alemão, então já terá lido uma tradução. Em todo caso, todo trabalho de tradução é um trabalho autoral porque cabe ao tradutor interpretar o texto original e verter um texto que reproduza, tanto quanto possível, a versão original – tanto é assim que a tradução é considerada uma obra autoral para efeitos da legislação brasileira. O que ocorre é que nem sempre as traduções têm capacidade de exprimir todo o alcance da palavra original; ou… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Muito didática e importante sua explicação!

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Já li traduções e traduções. Os edições dos livros do Evans publicadas pele editora Crítica não mostram problemas ou erros de impressão. O texto pode ser lido até com alguma rapidez. O fato de não dominar a língua da edição original não deveria ser um obstáculo para a leitura dos livros.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mas não é obstáculo. Quem domina a língua original tem a opção entre um e outro. Hoje em dia é de simplicidade franciscana comprar livros no exterior e nem paga imposto quando a operação é bem feita. Quem não domina a língua não tem esta opção. Eu por exemplo gosto muito do Yukio Mishima (que era completamente maluco, mas grande escritor), mas não domino a língua dele (japonês). Aí só resta ler alguma tradução. Não é o ideal, mas é o possível.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Também li todos os livros do Mishima, mas em português e as vezes em inglês.. ainda sou incapaz de ler em japonês. Não é o ideal mas é o possível (excelente frase). Quando mencionei que não seria um obstáculo não dominar a língua original, tentei dizer que as traduções ainda é melhor que ignorar a obra. Não é o ideal, mas é o possível que acaba sendo infinitamente melhor que o nada.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Oi? Você lê em japonês? Que legal!! Agora conta outra, que essa não foi tão engraçada…

Camargoer
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

Caro Antonio. Acho que você entendeu o contrário do que escrevi. Escrevi que li as traduções em português e inglês dos livros de Mishima, pois ainda sou incapaz de ler em japonês. Por que isso seria uma piada?

Paulo
Paulo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Ser M A V já é viver numa mentira. Mas os que comentam aqui estão extrapolando. Tem o M A V ¨intendidu¨ como esse aqui que leu trocentos livros todos esquerdistas que não valem um gibi do Cebolinha, tem o ¨bêim sucedidu¨ como o tal Defensor e os montes de fanzocas do Putin. Tá difícil.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Wiston Churchil SIM era da Direita democrática. O Socialismo sempre foi inimigo da Democracia. Apenas secundariamente inimigo do Capitalismo já que a acumulação de capital é um método econômico. O socialismo Nacional do Hitler era inimigo da Democracia exatamente como o comunismo do Stalim. Mas os socialistas precisam nivelar os outros pelo seu nível podre de Ditaduras totalitárias.

Camargoer
Reply to  ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
4 anos atrás

Caro Andre. O que caracteriza uma democracia moderna é a soberania do povo, o estado de direito, a separação de poderes e o respeito aos direitos humanos. Na década de 30, as democracias eram exceção. A Inglaterra era e ainda é uma democracia liberal pluripartidária, dos quais se destacam o Conservador, o Liberal e o Trabalhista. Churcill era da nobreza e do partido conservador, um político da direita democrática, assim como Attlee era filiado ao partido trabalhista, o que seria um político da esquerda democrática. Os nazistas eram fundamentalmente inimigos dos bolcheviques judeus (segundo A.H.), que também considerava as democracias… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Olá, Camargoer, faz tempo que nao o vejo por aqui!. Esse tipo de observação que fez, por mais útil e óbvia, vai ter pouco ou efeito algum, infelizmente. É a nova ordem. O passado é reconstruido de um ponto de vista distorcido, subordinado a uma visão que pouco liga pra pesquisa científica (se esta nao corroborar a “verdade”). Tudo se resume agora a briga de torcida, não há meio termo, não há bom senso. Já tivemos esse debate aqui antes qdo daquela matéria sobre os vídeos do consulado alemão em Pernambuco. Lembra? Por mais que apresentássemos bibliografia, pesquisas sérias, fontes,… Read more »

Camargoer
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá Luciano. Um grande abraço amigo. Aproveitei janeiro para ler umas coisas legais. Como disse o Darcy Ribeiro, “os fracassos são minhas vitórias, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Prove, usando Evans, quais são exatamente as ideias de direita presentes no nazismo, a seguir identifique os teóricos e filósofos de direita conservadora ou liberal que endossam tais idéias, e as respectivas obras em que elas estão expostas.
Corre que senão eu provo o contrário usando o livro de Anton Drexler, fundador do partido Nazista, obra essa que foi lida com afinco por Hitler.

Camargoer

Caro Colega. Se você ler o prefácio do livro “A chegada do III Reich” 3 Edição, 2017 editora Planeta, Evans escreve que”quaisquer que sesja as semelhanças entre esses vários regimes,as diferenças que jazem por trás das origens, ascenção e evetual triunfo do nazismo e stalinismo são notavelmente diferentes”. Depois, segue quase 2 mil páginas de um texto fácil de ler, com várias notas e referências. Evans fez um excelente trabalho que sempre estará muito acima de qualquer resenha.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Atualizando: O Museu do Holocausto de Israel, que o presidente acabou de visitar, define o Nazismo como um movimento de direita. Se os historiadores e os próprios alemães não tem crédito, talvez as vitimas do nazismo tenham…

Paulo
Paulo
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Me diga aí onde lá no museu tem essa definição que ¨Nazismo é de direita¨? Me dê as fontes.

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
4 anos atrás

Não que eu esteja duvidando mas é que eu nunca vi isso lá, entende?

Camargoer
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá Luciano. Entrei por curiosidade na página do museu “Yad Vashen” . Achei com facilidade vários documentos disponibilizados em PDF. Em um deles, que explica a origem do partido nazista, o primeiro parágrafo é bem didático. “(Nazism; NS), German political movement led by Adolf Hitler. The notion of combining the concepts of “national” and “social” became popular in Germany before World War I. In 1919 an antisemitic right-wing political party called the German Workers’ Party (Deutsche Arbeiterpartei) was founded in Munich; this party adopted the combined “national-social” ideology. In 1920 the party added “National Socialist” to its name and thus… Read more »

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Tenho um vizinho, que veio morar no Brasil a muitos anos, ele nasceu na Alemanha, atualmente ele é professor de história aposentado, ele já fez pós na Alemanha e é um nazista declarado, ele diz que SC é o melhor estado, pois o povo alemão é superior e blá blá blá, enfim, ele sendo professor de histório, com pós na Alemanha e também um nazista assumido, sempre foi de direita. A primeira fez que ele ouviu que nazismo era de esquerda deu risada…

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Todos os atos do Partido Totalitário de Hitler foram simétricos perfeitos dos atos do Partido Comunista Soviético. Ambos os totalitários Hitler e Stalim eram inimigos de morte das Democracias Ocidentais. Hilter é 99% igual a Stalim e ambos 100% diferentes de Winston Churcill este sim, pode ser chamado de Direita.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

O único argumento da esquerda para dizer que Hitler era de “direita” é porque ele era inimigo da União Soviética, duhhhh. Lembrando: A China comunista fez guerra contra Vietnã comunista. Vietnã comunista fez guerra contra Camboja Comunista. Stalim mandava matar seus próprios Generais e mandou matar Trotsky. Este é o único argumento da esquerda. Por qualquer outro critério que se olhe, Hitler agia exatamente igual aos Comunistas, ambos inimigos da democracia Ocidental.

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pelo que converso e vi diretamente com nazistas eles são de direita. Tenho parentes e ex-amigos nazistas, alguns vivem e/ou já visitaram a alemanha, um deles, primo nazi, visitou o movimento nazi atual em Berlim alguns anos átras. Mesmo eu sendo anti-nazi, converso com esse primo, minha familia toda é de origem Alemã e minha falecida vó era defensora de Hitler e da tese que negros, judeos, etc eram inferios (felizmente os tios e primos em maioria viram o quanto isso é errado e não viraram nazi). Pelo que vi, claro que é uma amostra pequena (esses amigos e familiares),… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
4 anos atrás

De onde veio este ministro do exterior , será que de Marte ? Nunca vi nada igual , um grande IMBECIL e completamente Incompetente !

Brunow Basillio
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Toda vez que alguem crítica este governo vem um e diz “a mas o PT vez isso fez aquilo”, gente o PT não esta mais no poder, o que esta em jogo é o futuro do Brasil, usar argumentos vencidos para justificar erros presentes e no minimo ridículo e negação de racionalidade…. Se esta errado vamos cobrar, pode ser Lula, Dilma,FHC ou Bolsonaro.
Os políticos Brasileiros são os reflexos de seus eleitores independente se de esquerda ou direita…

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Concordo em número, gênero e grau.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Grau não concorda.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Ricardo da Silva
4 anos atrás

Você tem razão, a expressão é essa, mas está errada. Corrigirei na próxima.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

E é justamente isso, Brunow.

JPC3
JPC3
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Sim, mas um coisa é cobrar. Outra bem diferente é torcer para o país dar errado e sabotar o governo com fakenewes e medidas políticas que impedem de se governar o país.

Não adianta o sujeito reclamar de ditadura e ao mesmo tempo não aceitar o resultado das urnas.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  JPC3
4 anos atrás

“Torcer pra dar errado”
Agora uma metéria sobre a indecisão e falta de planos do ATUAL governo, onde a gente não sabe quem tem a palavra final, é torcer contra???
Como bem disse o comentário do Brunow, o PT já não está no governo. Vão passar os próximos 4 anos passando pano pras burradas do Bolsonaro com “e o PT?”

JPC3
JPC3
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Pode não ser o seu caso, mas o que mais tem são pessoas tentando destruir o governo porque perderam nas urnas devido a incompetência e corrupção extremas.

São pouquíssimas pessoas cobrando ou contribuindo, a grande maioria apenas esperneia porque não conseguiu eleger um candidato que, como todos sabem, é corrupto e que não ia fazer nada além de distribuir bolsas e cargos para bandidos.

Camargoer
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Caro JPC3. A cobrança deve ser feita por aqueles que votaram no atual governo e acreditam que não estão sendo cumpridas as promessas feitas. As contribuições devem ser feitar por aqueles que concordam com as propostas do atual governo. Por outro lado, aqueles que votaram em outros candidatos por discordarem das propostas devem fazer suas críticas, apontar os erros que estão sendo cometidos pelo atual governo e mostrar as contradições do discurso.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Não votei no Bolso nos 2 turnos, mas quando ele foi eleito pensei bom, tomara que ele seja um bom presidente e tenha pulso firme´´. Menos de 4 meses de governo, e vejo todo santo dia um presidente que toma uma decisão e volta atrás 24 horas depois, num governo que ninguem sabe quem dá a palavra final e onde ninguem sabe quem realmente manda, um presidente que age como se ainda estivesse em campanha eleitoral, um presidente que não consegue controlar os próprios filhos. Vocês reclamam que a mídia é tendenciosa, mas o próprio Bolsonaro fala sem pensar na… Read more »

Rose s.freitas
Rose s.freitas
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Excelente colocação Willber, ninguém pode da uma opinião que os bolsonaristas atacam as pessoas, eles tem que entender que estamos em uma democracia.. graças a Deus!!

JPC3
JPC3
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Vai estar no mesmo nível da Dilma depois que os indicados dele desviarem 9 bilhões da Petrobras, e depois que ele distribuir cargos e propinas em troca de apoio político.

Acho a diferença é fácil de observar.

Daniel
Daniel
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Quem votou contra não deseja o sucesso do governo por entender que esse sucesso seria, para alguns, o fim do Estado brasileiro. O processo de desindustrialização segue de forma acelerada. A política externa brasileira, por seu turno, apenas agrava o problema. A reforma da previdência, por outro lado, não resolve o problema da falta de quem banque quem é inativo. Nos países mais desenvolvidos o sistema funciona porque existem nx mais empregados formais do que aposentados. No Brasil, o número de carteiras assinadas é minúsculo e tende a diminuir… O sistema de capitalização retira o gasto do Estado e transfere… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Eu só vejo críticas, mas não vejo propostas alternativas.

JPC3
JPC3
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Mas eu concordo tem que cobrar e protestar sim, o presidente muitas vezes pisa na bola realmente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, as “burradas”, são desinfor.mações propa.gadas pela mí.dia contrária… tome mais cuidado onde você se informa, pois nesse momento, o que a mídia e os setores que ma.ma.vam no go.verno, mais querem, é que volte um go.verno que compactue no desvio de re.cursos pú.blicos para atender suas demandas escu.sas…

Se quiser a verdade, busque direto na fonte, não através de terceiros.

Isso vale para todos, não caiam nas men.tiras da mí.dia, que ainda não se conformou com o resultado das e.l.eiç.ões

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Desculpe, mas esse argumento é igual ao do PT quando estava no governo e se dizia perseguido pela mídia. Nesse ponto, reclamar da mídia, os radicais opostos se beijam.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Acho curioso…
Quando a notícia é sobre uma corrupção no governo anterior: fonte fidedigna.
Quando o mesmo jornal fala sobre uma burrada do atual presidente: fake-news.
Como você mesmo observou: reclamar da mídia, os radicais opostos se beijam. A cupa é sempre do mensageiro.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, uma coisa é falar sobre corrupção comprovada e escancarada, ou é falar sobre “mimimi” de mídias que ficaram sem $$$$$ e agora estão tentando criar uma fantasia onde não existe ordem no governo… é como eu já disse e volto a repetir, procurem se informar diretamente na fonte… sejam mais críticos na escolha de seus meios de informação.

A maioria pode não acreditar, mas existe sim, uma trama para tentar deslegitimar o atual governo.

Saiam da bolha.

Heitor
Heitor
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Ninguém torce para dar errado. Se você está em um trem desgovernado, vai bater, o que você faz? Grita né. “Vai bater!”.

PauloSollo
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Comparação absurda e mal intencionada. Como bem sabemos e testemunhamos, em se tratando de política, quem está fora do poder não só torce contra como age para sabotar para tentar voltar como salvadores, como por exemplo o esforço que a esquerda esta fazendo para fazer naufragar a reforma da previdência com mentiras, já que sequer leram o projeto, ao mesmo tempo que não abrem mão de seus benefícios abusivos pagos pela maioria pobre.

Heitor
Heitor
Reply to  PauloSollo
4 anos atrás

Não é mal intencionada… a reforma estava sem rumo, embate entre executivo e legislativo, troca de ataques, uma bagunça. Agora parece que asa coisas estão se arrumando graças a boa vontade de Paulo Guedes.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Heitor, na verdade a reforma não estava sem rumo nem nunca esteve, quem estava(ão) sem rumo são muitos dos políticos/judiciários e alta “casta” do governo da velha guarda que não querem abrir mão de seus benefícios, como aposentadoria de mais de 20k ao mês entre outras benesses rsrsrs. Só que a boa vontade popular está falando bem alto para eles, que se quiserem se manter em seus cargos e tentar uma reeleição futura, é melhor fazer a coisa certa 🙂 . O Paulo Guedes está fazendo o que deve ser feito e o que ele veio para fazer, pois essa… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  PauloSollo
4 anos atrás

Até o momento a maior oposição ao governo tem sido o próprio governo. Até gente do PSL, o partido do presidente, andou votando contra propostas do governo.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato, o fato de ser do mesmo partido e discordar de algum ponto não significa que seja um problema, muito pelo contrário, é necessário existir pontos de vista diferentes, do mesmo modo que existe aqui nesse Blog, pois assim conseguimos chegar no que existe de melhor em cada situação, vendo por diversos ângulos.

Mas uma coisa certa, não posso permitir que sejam propagadas mentiras e ficar omisso sem fazer nada.

Heitor
Heitor
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Excelente colocação, Brunow. Parabéns!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Brunow Basilio
Os bolsominions papagaios de redes sociais e as maritacas olavetes so tem um argumento pra tudo: o P T roubou… o Lu La ta preso.
Bolsominions e Olavetes sao tao intelectualmente incompetentes quanto o Desgoverno que elegeram.

Heitor
Heitor
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Engraçado, você lembra dos corruptos para defender um idiota incompetente. Esse incapaz defendia a guerrilha armada. Em 2011, defendeu a Dilma! Hoje o governo é outro e agora ele joga no outro lado! Não considera isso estranho? Pense bem

Daniel
Daniel
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Socialismo? No Brasil? Que bodega de conceito de Socialismo vocês têm?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Vocês reclamam deste cara eu até entendo…

Mas são as mesmas reclamações que eu tinha do Celso Amorim, MAG e do Samuel Guimarães dando as cartas no Itamaraty..

A diferença é que virou a chave.

Sidney
Sidney
4 anos atrás

“Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos e hierarquizá-las”. Será que tem algo similar ao período Soviético, ou à revolução cultural na China de Mao Tsé Tung? Alguém acredita que na URSS todos eram iguais e tinham os mesmos direitos? Que havia democracia e que os direitos humanos eram respeitados? O mesmo para a China de Mao. Totalitarismos do século XX, todos devem ser estudados e entendidos para serem banidos do mundo para sempre.… Read more »

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Sidney
4 anos atrás

Pois é, segundo a tese desse louco historiador, o Nazismo era de extrema direita e Winston Churchill era um c.o.m.u.n.i.s.t.a. Esses socialistas são mesmo doentes….

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

Churchill era um picareta e eu posso provar. Que venha o mimimi…….

Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Então prove e pare vc de mimimi! Querem ver só o tipo de ¨fonte¨ que esse cara vai trazer?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
4 anos atrás
Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Nem vou olhar para isso, esquerdista! Como vc mesmo diz eu quero ter é uma boa leitura.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Eu li o texto e posso dizer seguramente que é um amontoado de bobagens e falsas conclusões de lavra de um conservador norte-americano arcaico. Mas o que esperar de um artigo republicado pelo mimimises?

Camargoer
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Olá. Talvez o artigo “Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX”publicado na revista brasileira de história, escrito pelo Prof. Bertone Souza, seja um dos mais didáticos sobre o erro que é achar que nazismo é de esquerda.

PauloSollo
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Texto inacreditavelmente estúpido e de uma suposição mais absurda e ignorante que já vi. O sujeito dizer que se a Inglaterra não tivesse entrado na guerra em 1914 e levado consigo outros países, a Alemanha venceria e não haveria Hitler, Stalin, Não, etc, é de uma superficialidade de raciocínio e de uma canalhice espantosa. Tanto por achar que seria bom deixar a Europa ser subjugada pelos germânicos quanto por não entender que o cerne primordial que impulsionou as mudanças radicais ocorridas nestas sociedades, com o surgimento das figuras citadas acima, teve seu inicio muito antes desta guerra e aconteceriam de… Read more »

Celso
Celso
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Pior mesmo, so voce….um perfeito ignaro e aqui tentando dar pitaco sem o minimo conhecimento, nem mesmo para questionar e debater……va plantar mandiocas …….arghhhhhhh

Renato B.
Renato B.
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Vejamos, se ele era um picareta você tem que admitir que até nisso ele foi grande, porque o Reino Unido e boa parte do mundo acreditam que ele foi fantástico.

Churchill foi um dos grandes homens do século XX, em seus acertos e erros, ambos foram em escalas monumentais.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

Nazismo de esquerda, um dos terraplanismos da ciência política. O FORTE tem uma excelente série sobre o assunto. Incluindo uma entrevista do próprio Hitler explicando o nazismo como um movimento de direita.

Camargoer
Reply to  Sidney
4 anos atrás

Caro Sidney. O Partido Nazista recebeu apoio de uma parte da burguesia alemã com a promessa que iria combater o bolchevismo e os sindicatos, dois fantasmas que assombravam a burguesia europeia depois da revolução russa. A ascensão de Hitler ao governo da República de Weimar ocorre por meio de eleições parlamentares (o Partido Nazista teve cerca de 1/3 dos votos). A composição da maioria parlamentar só foi conseguida após Hindenburg nomear HItler chanceler (equivalente a primeiro ministro). Sua ascensão não foi revolucionária e após o parlamento aprovar os poderes ditatoriais de HItler e sua autodissolução, Hitler fechou os sindicatos no… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Acho que a única política realmente de esquerda que os nazistas implementaram foi a Reichsarbeitsdienst, a organização de trabalho do Reich, que foi bolada para mitigar o desemprego quando da ascensão de Hitler ao poder. Era obrigatório para jovens de 18 a 25 anos, e faziam trabalhos de construção, planteio, etc., à lá ‘New Deal.’ Durante a guerra serviram como formações auxiliares.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Leandro Costa
4 anos atrás

Ai depende. Segundo a esquerda brasileira o estado de bem estar social é uma concepção de esquerda e a direita seria refratária a concessão de benefícios sociais. A se acreditar nesta concepção (peculiar da esquerda brasileira), a política de bem estar social da Alemanha Nazista era de esquerda. Isso porque o Estado Nazista, que tinha 68 milhões de pessoas, concedia benefícios sociais a 17 milhões – ou seja, 25% da população alemã recebia benefícios sociais.
Se conceder benefícios sociais é uma política da esquerda, então estado nazista também seria – na concepção da esquerda brasileira- de esquerda neste aspecto.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mas o socialismo também não tenta fazer uso da estrutura capitalista de produção?
O Politburo (Presidium), os funcionários públicos e os oficiais militares (e respectivas famílias) não seriam “os burgueses” do socialismo?
Confesso que tenho dúvidas.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Na primeira pergunta, não. No socialismo, os fatores de produção são do Estado e sua finalidade “em tese” não é o lucro. A finalidade é simplesmente produzir o que é necessário, independente da remuneração do capital. Mesmo que o capital seja remunerado, essa remuneração não será privada, gerando as desigualdades, e será “coletiva” porque ficará com o Estado (que “em tese” é de todos) ou até mesmo ser repassada aos colaboradores para minimizar a mais-valia. Na segunda afirmação, sim. Porque as experiências socialistas não resolveram a diferenças de classes. Os “porcos” (Orwell) se tornaram a classe privilegiada. Conclui-se que no… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  GFC_RJ
4 anos atrás

Exatamente!
Os fatores de produção são exclusivamente do Estado, todos – até a prole do proletário.
Mas, será que não há um ganho nesta produção, além do custo e da mais valia?
Como o Estado sustenta o aparelho estatal e “suas regalias”, posto que nada produzem?
Eles até exportam produtos!
Ainda tenho dúvidas.

Bosco
Bosco
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Edson,
É dito que pelo menos 40% da economia da antiga URSS estava na mão de particulares (incluindo aí o crime organizado que vivia atrelado ao Estado). Isso ficou claro depois do desmoronamento da URSS.
Vale salientar que após um ano do fim da URSS já existiam dezenas de “bilionários” russos. De onde esses bilionários saíram? Resta claro que eles já existiam dentro da Rússia “comunista”.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Pois é!
Eram a parte da burguesia comunista que não eram nem Soviets e nem militares.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco
Exatamente, meu caro. Exatamente.

Wilson Marcos Santos
Wilson Marcos Santos
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Se me permite, Hitler aplicou a regra Fascista de tudo pelo Estado, tudo para o Estado, e tudo é o Estado. Neste caso, Estado é o III Reich. A criação e administração das indústrias era controlada pelos nazistas. Eles decidiram o que seria fabricado, quanto seria fabricado e qual seria o lucro do empresário. Afinal, Hitler era contra o Capitalismo também. Se alguém assistiu “A lista de Schindler” basta a analisar por que somente após ele se aproximar dos nazistas conseguiu autorização para ter uma fábrica. Depois, por que precisava manter a propina?.porque precisava, também, aumentar a produção e os… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Wilson Marcos Santos
4 anos atrás

Interessante análise!
Aliás, “os meios produtivos”, em ambos os casos, tinham que ser “amigos do Estado”, senão “ein kaputt”!

Vejo uma diferença que seria a vontade atávica de expandir e universalizar o comunismo ao passo que os outros eram extremamente nacionalistas.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Perfeito! O regime de propriedade era privado! Enquanto que no totalitarismo stalinista era estatal! O empresariado alemão ganhou tubos de dinheiro, houve concentração de renda, diminuição dos direitos trabalhistas e praticamente destruição dos sindicatos. Que raio de regime de esquerda faz isso? Se não bastasse, a Noite das Longas Facas exterminou todos aqueles que ainda acreditavam em algum tipo de política social um pouco mais igualitária! A ideia de socialismo hitlerista era uma idealização sobre um passado nórdico que serviu para a propaganda, para o culto ao partido, para o apoio político….no final era Krupp e Porsche, por exe, ganhando… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

A Noite das Longa facas foi um expurgo do Partido Nazista que fez uma série de execuções políticas. Os maiores alvos foram membros seguidores de Gregor Strasser. Também foram mortos proeminentes conservadores antinazistas (como o ex-chanceler Kurt von Schleicher e Gustav Ritter von Kahr.
Parece-me que não teve nada a ver com acreditar ou não em políticas sociais, foi simples eliminação da oposição dentro do partido. Aliás, vide titio Josef.

Luciano
Luciano
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá, Edson. Justamente Strasser era contrário ao capitalismo financeiro (seu irmão já tinha sido expulso antes) e por isso foi morto. Toda a ala que queria algum tipo de ação contrária ao capital sobrou nessa ação. Assim como Ernst Junger tinham uma visão idealizada do que seria uma sociedade focada no trabalhador e sociedades coletivistas. Toda e qualquer ação que implicasse numa visão realmente socialista foi combatida e eliminada. Leia sobre Strasserismo que vc verá isso. Abç

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Strasser morreu por representar uma concorrência a liderança de titio Adolf. Aliás Strasser estava inclinado ao comunismo, opção que titio Adolf abominava e considerava uma fraqueza terrível por não ser nacionalista. O próprio titio Adolf abominava também o capitalismo, que considerava uma invenção de Judeus. Todos os meios produtivos deveriam servir ao Estado e precisavam pertencer aos membros do partido. Não havia a menor chance fora deste conceito. Neste aspecto, exatamente igual a titio Josef.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Pois é! Sempre entendi que Strasser foi morto por ser uma sombra para titio Adolf e por estar inclinado ao comunismo / socialismo; ideias que tio Adolf abominava por enxergar nelas uma total fraqueza face a força de união proporcionada pelo nacionalismo (coisa que titio Benito percebeu até antes de titio Adolf, quando observou fatos durante uma greve de trabalhadores na Áustria em 1920 ou 1921 – a força que surge com o nacionalismo). Aliás, entendo que titio Adolf abominava o capitalismo por ver nele uma criação dos Judeus. Tanto que todos os meios produtivos do Reich eram entregues a… Read more »

André
André
Reply to  Sidney
4 anos atrás

Apesar de eu não gostar dos posicionamentos do Araújo eu concordo que esse parágrafo em questão ficou muito tendencioso; o próprio texto é contraditório uma vez que condena o ministro por considerar o totalitarismo como algo apenas da esquerda e depois o texto vem e põe a democracia e os direitos humanos como um característica apenas da esquerda! Cada um puxando brasa pra sua sardinha, quando é evidente que ambos os espectros políticos tiveram regimes ditatoriais e violadores de direitos.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  André
4 anos atrás

Ditadura, parece-me, não tem ideologia. Parece-me sinônimo de absolutismo ou despotismo ou egocentrismo ou ….

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Toda ditadura precisa de uma ideologia para justificar sua ação totalitária e autoritária. Caso contrário, não há como justificar o uso da violência pelo Estado em benefício de um ideia que seria pelo bem geral por meio de um inimigo comum (o judeu, o burguês, o comunista, o mouro, o amarelo….)

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, nunca soube de ditador dando justificativas ou tendo ideologias, acreditam sim em alguma coisa: neles, em seus próprios egos, na sanha pelo poder absoluto.
Usam subterfúgios, dissimulações, enganam e usurpam. Evidente que fazem apologia disto, daquilo e propaganda.
Eles não estão nem aí para nada nem para ninguém.
A morte de uma pessoa é uma tragédia; a morte de milhões, uma estatística. titio Adolf

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Se ir longe, a ditadura militar no Brasil fez intenso uso ideológico para justificar suas ações. Como esquecer o “Ame-o ou deixe-o” que trazia um enorme significado ideológico. Muitos crimes foram cometidos pela ditadura militar tendo como pano de fundo o combate ao comunismo. Hitler também justificou o genocídio dos judeus e dos ucranianos e poloneses por meio de uma ideologia de superioridade racial. Acho que um dos melhores documentários sobre isso seria o “Arquitetura da destruição”. A propaganda é ineficaz sem uma ideologia que a sustente.

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Primeiro vem o ditador, anos mais tarde vem um historiador tentando encaixa “ideologias”. Na pratica quem vai pra porrada não envia carta de justificativas e intenções.

Camargoer
Reply to  Fulcrum
4 anos atrás

Caro Fulcrum. Concordo com você que ditadores usam a violência para manter o poder, o que dispensa ideologia. Contudo, a base ideológica é necessária para que o ditador conquiste o poder. É necessário que a população acredite, ao menos no começo, que o ditador seria a solução para os problemas do país. Esse processo de convencimento precisa ser ideológico. Creio que o papel dos historiadores é sistematizar o passado para facilitar a sua compreensão. Encaixar ideologias parece coisa de astrologia.

luis Marcello
luis Marcello
4 anos atrás

Longe de querer polemizar mas a fonte é de esquerda , e existem varios outros autores que definem o nazismo como um movimento inicial semelhante ao socialismo (visto até os simbolos e convocações da época) serem praticamente iguais (cópias) existe vasto material sobre isso ! Portanto trazer um tema destes somente pra desqualificar um Ministro do atual governo é no mínimo tendencioso , ou talvez o ministro anterior é que devia ter sido levado á serio ! Não vou entrar em polemicas aqui apenas experessei o que sei e já li sobre isso e combater esta mídia com viés do… Read more »

Lucas
Lucas
Reply to  luis Marcello
4 anos atrás

Tu quis dizer que tu concorda com o ministro.
E além disso pensa que boa parte do resto do mundo (incluíndo pessoas que passaram A VIDA estudando sobre o assunto) estão erradas.
Isso me diz mto sobre como tu “escolhe” tuas opiniões.

Eu estudei física e na faculdade eu aprendi que a gnt não se apega a ideias que gostamos. A gnt se apega a ideias que explicam as coisas e que funcionam.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Lucas, acho que em nenhum ponto ele disse que “concorda” com o Ministro, apenas que é um assunto polêmico e que a mídia trabalha de forma tendenciosa para denegrir o governo… e que é um assunto em que muitos estudiosos divergem… acho que faltou interpretação de texto ai rsrsrs.

paulop
paulop
4 anos atrás

Assim como a ministra dos direitos humanos espalha absurdos, o ministro da educação não entende nada de educação o ministro das relações exteriores se mostra um analfabeto histórico. O nazismo está para a esquerda tanto quanto o governo brasileiro está para a capacidade de governar. Deus nos proteja.
Odeio fazer posts de cunho político mas infelizmente o nosso presidente tem uma equipe de governo decepcionante( salvo ainda o pessoal de farda, mas não sei até quando).
Desculpem o desabafo, mas tem coisa que não dá pra admitir.
Abraço

Pedro
Pedro
Reply to  paulop
4 anos atrás

Equipe boa eh colocar motorista de terrorista como chanceler, professor analfabeto que nem conjugar verbo sabe como ministro da educação; uma estocadora de vento para casa civil e minas e energia, o Homem da Mala ou Ze Dirceu como CAsa Civil, um chanceler covarde com medo da fraca Bolivia ou entao um ministro da economia que usava os comandos da economia nacional para catapultar investimentos de bancos privados de amigos do rei em prejuizo da nacao. Esse eh um ministério bem a sua altura!

André Macedo
André Macedo
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Pedro, ele nem sequer citou o “petê”, a equipe do governo anterior pode ser a melhor ou pior do universo, não influencia em NADA o governo atual, pare de ser um papagaio com argumentos rasos e dê argumentos reais, se o governo anterior foi ruim ou nom não tem nada a ver com o atual

MGNVS
MGNVS
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Pedro
O que a incompetencia do Governo Bolsonaro tem a ver com o P T?????
O P T esta no governo???
O P T hj nao comanda nem a oposicao.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

Olavismo fez escola no Brasil kkkkk o fato é que o nazismo era um híbrido de esquerda e direita, sendo portanto uma espécie de terceira via. Já o governo do capinador de mato de quartel é um verdadeiro chá do chapeleiro maluco, está mais para um circo do que um governo.

JPC3
JPC3
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Acho que você já esqueceu como era o governo do PT. Todo mundo acusado de roubalheira e ela fingindo que não sabia de nada.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Sim o PT foi uma droga, mas isso não invalida o circo que está hoje no poder. O presidente ao invés de focar no que é importante para a população, que é emprego, renda, saúde e segurança, não está focando em briguinha ideológica limitada ao ambiente acadêmico. 80% da população não quer saber se o nazismo era de esquerda, direita ou de cabeça para baixo, querem mesmo é saber se seus filhos terão uma vida confortável.

Heitor
Heitor
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Essa sua justificativa será até 2022? O governo atual pode fazer o que quiser e a culpa será do PT? PT não esta mais no governo, só parem de ajudar o PT a voltar pro governo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Devia ser óbvio né? E ter que explicar essas coisas chega a ser angustiante.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Aliás Olavão só faz adeptos de suas histórias da carochinha no Brasil, por que lá nos EUA ninguém dá atenção para ele, até por que há melhores teóricos por lá.

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Ele nem domina o idioma! Como algum lesado do norte poderia “aprender” algo com ele?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Carlos Ravara
4 anos atrás

Carlos, pergunta para quem concedeu o “Genius visa” dele, com sorte você descobre 😉 rsrsrs.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Um adendo ao meu comentário anterior, para quem não sabe o que é um Genius Visa.

https://usimmigrationlawoffice.org/genius-visa/

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

“Genius visa” hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…
Até a Melania descerebrada Trump tem essa merda.
Deveriam deportar ele e o Adonis por mentirem sobre a PUC/PR

Jesus! Como há jumentos de duas patas nesse país!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Carlos Ravara
4 anos atrás

Vai lá e tira um visto desses então, inteligentaum rsrsrs, mas pelo seu palavreado xucro, já sei que seria impossível.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
4 anos atrás

Vai ter gente chiando, vai ter gente me chamando de esquerdista ( não sou ),me mandando ir a Cuba, me perguntando “e o PT?”, reclamando que o site caiu de nível, que deu uma guinada a esquerda, etc, etc, etc.
Mas em relação a política externa e trapalhadas governamentais, eu não vejo diferença entre as trapalhadas do Bolsonaro e da Dilma.
Ningue msabe quem tem a palavra final: se o Bolsonaro, os filhos dele ou o Mourão.
Quando o Bolsonaro dá uma declaração, todo mundo conta os minutos pra ver quanto tempo ele demora pra voltar atrás.

Pedro Silva
Pedro Silva
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Mesmo as pessoas que votaram em Bolsonaro, acreditando que poderia ser diferente, já estão preocupados. Eu n votei nele. Mas, como bom brasileiro e patriota que sou, tinha uma mínima esperança. Está findando março e não foi feito bostica nenhuma. É desesperador. Gasolina, diesel e gás não param de subir. O dólar não recuou. E o presidente sendo achacalhado em Rede Nacional pelo presidente da Câmara. Guedes falando que pode pular do barco se n for feito o que ele está propondo. A impressão que dá é que o entorno do presidente quer criar o caos absoluto para uma tomada… Read more »

JRSALVADOR
JRSALVADOR
4 anos atrás

Meus Amigos, este blog ja foi bom mas infelizmente acabou. Dou no máximo mais 3 anos de existência

JPC3
JPC3
Reply to  JRSALVADOR
4 anos atrás

De que adianta ficar discutindo com haters que não trazem nada de conhecimento para ninguém?

Ficar se ofendendo igual no PB?

Bosco
Bosco
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Eu já tô ensaiando a minha despedida deste hospício. Talvez provoque a minha expulsão.
Enquanto isso não ocorre espero que o Galante publique a matéria sobre o Haddad ter sido condenado por fazer fake news na campanha contra o Bolsonaro.

JPC3
JPC3
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Eu cada vez leio menos a trilogia. Vai ficar só os haters.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco e JPC3 acho que é esse caminho mesmo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  JRSALVADOR
4 anos atrás

O blog deixou de ser bom´´ por apontar as falhas e contradições do atual presidente?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Na verdade está deixando de ser bom por mostrar somente uma face, ao invés de ser isento e neutro…

Precisa ser imparcial.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Ok então. Qual seria a “outra face?”
Por gentileza, nos mostre o que o atual governo fez de bom e útilo até agora. E mostre suas fontes, então.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

A outra face é a da di re i ta, que vem sendo ignorada e preterida para mostrar somente o viés da a es quer da… Cara se eu for enumerar vai faltar espaço, mas de modo resumido: despetização e desaparelhamento do governo federal como um todo, ter ministros com capacidade técnica ao invés de cumpanheros políticos que só tem capacidade de des vi ar recursos, PEC que põem requisito de capacidade técnica na área de atuação para poder ocupar cargo no governo, aproximação e acordos com o EUA, retirada do visto para o Canadá, Austrália, Japão e EUA, refez… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Quem foi que alçou o governo atual como único representante da direita brasileira? A direita que preza pelo direito e pensamento individual agora se rendeu ao pensamento único?

Se for para trocar aparelhamento petista por um aparelhamento olavista o país está muito mal arranjado. Na verdade considerando o MEC acho que está mais para aparvalhamento.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato B. , ninguém disse que é o único, porém dos existentes, foi o que se sobressaiu, com o apoio em peso da maior parcela da população. Existe uma diferença entre o sistema educacional de , o primeiro, busca se fechar e usar a grande massa da população para trabalhar em favor da minoria que governa no topo, o segundo, busca com a ajuda da população abrir o país de modo em que todos ganham, não contemplando somente o topo, mas fazendo uma divisão onde a base é forte e pode chegar ao topo, não ficando eternamente na servidão dos… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Alex, O que se sobressaiu não significa o melhor. O nazismo sobressaiu na Alemanha, o Comunismo na Rússia (que começou Social-Democrata) e deu no desastre que deu.

Temo que o estrago na direita brasileira será imenso no futuro.

O Velez cuida da educação em alguns desses dois países? Em ambos ele nunca teria chegado sequer perto do cargo que chegou. Em termos educacionais recomendo estudar um pouco sobre os dois países para comparar. Oportunidades vão depender de muitas outras variáveis, especialmente as econômicas. Nessas a resposta é óbvia.

Sugestão, pare de analisar política na base de bem x mal.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato B, verdade, realmente o que se sobressai pode não ser o melhor, visto os 16 anos anteriores, onde um governo a < = = = se sobressaiu e tivemos o pior momento político e econômico da história recente do país.

Minhas análises são feitas sobre verdades e inverdades que são respectivamente omitidas e publicadas.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Alex Ministros com capacidade tecnica? A Damares é uma fanatica religiosa que ter mestrado so porque é “ispecialista em bibria” qndo na verdade ela so tem bachatelado, o ministro de Relacoes Exteriores diz essa bobagem sem tamanho e o Brasil vira chacota ibternacional, o ministro da Educacao é colombiano e por ae vai. Se isso nao é desgoverno entao eu nao sei o que é. E antes que alguem venha aqui dizer bobagem eu digo que meu voto foi para o Amoedo/Partido Novo no primeiro turno e no segundo turno eu anulei pq tanto Haddad qnto Bolsonaro foram as piores… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Wilber,
Você já tomou a sua posição e qualquer coisa que vá contra ela não irá entrar na sua cabeça de vento. Então não peça algo para alguém cujo resultado você já conhece. Ninguém tá aqui pra brincar com você.
Seu candidato tá preso e o Bolsonaro é o presidente. Aceite que doe menos e não há nada que a esquerdalha faça que irá mudar isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber,
Fala do seu presidente que é o Zé Cuspidor de Abreu e da sua primeira dama Jean Cuspidor Wilis e larga de falar do presidente dos outros.
Só quem pode falar mal do Bolsonaro é quem votou nele e até agora nós não temos nada pra falar dele.
Você votou numa organização criminosa e cobrar ética ou competência de alguém a gente sabe que é conversa fiada. Ninguém aqui acredita na sua isenção e muito menos na sua percepção dos fatos tendo em vista que a leitura da realidade de um esquerdista é determinada pela mente coletiva.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  JRSALVADOR
4 anos atrás

‘Que graça tem navegar num lago congelado ?’
Talvez um minion caia, bata com a cabeça no gelo e tome jeito na vida.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Perguntas a um homem bom, de Bertold Brecht Avança: ouvimos dizer que és um homem bom. Não te deixas comprar, mas o raio que incendeia a casa, também não pode ser comprado. Manténs a tua palavra. Mas que palavra disseste? És honesto, dás a tua opinião. Mas que opinião? És corajoso. Mas contra quem? És sábio. Mas para quem? Não tens em conta os teus interesses pessoais. Que interesses consideras, então? És um bom amigo. Mas serás também um bom amigo de gente boa? Agora escuta: sabemos que és nosso inimigo. Por isso vamos encostar-te ao paredão. Mas tendo em… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Grande Bertold Brecht.
Um dos gênios da Humanidade.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Você é um homem bom?

Marcos
Marcos
4 anos atrás

Desonestidade intelectual é taxar o Partido Nacional SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães como extrema-direita. Os “intelectuais” de esquerda jamais vão aceitar o rótulo que o partido nazista era socialista. Eles tem que lamber as bolas de Marx e Lênin para manter essa aura mística em torno do comunismo e socialismo como o sistema perfeito igualitário e próspero porque é academicamente correto.

pangloss
pangloss
Reply to  Marcos
4 anos atrás

Marcos, você antecipou as minhas palavras.
Eu ficaria surpreso se um esquerdista alemão admitisse a afinidade entre o nazismo e a esquerda. Seria muita honestidade intelectual.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  pangloss
4 anos atrás

Exatamente!
Qual socialista quer estar associado ao Nazismo?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Leia a explicação do Hitler publicada nesse mesmo blog. Suponho que ele tenha um certo conhecimento de causa para falar do assunto, não? https://www.forte.jor.br/2018/09/18/entrevista-com-adolf-hitler-em-1923/

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Mas, aquilo que conta, não são as atitudes?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Sim. As atitudes. O primeiro campo de concentração nazista foi Dachau e foi criado para abrigar os comunistas presos logo após os nazistas assumirem o poder.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Já pensou que ele talvez, apenas talvez, estivesse eliminando a concorrência?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Não. A concorrência era França e Inglaterra países que Hitler tentou derrotar de início, para eliminar a concorrência.
Assim, uniria a Europa para evitar o comunismo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Se a opinião do cara que inventou a coisa não conta, eu acho que mais nada conta.

pangloss
pangloss
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato, não se discute o ódio de Hitler às outras legendas esquerdistas (socialistas, comunistas ou o que mais for).
Discute-se se isso seria um antagonismo entre extremos ideológicos opostos, ou uma disputa fratricida na esquerda.

Luciano
Luciano
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Qual “direitista” quer estar associado ao Nazismo? Alguém que nao seja um dos seus “netos” neonazi quer estar vinculado a um dos maiores sanguinários da história? A extrema esquerda já tem Stalin, a extrema direita tem Hitler. O x é: qual a finalidade real de se colocar o nazismo como esquerda no contexto atual? Não é uma busca pela verdade histórica, mas a construção de um argumento para atacar e diminuir os diversos movimentos de esquerda, ou seja, essa hipótese já nasce com um vicio de argumentação.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcos
4 anos atrás

PSL: Partido Social Liberal.
Sem mais.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Lembrei de mais uma: República Popular Democrática da Coreia

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

DDR – Deutsche Demokratische Republik – República Democrática Alemã. Vulgo: Alemanha Oriental.

Camargoer
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Aliança Renovadora Nacional (Arena)… Partido Democrático Nacional (PDS)… Partido Popular Socialista (PPS).. Partido Humanista da Solidariedade (PHS)…

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

MDB – Mandabrasa!

pangloss
pangloss
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Partido dos Trabalhadores.
Deve ser ironia.

Marcos
Marcos
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Não sabe nem a diferença entre um social-democrata pra um social-liberal e quer supor que PSL é socialista.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcos
4 anos atrás

Não sabe nem a diferença entre um nacional-socialista pra um comunista e quer supor que NSDAP é socialista.

Lembrete mental: Precisamos agora explicar quando somos irônicos.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcos
4 anos atrás

Da mesma forma que nacional-socialismo não é socialismo ou comunismo.

Estas pessoas estão sendo irônicas ao associarem as siglas as ideologias que “indicam”.

Camargoer
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Caro Marcio. Gostaria que fosse apenas ironia, mas o fato do partido nazista ser chamado de “Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães” já foi usado no passado para acusar o PT de nazista (claro que nunca ocorreu de lembrar do Partido Trabalhista) e recentemente, esse argumento passou a ser uma das provas que os nazistas eram de esquerda. Acho interessante que por esse raciocínio torto, a defesa dos trabalhadores deve ser necessariamente de esquerda, colocando definitivamente a direita em oposição aos interesses do trabalhador (portanto, do 1% rico proprietário dos meios de produção). Talvez a ironia seja essa. Na tentativa de… Read more »

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Amigo o Partido nacional socialista dos trabalhadores alemoes, era Anti capitalista, Nacionalista, Estatizado(Empresas) com poder central, a Direita é justamente o caminho inverso.
Obs: PSL não foi criado pelo Bolsonaro, como não tinha um partido Conservador ou de Direita teve que ingressar oque mais parecido tinha.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Marcio Consentino
Excelente observaçao.

Fila
Fila
Reply to  Marcos
4 anos atrás

República Democrática Alemã

Paulo
Paulo
4 anos atrás

Eu acompanho a trilogia desde 1997 e acho excelente o blog.

Chevalier
Chevalier
4 anos atrás

Aham.. texto cheio de mentiras e falácias, próprio da grande mídia querendo jogar a bola pro outro lado. Era um movimento tão de conservador que até o Stalin resolveu se aliar com ele! O Mussolini tb, cujo lema era “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”. Me parece bem socialista isso não? Um movimento coletivista, centralizador, dirigista, que não respeita direitos individuais. “Na política e ciência, porém, está mais do que consolidado que o nazismo é um movimento de extrema direita, porque rejeita a democracia e os direitos humanos, além de dividir pessoas em grupos… Read more »

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Chevalier… contra seus argumentos a esquerda se cala… parabéns :o)

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Lembramos que os Socialistas pela midia ou mesmo por aqui no blog, a mentira, desinformação é para eles uma arma de revolução. Jogar o Socialismo Nazista, anti capitalista, nacionalista, estatizado(Empresas) com um poder centralizado para a Direita não é novidade alguma .
Muitos ai fazendo desinformação… Desonesto com eles mesmo e com os demais.

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Porr@, disse tudo.

Chevalier
Chevalier
4 anos atrás

Editores, é melhor aterem-se a questões militares.

Camargoer
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Caro Colega. As origens da II Guerra estão diretamente relacionadas às questões militares. Não há como entender o pós-guerra, a guerra fria e a queda do muro de Berlin sem entender a disputa ideológica entre direita e esquerda, da ascensão do movimento trabalhista e consolidação dos diretos humanos e da guerra comercial entre EUA e China.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

“Nada é tão difícil e cansativo do que explicar o óbvio” – Nelson Rodrigues

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Se tem uma coisa que eu admiro no Camargoer, é sua educação e paciência em explicar o óbvio, porque tá f*da…
Agora seremos obrigados a ignorar as trapalhadas do atual governo, pra não ofender os eleitores chorões dele.

Camargoer
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Caro Wilber. Obrigado pela gentileza. Acredito que muita gente que nunca colocou um comentário continua seguindo o blog pela oportunidade de aprender com os comentários. Sou muito grato ao XO, Nunão, Cel.Nery,ao Luciando e muitos outros.

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Sr. Camargoer… posso não concordar com as opiniões
aqui apresentadas, porem defendo o direito de todos de faze-las
no seu caso o parabenizo pelo modo que o faz.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, Willber tem razão, tá pra nascer um forista cortês como vc aqui! Sinto falta dos comentários do Ozawa e do Fred!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, acho que é você que está ficando ofendido… pode deixar que vamos pegar mais leve quando falarmos do seu governo preferido, cujo líder está pre.so lá em Curi.tiba

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Não tô dizendo? É impressionante, bolsominion é simplesmente INCAPAZ de ver uma crítica ao Bolsonaro e não acusar o outro de petista. É impressionante.
Eu
Não
Sou
Petista.

Bota uma coisa na sua cabeça: reclamar ( com razão ) das trapalhadas e desmandos do seu macho-alfa que esta na presidência ( mas passa mais tempo no Twitter ) NÃO ME TORNA PETISTA!!

Bolsominion é incapaz de argumentar com frases que não sejam “vai pra Cuba” ou “chora petista”

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, primeiramente, eu não utilizei essas frases que você disse, segundo, não sou “Bol so mi ni on” rsrsrs, muito pelo contrário, procuro ser sempre imparcial, mas, não posso me ater e ficar calado quando vejo que pessoas estão disseminando inverdades que estão sendo propagadas pela mídia tendenciosa que tenta derrubar o governo a qualquer custo. Sinceramente, não me recordo de ver postagens suas por aqui, para mim, apesar desse “novo” discurso de muitos e s q u e r d i s t a s, que dizem ter vo ta do na di re i t a e se… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Em relação as minhas postagens, eu comento aqui a aproximadamente 2 anos, embora eu não saiba o que isso tem haver. Como deixei claro anteriormente, não sou esquerdista, embora eu não saiba o que significa esse termo. Não votei no atual presidente nos 2 turnos, assim como eu não dei meu voto para o segundo colocado no 2° turno. E sobre a mídia ser tendenciosa ( algo no qual eu concordo ), quem mais dá munição a mídia é o atual presidente e seus filhos, que parecem incapazes de pensar 2X antes de falar algo. E só gostaria de saber… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

A munição, é “fabricada” pela mídia que pinça e distorce cada palavra, e você se engana, quem está fazendo o 3º turno é a mídia apoiada pelo establishment. Você deveria ficar feliz, por hoje termos um governo que está sendo atacado por todos os lados por estar fazendo a coisa correta, que é não se vender em troca de “favores” e por estar cortando a mamata que era responsável pela boquinha de milhares que só serviam para sugar recursos que nós mesmo estávamos pagando… É engraçado ver que hoje tacam o pau no governo por ele estar fazendo o que… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Não, a munição é criada quando o presidente fala A, o Vice fala B, seus ministros falam C, e o filho do presidente, que age como o filho do rei, fala D.
A munição é criada quando o presidente passa mais tempo dando uma de blogueira e agindo como se estivéssemos no 3º turno, do que em ter pulso firme pra governar e controlar a boca do próprio filho.
Mas whatever, você acredita no que você quiser, e eu acredito no que eu quero. Afinal, a culpa é sempre do mensageiro, não é?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, repeteco do que a mídia diz não vale rsrsrs, desculpa, mas o Presidente está cumprindo sua função, e muito bem por sinal, tanto que a oposição velada da mídia e a oposição formal política estão se roendo de raiva.

Pode ter certeza que quanto mais baterem, é sinal de que o acerta está cada vez maior.

Bosco
Bosco
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Os filhos do presidente são senadores e deputados que juntos tiveram mais de 4 milhões de votos. A esquerda e a grande mídia policia cada coisa que eles dizem ou digitam só por conta deles serem filhos do odiado Bolsonaro. Isso é insano. A mídia não faz isso com mais nenhum outro deputado ou senador . O que a mídia esquerdista quer é calar dois representantes legítimos do povo de se expressar. O que mais tem é deputado petista, comunista e psolista falando asneiras, mas eles vão em cima só dos dois políticos do PSL. Um dia desses o Carlos… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Exato Bosco! Olha o nível em que a oposição chegou.

Bosco
Bosco
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Willber, Você quer posar de isentão mas não tá conseguindo. Você mostra que suas ” orelhas” são voltadas única e exclusivamente para a grande mídia comprada. Depois de assistir as novelas da Globo acha que tudo que o Boner fala é verdade. Qualquer pessoa com inteligência mediana e capacidade de livre pensar vê claramente que a patrulha em cima de cada detalhe do Bolsonaro, familiares e entorno é pinçado de modo a buscar contradições. Qualquer pessoa sensata vê que o que está em curso é uma campanha de difamação tentando minar o governo. Jamais governo algum (talvez o do Trump)… Read more »

Chevalier
Chevalier
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Corrigindo, vc quis dizer que as origens da 2a Guerra estão relacionadas às questões políticas, culturais e históricas, não militares. Militar foi a guerra em si, não a origem dela. Sendo asssim, meu comentário continua válido. Se for pra começar a falar em política (não que a coisa seguida já não descambe para lá mesmo) aí é só mais brigas. Questões militares são táticas, estratégias, equipamentos, comparação de forças, história das batalhas.

Edson Parro
Edson Parro
4 anos atrás

Outra vez esta estorinha para boi dormir.

Edison Castro Durval
Edison Castro Durval
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Vai dormir boi!!!

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Edison Castro Durval
4 anos atrás

Vou te explicar:

Estória ou conversa para boi dormir é uma expressão popular em português (do Brasil) utilizada quando se diz que alguém está de conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.
Uma estória ou conversa para boi dormir também pode ser uma que não é do seu agrado, e a pessoa que fala (a estória), tenta fingir que entende do assunto.

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Edison Castro Durval
4 anos atrás

“vai dormir boi” ??? 🙂 Edison você é CRUEL! RS RS RS RS

Samuca
Samuca
4 anos atrás

Não é uma questão de honestidade essa interpretação histórica errônea por parte de alguns brasileiros: basta ver por quais posições nos concursos acadêmicos da OECD anda a classe discente brasileira. Por aí o restante do planeta já excusa (e compreende) a (falta de) capacidade acadêmica/intelectual do brasileiro. Imagino que pro alemão (e restante do planeta) o que surpreende foi o 7X1 no futebol, porque brasileiro levar 7X1 nos estudos – nesse caso específico, simbolicamente representado por essa defesa ideológica esdrúxula – por certo, não os surpreenderia, especialmente eles, os alemães, que convivem com um sistema educacional de qualidade. ‘Alemãozada’! Perdoem… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Samuca
4 anos atrás

Cara, vc acha que europeu eh toda essa bola toda, mas esta muito enganado! Europa eh o que eh hoje devido ao seu passado, pois se depender das pessoas que la residem no presente, o futuro deles eh desanimador. Basta ver que desde a crise de 2008 a Europa esta paralisada, pouco de inovação e tecnologia consegue fazer hj (comparada com seu passado) e o que vem de la hj eh so produção com ideologia, como LGBT, Aborto, e outras bobagens. Se vc colocar um Japonês jovem ao lado de um europeu jovem, o Japonês eh muito mais produtivo, mesmo… Read more »

JPC3
JPC3
4 anos atrás

Tanto faz, o comunismo matou muito mais.

Robert Smith
Robert Smith
4 anos atrás

Muito interessante como os ditos intelectuais e filósofos Alemães de hoje classificam pejorativamente de “desonestos” os que enxergão o Nazismo como um ideologia de “esquerda” … gostaria de saber quantos deste senhores são efetivamente neutros… como se poderia encontrar na Alemanha de hoje tal figura.. um intelectual ou filosofo sem ideologia… Vou arriscar aqui … creio que todos, sem exceção são da “esquerda”… se isso for verdade tai a explicação “deles” insistirem que o nazismo era de direita… na minha humilde opinião, a “ultima” pessoa que pode falar HONESTAMENTE sobre o Nazismo é um Alemão! Eles NÃO tem este direito!… Read more »

Sd_Brasileiro
Sd_Brasileiro
Reply to  Robert Smith
4 anos atrás

Claro que não tem o Direito. Assim como o Brasileiro não tem direito de falar sobre história brasileira…um inglês não pode falar sobre história inglesa.
Seus argumentos são tão absurdos, que deveriam constar em anais acerca da ignorância humana!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
4 anos atrás

Tema polêmico. Nazismo de direita é soda viu,pra mim ele tinha idéias dos dois lados da moeda(porém da direita ele só “usou” do nacionalismo,no caso um fanatismo ariano de raça pura em detrimento de todo o resto), só aceito isso se reconhecerem China, Cuba, Venezuela,Russia e agregados como democracias liberais onde “todos”os direitos individuais são respeitados.
Lendo este texto deste tal historiador fico imaginando ser o mesmo que ler texto da Dilma/Lula falando que o PT é de direita, nacionalista e tal. Trágico!!!

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  Tomcat4.0
4 anos atrás

O Socialismo Nazista era justamente o posto de um pensamento de Direita, por ser anti capitalista, nacionalista, estatizador(Empresas) e com poder central. Direita é justamente o posto é liberdade econômica, livre concorrência e propriedade privada.

Bardini
Bardini
4 anos atrás

Vão governar!!!

Heitor
Heitor
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Esse é o problema, Bardini, eles não sabem governar.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Bardini, não se deixe levar pelo que a mídia propaga.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Seria um favor para todos nós (na verdade é essa a obrigação deles).

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato B. até agora não tenho do que reclamar, pela primeira vez, acho que realmente acertei na escolha do meu candidato Presidente.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Esse é um direito seu, faça bom uso. Podemos reclamar da estupidez, elogiar a estupidez, até mesmo silenciar.

Morre muita gente boa para garantir esse direito.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato B, você que deveria fazer bom uso rsrsrs.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

E não fazemos todos?

Foragido da KGB
Foragido da KGB
4 anos atrás

Só pra lembrar, o partido de Hitler se chamava : Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei .
Nem falo mais nada …

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

Sendo assim a Coréia do Norte é democrática….

Brunow Basillio
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Boa Defensor, pessoal tenta julgar o nazismo de esquerda só por que enxergam a palavra “Socialista” no nome, esquecem de analisar os fatos….

Chevalier
Chevalier
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Qm não analisa fatos é vc, que prefere se ater ao que a professorazinha lhe ensinou na escolinha. Ui, aprendi assim e pronto! É sim! A profi disse que sim, ela não poderia estar errada! Os jornais tb são poços de razão, bom senso e isenção… Se vc analisasse os fatos sem medo e com cautela, veria que os nazistas eram coletivistas, centralizadores, buscavam uma sociedade ideal, dirigistas, queriam reforma agrária na marra, eram contra o capitalismo, contra livre mercado (o Estado determinava o que cada fábrica iria produzir), contra a Igreja, contra direitos individuais (coletivo acima do individual) e… Read more »

Chevalier
Chevalier
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

“Já a sua dívida intelectual para com o socialismo marxista só costumava ser confessada em privado, a amigos e aliados íntimos. “Aprendi muito com o marxismo, e não tenho medo de admiti-lo”, ele confessou a Rauschning em certa ocasião. Como escreve o historiador britânico George Watson: “Hoje está claro, para além de qualquer dúvida razoável, que Hitler e seus associados viam-se como socialistas, e que outros, incluindo social-democratas, também assim os consideravam. O título nacional-socialismo era tudo menos hipócrita.”

Brunow Basillio
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Levou um – por ser alienado…

athalyba
athalyba
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

Quebra essa

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

É… e tenho certeza que também acredita em siglas como PT, PSDB, PDT, PMDB, PRN, PSL, PV…

Raventsin
Raventsin
Reply to  Foragido da KGB
4 anos atrás

Só pra lembrar, o partido do “mito” se chama: Partido Social Liberal. E agora? O partido do “mito” é de esquerda também? E tem mais: durante a segunda guerra mundial, quando Benito Mussolini estava perdendo a guerra, refugiou-se no norte da Itália e fundou a República Social Italiana. Sendo assim, não seria o partido do “mito” fascista também? Nem falo mais nada…

Observador
Observador
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Se o nazismo é de esquerda pelo nome então soltem Lula, afinal de contas ele é do partido dos trabalhadores, e lá não deve ter ladrão só trabalhador não é mesmo…pelo amor de deus, só com ironia mesmo.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

social não é socialista, pqp

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Chevalier
4 anos atrás

Da mesma forma que nacional-socialismo não é socialismo ou comunismo.

Estas pessoas estão sendo irônicas ao associarem as siglas as ideologias que “indicam”.

André
André
4 anos atrás

Todo movimento revolucionário, de engenharia social, que visa adaptar a realidade a uma utopia é de Esquerda. Neste sentido, é inegável que o Nazismo foi de Esquerda. No entanto, não foi uma Esquerda típica, pois se aliou a elites financeiras, escravizou trabalhadores etc.
Logo, dependendo do ponto de vista o Nazismo pode ser considerado de Esquerda ou de Direita.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  André
4 anos atrás

André, olhe esta figura e veja se ela pode parecer mais adequada.

https://www.reddit.com/r/badpolitics/comments/357a25/have_some_new_shape_the_political_triangle_chart/

Raventsin
Raventsin
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

Acho que é por aí mesmo.

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  André
4 anos atrás

O Socialismo Nazista era justamente o posto de um pensamento de Direita, por ser anti capitalista, nacionalista, estatizador(Empresas) e com poder central. Direita é justamente o posto é liberdade econômica, livre concorrência e propriedade privada.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
4 anos atrás

O auau comeu meu comentário!!!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Tomcat4.0
4 anos atrás

Rsrsrs o meu também… existe um conjunto de palavras que os anti <=== não podem falar, se não já era o comentário…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Tenso, há forças obscuras em ação!!!rs

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Tomcat4.0
4 anos atrás

O lado negro da força está se revelando mais ardiloso do que poderíamos imaginar.

Bosco
Bosco
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Também já notei isso. E o au-au deve ter alguns nomes privilegiados para que seus comentários sejam levados pra casinha. Vive a democracia. rsrssss

Rafael Oliveira Silva
Rafael Oliveira Silva
4 anos atrás

Porque nazistas são de direita?
Oque o Hitler fez ou disse que é de direita?

Estas publicações que afirmam que nazistas não são de esquerda, desafio os seus criadores a responder 3 motivos de nazistas ser de direita, garanto que não vão encontrar nem mesmo um motivo.

Os historiadores afirmam nazifascismo ser de direita mas nenhum deles é capaz de responder porque ou como ele concluiu que nazistas são de direita.

As pessoas que afirmam nazifascismo ser de direita não tem noção nenhuma e simplesmente repete informações erradas e sem nenhum motivo para ser de direita.

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  Rafael Oliveira Silva
4 anos atrás

O Socialismo Nazista era justamente o posto de um pensamento de Direita, por ser anti capitalista, nacionalista, estatizador(Empresas) e com poder central. Direita é justamente o posto é liberdade econômica, livre concorrência e propriedade privada.

Raventsin
Raventsin
Reply to  MAXILIANO MANCANO
4 anos atrás

O anticapitalismo nazista era essencialmente anti-semita. O capitalismo combatido pelo nacional socialismo era o capitalismo estrangeiro, representando pelos banqueiros judeus e não o capitalismo nacional alemão. Estatizador também o nazismo nunca foi. As únicas empresas estatizadas foram aquelas confiscadas dos judeus, e logo repassadas à iniciativa privada alemã. Hitler também promoveu um programa de privatizações de empresas estatais remanescentes da república de Weimar passando-as à iniciativa privada alemã. A direita pode adotar diferentes graus de liberdade econômica mas não deixa de ser direita; exemplo disto foi o regime militar brasileiro (1964-1985).

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Parece-me que nenhum empreendimento que não pertencesse a um membro do partido prosperava. Aliás, ia para o beleléu rapidamente. As empresas produziam segundo determinações estritas do Estado. Aquilo que você chama de capitalismo nacional alemão, assim como o capitalismo nacional soviético – servia única e exclusivamente para manter o Estado. Os soviéticos se deram melhor, pois conseguiram até produzir para exportação (sabe-se lá a que custo).

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Os nazistas eram essencialmente corruptos e usaram o Estado como ferramenta para a apropriação dos meios de produção. Não havia uma divisão entre o Estado e o Privado, desde que a pessoa fosse filiada ao Partido NAzista. Um exemplo é a SS, que surge para fazer a segurança da liderança nazista e se transforma em um exercito organizado (inclusive com divisões blindadas) que devia fidelidade ao Partido, não ao Estado. Acho que o filme “A lista de Schindler” retrata bem isso. Os nazistas continuaram capitalistas em busca do lucro.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Eu vejo o Nazismo como de esquerda pq ele possui todas características essenciais do movimento esquerdista, antidemocrático, estado grande, economia controlada, desprezo pela vida humana, quanto ao texto não li, nem me interesso em ler porcari@

Raventsin
Raventsin
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Estas características não são exclusivas da esquerda. Todas as monarquias absolutistas dos séculos quinze a dezenove já apresentavam todas elas.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Parece-me que não. O absolutismo e despotismo parece-me que não faziam o controle social a ponto de tomar os filhos de seus pais para que o Estado os moldasse, né? E nem o controle total dos meios produtivos, se bem que faziam a tributação da produção – mesmo que em exagero. Qual absolutista ou déspota era grande produtor?
Eu faço uma diferença aí. Absolutismo e despotismo parecem-me ditaduras, e estas não têm ideologia.

Luis
Luis
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

salvo engano, entendo q muitas vezes camponeses na europa eram considerados parte da propriedade dos nobres possuidores das terras em q estavam, e q os nobres só começaram a ter poderes um pouco mais limitados a essas suas propriedades humanas no final da idade média, sendo q a a rei, os nobres e a igreja constituíam o próprio estado. antes da revolução industrial não existia produção em massa, exceto agropecuária, produtos eram para consumo imediato de quem os tivesse encomendado, daí não poder existir nenhum grande produtor naquela época, no sentido de um empreendedor ou estado capitalista liberal moderno que… Read more »

Raventsin
Raventsin
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

“Dum soberano rei depende a salvação: Pra tudo conservar, tudo sustém na mão” (Corneille, Sinna) – Citação de “As Grandes Obras Políticas – De Maquiavel à Nossos Dias”. Jean Jacques Chevallier. Editora Agir. 1999. Pagina 15

Edson, o absolutismo monárquico também representava controle social sim, a diferença é que naquela época não haviam meios tão eficazes para o fazê-lo.

Quanto ao controle dos meios produtivos também havia sim: a produção e comercialização de vinhos na região tal pertencia ao barão fulano de tal; a comercialização de tecidos ao conde beltrano, e daí por diante.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Mas isto não era o Feudalismo?
Não era uma monarquia absolutista do século XV ao XIX.

Luis
Luis
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

ele não falou q eram exclusivas da esquerda, mas essenciais, ou seja fazem parte da essência da esquerda, na verdade são características típicas em todas as formas de coletivismos, por mais diferentes contextos históricos q eles tenham, basicamente concentração de poder para alguns, restrição de liberdade e doutrinação para a maioria, assim no sistema burocrático histórico chinês, no feudalismo, no comunismo, no islamismo, etc

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

O Socialismo Nazista era justamente o posto de um pensamento de Direita, por ser anti capitalista, nacionalista, estatizador(Empresas) e com poder central. Direita é justamente o posto é liberdade econômica, livre concorrência e propriedade privada. 🙂

Camargoer
Reply to  MAXILIANO MANCANO
4 anos atrás

Mancano. O nazismo era contrário à democracia, mas era um regime essencialmente capitalista. Os meios de produção estatizados pertenciam aos que se opunham ao regime. Os industriais nazistas preservaram suas propriedades. Parte do processo de estatização foi conduzido para beneficiar a cúpula corrupta do regime (como Goering). Os nazistas odiavam a democracia porque ela significa pluralidade (que vai em sentido oposto ao totalitarismo de partido único) mas odiavam mais ainda os comunistas, socialistas, trabalhistas, social-democratas. Isso é bem claro em Mein Kampf. Os nazistas também desprezavam os não arianos (latinos, orientais, negros, eslavos e principalmente judeus) devido ao conceito de… Read more »

Gabriel
Gabriel
4 anos atrás

Editores, o Site/Blog/etc. era infinitamente melhor quando os assuntos postados estavam vinculados a atividades militares.
Assuntos vinculados a política/geopolítica/atualidade são igualmente interessantes, mas “aqui” me parecem fora de contexto, fora de lugar, até porque, ao meu juízo, existem plataformas mais adequadas para este tipo de debate.
Sem contar que a “cegueira ideológica” de ambos os lados remete esse tipo de assunto a uma simples “guerra de torcidas”.

Bardini
Bardini
Reply to  Gabriel
4 anos atrás

“era infinitamente melhor quando os assuntos postados estavam vinculados a atividades militares.”
.
Tem meu voto…
.
Tem coisas MUITO mais interessantes…
https://www.armyrecognition.com/laad_2019_news_online_show_daily/laad_2019_plasan_to_showcase_the_4th_gen_sandcat_stormer.html

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Definitivamente, se eu tivesse a grana, compraria um Sandcat Stormer desses para uso diário aqui pelo RJ. Melhor ainda se tiver alguma capacidade anfíbia, até porque aqui alaga fácil. No fim do dia, estamos desviando de munições, alagados e evitando deslizamentos. Infelizmente imagino que o IPVA de algo assim seja proibitivo 🙁

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Leandro Costa
4 anos atrás

Eu também, se fosse milionário, teria uns 3 para a família toda.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Também tem meu voto Gabriel.
Bardini o Sandcat é fino de garagem, parece promissor, além de bonito pra chuchu e se vê a integração(pelo encarte) de vários armamentos, sei que o LMV tbm tem.

Leandro Costa
Leandro Costa
4 anos atrás

Eu não consigo classificar o Nazismo/Fascismo como extrema direita, nem de esquerda. Na minha concepção eram uma coisa à parte, cuja classificação não se encaixa nem de um lado nem de outro. Em que pese que qualquer extremo é prejudicial, ao mesmo tempo em que os veículos de mídia de massa, tanto brasileiros quanto estrangeiros, gostam de pintar o atual governo como de extrema-direita (algo completamente longe da realidade), me pergunto se eles conseguem, dentro desse mesmo contexto, traçar paralelos que justifiquem essa afirmativa. Aposto que não conseguem, até porque não é a idéia deles contrariar a própria narrativa. De… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
4 anos atrás
Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Marcio Cosentino
4 anos atrás

O mais engraçado deve ser os leitores que deram negativos (neste e em outros posts) nem ao menos terem enxergado que em vértices do mesmo lado do triângulo encontram-se o Comunismo e o Nazismo, ambos classificados como totalitaristas, mas a cegueira da dicotomia burra entre “Esquerda” e “Direita” do nosso pobre país limita a análise.
Quando deveríamos perseguir o baricentro (ou algum ao redor do mesmo) do triângulo ficamos debatendo qual dos ditadores é o direita e qual é o esquerda.
Depois perguntam o motivo da mediocridade geral dos debates políticos no Brasil.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
4 anos atrás

Repetindo meu comentário retido mas com mais cuidado com as palavras…

E a <=== pira, prevejo orgasmos múltiplos rsrsrsrs.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Bacana e sutil a setinha!!!rs

Filipe Prestes
Filipe Prestes
4 anos atrás

Não bastou o governo alemão soltar uma nota e reportagem inteira no DW, ainda tem maluco que vai acreditar e propogar essa besteira. Se nem governo alemão acreditam, Hobsbawn e Scott, não sei em quem vão acreditar…Em algum obscuro revisionismo da história numa discussão que só existe no tolo Brasil. É de dar vergonha…

pangloss
pangloss
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Você então atribui ao governo alemão a virtude da verdade incontrastável? Terceirizou sua opinião?

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  pangloss
4 anos atrás

Atribuo a verdade aos intitutos e historiadores comprometidos com a verdade como os dois que citei acima, como Kansteiner, Schüler, Von Ammon, Zinn, Foley, Ambroise e tantos outros historiador3s e órgãos como a Comisão de Pesquisa para o Antissemitismo do governo alemão, nas Universidades de Berlim e Aarhus e seus centros sobre o Holocausto, e sobretudo no consenso mundial da historiografia fidedigna que não aceita revisionismos de fatos amplamente debatidos dentro do meio, estudados à exaustoão e comprovados. Nenhuma verdade é incontestável para a história, desde que seja provada. Do contrário é só achismo e revisionismo barato e uma discussão… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Olá, Felipe. Deve ser os tempos da “verdade liquida”, parafraseando Bauman. E mesmo colocando as fontes, os fatos, distorcem os mesmos.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá, Luciano. Isso é o pior de tudo. E mesmo citando fontes como Hobsbawn, Ambroise e Zinn ainda há quem os chamam de tendenciosos. É dar vergonha porque não consigo sentir pena de tamanha estupidez.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Você admite outras fontes?
Outras que sejam diferentes das ideias apresentadas pelas suas fontes?
Ou seriam todas estas outras, coisa de “maluco”?
Você crê numa verdade absoluta ou só na sua verdade?

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Quanto proselitismo, Edson! Pra começo de conversa, não “tomo verdades” como minhas até porque isso não existe e nem é coisa de gente sensata…Diz muito mais sobre vc e como vc pensa do que qualquer coisa que queira empetrar em mim Me traga uma só fonte de historiador reconhecido que afirme com todas as letras que o nazismo era de esquerda. Me traga suas fontes, agora traga fontes sérias das quais eu possa pesquisar um “Lattes” ou qualquer obra publicada para confirmar. Ao contrário de uns e outros eu checo as minhas fontes. Acredito na História como ciência séria e… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Filipe Prestes: Aquilo que você pensa e fala são suas idéias, eu posso concordar ou discordar, e respeito. Eu não vejo proselitismo no que os outros pensam e falam. Eu não vejo “maluquices” no que os outros pensam e falam. Eu faço questionamentos e aproveito o aprendizado das respostas. Se você “tem impressões”,”sente vergonha e pena de tamanha estupidez”; se você entendeu “ridicularização”, o que eu posso fazer? Respeitar sua opinião e discordar, aliás veementemente. Mas tenho uma dúvida: quando você atribui “empetrar em mim”, “pena”, “estupidez”, “ridículo” é a verdade de algum historiador com curriculum Lattes? P.S. Quanto ao… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá, Edson. Eu sou um historiador de formação e profissão, inclusive escrevo sobre o Brasil na II guerra mundial. Como tal, obviamente, analiso argumentos opostos, analiso e construo argumentos para refuta-los se for necessário. Até que determinados argumentos opostos sejam realmente comprovados com fontes válidas e nao sejam apenas panfletagem ideológica, eles são apenas isso “maluquice”. Inclusive uso bibliografia de historiadores de direita em meus trabalhos, como o Cesar C. Maximiano. Competência científica independe de ideologia, contudo há muita má fé travestida de pesquisa séria! Abç

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Pois é, Luciano. E há ainda alguns por aqui que provavelmente nem conhecem os historiadores que eu citei, nunca leram uma folha do ques escreveram mas são ligeiros em digitar maluquices conspiranóicas como o senhor acima no post anterior e outro abaixo, desqualficando historiadores sérios de acordo com “certezas” (burras) próprias. É triste porque há no Brasil uma recente aversão à intelectualidade científica, principalmente historiadores. São todos comunistas e indignos de crédito segundo essa gente. Alemães são todos de esquerda e essas baboseiras sem fim. Como disse acima, é de dar vergonha porque não consigo sentir pena ainda mais de… Read more »

Camargoer
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

Caro Filipe. Também tenho percebido muita agressividade contra a ciência (seja humana, saúde ou exatas). Ás vezes acho que é apenas desinformação, mas algumas vezes tenho a impressão que é uma ação consciente e deliberada.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Mas Luciano, admirável sua formação, sua profissão e principalmente o tema e a análise de argumentos opostos.
Mas, “maluquices”?
Não há aí um pouco de arrogância e prepotência para um historiador, desculpe-me a franqueza!
Quantas vezes, depois de algum fato novo você não revisou seus argumentos irrefutáveis?

P.S. Gostei principalmente de “Inclusive uso bibliografia de historiadores de direita em meus trabalhos. Competência científica independe de ideologia”.
Você parece um cara honesto.
Saudações

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. O Luciano comenta no blog há muitos anos e já fez excelentes contribuições. Sou grato por muita coisa que ele me ensinou.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mas Camargoer, eu disse ao contrário?
Fiz um reparo quando ele atribui “maluquices” a um comentário e não vejo problema nenhum neste reparo. Como já te disse, eu questiono as ideias e tenho aprendido muito com elas todas!
Em tempo, eu comecei a assinatura desta revista e também do “blog”, se não me engano, em 2009. Também comento (pouco) aqui há muitos anos.
Saudações

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá Edson. Minha intenção foi expressar o respeito que tenho pelo Luciano e a minha admiração pelo trabalho que ele faz.

Luis
Luis
Reply to  Filipe Prestes
4 anos atrás

nada muda mais do q o passado, como apontou orwell: quem controla o passado, controla o futuro, e quem controla o presente, controla o passado…a alemanha atual é dominada pela esquerda, imagina dizer q a dw é de esquerda, imagina q hobsbawn é de esquerda…vc pode até acreditar no q eles falam, pode acreditar na globo, pode acreditar em horóscopo, mas nem todos são obrigados a aceitar passivamente doutrinação, a alemanha já está pagando e vai pagar muito mais o preço da sua esquerdopatia diagnosticada por hoppe precisamente ao dizer: Habermas é hoje o intelectual público mais celebrado da Alemanha… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Luis
4 anos atrás

Vejo que vc não conhece a Alemanha nem os alemães.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Luis
4 anos atrás

A única coisa que tenho a te dizer, Luís é que história não se faz “com os próprios” olhos e independe de qualquer signo político. Já estou saturado dessa idiotice de “nazismo de esquerda” pra me decepcionar com quem quer que seja, muito menos o senhor.

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

O Nazismo teria sido apenas um fenômeno de repercussão local, caso não tivesse tido auxílio soviético.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

Aham, repercussão local que tinha adeptos até na longínqua Argentina…E sobre o que Hitler (por extensão outros nazistas) pensava sobre os soviéticos sugiro ler o Mein Kampf onde tem um capítulo só sobre isso. Ambos, Stalin e Hitler, foram ditadores perversos mas nazismo e comunismo são diametralmente opostos. Mas aí alguém vai falar do pacto Ribbentrop-Molotov…Perguntem a Itália oq eram seus tratados secretos antes da I GM e que palavras em tratados para alguns não valiam p0rr@ nenhuma. O resto já sabemos a história

Hcosta
Hcosta
4 anos atrás

Os regimes totalitários, quer sejam de esquerda ou direita, representam o pior que existe numa sociedade, com resultados muito semelhantes entre si. O espaço político de direita não se resume à extrema direita como o a esquerda não se resume à extrema esquerda. Avaliar um espaço político pela sua ideologia e descartar qualquer contributo que tenha, por ser diferente do meu, parece-me que vai contra o ideal democrático. A esquerda e a direita não podem ser avaliadas pelos seus extremos, mas a tentativa de lavar a história, algo cada vez mais frequente, como forma de promover uma ideologia de extrema… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

Parabéns HCosta!

Jacinto
Jacinto
4 anos atrás

É muito ruim debater “esquerda” e “direta” no Brasil porque as definições clássicas aplicadas na Europa e nos EUA para distinguir uma da outra acabaram prejudicadas por aqui. O nacionalismo, por exemplo, na Europa e nos EUA está sempre associadas à direita. A rigor, é o principal elemento a caracterizar a direita nestes países, porque o marxismo clássico entende que “nação” é uma construção socioeconômica destinada a viabilizar o capitalismo após a ruptura com a economia feudal. Nação e, consequentemente, nacionalismo, para o marxismo “raíz” “é coisa de burguês”. Nesta definição clássica, não há nenhuma dúvida que o nazismo é… Read more »

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Muito bom, parabéns.

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

E outro ponto para reflexão, dentro do que você apresentou.
Pelo prisma da forte presença estatal chegamos a conclusão de que, aqui no Brasil, todos os presidentes militares eram comunistas, ou de esquerda.
Presença estatal na siderurgia, nos portos, na petroquímica, telecomunicações e por ai vai.
E, ainda por este prisma, FHC era de direita pois saiu privatizando muita coisa, reduzindo a participação do estado na economia.

nereu
nereu
Reply to  Marcello Magnelli
4 anos atrás

na verdade todos são 3° via. a revolução dos cravos jogou a ultima pá de cal na Direita x Esquerda

nereu
nereu
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

como Mourão falou estas terminações estão ultrapassadas em mais de 100 anos, o ultimo governo puramente de direita foi o de Salazar, mas já tinha decretado a sua morte desde o fim do Imperio Alemão em 1918. Podemos dizer que o resto foi tudo 3° VIA. desde Stalin até Regan

Camargoer
Reply to  nereu
4 anos atrás

Caro Nereu. O regime de Stalin era totalitário mas de esquerda. Regan e Thatcher foram governos democráticos e de direita. Pinochet foi o lider de uma ditadura neoliberal de direita. O Uruguai teve um governo de esquerda com Mujica. O regime do Apartheid foi de extrema direita. A classificação entre direita e esquerda começa no período da Revolução Francesa, um pouco mais de 200 anos atrás. Assim como o capitalismo, o socialismo hoje é bastante diferente do que eram 100 anos atrás, mas suas definições ainda são válidas. O mesmo para direita-esquerda. Obviamente a direita e esquerda hoje são muito… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
4 anos atrás

Aos fatos senhores! O Nazismo não é, nunca foi e nunca será uma ideologia de esquerda pois trata-se de uma ideologia de extrema-direita. Contudo ele (nazismo) assim como as demais ideologias fascistas possuem similaridades com o comunismo que compartilha com as ideologias fascistas o extremo nacionalismo, o antissemitismo a despeito de terem havido muitos judeus comunistas, o repúdio à democracia e aos direitos humanos e também a tendência a hierarquizar as pessoas.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Perfeito, Tireless!

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Perfeito, Tireless!

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Pois é, hoje em dia só valem os extremos, esquecem dos diversos graus da escala. Podemos colocar Boulos, Lula, FHC e Vera Lúcia como “simplesmente” esquerda ?
Ser esquerda não significa ser Marxista, da mesma forma que ser direita não significa ser Ditador, ou qualquer combinação maluca de esteriótipos tupiniquins.

Camargoer
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Olá Fernando. Há um excelente livro do Bobbio que poderá ajuda-lo a responder essa pergunta. Também gosto do artigo do Gustavo Silva “Conceituações teóricas: esquerda e direita” no qual propõe uma definição menos econômica e por isso mais politizada. “A esquerda é o espectro ideológico que pretende empoderar grupos sub-representados nas esferas de
poder; A direita é o espectro ideológico que pretende preservar ou ampliar os poderes de grupos já devidamente representados nas esferas de poder.”

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

TiRELESS Qndo dxa a baboseira ideologica de lado vc ate faz uns comentarios muito bons e bem sensatos. Comentario muito bom. Nazismo nao tem nada a ver com a esquerda da mesma forma que socialismo é totalmente diferente de marxismo/comunismo. Países nordicos hj tem um Parlamento mais voltado para a esquerda pois promovem o Estado do bem estar social e eles nunca foram e nao passam nem perto de serem marxistas/comunistas, pelo contrario, Dinamarca e Noruega estao na OTAN e a Suecia apesar de neutra tbm é considerada aliada. O Estado do Bem Estar Social na visao nordica promove o… Read more »

Marcelo Danton
Marcelo Danton
4 anos atrás

JESUS! Fascismo e Nazismo são irmãos siameses e partem do pressuposto que o Estado ENORME manda em Tudo..será que é preciso desenhar isso?! Em que seara o discurso de construção dessas ideologias CRESCERAM?! Foi em algum partido conservador?! Monárquico?! Liberal?!
Não né!! Mais seriedade senhores…ou melhor MAIS HONESTIDADE INTELECTUAL.
Esses sistemas comunistas 1917, Fascista 1926 e nazista 1928 se originaram dos partidos dos trabalhadores ou progressistas. e zéfini

Robsonmkt
Reply to  Marcelo Danton
4 anos atrás

Não tem zéfini. Estado enorme não é uma característica exclusiva de governos de esquerda. Assim como há a direita liberal, há a direita populista intervencionista, algo que eclodiu com muita força na Europa e também aqui no Brasil e na Argentina da década de 30. E eram todos adversários tanto do comunismo quanto das democracias liberais.

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  Robsonmkt
4 anos atrás

socialistas…ou vc acha que getulio era o que. Nao misture o conseito de conservador…ato de conservar um modelo politico social estabelecido…o partido chines entra no conceito de ultra conservadores. Nossa gente… tah tao obvio isso.

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Meu deus, Santa ignorância !
Como diria o pupilo do Batman.
Nazismo de esquerda, cada coisa que se lê hoje em dia.
O máximos é oriundo da extrema direita ( ou ultra nacionalismo).
Esses repórteres.
Pior que estudam anos para formar em jornalismo e depois escreverem uma idiotice destas .

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Nazismo.
Corrigindo o texto acima.

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

E o estado russo e chines nao sao ultra nacionalistas….kkkkk piadista

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
4 anos atrás

Texto de uma entrevista do próprio, caso queiram dispor de um tempo:

https://www.theguardian.com/theguardian/2007/sep/17/greatinterviews1

tulio762
tulio762
4 anos atrás

Um desfile de falácias digno da DW, somente superado pelos “historiadores” presentes nos comentários. Uma perguntinha, alguém leu o livro negro do comunismo?

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  tulio762
4 anos atrás

O “historiadores” em questão são as maiores autoridades no tema dentro e fora da Alemanha. O Centro de Pesquisa para Antissemitismo e Instituto Georg Eckert são respeitados e não são nenhuma brincadeira

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Evangélicos combatem e combateram muitas vezes o Catolicismo, onde esse combateu por muitos anos o Protestantismo. Em algum momento eles DEIXARAM DE SER cristãos por não se entenderem e pregarem o mesmo? Não! Agora alegar que Hitler não era de esquerda por ele não gostar dos comunistas soviéticos, em nada livra ele de como o próprio coloca em seu prefacio de seu livro “um revolucionário que pretendia tirar o poder da classe dominante e juntos com os trabalhadores da Alemanha, pregar um socialismo”. Não existe maior prova histórica, quântica, matemática ou de qualquer outra coisa que a própria obra desse… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  Pedro
4 anos atrás

É por aí mesmo: Hitler e Stalin fizeram em guerra entre si em razão de suas semelhanças, e não de suas diferenças. Tinham excelentes motivos para não confiar um no outro. Disputavam hegemonia sobre territórios comuns.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Socialismo e comunismo pressupõem o domínio estatal dos meios de produção. Hitler e Mussolini passaram longe disso e, inclusive, contaram com apoio maciço das grandes corporações.
Até forneceu muitos prisioneiros soviéticos (comunistas) para trabalhar nestas corporações.
Sem contar os milhares de prisioneiros políticos de esquerda que foram exterminados nos campos de concentração.
Apenas usar o nome ‘Social’ ou ‘Socialista’ não quer dizer nada.
Vide PSDB, PSL e outros menos cotados.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Sindicalismo eh de esquerda ou direita? Pois tanto Hitler como Mussolini estavam ligados a sindicatos. Alem disso, tanto Hitler como Mussolini expurgaram todo e qualquer industrial que fosse contrario a seu modo de governo. Ambos fizeram o que o Lula tanto fez aqui: aos meus amigos empresarios, o ouro; aos meus detratores, o lodo! Isso nao eh politica de Direita que, sempre esta ligada ao livre mercado e menos ação estatal. A frase que Hitler usava era fabricar armas no lugar de mantega. Tal frase cai como uma luva como seu primeiro paragrafo e prova mais uma vez que… Read more »

Camargoer
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Caro Pedro. Hitler fechou os sindicatos e prendeu os sindicalistas ligados ao Partido Social-Democrata e ao Partido Comunista. Muitos deles foram assassinados pelo regime nazista, que transformou os sindicatos em órgãos ligados ao Partido Nazista. Essa intervenção nos sindicatos foi uma promessa de Hitler aos industriais que financiaram o Partido Nazista. Esse tipo de intervenção de um estado autoritário na estrutura sindical também ocorreu no Brasil após o golpe militar de 64, como descrito por Gregório em “Sindicalismo de Estado e a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)” (disponível na internet para ser lido).

MGNVS
MGNVS
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antoniokings
O verdadeiro socialismo nao promove a estatizaçao dos meios de producao, essa é uma doutrina marxista/comunista.
O socialismo promove o reiinvestimento e aplicacao dos impostos pagos em areas que aumentem a qualidade de vida e o bem estar social dos cidadaos.
Como exemplo disso temos os Países Nórdicos onde apesar dos impostos e taxas serem ate mais altos do que os cobrados no Brasil os mesmos sao reaplicados em areas que promovam a qualidade de vida dos cidadaos.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Arre MGNVS, na mosca!
Olha lá, pode ser uma baita besteira minha, mas quando a esquerdinhazinha (bem diminutivo mesmo) largar mão do “socialismo científico” (pseudo) deles e começar a olhar para o socialismo nórdico, com vista minuciosa e com a busca de ajustes finos do modelo, os capitalistas vão se espertar por aqui.
Saudações

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Em tempo: A própria Chancelaria alemã foi taxativa. HITLER ERA DE EXTREMA DIREITA.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio, sinto muito, mas Alemanha de hoje não passa de um reduto es quer dis ta, sendo assim nada mais óbvio para eles dizer que isso rsrsrs.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Mais uma prova de que era de esquerda, ou seja, negar o passado e jogar no quintal do vizinho sua sujeira. Estranho que ate os anos 80 o discurso alemao era o oposto, e bastou 20 anos de total influencia e dominio esquerdista na alemanha para se provar o contrario.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Ah! É mesmo! Se tem lojinha e casa própria é capitalista e de direita. Até a China hoje é capitalista.

PauloR
PauloR
4 anos atrás

Essa mesma gente que diz que Nazismo é de esquerda são aqueles que afirmam que a terra é plana. Agora entendo porque a ideologia de direita odeia tanto história

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Já a esquerda adora falsificar a história….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Odeiam História, Geografia, Matemática, Filosofia e etc.
Não sabem nada.
Atualmente, só acessam o Youtube.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Pois é Antonio, ainda bem que no Youtube ainda temos um campo neutro que não foi dominado pela <=============.

Bosco
Bosco
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Para um esquerdista a esquerda não existe há mais de 20 anos porquê não há mais a dicotomia entre capitalismo e comunismo e quem repete isso é louco e alienado… mas a direita existe. rsrsss
E o Bolsonaro é de extrema direita…. mas não existe a esquerda. rrsrsss

MF1
MF1
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Ao meu ver Direita é menos Estado e mais valor ao indivíduo. Esquerda é mais Estado e mais valor ao coletivo. Nacionalismo pode transitar em ambos. Mas a história já mostrou que socialismo não funciona em lugar algum, e o Nazismo queria destruir ambos lados além de pregar a crença na raça ariana Superior (estupidez)

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  MF1
4 anos atrás

Muito boa avaliação MF1, o único complemento que cabe é que só nacionalismo não alavanca qualquer regime de governo. O patriotismo é o grande motivador dos povos, inclui nacionalismo mas sem xenofobia.

MF1
MF1
Reply to  Adriano Luchiari
4 anos atrás

Só acho que triagem na imigração não deve ser confundida com xenofobia. Imagina que você tem um condominio , vai deixar qualquer um entrar? E qual a capacidade de absorção de tanta gente? Há capacidade?

Camargoer
Reply to  MF1
4 anos atrás

Olá MF1. Alguns autores relacionam a esquerda ao movimento de inclusão de minorias, enquanto que a direita buscaria a manutenção da estrutura social. O problema democrático é mais complexo. Uma sociedade autoritária e excludente tende a manter os privilégios restritos a uma minoria. Quando ess sociedade começa uma transformação democrática, nasce uma forte pressão por parte da maioria excluída pelo acesso aos privilégios da elite excludente. Portanto, o ambiente democrático é desfavorável á elite. Quando ela sente que seus privilégios estão ameaçados pelo regime democrático e constitucional, ela busca a ruptura institucional para garantir por força a manutenção de seus… Read more »

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Apelou nessa. Alias atrelar e vexar a direita a teorias conspiratórias é parte do programa politico do partido democrata americano. Seja pelo menos independente, e pense por conta própria.

Caio
Caio
4 anos atrás

Esse sujeito fala muito do que sabe pouco e passa vergonha fácil, coisa típica dos genios Youtubados,.
mas quem passou por uma faculdade e ocupa este cargo é inaceitável.

Heitor
Heitor
4 anos atrás

Vergonha nacional… realmente a nossa diplomacia está em frangalhos. Claro desde os governos PT tem sido assim, mas agora a vergonha acentuou-se sobremaneira. Conseguiram fazer pior.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Nos Governos do PT o Brasil tinha uma atitude independente e conseguiu elevar os contatos comerciais com gregos e troianos.
Agora, com essa trupe, estamos totalmente sem noção.
Acho que até os americanos estranharam tamanho puxa-saquismo.
Aquele viagem foi o ápice dessa baboseira toda.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Bom mesmo foi aquele vexame em Teerã né? Ou então quando o Evo Morales tungou as refinarias…..

Não adianta querer falsear a verdade, o aumento do comércio brasileiro deveu-se muito mais à fatores externos do que a “diplomacia dos atabaques” do megalonanico Celso Amorim

Heitor
Heitor
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Entendo, Antonio, mas a diplomacia brasileira de 2003 a 2016 procurou aliados que em nada nos serviu, além das suspeitas com os contatos como Irã, sem contar que o Brasil queria um pedação do bolo, sem oferecer algo proporcional. Cons. Seg. da ONU é um exemplo. Nem a Índia está lá, imagina o Brasil.

Pedro
Pedro
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Chancelaria boa era a do FHC, onde o chanceler aceitou passar por revista pessoal neh? Ou a do Lula, que entregou uma refinaria da Petrobras a Bolivia de graca e se distanciou do mundo civilizado. Ou entao a do Temer que o chanceler era um ex terrorista. Vindo de um passado deste, o atual Chanceler tem que ser muito ruim, pois se vcs o elogiassem ele seria do mesmo tipinho como os acima.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
4 anos atrás

Acabou de ser noticiado no DAN, o consórcio Águas Azuis faturou a disputa pelas CCT’s!!!
Serão 4 Meko A-100.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Tomcat4.0
4 anos atrás

Minha favorita woohhhhooo!

PauloR
PauloR
4 anos atrás

Com esse diplomata no Itamaraty, os direitistas estão pagando por tudo que falaram do Amorim. E não é só esse diplomata que esta fazendo a direita passar vergonha, mas TODO o governo, incluído seu líder infantil, mimado e incompetente. O MEC virou uma zona, nem o próprio ministro pode contratar quem quer para assumir uma secretaria executiva e nem o presidente pode demitir o ministro para não irritar o filósofo com ensino fundamental da Virginia. O Meio Ambiente só tem mafioso.
Pelo menos agora os cartazes dos paneleiros da Av. Paulista estão servindo para criticar o governo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Amorim continua titular da pior diplomacia da história republicana do Brasil. E não se engane pois o discípulo do “aiatolavo” de Carvalho vai ter que falar e fazer muita besteira ainda para que sua cota de fiascos se iguale e supere o vexame que foi aquele acordo nuclear fajuto que o presidiário e o sultão assinaram com o pequeno fascista iraniano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
4 anos atrás

Só desse ‘Chanceler’ aventar a possibilidade de mudar a Embaixada brasileira para Jerusalém, já ganhou o título de pior de todos os tempos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

A possibilidade de mudança da embaixada é apenas uma possibilidade que não vai se materializar no mundo real ante aos interesses envolvidos. Já o acordo nuclear fajuto foi de fato assinado e o vexame no CS da ONU foi concreto.

O megalonanico continua a ser o pior chanceler de todos os tempos…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Por que ? Um país soberano pode colocar a sua embaixada onde bem quiser…

Se os árabes são atrasados a ponto de criar confusão com isto, que fiquem com o seu atraso para eles.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Uma das regras do comércio é que o cliente tem sempre razão, ou como alguém mencionou em outro momento, manda quem paga. Rigorosamente, nenhum país soberano pode colocar sua embaixada onde quiser. Quem determina isso é o país onde será instalada a embaixada. Por exemplo, o governo japonês não autorizaria a mudança da embaixada brasileira de Tokyo para Kyoto. Nem o governo brasileiro autorizaria a mudança da embaixada dos EUA para Maceió, que ao contrário de Brasilia, tem praias lindas.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

“Sob nenhum pretexto podem as armas e munições sair-lhes das mãos, qualquer tentativa de desarmamento tem de ser frustrada, se necessário, pela força.” Marx sobre controle de armas, 1850. “Onerar os cereais estrangeiros com tarifas protecionistas é algo abominável; é especular em cima da fome do povo.” Marx sobre protecionismo, 1848. “A burguesia, com efeito, é incapaz de se manter, de consolidar sua posição, de alcançar o poder irrestrito se ela não proteger e estimular sua indústria por meios artificiais. Sem tarifas protecionistas contra a indústria estrangeira, ela seria esmagada em uma década.” Engels sobre o protecionismo, 1847. “A burguesia,… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

ahan, marx era mais liberal do q adam smith, claro, e não interessa as bobagens q ele falou, o esquerdismo não se atém uma ideia, uma tese apenas, eles são pragmáticos, querem o poder, se adaptam, se moldam, tentam, fazem tudo o q for preciso para chegar ao poder, não tem problemas em se contradizer, como acontece não raramente, se ambos estão do mesmo lado, ambos testando qual é a forma mais eficiente de convencimento, marxismo-cultural é oposto ao marxismo original, e isso não importa, importa é q ambos são revolucionários e coletivistas.

Leonardo
Leonardo
4 anos atrás

Se os próprios alemães dizem que o nazismo era de direita, quem sou eu pra discordar. Mesmo assim ainda tem brasileiros que afirmam que era de esquerda.

Heitor
Heitor
Reply to  Leonardo
4 anos atrás

Não diria que é de direita, e que toda direita é nazista. Diria que elementos da direita podem ser um caminho ao nazismo, mas nem todo direitista é nazista.

Luis
Luis
Reply to  Heitor
4 anos atrás

para usar a palavra do momento no post, q comparação absurda, nazismo não tem nada a ver com direita, pois não era nem conservador e nem liberal, nazismo é uma das vertentes do esquerdismo, diferenciando por ter natureza nacionalista em vez de internacionalista e não pretender se apropriar dos meios de produção diretamente, mas criar uma oligarquia com controle estatal da economia e principalmente controle e engenharia social q são evidente, óbvio e inequívocas características da esquerda, o ideal utópico propagandeado de sociedade futura com um “novo homem” tido como superior, moral e inevitável é idêntico ao da esquerda. o… Read more »

Camargoer
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Olá Heitor, nem toda direita é nazista (ou fascista) mas todo fascista é de extrema direita. Nem toda esquerda é maoista, mas todo maoista é de esquerda. Também não existe relação entre capitalismo e democracia. O capitalismo pode existir tanto em ditaduras quanto em democracias, do mesmo modo que não existe uma mutual exclusão entre capitalismo e esquerda. Definir o embate ideológico entre esquerda x direita em simples disputa de modelos econômicos deixa de considerar muitas outras questões que deveriam ser discutidas, inclusive questões econômicas como desigualdade ou mobilidade social .

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Leonardo
4 anos atrás

Leonardo, você precisa ver direito qual ala dos alemães que diz isso, será que não é a es quer da alemã apenas?

Kommander
Kommander
Reply to  Leonardo
4 anos atrás

Leonardo, eu penso a mesma coisa. Mas de acordo com os especialistas do site, a Alemanha virou uma republica esquerdista e eles não entendem nada de nazismo, quem entende são os Brasileiros.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Kommander, você vai negar que o atual governo da Alemanha não tem tendências es quer dis tas rsrsrs.

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  Leonardo
4 anos atrás

Povo passivo e humilhado vai dar lição em alguém? Lá só tem historiador com vies de esquerda. O povo é proibido de ter opinião por lei.

Heitor
Heitor
4 anos atrás

Bolsonaro e seu governo se tornaram o que eu imaginava. O governo atual é a face da incompetência de Bolsonaro nos 30 anos de congresso. Onde estava Bolsonaro no escândalo do mensalão? Será que ele não sabia o que se passava nos bastidores do CN, ou da política como um todo? Esse Araújo, em 2011 (nem conhecia o Bolsonaro), defendia a Dilma, a guerrilha armada. Estranho, hoje ele joga no campo oposto. A impressão que tenho é que o Bolsonaro em si não dita nada. Vai na cabeça dos seus conselheiros, e esses conselheiros não se entendem. Augusto Heleno, voz… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Heitor, nos brinde com o nome das mí.dias onde você se informa por favor.
Gostaria muito de saber 😀 .

Heitor
Heitor
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Alex, com todo respeito, nas eleições, fiz uma ampla pesquisa sobre vários candidatos. No site http://www.politicos.org.br pode-se pesquisar o desempenho dos atuais membros do congresso. Na época, a melhor foi a Ana Amélia (concordo, acho que ela tem seriedade), mas Bolsonaro na época não tinha bom desempenho como parlamentar, logo, não confiei. Nem pesquisei sobre Haddad, moro em SP e sei das lambanças que ele causou. Não preciso de fontes, eu leio e tomo minhas opiniões, mesmo que não concordem.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Heitor, que bom que você pesquisou, mas uma coisa te digo, é importante pesquisar também a organização que está publicando a pesquisa rsrsrs.

Eu sei que parece confuso e de fato o é.

Kommander
Kommander
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Rapaz, toda vez que eu leio um comentário seu você tenta distorcer o assunto falando da fonte, manda pesquisar o histórico do jornal, onde o dono nasceu, se ele é pobre ou rico.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Kommander, se a fonte é gerida pela es quer da, é óbvio que vai puxar sardinha para a es quer da… ai não vale né rsrsrs.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Heitor.
Esperava-se o fracasso do Governo, mas não tão rápido assim.
É um verdadeiro desastre.
Já estão apostando se ele vai bater o recorde do Jânio Quadros.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio, que fracasso? Que desastre? Não adianta repetir o discurso da mídia na tentativa de fazer “virar” uma verdade… tática da <=====…

Paulo
Paulo
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

¨Fracasso de governo¨ não seria aquele onde um presidente e um ex-presidente e todos os mandantes do partido foram ou estão presos e uma ¨presidenta¨ para lá de incompetente foi ¨impichada¨??

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Paulo
4 anos atrás

Não. É o Governo cujo Presidente pode ir junto com um monte de filhos e agregados.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio, você está falando do Luiz pai e do Luizinho filho que saiu de tratador de zoo para Ronaldinho das telecomunicações?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Não. E o interessante é que pode chegar em um carro dirigido pelo Queiroz, que nem vai voltar. Vai ficar preso por lá mesmo.
Aperta que dá todo mundo em um carro só.

Camargoer
Reply to  Heitor
4 anos atrás

Olá Colombelli. Acho que o ponto da discussão é a defesa pública que o ministro das relações exteriores do Brasil fez de uma ideia absurda que poderá inclusive prejudicar as relações do Brasil com diversos países. Por coincidência, a MB escolheu a proposta alemã para as novas corvetas, praticamente no mesmo dia em que o Min. Aragão faz uma declaração que cria um desgaste diplomático com a Alemanha. Temo que este ministro não esteja à altura do cargo que ocupa. Ele não pode colocar suas crenças á frente dos interesses do país.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Engraçado que nos governos anteriores nunca ninguém reclamava quando o presidente defendia regimes ditatoriais e com isso melava nossa imagem externa, inclusive foi por ai que ganhamos o apelido carinhoso de “Anão Diplomático”” rsrsrs.

Que falta que fez esse tanto de fiscal nas anos de 2003-2018…

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex. Todos governos mostram contradições ideológicas devido os interesses geopolíticos. Os EUA criticam alguns países por violações dos direitos humanos, mas ignora as mesmas violações em seus aliados. O regime militar mantinha uma guerra interna contra a esquerda mas foi o primeiro país a reconhecer o governo socialista de Angola. Nixon promoveu a reaproximação dos EUA com a China. A lista de contradições e longa e conhecida. O que parece que está ocorrendo com o Itamaraty ao longo deste anos é o abandono da geopolítica racional e da defesa dos interesses do país em favor de uma ideologia baseada… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, infelizmente não vou conseguir te responder adequadamente nas próximas horas, devido ao trabalho (hoje tive pouco tempo livre 🙁 ) mas em breve comento algo sobre seu post. Obrigado!

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Colega. Debater com você é sempre um bom bate-papo. Podemos ficar longe dias, mas é como se estivéssemos conversando todos os dias. Fique tranquilo.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Perfeitamente! E não é por falta de bibliografia ou acesso a mesma, é por ideologia direta, clara! Não compreendem que a diplomacia é feita por política de Estado e nao de governo! Correm o risco de criarem uma situação extremamente difícil ou irreversível por causa de umas crenças absurdas!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Luciano me desculpa, se com o governo anterior não criamos situações irreversíveis, pode ter certeza de que não será agora, ainda mais com a aproximação de parceiros realmente relevantes.

Luciano
Luciano
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Olá, Alex. Olha, existem formas e formas de aproximação. O ritmo da diplomacia é outro da política interna. Óbvio que há um reflexo do que se passa aqui dentro para o que propomos fora e acho essa oxigenação saudável. Contudo, há de se lembrar sempre que a diplomacia é de Estado, fundamentada na reciprocidade, e não baseada em governos. Estes passam, Estados ficam…e herdam erros e acertos. Abç

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex, Não é possível defender o comércio pelo Atlântico dizendo que a Terra é plana, portanto as rotas pelo Terra do Fogo apresentariam o risco de queda no espaço.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer , é como você descreveu, tudo gira em torno de interesses, que levam a contradições, e ao defender o interesse do país, mesmo que em favor de uma ideologia, considerada por você, como baseada em “ignorância intelectual”, não podemos dizer que não existe um porquê, só não sabemos o porquê. Acho que o atual governo quer tanto se distanciar do último que acaba assumindo posições ácidas justamente para demonstrar que não é mais do mesmo. Quanto ao Ministro e o Presidente, acho que decidiram assumir o ônus de qualquer crítica por declarar sua linha de pensamento, porquê de qualquer… Read more »

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex. Justificar uma opção ideológica com argumentos falsos não é razoável. A crítica não é ideológica mas intelectual. Conheço intelectuais de diferentes opiniões ideológicas que são intelectualmente honestos. Defender a ideia de nazismo de direita é ignorância ou má-fé.

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

Interessante que a noticia vem de um jornal alemão. Se você pegar as teses e dissertações das universidades alemãs, ninguém diz que nazismo é de esquerda. Aí você olha documentos do parlamento alemão e o nazismo também é classificado com de direita. O que alias, não é surpresa, radicalismo de qualquer lado sempre acaba mal. Mas, você encontra no Brasil “influenciadores” de internet que dizem que nazismo é de esquerda, porque pegam um livro lá do Tajiquistão ou sei lá mais da onde que diz isso. Aí você olha a formação acadêmica desses cidadãos e não acha graduação, mestrado, doutorado… Read more »

Camargoer
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Caro Ricardo. Eu já fiz uma pesquisa nas teses e dissertações brasileiras sobre Nazismo e todas elas classificam este regime (e todos os regimes fascistas) como sendo de extrema direita. Há um excelente filme om chamado “Negação” (com Timothy Spall) sobre um escritor que defende em seu livro que o Holocausto não existiu e que decide processar uma historiadora que apontou os equívocos históricos do livro. Vale a pena.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, é preciso se lembrar que o a pa re lha men to das UFs do Brasil deve ter contribuído em muito para essas “teses”.

Sinceramente, conhecendo o “sistema” político ao qual estivemos sendo governados desde a volta da “demo cra cia”, não me espanta que tenham demonizado a di re i ta.

Ainda bem que a bolha estourou rsrsrs.

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Olá Alex. O problema que estamos debatendo é a capacidade intelectual do Min.Aragão em ocupar a chefia do Itamaraty. Lembro com carinho de Roberto Campos, que foi diplomata, senador e ministro, mas era principalmente um intelectual, inclusive eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Era um liberal de direita brilhante. Foi embaixador do Brasil em Washington e Londres. Seus livros e entrevistas eram intelectualmente honestos e corretos. Desconheço que alguém tenha ouvido qualquer “asneira” dele. Aqueles que criticavam as ideias de Campos nunca o chamaram de “idiota”, mas sempre respeitaram e elogiaram sua inteligência.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Olá Camargoer, entendo, mas não posso dizer que o atual Ministro está errado quando até hoje, ninguém de fato conseguiu chegar a um entendimento satisfatório sobre esse assunto extremamente controverso. Talvez fosse um regime de ou ambos, sinceramente, tanto faz, pois hoje sabemos que foi algo fadado a trazer destruição. Eu particularmente prefiro deixar esse assunto quietinho, guardado onde não possa mais trazer mais nada de ruim. Quanto a opinião do Ministro, acho que ele deveria ter falado sobre outras coisas ao invés de falar sobre algo polêmico, nesse ponto, realmente poderia ser melhor. Mas entendo que ele está no… Read more »

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex. Você tem razão quando diz que um ministro de estado precisa saber o que dizer, quando dizer e o que nunca dizer. Temo que Aragão tenha alguma dificuldade com isso. Provavelmente, falta experiência diplomática e política. Discordo apenas sobre achar que seria controverso afirmar que Nazismo foi um movimento de extrema direita. O que é controvertido no limite de uma asneira, como está no título, é um Ministro do Itamaraty negar isso.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, é como te disse acima, eu não posso afirmar que uma opinião é uma “asneira” se até hoje não se obteve um consenso sobre o que de fato foi esse regime, não é um assunto do qual eu tenha muito interesse em ficar revirando, mas a julgar pelas características, eu poderia defini-lo como um colega disse em um post lá no início, um regime híbrido. Quanto ao Ministro não ter um “intelecto” compatível, quem sou eu para julgar, eu não vou atirar pedras, pois para mim ele está defendendo seu ponto de vista e eu só poderia reclamar se… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Alex, como dito antes, todos os pesquisadores sérios sobre o tema tem o consenso sobre o nazismo ser de direita, extrema direita, aliás, porque ele mesmo nao admitia vários princípios da direita liberal como o livre comércio.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Mas, Luciano, pesquisadores sérios são só os da tua escolha?
Os dos outros não são?
Pelo que se expôs aqui, não há consenso nenhum sobre o tema.
Olha, a diversidade é bem-vinda sempre! Inclusive o mundo todo é diverso.
O debate é muito saudável, sempre. Desde que não despeie na imposição de uns sobre outros.
Alguém já disse um dia, alguma coisa não elogiosa, sobre a unanimidade, parece-me que foi Nelson Rodrigues, de saudosa memória – para mim, ao menos.

Luciano
Luciano
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá, Edson. Eu uso pesquisadores sérios de outras vertentes ideológicas. o X é o distanciamento, a imparcialidade. Claro que debate é importantíssimo, aliás, quem admite e defende a democracia aceita o debate e as ideias opostas (diferente do assédio moral que vemos atualmente sobre qualquer critica ao governo vigente, é um fanatismo que só se iguala aos adoradores de Lula! ) e é esta a premissa da produção científica, especialmente em humanas. Comentei sobre isso anteriormente em outro comentário que fiz numa replica sua. O porém é q normalmente o revisionismo sobre esses temas são carregados de outras finalidades. ABÇ

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Um dado, uma ideia, uma teoria, deve ser confrontado com a realidade. O teste do pudim. Aquilo que não foi refutado permanece como referência, até que alguém encontre uma falha. Esse processo leva a uma espiral de refinamento. Quando uma ideia é aceita, ela ainda pode ser revisada à luz de novas descobertas (o fato de Darwin desconhecer genética não invalida a evolução). O fato de haver debates em temas de fronteira mostra apenas ser necessário mais pesquisa. Há consenso em que a Terra é esférica (terraplana é absurdo), contudo a hipótese da derica dos continentes é do… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pois é Camargoer, até ser refutado, assim como foi com a planura da terra. Exatamente a espiral de refinamento! A meu ver, no limite ela tendo ao infinito. Eu fico admirado é com as certezas absolutas e irrefutáveis assumidas por algumas pessoas. Nunca concordei e nem concordarei com isto. Daí, portanto, de não conseguir ver absurdo nenhum em nada. Eu gosto de debater e testar as hipóteses, as teses e muito mais as certezas absolutas. A troca de ideias, acho sensacional. No fundamentalismo, a troca de ideias se esgota de forma muito rápida, por isto, rotular ideias – não parece-me… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

É Camargoer, mas Roberto Campos formou-se em outra época! Teve outros mestres. Mas, será que a Academia Brasileira, hoje, produziria um outro Roberto Campos ou um outro Otávio Gouveia de Bulhões? Parece-me que a Academia Brasileira perdeu-se, há muito. Quantos professores estrangeiros de expoência lecionam na USP, hoje? Quantos em todo o país? Estamos propagando a nós mesmos, sem nada de novo, há quanto tempo? Será que Gramsci acertou em cheio, por aqui? Sabe Camargoer, com todo o respeito, eu tenho sérias dúvidas sobre a capacidade da elite intelectual atual. Aliás, de alguns – felizmente poucos – vejo uma séria… Read more »

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Edson. Os professores das principais universidades brasileiras tem fortes colaborações internacionais. Alguns obtiveram seu doutorados no exterior ou ficaram por anos fazendo posdoutorados. As universidades recebem docentes e pesquisadores estrangeiros o tempo todo. A colaboração internacional hoje é muito mais intensa que nos anos iniciais da USP, quando foi necessário trazer professores estrangeiros pois o país ainda não formava doutores. Quando você diz que existem alguns pesquisadores desonestos, poderia falar que existe uma minoria de policiais, médicos, vendedores, pedreiros, militares, etc. sem qualquer caráter. Essa elite intelectual é cerca de 100 mil doutores que atuam como professores, pesquisadores e cientistas… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Olá, Alex. Não se trata de aparelhamento, se trata de ciência. Leia as obras citadas, ela indicam as fontes. Há pelo menos 15 anos estudo FEB e seu contexto e historiadores internacionais e nacionais sérios, de variadas tendências políticas, tem como axioma que o Nazismo e seus correlatos sao de direita. Nao se trata de demonização disso ou daquilo, mas de pesquisa científica, o que implica testar hipótese, fundamentar argumento, refutar teses opostas, procurar literatura atual, apresentar a pertinência social do trabalho proposto, enfrentar uma banca. Eu frequento congressos e meios militares e NUNCA vi um historiador nesse meio dizer… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Interessante saber que você teve uma boa experiência com suas pesquisas e no meio acadêmico em geral, acredito que seja por ser no meio militar e não no civil.

Luciano
Luciano
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Alex, como disse, os historiadores sérios, sejam eles militares ou civis nao propagam essa ideia de “nazismo de esquerda”. Qto ao assédio, no AHEx sempre fui muito bem tratado por militares historiadores (que são formados em universidades civis , já que o EB nao tem curso próprio). Contudo, ano passado um cel que estava de passagem pelo arquivo fez algumas piadinhas aos pesquisadores q estavam na sala de consulta, mas o mesmo nao era lotado no AHEx.

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex. Trabalho há anos com militares da MB em minha universidade. E nunca ocorreu problemas com os militares que frequentam o ambiente civil de uma universidade, inclusive quando estão fardados.

Luis
Luis
Reply to  Luciano
4 anos atrás

dá-se da seguinte forma: esquerdistas motivados a contribuir para a sua causa através de retórica criam um espantalho do q seria a direita através de palavrório intencionalmente pedante, rebuscado e prolixo, para depois, associar o nazi-fascismo a aspectos q eles atribuíram à direita depois de longo contorcionismo “intelectual” para manipular a massa de incautos, vc pode definir direita do jeito q vc quiser, dependendo dos significados q vc atribuir importância estendendo um pouco a busca de semelhanças vc pode chamar qq coisa de direita, o mesmo com a esquerda, ou qq outra coisa, as palavras podem ser usadas por todos,… Read more »

Camargoer
Reply to  Alex Nogueira
4 anos atrás

Caro Alex. O ingresso na universidade pública é feito por concurso público, que são acompanhados pelo MPF. Aparelhamento ocorre por indicação para cargos de confiança ou por decisão do dono (como em empresas familiares). Seria preciso muita criatividade para formular uma teoria da conspiração que envolveria bancas, procuradores, candidatos desclassificados, professores e estudantes que gostam de acompanhar os concursos. Um colega aqui do blog fez um trabalho de pesquisa muito bom sobre como o EB excluiu por muitos anos candidatos a oficiais que não fossem brancos e católicos, independente do mérito. Sei que é apenas um exemplo, mas o suficiente… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

O Pondé parece que tem um pensamento diverso do seu, inclusive, parece-me, com experiências próprias.

Camargoer, não tem santo nesta estória, né? Nem de Girondinos e nem de Jacobinos. Com uma possível agravante “corporativista” e que também parece, passa um pouco longe da imparcialidade, equidistância, mediatriz e que tais.

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

vcs simploriamente estao associando o apoio que os industriais deram ao nazismo, pois esses formaram trops de ataque para conter os bolchevics alemaes que queriam repetir na alema pos guerra o feito de 1917 na russia… apavorados e sem opcoes os burgueses apoiaram com dinheiro a formacao das SA. Os pseudo sociologos se baseiam nessa premissa falaciosa para embasar a tosca argumentacao do que eh regime de direita ou esquerda…. simplistas ideologisco e desonestos …mal sabem que todos esses industriais tiveram uma especie de intervemtor nazista em suas fabricas com metas de producao…os donos viraram meros gerentes de producao….igualzinho aos… Read more »

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pô meu!!! Você acredita em tese universitária brasileira? Tem até um índice que mostra que as teses brasileiras estão cada vez menos sendo referência para outros trabalhos. Ou seja é só propaganda ideológica.

Camargoer
Reply to  Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

Caro Welkigton. Pelo contrário. Você pode encontrar na Revista FAPESP vários estudos sobre a inserção da pesquisa brasileira. É relativamente fácil consultar o versão eletrônica. A média brasileira esta dentro do padrão mundial. Os dados das publicações de pesquisadores do Estado de São Paulo, os dados são similares a de váios países europeus e superior a média mundial. Nos últimos anos, o número de doutores formados no Brasil está próximo a 20.000 (praticamente o dobro do Japão, por exemplo) mas de modo geral, houve um crescimento na qualidade e quantidade de trabalhos no mundo todo, de tal modo que as… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mas Camargoer, 20.000 doutores, o dobro do Japão e 1,4% de publicações científicas. Mas quanto disso foi relevante ou útil para a sociedade brasileira em termos de implementação e de prática?
Se ocorre a implementação, quem divulga?
Onde aparece a prática, a melhoria que se propõe?

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá Edson. Os ganhos financeiros são garantidos pelas patentes. Cerca de 90% são deficitárias, mas o sucesso de algumas poucas garante o retorno da pesquisa tecnológica. Quanto mais patentes, maior a chance de dar certo. Universidades fazem patentes em colaboração com o setor privado. Por outro lado, publicações científicas sevem para difundir o conhecimento. Médicos consultam os artigos para aprimorar seus protocolos e procedimentos cirúrgicos (O mesmo para veterinários, psicólogos, enfermeiros). Engenheiros consultam artigos para encontrar as soluções científicas para seus problemas de produto e processo, que eventualmente poderão resultar em novas patentes. Setores de planejamento público e privado empregam… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pois é Camargoer! Mas é alguma coisa que precisaria de divulgação adequada, pois o pagador de impostos pouco percebe ou quase nada percebe da pesquisa, desenvolvimento e inovação e a propaganda é a alma do negócio. A dos caramujos me interessou muito. Do nazismo não tenho dúvidas, tenho mais do socialismo/comunismo. Mas qualquer dia, naquele churrasco, com aquela cerveja, quem sabe. Saudações P.S. “Minha” dentista passou um mês na Suécia (técnicas de implantes – tem uns 6~7 anos) e tempos depois, mais umas 2~3 semanas na Alemanha, para buscar aprendizado (cáries e proteções/vedações). E eu, feliz ou infelizmente sou um… Read more »

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá Edson. Não existe uma solução fácil para a divulgação científica. Sendo a propaganda a alma do negócio, ela só é efetiva quanto tem defino o seu público alvo. No caso da divulgação científica, esse público tem uma formação educacional sofisticada e já conhece os canais de informação. Esse público exige uma informação de qualidade e profundidade. Aqueles que estão fora desse grupo que tem um interesse em ciência, costumam rejeitar o conhecimento científico de modo bastante agressivo e até ofensivo. Alguns por exemplo defendem absurdos, como a Terra Plana, que vacinas são um embuste e que o humanos e… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

É, o Fantástico poderia ser um bom veículo, não achas?
Seria até, conforme a forma e conteúdo adaptado, uma maneira de iniciar e propagar algum conhecimento rápido e em larga escala – a curiosidade seria despertada em outros mais, ao menos.
Mas isto, em Terra Brasilis, a quem pode interessar?
Sobre a Terra, acho que tenho já convicção. Sobre as vacinas, tenho algumas dúvidas, embora seja vacinado. Já quanto ao macaco e os seres humanos… hahaha; precisaríamos conversar detidamente.
Saudações

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. A pressão por ações de divulgação científica deve ser feita sobre os meios privados de comunicação. Talvez um canal aberto “TV Ciência” para complementar a “TV Escola”. Sobre evolução, sugiro os livros do Dawkins, particularmente o “A grande história da Evolução”. Também sugiro os 3 documentários da série “Quando éramos peixes”.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Meu, depois que o sujeito (alguns) toma conhecimento é que vai atrás de TV Ciência, TV Escola, TV Educativa. A coisa, a meu ver, está invertida. Perguntei a um oficial general, num simpósio da Marinha do Brasil, quando falavam das centrífugas nucleares (nacionais) que poderiam produzir isótopos radioativos para a medicina nacional: “por que não havia divulgação na imprensa?”. Ele riu na minha cara e falou qualquer coisa sobre a minha ingenuidade. A TV privada é concessão Federal, há que haver algum compromisso e é isto que mais me assusta. Não vejo o menor interesse em divulgar nada destas pesquisas… Read more »

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Há quem diga que você estaria propondo o controle da mídia como faziam os comunistas do parido nazista, talvez com o objetivo de doutrinar uma geração de jovens para que se tornem massa de manobra de um governo ateu. Ou coisa parecida.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Hahahaha! Que meda em Camargoer?

Propaganda de pesquisa desenvolvida, com o dinheiro do contribuinte sendo divulgada pode ser, no máximo prestação de contas, do uso do dinheiro.
Não há ponto nenhum de comparação com controle da mídia. Isto é apenas e tão somente divulgação de fatos, é uma atividade básica da mídia.
Aliás, controle da mídia, parece-me, é não divulgar esta coisas, mas sim outras, não é?

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Talvez eu preferisse criar um canal “TV Ciência”, financiada com um imposto sobre a publicidade das emissoras privadas (abertas e cabo). Seria um belo espaço para novos documentários, entrevistas, animações sobre ciência (mais no modelo Mundo da Luna, nada de Dexter) ncluindo a oferta de toda a programação disponível online, por exemplo.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mais gasto de dinheiro público para fazer propaganda do dinheiro público gasto.
Sou totalmente contra.
Que as concessões de TV retribuam, minimamente para a sociedade, com este serviço de utilidade pública, divulgando as descobertas científicas nacionais – audiência muito maior.
As “TV educativas” já existem, com ampla difusão mas com baixíssimo nível de audiência.

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Dá no mesmo. A renda das redes privadas vêm da publicidade. Se você impor uma “contribuição” de programação cientifica/educacinal das concessões em troca de isenção fiscal, isso também acarretará uso de dinheiro público. Se você ao contrário impor uma nova obrigação sem contrapartida fiscal, esse custo será repassado para os anunciantes, enquanto que a empresa irá maximizar o lucro reduzindo o seu custo (provavelmente comprando produções da BBC ou da PBS como sempre fizeram, ou colando a “Xuxa” para fazer merchandising disfarçado. Então, o mais simples. Um imposto de 1% sobre a publicidade que financiaria os canais TV… Read more »

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Caro Edson. Estamos aqui debatendo a dias o fato do Ministro das Relações Exteriores do Brasil afirmar que o nazismo é de esquerda, o que o desqualifica para o cargo. Alguns colegas tomaram essa discussão como uma crítica ao governo, concordando com a declaração do ministro que foi considerada absurda até por intelectuais de direita. Como a ideia é falsa, é impossível defende-la. Isso levou a vários colegas acharem ofensivo a sugestão de excelentes livros ou desqualificando o trabalho sério de profissionais corretos. Temo que estejamos em uma situação de cegueira histérica.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Eu vejo com grande positivismo todo este debate.
Eu não tenho este medo não. Vi muito aproveitamento e aprendizado em toda esta conversa.
Cegueira histérica! Hahahaha…
Ó homem de pouca fé!
Imagina a quantidade de dúvidas que resultou disto tudo. Mesmo que só uma dúvida houver, já vejo vantagem.
Saudações

Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Certa vez, uma aluna caloura de química perguntou no fim da aula se eu havia lido a Bíblia. Respondi que sim e perguntei se ela havia lido “A origem das espécies”. Ela disse que não. Então disse que discussão seria injusta porque eu estava em vantagem.

Paulo
Paulo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Sei… Famoso lorota de internet isso.

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
4 anos atrás

Também vou contar uma lorota:
Uma vez queriam me dar o ¨Nobel da Paz¨, mas eu recusei dizendo que não era digno disso.
Então me deram o ¨Oscar da Modéstia¨!
Kkkk!

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pois é…

Camargoer
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá Luciano. Meu avô que era pastor protestante me divertia dizendo que o Brasil era um país católico pré-guttenberg. Continua.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pois é! Eu muito pior mesmo, não li nem uma e nem outro, muito embora goste muito de ler.

Luciano
Luciano
Reply to  Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

Putz…

Gil
Gil
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Fica dificil aceitar que o Nazismo é de direita quando ele tem embutido no seu nome trabalhadores e socialista.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gil
4 anos atrás

Em resumo:
Hitler era de extrema direita e levou um pau de Stalin que era comunista.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Moral da história: comunistas são bons para matar gente.

Gil
Gil
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Em resumo: Todo mundo da esquerda gosta de jogar na conta da direita essa ideologia, volto a repetir Partido dos Obreiros Nacional Socialista Alemao.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Em resumo, a Polônia, é o caso de referência, foi invadida pelos fascistas e depois pelos comunistas.
Hoje escolheu ser aliada de quem?
Dos EUA e da Democracia!
Assim, chora!

Camargoer
Reply to  Gabriel
4 anos atrás

Caro Gabriel. A história da Polônia é bem mais interessante do que o pósguerra, Hitler invade a Polônia para colocar suas tropas na fronteira com a União Soviética (porque seu objetivo era aniquilar a população da Ucrânia para assentar alemães arianos). Stalin sabia que HItler iria invadir seu país, mas precisava de tempo para organizar seu exército, por isso ele invade a Polônia para segurar os alemães o mais distante possível das fronteiras soviéticas.

Pangloss
Pangloss
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Hitler fica muito atrás de Stalin na comparação que realmente importa para gente como eles: Stalin matou muito mais que Hitler.
Ficou com orgulho do seu ídolo, Antônio?

Camargoer
Reply to  Pangloss
4 anos atrás

Caro Pangloss. Acho inapropriado relativizar a violência de um regime pelo grau de violência. Caso fosse aplicado a outros regimes, seria possível se orgulhar de Pol Pot por ter assassinado entre 1,5 e 2 milhões de pessoas, enquanto o genocídio nazista foi da ordem de 20 milhões (dos quais 6 milhões de judeus)? Ou talvez, seria o caso de ignorar o regime do Apartheid que assassinou cerca de 21 mil pessoas? Creio que qualquer regime que viole os direitos humanos deve ser criticado. Por outro lado, o fato de Gengis Khan ter assassinado cerca de 40 milhões não torna tolerável… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Prezado Camargoer, suas intervenções são sempre merecedoras de elogios, pela polidez de suas palavras. Peço que examine que minha mensagem foi uma resposta a um argumento anterior, do Antoniokings, que passo a transcrever: “Em resumo: Hitler era de extrema direita e levou um pau de Stalin que era comunista.” Para o Antoniokings, a vitória na guerra legitimou Stalin e seu regime como o repositório da verdade e da virtude. Minha resposta não teve nenhuma intenção de medir o sucesso ou a virtude de qualquer ideologia, apenas tentei (ao que parece, sem sucesso) ironizar a métrica quantitativa do Antoniokings. Sobre o… Read more »

Camargoer
Reply to  pangloss
4 anos atrás

Caro Pangloss. O risco de justificar as ações de um regime totalitário ao compara-lo com as atrocidade de outro regime totalitário muito alto. Talvez o melhor modo de evitar o surgimento de outras ditaduras seria o apoio incondicional à democracia (incluindo o respeito às leis e aos direitos humanos). Comentei antes que alguns colegas consideraram a critica ao Min.Aragão como uma questão ideológica contra o governo. Acho que o problema é bem mais grave, mais grave até dos prejuízos comerciais de abandonar uma prudência diplomática pragmática. Temo que uma onda revisionista do nazismo seja uma brecha para uma visão neofascista… Read more »

André Bueno
André Bueno
Reply to  Gil
4 anos atrás

Então o PSDB também é de esquerda, idem para o PTB?

Daniel
Daniel
Reply to  Gil
4 anos atrás

Então você acredita que o Partido dos Trabalhadores é apenas de… trabalhadores. E que o PSDB é social-democrata, que o DEM é democrata, que o PP é progressista, que o PMDB é um movimento democrático, que o PR é o partido republicano, que o PSOL é libertário, que o PSL é social liberal… Primeiro, o Nacional Socialismo nasceu de uma forma, houve disputas internas no partido e um grupo venceu através das força (sendo que houve outros golpes internos com extrema violência). Além disso, de fato visava reunir também trabalhadores (e qual partido não afirma isso?) e o socialismo nem… Read more »

Raventsin
Raventsin
Reply to  Gil
4 anos atrás

Fica difícil aceitar que o Partido Social Liberal, que elegeu Bolsonaro, é de direita quando ele tem embutido no seu nome “Social”. A palavra “social” consta sempre em nomes de partidos de esquerda ou fascistas. (Estou apenas sendo irônico pois na realidade o nome de um partido política não significa quase nada. O que realmente conta é a política posta em prática)

Raventsin
Raventsin
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

A internet não deu voz a ignorantes, Ricardo. A internet deu voz a pilantras mesmo. Eles criam em divulgam suas narrativas com segundas intenções mesmo sabendo que elas não tem fundamento consistente. Alguns simpatizantes de direita tentam “empurrar” o nazismo para a esquerda, enquanto outros simplesmente aceitam o nazismo como um movimento de direita mas negam o holocausto, e tentam justificar que Hitler não tinha escolha para salvar a Europa do comunismo.

Jomado
Jomado
4 anos atrás

#BolsonaroFecheoCongressoeoSTF

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Jomado
4 anos atrás

Programaram mal o computador que não deu espaços. Isso é uma máquina postando.

PauloR
PauloR
Reply to  Jomado
4 anos atrás

Aqui não é twitter robozo

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
4 anos atrás

Acontece que o que fortaleceu essa tese foi justamente um documentário europeu: https://www.youtube.com/watch?v=FdfCHrBhiu8

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
4 anos atrás

Eu desafio a quem pensa assim a falar isto na cara de um Skinhead… 😀

Binho
Binho
4 anos atrás

Führer Adolf Hitler está se revirando no tumulo com essa perola

Aliás qual é o próximo a soltar uma perola? Damares? Guedes? Eduardo Bolsonaro? Mourão?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Binho
4 anos atrás

É inacreditável o circo que é esse (Des)Governo.
Difícil escolher qual o integrante mais bizarro.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio, a tática da sua i de o lo gia já está batida… esquece, não rola mais rsrsrs.