Brasília (DF) – “Braço Forte, Mão Amiga! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Carta Magna, o império da lei e da ordem”, disse o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, durante a leitura da Ordem do Dia na cerimônia comemorativa do Dia do Exército, na Capital Federal, nesta quarta-feira, dia 17 de abril.

Em suas palavras, o comandante destacou as ações do Exército ao longo da história e a importância de entender o passado para continuar a evoluir. “A cada celebração em que comemoramos mais um ano de existência, é imprescindível olhar para trás, em reflexão ao que já foi realizado, na busca das lições aprendidas e da melhoria contínua”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Presidente da República, o Ministro da Defesa e Comandantes da Forças Armadas. Para o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o momento é de agradecimento ao Exército por sempre estar ao lado do povo brasileiro. “Esse é o nosso Exército Brasileiro. Exército que nos momentos mais difíceis da nossa nação sempre esteve ao lado da vontade do seu povo. Que respira e transpira democracia e liberdade e que honra a todos nós”.

Durante a cerimônia civis e militares foram homenageados com as medalhas da Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro, condecorações concedidas a cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Força Terrestre.

Desfiles de tropas e equipamentos de Defesa do Exército Brasileiro encerraram a cerimônia. Militares equipados demonstraram disciplina, civismo e amor à profissão. O público que compareceu ao evento pôde conferir de perto viaturas de emprego militar, como blindados Guarani, o Lince MK2, blindados Cascavel, o blindado Leopard e o moderno Sistema Astros.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Exército que em sua própria canção tem a guerra como anátema. ..pode? Parabéns EB, mas é preciso evoluir.

Maurício.
Maurício.
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

O EB alguns anos atrás falou para a PF que era para a mesma comprar pistolas nacionais pois eram “similares” as importadas que a PF queria.
Realmente, o EB precisa evoluir…

Flanker
Flanker
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Foi o EB qie criou essa legislação?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Flanker mas foi o EB que disse que era similar, vamos ser sinceros e sem rodeios, nunca que a tal arma que o EB mandou a PF comprar era ou é similar a arma que a PF queria, bastava o EB dizer que não eram similares ( o que de fato não são ! ) para a PF comprar o que de melhor tem no mercado. Das duas uma: 1- Ou o EB realmente não sabe a diferença entre as armas.( Vai saber né ?!) 2- Ou o EB só está favorecendo o lobby da empresa nacional, aliás até hoje… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Flanker
5 anos atrás

O Exército usa esta interpretação sempre que da na telha.

Tem hora que ignora, tem hora que eles pegam no pé

Mas a verdade é uma só…

Esta lei vale para os outros, mas não para a instituição que compra do bom e do melhor para as FEs

Renato Vieira
Renato Vieira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

É gaças aos militares, errando aqui e ali mas tb acertando, que ainda temos uma indústria de defesa, nao entro no mérito se é boa ou ruim, falo que temos. Não fossem os militares nao teríamos mais nem fabricas de munições, de baixo calibre…. ainda mais após o estatuto do desarmamento.

Renato Vieira
Renato Vieira
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Nada haver…..é cada comentário.

Flanker
Flanker
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Mas, você queria que fosse uma canção enaltecendo a guerra? Não entendi…..
O EB precisa evoluir, sim…..mas, mão vejo problema algum na canção. …

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Não? Acha coisa do tipo na hino dos USMC ou na Panzerlied?

Flanker
Flanker
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Ah, é? E eu te pergunto, o que isso tem a ver com o EB? A canção do EB diz que estarão sempre buscando a paz, sem fugir da guerra, quando necessário….doando o sangue, se preciso for. Você não gosta da canção? Escreve outra e canta….simples assim. Mania idiota que o brasileiro tem de auto-ridicularizar-se ….e, mais ainda, criticar tudo e todos….

Quatzy
Quatzy
5 anos atrás

E os 80 tiros? Nenhum resultado da investigação até agora. Segunda vítima morreu ontem…

Flanker
Flanker
Reply to  Quatzy
5 anos atrás

Calma….a investigação está correndo. E os culpados serão punidos. A Justiça no Brasil é lenta….mas, todos tem direito a defesa e a um julgamento. E o qie isso tem a ver com a comemoração de um dia histórico? Alhos e bugalhos não combinam…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Quatzy
5 anos atrás

Todos estão em prisão preventiva…

você quer o que mais ? Que eles fiquem na cadeia e sendo chicoteados ?

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Pelo que defendem parece que sim!
Mas parece que vai ser mais uma investigação no estilo da Mariele. Ou sobre o Queiroz!

Flanker
Flanker
Reply to  Jesus Baccaro
5 anos atrás

É? E os assassinos da Mariele já não estão presos? Os mandantes estão sendo investigados…..e o Queiroz está sendo investigado….o processo continua. Ah…antes que eu esqueça, teu líder tá preso! Chora, comuna….kkkk

paulop
paulop
Reply to  Quatzy
5 anos atrás

É nestas horas que a corporação, e as FFAA, juntamente com a sociedade civil e o governo deveriam fazer uma reflexão acerca do atual modelo de serviço militar que existe no Brasil. Não é incomum aparecerem na mídia casos em que militares são “pegos” em situações de associação ao crime organizado (contrabando, milicia e outros…). Será que não está faltando um pouco mais de qualidade nas FFAA? Ao meu ver, tanto a Politica Nacional de Defesa quando a Estratégia Nacional de Defesa erram quando hipervalorizam o serviço militar obrigatório. Não discuto aqui o papel que ele possui na construção de… Read more »

Material Arquivo
Material Arquivo
Reply to  Quatzy
5 anos atrás

Isso foi um acidente grave, não é propósito da instituição e não traz nenhum orgulho, o EB lamenta o ocorrido…triste é um pessoa lembrar de 1 erro entre diversos e diversos acertos. Quando mais de 120 policiais morreram em 2017 no RJ, foi os militares do EB que os ajudaram, protegendo regiões de conflitos, de agressões, ajudando os cariocas…é fácil julgar, quero ver ser HOMEM para ficar na esquina de uma favela com um fuzil e farda do EB. O EB está de parabéns. Acidentes acontecem, tempo atrás vi que um bombeiro foi salvar uma vítima e acabou matando com… Read more »

BFESP
BFESP
Reply to  Quatzy
5 anos atrás

Esse aí é da turma da Mariele. É aquela que, depois que descobriram que quem mandou matar foram os bandidos aliados, caiu no esquecimento porque não interessa. Agora a cartilha dos celerados é “80 tiros”. Só uma pergunta: quando olharão para o Brasil e sua população? Porque até agora, a esquerda só deu mostras de como se quebrar um país, mesmo tendo todas as oportunidades de fazer algo muito melhor do que o que sempre malham. Os bocas abertas perderam a maior oportunidade de nunca mais sair do poder, mas, ao invés, conseguiram provar que são inúmeras vezes pior. Conseguiram… Read more »

Caio
Caio
5 anos atrás

O exército precisa ficar atento é a essa estratégia de nivela- los , em regalias, como o nosso lixo político; dentro dessa reforma oligárquica; acabando com a confiança do povo na instituição.
Políticos brasileiros dariam aula de safadeza ate ao TINHOSO.