Home Noticiário Nacional Brasil foi aceito como aliado extra-Otan

Brasil foi aceito como aliado extra-Otan

9143
222

O presidente Jair Bolsonaro disse nesse sábado (15) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que o Brasil foi aceito pelos Estados Unidos (EUA) como um aliado extra-Otan, a Organização do Tratado do Atântico Norte. De acordo com Bolsonaro, com a “aliança” o país terá mais assistência no campo militar e também no mercado de defesa.

“Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro ao discursar em um evento militar na cidade gaúcha. “Possibilidade que permite nos equiparmos melhor e interagir mais com o mercado de defesa”, acrescentou

O presidente participou da Festa Nacional da Artilharia (Fenart), no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, que marca o aniversário do marechal Emílio Luiz Mallet.

Em seu discurso, ele voltou a defender o armamento da população. “Nossa vida tem valor, mas tem algo muito mais valoroso do que a nossa vida, que é a nossa liberdade. Além das Forças Armadas, defendo o armamento individual para o nosso povo, para que tentações não passem na cabeça de governantes para assumir o poder de forma absoluta. Temos exemplo na América Latina. Não queremos repeti-lo. Confiando no povo, confiando nas Forças Armadas, esse mal cada vez mais se afasta de nós”, disse.

Bolsonaro afirmou ainda que é preciso mais que o Parlamento para implementar as medidas políticas. “Precisamos, mais que um Parlamento, do povo ao nosso lado para que possamos impor uma política que reflita paz e alegria para todos nós”.

FONTE: Agência Brasil

NOTA DO EDITORAliado importante extra-OTAN, importante aliado não-OTANou simplesmente aliado extra-OTAN (em inglês: Major non-NATO allyMNNA) é uma designação dada pelo governo dos Estados Unidos para aliados que possuem relações de trabalho com as Forças Armadas dos Estados Unidos, mas que não são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Tal condição não confere automaticamente um pacto de defesa mútua com os Estados Unidos, mas confere uma variedade de vantagens militares e financeiras que de outra forma não poderiam ser adquiridos por esses países sem a designação ou adesão à OTAN.

222
Deixe um comentário

avatar
51 Comment threads
171 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
91 Comment authors
AngelozéPauloSollofrancisco FariasCavalo-do-Cão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Prefiro a OCDE, pelo menos lá a gente mais ganha do que gasta.

Doug385
Visitante
Doug385

Prefere nada. O que você prefere mesmo é UNASUL, ALBA e afins.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Se você diz…..

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

A argentina e membro extra OTAN desde 1998. Eles estão melhor em quê em relação a nós?

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Em nada, um calote atrás do outro.

Jeferson Rodrigues de Souza
Visitante
Jeferson Rodrigues de Souza

Argentina(29º Economia hoje – Perspect. 2030 31º ) é diferente de Brasil(9º Economia hoje e Perspectivas 2030 entre 6ª ou 7ª Economia) para último o jogo é global ou estou equivocado?

Vovozao
Visitante
Vovozao

16/06/19 – domingo, bnoite, Cristiano, eles não estão melhores porque a Argentina passa por uma carência muito grande de doletas, coisa que nós temos, com este título extra OTAN, nosso irmão rico do norte vai empurrar um monte de equipamentos ultrapassados ( popularmente conhecidos como sucata); aí nossos comandantes ficaram felizes, e teremos que gastar lá (USA) uma fortuna em atualizações, quando poderíamos estar fazendo aqui, criando emprego, desenvolvendo tecnologias e até exportando.
SDS.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Vovozao, as compras vão depender do NOSSO orçamento e do que as nossas forças determinarem que precisamos. O Status de Parceiro é muito bom pois nos garante acesso aos melhores produtos, às melhores tecnologias, aos treinamentos conjuntos e também preferência nas compras de oportunidade. Caso o Brasil tenha dinheiro, significa que podemos comprar caças F-35 por exemplo. Armar nossos navios com mísseis SM-2, provavelmente até o SM-6. Adquirir M1A2 top de linha, etc. Mas caso o orçamento não permita e nossos militares tenham interesse por M1A1 usados, fragatas OHP usadas, caças F-16 do deserto, também teremos preferência na compra, acima… Read more »

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Até parece que o congresso americano vai deixar vender isso tudo aí para nós. Ainda mais com um presidente que acha que a terra é uma pizza gigante com uma queijeira de vidro em cima.

Vovozao
Visitante
Vovozao

16/06/19 – segunda-feira, btarde, Luiz Henrique, concordo plenamente com você, porém, não sendo estraga prazeres, com Din Din, podemos comprar com qualquer fornecedor; até gosto dos equipamentos madeira in usa, muita tecnologia, entretanto, nós temos um congresso medíocre que dirá sempre ” Brasil amigo de todas as nações ” não façam estas compras, invistam no ” bolsa congresso ” para melhorarmos a vida dos nossos congressistas.
SDS.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Em resumo: vamos ter acesso a aquilo que nunca tivemos por falta de grana. Vamos ganhar essas coisas de graça agora?
Se não, esqueça pois não muda nada para nós.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

E esse o ponto que quero chegar. O problema não e ser membro ou não. Isso não muda nada, o importante são as doletas que nós tambem não temos.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Vai ser diferente com o Brasil, pois Deus é brasileiro…😁😀😂

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

kkkkk
Verdade.

A utilidade disso para o Brasil = ZERO.

Camilo
Visitante
Camilo

Que utilidade tem o BRICS para o Brasil= -100% de prejuizos.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Para quem só fala besteiras e diz que o Brasil, só tem prejuízo com os BRICS leia no site: https://www.comexdobrasil.com/brasil-acumula-superavit-de-us-148-bilhoes-no-intercambio-comercial-com-o-brics-em-2018/

“Brasil acumulou superávit de US$ 14,8 bilhões no intercâmbio comercial com o BRICS em 2018.”

Enquanto que com os USA o Brasil só perde com deficit de 90bi. https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/10/01/eua-tiveram-superavit-comercial-de-us-90-bilhoes-com-o-brasil-nos-ultimos-10-anos-diz-governo.ghtml:
“EUA tiveram superávit comercial de US$ 90 bilhões com o Brasil nos últimos 10 anos, diz governo,”

Portanto esse negócio de “amigo da OTAN” é só para aumentar a venda de porcarias made in USA para cá.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Ainda temos de ter confirmação.
Nunca se sabe, né?

Diogo de Araujo
Visitante

João nós não temos equipamento nenhum, tão dando tudo pra galera aqui da south america, se o trump precisar só poderemos mandar a maior riqueza da terra: pessoas

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Realmente. Assim como na Segunda Guerra, o Brasil iria de carona com a US Navy, vestidos e equipados igualzinho a eu aqui no US Army. A única diferença seria a bandeirinha do Brasil no braço direito, ao invés da americana.

Sagaz
Visitante
Sagaz

“Realmente. Assim como na Segunda Guerra, o Brasil iria de carona com a US Navy, vestidos e equipados igualzinho a eu aqui no US Army. A única diferença seria a bandeirinha do Brasil no braço direito, ao invés da americana.” A mediocridade maior que pode existir, alguém diminuir a história do próprio país e de seus heróis sendo que este nem aqui mais vive, você sim pega carona na mesa de outros para ganhar o seu pão e vem aqui diante de seus conterrâneos tirar chacota de nossa história, sinta vergonha de ser que você é, pois não me fará… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vc não deve ter entendido o post do João Moita.
É só retirar os aspectos pessoais dos soldados que foram para lá (e que não têm culpa de nada) e analisar a questão histórica, política e econômica da entrada do Brasil na Guerra.
Estamos cansados deste tipo de indignação rasa e direcionada apresentada em diversos blogs Brasil afora.
Espero que isso se resuma à falta de um bom livro de História.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Mediocridade? Ora, simplesmente estou apontando o ridículo que é o Brasil querer entrar na OTAN pela porta da cozinha, sem o mínimo de condições de equipar uma única Combat Brigade. Não estou debochado não. Você entendeu mal. Como chegariam soldados brasileiros hoje no campo de batalha moderno? Com aqueles obuseiros italianos da Segunda Guerra? Sem coletes balísticos com placas de cerâmica? Com aquela mistura de equipamento digno da guerra do Vietnam? Com aquela velharia do FAL, vestígio das guerras coloniais da África? Sem helicópteros de ataque, sem cobertura anti-aérea de verdade? Com Leopard 1 e Cascavel? Claro que sim, teriam… Read more »

Vovozao
Visitante
Vovozao

João, não fale sem saber: segunda guerra, americanos não deram nada, pesquise, tivemos de pagar dívidas de guerra até meados dos anos 60; navios, caminhões, obuseiros transportados, vestimentas completos inclusive japonas para frio, barracas etc, tudo teve custo, só o que fizeram foi que tivemos um financiamento longo, não existe almoço grátis.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Estou muito ciente do que aconteceu, o tal Lend Lease. A Inglaterra por exemplo, passou pela humilhação de ter um navio da US Navy ir la na África Do Sul para recolher as últimas reservas de ouro que ainda existiam no império, pois Roosevelt sabia que o fim do império estava próximo, não tinham since cair mortos, e o US Treasury teria que ser pago de qualquer maneira. O que tento dizer é que o Brasil, antes de sequer pensar em fazer parte da OTAN, teria que passar por um longo período de recuperação bélica, pois do jeito que está… Read more »

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

OS USA não dão nada a ninguém,. Os países vassalos pagam por tudo e por toda sucata que é imposta pela metrópole para eles (vassalos).
Como diz o ditado popular: “quem nasceu para lagartixa não vai ser nunca um jacaré.”

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

É a inegável força geopolítica, e só do Amapá!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Até o próximo Presidente brasileiro, democraticamente eleito, retirar o Brasil dessa patacoada.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Será que o Gen. Mourão ou o Sergio Moro o farão?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Depende do Glenn.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Glenn Greenwald tem que tomar muito, mais muito cuidado. Num país ao avesso e sem lei que virou o Brasil do Capetão, não faltam assassinos “misteriosos” querendo ganhar uma graninha extra.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Esse Glenn é inteligente. O sujeito já ganhou o Prêmio Pulitzer.
Deve estar muito bem preparado e ter tudo esquematizado para publicar as matérias de extrema importância para a manutenção do Estado Democrático de Direito.
Ele está fazendo um gigantesco favor ao Brasil.

PauloSollo
Visitante

Se fosse na Rússia este Glenn willys já tinha tomado um chazinho de polonio.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Depende. Só se o cheque do US State Department voltar sem fundo…🤗

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Prezado João.
Ao que parece, puxaram um fio de cabelo e veio a peruca toda.
Ainda vai aparecer muita gente nessas gravações.
Pode aguardar.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Hehe. Realmente, amigo. Simplesmente saiu a luz a evidência palpável do que todos já sabíamos, que Moro armou uma arapuca totalmente ilegal para anular o processo democrático brasileiro e instalar o pateta de plantão como presidente. E agora? Como vai se resolver isso? O correto seria o STF declarar as eleições presidenciais nulas, mandar soltar o Lula, abrir inquérito contra Moro e sua quadrilha e marcar novas eleições.
Política a parte, as revelações do Intercept mostram a vergonha que se transformou o Brasil.

Abs

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

‘E agora? Como vai se resolver isso?’

Tranca para essa gente toda.

Eu já havia postado aqui: Em se tratando de Brasil, hoje quem prende, amanhã será preso.
Bingo!
Ponto pra mim!

Angelo
Visitante
Angelo

Que gravações? O que um site publica dizendo ser? Massa…

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Amigo do jeito que vão as coisas, se não houver um novo golpe militar, o Bolsonaro não se reelege e muito menos um candidato apoiado por ele.

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

E o que uma coisa tem haver com outra ???

Existem alianças comerciais e militares que não necessariamente tem ligação … Ou você é inocente e não entendeu que se trata de uma aliança militar ou está tentando agir de má fé e causar polêmica .

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Que a OCDE é para ganhar dinheiro, não para gastar com interesses que não representam os interesses do nosso povo.

Augusto
Visitante
Augusto

Não é “tem haver”, é “tem a ver”!

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Os USA não se aliam a nenhum pais, eles subjugam e impõe a sua política/vontade por meio de corrupções ou de ameaças.

Chevalier
Visitante
Chevalier

São duas coisas diferentes, espertalhão… A oposição critica só por criticar. Patéticos.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

De acordo. O cidadão que respondeu abaixo sabe por acaso o que é UNASUL, ALBA e etc? Etc pelo menos ele deve saber senão será o fim do mundo mesmo!

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

OCDE é capitalista, não esquece de enrolar sua bandeirinha vermelha.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

O pessoal aqui deveria trabalhar na polícia. Me acusam de ser até “vermelho”. Será que com esse pessoal na polícia a taxa da solução de crimes iria sair dos míseros 6%? 🤔

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

A bandeirinha dos USA e da Inglaterra também é vermelha.

Meireles
Visitante
Meireles

Bolsonaro quer armar o povo vendendo uma pistola brasileira por R$7.000,00? Enquanto um fuzil M16 nos EUA custa $600,00. qual probre que tem condição de pagar R$7.000,00 em uma arma, mais uma conversa pra boi dormir, se quisessem armar o povo deixaria o povo importar as armas dos EUA sem taxa de imposto, ou no mínimo importarem do Paraguai, e ainda aqui vão exigir exames, documentos, laudo disso, aula de tiro, e blá, blá, blá, libera a arma pro povo, e cria uma lei de pena de morte pra quem cometer homicídio, ele não quer armar povo nenhum desse jeito,… Read more »

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

O cofre para quem tem crianças pequenas em casa, esqueceu do cofre!

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

O preço das pistolas caem na medida em que houver concorrência entre os fabricantes.
O primeiro passo é liberar a compra/venda e em seguida vão aparecer novas industrias querendo fabricar ou vender seus produtos aqui. Isto fará com que os preços baixem. É a lei da oferta e procura.
Enquanto houver só a Taurus fabricando e poucos importando os preços não baixam.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Basta responsabilizar com seriedade os proprietários de armas envolvidas em crimes. Faz como os automóveis. Se alguém utiliza o meu carro e ocorre um acidente eu respondo pelos prejuízos.
O que não pode é proibir a venda de armas com a desculpa de que diminuirá o numero de mortes. Se assim fosse o governo também deveria proibir a circulação de automóveis no Brasil, pois o trânsito é a principal causa de morte entre os brasileiros.

Meireles
Visitante
Meireles

Vamos aguardar o resto das mensagens do Telegram, porque lá vão conter todos os organogramas da entrega do pré-sal, base de alcântara, Amazônia, Embraer, e aí descobriremos porque o Snowden foi considerado um traidor nos EUA, enquanto Sergio Moro foi condecorado como herói nos EUA, estamos aguardando os próximos capítulos muito ansiosos, eu quero ver na hora que começar as delações premidas se teremos queimas de arquivos, esse governo já ruiu, vamos pro próximo, só não enxerga isso quem não quer.

Guacamole
Visitante
Guacamole

Que timming.
Agora mesmo que a Petrobras anunciou que descobriu a maior jazida de gás desde a descoberta do pré-sal.
Isso sim é que são duas boas notícias em apenas um final de semana.

João Augusto
Visitante
João Augusto

Resta saber pra quem são boas notícias.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Alegria de pobre dura pouco. Daqui a poucos meses o Paulo Guedes privatiza.

Davi
Visitante
Davi

Ótima notícia!

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Quer ser grande, junte-se aos grandes!!! Excelente notícia!!! Parabéns Presidente Jair Bolsonaro, parabéns Brasil!!!!!

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Quer servir aos grandes, junte-se aos grandes….

Minuteman
Visitante
Minuteman

Esse papinho de sermos serviçais dos americanos é uma piada infame. Troca o disco.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Os vermelhos piram…!!!

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Quer dominar, então se junte aos mais fracos.
Quer compartilhar, se junte aos iguais.
Com os mais fortes será dominado.

Daglian
Visitante
Daglian

Realmente, percebe-se como dominamos muito nos juntando com Venezuela Bolívia, Cuba, etc, nos anos do PT! Que domínio global o Brasil possui, hein???

Erickson
Visitante
Erickson

Possuí 500 bilhões que saíram dos cofres púbicos e que não retornaram ao Brasil, dinheiro de impostos nossos, que poderiam modernizar nosso país e talvez até evitar uma reforma da previdência, entregues a países piores que o nosso
.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

E hoje com o Bolsonaro? dominamos o que?

rafa
Visitante
rafa

Nunca li tanta bobeira em 3 frases.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Com o material que será publicado, vc terá mais de 1.700 páginas para ler muita, mas muita bobeira.
E sem contar os áudios e vídeos.
Aguarde.

Flanker
Visitante
Flanker

Melhor que servir aos pequenos, como Bolívia , Venezuela, Cuba e Angola, entre outros, como fazíamos na época de Lula e Dilma….apenas servimos aos pequenos,i ncluindo a entrega de uma refinaria da Petrobrás para os bolivianos….

PauloOsk
Visitante
PauloOsk

Lugar bom pra voces eh debaixo da bota do Fidel/Chavez… Isso nao vai acontecer nunca mais!!!!! Vai acostumando.

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

PaoloOsk, quando foi que o Brasil andou debaixo da bota do Fidel ou Chaves? Tenho 56 anos e não me lembro disto.

Pablo
Visitante
Pablo

é só tu pesquisar o calote que eles nos deram que tu vai ver, sem contar as obras nesses países.

Pangloss
Visitante
Pangloss

Foi entre 2003 e 2015. Tenho 46 anos e lembro muito bem disso.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Walfrido, mas do evo ficamos quando ele tomou a força a refinaria e o nosso presidente afirmou que ele tinha razão, para mim alta traição a pátria. Abraços

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Evo só fez o que um sujeito com vergonha faz.
Pegou de VOLTA o que pertence ao povo dele.
Em vez de arrumar um sujeito que faz questão de entregar para outros países.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

Antoniokings, Se é para pegar de volta o que legalmente pertence ao povo, por conta dos calotes do BNDES, atacamos Havana ou Caracas primeiro?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Porque, simplesmente, o BNDES EMPRESTOU e o dinheiro está sendo pago pelo devedor.
Além do mais:
1) É comum países com mais recursos abonarem dívidas de mais pobres.;
2) Os empréstimos feitos pelo BNDES não foram para explorar as riquezas naturais dos outros países ou ESFOLAR, como queira. Esses recursos naturais pertencem ao seus povos.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

1) países mais pobres? A Venezuela bolivariana e a Cuba dos Castro não são o paraíso sobre a terra e temos de evoluir para chegar até o q eles são? Acho q vc contradisse o seu discurso…
2) concordo. O explorado aí foi o povo brasileiro, que está pagando a conta de uma negociata de viés puramente ideologico Acho q vc se contradisse no discurso2…

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Não precisa atacar, basta cobrar a dívida nos foros internacionais. Há diversas formas de se cobrar uma dívida.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

A Bolívia teve a coragem de retomar/nacionalizar o petróleo doado por governos corrupto. Ou seja teve a coragem de fazer o que o Brasil nunca teve.
O Evo Morales, especificamente neste caso, merece aplausos.

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Mestre Walfrido Strobel, saudações! Eu tenho 54 anos, faço 55 em setembro, portanto mais novo que o mestre, infelizmente eu presenciei na amaldiçoada era petista, o Brasil sediando o fórum de São Paulo, a mando dos irmãos Castro e das FARC, o calote financeiro da Venezuela a mando do Chaves. O mestre quer o pior! O calote da Bolívia a mando do Morales! Mestre em respeito de vossa idade eu aconselho a mudar seus paradigmas, pois está comprovado de forma oficial que essa estória de imperialismo “Yankee” foi plantada em nosso país pelos serviços de espionagem soviéticos!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Prezado Pedro Rocha.
E por falar em maldição, vc tem assistido o noticiário recente?

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Mestre Antoniokings, saudações! Visto seus comentários fiquei curioso sobre sua idade! Como estamos revelando esse grande segredo de estado (rs) posso saber a sua idade? Eu gostaria muito de traçar alguns paralelos históricos que tornar-se-ão sem sentido para quem não era nascido nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado. Eu tenho todo respeito por todos que aqui intervêm, mas de forma alguma vou aceitar a defesa de um governo que promoveu e participou do maior assalto ao erário que se tem registro não só no Brasil como no mundo! Nessa hora eu agradeço que o meliante chefe… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Tenho idade suficiente para ter visto (que eu me lembre) deste o Presidente Medici.
Passando por Figueiredo, Sarney, Collor e outros.
Sem contar algumas figuras tenebrosas da República, como ACM, Magalhães Pinto entre dezenas de outros.
Lembrando ainda os mais recentes como Aécio, Cunha e os que agora estão se revelando e serão revelados com essas gravações.
E vai por mim.
A situação está muito ruim atualmente.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Caro colega, Sr. Antonio, qual seria a situação política perfeita para o Brasil em sua opinião? Qual seria o presidente perfeito e equipe econômica e militar perfeita, pois o Sr. já vivenciou muito da história recente e certamente tem deve ter uma boa base de experiência quanto a isso, correto?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Excelentes perguntas de dificílimas repostas.
Na verdade, teríamos horas e horas de debates para podermos chegar a uma conclusão razoável.

Negrão
Visitante
Negrão

Tempo não é problema para quem faz manifestações em dias úteis… estamos a sua disposição e aguardando sua “Receita Mágica” para a solução dos problemas do Brasil. O senhor muito reclama de tudo e de todos, então, nada mais justo do que nos dar uma AULA de Gestão e Política Pública, será um prazer…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Então vamos, lá.

1) Prisão para todos os que usaram a máquina pública para fazer perseguição política e direcionar o resultado das eleições;
2) Apurar o esquema de propinas de empresários, ruralistas e etc. de forma a obter favorecimentos no Congresso para conseguir perdões de dívidas, como Bolso acabou de fazer.
3) Moralização da máquina pública civil e militar, sendo que esta última está tentando emplacar mais alguns privilégios;
4) PEC que inclua algo parecido com o artigo 77 da Constituição do Uruguai que proíbe qualquer manifestação de militares da ativa na vida política;

Depois acrescento mais alguns itens.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

AntonioKings, faltou o Geisel, na sua lista

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Verdade.
É que são muito personagens sinistros.
Não foi à toa que o Brasil chegou a essa situação.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Geisel? é aquele que, em memorando, diretor da CIA diz que Geisel autorizou execução de opositores durante ditadura?
https://g1.globo.com/politica/noticia/em-memorando-diretor-da-cia-diz-que-geisel-autorizou-execucao-de-opositores-durante-ditadura.ghtml

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Quem tem 54 anos, deve também ter presenciado a famigerada época do FHC o “príncipe da privataria”. Aquele presidente que privatizou a Vale com financiamento subsidiado, disponibilizado aos compradores pelo BNDES. Ou seja o BNDES comprou a Vale e deu a um certo empresário, que pagou a dívida só com o lucro obtido pela empresa. Explicando: o cara comprou a vale sem empregar nenhum centavo do seu bolso. Quem tem 55 anos de idade deve lembrar que em 1982 o Brasil do Presidente Figueiredo faliu e foi socorrido pelos USA com um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares, mas a… Read more »

α Tau
Visitante
α Tau

Walfrido Strobel

Quer servir aos grandes, junte-se aos grandes

…..

“Não andes entre aqueles de quem ainda podes tornar-te escravo”

Spartianus

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

De que adianta se juntar aos grandes e continuar a gastar como os pequenos?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O Brasil está parecendo aquele morador de favela que arruma um Monza tunado para ‘luxar’ de bem posicionado.

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Antonio Kings, vc me lembrou agora de um Sargento que trabalhava comigo em Salvador, ele pintou um Corsa de vermelho bombeiro, rodas pretas mais largas e botou adesivos grandes da Ferrari na frente, traseira e laterais do Corsa com escapamento aberto é claro, com amplificador e porta mala cheio de som e luzes….. Mas estava feliz com o feito.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Qualquer semelhança com algumas pessoas que postam aqui é mera coincidência.
SDS.

jagderband#44
Visitante
jagderband#44

preconceito, cuidado com o

Heitor
Visitante
Heitor

Grande igual o Marrocos? A Tunísia? O Paquistão (aliado do outro lado)? Tailândia? Argentina (que nem caças tem).

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

De nada adianta ser aliado e agir como covarde e traíra. Temos que honrar o acordo e por isso temos que fazer mudanças estruturais em nossas FFAA. Investimentos maiores e mudanças estratégicas visando passarmos a membro pleno da Aliança. Parabéns Presidente Bolsonaro e Chanceller Ernesto!

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Já foi falado que nunca seremos membro pleno por não estarmos no atlantico norte. Fora isso, concordo com você em tudo.

Negrão
Visitante
Negrão

Sim, nós estamos no Atlântico Norte, já vc…

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Quem falou? mikron? merkel? puff…A costa do Amapá fica onde? A turquia está no Mediterrâneo Oriental, bem longe do Atlântico Norte.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Posso imaginar poderosos porta-aviões da OTAN tentando atracar em Oiapoque.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

Se for para bombardear a Venezuela, tá valendo…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

É longe.
Oiapoque faz fronteira com a Guiana Francesa.

Vitor Silva
Visitante
Vitor Silva

Queria só lembrar que OTAN, quer dizer Organização do tratado do atlantico norte. O que não parace ser o caso, a não ser quer a OTAN mude o nome e os estatutos, só assim pode ser pessivel a adesão a esta mesma.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

vitor, uma pequena parte do Brasil, está acima da linha do equador, portanto, estamos também no atlântico norte.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Prezado Saldanha.
Se essa baboseira tiver de ser ratificada pelo Congresso, será gloriosamente arquivada.
É evidente.
Isso não traz benefício algum para o Brasil.
Só prejuízos com a possibilidade de efetuarmos gastos usando recursos que não temos.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

Se vc me disser onde q o Atlântico banha a Turquia, a Polônia, a Grécia, a Itália, a Alemanha, a Áustria (entre outros) eu vou concordar com vc.

Ziquisira
Visitante
Ziquisira

O podemos ser o local das festas sabe tipo o aliado que tem a casa de praia.
Temos 300 mil milico para comer e beber e fazer festa.
Pois garanto que não tem milico aqui que toparia ir à uma guerra no oriente médio.
O Brasil iria se acovardar como sempre.

Hcosta
Visitante
Hcosta

É uma aliança com os EUA e não com a OTAN!?

Minuteman
Visitante
Minuteman

Não é bem uma aliança. É uma parceria estratégica no qual o Brasil entra para um grupo de países, que além de poder realizar treinamentos conjuntos com as Forças Armadas dos EUA, podem comprar equipamentos americanos com condições de pagamentos exclusivas, desde aviões a navios. Até munições de urânio empobrecido para tanques.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Além de termos mais acesso a dados de inteligência e sermo convidados pra exercícios junto a membros da OTAN.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Eu ninca soube que eramos proibidos de treinar com os EUA. Ate porque sempre treinamos com eles. Quero ver e gastar grana com defesa e não salários, ai sim seriamos diferented da Argentina que é desde 98 o que talvez sejamos depois que os outros membros da OTAN nos aceitarem.

Kommander
Visitante
Kommander

Nem adianta discutir com esses caras, a babação de ovo ideológica é tão grande que eles são capaz de vender até a mãe, são esses os “patriotas” brasileiros.

nonato
Visitante
nonato

Se você fala em liberalismo, concordo. O problema é que os que criticam geralmente querem o comunismo. Ou seja, criticam mas querem algo pior. Países com estreitos laços com os estados unidos como Japão, Coreia do Sul, Austrália e nova Zelândia estão muito bem. Depois da segunda guerra, a União soviética massacrou o leste europeu, que nem era inimigo deles. Os Estados Unidos, por sua vez, venceu e dominou a Alemanha ocidental e o Japão. Oprimiram muito os dois países que sofreram muito. Hoje são apenas a terceira e quarta maior economia do mundo. É muito ruim ser ocupado pelos… Read more »

Kommander
Visitante
Kommander

Você só esqueceu de falar na diferença cultural que existe entre os países do Norte e do Sul. Nova Zelândia, Japão, Alemanha, já eram países prósperos muito antes dos EUA. Ou vai dizer que eu tô mentindo agora? Eles cresceram mais justamente por causa do capitalismo. Agora, você quer comparar o Brasil que tem um histórico de corrupção imenso, educação lixo, pessoas que só pensam em si mesmas com outros países que já tinham uma base econômica/social formada a anos, tinham uma base industrial tecnológica desenvolvida muito antes dos EUA meterem a mão!? Não gosto do comunismo, só quero um… Read more »

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Lembra o poodle (FHC) do Bill Clinton. Babou, babou e não deu em nada.

zé
Visitante

Então as palavras perderam o sentido? ALIADO, não… “parceiro”…lembra dos ALIADOS na IIWW?? É uma Aliança!

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Introduzindo…
OTAN Membro Light!!!

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Otan Member, coffe with milk pattern…

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

NATO prestige, with none of the fat and calories…
Introducing…
NATO Light!!!
🤗🤗🤗

Marcos
Visitante
Marcos

Todo mundo sabe que sem os EUA a OTAN não é nada

A palavra inicial e final é dos Estados Unidos. Até mesmo a palavra de contestamento é dos EUA

Hcosta
Visitante
Hcosta

A OTAN não invadiu o Iraque.
Esta notícia diz que os EUA aceitaram o Brasil com um estatuto próximo de um membro da OTAN. Não tem nada a ver com a OTAN.

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

Espero que o Brasil saiba aproveitar seu novo STATUS perante aos americanos e não mais seja um “Anão Diplomático” na política internacional . Nos últimos 20~30 anos nós nos furtamos do nosso posto de liderança regional na América Latina em prol de sermos/parecermos amistosos a países vizinhos com governos nem sempre amistosos a nós e a nosso povo . E pergunto aos “Patriotas de Meia Pataca” que dizem que estaremos sendo servis aos americanos, onde estavam vocês nos últimos 20 anos quando o Brasil teve um desmantelamento das forças amadas e serviu o nosso dinheiro a interesses obscuros em terras… Read more »

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Exatamente, estes mesmos bravateadores de coisas como “capacho dos EUA” calam diante dos descalabros de parcerias anteriores com estados pra lá de sombrios com acordos mais sombrios ainda!

nonato
Visitante
nonato

Você não compreende.
O dinheiro gasto com Cuba e Venezuela não foi um fiasco, já que foi muito útil para fortalecer os regimes progressistas de tais países.

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Boa lembrança, fomos por anos “anões diplomáticos” exercendo a política de bons vizinhos, enquanto a Venezuela se armava até os dentes e o governo brasileiro ia lá e deixava mais um pouco de grana para aquele regime Chavista ridículo, fora doar equipamentos militares sucateados, e mais dinheiro para outros regimes comunistas do globo, e depois aceitar ofertas de equipamentos militares só quando o governo tivesse alguma vantagem. Sabemos que o Brasil, em sendo uma das maiores economias do mundo, tem que se juntar a quem realmente é parceiro, mesmo que esse parceiro tenha lá seus inimigos declarados, isso nos traz… Read more »

Delfim
Visitante
Delfim

Meu sangue ferve quando vejo um @p@trid@ chamando seu próprio país, que não se envolve em conflitos com vizinhos desde 1870, que tem fronteiras definidas desde 1902, de “anão diplomático”.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Delfim, não se dê a tamanho descontentamento. Um estrangeiro é sempre um estrangeiro, por mais que esteja disfarçado.
Forte abraço

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Eita que os fãs boy piram. Rsrsrsrs

Mas é isto.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Ví essa notícia em alguns jornais, mas não sabia se era verdade ou não.
1- os outros membros da OTAN tem que aprovar esse novo status do Brasil junto a eles?
2- o congresso brasileiro precisa aprovar isso?

Bem, se com isso as nossas FA’s mudarem pra melhor e souberem aproveitar isso, acho ótimo.

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

Acho que você confundiu as bolas …

Nós ganhamos novo status de parceiro dos americanos EXTRA-OTAN, não estamos entrando na OTAN e tão menos fazendo um pacto com quem quer que seja. Vamos ter acesso a armas e meios com valores diferenciados e pagamento facilitado por parte dos americanos.

Se tudo ocorrer bem, podemos nos tornar um grande aliado dos EUA e futuramente da OTAN como um todo …

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Eu sei que seremos um aliado extra-OTAN, e não um membro PLENO da OTAN. Mas mesmo assim, perguntei se isso precisa da aprovação do nosso plenário e dos membros da OTAN.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Não precisa, é uma decisão exclusiva do Presidente dos Estados Unidos, eventualmente o Congresso Americano também dá seu aval, mas não muda em nada a designação.

nonato
Visitante
nonato

Mas não entendi.
Porque no que dependia de Trump ele desde o começo apoiou.
Pensei que dependia de outros países.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Não precisa de aval dos outros da OTAN, simplesmente porque o Brasil não está se tornando membro da OTAN. E sim um aliado estratégico apenas dos Estados Unidos, é uma decisão bilateral.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Os EUA nós aceitar não significa que entramos, tem que ter o aval dos demais membros.

julio
Visitante
julio

Caro amigo sugiro encarecidamente q releia o texto de novo, pois aliado extra Otan, não tem nada a ver com entrar na OTAN.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Bom, se o Tio Sam ( que paga a maior parte das contas da OTAN ) disser que sim, e considerando que temos um bom relacionamento com os maiores países da OTAN, acho que não teremos problemas nesse sentido.

Brunow Basillio
Visitante

Assim como mudou para Argentina e Colômbia, vai mudar para nós… Ou seja nada!
Esta “admissão” teria que vim com duas obrigações a ser cumprida pelo governo Brasileiro, a 1° é a obrigação de investir 20% do orçamento em aquisição e pesquisa, a segunda é a obrigação de não ultrapassar 60% do orçamento com gastos de salários e aposentadoria… Aí a coisa ia mudar por estas bandas..

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Nós não nos armamos melhor antes por falta de dinheiro e foco e não por não fazermos parte da OTAN como membro extra. Vamos ter grana para comprar o que precisamos? Se não, tanto faz ser membro ou não, vamoa ficar iguais a argentina que já e isso há mais de 8 anos.

julio
Visitante
julio

Membro extra Otan não tem nada haver com a Otan, e sim unica e exclusivamente com os EUA.

rafa
Visitante
rafa

Cristiano, eu te pergunto:
Qual o país é o maior exportador de armas?
Qual o país é o maior consumidor de armas?
Qual o país detém as maiores pesquisas sobre armas?
Qual o país bla bla bla…. Preciso continuar?

Agora eu te pergunto: se a gente pode a partir de agora adquirir produtos com um preço mais em conta, qual o problema disso? Se até ontem a gente poderia adquirir um helicóptero por X milhões e agora a gente vai poder adquirir por metade de X não vejo motivo para críticas, mas sim de elogios.

sub urbano
Visitante
sub urbano

Não muda nada. O Brasil vai continuar comendo capim. Já começou a ser alvo de hackers russos, daqui pra frente vai apanhar ainda mais.

Vinicius
Visitante
Vinicius

Ágora podemos “descer o cacete” nos russos e chineses sem medo de ‘intimidação’.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

O fato é que ser aceito como um principal aliado não OTAN e em breve membro da OCDE eleva o patamar do Brasil no cenário internacional. Isso só ocorre porque o atual governo vem quebrando, para desespero dos esquerdistas, vários paradigmas para deixar de ser um anão diplomático.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Pasme, quando perceber que a longo prazo, será precisamente o contrário que irá ocorrer. Refiro me a bolsonaro e não ao assunto extra otan.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Não consigo imaginar o tamanho da desilusão quando virem o estrago em todo o espectro social, económico, político e diplomático, que o homem vai causar.
Continuem a negar que o homem tem um problema e ponham “dislikes”…

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Apesar dos inúmeros defeitos do Bolsonaro, a equipe econômica dele é ótima ainda mais se comparada com eventual equipe do Haddad. Se ela conseguir cumprir suas metas, o Brasil será um país melhor social e economicamente quando terminar o mandato.

Vovozao
Visitante
Vovozao

16/06/19 – segunda-feira, btarde, Rafael, acorda Bolsonaro, não quer uma ” ótima equipe econômica ”, o que ele quer é uma ” equipe econômica submissa ”, quando queremos pessoas com capacidade não olhamos para a ideologia, e sim a capacidade de trabalhar pelo país. O Joaquim Levy caiu simplesmente por ter indicado um diretor do BNDES, filiado do PT, mesmo ele sendo altamente competente. ITAÚ e BRADESCO, agradecem. Ser servil não indica capacidade. Minha mãe dizia, que não devemos nos curvar muito, que aparece a bunda.

Erickson
Visitante
Erickson

Prezado Vovozão, não é questão de ideologia, acontece que o Levy também estava envolvido na economia nos governos que cederam Bilhões para países vizinhos(amigos ideológicos) e está a 6 meses sendo solicitado para abrir a caixa preta do BNDES e ao invés de fazer isso, o que não fez, ainda contratou outro Diretor da mesma linha. Ou seja ou joga no time ou saí de campo. Para mim ele já foi tarde.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Boa tarde.
Ele é o presidente e a última palavra dele. Se deu determinações e o Levy não cumpria (como divulgação da caixa preta do BNDES, devolução de dinheiro do BNDES ao Tesouro e etc), cabe a ele demitir o subalterno. A questão não foi apenas o diretor ter trabalhado no governo do PT, até porque o próprio Levy trabalhou.
A equipe econômica ainda é ótima, mas ainda depende da palavra final do Bolsonaro.
Se ele demitir a equipe e colocar estatistas no lugar, eu criticarei o presidente.

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

OCDE faz muita diferença não.
Pesquise e verás.

HENRIQUE
Visitante
HENRIQUE

TRABALHAR COM POBRE, É PEDIR ESMOLA PRA 2.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Detalhe, sendo que o Brasil basicamente se tornará um aliado mais próximo dos Estados Unidos e não necessariamente membro ou próximo de membro da OTAN, sugiro a troca de ilustração.
Poderá estar a induzir certos leitores no erro.

Raventsin
Visitante
Raventsin

Também acho. A ilustração pode provocar interpretações equivocadas. São os EUA que consideram o Brasil como um aliado extra e não a OTAN. A OTAN não tem nada a ver com isto, tá se lixando, tá caminhando e…

Mgtow
Visitante
Mgtow

O Brasil não tem nada que ver com as causa de europeus e americanos não. Esse energumeno que se elegeu presidente é um sujeito muito sem noção. Rodeado de viboras mal intencionadas que estão se aproveitando da burrice desse sujeito.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Ai ai que triste !
Mas apenas estão mostrando o que sempre fomos para eles.
Peões em um jogo de xadrez global.
Peças para sacrificar em defesa do Rei kkkkk.

Ricardo
Visitante
Ricardo

Aliado extra-OTAN e membro da OCDE. Organizações que já deveríamos estar participando a muito tempo se não fossem os 13 anos de desgovernos de um certo partido de esquerda que tem seu líder detido em cárcere especial (infelizmente não como manda a lei em um presidio).

É importante, sim! Mas não quer dizer nada se o governo e os políticos não fizerem a sua parte. Ou seja, a defesa nacional se tornar prioridade. Defesa é política de Estado.

Alessandro
Visitante
Alessandro

O Brasil deixou de ser CAPACHO preferencial de Cuba, e agora vai ser aliado extra OTAN dos EUA.

é uma senhora EVOLUÇÃO gostem ou não, e vai ficar melhor ainda quando entrarmos na OCDE, parabéns ao governo Bolsonaro.

Madmax
Visitante
Madmax

Só um título comemorativo. Não muda nossa triste situação. Estamos quebrados.

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Somos aliados extra OTAN apenas para o States.
Se por ventura, como sempre ocorre neste país baroníl, foi eleito um governo pragmático e não tão submisso como o atual, bem, deixamos de ser aliados preferenciais.
Simples assim!!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Que venham os Abrams, Cobras, Chinook’s e afins. Pra turma vermelha, é bom aceitar pois dói menos. Estamos em obras no Brasil ,com Bolsonaro, na reconstrução de tudo que o PT e associados com Lula destruíram, desmoralizaram e saquearam.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

É isso aí Tom, cobram que o governo não está fazendo nada ou quase nada, mas o mais importante e por enquanto invisível, e cujos resultados só aparecerão em médio prazo, é o que ele está DESFAZENDO!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Exatamente meu caro!!!

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Percebemos o fracasso da educação brasileira (e não é de agora, pois acredito que muitos comentaristas estudaram nos anos 80 e 90) quando boa parte dos comentaristas não conseguiram entender uma notícia simples como esta, por não saberem o significado da palavra “extra”. Extra: prefixo culto, do adv.prep.pref.lat. extra ‘externamente; fora de, além de, à exceção de’: extrajudicial, extramuros, extravagância. . A decisão é exclusiva dos Estados Unidos que passaram a considerar o Brasil um importante aliado, sendo ele não membro da OTAN. Ou seja, O Brasil não entrou para OTAN. O Brasil não precisa de autorização de nenhum outro… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Meu caro Rafael, graças a uma dádiva divina, estudei em colégios públicos(inclusive PedroII, pavilhão Augusto Rademaker) na época dos militares. Só para lembrar a alguns e informar aos mais novos, no meu tempo eram 6 anos de primário (reprovava desde o 1o ano e não havia conselho de classe), admissão ao ginásio e este com 4 anos de duração (tb reprovava e sem conselho) e 3 anos do científico que hoje seria o 2o grau e também reprovava e não tinha conselho. Me lembro muito bem que aprendíamos cálculo de perímetro no 3o ano primário, que hoje a maioria que… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

“Maioria não, muitos”

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Caro Saldanha,
Estudei em escola pública municipal de Sorocaba de 1990 a 2000, numa escola recém-inaugurada, na qual havia reprovação e tive um ensino adequado. Com um pouco de esforço próprio, fui aprovado nos vestibulares da Unicamp e da USP.
Seria interessante se as pessoas que não entenderam bulhufas dissessem onde e em que época estudaram rsrs.

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Maravilhosa época meu amigo!
Meu tio, falava até que ensinavam Latim nas escolas.
Hj, well, aquela aulinhas básicas de inglês, para iniciante de iniciante.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Estudei alguns anos em escola publica. sou novo, tenho 24 anos. meu inglês eu aprendi por contra própria a escola teve uma ajuda marginal.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Gostaria muito de ver as postagens, caso os eua tivesse recusado ou dado para trás.

CESAR FLORIANO
Visitante
CESAR FLORIANO

Não sei o q vcs acham, porém como o preço do F35 está mais em conta seria muito Bom poder ver alguns desses exemplares em terra brasileira. Custo de operação deve ser caro, porém o Brasil ficaria em um patamar de muito respeito.

Tiago
Visitante
Tiago

Se for bom ao país e as nossas forças armadas que seja.

Jean Jardino
Visitante
Jean Jardino

So acredito vendo a nota da OTAN oficializando isso, entrei no site da OTAN, e nao tem nada relatado a respeito ate agora, mais uma mentira descarada desse presidente falastrao. Segue anexo abaixo da pagina da OTAN. Mais uma mentira desse governo, igual qdo disseram a duas semanas atras que o Mercosul estava prestes a fechar acordo com a UE, e na mesma hora a UE desmentiu.

https://www.nato.int/cps/en/natohq/press_releases.htm

Minuteman
Visitante
Minuteman

É intrigante pensar se as pessoas leem ou não até o final do texto. No seu caso, vemos que não. A loucura gerada pelas paixões políticas é de assustar.

Jean Jardino
Visitante
Jean Jardino

Mas leia direto na fonte, mas esta em ingles, nao sei se vc sabe ler em ingles, mas fica a dica….abracos,

Negrão
Visitante
Negrão

Prezado mancebo,

Qual a parte do “EXTRA”-OTAN o senhor não entendeu?
Leia a matéria, acima, somente e a critique.
Não sei por que alguns comentaristas leem somente o título da matéria e já saem destilando venenos, seria preguiça de ler a matéria, agem de má fé, etc?

Caso persistirem as dúvidas sugiro aos editores que desenhem nas próximas matérias.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Negrão, o mancebo é francês, não entende nada de português.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Mais um que não entendeu a notícia.

pampapoker
Visitante
pampapoker

Outro que não leu ou não entendeu o texto.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Aliado “EXTRA” OTAN não precisa de autorização da OTAN isso é uma denominação unica e exclusiva que os EUA dão para países aliados. vá estudar um pouquinho.

Delfim
Visitante
Delfim

E bonito na teoria, mas só.
O F-35 já tinha sido oferecido na época do PT. Assim como os demais caças e os AIM-120 no F-X2.
Se não houver $$$ pra gastar na prática significa nada.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Vão te trucidar por essa resposta inteligente e lógica. Só discordo de você num aspecto: F-35 teria sido uma roubada para nós. Deveríamos ter ficado com a oferta do Obama que ofereceu um 747 presidencial em troca da escolha dos F-18.

Delfim
Visitante
Delfim

Ser “trucidado” por quem não paga minhas contas ? Que meda…

Renato B.
Visitante
Renato B.

Se render compras mais baratas e acesso a material ao qual antes nos negavam acesso vai ser um bom negócio. Fora isso muda pouca coisa.

Agnelo
Visitante
Agnelo

Excelente!
Poderemos participar de mais intercâmbios, exercícios, teremos mais contato com doutrinas e lições aprendidas nos mais recentes combates.
Equipamento é secundário, e mesmo assim, provavelmente poderemos adquirir de forma mais fácil novos e usados, além de atualizações.
Perfeito.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Melhor notícia deste século para as nossas FAs.

Mauricio R.
Visitante

Oba, que legal, agora é que a BID afunda de vez!!!! Vai ser um massacre!!!!

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Cara… Ainda vejo aqui pessoas totalmente alienadas numa briga que ocorreu no século XX sobre Capitalismo vs Socialismo. Azuls vs vermelhos… Gente bora parar com isso. Somos todos brasileiros e devemos querer o bem para todos. Ninguém merece passar fome como quem trabalha para gerar riqueza deve ter essa liberdade. Bora estudar galera… Fica em internet discutindo não dá futuro. Parem de ser marionetes nas mãos dos políticos que ae estão. Enquanto vcs brigam aqui lá fora riem da gente por causa dessa briga ultrapassada. Bora estudar e trabalhar para transformar esse país uma país para todos os brasileiros e… Read more »

Agnelo
Visitante
Agnelo

Aliás… sabia q o Azul x Vermelho não vem dos EUA x URSS?
Vem de Franceses (com casacas azuis) x Ingleses (com casacas vermelhas)
Sds

Chevalier
Visitante
Chevalier

Vc é um isentão bastante ingênuo… vc já combinou com a esquerda, que financiou e apoia o ditador socialista da Venefavela (ou seja, ela aprova o modelo e gostaria de fazer o mesmo aqui), que ignorou o vontade do povo no referendo das armas, que votou num presidiário para presidir o país, que roubou o dinheiro do pré-sal para financiar seu projeto de se perpetuar no poder e que tentou assassinar o candidato de direita líder das pesquisas, se eles querem governar para todos os brasileiros? Vc já perguntou para a grande mídia INTEIRA que se nega a fazer seu… Read more »

André Souza
Visitante
André Souza

Prezados, fico triste pela qualidade de comentários que hoje vemos aqui na nossa página, os editores fazem uma matéria cheia de conteúdo de defesa para nos mostrar e hoje vemos alguns acéfalos discutindo ideologia dentro de assuntos técnicos de defesa, só gostaria de salientar para essa gente que faz isso por aqui, a Força Terrestre assim como as outras é uma página de defesa, quer defender político seja de esquerda ou direita, vai para o facebook, instagram, aqui nós discutimos assuntos técnicos, defesa, isso não é assunto para garotos infantis.
grato pela atenção.

Matheus S.
Visitante
Matheus S.

Concordo com você André. Venho participando do blog há uns 3 meses sempre procurando assuntos técnicos de defesa, já que assuntos geopolíticos e econômicos tenho algum conhecimento, porém fica difícil com a baderna ideológica dos comentaristas.

André Souza
Visitante
André Souza

De fato Matheus S, o blog não é mais o mesmo infelizmente.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Vamos aos fatos: isso força o Brasil a entrar em guerra ao lado do EUA? Não Isso força os EUA a entrar em guerra ao lado do Brasil? Não Oque isso faz? Isso faz com que o Brasil seja convidado para participar de mais exercícios de guerra com os EUA e que não era convidado (ilusão acredita que EB teria a mesma integração com tropas americanas que os Ingleses tem) antes alem de disponibilizar uma melhor condição de compra de equipamentos militares novos ou não (famoso 12x sem juros) Isso faz o Brasil virar capacho dos EUA? não. Porque não?… Read more »

Madmax
Visitante
Madmax

Explicou tudo, nada mais a dizer.

Ricardo Carvalho
Visitante
Ricardo Carvalho

Pessoal,
O PIB subiu? Tem mais emprego? As Forças estão unificadas? Essa noticia muda alguma coisa?

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Espero que venha muito EDA, esse pessoal é paranoico, parece que fizemos um pacto de Metrópole-Colônia.

Bueno
Visitante
Bueno
FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Putz, o povo sonha.
Melhor deixar a água passar por baixo da ponte.
A verdade sempre com o tempo.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

https://www.reuters.com/article/us-usa-brazil/trump-forges-bond-with-brazils-bolsonaro-in-white-house-visit-idUSKCN1R01VV https://www.whitehouse.gov/briefings-statements/message-congress-designating-brazil-major-non-nato-ally/ “TO THE CONGRESS OF THE UNITED STATES: In accordance with section 517 of the Foreign Assistance Act of 1961, as amended (22 U.S.C. 2321k), I am providing notice of my intent to designate Brazil as a Major Non-NATO Ally. I am making this designation in recognition of the Government of Brazil’s recent commitments to increase defense cooperation with the United States, and in recognition of our own national interest in deepening our defense coordination with Brazil. DONALD J. TRUMP THE WHITE HOUSE, May 8, 2019.” ta bom pra você? DIRETO do site da casa branca. é tão triste… Read more »

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Repito. Pra firmar nossa disposição junto aos nossos novos aliados deveríamos mandar já ao menos 1 Btl Inf Mnt Ref ao Afeganistão para ajudar no esforço anti-terrorista.

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Acredito que isso seja piada sua🤔… Não mandamos para RCA, duvido que mandariamos para um istão da vida, deixe o Afeganistão para o superpolicial da galáxia

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Onde está a piada? Será que é tão difícil entender a política por outros meios?

Delfim
Visitante
Delfim

Ah sim vamos pro Afeganistão.
Aí uma igreja ou sinagoga em território brasileiro faz BOOM, e a gente aprende a não se meter nas tretas alheias.

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Se covardes comandassem o mundo, o nazismo e o comunismo teriam dominado o planeta. Pra cada igreja nossa 10 mesquitas deles. O TIAR estava valendo em 2001 e vale ainda hoje, não?

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Segue a lista de países extra OTAN.
Tirem suas próprias conclusões….

Nomeados por George H. W. Bush
Austrália (1989)
Coreia do Sul (1989)
Egito (1989)
Israel (1989)
Japão (1989)

Nomeados por Bill Clinton
Jordânia (1996)
Nova Zelândia (1997)
Argentina (1998)

Nomeados por George W. Bush
Bahrein (2002)
Filipinas (2003)
Taiwan (2003)
Tailândia (2003)
Kuwait (2004)
Marrocos (2004)
Paquistão (2004)

Nomeados por Barack Obama
Afeganistão (2012)
Tunísia (2015)

Nomeados por Donald Trump
Brasil (2019)

pangloss
Visitante
pangloss

Está ficando cada vez mais barato. É saldão de ponta de estoque?

PCST27
Visitante
PCST27

Ótima notícia

MMerlin
Visitante
MMerlin

Incrível como não importa o progresso do país. Seguem os benefícios de uma nomeação do Brasil como aliado extra-OTAN: * Entrada em projetos cooperativos de pesquisa e desenvolvimento com o Departamento de Defesa em uma base de custo compartilhado; * Participação em certas iniciativas de contraterrorismo; * Compra de cartuchos anti-tanque de urânio empobrecido; * Entrega prioritária de excedente militar (variando de rações até navios); * Posse de Estoque Reserva de Guerra de equipamento de propriedade do Departamento de Defesa que são mantidos fora das bases militares estadunidense; * Empréstimos de equipamentos e materiais para projetos e avaliações cooperativos de… Read more »

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

“A mentira é a religião dos escravos e dos senhores.”

Máximo Gorky

Cavalo-do-Cão
Visitante
Cavalo-do-Cão

“Luiz Trindade Cara… Ainda vejo aqui pessoas totalmente alienadas numa briga que ocorreu no século XX sobre Capitalismo vs Socialismo. Azuls vs vermelhos… Gente bora parar com isso. Somos todos brasileiros e devemos querer o bem para todos. Ninguém merece passar fome como quem trabalha para gerar riqueza deve ter essa liberdade. Bora estudar galera… Fica em internet discutindo não dá futuro. Parem de ser marionetes nas mãos dos políticos que ae estão. Enquanto vcs brigam aqui lá fora riem da gente por causa dessa briga ultrapassada. Bora estudar e trabalhar para transformar esse país uma país para todos os… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Tem muita gente fazendo confusão… Os membros da OTAN tem que se situar acima do Trópico de Câncer e não da linha do Equador. Existe a situação do “Parceiro Global” como a Colômbia, este sim um parceiro da OTAN que não precisa estar acima do Trópico de Câncer. Um degrau acima do anunciado agora pelo Brasil. E existe esta situação atual do Brasil que como o próprio nome diz é Extra OTAN, o próprio editor ajudou na confusão ao colocar o símbolo da OTAN na matéria que não tem nada a ver com a OTAN, é um reconhecimento único dos… Read more »

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Então EUA e França devem ficar fora da aliança?

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel
PCST27
Visitante
PCST27

Isso tudo reverbera um novo contexto com mudanças nas estratégias até então adotadas.