Home Noticiário Internacional EUA acionam acordo que permite intervenção militar na Venezuela

EUA acionam acordo que permite intervenção militar na Venezuela

12096
186
Soldado venezuelano dispara um míssil antiaéreo Igla montado sobre um blindado

Para ativação do tratado herdado da Guerra Fria e assinado no Rio de Janeiro é preciso a aprovação dos 19 países participantes

Os Estados Unidos invocaram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) diante de exercícios militares “belicosos” por parte do governo venezuelano de Nicolás Maduro na fronteira com a Colômbia, e depois de uma convocação da OEA a seus chanceleres.

O TIAR é um texto herdado da Guerra Fria e assinado em 1947 no Rio de Janeiro, que prevê de maneira comparável ao artigo 5 do tratado fundador da OTAN uma assistência mútua em caso de ataque militar lançado do exterior contra uma das partes do acordo.

“Recentes movimentos belicosos de mobilização na fronteira com a Colômbia por parte de militares venezuelanos, assim como a presença de grupos ilegais armados e organizações terroristas no território venezuelano demonstram que Nicolás Maduro não é apenas uma ameaça ao povo venezuelano, suas ações também ameaçam a paz e a segurança dos vizinhos da Venezuela”, afirmou em um comunicado o secretário de Estado, Mike Pompeo, ao ativar o TIAR.

Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira de 2.200 quilômetros, onde Maduro ordenou exercícios militares até 28 de setembro com a mobilização de 150.000 agentes e um sistema de mísseis ante supostas ameaças de Bogotá em um cenário de tensão entre os países, que em fevereiro romperam as relações.

O governo do presidente colombiano Iván Duque nega qualquer plano contra a Venezuela e pediu “serenidade” diante da escalada de tensões.

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, solicitou a invocação do TIAR, revelou Pompeo em um comunicado, que foi publicado no Twitter pelo presidente Donald Trump na madrugada desta quinta-feira.

“Influência desestabilizadora”
Pompeo disse que a invocação do TIAR é “o reconhecimento da cada vez mais desestabilizadora influência” do governo de Maduro na região.

“As políticas econômicas catastróficas e a repressão política continuam alimentando uma crise de refugiados sem precedentes, esgotando a capacidade dos governos para responder”.

De acordo com a ONU, 3,6 milhões de venezuelanos abandonaram o país desde 2016 em consequência da grave crise econômica.

“Esperamos mais discussões de alto nível com os integrantes do TIAR para abordar coletivamente a urgente crise dentro da Venezuela, que se espalha por suas fronteiras, e considerar opções econômicas e políticas multilaterais”, destacou o secretário de Estado.

Segundo o TIAR, também conhecido como Tratado do Rio por sua adoção nesta cidade em 1947, os países membros podem optar por medidas que vão da ruptura das relações diplomáticas ao emprego da força armada

Na quarta-feira, uma sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou os chanceleres dos 19 países do TIAR para uma reunião na segunda quinzena de setembro com o objetivo de abordar o “impacto desestabilizador” da crise na Venezuela, que representa “uma clara ameaça à paz e à segurança no continente”, de acordo com a resolução.

FONTE: Exame/AFP

186
Deixe um comentário

avatar
38 Comment threads
148 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
81 Comment authors
Diogo Luiz BizattojoãoAlexandre EstevesFlankerEdimar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
M.@.K
Visitante
M.@.K

Esse TIAR não foi o mesmo que a Argentina tentou invocar em 82?

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

Argentina não foi atacada. Invadiu território sob posse e jurisdição britânica, que realização operação militar para retomada.

observador
Visitante
observador

E lembrando que a Argentina foi quem atacou primeiro, e atacou um membro da OTAN; e o artigo da OTAN de defesa mutua não foi acionado também.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

E a Venezuela foi atacada por quem mesmo?

Edimar
Visitante
Edimar

Acho que não interpretou corretamente, com base nos exercicios e presença militar da Venezuela em fronteira coma Colombia que é parte do tratado;

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Posse e propriedade são conceitos diferentes. A Inglaterra tomou as Malvinas em 1832 e desde aquele tempo a Argentina peleja pela recuperação de seu território, portanto, na verdade quem primeiro atacou foi a Inglaterra.

Diogo Luiz Bizatto
Visitante
Diogo Luiz Bizatto

Não deve inclusive uma espécie de “votação” sobre isso na ilha?
Você prefere ser argentino ou inglês? kkkkk que dúvida cruel….

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/malvinas-aprovam-dominio-britanico.html

Matheus
Visitante
Matheus

Se trata de um acordo de defesa, mas apenas se o país americano for atacado primeiro. A Argentina invadiu as Falklands e a Inglaterra (falando em termos legais) apenas reagiu a uma agressão. O tratado não se aplicava naquele caso

jerominho do alemão
Visitante
jerominho do alemão

se fosse ao contrário, o tratado tb não serviria de nada, pq os EUA jamais se oporiam ao RU.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Pois é, más ai no caso quem atacou a Venezuela para o artigo ser usado?

Matheus
Visitante
Matheus

No caso não houve ataque, mas há uma ameaça. O tratado é de defesa, a Venezuela ta ameaçando a Colômbia, além de que a ditadura comunista de Maduro desencadeou uma grande crise de refugiados na América do Sul, isso já basta para convocar uma intervenção militar na Venezuela. Mas não vamos ser crianças, tem jogo de interesse politico nisso. Recomendo vocês procurarem ler o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca pra poder entender direito as coisas e não se influenciarem pelos outros.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Invocaria em caso de ataque ingles no continente. Este inclusive foi o motivo de os ingleses evitarem

Augusto L
Visitante
Augusto L

Invocaria mas não adiantaria em nada, no meu ver o Brasil tinha é que ter deixado os argentinos se lascarem mesmo não ganhamos em nada ao apoiar-los mesmo quê minimamente.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Fia te na virgem colombelli… Sim sim, EUA vs UK

Erikson
Visitante
Erikson

Também se tivessem atacado o continente, e os argies invocado o TIAR, o que mudaria na ordem das batatas na maionese? Eu acho que nada. Só acarretaria mais blá blá blá diplomático, e o resultado seria o mesmo.

Dodo
Visitante
Dodo

Exatamente colombelli, tanto foi assim que não ouve 1 ataque ssequer a território continental argentino

Salim
Visitante
Salim

Os ingleses quase se atrapalharam nas malvinas,, se atacassem continente náo teriam meios e os EUA teriam retirado apoio a eles como Colombeli citou acima. Se os argentinos tivessem preparo tomariam pau. Se tivesse 3 duzias exocet, míssil ar/ar e submarinista que soubessem lançar torpedos a Inglaterra ficava a pê.

Dodo
Visitante
Dodo

Sim, e aparentemente, alem de incompetentes em ambito miliyar, tbm não deviam entender muito de direito internacional público já que o tratado do Rio é mto claro em estabelecer que este só pode ser ativado caso uma das altas partes contratantes seja agredida, e não a agressora. Igual a Otan, se um país da otan ataca uma nação sem razão embasada no direito internacional(legitima defesa, etc..) não está cuberta pelo artigo 5 da carta.

Erimson
Visitante
Erimson

Esses tratados na hora do “vamos ver”, não servem pra muita coisa, a regra é, sempre os mais fortes fazem o que querem.

Space jockey
Visitante
Space jockey

A regra ta certo, mas no caso da Argentina eles quem invadiram terra dos outros.

Mgtow
Visitante
Mgtow

Terrados outros não. Malvinas são argentinas.
Se vc é defensor de piratas europeus em seu proprio continente, aí é outro papo.

Fernando
Visitante
Fernando

No caso da América é os EUA.

Fabio Jeffer
Visitante
Fabio Jeffer

Eu acho que demorou pro Maduro pegar o boné e vazar e deixar a Venezuela voltar a ser um país digno para seus habitantes que ha tanto sofrem, mas também to achando que esse tal de Guaidó ta louquinho pra tomar o poder, faz qualquer coisa e toma todos os tipos de decisão e tudo quanto é tipo de atitude todas das mais variadas pra chegar lá

Minuteman
Visitante
Minuteman

Guaidó já disse que vai convocar eleições democráticas com observadores internacionais, logo que o ditador cair. Se ele vencer, será pelo voto.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Guaidó foi filmado em uma festa confraternizando com narcotraficantes colombianos do Grupo Rastrojos.
Esse Guaídó já era. É bola fora.
Um dos motivos da demissão de John Bolton foi justamente apostar todas as fichas americanas em um bandido. Trump não gostou.
Foi tarde.

colombelli
Visitante
colombelli

confraternizar e ter dipalogl cabuloso com o crime a gente sabe bem quem é perito.

Manuel Souza
Visitante
Manuel Souza

Quem emprega milicianos ou o sapo barbudo? Esclareça aí pra nós.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

‘confraternizar e ter dipalogl cabuloso com o crime a gente sabe bem quem é perito.’

Sim.
Ainda mais quando é gravado no Telegram, né?

colombelli
Visitante
colombelli

as vazadas no site daquele cujo marido movimentou o dobro do queiroz em movimentações suspeitas e que curiosamente assumiu a vaga do Willys? jura que voce acredita.
Olha so, o PCC afirmando um diálogo cabuloso com o pt esta gravado pela PF com autorização judicial, e pode ser periciado.
Pede pros teus amigos apresentarem os “audios do Moro” estamos esperando ainda.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

E o Maduro é honesto e democrático…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Guaidó em uma festa financiada por traficantes para arrecadar ajuda aos venezuelanos.
Acredite, pois é verdade.
Afinal, na Colômbia tudo gira em torno de drogas.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/12/internacional/1568322473_115146.html

colombelli
Visitante
colombelli

informação de quem? do governo Maduro. Sem mais meretissimo.

joão
Visitante
joão

Colombelli,
Aprenda, por gentileza, a tratar melhor a língua da nossa pátria.

O correto é “meritíssimo”.

Sem mais.

Colombelli
Visitante
Colombelli

O cerco se fecha. Vai cair facil facil em 3 dias de ação. Nem tropas em terra precisaria. So pra registro as duas ditaduras da america são expressamenre apoiadas pelo pt e seus puxadinhos. Depois se fazem de defensores da democracia e acusam um governo eleito com 57 milhões de votos de tirano e antidemocratico. Cinismo inigualavel.

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

só um adendo são 3 ditaduras apoiadas pelo pt nicaragua,cuba e venezuela.

Negrão
Visitante
Negrão

4, ainda tem a Bolívia.

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

verdade tinha me esquecido da bolivia!

Munhoz
Visitante
Munhoz

Difícil um ataque terrestre neste caso, pois é uma região de floresta densa em algumas áreas, além do que o exército da Venezuela junto à essas milícias populares é relativamente grande, os EUA teriam que deslocar uma força de uns 100 mil homens, para enfrentar uma grande guerrilha que iria se acantonar em varios pontos, desde favelas, em centros urbanos e em densas florestas, com abundância de recursos naturais, o custo operacional e o risco seria enorme num possível atoleiro ainda maior que o Iraque! No meu ponto de vista o que pode ocorrer é um ataque aéreo contra centros… Read more »

smichtt
Visitante
smichtt

Exato. Os bandoleiros daqui herdaram a lógica bolchevique, onde o poder tem que ser conquistado e mantido a qualquer preço. E retomado a qualquer preço ainda mais.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Pronto, lá vem os “terroristas” mundiais trazer guerra, destruição e morte a um continente que não tem essa cultura.
No mínimo espero que não sejamos bobos de participar dessa atrocidade.
Se querem maduro fora, que passam por outros meios que já conhecem bem.
Os Americano s sabem muito bem depor e manipular governos, fazem isso há anos.
Fora Yankees, não queremos morte e destruição na América do sul!

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Foxtrot,

Tarde demais. Vem chumbo grôsso pela frente. Made in the USA.

Let’s rock.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Infelizmente caro Tadeu!

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Os EUA não farão nada. A não ser que o Idiota do Maduro se lance ao ataque, o povo Venezuelano é que acabará com esse despota de merda que governa a Venezuela.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

guerra aqui só não é declarada mas já existe, Vide Colômbia e Brasil, destruição também tem, morte tem demais.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Só se for guerra contra à dengue e o tráfico de drogas. Na Colômbia tráfico e governo já viraram unha e carne, no Brasil está muito perto disso, esses políticos e funças estatais que não querem admitir.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Pois é né Foxtrot, deixa o Maduro continuar matando seu povo de fome, doenças, execuções por meio de sua guarda bolivariana(o MST, MTST deles ), exportando pessoas desesperadas pros países vizinhos(já passou de 3,6 milhões de venezuelanos refugiados América do Sul afora) e junto a estas pessoas ,devido a falta de vacinas e tal, o cara exporta doenças para os países vizinhos aumentando a demanda nos hospitais por diversos motivos. Pessoas de má índole tbm migram e levam problemas pras nações amigas q têm q se virar pra sustentar,tratar e manter os refugiados ao custo da qualidade de vida de… Read more »

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

O TIAR foi ignorado pelos Estados Unidos no entrevero da lagosta entre o brasil e uma potencia estrangeira. No caso, a França que havia mandado para nossas águas territoriais navios de guerra.

Diego
Visitante
Diego

Na guerra da lagosta não foi disparado um único tiro, resolveu na diplomacia.
Não tinha pq os EUA ou outro país aderir a uma guerra contra a França, agora se Jânio prosseguisse no plano de invadir a Guiana Francesa e fossemos invadidos pela França, já não sei se iriam aderir.

Alexandre Esteves
Visitante
Alexandre Esteves

O Brasil invocou o TIAR naquela época? Desconheço.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Com toda a certeza o Brasil fará a sua parte para expulsar o ditador bolivariano.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Acho que vai ter gente aqui se preocupando mais em se segurar na cadeira.
Macri foi o primeiro.
Depois, vem o resto.

Space jockey
Visitante
Space jockey

E os pastéis de vento do Verdewaldo como andam ? E a rachadinha do marido dele ?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Sei lá. Pergunte ao Moro, visto que, do jeito que as coisas estão, logo ele estará vendendo na rua para poder sobreviver.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Se tem coisa que o verdevaldo e marido não gostam é de rachadinha.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pouco importa, porque do jeito que as coisas vão, vai ter gente fazendo ‘meinha’ na prisão.
Além disso, cuidado ao falar de ‘rachadinha’.
No Rio pode dar muito problema.
Principalmente se for na ALERJ

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Principalmente para o pessoal do PT…

Mas só lembram do Flávio Bolsonaro.

colombelli
Visitante
colombelli

e a assessora do presidente que é do PT movimentou 26 vezes mais que o queiroz.

Flanker
Visitante
Flanker

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..boa, Rodrigo!

Colombelli
Visitante
Colombelli

2022 teras o prazer de ver reeleito Bolsonaro. Este é o resto que vos aguarda. E Moro de vice. Ja passou da hora de voces zarparem pra venezuela ou cuba.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O Macri falou a mesma coisa.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Kings, conta sua preferencia politica. Quem você quer que Governe o Brasil no próximo mandato. Estou curioso.

Já lhe adianto que não suporto ou apoio incompetentes (atuais governantes) e nem os ladrões contumazes que destruíram o Brasil (que foram sucedidos pelos incompetentes).

Conta aí para mim. Estou curioso, pois Você profetiza um futuro de mudança de glórias e crescimento. Mata essa curiosidade minha.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Está difícil, mas um sujeito excelente seria o Governador Flávio Dino.
Teria o meu voto na certa.
Extremamente competente e com excelente formação moral e profissional.

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

Moral? O cara foi condenado e ficou inelegível por 8 anos… em 2009… e confessou! …kkk vc é uma piada!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Como dito anteriormente, tribunal até tráfico e milícia têm.
Depende do gosto do freguês.
Vc não está acompanhando os últimos acontecimentos?

colombelli
Visitante
colombelli

e voces tem um diálogo cabuloso com este povo ai, devem saber bem

Flanker
Visitante
Flanker

Bem tipico de indivíduos da tua ideologia…..democracia, judiciário, leis…..sào todas coisas boas e maravilhosas, desde que sejam para os outros…..se forem usadas contra vocês, não tem valor, são viciadas ou corrompidas….bem típico!

Zeca
Visitante
Zeca

Essa é a moral do PT.

colombelli
Visitante
colombelli

é do nivel de voces antônio. Retrato do atraso do maranhão. vai fundo

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

E o Maranhão é um paraíso..

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Flávio Dino? É xings, você realmente não é um cara para se levar a sério. Mas pelo menos é coerente com seus posicionamentos de extrema esquerda.

Ricardo, aproveitando que fez a pergunta ao Xings, e você? Hoje, quem vê como um bom candidato?

Vejo que precisamos, urgentemente, nos livrar dessa dualismo entre Bolsonarismo x petismo. O petismo morreu de podre, serve apenas para espernear. E o Bolsonarismo é tão extremista quanto.

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

Credo, por essa eu não esperava.

colombelli
Visitante
colombelli

Bolsonaro não é macri e Brasil não é argentina e nem todos são como voces. E olha só, a boca de botox de voces na argentina esta a perigo. Não cantem vitória antes do resultado como ja fizeram. Já apanharam aqui e vão apanhar de novo

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Macri é péssimo em todos os sentidos, mas não faça uma comparação dessas.
Isso ele não merece.

colombelli
Visitante
colombelli

boa é a boca de botox que quebrou a argentina igual os parças dela daqui né. Até na condição de ré é igual

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Colombelli, a boca de botox pode não ganhar. Mas é preocupante que ela tenha voltado a ter chances. Destruíram a Argentina. Saíram escorraçados, mas foram ressuscitados pelo governo atual. Tenho muito receio de o nosso governo conseguir a proeza de ressuscitar a esquerda no Brasil. Ainda mais com esse desmonte da lava jato que está acontecendo pelo legislativo, judiciário e alguns atores do executivo. Se as coisas continuarem como estão e o presidiário conseguir sair do xadrez, pode ser que consigam construir a imagem de algum candidato de esquerda nos próximos 03 anos.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Perfeito…

Só de levarem a sério já é um problema

Blind Mans Bluff
Visitante
Blind Mans Bluff

Melhor Cuba ou Bolivia visto q logo mais o tirano cai de maduro.

Space jockey
Visitante
Space jockey

Moro presidente Dallagnol vice

JPC3
Visitante
JPC3

Até lá o Ladrad já vai ter umas dez condenações por corrupção.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Moro, se tudo der certo, vai conseguir a vaga no STF. Lá é o lugar dele. Tentar barrar a metade de pilantras que estão lá hoje.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Já vão tarde.

Socialismo nunca mais.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Colombelli, costumo concordar com o que comenta. Mas como concordar sempre não é saudável, fica a pergunta…não era o Bolsonaro que era terminantemente contra a reeleição no Brasil? Não te incomoda pensar em votar em alguém que se dizia totalmente contra essa possibilidade de se lançar como candidato?

colombelli
Visitante
colombelli

Felipe segundo palavras do próprio ” se tiver uma reforma ampla que suprima a reeleição eu apoio, mas se estiver valendo vou ver”. Pra mim ja ter ido contra e falado isso é um avanço. O mal não está na reeleição, até porque o poste ia governar de dentro da cadeia por procuração. O mal está no aparelhamento pra se perpetuar no poder.

Zeca
Visitante
Zeca

Não sei, não. O “casamento” entre Bolsonaro e Moro parece ainda durar só por causa dos filhos. Depois que a PF bateu à porta da sua família, o presidente parece ter passado pro lado de lá. Na verdade, Bolsonaro e PT agora são aliados na luta contra a Lava-Jato. Se continuar assim, o Bolsonaro perde muito do apoio popular que tinha. Quem ganha com isso é os caros de PODEMOS, que caminham para tornarem-se o “partido da Lava-Jato”.

colombelli
Visitante
colombelli

Zeca ela não pode salvar o filho assim como a Dilma não salvou o Lula. O problema é o STF. ou a banda maligna lá. Mas certamente ele se queima muito defendendo o filho embora ja tenha dito que se ele dever vai pagar.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Não, acredito que quando muito enviaríamos missões de Paz como a que enviamos para o Haiti. O trabalho de limpeza será feito por quem tem experiencia na área.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Pior Ricardo, que acho que essa vai ser a parte mais complicada. Num eventual ataque dos EUA, as forças convencionais da Venezuela duram o que? Uma semana? Em um dia, energia, água e o pouco de indústria que ainda funciona lá, entram em colapso.

Mas sem colocar o coturno em terra venezuelana, o ditador não entrega o chapéu não. E aí entra a complicação. As milícias e militares num combate assimétrico.

Sidy
Visitante
Sidy

Os americanos não precisam de nós ou da Colômbia para a opção de uso da força. Precisam apenas de apoio logístico e político, para que as coisas fiquem mais fáceis. Portanto, invadir a Venezuela ou qualquer outra opção militar será tomada unicamente pelos EUA. No máximo, informarão aos aliados o que vai acontecer.
Do lado de russos e chineses, haverá choro e ranger de dentes, mas não passará disto. E quem pagará esta conta será o povo venezuelano, como sempre acontece.
Nada de novo no front.

colombelli
Visitante
colombelli

ação dos EUa se acontecesse nem ia ter tropas em terra e nem ia precisar de apoio de qualquer tipo de ninguem. Misseis, dezenas ou centenas no lugar certo e gema over pro Maduro.

Fernando
Visitante
Fernando

“Guerra? Tô fora. Pego meu para-fal e vou embora.”
– Pujol, Edson Leal.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

A única ajuda que o Brasil deve prestar é humanitária às vítimas civis de confrontos, o resto que se dane. Quem quiser derrubar Maduro do poder que vá lá lutar contra, e com dinheiro de seu próprio bolso.

Matheus
Visitante
Matheus

Eu acho incrivel como tem gente que apoia essa intervenção.
É facil falar no conforto de casa na região Sul/Sudeste, enquanto o pessoal do Norte é que vai receber o grosso de imigrantes e quem sabe até conflitos de rebeldes bolivarianos dentro de nosso território.

Deixe o Maduro cair sozinho.

Caio
Visitante
Caio

Sem entrar no mérito de apoiar ou não uma intervenção, o Maduro já provou que não cai sozinho. Ele vai sair quando quiser mesmo, eu acho que em 2025 quando terminar esse mandato, deixando alguém igual no lugar.

Blind Mans Bluff
Visitante
Blind Mans Bluff

Igual o Chavez ele soh sai morto.

Caio
Visitante
Caio

Mais ou menos. Acho que ele percebe o desgaste enorme do governo dele, somando mais esse episódio e outros que ainda vão aparecer. Eu creio que ele vai, por decisão própria escolher sair (pode ser em 2025) e deixar alguém no lugar (aquele negócio de manipular eleições, etc). É na minha opinião a coisa mais provável a acontecer.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Não vai acontecer mas ao menos resolveria de uma vez e rapidamente. Melhor que uma sangria lenta. Quanto mais os refugiados ficarem pior é pra voltarem depois.

Caio
Visitante
Caio

O problema é que não se sabe quanto tempo demoraria. Nada garante que seria rapidamente.

colombelli
Visitante
colombelli

Caio Maduro esta por um fio lá dentro. Maior sinal disso é a fanfarronice de querer dizer que a Colômbia o esta ameaçando

Caio
Visitante
Caio

Espero que você esteja certo colombelli. O que eu sei é que ele é muito bem apoiado pelos militares e isso o seguraria lá, mas o que você afirmou da “fanfarronice” faz sentido. Porém isso já ocorreu ha pouco tempo quando ele inventou de reclamar o território da guiana.

Salim
Visitante
Salim

Já fez isto antes ate a queda do su30, dai ficou quieto, agora voltou a carga. Os mílicos venezuelanos estão igual milicianos rio e guarda revolucionaria Irã, faturando aos tubos, por isso náo cai tão fácil.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Matheus, imigrantes “o grosso deles ” como vc mencionou, o pessoal do Norte já está recebendo e pode piorar mais se não se resolver esta tragédia bolivariana. Maduro já mostrou q não vai largar o osso mesmo matando seu povo como vem fazendo e ,na boa, os EUA estão até sendo polidos demais por estarem indo no passo a passo, outros presidentes norte americanos já teriam acabado com isso na tora, sozinhos e sem conversar demais.

RENAN
Visitante
RENAN

Reflexo da possível instalação de base militar russa.
Certamente está é a resposta norte americana para a Rússia.

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

Eu acho que não vai dar em nada

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Eu acho que não vai dar em nada (2).

JPC3
Visitante
JPC3

Acho que só antoniokings ainda não viu que a venezuela fracassou e não tem o mínimo sinal de recuperação.

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Eu acho que não vai dar em nada (5). Mas um ponto positivo seria ver os f-35 estrearem em combates ar-ar e ar-solo, acabando com os su-30 e S-300 e depois ver os malabarismos retóricos do AK para explicar o fracasso.

Caio
Visitante
Caio

Ar-solo eles já estrearam, não?

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Sim, é verdade, Caio.

Caio
Visitante
Caio

Nesse caso, considerando como provável que os f35 explodiriam os su-30 no chão, ainda não haveria estreia no ar-ar rsrs. Considerando, é claro, um cenário improvável de conflito.

Caio
Visitante
Caio

3

Kommander
Visitante

4

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

10

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Eu espero que tenha algum país de bom senso que negue o acionamento deste dispositivo… Já que o Brasil com esse governo subserviente é bem provável que siga os EUA.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Se for por sua definição, os 11 países que já invocaram o tratado junto dos EUA, são “subservientes” aos americanos.

Troca o disco.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Troco quando ver você Minuteman chorando quando chorando um parente seu morrendo numa guerra que foi invocada nem pelo seu país e nem por ter invadido seu território. Tudo porque um venezuelano junto aos EUA invocaram esse dispositivo. Vejo um monte de gente que nem um mínimo de bom senso achando uma boa intervir de maneira bélica na Venezuela. Ponha uma coisa na cabeça: A guerra não é nossa. Já temos problemas demais no nosso país. Parem de buscar mais problemas, Pelo Amor de Deus!

Pedro
Visitante
Pedro

Acho que não. O Brasil já deixou bem claro que não apoia uma intervenção militar na venezuela, apesar de também não apoiar o governo de maduro.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Calma Luiz Trindade.
Águas turvas e revoltas estão se aproximando.
Tanto do Brasil quanto dos EUA.
Dentro em breve, intervenção na Venezuela será a última coisa que estarão pensando.

JPC3
Visitante
JPC3

Sendo que nos EUA os democratas vão continuar atrapalhando os interesses da Rússia e da Venezuela.

Dos dois jeitos você perde, kings

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pelo que eu li ontem, os Democratas estão mais preocupados preparando o impeachment do Trump.

JPC3
Visitante
JPC3

E depois do Trump?

Espera a turma da Hilary chegar para ver o que acontece com o Maduro e o Assad.

Melhor o Trump que sempre quis tirar os EUA das guerras e infelizmente não pode.

Flanker
Visitante
Flanker

Pois é, JPC3! Até agora, comparando Trump com Obama, O primeiro, apesar de falastrão, não colocou os EUA em nenhuma guerra ou conflito….ao contrário do “Obama paz e amor”, com discurso democrático, plural, pelas minorias, etc….

JPC3
Visitante
JPC3

Não se esqueça que foram os democratas que destruíram a Síria e Líbia.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Subserviente seria tipo…. governo que toma passa fora de bolivia, paraguai e equador? Isso me lembra algo. A gente viu bem quem era subserviente financiando os ditadores amigos.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Subserviente tipo abrir o mercado brasileiro ao etanol americano sem contrapartidas.
Trump gostou muito e afirmou: ‘Agora nossas pequenas destilarias poderão sobreviver’.

colombelli
Visitante
colombelli

olha nada nada irá igualar aos tocos que voces fizeram o Brasil tomar de bolivia, paraguai equador. O exemplo de que voces gostam de lamber botas e apanhar é voce mesmo

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Os bolivianos fizeram o que tinham de fazer. Pegar de volta o que era deles.
O que está no subsolo pertence a seu povo.
É assim no Mundo inteiro.
Só aqui, com um Governo entreguista, que querem desnacionalizar tudo.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

A Refinaria era subterrãnea ? Esta eu não sabia…

Quem n sabe fazer contrato, que se f….

colombelli
Visitante
colombelli

achas mesmo antônio? Muda pra lá então. Olha que a Bolibia ainda é melhor que venezuela ou cuba. Ao menos tem papel higiênico e carros com menos de 60 anos.

Wagner
Visitante
Wagner

Teve contra partida sim, liberou o etanol deles aqui e nosso açucar lá.

Filipe Prestes
Visitante
Filipe Prestes

Não entendi a posição do Peru em se abster. No entanto as abstenções de Costa Rica, Panamá, Trinidad e Tobago e Uruguai já eram esperadas.

André
Visitante
André

Não vai dar em nada mesma novela de sempre, o governo Trump não tem característica ofensiva ele já mostrou isso com a Coréia do Norte e Irã, isso é blefe.
No máximo pode acontecer um conflito na fronteira com a Colombia e nã passa dali até porque na minha opinião a Colombia sozinha não tem poder para chegar até Caracas.

ghutoz
Visitante
ghutoz

Esse TIAR não foi mesmo que o Brasil invocou na Guerra da Lagosta?

Thiago LBS
Visitante
Thiago LBS

Boa noite, o tratado é o mesmo. Mas pelo que li a respeito o Brasil não acionou o TIAR na ocasião da guerra da lagosta, contudo devido a uma solicitação do governo americano questionando a utilização pelo Brasil de navios que haviam sido cedidos/repassados contra um Aliado da OTAN, o que segundo as cláusulas da cessão destes navios não seria permitido, o Brasil os informou que neste caso o acordo do TIAR precedia a criação da OTAN e que se ocorresse algum confronto poderia acioná-lo. Afinal, a América para os americanos. Jogo de cena, com a guerra fria correndo solta,… Read more »

Kommander
Visitante

Eu acho incrível esses doentes que não vão pro front e ficam torcendo por uma guerra. Aliás, a maioria aqui tá cagando e andando pra Venezuela, só fingem que se importam pra ficar bajulando uma intervenção dos EUA.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Perfeito!!!!!!!

JPC3
Visitante
JPC3

Sendo que todos os seus comentários defendem a destruição dos EUA e de Israel…..
´
É o que mais faz comentários de ódio aqui, todo mundo está vendo.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Não defendo a destruição de ninguém.
Para os EUA defendo que pare de interferir nos outros países e coopere mais com outras naçõee em termos igualitários.
Para Israel defendo que os árabes expulsos voltem para seus territórios e que tenham um governo imparcial, escolhido na base de uma pessoa, um voto.
Se os árabes ganharem as eleições, que seja.
Estou pedindo muito?

JPC3
Visitante
JPC3

Sem ofensa Kings, mas parece muito que você quer a destruição de alguns países ocidentais.

Sua critica aos EUA é justa,porém, no caso de países como Rússia e China parece defender o oposto.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vou te positivar por uma certa coerência em seu comentário e pela sua cordialidade.

MGNVS
Visitante
MGNVS

JPC3
Dessa vez o raciociio do Kings nao esta de todo errado nao, so nao concordo com a parte de Israel e os arabes mas ja respondi pra ele em outro comentario.

MGNVS
Visitante
MGNVS

“Não defendo a destruição de ninguém. Para os EUA defendo que pare de interferir nos outros países e coopere mais com outras naçõee em termos igualitários. Para Israel defendo que os árabes expulsos voltem para seus territórios e que tenham um governo imparcial, escolhido na base de uma pessoa, um voto. Se os árabes ganharem as eleições, que seja.” Antoniokings Dessa vez eu sou obrigado a concordar em partes com vc. O EUA realmente poderiam ser um país muito melhor e muito mais bem aceito por todas as outras nacoes se nao fossem os “falcões de Washington” com essa politica… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

MGNVS
Levou um positivo!

Kommander
Visitante

Tá falando de mim? Acho melhor fechar a boca e parar de falar besteira. Leia meus posts anteriores antes de sair espalhando fake news por aí.

JPC3
Visitante
JPC3

Perdão, amigo.

Estava respondendo ao Kings, foi no comentário dele.

Pessoalmente, gosto dos seus cometários mesmo tendo ponto de vista diferente do meu algumas vezes.

Um abraço

Kommander
Visitante

Desculpe o tom grosseiro, achei que o comentário era dicerionado a mim.
Abraços

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Voce precisa prestar atenção. A maioria aqui espera que não ocorra guerra alguma.

Space jockey
Visitante
Space jockey

Não concordo com intervenção, mas esse palhaço desse maduro já deu no saco, ta na hora daquele povo criar juízo e por alguem legítimo lá, um levante militar para depor a cupula sei lá.

Kommander
Visitante

Faço das suas as minhas palavras.

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

infelizmente isso é quase impossivel: Os marxistas mais uma vez desarmaram a população, criaram uma grande força paramilitar de pelegos e compraram os militares a preço de ouro (ou de coca).

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Já disse e repito esse Maduro é no minimo um cidadão inculto, incapaz de entender que a historia é cíclica. Podia muito bem sair de fininho num processo negociado em uma anistia geral e irrestrita na Venezuela e curtir os BILHOES de dolares que roubou de seu povo… mas não… irá ter uma “ideia brilhante” de criar um inimigo comum a todo o povo Venezuelano – esse inimigo seria a Colombia – a fim de catalizar as massas em um objetivo comum que seria a defesa da Patria Bolivariana… tudo isso teria resultados mais do que esperados, mais ou menos… Read more »

Kommander
Visitante

Ele dificilmente vai sair enquanto estiver sendo financiado por Russia e China.

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Será um total desastre para a região…o país será destruído e o povo exterminado…e o governo chavista não só não cairá como ainda conseguira todas as justificativas que precisa para oficializar e estabelecer de vez um regime marxista no país…o objetivo por trás de tudo isto é transformar a região num Oriente Médio..

Fernando
Visitante
Fernando

Se o Maduro quiser sair do poder de vez é só ele atacar a Colômbia.

Rene Reis
Visitante
Rene Reis

Achei que esse tratado foi firmado visando uma agressão vindo de fora das Américas ,a Venezuela não faz parte do tratado?

Marcos
Visitante
Marcos

A Venezuela não faz parte do tratado. A oposição colocou ela novamente no tratado. Se o Maduro, que não é reconhecido por boa parte dos países do TIAR, atacar a Colômbia ou o Brasil, vai ter que enfrentar 12 países.

Da mesma forma que a oposição agora pode convocar auxílio militar já que o Maduro não é considerado “presidente” e sim um usurpador.

Madmax
Visitante
Madmax

Eita pau, é verdade o TIAR foi ativado. É o mais próximo da guerra que o Brasil chegou.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Você nunca deu uma paginada em algum livro da história do Brasil né?

Andrade
Visitante
Andrade

Posso estar errado, mas sinto mais um país sendo dividido em dois.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Depois de ler a matéria “Venezuela inicia exercícios militares na fronteira com a Colômbia” percebi que os exercícios ocorreram sem o disparo de um único tiro. Depois de ler os comentários desta matéria só pude concluir que O ditador maduro se encontra às portas de Bogotá, com um contingente gigantesco a caminho. Se tem uma coisa que o acionamento do TIAR nos ensinará é que o importante não é a letra fria do que está escrito, mas a capacidade que um ou outro país terá de fazer valer o acordo conforme seus interesses. E o discursos conspiratórios anticomunistas continua fazendo… Read more »

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Que medo deste exército bolivariano da Venezuela.

comment image:large

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Fuerza de Operaciones Especiales de latrina.

Pátria, Socialismo o muerte. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Idiots

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Esse fuzil ainda atira, no calor do momento e um pouco de treinamento, a adrenalina faz todo mundo ganhar força, coragem e até raciocinar melhor. Se o alvo americano for atingido, este vai voltar para casa chorando para encher a mente de MDMA.

100nick-Elâ
Visitante
100nick-Elâ

Se você fosse inteligente, deveria ter medo da Rússia. Aquela que venceu os EUA na Síria, recentemente. Está ligado?

JAC
Visitante
JAC

Eu não concordo com o regime do Maduro e o que os venezuelanos passam, tendo que sair do país e procurar uma vida nova longe de sua pátria. Mas ridicularizar as pessoas que ainda vivem na Venezuela não vai levar a nada. Quem dera se no Brasil, idosos(as), jovens, mulheres se juntassem e literalmente pegassem em armas para mudar o rumo do país sem um viés ideológico ou pernicioso. Foram pessoas como da foto que lutaram guerras no Vietnã, Afeganistão e muitos outros conflitos no passado, que levaram a vitória contra adversários muito mais poderosos. Obviamente espero que o venezuelano… Read more »

carcara_br
Visitante
carcara_br

alguém da um abraço e uma agulha de crochê pra essa senhora, muito simpática, o fuzil não combina em nada….

MGNVS
Visitante
MGNVS

Antunes Se essa “senhora” estiver camuflada no meio da floresta densa e tendo mesmo que seja apenas um fuzil antigo da epoca da 2° guerra ainda assim ela faz um estrago danado. O ruim das milicias é que elas armam todo tipo de gente para atacar de emboscada, elas nao vao bater de frente com o exercito americano. Veja no youtube alguns videos de emboscadas dos talebans contra as tropas americanas e sovieticas nas guerras do Afeganisthan, sao cenas horrorosas. E um video 2 soldados americanos ja caem mortos na hora ao receberem uma rajada de AK47 e em outro… Read more »

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Ela vai chegar no meio da floresta de bengala ou de cadeira de rodas?
50% do contigente não tem a mínima condição de combate.
Será um passeio dos americanos e colombianos.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

kkkkkkkk uma hora esses chavistas acham o que procuram ☠

colombelli
Visitante
colombelli

esta foto diz tudo sobre Maduro. Me digam é ou não é fim de carreira?

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Não será igual o Iraque em 2003, será mais fácil pois a própria população tá m…. e não gostam do governo, no máximo morreram soldados fieis ao regime, ninguém é doido de colocar o seu na reta por um lixo como o Maduro, só tá com ele quem ganha algo.

PauloOsk
Visitante
PauloOsk

Qual seria a postura do Brasil num eventual ataque Venezuelano contra a Colombia?

Zeca
Visitante
Zeca

Uma guerra midiática interna pra decidir quem domina a narrativa, primeiramente. Parlamentares pedindo propina, digo, emendas, pra decidir se a nossa economia aguenta ou não uma participação direta. E, por fim, nossa percepção de que o Maduro já teve a bunda chutada durante esse meio tempo e nós não precisaremos fazer nada.

colombelli
Visitante
colombelli

reforçar nossa fronteira e aderir a medidas diplomáticas maciças contra o agressor

XFF
Visitante
XFF

Não vai acontecer nada. Isso é meme…

Diogo de Araujo
Visitante

Será que a Venezuela vai ser a bola da vez para ser destruída e humilhada? Assim como Iraque, Afeganistão, etc…. Pq chance de deter qualquer ataque q seja, até de drones é zero, com meia dúzia de S-300 e Suckatas 30…. O certo seria o Maduro pensar um mínimo no povo dele pegar o boné e sair.. Quanto ao ataque americano a regra é simples, será que eles fariam isso com China e Rússia? Fazem com Venezuela (pq não Brasil :)) pq é um país fraco, infelizmente

Furagelo
Visitante
Furagelo

Temos que fechar com EUA pela nossa própria segurança. “A América para os Americanos”. Fora russia, fora frança , fora ONU.

Marcos10
Visitante
Marcos10

Trump faria um favor ao Mundo se mandasse um único B2 eliminar Maduro e toda a cúpula do regime venezuelano.

Cavalo-do-Cão
Visitante
Cavalo-do-Cão

Eu não sei de onde tiraram essa ideia que quem é de direita e capitalista tem que ficar babando ovo de estadunidense e aplaudindo tudo o que eles fazem, inclusive os crimes que fazem e fizeram ao longo da história, como um verdadeiro puxa saco e pau mandado do terceiro mundo, ao qual eles não DÃO a mínima…Posso não concordar com o marxismo, mas não vou isentar os eua de todas as coisas ruins que ele fazem e fizeram de maneira alguma…Eu não me prendo a essa infantil e falsa dicotomia direita/esquerda, na verdade é tudo a mesma porcaria…

Señor batata
Visitante
Señor batata

ARX 160 venceu a licitação para a PMESP.
Vale a pena uma matéria.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

PMESP vai ser a PM com as melhores armas do Brasil.

Leandro
Visitante
Leandro

Santa ignorância. Um monte de acéfalos defendendo guerra para defender interesses econômicos e geopolíticos de terceiros. Não bastou Iraque, Síria, Líbia entre outros não? Tudo business. Onde tem algo a ganhar lá estão os marionetes fazendo seu trabalho sujo. Preocupação humanitária o escambau. Tem outros países na merda e ninguém faz nada.

Jota Ká
Visitante
Jota Ká

Só espero que o Brasil fique longe, bem longe, desta confusão. Se a liderança do Brasil cair na besteira de invadir a Venezuela (a pretexto de depor o ditador ou outro outro qualquer) o nosso exército sofrerá a maior humilhação da história (pior que Canudos). Tenho certeza disso. O vizinho está abarrotado de fuzis, explosivos, RPG , etc, e muitos profissionais e voluntários mais ou menos treinados. Apesar da expressiva oposição ao regime bolivariano, numa invasão / ocupação estrangeira, quase todos se virarao contra o invasor. Aí teremos o espetáculo macabro de montes de recrutas voltando em caixões ou sacos… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Seria ate possivel se o Bolton ainda estivesse lá, más pelo visto não vai rolar.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

1- choradeira de que quem apoia guerra(ninguém em sã consciência apoia guerra) e afins é porque não esta lá , o soldado ,militar de carreira treina para ,se solicitado, guerrear conforme e onde forem suas ordens, ninguém quer mas a função do militar de carreira é esta; 2- Maduro está avacalhando com a AL toda com esta palhaçada covarde dele na Venezuela, se não caiu por bem, uma hora cairá por mal; 3- essa guerrinha Bolsonarista(nem existe isso, e sim defensores de uma liberdade econ õmica e conservadorismo ,respeito a família e ás religiões) e esquerdista(isso existe infelizmente apoiando tudo… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Trump enrola, enrola e fazer que é bom, nada! Primeiro se acovardou com o Irã (o que, parece, só deixou o Aiatolá mais confiante) depois ameaçou e ameaçou a Venezuela e também nada, daí para não ficar feio, vem com esse papinho. Que pena que não é a Hillary na presidência.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

O mair problema é que o Governo Maduro passou do ponto de inflexão legal para abdicar.

Ele sabe que no dia que renunciar, será preso pelos crimes de Governo, quer seja corrupção ou direitos humanos.

Este é o maior problema de ditadores ou governos extremados, saber o ponto sem volta.

Uma coisa é renunciar e passar o pepino ao novo governante, a outra é renunciar e perder o cinturão de defesa contra os crimes cometidos.

Pelo que ja foi comentado, a oposição se recusa a uma anistia e então, nenhuma negociação anda por conta disto.