O presidente russo Vladimir Putin – Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin via REUTERS

Por RFI

O presidente russo Vladimir Putin recebe a partir deste quarta-feira (23) em Sochi, às margens do Mar Negro, cerca de quarenta líderes africanos. Esta é a primeira vez que o país organiza uma cúpula Rússia-África, inspirada em encontros realizados entre a França ou a China com o continente, com o objetivo de estimular as trocas comerciais e relançar sua economia.

O evento deve marcar a “grande volta”da Rússia no continente africano. Em 20 anos, Vladimir Putin só visitou à África subsaariana três vezes. Mas a partir de agora, a Rússia acordou para a importância da região e quer conquistar novos mercados e criar novas parcerias estratégias e diplomáticas.

Para isso, Moscou tenta apagar das memórias o fato de ter abandonado o continente após o fim da União Soviética, em 1991. O discurso russo também tenta se diferenciar de seus concorrentes ocidentais ressaltando seu passado não colonialista e sua defesa do princípio de soberania. A enviada especial da RFI a Sochi, Florence Morice, relata que o país tenta reconquistar espaço lembrando a relação histórica que tinha com vários países, principalmente o papel da ex-União Soviética nas suas batalhas pela independência, como em Angola em 1975.

Cooperação econômica e formação de elites

O diretor do Observatório franco-russo de Moscou, Arnaud Dubien, afirma que esta relação era real e concreta. “A URSS investiu muito na África em termos financeiros, militares e de influência. Entre os ocidentais, que têm um passado colonial, e a China, que é um pouco invasora, a Rússia tem espaço em termos de cooperação econômica e formação de elites”, analisa Dubien.

Na segunda-feira (21), Vladimir Putin acusou na imprensa algumas ex-potências coloniais de “intimidar” e “chantagear” para manter sua influência no continente. O presidente russo garante que “não pede nenhuma contrapartida” a seus parceiros africanos.

A Rússia também lembra com frequência aos chefes de Estado e de governo da África que possui um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU que ela usou, por exemplo, para proteger o aliado sírio, Bashar Al-Assad.

Cancelamento da dívida

Provavelmente para se diferenciar da China, acusada de endividar os países do continente, Moscou promove sua política de cancelamento das dívidas, herdadas da época soviética de um valor superior a US$ 20 bilhões, e sua vontade de estabelecer uma cooperação bilateral equilibrada. Este discurso tenta esconder a fragilidade financeira russa, diante do gigante chinês.

O interesse russo pela África voltou a todo vapor em 2014, depois que a Rússia anexou a Crimeia e sofreu sanções econômicas ocidentais. Cinco anos depois, o país precisa de novos parceiros e mercados para estimular seu lento crescimento.

O comércio bilateral entre a Rússia e a África registra aumento constante e atinge hoje US$ 20 bilhões anuais. No entanto, ele é 10 vezes menor do que as trocas com a China.

Venda de armas

No centro desta ofensiva russa, está a venda de armas. Mas o país também vende cereais para o continente africano e quer ampliar seus negócios nos setores de hidrocarbonetos e de energia nuclear para fins civis. “Ao contrário dos chineses e europeus que se interessam pelas matérias primas africanas, nós queremos antes de mais nada desenvolver nossas exportações para a África”, detalha Andreï Maslov, especialista de relações entre as duas regiões.

Além do interesse econômico, há também o interesse político. Depois de seu retorno diplomático no Oriente Médio, graças a seu papel na Guerra da Síria, Putin quer consolidar sua influência global neste momento de divergências com as potências ocidentais.

A cúpula de Sochi acontece até esta quinta-feira (24). A expectativa é que vários contratos sejam assinados.

FONTE: RFI

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
4 anos atrás

Em breve ( isso se já não tiver acontecido ) a China e Rússia estarão as portas do Atlântico Sul.
Enquanto isso, a MB continua uma guarda costeira desdentada e a gente continua deitado em berço esplêndido.

Saulo Soares dos Santos
Saulo Soares dos Santos
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Não duvido nada em menos de 50 anos a China começar a construir ilhas artificiais,pela nossa costa exigindo partes da “Amazônia Azul”.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Saulo Soares dos Santos
4 anos atrás

Se o Brasil fosse um país realmente sério, que tivesse um plano concreto em ser forte, e que levasse a política externa a sério, era pra América do Sul e os países africanos banhados pelo Atlântico serem NOSSA área de influência, e o Atlântico Sul ser o “mare nostro”.
Mas a realidade é essa: alguem joga toneladas de petróleo na nossa costa, chineses fazem pesca predatória em nossa ZE sem controle, enquanto eles aumentam sua influência na AS.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

O Brasil ja foi um país serio, como disse o ministro da infraestruturas no programa do Bial dias atras, o Império do Brasil pensou o Brasil a frente, planejou um Brasil do futuro e trilhava um caminho concreto para alcançar esse objetivo, ele cita como exemplo a transposição do rio San Francisco e a construção da ferrovia norte sul que foram planejadas ainda durante o reinado de Dom Pedro II e só estão sendo construído hoje, 130 anos depois. Laurentino Gomes afirma que o Império tinha uma visão bastante ambiciosa sobre o Brasil e sobre seu lugar no mundo e… Read more »

Vitor
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Ok o Império tinha uma visão certo porem devo ressaltar que tudo isso aconteceu por varios motivos e um dos principais foi o fim da escravidão, quando houve assinatura da lei de abolição o império ja tinha algum plano pra integrar essas pessoas a economia formal ? educa-las etc…? ate onde eu sei não, não estou defendendo a republica pelo contrário ela é pessima, porem destaco que no plano social ( que por mais que muitos não gostem é importante) é necessário fazer melhorias para garantir uma estabilidade e os historiadores ate onde eu ja vi não viram nenhum documento… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Vitor
4 anos atrás

Vitor, sim, havia um plano do gabinete Ouro Preto de distribuir terras para os ex-escravos, o senhor mesmo pode pesquisar sobre isso por ai, foi encontrada cartas entre a Princesa Isabel e um socio do Barão de Maua onde eles se articulavam para assim que o novo parlamento eleito, composto de maioria liberal, assumisse o governo prestar ajuda aos ex-escravos, infelizmente, o golpe da republica veio alguns dias antes. Detalhe importante, a dita carta da princesa Isabel data de algumas semanas antes do golpe. Sds

André Macedo
André Macedo
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Pesquisei sobre esse tal gabinete e não encontrei absolutamente NADA, e se houve foi omisso e ineficiente como os dois imperadores foram ao lidar com a escravidão, não eram apoiadores, mas foram OMISSOS, se queriam tanto assimilar os ex-escravos à economia, porque trouxeram imigrantes da Europa para tarefas que os escravos já conheciam bem como colher café? Se queriam dar terra por que assinaram a Lei de Terras que basicamente concentrava a terra na mão de quem tinha dinheiro, basicamente latifundiários? Essa história de imperador bonzinho é falácia, não que os republicanos sejam muito melhores…

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  André Macedo
4 anos atrás

Andre Macedo, meu amigo, a escravidão foi abolida e 1 ano depois a monarquia sofreu um golpe em represaria, o que o senhor queria que o Império fizesse em pouco mais 12 meses de governo? se tem alguém que deve ser culpado pelo que houve depois da escravidão é a republica, afinal, foi a republica que surgiu por causa da Lei Áurea e eles nunca trataram a questão de incluir os negros na sociedade. Lembre-se, a primeira favela surgiu em 1898 pq a republica não soube lidar com a situação. Sobre o gabinete Ouro Preto, eu digo, o senhor não… Read more »

Edisio Filho
Edisio Filho
Reply to  Vitor
4 anos atrás

Essa ideia de que o Império deveria ter ajudado os escravos libertos ; e mais uma tentativa de desqualificar o milagre de abolir a escravatura ; sem uma guerra ou convulsão social .
Nenhum País indenizou seus ex escravos.

Leitor Sincero
Leitor Sincero
Reply to  Edisio Filho
4 anos atrás

Só o Brasil que ainda continua a indenizar… cotas para tudo. Já igualdade de condições, nem pensar…

Leandro
Leandro
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

A Monarquia do Brasil defendida por vc foi a que minou o primeiro e mais importante Capitalista 100% Nacional, o Barão de Maúa!
Foi a mesma que no alvorecer do século XX ainda mantinha sua condição como Estado escravocrata impedindo assim um ambiente para o progresso da livre iniciativa. A Monarquia pensou sim, não no futuro do Brasil mas em sua própria continuidade, interrompida tardiamente pelos positivistas do Exército.

Joelson Almeida
Joelson Almeida
Reply to  Leandro
4 anos atrás

Só foi feito um comentário, só isso!

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Leandro
4 anos atrás

Incrível Leandro, cada coisa que foi dita pelo senhor esta errado. O auge do livre mercado no Brasil foi durante o Império e na republica velha, longe de ser perfeito, ainda sim foi o melhor período, depois desses períodos o Brasil só viveu estatismo e mais estatismos. O barão de Mauá realmente enfrentou problemas no Império, porém, os problemas que ele enfrentou enfrentaria em um Brasil republicano tb, talvez ate mais do que no Império, os problemas que ele enfrentava provinha do fato de o Brasil ser agrário, coisa que tb seria se fosse republica. Mauá era perseguido pelo setor… Read more »

Binho
Binho
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Império do Brasil aquele que trouxe milhares de escravos?

Aonde país era miserável de monocultura?

Que nunca pensaram em desenvolver o país?

Aonde até hoje existem famílias que mamam nas tetas, como é essa “família real”

Amigo, não tem nenhuma fonte confiável que mostre que o Brasil era essa potência na época do Império, falam como se aqui fosse uma “Suíça das Américas “, só bravatas…..

Fighting_Falcon
Fighting_Falcon
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

O que observo Wiliber é que nós temos planos de governo que vão embora a cada 4 anos ou no máximo enquanto aquele que idealizou ou seu partido está no poder. Não temos a mentalidade de criar planos de estado e assim perpetuar políticas, claro que ajustando ao longo do tempo e das necessidade do momento, para que possamos evoluir. Pode ser em qualquer área, saúde, economia, etc. Infelizmente ainda temos muito no que evoluir culturalmente até que possamos avançar mais. Não digo a respeito só de corrupção, até porque existe em todo o lugar do mundo, mas é da… Read more »

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Essa politica foi tentada e profundada no Governo Lula. Chegamos a ter conflitos comerciais com a China devido a isso. Ocorre que após a derrocada de nossas empreiteiras praticamente abandonamos essa política e o Governo atual só tem olhos para os EUA praticamente abandonando a política Sul-Sul de governos anteriores. Essa postura atual vai nos custar caro nas próximas décadas pois o grande crescimento econômico vai ocorrer na África, principalmente decorrente da construção de grandes infrainstruturas. Os chineses já estao lá até construindo cidades (vide o que estão fazendo em Adis Abeba e a nova capital do Egito). Desse jeito… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Eduardo Ribeiro
4 anos atrás

Eduardo, ele tentou uma política diplomática Sul-Sul. Sem entrar no mérito se foi bem sucedida ou se atendia a planos políticos partidários, ele pensou em organismos na AS e na ampliação da influência do Brasil na África. Inclusive utilizou as FFAA pra tal com parcerias militares, cooperações, doação de armamentos e etc, aém do perdão de dividas …igualzinho ao que Putin faz agora!

Kommander
Kommander
Reply to  Saulo Soares dos Santos
4 anos atrás

Só li verdades. Eu sinto é VERGONHA da MB, não do pessoal do baixo escalão, mas dos almirantes, do pessoal que comanda a Marinha, pois são tão vendidos quantos os políticos corruptos, milhares de coisas acontecendo a nossa volta e eles fecham os olhos ou fingem que não vêem, só estão preocupados em se aposentar.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

E o Bolso acabou de abrir o petróleo pra China ??!

A França de olho na Amazônia, e a MB trocando os poucos subs por um navio escola!

Assim segue a vida!

Diogo
Diogo
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

E qual é a vantagem de termos uma empresa/monopólio petrolífera? Não consigo entender as pessoas que dizem com orgulho que a Petrobras é nossa…qual vantagem levamos? Pagamos um preço barato ou no mínimo justo nos combustíveis? Na maioria esmagadora das vezes essas estatais servem somente para alimentar a corrupção. Outra coisa, se quisermos a nossa FA mais preparada temos que eleger representantes alinhados com esse ideal, é nossa obrigação realizar essa seleção. Enquanto colocarmos tiriricas e marcelos freixos no congresso não adianta cobrar, é o legislativo que decide esse tipo de pauta e não o o executivo…não adianta culpar somente… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Diogo
4 anos atrás

Podia ser vendida pra empresas nacionais?

As empresas chinesas são privadas ou estatal, porque a China tem empresas e nós não ?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Diogo
4 anos atrás

“E qual é a vantagem de termos uma empresa/monopólio petrolífera?”
AUTO-SUFICIENCIA!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Preferia pagar um valor mais baixo..

Meu carro anda com gasolina de qualquer marca

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Curioso, nem os EUA tem esse monopólio, TODAS as empresas petrolíferas lá são privadas e possuem parcerias, até com os Mexicanos. Uma coisa as pessoas precisam entender, toda riqueza no subsolo pertence ao estado, é muito diferente de explorar o petróleo, sendo Petrobrás ou não, o governo fica com sua parte. Outra coisa, qq pessoa no mundo pode comprar ações da Petrobrás, ou da Shell, ou seja lá de quem for. Matéria de economia deveria ser obrigação nas escolas, nos EUA é!

Israel
Israel
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Boa!!! Me esqueci dessa!!! AUTO-SUFICIENCIA!!!!

Diego Lima
Reply to  Diogo
4 anos atrás

Acho que a importância de se ter uma estatal no setor de energia é que numa eventual crise se a China ou USA ou Rússia forem donas da Petrobras cê acha que estes países teriam algum respeito ao cidadão brasileiro ou faria a população sangrar e assim subjugar o governo e consequentemente a população? Pode ser teoria da conspiração e paranoia mas acho que é muito melhor ser dono da Petrobras, o dinheiro fica aqui e pode ser muito melhor utilizado do que enviado para fora e fortalecer ainda mais os “rivais”, sei lá… Isso claro que se a gestão… Read more »

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  Diego Lima
4 anos atrás

Diego, não importa o dono, o petróleo continua sendo extraído do solo brasileiro; caso aconteça o que você descreveu basta nacionalizar a empresa. O problema é que a Petrobrás não tem dinheiro para investir

Israel
Israel
Reply to  Diogo
4 anos atrás

É simples: A privatização da Vale do Rio Doce, foi boa para o Brasil? Pesquise se em 3 meses, o lucro dela, pagou o preço em que ela foi “vendida”…. per aí gente…. Os preços estão aumentando, exatamente porque estão tentando vendendo partes da Petrobras e já foram vendidas algumas plataformas e campos…. por favor, pesquise antes de falar bobagens… Privatização, não é bom pra ninguém!!!!
Baseado no nosso novo governo (meritocracia), vá estudar, faça concurso e entre em uma estatal…

Thulio manhaes
Thulio manhaes
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

O BOATO da troca dos subs pelo makassar já foi desmentido!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

China e Rússia não vêm à America Latina para guerrear.
Apenas para fazer negócios.
E que sejam bons para todas as partes.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

E com a classe política e jurídica mais bem remunerada do mundo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Históricamente a China sempre teve uma postura mais pacifica ( Não é achismo meu , quem diz isso são os livros de história diplomatica) no ambito das relações internacionais. A pesca predatória é de fato um problema para nós , mas não acredito muito que os chineses tenham capacidade e interesse de tomar conta do Atlantico Sul nos próximos 20 ou 30 anos. Obs: A pesca predatória nós podemos resolver com a execução do PRONAPA (construção de 30 navios de patrulha oceânica para a MB) e o satélite de vigilancia da Amazonia Azul.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

O Tibet que o diga.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

O Tibet sempre foi parte da China , leia livros antes de reproduzir bobagens.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Sempre foi, por isto que precisaram invadir o país..

O os tibetanos voltaram a ser chineses com o mesmo entuasimo que os habitantes de HK.

Você é mais um amante de ditaduras que vive na liberdade.

Vitor
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Na verdade o Tibet era um país sim porem um protetorado chines até o inicio da china comunista o tibet se recusava a se tornar um com a china e então houve a invasão

Nostra
Nostra
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Tibet was never part of China except for small periods of times , Tibet was a independent country since ancient times.

CCP printed or sponsored books are not the authentic sources of history.

Rico Zoho
Rico Zoho
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Os Chineses já estão com os dois pés naquilo que o Brasil chama, nos documentos do Itamaraty e da Defesa, seu entorno estratégico, ou seja, a América do Sul e a costa africana no Atlantico Sul. Os russos virem é uma questão de tempo. Estão apoiando pesadamente o governo da Venezuela e da Bolivia. Com a vitoria dos peronistas devem acontecer o mesmo por lá. Enquanto isto um certo gigante sul-americano continua, por causa da sua tradição diplomática e falta de poder econômico, dormindo em berço esplendido.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Engraçado , os nossos Inimigos estão na Europa Ocidental , caia na Real , acordes ! A muito tempo venho colocando isso aqui, não foi por causa da boneca do Macron , como as ONGs também são da Europa Ocidental, que trabalham como suas Pontas de Lanças , fiquemos Espertos , Rússia e China pelo menos Curto/Longo prazo,não têm interesse nenhum contra nós , pelo contrário, para mim até nunca !

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Exato. Por ser quintal dos EUA a Rússia e China não vão querer intervir aqui, nossos inimigos são os que dias atrás deram com a lingua nos dentes, tvz isso tenha até sido bom para abrir nossos olhos.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

O Kings vai amar…

Binho
Binho
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

E dai?

EUA estão aqui a tanto tempo e cadê a milicada brasileira pra reclamar?

100nick-Elâ
100nick-Elâ
4 anos atrás

Preocupem-se não, isso é balela, porque a Rússia é fraquinha. Todo mundo aqui concorda que a Rússia é fraquinha, bem inferior aos EUA, então porque se estressam tanto com ela? meu Deus, vocês são paranóicos, ela tem condições de conquistar nada não. Na Síria, foi só sorte, ou porque está próxima demais; já a Venezuela está com os dias contados, a Rússia não pode defender nada tão longe de casa, carece de ter medo não, a hegemonia do nossoa amado, idolatrado e invencível, excepcional States está garantida.

Brunow
4 anos atrás

O maior interesse russo na África hoje é a venda de armas; segundo o Site Defense Arabic : “O ano 2015 foi o ano do forte retorno da Rússia à África, após o qual Moscou concluiu mais de 20 acordos com países africanos no campo militar, com um valor total de US $ 50 bilhões”.. O mesmo site escreve que os maiores compradores de material bélico russo hoje na África são Argélia e Egito seguidos por Marrocos e África Subsaariana. Durante o encontro em Sochi, Nigéria teria fechado acordo para comprar mais 12 Mi-35M, também tem acontecido negociações com o… Read more »

Tutu
Reply to  Brunow
4 anos atrás

Ainda espero estar vivo para ver uma África forte, aquele continente merece.

Mudando de assunto, acho no mínimo estranho vender armas para países em que o maior risco de vida para crianças ao nascer é a diarreia.

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  Tutu
4 anos atrás

O problema não é quem vende, quem fabrica quer vender. Quem não pensa nessas crianças é quem compra

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Brunow
4 anos atrás

“O maior interesse russo na África hoje é a venda de armas”
Também o da França, Inglaterra, Estados Unidos, etc, etc…

Daniel Oliveira
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

poca farinha o meu pirao primeiro o mundo todo quer vender armas e tudo mais nos e que somos um bando de retardado que so pensa em droga e futbol

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

A Russia é hoje uma exportadora de produtos primários assim como a África, sua industria abastece apenas o mercado interno e seus poucos países satélites. A exceção é a industria bélica. Na minha opinião a Rússia nunca mais será uma superpotência, a não ser que haja uma terceira guerra mundial onde, possivelmente, eles sairiam em uma posição favorável, porém essa situação e muito excepcional e improvável. O mundo está pacificado, vivemos uma Ditadura do Mercado e daqueles que o operam. A única mudança que veremos é China ultrapassando os USA a curto prazo a Índia a longo prazo, o resto… Read more »

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Já notei que toda vez que alguém cita a China aqui é negativado…mesmo apenas dizendo o óbvio, que a China cresce, e continua se expandindo, o que é um fato, mas notei também que paixões ideológicas falam mais alto que fatos. E olha que sou libertário, o pavor da esquerda.

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

E a China já está lá.
Essa dobradinha China/Rússia vai longe.

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

Esse deveria ser também nosso destino, pois nossa agricultura alimenta chineses, mas nossa indústria está cada vez mais ociosa e fechando as portas. Esse é o lugar carente de tudo poderíamos ganhar folego exportando para países africanos, Sem mencionar nossa indústria de defesa que carece de escala de fabricação. Ali poderíamos ganhar em escala. Mas isso deveria ser politica de estado, temos boas relações com alguns países africanos e ainda temos a simpatia de povos que nos vê como semelhantes em muitas coisas e não queremos colonizar ninguém. Mas tudo isso sem corta relações com ninguém.

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Infelizmente nossa industria vai ser cada vez menor, justamente por falta de politica industrial

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
4 anos atrás

Bolsonaro se enquadra no presidente/presidente ou presidente/lider como é Putin para a Rússia?

sub urbano
sub urbano
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Se enquadra na classe dos comedores de capim

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Não! Bolsonaro ainda precisa de um choque de realidade no que tange as relações internacionais e ver que o interesse do Brasil vem antes de tudo. Esse negócio de alinhamento automático aos EUA não nos cai bem!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

não, pq a o Putin faz de tudo pelo poder e faz o possível para aumentar o poder e influencia da Rússia no mundo, Bolsonaro não faz isso.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Bolsonaro não faz por que para isso precisa ser inteligente, o que ele não é. Não tem poder de influência sequer no próprio partido.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Parece qua a falta de inteligência não é dele, esta dentro de forma ampla em teu partido : Porque te escondes ? defendes a liberdade do Ladrão de Curitiba !

João Moro
João Moro
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Engraçado, se tivesse uma grande influência no partido, ele seria tachado de ditador. Se não tem muito, não é inteligente… ou seja, não importa o que faça, sempre tacharão com algo ruim, negativo.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Como ele pode fazer qualquer coisa na Política Externa , se pegou o Brasil completamente deteriorado , com o Estado brasileiro sugando todas as Riquezas Nacionais , suas Castas com o melhor Padrão de Vida do mundo e com suas aposentadorias e pensões sem comparativos em todo mundo , com mais de 300 mil funcionários colocados pendurados em Cabides criados pela Esquerda etc , somente quando o Brasil voltar a viver realmente como Nação ,voltaremos a pensar de forma mais ampla na sua projeção mundial . Defesa : precisamos sim , ter uma Política Séria de Defesa , como por… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Falou tudo!!! passam uma porcaria de país e querem que ele eleve a uma super potência em 9 meses? sejam mais sensatos e arranquem essa lupa ideológica.

Lucas
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Ah cara, não é isso.
O pessoal é sensato e sabe que ele não pode fazer milagre.
A questão é a postura dele e as coisas que ele fala.

O Brasil é maior que os EUA continental. Não precisamos de alinhamento automatico com eles.

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Foi o que eu disse em outro comentário, são as bobagens que ele fala e ele não se comporta como um estadista

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Putin não tem filhos que ficam o dia todo na porcaria do twitter ao invés de trabalharem, inclusive o vereador que acha que é vereador federal Putin mas aquilo que foi eleito para fazer, cuidar dos interesses da Rússia, como Trump faz aquilo que foi eleito para fazer, cuidar dos EUA, já o Bolsonaro se preocupa com bobagens, coisas pequenas ao invés de se comportar como um estadista. Meu o cara me fala na Arabia Saudida que as mulheres adorariam passar uma tarde com o príncipe da AS? Não sou de esquerda, sou liberal, detesto PT/PSOl e esse monte de… Read more »

Vitor
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Não porque o Brasil não tem essa importância que a Rússia tem ( armas nucleares bla bla bla) e o Bolsonaro não tomou o choque suficiente de como funciona as relações internacionais, esse alinhamento automatico com os EUA ( o Brasil quase sempre foi alinhado as vezes era mais independente as vezes não e ia e voltava nisso) terá seu preço

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Vitor
4 anos atrás

O Brasil não tem alinhamento automático , tem uma aproximação com os EUA , melhor que com a Venezuela , Cuba e outras Desgraças mundiais ,não , prestes atenção , não replique comentários de tolos e de certa imprensa !

Lucas
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Por mais que nos governos do PT houve uma aproximação com Cuba/Venezuela/etc acho que o Brasil sempre esteve embaixo dos guarda chuva do tio sam.
Eu não curto muito essa narrativa do mundo atual que se fala dos EUA e seu “aliados”.
Na minha opinião os EUA tem satélites (vassalos). E nós somos só mais um deles.
Por mais que o Lula fosse conversar com o Fidel ou qualquer outro, no fundo a gente tá dentro da esfera deles.
Não acho que somos independentes de fato.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Senhor Vinicius. Até agora o nosso presidente se mostrou um falastrão boquirroto, sem preparo e sem educação. Além de ter um governo todo desarticulado e sem comando. Que começa dar traços que governa para o Deus mercado. Fazendo coisas que condenava nos governos passados. Ele não enfrentou o que o Putin enfrentou. Quase que a OTAN chegava na cozinha da Russia. Imagine a diplomacia brasileira enfrentado o que diplomacia Russa enfrentou e enfrenta. Batendo de frente com a maior potencia do mundo e seus aliados europeus. Nossa diplomacia tacanha e bisonha não tem envergadura nem prestigio. Tivéssemos um presidente e… Read more »

Lucas
Reply to  Antonio Palhares
4 anos atrás

Falou tudo! Obrigado!
O Bolsonaro é uma mentira. Não acho que ele esteja interessado em fazer o Brasil grande. Não vejo isso.
Ele é só mais um nome dos velhos políticos.
Lembra que ele foi deputado por quase 30 anos antes de ser presidente. E ele NUNCA fez nada de memorável nesse período.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Enquanto não decidir se é presidente, amigo ou pai, não será nenhum dos 2!!! abraços

Gordo
Gordo
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Bolsonaro conseguiu se transformar num estorvo para a direita Sul Americana, com respingos pelo resto do Mundo. Ele pode ter conseguido interromper o ciclo natural de alternância, dando novo gás para a esquerda em paises em que o ciclo está terminando, inclusive aqui no Brasil.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
4 anos atrás

Tenho dó dos africanos. Desde os tempos de Roma, o mundo inteiro cagando na cabeça deles.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Mas eles se permitiram/permitem isso.

Tutu
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Isso foi uma piada, né?

Tutu
Reply to  Tutu
4 anos atrás

Esse mapa responde qualquer dúvida em relação a África.
https://www.google.com/search?q=mapa+africa+tribal&oq=mapa+africa+tribal&aqs=chrome..69i57.7148j0j7&client=ms-android-americamovil-br&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#imgrc=M-uFOcqTmTjkeM:

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

A África é um caldeirão de culturas, tanta gente desunida acaba sendo conquistada fácil.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Os gauleses eram desunidos e nem por isso foram conquistados pelos romanos, somente quando Vercingetórix reuniu todo o povo para tentar barrar as legiões de César em Alésia é que foram derrotados.

A mesma coisa se aplica ao imperador Augusto sobre conquistar os povos a leste do Reno, o que decorreu na derrota na Batalha da Floresta de Teutoburgo, inclusive nunca mais tentado conquistar este território fazendo apenas uma longa série de expedições punitivas e exigindo reféns.

Os gauleses e germânicos, embora designados por seus próprios termos, eram diversas tribos e povos com cada cultura e característica própria.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Matheus Santiago
4 anos atrás

A África tem mais de 100 etnias senhor, sua comparação foi tosca.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Matheus Santiago
4 anos atrás

Os Gauleses eram desunidos e foram conquistados. Teutoburgo era outro terreno e se Varo não fosse um líder tão ruim a influência romana teria chegado muito mais longe.

Naamã
Naamã
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Eu tenho uma solução para isso : assista “Empire of Dust” e você vai ver essa dó sumindo bem rapidinho.

Tutu
Reply to  Naamã
4 anos atrás

Pesquise sobre duas coisas:
Massacre de Ruanda e 2° guerra do Congo.

Caio
Caio
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Nisso você não conta o Império almoravida sobre a peninsula iberica, os cartagineses, os egípcios influenciando a Grécia, e nem mesmo os angolanos, daomenses, associados aos europeus.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Caio
4 anos atrás

Algumas partes da Africa eram desenvolvidas ao seu tempo como a própria dinastia em Buganda. Assim como na era pré-colonial, haviam territórios autônomos e semiautônomos que eram prósperos, mas que no decorrer da colonização foram perdendo sua pujança econômica e social. A situação social-econômica mudou mesmo para pior na independência desses países africanos financiados pela União Soviética, apenas a participação indiretamente dos soviéticos através dos cubanos em que foram se envolvendo nos assuntos internos de mais de 17 países africanos, enviando mais de 65 mil soldados à Africa(Che Guevara entre eles). Nos anos 70, 11% do orçamento cubano era gasto… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Roma não cagava nos africanos , dominou o norte , com suas populações de diversas origens e, não negra ,isso vai acontecer com o Domínio Árabe e depois com a europeia , porém quanto a Portugal , mesmo com erros , criou lá nações , os demais não ,notadamente Holandeses , Ingleses e principalmente a desgraça francesa , onde até hoje permite a escravidão entre negros ( tribais ) !

Cidadão
Cidadão
4 anos atrás

Bom proveito. Quanto a nós, melhor fazer como os Portugueses que nunca meteram os pés naquele continente, não passando da arrebentação.

Caio
Caio
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Isso foi ironia ou só imensa ignorância histórica, sobre as relações Portugal/África nos últimos 500 anos.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Caio
4 anos atrás

Este tal cidadão , se conhecesse a Africa e a relação dos povos das nações de colonização portuguesa , saberia a estima deles com os portugueses , ao contrário dos demais , sobretudo dos holandeses e mais ainda franceses/belgas , cometeram genocídios , e a Alemanha no sul da Africa ( Namíbia ) cometiam Matanças preventivas .

rui mendes
rui mendes
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Ressabiado.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Um dos grandes interesses dos russos, na última fronteira comercial do mundo, é sem duvidas o mercado bélico. Existe muito material a ser substituído nos exércitos desses países em especial da África Subsaariana , existe também a questão da modernização e do reforço das defesas dos países do norte da África que têm sofrido com incursões militares ou estão sujeitos a isso por parte de países neocolonialistas ocidentais.
Os africanos conquistaram a sua liberdade a um alto preço , conheceram as atrocidades do julgo colonial europeu e hoje sabem que o preço manutenção da liberdade é a eterna vigilância.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

O problema de uma ditadura é que falta aquele cara para bater no ombro e falar:

“Chefe…vamos resolver os problemas do camarada Assad primeiro, depois a gente procura mais o que fazer.”

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Eu já acho que o problema é gente como o senhor que não estuda e dá pitaco no que não entende

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Tá tudo certo na Síria..

situação calma…

A Turquia agou e andou para os russos e no fim acabou escutando mais os aliados ocidentais que os russos de ocasião.

Brunow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo Martins Ferreira.
Vc chegando atrasado como sempre…
https://www.nytimes.com/2019/10/22/world/europe/erdogan-putin-syria-cease-fire.html
Afinal quem estão patrulhando o norte da Síria ? Americano/ Turcos ou Russos/Turcos ?
Vc deve saber afinal estar ao “par” do assunto…
Diferenças do acordo Russo/ Turco para o Turco com americanos:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1572135161439-jpg

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Brunow
4 anos atrás

Atrasados quem chegaram foram os russos…

dias depois da Turquia invadir território da Síria..

aliás todo mundo invadiu território da Síria com os russos protegendo a país..

Pena o Brasil não fazer fronteira com a Síria tb..

Seríamos mais um a invadi-la embaixo das barbas da mãe(drasta) Rússia

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Se fossemos vizinhos da Síria, estaríamos ‘pior’ do que ela e fora o fato de que seríamos em grande maioria, adoradores de Maomé! Você quer isto?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Brunow
4 anos atrás

https://www.dailymail.co.uk/news/article-7618787/Trump-confirms-coward-ISIS-leader-Abu-Bakr-al-Baghdadi-killed.html?ito=social-facebook&fbclid=IwAR2ILUPSGrOZxkyKiQMqowExXkVSHLX8VaLAW0ogDLvJMcGBw-OzgAb5Nms

De novo entraram na Síria protegida pelos russos e mataram um líder do Estado Islâmico que os russos diziam combater e pelo jeito não sabiam onde o cara estava.

Me lembrem de nunca ter os russos para cuidar nem de terreno baldio. Capaz de quando eu chegar lá o Boulos ter invadido.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Não sabiam ou não tinham “interesse” na morte de lider. E que eu saiba a Rússia jurou proteger Assad, o que até agora está sendo cumprido, antítese do Kings.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Não vem não…

Russófilo que é russófilo…sempre falou que a Rússia estava lá na Síria para defender o regime do Assad e exterminar o estado islâmico..

Sejam honestos..

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

E Assad ainda não está no poder, americanófilo Mavista?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Sim…mas a desculpa da destruição do Estado Islâmico só colou para vocês tontófilos ops.. Russófilos

Brunow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Quem estava na Síria com a desculpa de lutar contra o El chama se EUA, Russos desde 2016 tem cumprido seu papel na Síria que e colocar sob domínio de Assad todo território Sírio, e diga se de passagem , saiu de 25% em 2016 para mais de 80% em 2019, eles não estão lá para matar um líder terrorista (que já morreu 5 vezes desde 2014), somente para “jogar para a torcida” mas destruir todos os grupos que se opõem ao governo de Damasco… Já os USA precisa de “matéria prima” para Hollywood… Afinal os cinemas precisa de heróis…… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Brunow
4 anos atrás

E mais uma vez entraram na Síria pisando nos S300, 400, 500, flanker carenado, etc..

como digo..

Melhor que ser protegido pela Rússia é ser pela GCM

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

O nosso futuro em relação a ameaça russa e chinesa, passa por um cenário sombrio.
Juventude brasileira totalmente despreparada, sem perspectiva de profissão, viciados em joguinhos eletrônicos, pensam que são YouTubers, fumam maconha como nunca !
Nos próximos 30 anos teremos um caos social gerado pelos jovens fracos dos dias atuais.
Rússia e China agradecem.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Profissão e perspectiva profissional grande parte deles tem…

O que eles não tem é disposição para o trabalho.

Por experiência nos últimos anos com estagiários e analistas até Sr( hoje em dia 2-3 anos de carreira tornam o profissional Sr), o problema maior deles é comportamental.

Acham que a empresa é uma extensão da casa e que os veteranos e chefes são seus pais..

Vitor
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Discordo de você, se a atual geração esta assim os culpados são os pais não é mesmo ? só usar um pouco de logica, a estrutura social do Brasil muda a cada 2 gerações, eles tem perspectiva de profissão só que infelizmente o país não dá oportunidade pra essas pessoas fazerem alguma coisa, um país com problemas cronicos desde o império, incapaz de ter uma visão clara pro seu futuro, o resultado é um país historicamente fraco, insignificante e que vive das migalhas dos países do capitalismo central ( EUA-Canadá, Europa ocidental, China-coreia do sul e Japão e Australia-Nova zelândia)… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Vitor
4 anos atrás

Ninguém me deu oportunidade ou foi me buscar em casa. Peguei meu carro, enfrentei 3 dias de viagem do RN para SP. Cheguei aqui sem carreira e currículo de iniciante. Escutei muitos nãos e piadas com o meu sotaque.. Não sou chorão, n fiquei culpando os outros e fui para cima.. Conquistei o meu espaço. Poderia ter ficado lá em Natal com sub emprego, mendigando um cargo comissionado ou fazendo concurso.. Como digo.. as oportunidades existem.. Mas uma geração de chorões e fracos é incapaz de enfrentar o mundo como ele é e tenta ficar adaptando a realidade aos seus… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
4 anos atrás

Socorro, vai invadir o Brasil.

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Vão não. Vão só deitar os ” locales” no chão e passar com o tanque em cima dos pés deles como faziam no Afeganistão.

_RR_
_RR_
4 anos atrás

E eis que a Rússia se coloca em rota de colisão com a China… É questão de tempo…

Como já expressei outras vezes, a China é amiga dela mesma… e os russos não são muito diferentes.

Estando os americanos voltados ao Pacífico e América Latina, russos e chineses tem muito mais liberdade para agir por lá.

Vai ser interessante ver onde isso vai dar daqui a algumas décadas, com uma Rússia estagnada, uma China colapsada e uma América retraida… E some a isso um novo player na forma dos indianos, que também vão entrar nessa disputa pelo continente africano.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Como você sonha, _RR_! Então, a China é amiga dela mesma? e a Rússia idem? mas perai, isso não é óbvio? kkk…Deixe eu explicar uma coisa para você: Rússia e China estão alinhados não por amizade, é para a defesa dos seus próprios interesses e não existe uma hierarquia entre eles. Eles não vão brigar entre si porque irão dividir o mercado baseado em regras e são alinhados. Isso ocorreu exatamente da mesma forma que os EUA e a Europa Ocidental, junto com o Japão, dividiram o mercado do Terceiro Mundo entre si e não houve grandes disputas entre eles,… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

“…e não existe uma hierarquia entre eles…” Justamente… E de um lado uma China cada vez mais ávida por recursos, e do outro uma Rússia cada vez mais espremida e ansiosa por mais saídas para o mundo… Onde acha que isso vai dar…? A colisão de interesses é inevitável…Pode não ocorrer nesta geração, mas ocorrerá eventualmente… Um exemplo do que expresso acima é justamente o comportamento dos russos junto a indianos e chineses, com os russos fazendo jogo duplo. A “aliança” entre Rússia e China visa apenas interesses imediatos, potencializados por um adversário em comum na forma da América, mas… Read more »

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
4 anos atrás

Esses Russos são muito espertos,perdoa a dívida em troca de minerais,petróleo,terras raras,ouro e diamantes.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

É a mesma estratégia utilizada na Venezuela.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Matheus Santiago
4 anos atrás

Na Venezuela eles ficarão lá até pagar o que devem, depois tchau

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Justo, que faz caridade é igreja.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Concordo 100%

Mas não é o que a gente lê aqui..

Eu canso de ler que aqui Rússia está na Venezuela, porque o Putin é o maior estrategista da história da Galáxia, quiça do Universo, para criar uma base naval no Caribe, pressionar os EUA e de quebra dominar o mundo.

Mentira ?

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo,só para você ter uma ideia,enquanto os Portugueses estão na República centro africana levando chumbo no R@b*#% na missão da ONU,o WAGNER GRUP,fez um acordo de exploração de ouro com grupo rebelde,levando milhões de dólares para a Rússia.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

E os americanos igual amigo, consulte notícias relativas ao que se passa em Moçambique, é americanos a colher de um lado, russos do outro, as vezes nem é de um lado e do outro, é tudo ao mesmo tempo.

Mgtow
Mgtow
4 anos atrás

Galeguin dos zói azul não brinca em serviço não. Ele tem é que se aproximar cada vez mais do atlantico, ali pelo caribe america central e areredores, fechar laços com paises pobres da região que a nação do norte caga na cabeça. E de quebra deixar eles bem na mira de um avengard nos chifres.

jodreski
jodreski
4 anos atrás

Deixa eu ver se eu entendi… China envia dinheiro a região comprando matéria prima e os russos estão interessados mesmo em vender e não em comprar nada, é bem capaz que o dinheiro que vá pagar as exportações russas sejam chinês! rs (lógico que estou brincando)

João Bosco
João Bosco
4 anos atrás

E nós, brasileiros, assistimos a Russos e Chineses ( além de norte-americanos, franceses e ingleses ) atuarem livremente, na diplomacia e na estratégia, no continente africano ao invés de exercer nossa ” influência” por lá….. Mas é o Brasil, não é?

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  João Bosco
4 anos atrás

É que boa parte dos brasileiros estão interessados em estratégias tipo: pancadão, carnaval, novela, futebol e um estado babá; é claro que fazendo carreira de “concurseiro”.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
4 anos atrás

Continuamos sem uma Política Séria de Defesa , a quanto tempo coloco isso aqui , não será com 10 subs , 100 aviões e 10 fragatas que teremos Defesa ,nestas quantidades seriam para Desfiles Militares , somente !

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Como não temos nem a metade não vai dar nem para o desfile.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Nada sobre a empolgante vitoria de Fernandez na Argentina? rs

Lucas
Lucas
4 anos atrás

Já tem 3 dias que os americanos mataram o líder do estado islâmico e nenhuma nota no site???

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
4 anos atrás

Nem a URSS no seu auge conseguiu umcontinente Africano pró Soviético, Putin deveria concentrar-se nas Fronteiras Russas, ja drenou escassos recursos na Ucrânia e Síria onde acumula vitória incompleta!!!

Ricardo Lacerda de Lacerda
Ricardo Lacerda de Lacerda
4 anos atrás

Não se trata de indenizar ex escravos, e sim de incorpora-los a sociedade com igualdade de direitos. Imaginar que toda uma população que representava ao menos 50% dos nacionais que aqui viviam, e até então em uma condição de subjugados em um estado de barbárie, seriam capazes de vencer pelas próprias forças a competição social contra os estabelecidos e com direitos reconhecidos, é acreditar em papai noel. O maior capital ou ativo de uma nação é o seu povo quanto mais valorizado, capacitado e ou educado, maior a força desta nação. Quem joga fora 50% do capital disponível para qualquer… Read more »