Javelin

A Ucrânia deve comprar um novo lote de sistemas de mísseis antitanque, de acordo com comunicado divulgado no dia 26 de dezembro pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.

Os Estados Unidos têm sido um dos mais fortes apoiadores de Kiev desde a anexação da Crimeia por Moscou em 2014 e o início dos combates na região de Donbas, no leste da Ucrânia, que já matou mais de 13.000 pessoas.

Os contratos para o acordo foram assinados no quarto trimestre de 2019, disse o ministério da defesa em um comunicado, sem dar mais detalhes.

Um primeiro carregamento de sistemas no valor de US$ 47 milhões chegou à Ucrânia em abril de 2018, depois que o Departamento de Estado dos EUA deu sinal verde para o acordo.

Kiev e Washington acreditam que o sistema melhorará a capacidade de defesa da Ucrânia a longo prazo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que prevê fornecer US$ 300 milhões em ajuda militar à Ucrânia em 2020.

O míssil FGM-148F Javelin apresenta uma ogiva avançada multiuso (MPWH) como parte do sistema do tipo “dispara e esqueça”. A MPWH incorpora a tecnologia de última geração para derrotar ameaças blindadas avançadas atuais e futuras, enquanto adiciona uma ogiva de aço fragmentado para melhorar significativamente a letalidade contra alvos leves e veículos blindados leves. As entregas da munição do modelo F do Javelin estão planejadas para o início de 2020 e estarão disponíveis para aliados internacionais, com permissão do governo dos EUA.

Também estão em andamento esforços para desenvolver a Lightweight Command Launch Unit (CLU) de alta performance e modelo FGM-148G, de alto desempenho, que melhorará drasticamente o desempenho do sistema, reduzindo o peso e o custo do sistema.

O Javelin Close Combat Missile System – Medium é um míssil guiado, anti-tanque, portátil, usado para derrotar veículos de combate blindados a até 2.500 metros.

O sistema Javelin consiste em um míssil em um conjunto de tubo de lançamento descartável e uma CLU reutilizável. A CLU engaja mecanicamente o conjunto do tubo de lançamento para disparo de ombro, possui visão diurna e noturna para vigilância e aquisição de alvos, e interage eletronicamente com o míssil para travamento no alvo e lançamento. Um sistema Javelin operacionalmente pronto pesa quase 49,5 libras (22,5 kg)

De acordo com a Lockheed Martin, implantado pela primeira vez em 1996, o Javelin é o sistema de armas anti-tanque portátil e multi-alvo mais versátil e letal do mundo. Até o momento, mais de 45.000 mísseis e 12.000 CLUs foram produzidos. O sistema de armas Javelin sofreu inúmeras inserções de tecnologia desde sua produção inicial para ficar à frente do avanço das ameaças.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

A Rússia e os separatistas comunistas não vão dar “ like “nesta notícia.

comment image

comment image

Kommander
Kommander
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Esse cara tá com a cabeça presa nos anos 80 chamando a Rússia de comunista, meu amigo, o muro de Berlim caiu em 89. Rdrsrs

Michel
Michel
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Quem veio 1• o muro de Berlim ou o Comunismo???

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Isso sim é um dinossauro,comunistas é para rir…

Tem gente que acham que a federação russa ainda é comuna,alguns ficam presos no passado.

Bosco
Bosco
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
4 anos atrás

Adriano,
Ficar preso no passado é achar que o conceito de “coxmuxnisxmo” não evoluiu e ainda é o mesmo da época do Lenin. Não há uma pilulazinha milagrosa que faz um coxmuxnisxta dormir coxmuxnisxta e acordar um democrata liberal militante de um Estado mínimo. Ideias não morrem de uma hora para outra . No máximo, elas se adaptam à realidade e ao contexto da época, mas ainda guardam no seu cerne a ideia central, que a define.

Michel
Michel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco eles se esquecem que quem governava a Rússia naquela época continuaram depois do fim da URSS. A URSS foi criada pelos comunistas e não o contrário.

Bosco
Bosco
Reply to  Michel
4 anos atrás

Michel, Todo mundo sabe que o tal “comunismo” é uma patologia psíquica e que impregna na mente do infeliz, sendo uma doença praticamente incurável. Quem em sã consciência acredita que os 40 milhões de cidadãos que eram do Partido Comunista na época da “perestroika” por um passe de mágica acordaram liberais democratas depois que o tal “muro” caiu? Se os comunistas brasileiros, que nunca chegaram a formar um estado aos moldes leninistas, nunca se livraram do vírus e são fanáticos que morrem comunista, é muita ingenuidade achar que quem herdou o controle do estado e manda hoje na Rússia não… Read more »

Gilbert
Gilbert
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Tenho a impressão que são fotos em dois locais diferente, inclusive na segunda foto parece que foi um tiro de obuseiro que pegou bem ao lado do MBT, pela cratera que fez no chão. Como eu disse essa é a impressão que me passa dessas fotos

bjj
bjj
Reply to  Gilbert
4 anos atrás

Também tenho essa impressão. A mata ao fundo na segunda foto está bem mais próxima que a mata ao fundo da primeira foto. As estruturas no fundo da primeira foto (parece ser uma base) não aparecem na segunda foto. Por fim, a parte de concreto no chão que está aparentemente a poucos metros do blindados na primeira foto simplesmente não aparece na segunda foto.

John
John
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

23:59 – Alow cadete Falcão, não se esqueça debdesativar os sistemas ativos de defesa deste blindado comunista para termos uma analise completa dos danos que nosso novo brinquedo pode fazer em um blindado full loaded.

0:00 – Alow PR, podem publicar fotos sem detalhes tecnicos do simulacro para tirar uma onda com essas sucatas soviéticas que estavamos explodindo.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

O problema é a proporção blindados/Javelins do lado ucraninao versus o lado separatista com blindados/Kornets. Quem tiver mais ganha! Acredito que a Ucrânia o use primariamente apenas em caso de agressão separatista.

ScudB
ScudB
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Esse dai um fake dos antigos e bem discutidos ainda em 2010. Autores do vídeo chegaram ate pedir as desculpas. Pra que trazer esse cocô para blog? So para mostrar que Hollywood sabe fazer filme de ação com efeitos especiais? Coloque 40 quilos de hexágono flegmatizado dentro de qq CC e vai ter o mesmo efeito – com qq tipo de munição.Pode ate com grão de ervilha seca.
E mais ainda com essa pérola dos “separatistas comunistas”. Pode tranquilamente disputar o premio “melhor do Ano” se os Srs Editores disponibilizassem algum instrumento de votação.
Cada um.De sempre..

Kommander
Kommander
4 anos atrás

Se quiserem combater os Russos, vão ter que comprar muitos Javelins mesmo, porque o que não falta na Rússia são blindados.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Kommander
4 anos atrás

E as últimas versões dos T-72 russos se mostraram melhores que os T-84 ucranianos.

Emerson
Emerson
4 anos atrás

É bom comprar mesmo, pq se depender dá coragem dos soldados Ucrânianos em combater estão feitos. Esses assistiram os Russos invadirem a Criméia sem dar um tiro ?

Kommander
Kommander
Reply to  Emerson
4 anos atrás

Quem em sã consciência teria coragem de peitar a Rússia, além dos EUA? Não culpo os ulcranianos, o exército deles tava numa bagunça total e totalmente desatualizado.

Brunow
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Não “tava uma bagunça total”, continua uma bagunça total, há uns três meses atrás um General Americano que ficou na Ucrânia por vários meses dando treinamento a este Exército, disse “nunca vi soldados tão indisciplinados e gananciosos em toda minha vida, uns fala Russo, outros Polonês ou Ucraniano, uma tremenda bagunça”…

Nos últimos meses quem mais trabalhou na linha de contato não foram Javelins, mas sim Kornets..
Pelos últimos desenrolar, as Relações Russas x Ucranianas estão melhorando muito, com o novo Presidente..

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Brunow
4 anos atrás

Bem, sobre como melhorar as relações, para dizer o mínimo, é dito muito alto. Não há relação na realidade e não pode ser.

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Um dos problemas do MSS 1.2 é justamente a cabeça de guerra está localizada na traseira do míssil, limitando assim seu direcionamento e propulsão. Apesar de ser uma qualidade também, pois o torna quase completamente imune a contra medidas. Acho que deveriam redesenhar o MSS, colocando a cabeça de guerra na frente do míssil, inclusão de um giroscópio e 2 setup,s de operação, assim como o Hellfire mod-01 e Javelin. Com um Sheeker frontal, o MSS se tornará um míssil dispare e esqueça, pois o mesmo poderá ser guiado ao alvo por N,s meios, melhorando e muito o uso e… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Fox,
Eu acho que o termo “cabeça de guerra” é mais apropriado para a ogiva. O termo “cabeça de guiagem” seria mais apropriado. Melhor ainda seria “seção de guiagem”.
O que você está pretendendo é redesenhar todo o míssil . No final ele não guardaria nenhuma semelhança com o MSS 1.2.
Um abraço.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Obrigado pela correção caro Bosco.
Realmente seria uma evolução ou redesenho se assim preferir do MSS, pois com o sistema que tem hoje ele é muito limitado em sua operação.
Sabe-se que o Ctex tinha um projeto de fabricação de uma versão aérea do MSS, denominada M.A.S (Míssil Ar Solo), e que seria semelhante ao Hellfire Mod-01, porém não se tem mais notícias.
Espero que se ainda esse projeto existir, adotem soluções melhores!

Bosco
Bosco
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Fox, A gestação do MSS1.2 foi tão longa que quando nasceu já estava ultrapassado. Ainda que na Rússia os mísseis guiados por “laser beam rider” ainda sejam bem vistos, fato é que é uma tecnologia em desuso para a função anticarro. O MSS 1.2 ainda têm outra característica negativa que é não ter uma ogiva tipo tandem ou multifuncional e nem a capacidade de atacar o alvo por cima (overfly top attack). A “desculpa” é que no nosso TO não está generalizado o uso de blindagem reativa (no caso da ogiva em tandem) mas isso dificulta (impede?) que o míssil… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Fox, Bosco. De fato, até podemos considerar o míssil brasileiro algo válido, mas honestamente… Tenho que até mesmo o RBS-70 seria muito mais útil que o MSS… É comum se falar que toda a forma de investimento seja válida nesse setor de defesa, mas neste caso me soa como desperdício… Até onde sei, a capacidade de acertar o topo do CC já está presente desde o BILL sueco. Já está claro que o combate anti-carro com meios portáteis seguirá a linha do engajamento por meios de orientação passivos, isto é, sem expor eletronicamente o operador ( reconhecimento de imagem ou… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Bosco e RR, precisamos aprender a “casar” nossos sistemas. Concordo com vocês que o MSS é um equipamento defasado em partes (ainda tem valia em alguns T.O,s ), mas podemos e devemos investir no mesmo. Concordo que para forças especiais, Recon etc devemos ter o que há de mais moderno, seja nacional ou importado. Mas para a tropa em geral (que é formado em sua maior parte por soldados recrutados) podemos e devemos adotar equipamentos nacionais como Alac, Mss, Olhar VDN X1 etc. Assim gera dividendos para as empresas que os fabricam e consequentemente evolução dos produtos para algo no… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
4 anos atrás

Um maravilhoso e esplêndido 2020 para todos nós…. FELIZ 2020….

Léo Neves
Léo Neves
4 anos atrás

Meio off topic mas gostei desse BMP-3 modernizado com uma torre de 57mm , deve fazer um estrago e tem boa mobilidade .
https://youtu.be/0DJwBoX-XFw

ScudB
ScudB
Reply to  Léo Neves
4 anos atrás

Não se trata de BMP. São sistemas novos – Derivação (canhao de 57mm) e Drok (morteiro de 82mm).

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  ScudB
4 anos atrás

Obrigado pela explicação , este sistema sera mais voltado para exportação como o Terminator ou sera para as tropas russas?

ScudB
ScudB
Reply to  Léo Neves
4 anos atrás

Amigo Léo!
Creio que estes sistemas estão sendo desenvolvidos pensando no exercito russo mesmo. Os dois tem potencial de exportação tb. Mas as FFAA da Rússia estão pedindo algo assim há muito tempo..
Um grande abraço!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Com certeza a torre foi passear na lua kkk