Kalashnikov revela fuzil de precisão Dragunov SVDM 7.62mm para sniper
O grupo Kalashnikov da Rússia (uma subsidiária da empresa estatal Rostec) divulgou o seu fuzil de precisão Dragunov SVDM (‘M’ for Modernizedir Modernizirovannaya) de 7,62 mm, segundo o departamento de imprensa da empresa.
“O SVDM é uma arma de apoio ao fogo que se destina a engajar pessoal e veículos sem blindagem a uma distância de até 800 metros”, disse o Grupo Kalashnikov em comunicado divulgado em 28 de fevereiro.
Segundo a empresa, o SVDM é baseado em um esquema operacional de gás confiável e possui cano cromado e câmara redonda. “Um cano mais pesado [comparado ao Dragunov SVD – TASS] da linha de base com um muzzle break eficaz/supressor de flash aumenta a precisão e o equilíbrio de tiro do fuzil sniper. O protetor de mão da arma e o punho são feitos de polímero. A coronha dobrável possui placa traseira ajustável e apoio para as bochechas”, afirmou a empresa.
O SVDM recebeu um trilho Picatinny MIL-STD-1913, que percorre toda a extensão do receptor superior da arma. A arma de fogo é compatível com as miras ópticas e de visão noturna modernas. Deve-se mencionar que o SVDM manteve a presilha de fixação lateral do fuzil original para sistemas de mira (esse componente foi removido dos mais recentes fuzis de assalto da empresa, AK-12 e AK-15), bem como miras de ferro orgânicas; um bipé pode ser montado adicionalmente sob o cano do fuzil.
O SVDM emprega cartucho 7.62 × 54R (M1908) da Rússia e alimentado por uma magazine de metal redonda do SVD de 10 munições. A arma tem 1.155 mm de comprimento e um cano de 550 mm. O fuzil sniper pesa 5,3 kg.
O SVDM foi entregue ao Exército Russo.
FONTE: Army Recognition
Tenho um livro sobre o Exército da Ex-urss. De todas as armas de fogo, essa sempre foi a mais que gostei.
Realmente uma arma bem legal, ainda mais se pensar que ele pode clamar o título de ser o primeiro dmr de ampla adoção em um exército. Algo q eu acho interessante é como o 7,62×54 r tá aí desde o mosin, permanecendo firme e forte.
Tchau e abs.
Antes de alguém reclamar eu sei q existe uma variante do m14 chamado dmr.
Mas é uma adaptação para a função de DMR. O Dragunov foi mesmo a primeira projetada desde o inicio para essa função.
E salvo engano, o 7,62x54R é sim a munição do seu tipo mais antiga ainda em operação regular.
Olá Clésio. Prazer conversar com senhor. No caso eu só fiz a observação pq alguém poderia reclamar se eu estava falando do modelo em específico.
Tchau e saudações.
Arma lendária!. Forte tem que fazer mais matérias sobre arma de fogo, pistolas e fuzis.
Up, seria interessante desde as mais antigas e lendárias até as atuais, colocando os pontos positivos e negativos em como opiniões de militares que a usaram em combate. Abraços
Meu fuzil predileto
Os chineses modernizaram os “Dragunov” deles…
O NDM86, isto sim foi modernização de verdade..
https://i1210.photobucket.com/albums/cc416/Reid1066/9547118.jpg
Os chineses não tem vergonha de pegar idéias boas do ocidente e adotar..
Os russos seguem neste orgulho besta fazendo “russices”
Caro Rodrigo
VOCÊ acaba de explicar o que significa “rissices”
De fato esse pequeno é im belo exemplo de russice!
Os NDM79/86 são na certa um xerox sem vergonha da SVD. O que Voce quis mostrar – é um CS/LR19 feito em 2010 com varias modernizações decorativas e alterações nos formatos dos fixadores de luneta e etc. Ja a principal diferença de SVDM (que a reportagem bastante vaga e incompleta nao fala) é o cano “pesado e gordo” da SV-98 com MOA 0.3…0.5 em 300m que traz a precisão de Remington 700 ou M24 para campo de batalho no nível de pelotão. Fora as novas miras e possibilidade de instalar silenciador tático TGP-V. “Russices” ou nao – como apreciador das… Read more »
Sem vergonha mas não tem medo de inovar. Os russos fazem a mesma arma desde a década de 50 e agora com poucas mudanças chamam de modernizado e a claque amestrada aplaude efusivamente. Diga-se de passagem na própria Rússia tem armas mais modernas que o Dragunov. E mais sem vergonha são vocês russófilos que não enxergam a verdade.. Remington M24 que já está fora de uso há anos.. Da um F5 e vem pra 2020. Gozado.. As coisas na Rússia são tão boas, que as FEs russas de russo no equipamento individual delas só vejo o AK e soldado.. De… Read more »
Sai daí aprendiz de Richard Dawkins!
0.3/0.5 MOA? kkkkk a 300 metros? kkkkk Mostre as provas disso, os documentos, os vídeos dos testes, os certificados de no mínimo 50 amostragens de 5 shots cada com 0.5 MOA a 300 metros. O alvo na missão de um DMR é o centro de massa do corpo humano e não a cabeça de um preá. Ao falar tal coisa já sabemos de cara que nunca deu um tiro nem de baladeira (estilingue). Um hit na coxa de uma munição 7,62×54 a 300 metros é fatal. Nenhuma FFAA do mundo persegue 0.3 ou 0.5 MOA para DMR’s, inclusive se contentam… Read more »
Tb desligaram seu aceso ao Google como para Rodrigo?
Basta procurar pelo termo “sub-MOA rifles”.Ex :
https://old.weaponsystems.net/weaponsystem/AA05%20-%20SV-98.html
Lógico que existem limites. Lógico que nem cada atirador de nível pelotão vai carregar munição “especial” para garantir esta precisão. Mas que o cano garante isso – faz SVDM “sub-MOA capable” que nenhum rifle chines inovador(!) faz.
Por tanto seu kkk deixe para Rodrigo e “chinices” dele..
Boa noite ScubB. O link postado pelo senhor leva às especificações da sv 98.
Tchau e saudações.
É kkkk mesmo hahaha…
O que o SV-98 do seu link tem haver com o rifle do post? hahahaha Nada… ele bolt-action, Free-floating… enfim, um sniper rifle puro, coisa que o SVDM não é. Não preciso do Google, quando quero aferir o MOA de algum sistema eu os disparo… com certeza você não tem essa possibilidade.
Mestre Organza! Voce ignora os dados fáceis de obter : SVDM/SVDSM praticamente é um SV-98 “simplificado”. Simples assim! E sim ele é free-floating (solução realizada ainda em SVK/SVKSnos nos anos 80). Inclusive o cano (650mm , passo de 320mm) pode ser cromado de forma convencional (ao contrario do método mais caro de eletrodo móvel) para baratear ate o nível compatível com DMR tradicional. Vários clientes confirmam a precisão melhorada (perto de 1 MOA/700m). E melhor Voce deixar esta “certeza” das possibilidades dos outros pois mesmo longe das atividades militares por mais de 30 anos eu tenho ainda praticando (sempre quando… Read more »
Simplificado? Não dá para levar a sério alguém que afirma – “SVDM/SVDSM praticamente é um SV-98 “simplificado”. – WTF… isso é a definição de simplificado ou simplesmente pura desonestidade… na matéria você só desinforma. Dois rifles, duas filosofias de manejo e emprego conceituais completamente opostas. Isso ai do post é um Dragunov com gadgets… fico com o meu SVD original.
Oganza, a quanto tempo?!?! Muito bom ver você aqui de novo!!!
Só passando… dai dou de cara com essas bobagens aí de cima. Algumas coisas realmente não mudam. Grande Abraço.
Salve Oganza!
Que bom ler seus comentários novamente.
Saudações
Salve, Salve… foi só uma rapidinha. O nível caiu muito e só restaram uns poucos heróis… não sou um deles. Então sigo aqui fora tentando ajudar o Brasil e meu Presidente. Grande Abraço.
Simplesmente porque as “russices” em 90% dos casos são melhores do que as soluções ocidentais.Os equipamentos de guerra ocidentais são altamente tecnológicos, caríssimos e, geralmente, ineficazes em guerras reais e simétricas. Os equipamentos ocidentais geralmente priorizam a “gula” das empresas em detrimento da efetividade em combate, que vem em segundo ou terceiro plano. Não obstante, quando os russos precisam copiar, eles o fazem sim. Um exemplo disso é na confecção da bomba atômica soviética. Os cientistas soviéticos queriam “melhorar” a bomba criada pelos americanos, mas o alto comando soviético baixou a ordem: “façam exatamente como os americanos fizeram, as melhorias… Read more »
Rodrigo, largue mão de ser recalcado.
Os russos tem algum fuzil sniper de grosso calibre feito o .50?
Fábio.
Tem sim . O ASVK que tem cano longo e calibre 12,7
Obrigado!
Nessa página da Wiki tem alguns rifles.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Anti-materiel_rifle
Lindo e excelente fuzil de precisão. Sempre sonhei em ter um desses, dentre outros fuzis sniper. A Imbaré (Inbel), repaginou o seu fuzil AGLC .308 , com polímeros, nova coronha mais ergonômica ,freio de boca mas manteve a celebre ação Mauser . Ao menos parece que leram um de meus antigos post,s , onde comentei tais mudanças no projeto. Veremos se essa “repaginada” elevará a qualidade do produto. Outra sugestão a Inbel seria um sistema de gás e pente para até 10 disparos, eliminando a ação Mauser por um sistema semi automático, o que elevaria a cadência de tiro e… Read more »
SVD Dragounov,faz muitas viúvas no OM.Bem difundido em guerras atuais.
Criador Evgeny Dragunov
Data de criação 1963
Período de produção 1964 até hoje.
DMR clássico. Precisão de 2 MOA.
Arma dos covardes!
Marcelo,
É arma dos especialistas
Eu vi os “especialistas” na Bósnia….pilhas de crianças abatidas por causa de uma “linha vermelha”. Seres humanos se superam..olha só os likes. Pessoas doentias..canalhas e com argumentações toscas, rasas e de um mal caratismo inerente/latente que assombra. ARMA de COVARDES!
Covardes foram os líderes mundias que não fizeram nada para impedir a tal matança assim como são covardes e não tiram caras do poder como o Maduro ou Gordinho da Coreia, caras que levam as pessoas a viver como ratos em troca de um bem próprio !!!
Vamos lá. Posso estar enganado, mas 90% dos “lançamentos” de equipamentos ou veículos militares russos são melhorias em produtos já existentes. De fuzis de assalto Kalashinikov, rifles de precisão da família Dragunov, das pistolas makarov, tanques derivados dos T-72, variações do SU-27, do MIG-29. Sinceramente acho que criar algo “novo” realmente não é algo tão novo assim.
Fiz essa pergunta em post errado ! Pergunto aqui o Fal não poderia ser melhorado Para um DMR ?
Não. O FAL possui cerca de 5 MOA de precisão a 300 metros.
Legal sua colocação eu não sabia dos 5 Moa,
Fuzil sniper – até 1 MOA
DMR – até 2 MOA
Fuzil de assalto/Battle rifle – entre 4 e 6 MOA