sexta-feira, julho 30, 2021

Saab RBS 70NG

Quantos podem morrer pelo Coronavírus no Brasil?

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O professor doutor de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Astrônomo associado ao Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, José Dias do Nascimento Júnior, montou junto ao professor doutor da New Mexico State University, Wladimir Lyra, um modelo matemático em Python, que prevê desastres para o coronavírus no Brasil, caso não sejam tomadas medidas para conter a epidemia no país.

A base de dados utilizada na pesquisa dos cientistas foi mantida e atualizada pelo Centro de Ciências de SIstemas e Engenharia (CSSE, em inglês) da Universidade de Johns Hopkins. Os dados são divididos em casos de infecção, remissão e fatalidades. A base de dados é atualizada frequentemente e contém detalhes como datas e distribuição geográfica.

A partir desses parâmetros foram calculadas as taxas que entraram no modelo. Os componentes do modelo aplicados à epidemia do coronavírus resultam em um contágio muito rápido. Os dados da Itália mostram que uma pessoa infectada passa o vírus para, em média, entre 3 e 4 pessoas antes de se curar ou morrer pela infecção e com isso o número de casos dobra a cada 4 dias.

O modelo dos pesquisadores quando aplicado ao estado de epidemia no Brasil resulta que cada pessoa infectada está, em média, infectando 6 pessoas. A partir dessa taxa, o número de casos dobra entre 2 e 3 dias. Lyra anuncia que “se continuar desta maneira, sem fazermos nada, a epidemia terá seu pico daqui a 50 dias, no começo de maio, com 53% da população infectada ao mesmo tempo. Isso são mais de 100 milhões de casos. Os hospitais não têm capacidade de lidar com esse número. E, ao final da epidemia, teríamos 2 milhões de mortos.”

Os cientistas alertam que se não foram tomadas medidas de prevenção e a população não praticar o distanciamento social, os resultados do modelo irão se concretizar. “Sem tratamento ou vacina, a única forma desta epidemia parar naturalmente é ela correr seu curso, infectando centenas de milhões, e matando milhões de pessoas.

O modelo prevê dois milhões de mortos no Brasil se não fizermos nada. Para evitar isso a população tem que parar de sair de casa, praticar distanciamento social. Apenas isso vai evitar o contágio”, argumenta Lyra.

Leia a matéria completa no site Techmundo, clicando aqui.

NOTA DO FORTE: Abaixo, a curva do avanço da epidemia no Brasil e na Itália.

- Advertisement -

319 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
319 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
1 ano atrás

Enquanto isso, o governo brasileiro resolve criar uma crise diplomática com nosso maior parceiro comercial através da declaração do seu chanceler ad hoc, que, na atual linha bajulatória com os Estados Unidos, insinuou uma suposta negligência da China com o coronavirus. Isso em meio a uma crise econômica de consequências ainda incalculáveis mas previsivelmente amendrontadoras para o mundo e especialmente o Brasil. Ato contínuo, o Embaixador da China no Brasil respondeu direta e rispidamente dizendo que Eduardo Bolsonaro “contraiu um vírus mental” e exigiu a retração do governo brasileiro sob risco de severas consequências … Sr. Embaixador da China, Yang… Read more »

Baaz
Baaz
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Concordo que ele não tinha nada que dar pitaco e falar bobeira, mas que a China foi negligente nos primeiros meses do surto isso ela foi.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Baaz
1 ano atrás

Perfeito..

Os chineses pariram a criança e agora bancam os ofendidos.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Havia sim desconfiança que a China estava ocultando resultados da epidemia mas depois que o vírus se espalhou e passou a contaminar outros países a OMS verificou que os dados divulgados pela China eram sim consistentes, tanto os números de infectados com a taxa de mortalidade eram compatíveis com os números observados em outros países. A pandemia era inevitável infelizmente.

Baaz
Baaz
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

O Prefeito de Wuhan entregou o cargo no fim de Janeiro por ocultar dados…

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Baaz
1 ano atrás

boi de piranha

Jacinto
Jacinto
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

A questão não é a quantidade de infectados/mortos, mas da data em que a China descobriu o aparecimento de um novo e mortal vírus e a data em que divulgou isso. Parece que a China sabia da gravidade do virus e ocultou a informação.

Camargoer
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

Olá Reginaldo. O texto do Eduardo diz que a China escondeu algo grave para evitar desgaste, sem dizer quais dados foram escondidos. Também não mencionou adulteração dos dados. Contudo, como não coloca nenhuma fonte, fica sendo apenas a opinião dele.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Caro Rodrigo. Os Chineses são os principais importadores e exportadores do Brasil. A demanda deles reduziu e a produção deles de produtos necessários para o combate á disseminação do vírus tem demanda mundial. “Seria prudente alguma prudência”. Eu procurei mas não encontrei o que motivou o comentário do Eduardo. Ele respondeu a alguma provocação ou ele fez a provocação?

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer,
Os EUA sempre foi um dos nossos principais parceiros comerciais e nunca vi tanta preocupação com o pronunciamento dos parlamentares. https://pleno.news/brasil/politica-nacional/petista-erra-e-usa-imagem-de-jogo-para-atacar-trump.html

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Tempos estranhos. Nesses momentos, “é prudente ser prudente”. Eu já fiz a mesma crítica em relação ás declarações desastradas com potencial de prejudicar as relações diplomáticas contra a Argentina, contra o Irã, contra a França… pelo que apurei, o comentário do Eduardo foi uma provocação, não uma resposta.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pois é…

Faça como eu Bosco, ignore..

É muita baboseira travestida de intelectual.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pô Bosco, para de relativizar o que os Bolsonaros fazem falando de algum petista. PT morreu. Deixe-os no túmulo.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pensei o mesmo! Trump e os EUA são constantemente ofendidos pelos esquerdistas, e voce não vê essa fanfarra toda. Muito o “estadista” Rodrigo Maia de dispondo a se humilhar perante estrangeiros.

Camargoer
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Olá Paddy. A Embaixada da China publicou há pouco uma nota oficial criticando duramente o Eduardo (poupando o presidente). O que era uma bazófia se tornou um incidente diplomático envolvendo o vice-presidente, o presidente do Senado e o presidente da Câmara.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Realmente. Não estou minimizando o incidente, que ocorre em um péssimo momento. Mas Maia e alcolumbre estão aproveitando a coisa para criar mais desgaste para o PR. Nunca tiveram a mesma preocupação em minimizar ofensas a outros parceiros comerciais. A verdade é que nossos “presidentes” (Bolsonaro, Maia, Alcolumbre, Toffoli) não estão à altura dos seus cargos, nenhum deles.

Douglas
Douglas
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu nunca vi tanto nunca vi para justificar essas baboseiras Bolsonaristas. Me racho de rir . Ohh rachadinha falei de novo Queirós preciso parar com isso

MMerlin
MMerlin
Reply to  Baaz
1 ano atrás

Mais que isto. Este parlamentar (para não dizer coisa “pior”) precisa ser declarado, de modo formal, como Persona Non Grata no país. Este espécime não percebe o estrago que publicações, algumas sem sentido e outras inoportunas, fazem na gestão pública do presidente. Referente a China, os líderes dos principais países já estão de olho nos próximos movimentos econômicos da China. É unânime e negligência deste país no meio empresarial internacional. O que não se tem certeza é no motivo (se incompetência ou intencional) da demora do país em fechar as fronteiras mesmo sabendo do vírus, o que foi suficiente para… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Em relação ao deputado, ele deveria é ser cassado e pronto. Em relação à China é aquela coisa: eu não vou me ferrar sozinha.

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. O Eduardo já foi suspenso do partido dele, mas não sei se caberia sua expulsão do partido ou ser cassado por quebra do decoro.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer,
Quebra de decoro do Duduzinho (já foi modelo, sabia???) ( e surfista) ? Porque tuitou que o vírus é chinês e lá é uma ditadura?
E as críticas aos EUA? Essas não dão cassação não, né? https://veja.abril.com.br/politica/estrategia-de-campanha-de-trump-pt-critica-morte-de-soleimani/

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco. Acho que concordamos que a declaração do Eduardo foi uma tolice mas insuficiente para outra punição do partido ou abertura de processo por quebra de decoro. O fato de discordarmos muito não significa que discordamos sempre.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer
“decoro parlamentar” é, propositadamente, um conceito aberto. A expressão consta da CF, mas não há nada na CF que explique o que ela significa. Em outras palavras… “decoro parlamentar” pode significar qualquer coisa.

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. Acho que alguns casos são fáceis de identificar. Um deputado usando notas fiscais frias para ter despesas restituídas é quebra de decoro. Um debutado assediando uma funcionária, ou um mulher, ou um homem, ou uma criança seria quebra de decoro. Um deputado dirigindo embriado, com a CNH vencida seria quebra de decoro. Um deputado ofendendo ou agredindo outra pessoa (parlamentar ou não) é quebra de decoro. Acho que o Eduardo tinha um objetivo de criar uma cortina de fumaça, mas exagerou e fez besteira.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

E que tal essa: um senador eleito vai armado ao congresso, disposto a matar um rival político. Saca arma e dispara, mas erra o alvo. Lamentavelmente, porém, outro senador que estava perto é atingido no peito e morre…
Isso aconteceu e o protagonista disso foi o pai do Fernando Collor de Melo. Não foi cassado e ainda se reelegeu mais duas vezes,

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. Olha que isso foi lá no Sec.XX. No Sec.XXI o procurador geral da república foi armado no STF para matar um ministro e depois se matar… o caso do Arnon (pai do Collor) foi absolvido por legitima defesa, assim como o Doca Street usou a tese da legitima defesa da honra para justificar o assassinado doloso de Angela Diniz. Absurdos que espero sejam coisas do passado como queimar bruxas e hereges na fogueira.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

E as provas do PGR armado ? E a materialidade ? Só pq ele falou que foi em um livro não serve como prova. No Brasil nenhuma confissão serve como prova absoluta e dispensa perícia e investigação.

Camargoer.
Reply to  Space Jockey
1 ano atrás

Olá Jacinto. Apenas contei o que o PGR escreveu de si para contextualizar que a tal “defesa da honra” ainda insiste em rondar os machões. Recentemente, um motorista matou outro na frente da família por uma disputa de trânsito em vendo uma vaga. Um está preso e o outro está morto. O pGR está aposentado e o ministro vivo.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Um deputado ou senador saqueando uma estatal tbm é fácil de identificar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

quer que eu vá caçar coisa pior de deputados ptistas e do PSOL ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Sempre há coisas piores, mas dois erros não fazem um acerto e é isso que a pouca inteligência bolsonarista não consegue entender. Não é porque X fez algo reprovável que Y também pode fazer algo reprovável.

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. De fato. Cada crime punido segundo sua gravidade. Lembro daquelas vezes em que a professora da escola dá uma bronca no menino e ele aponta o dedo para o colega e diz “ele fez pior”. No final, levou uma bronca da professora e correu o risco de apanhar na saída por ser dedo-duro.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Então vamos cassar todos os congressistas que desonram o cargo, não só os que você não gosta. Ladrões, boquirrotos, rachadores (não somente o Flávio, mas aqueles com que você simpatiza), defensores de ditaduras atuais e pregressas…

Jacinto
Jacinto
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Paddy Mayne
Por mim ok. Acho especialmente bom extirpar da politica quem apoia ditaduras atuais e pregressas ja que aí a gente tem a oportunidade de colocar no mesmo saco os petistas e os bolsonaristas.

Camargoer
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Olá Paddy. Qualquer parlamentar está sujeito a perder o mandato, qualquer que seja a popularidade ou o partido (ou mesmo se for sem partido). “Rachadinha” é crime de peculato. O parlamentar que for condenado por esse crime deve perder o mandato. Por esse e por outros crimes. Falar besteira não é crime, mas pode ter consequência política (FHC perdeu uma eleição para prefeito ao se enrolar com uma pergunta feita pelo Boris Casoy em um debate).

Camargoer
Reply to  Baaz
1 ano atrás

Olá Baaz. O Eduardo fez um movimento político, tentando conduzir o debate para outra direção. A resposta da China não deve importar para ele. O fato de estarmos aqui concordando que foi uma tolice mas comentando a tolice mostra que ele teve sucesso em seu movimento.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargunho,
Logo logo a China vai esquecer o Dudu e vai voltar a matar alguns cristãos pra desopilar. Preocupa não!

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Acho que a declaração do Eduardo nunca teve objetivo de atacar a China, mas criar alguma outra polêmica. Acho que ele foi surpreendido pela resposta do governo chinês. Duvido que o diplomata chinês fez sem consultar seu chefe.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Diplomata chinês nem vai ao banheiro sem consultar o superior. Na verdade, a China ve a proximidade entre os Bolsonaros e os EUA como algo preocupante. E deu essa bofetada no Eduardo Bananinha porque sabe que ele não tem como revidar, já que o Eduardo Bolsonaro não pode melindrar (mais) os empresariado brasileiro que tem na China seu maior parceiro.

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. Excelente ponto. Acho que temos a mesma impressão. O fato de um diplomata chinês responder duramente á declaração do Eduardo é sinal que Pequim autorizou, até para evitar prejudicar as relações entre os dois países (algo que interessa ao governo chinês também). Por isso, acredito que a declaração do vice-presidente foi uma reposta para Pequim preservando o presidente (que ficaria enfraquecido se desse uma resposta criticando o próprio filho).

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

O Mourão fez o que devia fazer mesmo. Mas o “Eduardo Bananinha” me parece ter sido um toque de humor às custas do Eduardo.

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. A Embaixada da China publicou uma dura nota oficial criticando o Eduardo (e deixando claro que a crítica é a ele, poupando o presidente). Nada trivial.

Junior
Junior
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Isso ai foi pensado, depois de ontem, ele tinha que lançar uma polêmica, uma cortina de fumaça para desviar a atenção, isso é a marca da turminha do Eduardo BANANINHA, só que o tiro saiu pela culatra, ele conseguiu irritar a frente parlamentar do agronegócio, muitos aliados do presidente foram para as redes sociais detonar o Dudu BANANINHA e inclusive ameaçando abandonar o barco do presidente e apresentar um pedido de cassação de mandato do bananinha no conselho de ética, aliás o presidente da frente parlamentar do agronegócio (aliado do presidente) disse que o BANANIHA não tem condições nenhuma para… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Junior
1 ano atrás

Junior
Vc acertou em cheio.
Sempre que a “popularidade” do incompetente do Bolsonaro fica em baixa, eles criam uma noticia nova para desviar a atencao do assunto principal. O fato é que o Bolsonaro sentiu o golpe do panelaço feito contra ele. Afinal de contas panela que bate em Dilma também bate em Bolsonaro. E igual vc bem escreveu, Eduardo Bolsonaro se ferrou pq o tiro realmente saiu pela culatra pq o setor do Agronegocio nao vai aceitar perdas financeiras com a China por causa de um moleque mimado, um pseudo-deputado tao incompetente quanto o pai.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
1 ano atrás

Eu acho que o Ciro , o seu presidente ideal, nos anos que ficou na Câmara dos Deputados também não fez muita coisa não. https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/ciro-nao-apresentou-projeto-e-faltou-a-quase-metade-do-mandato-na-camara/

Junior
Junior
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O comentário foi para mim? Se foi, no primeiro turno eu votei no Álvaro Dias e no segundo eu votei no Bolsonaro. Quanto ao Dudu BANANINHA, quando digo que ele nunca fez nada, não é só na câmara não, é na vida, sempre foi um playboizinho encostado no pai, sempre usou o nome do pai para tudo, até para ameaçar segurança de boate depois de ser barrado na porta lá na Barra da Tijuca, típica atitude de playboy b*baca.

Camargoer
Reply to  Junior
1 ano atrás

Caro Jr. Qual a necessidade de abrir mão do segredo de seu voto? Irrelevante. Cada um que votou escolheu livremente seu candidato e ainda tinha as opções NULO e BRANCO. O voto de cada um é irrelevante para o debate

Bosco
Bosco
Reply to  Junior
1 ano atrás

Juninho, Perdão! O comentário foi pro MGNVS. Esqueci de colocar o vocativo. Em relação ao Dudu Bananinha eu tenho grande respeito por ele. É advogado , concursado da PF e bom parlamentar. Acompanho há muito tempo sua atuação. Desde 2014 tenho por hábito assistir a TV Câmara e eventualmente a TV Senado. Muitas vezes pensamos que parlamentares não trabalham mas nem sempre isso é real. A maior atividade deles é nas comissões. Ele foi sempre muito atuante nas comissões. Muitos políticos famosos ficaram anos como parlamentares e nunca apresentaram projetos de lei e alguns apresentaram vários mas que nunca foram… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco
So vi o seu comentario agora.
De onde vc tirou que eu votei no Ciro???
huahuahuahua… vc deve ter pego o coronavirus e agora esta tendo delirios. Ou entao vc esta com aquela doença tipica de bolsonaristas: “demmencias olavensis”… kkkkk
Mas eu ate gostei da piada…. vamos nos divertir.

Camargoer.
Reply to  MGNVS
1 ano atrás

Olá Mgnvs. Tanto faz em quem você votou. Você teve direito de votar em quem você bem entendesse, ou votar em branco, ou nulo. #meuvotosecreto.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer
Sim… meu voto é secreto e nao vou expo-lo aqui pra ngm. Mas pelo visto aqui na Trilogia temos varios comentaristas videntes que sabem de tudo, ate mesmo em quem outros comentaristas votaram… so podem ser seguidores do famoso Astrologo da Terra Plana… kkkkkkkkk.

Camargoer
Reply to  MGNVS
1 ano atrás

Olá Mgnvs. Defendo irrestritamente o voto secreto. Acho que nem o “Harry Potter” teria como saber em quem votei ou se preferi “nulo” ou “branco”. Acho irrelevante até quando algum colega abre o voto porque essa informação é inacessível. #meuvotosecreto

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  MGNVS
1 ano atrás

Vc votou no Haddad/Lula, não precisa expor nada.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O voto é secreto Camargo, mas que ele diz muito sobre a pessoa no debate, é verdade.

Camargoer.
Reply to  Space Jockey
1 ano atrás

Caro Space. O que importa no debate seria o que a pessoa diz e nunca o que se diz sobre ela. Debatemos ideias sem fazer juízo da pessoa. Acho que você achou o problema que tem prejudicado o debate. De ficarmos nas ideias escritas vamos melhorar muito a trilogia.

WVJ
WVJ
Reply to  Baaz
1 ano atrás

Em 31/12/2019 eles informaram sobre uma misteriosa pneumonia. Menos de um mês depois inauguraram um hospital, semana depois mais outro ainda maior, com leitos de UTI. Hoje conseguiram conter o C19 por lá. Prontidão contra o inesperado melhor que deles só a nossa mesmo, né? ou a dos italianos que deixaram rolar o carnaval mesmo sabendo dos riscos. Porque ninguém acusa os italianos? Enquanto isso o Malafaia continua sua obra.

nonato
nonato
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

E os apoiadores de Maduro esperando qualquer motivo para criticar o presidente eleito com 58 milhões de votos.
Os derrotados tentando voltar.

Caio
Caio
Reply to  nonato
1 ano atrás

Toda a critica a este governo é coisa de comunista! Igualmente os nazistas falavam dos judeus.

Bosco
Bosco
Reply to  Caio
1 ano atrás

Caio,
O assunto do post era “quantos podem morrer pelo vírus chinês no Brasil”. Aí o Ozawa inicia os comentários atacando diretamente o presidente. inclusive de forma calunioso, difamatória. Isso não é uma simples “crítica”. É ataque. E é ataque feroz onde está explícito a intenção de um golpe contra o presidente que não cometeu nenhum crime e que está administrando o país dentro da normalidade.
Enquanto houver ofensas ao presidente e enquanto eu considerar o presidente Bolsonaro um cidadão honesto e merecedor do meu apreço, eu irei defendê-lo você gostando ou não.

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. O comentário do Ozaewa foi sobre a declaração do Eduardo, que foi inclusive criticada pelo vice-presidente. Ele não cita o presidente.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Deixe o vice de fora. Ele não tem que ficar criticando parlamentares. Ele é do Executivo.
E o comentário do Ozawa foi amplo. Se referiu também ao presidente.
Sei que sua compreensão de texto o habilita a entender o texto rebuscado e intelectualoide do Ozawa.

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. O Ozawa vem colocado diversas críticas ao presidente, sempre explicitamente. Acredito que ele teria mencionado o presidente caso fosse o caso (julgamento meu). O presidente ficou em uma situação delicada pois teria que responder pelo governo brasileiro ao governo da China mas não poderia criticar o filho publicamente em um momento de pressão política. Em seu lugar, eu teria pedido para o Vice fazer a crítica em nome do governo para encerrar a crise diplomática e teria uma conversa de pai para filho. Aliás, a única coisa certa foi poupar a figura presidencial em um momento de crise.… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O problema é o excesso de politização. Eu não sou a favor do Bolsonaro e de 99,9% dos políticos, por seu comportamento de longo tempo, inativo e quando age fala mais besteira do que coisa útil e sim concordo com certas propostas dele como: posse de armas, leis mais rígidas,menos tributação, menor burocracia,e distânciamento de ditaduras, seja de que lado for. A ele falta polidez, serenidade que o cargo exige. O Trump pelo menos em público, procura uma ser mais empático, o nosso presidente não, parece que não lhe caiu a ficha, ele governa para os 57 milhões que votaram… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  nonato
1 ano atrás

O demente psicopata , expressão de milhões de reacionários , cairá pela própria incompetência!
A inépcia do imbecil eleito só não é maior que a sandice daqueles que o seguem!

Francisco Bastos
Francisco Bastos
Reply to  nonato
1 ano atrás

Cara, deixa de cegueira ideológica. Nem todos críticos do presidente são apoiadores fe maduro ou da esquerda, são pessoas racionais que votaram nele acreditando numa coisa e recebendo outra totalmente diferente das propostas durante a campanha. E o presidente e seus filhos estão fazendo crises em cima de crises desde o começo do governo, isso é fato. Quando ele parar de criar polêmicas vazias e começar a governar, aí sim, mas por enquanto, todas as críticas são plausíveis.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Criticar o Eduardo Bolsonaro é fácil.Difícil é dizer onde ele mentiu.O governo chinês omitiu da comunidade internacional informações a respeito da real gravidade da crise,agindo assim da mesma forma que o governo soviético agiu durante a crise em Pripyat.

“Ah mas a China é nosso maior parceiro blá blá blá” e daí?Só por isso todo mundo tem que passar pano para a irresponsabilidade e negligência dos chineses que dentre outras coisas detiveram médicos que tentaram alertar a população?

Parabéns ao Eduardo Bolsonaro por ter coragem de apontar o dedo e identificar o real responsável,o PCC.

Caio
Caio
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Um pleibozinho que nunca teve a mínima utilidade ao país, poderia se manter assim, com a boca fechada ou como deputado trabalhando por algo útil ao povo,mas é algo impossível a este mimado.

Bosco
Bosco
Reply to  Caio
1 ano atrás

Caio,
Nem nos conte o que é pra você “trabalhar para algo útil ao povo”. Nos poupe!!!

caio
caio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

pergunto oque sera pra voce? custar quase 200 salários mínimos,por mês so para falar besteira, você e quem deveria nos poupar dessa idolatria cega.

nonato
nonato
Reply to  caio
1 ano atrás

200 salários mínimos por mês?
🤔.
Legal você acha Maria do Rosário, Érika kokay, o namorado de Fátima Bezerra.
Respeite o deputado com maior número de votos no país.
Se está insatisfeito, maduro está de braços abertos.
Lá ele tem amizade com a China.

Caio
Caio
Reply to  nonato
1 ano atrás

Insatisfeito luta por mudanças, na sua terra e não lhe abandona, se você tivesse aprender isso ao invés de se deixar ser mais um papagaio repetindo tolices acéfalas, será um cidadão mais útil ao país.
Franceses, gregos, ingleses, todos se manifestam por suas terras e não estão saindo delas.
E repito dizer que contrários ao governo são comunistas e o mesmo que os ídolos nazistas idolos de alguns, e todos os antisemitas , diziam sobre o s judeus no seu tempo,.
Aproveite o tempo em casa e vá ler um pouco.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Caio
1 ano atrás

E digo mais, Caio, é a mesma argumentação acéfala dos que apoiam o PT. São faces opostas da mesma moeda.

Bosco
Bosco
Reply to  caio
1 ano atrás

Com certeza não é sair pelado na rua com um crucifixo enfiado no xx gritando “fora Bolsonaro”

Camargoer
Reply to  Caio
1 ano atrás

Olá Caio. O Eduardo faz as coisas de modo pensado, coordenado ou instruído. Nunca por acaso. Acho que duas coisas poderiam esclarecer o comentário do Eduardo. Talvez o comentário nada tenha a ver com a China, mas teria outro objetivo político. Ou talvez ele subestimou a resposta chinesa (o envolvimento do Maia, do Mourão e depois do Araújo sugerem que errou a mão)

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Qual político faz algo por acaso? Não entendi?
*O pior de tudo é ver o presidente da CD criticar um parlamentar da forma como o Maia fez. Lamentável!

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Os políticos quase sempre agem com um propósito. Muitas vezes vão conversando, combinando, pedindo sugestões, testando as ideias com os colegas. Outras, agem por mais por instinto. Quando agem por instinto, ás vezes erram a mão. Eu lembro do ACM e do Jader Barbalho em uma disputa no Senado que chegou ao ponto de quase serem cassados (renunciaram para evitar a cassação). E eram raposas políticas.. o fato do Maia, do Mourão e do Ernesto terem feitos declarações após o diplomata chinês sugere que a resposta chinesa à declaração do Eduardo impactou o governo brasileiro. Geralmente, as declarações… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Sefoi pensado é muito raso o pensamento dele e se for instruído mostra novamente pouca inteligência, pois esta sendo usado para se auto sabotar e pior ainda o seu pai que é o presidente instituído, gerando instabilidade a nação.
É melhor ele começar a refletir sobre o que faz.

Camargoer
Reply to  Caio
1 ano atrás

Olá Caio. A Embaixada da China publicou um nota muito dura criticando nominalmente o Eduardo. Imbróglio.

WVJ
WVJ
Reply to  Caio
1 ano atrás

Se foi pensado foi para um propósito mesquinho: mudar o foco dos panelaços contra o pai para algo capaz de abafar o movimento que ali se iniciou, o Fora Bolsonaro.

Bosco
Bosco
Reply to  WVJ
1 ano atrás

WVJ
O panelaço feito pelo maconheiro do meu bloco realmente foi terrível. Esse maconheiro quer voltar a ser governado pela cleptocracia a todo custo. Bandido gosta de bandido.

nonato
nonato
Reply to  Caio
1 ano atrás

Falou o eleitor de Zeca Dirceu…

Camargoer.
Reply to  nonato
1 ano atrás

Olá Nonato. O único modo de você saber quem votou em quem seria fraudando as urnas, o que seria crime. Imagino que se você insistir em revelar o voto dia colegas estaria se colocando como criminoso ou mentiroso.

bjj
bjj
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

A questão é que relações internacionais não são como as tretas de bairro onde se pode sair apontando o dedo na cara do do outro. Até porque se assim fosse, teríamos de apontar o dedo e falar a verdade para muitos países por motivos variados, assim como muitos apontariam pra nós, e claramente as coisas não funcionam assim. Nossa economia já fechou o último ano com um resultado ruim. Estamos numa crise que parece não acabar nunca, e esse ano provavelmente o PIB vai pro “saco” novamente. Daí surgem duas perguntas: 1) Como a atitude do Eduardo Bolsonaro nos ajuda… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  bjj
1 ano atrás

BJJ, O que mais vi nos últimos 30 anos foi os EUA , nosso então segundo maior parceiro comercial, ser detonado. Chamado de imperialista, estado assassino, mentiroso, oportunista, etc. Compraram parte da Embraer e foram esculachados. Alugaram a porcaria da base de Alcântra e foram chamados de imperialistas. Nos doam material bélico e são acusados de nos dar porcarias. Só não chamam eles de santos. Ultimamente o Trump então tem sido esculachado quase todo dia na tribuna do CN pelos pisolistas, petistas e comunistas. Só não é mais porque invariavelmente esses democráticos parlamentares voltam sua metralhadora giratória para o governo… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

E isso ajuda o país como? Diminui o numero de infectados? Reduz a velocidade do contágio? Aumenta a quantidade de leitos de UTI? Diminui o impacto econômico do corona virus? O que os Bolsonaros poderiam fazer para ajudar o país – coisa simples, como não incentivar pessoas a fazerem protestos no meio de uma pandemia, ou dar o exemplo, respeitando o isolamento – isso eles não fazem.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

As vezes ele faz declarações sem sentido. Esta, no caso, foi inoportuna. O motivo? Existem fortes indícios referente ao comportamento com a demora do isolamento por parte de China, mas nada comprovado.
A China aproveitou, a nível econômico e industrial, o momento com a crise do H5N1.
Naquela vez, os países toleram o comportamento inconsequente da China. Não irão tolerar novamente se suspeitas se confirmarem.

Camargoer
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá MMerlim. As declarações do Eduardo sempre têm o objetivo de causar alguma confusão geralmente para prejudicar o debate.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Realmente temos que ficar atentos a parlamentares que querem causar confusão. Lembra da “bancada da chupeta” formada pela comissão de frente feminazi Gleisi, Jandira, Kokay, Rosário e agora tem aquela do PSOL que não lembro o nome?
Elas são terríveis…

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Teve um senador que tentou arrumar confusão com o governador de SP, acho que no limite do decoro parlamentar. Aqui onde moro, um vereador tenta emplacar seu nome como candidato a prefeito provocando políticos e servidores. Acho que nosso papel é duvidar e interpretar. O debate é importante para isso.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Gleisi… Os eleitores desta pessoa infelizmente a apoiaria mesmo se conhecessem seu modelo de “gerênciamento” do comite que preside aqui no Paraná…

Jacinto
Jacinto
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Teve um o assessor da Gleisi Hoffmann (chamado de E.G.) foi condenado em dezenas de caso de estupro de menores (pedofilia) e o pessoal continua votando nela… é inacreditável.

Camargoer.
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Caro Jacinto. Acho que o problema seria o fato de um criminoso julgado e condenado dezenas de casos de pedofilia estar solto. Alguma coisa está errada na história. Talvez seja o caso de você nos ajudar e esclarecer essa história, pelo menos dizendo o nome do criminoso condenado para podermos nós proteger dele. Eu ficaria grato. Acho que outros colegas que tem crianças em suas famílias também agradeceriam.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer
Eu acho que ele esta preso mas me parece que, por certos padrões de pensamento, de forma injusta (ironia) já que ate onde sei as sentença ainda nao transitou em julgado. O nome dele Eduardo Gaievski. Sao 26 estupros de menores e 17 estupros de vulneráveis. E veja como as coisas são, como assessor da Gleisi ele cuidava das politicas do governo federal para criancas e adolescentes….

Camargoer
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. Obrigado pelo esclarecimento. A noticia mais nova sobre ele é de 2016, do G1. Parece que ele está preso condenado em 7 processos e inocentado em outros. Ele foi prefeito de Realeza (PR) em 2005 e reeleito em 2009. Cumpriu o mandato até 2012. Pelo que li na entrevista à Veja (“Eduardo Gaievski, acusado de abusar de menores: “Eu sou a vítima”) o MP fez a acusação em 2013. Portanto, as pessoas o elegeram antes da acusação, não depois. Acho que seria até injusto com os eleitores de Realeza critica-los. Crimes de assessores parlamentares podem contar ou não… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Não critico a população de Realeza – até porque eu nem sabia que havia sido prefeito desta cidade, cuja existência eu também desconhecia. O que eu critico é votar na Gleisi em 2018.

Camargoer.
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Olá Jacinto. O que leva uma pessoa a votar nesse ou naquele candidato deve estar ligado as ideias dos candidatos, não de seus assessores. Mas eu acho que devemos debater as ideias em torno dos candidatos, não os eleitores. A pergunta séria o que levou os candidatos a votar nela? Ao invés das ideias que “deveriam” ser usadas para não votar.

Bosco
Bosco
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Merlin,
Para esses eleitores só têm três pessoas no mundo que são desonestas: o Trump, o Bolsonaro e a Dna. Marisa.

Camargoer.
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá MMerlim. Cada um vota em quem quiser. Ou vota nulo ou em branco. Ou justifica. Ou fica em casa e regulariza depois. O voto continua livre e secreto. Acho essa discussão sobre juízo de valor do voto muito perigosa.

nonato
nonato
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O comunismo é uma seita.
Agem feito cães ferozes em bandos a procura de carne fresca.

Camargoer.
Reply to  nonato
1 ano atrás

Olá Nonato. Entendo que os cães busquem carne fresca. Entendi até que busquem carne já em estado de putrefação. Contudo a única relação de cães com seitas seria a piada sobre a razão do cachorro entrar na igreja. Imagino que você conheça essa.

Camargoer
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Olá Allan. O Eduardo fez uma provocação mas omitiu a fonte da denúncia e qual a base para a afirmação dele.Caso ele tenha um relatório vazado da inteligência brasileira, um documento do GSI, um memorando da Anvisa… qualquer coisa (nos moldes dos “Pentagon papers”, “Vaza-jato”, Snowden, Assange… ) seria excelente para o debate.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer, procure sobre os estudos feito pela Imperial College de Lonndres onde mostra que desde de Dezembro o governo chinês já sabia dos casos e tava omitindo.

Camargoer.
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Olá Alessandro. Se você souber o título do estudo fica mais fácil de achar. Acho que nem precisa do link. Ontem fui procurar um artigo sobre o vírus e gastei mais de 20 minutos… Tem muita coisa.

wilhelm
wilhelm
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

A diferença é que o Brasil depende muito mais da China do que o contrário. Causar um atrito diplomático com ela em meio a uma crise econômica que possui apenas perspectivas de piora não é apenas uma atitude contraprudente, mas também burra. Se o Eduardo Bolsonaro tivesse pelo menos uns dois ou três neurônios funcionando, saberia disso. O Brasil não ganha absolutamente nada tomando as dores dos neocons americanos.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

O vírus veio de onde ? De Marte ??? Atualmente falar a verdade é quase um crime…..
A China não escondeu os casos no início da crise ? Escondeu….
Quem garante que a China declarou o número de infectados e mortos reais ???
Então se falarmos da “gripe espanhola” estaremos ofendendo os espanhóis ?!?!? A vontade de lacrar, de maldizer sobre o atual governo é bem maior do que realmente reconhecer a verdade para alguns.
Seus comentários já foram bem melhores, mas quando descambou pro proselitismo político e ideológico, deixando a parte técnica de lado, decaiu demasiadamente. Uma pena.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Diga para o Sr. Embaixador da China, Yang Wanming, ira para a China que lhe pariu e parar de encher o saco. Se ele é pago pra defender o regime opressor e ditatorial do seu país ele tem que entender que aqui no Brasil vige a democracia e deputados são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos, de acordo com a nossa Constituição. Da mesma forma, não são obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do mandato, nem sobre as pessoas que lhes passaram tais dados. Essa prerrogativas asseguram a eles liberdade no exercício do mandato. Se… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Cara, é engraçado como você usa os argumento com base na conveniência. Fala do regime opressor da China e da democracia vigente no Brasil para defender seu ponto mas lembro de você poucos dias atrás dizendo que o Bolsonaro ‘bem que podia fechar o Congresso e STF’. E ainda reclamou depois que não podia se expressar pq seus comentarios ficavam retidos.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
1 ano atrás

O CN e o STF estão traindo os fundamentos da República e claramente querem sabotar o governo legítimo do presidente Bolsonaro. Na República o Poder moderador é o povo nas ruas, que é quem detém o Poder de fato em uma democracia. Se assim o fazem é legítimo que tais instituições sejam fechadas temporariamente para reforma. O Rodrigo Maia com seus 70 mil votos não vai governar o Brasil de lá da Câmara dos Deputados com a anuência do Senado, do STF , da Globo, da Folha de São Paulo e do Brasil 247. Querem governar o Brasil? Se candidatem… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Claramente querem sabotar o governo com base em quê? Nas suas teorias sobre’globalista’? Tipico dos conspiracionistas que sempre são ‘perseguidos’ por alguém. “Na República o Poder moderador é o povo nas ruas, que é quem detém o Poder de fato em uma democracia” Olha a m**da que você ta dizendo cara. Se o poder moderador é o povo, como você defende a concentração do poder nas mãos de um único sujeito? Se é o povo que detém o poder de fato numa democracia e você de do nada entrega todo o poder ao presidente, inclusive jogando no lixo os votos… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
1 ano atrás

” Fechemos então os outros poderes, permitimos que o Bolsonaro se torne um imperador e ficamos sentados esperando até que ele ‘reforme’ as outras instituições e restaure a democracia para que então possamos voltar a usufruir de nossas liberdades individuais.”

Exatamente assim! Eu não teria dito melhor.
Mas fique tranquilo que o Bolsonaro não vai fazer meus desejos virarem realidade e vai continuar sendo afrontado e humilhado diuturnamente por gente como você que tanto preza as liberdades individuais e a democracia e chama esse “bunda mole” de ditador fascista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Silva
1 ano atrás

Vamos fazer uma pequena comparação.. O Rodrigo Maia, passa o dia no Twitter e sempre tem microfone aberto na TV para criticar o executivo. Quando acontece do Executivo retrucar, o que acontece ? O Maia e a Imprensa falam por dias que é um ataque ao parlamento e a democracia. Se isto não é conspiração, eu não sei mais o que seria. A imprensa mente e distorce ao seu bel sabor.. ataca, ofende não são o PR, mas os seus famliares e quando alguém retruca.. Por dias é dito que é um ataque a liberdade de imprensa, que o PR… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O Maia votou os projetos do governo que foram enviados. A reforma da previdência e o pacote anticrime foram aprovados. A reforma administrativa ele espera até hoje. Ele foi eleito para presidência da câmara com o apoio do partido do Bolsonaro e do ponto de vista econômico está alinhado ao governo. “Ah, mas ele falou isso ou aquilo do presidente”. Sim, já que o governo não pode ver uma picuinha que decide entrar. O Bolsonaro, filhos e integrantes do governo causaram várias crises com os outros poderes. Desde o Eduardo e o Heleno defendendo um novo AI-5, o presidente convocando… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Imagine se, em 2015, alguém viesse aqui defender que a Dilma fechasse os outros poderes para ‘reformas’ sob o argumento de ela estar sendo perseguida pelo congresso presidido pelo Eduardo Cunha.

Garanto que você surtaria. Mas a característica mais marcante de todo fanático é a hipocrisia.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
1 ano atrás

A Dilma não fechava nada porque não teria nem apoio popular e nem apoio das Forças Armadas. Muito pelo contrário. Ela, assim como o Collor, foram retirados por conta de terem perdido a confiança e o apoio popular. A Dilma por ter levado o país à bancarrota e por ter mentido descaradamente para se reeleger e o Collor pela manipulação da Rede Globo, que o colocou e o tirou. Com o Bolsonaro a coisa não funcionou e as hienas ficaram em polvorosa. Viram um deputado do baixo clero ser levado ao cargo pela força única e exclusiva do povo. Hipócrita… Read more »

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, seu argumento acaba até por torna-lo mais hipócrita ainda pois o que diz se aplica exatamente a Venezuela onde o líder daquele país também fechou “instituição para reformas temporariamente”… Certamente que não compactua com aquele ditador, não é?

É como o colega disse, usa seu argumento na base da conveniência, pura e simplesmente mas a lógica passa longe…

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

Qual a legitimidade do Maduro pra poder fechar qualquer coisa. Ele é um ditador.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

É isso o que qualquer líder de um país se torna após fechar todas suas instituições democráticas, um ditador…

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

Mas não é de ditador que o chamam? Pois então!!!
*Engraçado que a todo momento falam aqui na Trilogia em retirar o Bolsonaro com a maior naturalidade como se tivesse algum fundamento jurídico para tanto. E aí quando eu falo em retirar o CN e o STF sou criticado.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Por favor, onde assino e se me permite, querem mudar a força o sistema eleito pelo povo para parlamentarista (apesar que quem manda realmente neste país, é o legislativo apoiado pelo judiciário).

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caramba, discurso igualazinho a de um petista!!!

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
1 ano atrás

Olá Marcelo. Acho que você tem ouvido petistas-fake.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
1 ano atrás

Silva,
Você com seu rampante legalista e democrático não tem nenhuma crítica ao comentário do Ozawa que invariavelmente incita à destituição do cardo do atual presidente. Só o meu desapego à democracia é que lhe causa espanto?
Hipócrita!

Silva
Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Minha resposta ao seu comentário não foi por eu ser legalista ou democrático. Apesar disso ser verdade, já estou acostumando com imbecis pedindo ditadura, tanto na internet como na vida real. O que chamou minha atenção foi sua hipocrisia. O Ozawa é o que é. Ele, pelo que vejo, é um só. Já você veste uma máscara. Hora defende a democracia, hora defende uma ditadura. Pra você isso se resume a conveniência: se o ditador tem uma ideologia contrária a sua, você paga de democrático. Se o ditador é seu politico de estimação, você abana o rabo. No mais, nem… Read more »

jairo
jairo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

panela que dá em chico também dá em francisco. Nao acredito realmente na pureza desse argumento de legitimidade. Ta parecendo petista às avessas. Quer queira quer não o que de fato legitima um governo no Brasil é o estado da economia. Coisa que ficou claro em 2016. E é fato que o posto Ipiranga não entregou e agora que não entregará mesmo um resultado além de um pibinho. E essa performance medíocre não paga politicamente as idiotices dessa família bizarra e suas declarações esdrúxulas. A grande massa de votos em 2018 sempre foi e ainda é anti-pt. Não se deve… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, Ozawa só deu a opinião dele, e e você sem moral para critica-lo já que você incita fechamento do congresso e do STF com a justificativa de um poder moderador que é algo abstrato já que tal poder não existe e mesmo que existisse, são 208 milhões do povo e 150 milhões de eleitores e não vi 150 milhões de pessoas querendo fechar STF e congresso, e quem defende é minoria da minoria da minoria. Ele vem perdendo apoio de quem votou nele o tempo todo e seus apoiadores não aumentam, diminuem. E outra coisa, o seu “guru” Olavo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
1 ano atrás

Não duvido que o Bolsonaro vem perdendo apoiadores mas não por algo que fez ou deixou de fazer e sim por ser um bananão. Tivesse pulso firme e não deixariam ficar batendo nele há 15 meses diuturnamente, sem reagir. O poder da extrema imprensa comprada com dinheiro público não devia ter sido subestimado e ele tinha que ter colocado ordem no galinheiro quando teve chance e feito valer sua fama de ditador. O meu guru está certíssimo. Muito provavelmente é tarde para o Bolsonaro e para o Brasil. Logo logo deve se reiniciar o processo de venezuelaformação que foi interrompido… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
1 ano atrás

BOSCO Parabens. Nesse comentario vc teve grande honradez, bastante autocritica e bom senso. Agora sim parece o velho Bosco que nos brinda sempre com comentarios tecnicos excelentes. So discordo de vc em uma coisa: o P T é um partido morto, e pior, moralmente falido pois nao consegue sequer se unir ao restante da oposicao que comunga dos mesmos ideais deles. Bolsonaro erra pq esta governando para uma minoria fanatica evangelica e deixou de lado o resto da nação. Bolsonaro tbm erra ao deixar os filhos participarem do governo como se tbm fossem presidentes. Ate parece q estamos em uma… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O Ozawa se desnudou com os últimos comentários, quando vc não consegue comentar sem o viés partidário vc perde credibilidade.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Quando os parlamentares comunistas do brasil, defensores de organizações criminosas, ofendem o Trump e os EUA ai eles estão exercendo seu pleno direito à manifestação. Quando é com a china é ofensa grave que exige pedido de desculpas.
Vão se lascar vocês e seus relativismos. Se tem um vírus que domina o Brasil há 30 anos é o da hipocrisia e do relativismo moral proveniente da mente de terroristas comunistas que querem voltar a surrupiar o povo brasileiro.

Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. O que chamou a atenção foi a resposta da Embaixada da China sobre o comentário do Eduardo. Seria interessante saber como o governo dos EUA lidou com críticas de parlamentares brasileiros antes.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, Sobre o Eduardo entenda uma coisa, para o governo Chinês, o PSOL, PSDB e nada é a mesma coisa, mesmo alguém do PT que esteve no poder e é conhecido dos chineses, agora o que eles dizem não tem relevância porque são da oposição. Imagina que membros do partido democrata ofendam Bolsonaro, não vai ter tanto peso, mas se fossem republicanos, da base do governo ou o filho do Trump caso fosse um congressista teria um peso político muito maior. Entendeu? Se a esquerda que não é governo fala algo, não tem o mesmo peso, mas além de ser… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
1 ano atrás

Emerson Gabriel
Excelente analise.
Um comentario imparcial e sem se deixar levar pelo fator ideologico da questao.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Boa tarde Ozawa e demais colegas do Forte! Meu chapa, mais uma vez preciso dizer que o colega pecou no mensalmente e errou feito na escrita. Melhor seria ter solicitado para apagar seu comentário (desta vez muito equivocado, raras são as vezes que isto ocorre, mas quando ô faz, é pra lamear tudo o que diz de bom para trás). Como negar que a China não negligenciou? Como não até suspeitar que permitiu a proliferação com intenções maliciosas e só tomou atitude quando se deu conta que o negócio saiu do controle e que ela própria terei também prejuízos econômicos.… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Claudio,
Não importa se negligenciou ou não, agora não é hora de acusar, por culpa ou cobrar fatura da China. Estamos no começo, eu disse começo, de uma PANDEMIA que vai ficar muito pior. Não se cria incidente diplomático no meio de uma pandemia. A economia no mundo ta f…2020 acabou semana passada

Lucas
Lucas
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Obrigado! Concordo com tudo.
Felizmente sou imune ao bolsonarismo. Cansei de ser chamado de comunista/esquerdopata/etc/etc simplesmente por DISCORDAR.
Eu não sou petista. Não quero o Lula. Mas também não quero o Bolsonaro.
Não gostar do Bolsonaro não implica em gostar do Lula. É simples!

Francisco Bastos
Francisco Bastos
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Boa Lucas, cansei de defender políticos, são tds farinha do mesmo saco. Eu votei no bolso e me arrependi. Ser um crítico do governo na atual conjectura, faz da pessoa automaticamente um esquerdista, coisa que muitos não o são. O problema do governo atual é que entra em muitas polêmicas vazias e crises com os outros setores que poderiam ser evitadas. Reclama da imprensa, mas a mesma é assim desde o FHC. Não dá pra governar olhando pra trás, o que é passado já foi. Tem que mirar no hoje e no futuro, para ver se consegue reerguer o Brasil… Read more »

Camargoer.
Reply to  Francisco Bastos
1 ano atrás

Caro Francisco. O seu voto seria algo apenas entre você e sua consciência. Você tem o direito de se arrepender, se orgulhar, esquecer, ficar em silêncio e até mentir sobre sua escolha. Você também tem o direito de criticar o atual governo e comoata-lo aos anteriores. Tem o direito de defende-la também. #votosecreto.

Camargoer
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Caro Lucas. Vou insistir. Sua preferência eleitoral (ou a minha) é irrelevante para o debate. Discordar ou concordar com as ações do governo são legítimas. Há ao menos três níveis de debate. O ideológico (das ideias), o eleitoral (dos partidos) e o político (das ações do governo). São coisas correlacionadas mas são diferentes. Queria que fosse simples também.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer,
Você parece ter em alta conta o direito do cidadão em não divulgar seu voto mas parece não ter o mesmo apreço pelo respeito à vontade popular emanada das urnas.

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Acho que já expliquei outras vezes, mas farei de novo. Acredito em dois direitos naturais da pessoa. O direito á vida e o direito á igualdade perante a lei. Isso são convicções. Dos regimes políticos, a Democracia moderna parece ser o único que garante os dois direitos porque é baseada na defesa dos direitos humanos, no respeito ao Estado de Direito e na Soberania popular. A soberania popular demanda o respeito ao resultado eleitoral realizado por voto secreto. Também postulei que o debate pode ser feito em termos ideológico (ideias), eleitorais (partidos) e político (ações do governo). Críticas… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Respeito a vontade popular significa que tenho que calar a boca e deixar os caras fazerem o que querem? Meu o discurso é igualzinho a de um petista, só que em sentido contrario.

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
1 ano atrás

Olá Marcelo. Concordo com você. A eleição é um momento de debate sobre propostas (deveria ser). O exercício do mandato é o momento de implementar as ações, que podem dar certo ou não (antes eram propostas). O debate político é sobre as ações desenvolvidas pelo governo. A crítica nessa etapa é legítima e necessária.

Bosco
Bosco
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Lucas,
E quem você sugere para ocupar a presidência em 2023? Tem alguém em mente que lhe passe confiança?

Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Acho difícil imaginarmos agora quem seriam os candidatos preferidos para 2022. Geralmente, o presidente tem alguma vantagem quando concorre a reeleição. Apenas Temer nao tentou a reeleição e quem tentou, ganhou. O que percebi sobre candidatos a prefeito e governador foi que “gerentes” e “nao-politicos” tem mais chance de dar errado que políticos profissionais. Eu acho que eu evitaria votar em candidatos que falassem em suas campanhas “que não são políticos”, “que seria contra tudo o que está aí”, “que farão no governo o que fizeram em suas empresas”, que são “empreendedores” ou qualquer coisa assim. Candidatos com… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ocupará a presidência quem ganhar a eleição, simples assim.

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
1 ano atrás

Olá Marcelo. Com dois anos de antecedência, acho que você deu a melhor resposta.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, O Bolsonaro não é o único ser vivo nesse país de direita, mas você trata ele como um tipo de ” Jesus “. Cara uma única pessoa não vai salvar o Brasil. me desculpe, mas seu comportamento aqui beira o fanatismo, o Lula é tratado com o um salvador, um messias da esquerda, um líder religioso na religião do PT e você trata o Bolsonaro igualzinho, bolsonarismo está parecendo religião. Outra coisa, Bolsonaro vai levar o Moro em banho maria e não vai dar a vaga do STF para ele, para por alguém ” terrivelmente evangélico “, o Moro… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Lucas,
O negócio aqui par aos apoiadores do governo está assim. Fez critica já te chama de comunista. e usma sempre a mesma pergunta ” ah então vocêd preferia o PT “.
Sabe como é o nome disso ? Briga de 5ª serie

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Ótima análise! Agora, resta a dúvida crucial… Quem vai botar o arreio e as rédias nesses burros chucros e parar a carroça desgovernada? O que torna tudo ainda mais desesperador é ver que muitos seguem essa doutrina bolsonarista sem nenhum tipo de pudor ou ponderação, onde o escárnio virou projeto de Estado, em detrimento da morte das inscrições, para justificar uma suposta ‘limpeza’ das mesmas. É de dar dó, perceber que o discurso raso, de uma nota só, soa como uma verdadeira sinfonia nos ouvidos daqueles que perigosamente não estão conseguindo distinguir uma flauta de uma serpente. Isso tornou-se um… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Pela primeira vez concordo com você.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Não importa onde surgiu o surto, o que importa e quais as estratégias se toma após tomar conhecimento dela. A china errou a 2 ou 3 meses más mais errados somos nós que sabendo de um novo viŕus respiratório não fazemos o que devemos ate agora ou minimizamos a situação. Isso vale para americanoa, Italianos, Brasileiros e etc.

Cássio Silva
Cássio Silva
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

A verdade é que Olavo de Carvalho, causa diarréia mental nos seres humanos suscetíveis à hipnose.

Camargoer.
Reply to  Cássio Silva
1 ano atrás

Olá Cássio. M. Quintana disse que um autodidata seria um ignorante por mérito próprio.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Escrita bonita , pena que não tem substância alguma …

Camargoer
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Olá Ozawa. O Eduardo é um deputado federal que foi recebeu uma suspensão de seu partido (PSL), ficando impedido de exercer atividades parlamentares. Não possui cargo no governo executivo, não exerce função parlamentar (comissão, cargo na mesa, etc), é servidor da PF portanto não está qualificado para falar em nome de instituições de saúde e nem ocupa cargo de representação diplomática. Por outro lado, o Ernesto Araújo preocupa..

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer,
O Dudu é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Pelo amor de Deus!!!
E foi o deputado mais votado da história do CN, diga-se de passagem.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ser o mais votado o tornou um gênio?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

A “Crise diplomática” que a mídia globalista divulga não deu em nada. O Molusco viajao pela Europa com nosso dinheiro e isso nem foi comentado. A Globolixo dá 5 min no JN sobre esse assunto e pior, o Pseudo Primeiro Ministro do Brasil Rodrigo Maia, que acha que é Deus e está doido por aquela cadeira do Planalto, se mete onde não é chamado ao invés de tocar as Reformas que estão na sua mesa!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Marcelo Andrade
1 ano atrás

Não deu em nada porque os Bolsonaros enfiaram o rabo entre as pernas e aceitaram o esculacho público. E o vice ainda chama um deles de “Bananinha”, que é chutar gato morto. Vão fazer o que? Brigar com a China e acabar de perder o apoio entre o empresariado que vê na China uma boia de salvação para enorme buraco econômico que vem por ai?

Carvalho
Carvalho
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

A bobagem do Dudu apenas demonstra o que já sabemos. A família está se lixando para a crise que estamos enfrentando.
O país está derretendo e o moleque agindo como criança.
Acabou.

Art
Art
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

O Deputado é pago para falar e tem imunidade para isso. Alías é o presidente da comissão de relações internacionais e defesa. O virús é chines. Nasceu lá, foi onde teve os primeiros casos, assim como EBOLA é um rio na áfrica e gripe espanhola é da espanha. Imagina o embaixador do Brasil falando mal da hylary ou do bernie o que aconteceria? Alías na China não tem Twitter. É uma ditadura comunista. A demora em divulgar o vírus por parte do partido fez ele disseminar, quase enredo de filme de Guerra biológica. A China deve ser responsabilizada, e a… Read more »

Camargoer
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Olá Ozawa. A Embaixada da China colocou uma nota oficial em sua página da internet datada de 20/março (as embaixadas sempre usam a data/hora da capital). A nota faz uma dura crítica ao Eduardo e exige desculpas oficiais e poupa o presidente. Tempos estranhos.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Desculpas oficiais de que ou de quem? A opinião do Eduardo é pessoal. Qualquer desculpas que ele dê é em caráter pessoal. Como você bem lembrou ele não representa a CD e muito menos o CN. Ele não faz parte do governo. Como seria um pedido de desculpas oficial emanado de uma pessoa física que no Brasil tem liberdade de expressão? E pior, em sendo deputado, ainda tem liberdade de opinião ampliada. Como poderemos sanar essa incrível crise internacional que se iniciou com um deputado brasileiro exercendo seu direito à opinião e chamando o governo da China de comunista, ditatorial… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Acho que comentei em outro local sobre essa questão da opinião pessoal e da opinião parlamentar. São coisas diferentes. A Nota Oficial representa a opinião do governo da China (verifiquei que ela continua lá). Sobre a declaração do Eduardo, são situações excludentes. Caso seja uma opinião pessoal, o vice-presidente fez bem em esclarecer que a opinião dele não representa a opinião do governo brasileiro. Como é uma opinião pessoal, ela não tem proteção parlamentar e a questão se torna um problema dele com a China (seria bom ele esclarecer isso). Nesse caso, deixou de ser a opinião de… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco,
O Eduardo tem imunidade para falar o que quiser, inclusive m…
Mas o cônsul chinês, também tem imunidade, imunidade diplomática; justo ou não o governo Chinês pode exigir pedido de desculpas. Isso é assunto sério, não adianta debochar. Se contar que o governo já baixou a bola, até o Mourão viu o abacaxi

Fernando
Fernando
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

“Todo mundo” é a favor da fala do Bolsonaro até perder o emprego. Ano passado a China comprou 325 bilhões de reais em mercadorias. Restrições chinesas seriam o fim da economia brasileira!

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

“Severas consequencias” quais? por acaso a China vai deixar de importar carne e grãos do Brasil? a população brasileira agradeceria, pois desta forma os preços interno baixariam. E o governo chines iria alimentar a sua população faminta com o que? os USA não vendem mais pra eles, então qual outro pais no mundo tem agropecuária o bastante para alimentar os 2 bilhões de chineses famintos, fora os USA e o Brasil?. Os viralatas brasileiros precisam entender que pais forte é aquele que produz comida, pois ninguem vive sem comer. Acontece que a elite burra brasileira, que controla os meios de… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Francisco,
De onde você tirou que os EUA não vende mais para China?
Inclusive há pouco tempo EUA e China fizeram um acordo com relação a compra de soja passando o Brasil para trás.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Ozawa,

O que a China merece é uma saraivada de Tridents Ii D-5 .

Eu quero vêr a hora em que os brasileiros começarem a morrêr como môscas, se os amantes da China aqui no blog, continuarão a defender êsse regime pôdre.

Joaquim silveira
Joaquim silveira
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Não acredito que li isso , pura e simplesmente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Mais uma declaração desastrosa do tonto número 2.

nonato
nonato
1 ano atrás

Estamos vivendo em tempo de guerra.
Muito se fala em qualquer país ter defesas antiaéreas para proteger usinas hidrelétricas etc.
Defesa química, biológica, etc.
De certo modo, é isto que estamos vivendo.
Estava sentindo falta dessa cobertura por parte da trilogia.
Nos Estados Unidos e Inglaterra, estão recorrendo a medidas de guerra . Empresas de outros setores passarão a produzir respiradores.
É assim que tem de ser.
Não se pode esperar os canais comuns.
https://edition.cnn.com/2020/03/19/business/coronavirus-ventilators-manufacture-intl/index.html

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Esses filhos de Bolsonaro estão queimando o pai, e pior que o pai fica calado (embora eles são políticos, podem falar o que quiser sem o consentimento do pai). É o mundo se lascando e o pessoal preocupado com coisas inúteis.

Bosco
Bosco
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Esses filhos do Bolsonaro são parlamentares e têm direito de falar o que quiserem. Isto está previsto na Constituição do Brasil.

andre r
andre r
Reply to  Bosco
1 ano atrás

infelizmente a constituição da autorização para imbecil atacarem um pais que sofreu com o vírus também.

Camargoer
Reply to  andre r
1 ano atrás

Andre. A CF88 protege a manifestação política do parlamentar. Só isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

“A CF88 protege a manifestação política do parlamentar.”
Até onde eu sei o Deputado Eduardo Bolsonaro fez exatamente isso. Você devia, como democrata que alega ser, defendê-lo.
Quanto à possível retaliação do Governo Chinês por conta de ouvir as verdades elas não virão porque o mundo todo os estão acusando e isso acontece principalmente nos EUA.
No mínimo tinham que tirar o soberano deus vivo Jinping do poder e colocá-lo atrás das grades por um bom tempo.