O professor doutor de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Astrônomo associado ao Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, José Dias do Nascimento Júnior, montou junto ao professor doutor da New Mexico State University, Wladimir Lyra, um modelo matemático em Python, que prevê desastres para o coronavírus no Brasil, caso não sejam tomadas medidas para conter a epidemia no país.

A base de dados utilizada na pesquisa dos cientistas foi mantida e atualizada pelo Centro de Ciências de SIstemas e Engenharia (CSSE, em inglês) da Universidade de Johns Hopkins. Os dados são divididos em casos de infecção, remissão e fatalidades. A base de dados é atualizada frequentemente e contém detalhes como datas e distribuição geográfica.

A partir desses parâmetros foram calculadas as taxas que entraram no modelo. Os componentes do modelo aplicados à epidemia do coronavírus resultam em um contágio muito rápido. Os dados da Itália mostram que uma pessoa infectada passa o vírus para, em média, entre 3 e 4 pessoas antes de se curar ou morrer pela infecção e com isso o número de casos dobra a cada 4 dias.

O modelo dos pesquisadores quando aplicado ao estado de epidemia no Brasil resulta que cada pessoa infectada está, em média, infectando 6 pessoas. A partir dessa taxa, o número de casos dobra entre 2 e 3 dias. Lyra anuncia que “se continuar desta maneira, sem fazermos nada, a epidemia terá seu pico daqui a 50 dias, no começo de maio, com 53% da população infectada ao mesmo tempo. Isso são mais de 100 milhões de casos. Os hospitais não têm capacidade de lidar com esse número. E, ao final da epidemia, teríamos 2 milhões de mortos.”

Os cientistas alertam que se não foram tomadas medidas de prevenção e a população não praticar o distanciamento social, os resultados do modelo irão se concretizar. “Sem tratamento ou vacina, a única forma desta epidemia parar naturalmente é ela correr seu curso, infectando centenas de milhões, e matando milhões de pessoas.

O modelo prevê dois milhões de mortos no Brasil se não fizermos nada. Para evitar isso a população tem que parar de sair de casa, praticar distanciamento social. Apenas isso vai evitar o contágio”, argumenta Lyra.

Leia a matéria completa no site Techmundo, clicando aqui.

NOTA DO FORTE: Abaixo, a curva do avanço da epidemia no Brasil e na Itália.

Subscribe
Notify of
guest

319 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
4 anos atrás

Enquanto isso, o governo brasileiro resolve criar uma crise diplomática com nosso maior parceiro comercial através da declaração do seu chanceler ad hoc, que, na atual linha bajulatória com os Estados Unidos, insinuou uma suposta negligência da China com o coronavirus. Isso em meio a uma crise econômica de consequências ainda incalculáveis mas previsivelmente amendrontadoras para o mundo e especialmente o Brasil. Ato contínuo, o Embaixador da China no Brasil respondeu direta e rispidamente dizendo que Eduardo Bolsonaro “contraiu um vírus mental” e exigiu a retração do governo brasileiro sob risco de severas consequências … Sr. Embaixador da China, Yang… Read more »

Baaz
Baaz
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Concordo que ele não tinha nada que dar pitaco e falar bobeira, mas que a China foi negligente nos primeiros meses do surto isso ela foi.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Baaz
4 anos atrás

Perfeito..

Os chineses pariram a criança e agora bancam os ofendidos.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Havia sim desconfiança que a China estava ocultando resultados da epidemia mas depois que o vírus se espalhou e passou a contaminar outros países a OMS verificou que os dados divulgados pela China eram sim consistentes, tanto os números de infectados com a taxa de mortalidade eram compatíveis com os números observados em outros países. A pandemia era inevitável infelizmente.

Baaz
Baaz
Reply to  Reginaldo
4 anos atrás

O Prefeito de Wuhan entregou o cargo no fim de Janeiro por ocultar dados…

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Baaz
4 anos atrás

boi de piranha

Jacinto
Jacinto
Reply to  Reginaldo
4 anos atrás

A questão não é a quantidade de infectados/mortos, mas da data em que a China descobriu o aparecimento de um novo e mortal vírus e a data em que divulgou isso. Parece que a China sabia da gravidade do virus e ocultou a informação.

Camargoer
Reply to  Reginaldo
4 anos atrás

Olá Reginaldo. O texto do Eduardo diz que a China escondeu algo grave para evitar desgaste, sem dizer quais dados foram escondidos. Também não mencionou adulteração dos dados. Contudo, como não coloca nenhuma fonte, fica sendo apenas a opinião dele.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Os Chineses são os principais importadores e exportadores do Brasil. A demanda deles reduziu e a produção deles de produtos necessários para o combate á disseminação do vírus tem demanda mundial. “Seria prudente alguma prudência”. Eu procurei mas não encontrei o que motivou o comentário do Eduardo. Ele respondeu a alguma provocação ou ele fez a provocação?

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer,
Os EUA sempre foi um dos nossos principais parceiros comerciais e nunca vi tanta preocupação com o pronunciamento dos parlamentares. https://pleno.news/brasil/politica-nacional/petista-erra-e-usa-imagem-de-jogo-para-atacar-trump.html

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Tempos estranhos. Nesses momentos, “é prudente ser prudente”. Eu já fiz a mesma crítica em relação ás declarações desastradas com potencial de prejudicar as relações diplomáticas contra a Argentina, contra o Irã, contra a França… pelo que apurei, o comentário do Eduardo foi uma provocação, não uma resposta.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Pois é…

Faça como eu Bosco, ignore..

É muita baboseira travestida de intelectual.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Pô Bosco, para de relativizar o que os Bolsonaros fazem falando de algum petista. PT morreu. Deixe-os no túmulo.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Pensei o mesmo! Trump e os EUA são constantemente ofendidos pelos esquerdistas, e voce não vê essa fanfarra toda. Muito o “estadista” Rodrigo Maia de dispondo a se humilhar perante estrangeiros.

Camargoer
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Olá Paddy. A Embaixada da China publicou há pouco uma nota oficial criticando duramente o Eduardo (poupando o presidente). O que era uma bazófia se tornou um incidente diplomático envolvendo o vice-presidente, o presidente do Senado e o presidente da Câmara.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Realmente. Não estou minimizando o incidente, que ocorre em um péssimo momento. Mas Maia e alcolumbre estão aproveitando a coisa para criar mais desgaste para o PR. Nunca tiveram a mesma preocupação em minimizar ofensas a outros parceiros comerciais. A verdade é que nossos “presidentes” (Bolsonaro, Maia, Alcolumbre, Toffoli) não estão à altura dos seus cargos, nenhum deles.

Douglas
Douglas
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Eu nunca vi tanto nunca vi para justificar essas baboseiras Bolsonaristas. Me racho de rir . Ohh rachadinha falei de novo Queirós preciso parar com isso

MMerlin
MMerlin
Reply to  Baaz
4 anos atrás

Mais que isto. Este parlamentar (para não dizer coisa “pior”) precisa ser declarado, de modo formal, como Persona Non Grata no país. Este espécime não percebe o estrago que publicações, algumas sem sentido e outras inoportunas, fazem na gestão pública do presidente. Referente a China, os líderes dos principais países já estão de olho nos próximos movimentos econômicos da China. É unânime e negligência deste país no meio empresarial internacional. O que não se tem certeza é no motivo (se incompetência ou intencional) da demora do país em fechar as fronteiras mesmo sabendo do vírus, o que foi suficiente para… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Em relação ao deputado, ele deveria é ser cassado e pronto. Em relação à China é aquela coisa: eu não vou me ferrar sozinha.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. O Eduardo já foi suspenso do partido dele, mas não sei se caberia sua expulsão do partido ou ser cassado por quebra do decoro.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer,
Quebra de decoro do Duduzinho (já foi modelo, sabia???) ( e surfista) ? Porque tuitou que o vírus é chinês e lá é uma ditadura?
E as críticas aos EUA? Essas não dão cassação não, né? https://veja.abril.com.br/politica/estrategia-de-campanha-de-trump-pt-critica-morte-de-soleimani/

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Caro Bosco. Acho que concordamos que a declaração do Eduardo foi uma tolice mas insuficiente para outra punição do partido ou abertura de processo por quebra de decoro. O fato de discordarmos muito não significa que discordamos sempre.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer
“decoro parlamentar” é, propositadamente, um conceito aberto. A expressão consta da CF, mas não há nada na CF que explique o que ela significa. Em outras palavras… “decoro parlamentar” pode significar qualquer coisa.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Acho que alguns casos são fáceis de identificar. Um deputado usando notas fiscais frias para ter despesas restituídas é quebra de decoro. Um debutado assediando uma funcionária, ou um mulher, ou um homem, ou uma criança seria quebra de decoro. Um deputado dirigindo embriado, com a CNH vencida seria quebra de decoro. Um deputado ofendendo ou agredindo outra pessoa (parlamentar ou não) é quebra de decoro. Acho que o Eduardo tinha um objetivo de criar uma cortina de fumaça, mas exagerou e fez besteira.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

E que tal essa: um senador eleito vai armado ao congresso, disposto a matar um rival político. Saca arma e dispara, mas erra o alvo. Lamentavelmente, porém, outro senador que estava perto é atingido no peito e morre…
Isso aconteceu e o protagonista disso foi o pai do Fernando Collor de Melo. Não foi cassado e ainda se reelegeu mais duas vezes,

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Olha que isso foi lá no Sec.XX. No Sec.XXI o procurador geral da república foi armado no STF para matar um ministro e depois se matar… o caso do Arnon (pai do Collor) foi absolvido por legitima defesa, assim como o Doca Street usou a tese da legitima defesa da honra para justificar o assassinado doloso de Angela Diniz. Absurdos que espero sejam coisas do passado como queimar bruxas e hereges na fogueira.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

E as provas do PGR armado ? E a materialidade ? Só pq ele falou que foi em um livro não serve como prova. No Brasil nenhuma confissão serve como prova absoluta e dispensa perícia e investigação.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Jacinto. Apenas contei o que o PGR escreveu de si para contextualizar que a tal “defesa da honra” ainda insiste em rondar os machões. Recentemente, um motorista matou outro na frente da família por uma disputa de trânsito em vendo uma vaga. Um está preso e o outro está morto. O pGR está aposentado e o ministro vivo.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Um deputado ou senador saqueando uma estatal tbm é fácil de identificar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

quer que eu vá caçar coisa pior de deputados ptistas e do PSOL ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Sempre há coisas piores, mas dois erros não fazem um acerto e é isso que a pouca inteligência bolsonarista não consegue entender. Não é porque X fez algo reprovável que Y também pode fazer algo reprovável.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. De fato. Cada crime punido segundo sua gravidade. Lembro daquelas vezes em que a professora da escola dá uma bronca no menino e ele aponta o dedo para o colega e diz “ele fez pior”. No final, levou uma bronca da professora e correu o risco de apanhar na saída por ser dedo-duro.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Então vamos cassar todos os congressistas que desonram o cargo, não só os que você não gosta. Ladrões, boquirrotos, rachadores (não somente o Flávio, mas aqueles com que você simpatiza), defensores de ditaduras atuais e pregressas…

Jacinto
Jacinto
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Paddy Mayne
Por mim ok. Acho especialmente bom extirpar da politica quem apoia ditaduras atuais e pregressas ja que aí a gente tem a oportunidade de colocar no mesmo saco os petistas e os bolsonaristas.

Camargoer
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Olá Paddy. Qualquer parlamentar está sujeito a perder o mandato, qualquer que seja a popularidade ou o partido (ou mesmo se for sem partido). “Rachadinha” é crime de peculato. O parlamentar que for condenado por esse crime deve perder o mandato. Por esse e por outros crimes. Falar besteira não é crime, mas pode ter consequência política (FHC perdeu uma eleição para prefeito ao se enrolar com uma pergunta feita pelo Boris Casoy em um debate).

Camargoer
Reply to  Baaz
4 anos atrás

Olá Baaz. O Eduardo fez um movimento político, tentando conduzir o debate para outra direção. A resposta da China não deve importar para ele. O fato de estarmos aqui concordando que foi uma tolice mas comentando a tolice mostra que ele teve sucesso em seu movimento.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargunho,
Logo logo a China vai esquecer o Dudu e vai voltar a matar alguns cristãos pra desopilar. Preocupa não!

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Acho que a declaração do Eduardo nunca teve objetivo de atacar a China, mas criar alguma outra polêmica. Acho que ele foi surpreendido pela resposta do governo chinês. Duvido que o diplomata chinês fez sem consultar seu chefe.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Diplomata chinês nem vai ao banheiro sem consultar o superior. Na verdade, a China ve a proximidade entre os Bolsonaros e os EUA como algo preocupante. E deu essa bofetada no Eduardo Bananinha porque sabe que ele não tem como revidar, já que o Eduardo Bolsonaro não pode melindrar (mais) os empresariado brasileiro que tem na China seu maior parceiro.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Excelente ponto. Acho que temos a mesma impressão. O fato de um diplomata chinês responder duramente á declaração do Eduardo é sinal que Pequim autorizou, até para evitar prejudicar as relações entre os dois países (algo que interessa ao governo chinês também). Por isso, acredito que a declaração do vice-presidente foi uma reposta para Pequim preservando o presidente (que ficaria enfraquecido se desse uma resposta criticando o próprio filho).

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

O Mourão fez o que devia fazer mesmo. Mas o “Eduardo Bananinha” me parece ter sido um toque de humor às custas do Eduardo.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. A Embaixada da China publicou uma dura nota oficial criticando o Eduardo (e deixando claro que a crítica é a ele, poupando o presidente). Nada trivial.

Junior
Junior
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Isso ai foi pensado, depois de ontem, ele tinha que lançar uma polêmica, uma cortina de fumaça para desviar a atenção, isso é a marca da turminha do Eduardo BANANINHA, só que o tiro saiu pela culatra, ele conseguiu irritar a frente parlamentar do agronegócio, muitos aliados do presidente foram para as redes sociais detonar o Dudu BANANINHA e inclusive ameaçando abandonar o barco do presidente e apresentar um pedido de cassação de mandato do bananinha no conselho de ética, aliás o presidente da frente parlamentar do agronegócio (aliado do presidente) disse que o BANANIHA não tem condições nenhuma para… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Junior
4 anos atrás

Junior
Vc acertou em cheio.
Sempre que a “popularidade” do incompetente do Bolsonaro fica em baixa, eles criam uma noticia nova para desviar a atencao do assunto principal. O fato é que o Bolsonaro sentiu o golpe do panelaço feito contra ele. Afinal de contas panela que bate em Dilma também bate em Bolsonaro. E igual vc bem escreveu, Eduardo Bolsonaro se ferrou pq o tiro realmente saiu pela culatra pq o setor do Agronegocio nao vai aceitar perdas financeiras com a China por causa de um moleque mimado, um pseudo-deputado tao incompetente quanto o pai.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Eu acho que o Ciro , o seu presidente ideal, nos anos que ficou na Câmara dos Deputados também não fez muita coisa não. https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/ciro-nao-apresentou-projeto-e-faltou-a-quase-metade-do-mandato-na-camara/

Junior
Junior
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O comentário foi para mim? Se foi, no primeiro turno eu votei no Álvaro Dias e no segundo eu votei no Bolsonaro. Quanto ao Dudu BANANINHA, quando digo que ele nunca fez nada, não é só na câmara não, é na vida, sempre foi um playboizinho encostado no pai, sempre usou o nome do pai para tudo, até para ameaçar segurança de boate depois de ser barrado na porta lá na Barra da Tijuca, típica atitude de playboy b*baca.

Camargoer
Reply to  Junior
4 anos atrás

Caro Jr. Qual a necessidade de abrir mão do segredo de seu voto? Irrelevante. Cada um que votou escolheu livremente seu candidato e ainda tinha as opções NULO e BRANCO. O voto de cada um é irrelevante para o debate

Bosco
Bosco
Reply to  Junior
4 anos atrás

Juninho, Perdão! O comentário foi pro MGNVS. Esqueci de colocar o vocativo. Em relação ao Dudu Bananinha eu tenho grande respeito por ele. É advogado , concursado da PF e bom parlamentar. Acompanho há muito tempo sua atuação. Desde 2014 tenho por hábito assistir a TV Câmara e eventualmente a TV Senado. Muitas vezes pensamos que parlamentares não trabalham mas nem sempre isso é real. A maior atividade deles é nas comissões. Ele foi sempre muito atuante nas comissões. Muitos políticos famosos ficaram anos como parlamentares e nunca apresentaram projetos de lei e alguns apresentaram vários mas que nunca foram… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco
So vi o seu comentario agora.
De onde vc tirou que eu votei no Ciro???
huahuahuahua… vc deve ter pego o coronavirus e agora esta tendo delirios. Ou entao vc esta com aquela doença tipica de bolsonaristas: “demmencias olavensis”… kkkkk
Mas eu ate gostei da piada…. vamos nos divertir.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Olá Mgnvs. Tanto faz em quem você votou. Você teve direito de votar em quem você bem entendesse, ou votar em branco, ou nulo. #meuvotosecreto.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camargoer.
4 anos atrás

Camargoer
Sim… meu voto é secreto e nao vou expo-lo aqui pra ngm. Mas pelo visto aqui na Trilogia temos varios comentaristas videntes que sabem de tudo, ate mesmo em quem outros comentaristas votaram… so podem ser seguidores do famoso Astrologo da Terra Plana… kkkkkkkkk.

Camargoer
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Olá Mgnvs. Defendo irrestritamente o voto secreto. Acho que nem o “Harry Potter” teria como saber em quem votei ou se preferi “nulo” ou “branco”. Acho irrelevante até quando algum colega abre o voto porque essa informação é inacessível. #meuvotosecreto

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Vc votou no Haddad/Lula, não precisa expor nada.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer.
4 anos atrás

O voto é secreto Camargo, mas que ele diz muito sobre a pessoa no debate, é verdade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Caro Space. O que importa no debate seria o que a pessoa diz e nunca o que se diz sobre ela. Debatemos ideias sem fazer juízo da pessoa. Acho que você achou o problema que tem prejudicado o debate. De ficarmos nas ideias escritas vamos melhorar muito a trilogia.

WVJ
WVJ
Reply to  Baaz
4 anos atrás

Em 31/12/2019 eles informaram sobre uma misteriosa pneumonia. Menos de um mês depois inauguraram um hospital, semana depois mais outro ainda maior, com leitos de UTI. Hoje conseguiram conter o C19 por lá. Prontidão contra o inesperado melhor que deles só a nossa mesmo, né? ou a dos italianos que deixaram rolar o carnaval mesmo sabendo dos riscos. Porque ninguém acusa os italianos? Enquanto isso o Malafaia continua sua obra.

nonato
nonato
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

E os apoiadores de Maduro esperando qualquer motivo para criticar o presidente eleito com 58 milhões de votos.
Os derrotados tentando voltar.

Caio
Caio
Reply to  nonato
4 anos atrás

Toda a critica a este governo é coisa de comunista! Igualmente os nazistas falavam dos judeus.

Bosco
Bosco
Reply to  Caio
4 anos atrás

Caio,
O assunto do post era “quantos podem morrer pelo vírus chinês no Brasil”. Aí o Ozawa inicia os comentários atacando diretamente o presidente. inclusive de forma calunioso, difamatória. Isso não é uma simples “crítica”. É ataque. E é ataque feroz onde está explícito a intenção de um golpe contra o presidente que não cometeu nenhum crime e que está administrando o país dentro da normalidade.
Enquanto houver ofensas ao presidente e enquanto eu considerar o presidente Bolsonaro um cidadão honesto e merecedor do meu apreço, eu irei defendê-lo você gostando ou não.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O comentário do Ozaewa foi sobre a declaração do Eduardo, que foi inclusive criticada pelo vice-presidente. Ele não cita o presidente.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Deixe o vice de fora. Ele não tem que ficar criticando parlamentares. Ele é do Executivo.
E o comentário do Ozawa foi amplo. Se referiu também ao presidente.
Sei que sua compreensão de texto o habilita a entender o texto rebuscado e intelectualoide do Ozawa.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O Ozawa vem colocado diversas críticas ao presidente, sempre explicitamente. Acredito que ele teria mencionado o presidente caso fosse o caso (julgamento meu). O presidente ficou em uma situação delicada pois teria que responder pelo governo brasileiro ao governo da China mas não poderia criticar o filho publicamente em um momento de pressão política. Em seu lugar, eu teria pedido para o Vice fazer a crítica em nome do governo para encerrar a crise diplomática e teria uma conversa de pai para filho. Aliás, a única coisa certa foi poupar a figura presidencial em um momento de crise.… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O problema é o excesso de politização. Eu não sou a favor do Bolsonaro e de 99,9% dos políticos, por seu comportamento de longo tempo, inativo e quando age fala mais besteira do que coisa útil e sim concordo com certas propostas dele como: posse de armas, leis mais rígidas,menos tributação, menor burocracia,e distânciamento de ditaduras, seja de que lado for. A ele falta polidez, serenidade que o cargo exige. O Trump pelo menos em público, procura uma ser mais empático, o nosso presidente não, parece que não lhe caiu a ficha, ele governa para os 57 milhões que votaram… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  nonato
4 anos atrás

O demente psicopata , expressão de milhões de reacionários , cairá pela própria incompetência!
A inépcia do imbecil eleito só não é maior que a sandice daqueles que o seguem!

Francisco Bastos
Francisco Bastos
Reply to  nonato
4 anos atrás

Cara, deixa de cegueira ideológica. Nem todos críticos do presidente são apoiadores fe maduro ou da esquerda, são pessoas racionais que votaram nele acreditando numa coisa e recebendo outra totalmente diferente das propostas durante a campanha. E o presidente e seus filhos estão fazendo crises em cima de crises desde o começo do governo, isso é fato. Quando ele parar de criar polêmicas vazias e começar a governar, aí sim, mas por enquanto, todas as críticas são plausíveis.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Criticar o Eduardo Bolsonaro é fácil.Difícil é dizer onde ele mentiu.O governo chinês omitiu da comunidade internacional informações a respeito da real gravidade da crise,agindo assim da mesma forma que o governo soviético agiu durante a crise em Pripyat.

“Ah mas a China é nosso maior parceiro blá blá blá” e daí?Só por isso todo mundo tem que passar pano para a irresponsabilidade e negligência dos chineses que dentre outras coisas detiveram médicos que tentaram alertar a população?

Parabéns ao Eduardo Bolsonaro por ter coragem de apontar o dedo e identificar o real responsável,o PCC.

Caio
Caio
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Um pleibozinho que nunca teve a mínima utilidade ao país, poderia se manter assim, com a boca fechada ou como deputado trabalhando por algo útil ao povo,mas é algo impossível a este mimado.

Bosco
Bosco
Reply to  Caio
4 anos atrás

Caio,
Nem nos conte o que é pra você “trabalhar para algo útil ao povo”. Nos poupe!!!

caio
caio
Reply to  Bosco
4 anos atrás

pergunto oque sera pra voce? custar quase 200 salários mínimos,por mês so para falar besteira, você e quem deveria nos poupar dessa idolatria cega.

nonato
nonato
Reply to  caio
4 anos atrás

200 salários mínimos por mês?
?.
Legal você acha Maria do Rosário, Érika kokay, o namorado de Fátima Bezerra.
Respeite o deputado com maior número de votos no país.
Se está insatisfeito, maduro está de braços abertos.
Lá ele tem amizade com a China.

Caio
Caio
Reply to  nonato
4 anos atrás

Insatisfeito luta por mudanças, na sua terra e não lhe abandona, se você tivesse aprender isso ao invés de se deixar ser mais um papagaio repetindo tolices acéfalas, será um cidadão mais útil ao país.
Franceses, gregos, ingleses, todos se manifestam por suas terras e não estão saindo delas.
E repito dizer que contrários ao governo são comunistas e o mesmo que os ídolos nazistas idolos de alguns, e todos os antisemitas , diziam sobre o s judeus no seu tempo,.
Aproveite o tempo em casa e vá ler um pouco.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Caio
4 anos atrás

E digo mais, Caio, é a mesma argumentação acéfala dos que apoiam o PT. São faces opostas da mesma moeda.

Bosco
Bosco
Reply to  caio
4 anos atrás

Com certeza não é sair pelado na rua com um crucifixo enfiado no xx gritando “fora Bolsonaro”

Camargoer
Reply to  Caio
4 anos atrás

Olá Caio. O Eduardo faz as coisas de modo pensado, coordenado ou instruído. Nunca por acaso. Acho que duas coisas poderiam esclarecer o comentário do Eduardo. Talvez o comentário nada tenha a ver com a China, mas teria outro objetivo político. Ou talvez ele subestimou a resposta chinesa (o envolvimento do Maia, do Mourão e depois do Araújo sugerem que errou a mão)

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Qual político faz algo por acaso? Não entendi?
*O pior de tudo é ver o presidente da CD criticar um parlamentar da forma como o Maia fez. Lamentável!

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Os políticos quase sempre agem com um propósito. Muitas vezes vão conversando, combinando, pedindo sugestões, testando as ideias com os colegas. Outras, agem por mais por instinto. Quando agem por instinto, ás vezes erram a mão. Eu lembro do ACM e do Jader Barbalho em uma disputa no Senado que chegou ao ponto de quase serem cassados (renunciaram para evitar a cassação). E eram raposas políticas.. o fato do Maia, do Mourão e do Ernesto terem feitos declarações após o diplomata chinês sugere que a resposta chinesa à declaração do Eduardo impactou o governo brasileiro. Geralmente, as declarações… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Sefoi pensado é muito raso o pensamento dele e se for instruído mostra novamente pouca inteligência, pois esta sendo usado para se auto sabotar e pior ainda o seu pai que é o presidente instituído, gerando instabilidade a nação.
É melhor ele começar a refletir sobre o que faz.

Camargoer
Reply to  Caio
4 anos atrás

Olá Caio. A Embaixada da China publicou um nota muito dura criticando nominalmente o Eduardo. Imbróglio.

WVJ
WVJ
Reply to  Caio
4 anos atrás

Se foi pensado foi para um propósito mesquinho: mudar o foco dos panelaços contra o pai para algo capaz de abafar o movimento que ali se iniciou, o Fora Bolsonaro.

Bosco
Bosco
Reply to  WVJ
4 anos atrás

WVJ
O panelaço feito pelo maconheiro do meu bloco realmente foi terrível. Esse maconheiro quer voltar a ser governado pela cleptocracia a todo custo. Bandido gosta de bandido.

nonato
nonato
Reply to  Caio
4 anos atrás

Falou o eleitor de Zeca Dirceu…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  nonato
4 anos atrás

Olá Nonato. O único modo de você saber quem votou em quem seria fraudando as urnas, o que seria crime. Imagino que se você insistir em revelar o voto dia colegas estaria se colocando como criminoso ou mentiroso.

bjj
bjj
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

A questão é que relações internacionais não são como as tretas de bairro onde se pode sair apontando o dedo na cara do do outro. Até porque se assim fosse, teríamos de apontar o dedo e falar a verdade para muitos países por motivos variados, assim como muitos apontariam pra nós, e claramente as coisas não funcionam assim. Nossa economia já fechou o último ano com um resultado ruim. Estamos numa crise que parece não acabar nunca, e esse ano provavelmente o PIB vai pro “saco” novamente. Daí surgem duas perguntas: 1) Como a atitude do Eduardo Bolsonaro nos ajuda… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  bjj
4 anos atrás

BJJ, O que mais vi nos últimos 30 anos foi os EUA , nosso então segundo maior parceiro comercial, ser detonado. Chamado de imperialista, estado assassino, mentiroso, oportunista, etc. Compraram parte da Embraer e foram esculachados. Alugaram a porcaria da base de Alcântra e foram chamados de imperialistas. Nos doam material bélico e são acusados de nos dar porcarias. Só não chamam eles de santos. Ultimamente o Trump então tem sido esculachado quase todo dia na tribuna do CN pelos pisolistas, petistas e comunistas. Só não é mais porque invariavelmente esses democráticos parlamentares voltam sua metralhadora giratória para o governo… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

E isso ajuda o país como? Diminui o numero de infectados? Reduz a velocidade do contágio? Aumenta a quantidade de leitos de UTI? Diminui o impacto econômico do corona virus? O que os Bolsonaros poderiam fazer para ajudar o país – coisa simples, como não incentivar pessoas a fazerem protestos no meio de uma pandemia, ou dar o exemplo, respeitando o isolamento – isso eles não fazem.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

As vezes ele faz declarações sem sentido. Esta, no caso, foi inoportuna. O motivo? Existem fortes indícios referente ao comportamento com a demora do isolamento por parte de China, mas nada comprovado.
A China aproveitou, a nível econômico e industrial, o momento com a crise do H5N1.
Naquela vez, os países toleram o comportamento inconsequente da China. Não irão tolerar novamente se suspeitas se confirmarem.

Camargoer
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Olá MMerlim. As declarações do Eduardo sempre têm o objetivo de causar alguma confusão geralmente para prejudicar o debate.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Realmente temos que ficar atentos a parlamentares que querem causar confusão. Lembra da “bancada da chupeta” formada pela comissão de frente feminazi Gleisi, Jandira, Kokay, Rosário e agora tem aquela do PSOL que não lembro o nome?
Elas são terríveis…

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Teve um senador que tentou arrumar confusão com o governador de SP, acho que no limite do decoro parlamentar. Aqui onde moro, um vereador tenta emplacar seu nome como candidato a prefeito provocando políticos e servidores. Acho que nosso papel é duvidar e interpretar. O debate é importante para isso.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Gleisi… Os eleitores desta pessoa infelizmente a apoiaria mesmo se conhecessem seu modelo de “gerênciamento” do comite que preside aqui no Paraná…

Jacinto
Jacinto
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Teve um o assessor da Gleisi Hoffmann (chamado de E.G.) foi condenado em dezenas de caso de estupro de menores (pedofilia) e o pessoal continua votando nela… é inacreditável.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Caro Jacinto. Acho que o problema seria o fato de um criminoso julgado e condenado dezenas de casos de pedofilia estar solto. Alguma coisa está errada na história. Talvez seja o caso de você nos ajudar e esclarecer essa história, pelo menos dizendo o nome do criminoso condenado para podermos nós proteger dele. Eu ficaria grato. Acho que outros colegas que tem crianças em suas famílias também agradeceriam.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer.
4 anos atrás

Camargoer
Eu acho que ele esta preso mas me parece que, por certos padrões de pensamento, de forma injusta (ironia) já que ate onde sei as sentença ainda nao transitou em julgado. O nome dele Eduardo Gaievski. Sao 26 estupros de menores e 17 estupros de vulneráveis. E veja como as coisas são, como assessor da Gleisi ele cuidava das politicas do governo federal para criancas e adolescentes….

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Obrigado pelo esclarecimento. A noticia mais nova sobre ele é de 2016, do G1. Parece que ele está preso condenado em 7 processos e inocentado em outros. Ele foi prefeito de Realeza (PR) em 2005 e reeleito em 2009. Cumpriu o mandato até 2012. Pelo que li na entrevista à Veja (“Eduardo Gaievski, acusado de abusar de menores: “Eu sou a vítima”) o MP fez a acusação em 2013. Portanto, as pessoas o elegeram antes da acusação, não depois. Acho que seria até injusto com os eleitores de Realeza critica-los. Crimes de assessores parlamentares podem contar ou não… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não critico a população de Realeza – até porque eu nem sabia que havia sido prefeito desta cidade, cuja existência eu também desconhecia. O que eu critico é votar na Gleisi em 2018.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. O que leva uma pessoa a votar nesse ou naquele candidato deve estar ligado as ideias dos candidatos, não de seus assessores. Mas eu acho que devemos debater as ideias em torno dos candidatos, não os eleitores. A pergunta séria o que levou os candidatos a votar nela? Ao invés das ideias que “deveriam” ser usadas para não votar.

Bosco
Bosco
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Merlin,
Para esses eleitores só têm três pessoas no mundo que são desonestas: o Trump, o Bolsonaro e a Dna. Marisa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Olá MMerlim. Cada um vota em quem quiser. Ou vota nulo ou em branco. Ou justifica. Ou fica em casa e regulariza depois. O voto continua livre e secreto. Acho essa discussão sobre juízo de valor do voto muito perigosa.

nonato
nonato
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O comunismo é uma seita.
Agem feito cães ferozes em bandos a procura de carne fresca.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  nonato
4 anos atrás

Olá Nonato. Entendo que os cães busquem carne fresca. Entendi até que busquem carne já em estado de putrefação. Contudo a única relação de cães com seitas seria a piada sobre a razão do cachorro entrar na igreja. Imagino que você conheça essa.

Camargoer
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Olá Allan. O Eduardo fez uma provocação mas omitiu a fonte da denúncia e qual a base para a afirmação dele.Caso ele tenha um relatório vazado da inteligência brasileira, um documento do GSI, um memorando da Anvisa… qualquer coisa (nos moldes dos “Pentagon papers”, “Vaza-jato”, Snowden, Assange… ) seria excelente para o debate.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, procure sobre os estudos feito pela Imperial College de Lonndres onde mostra que desde de Dezembro o governo chinês já sabia dos casos e tava omitindo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Olá Alessandro. Se você souber o título do estudo fica mais fácil de achar. Acho que nem precisa do link. Ontem fui procurar um artigo sobre o vírus e gastei mais de 20 minutos… Tem muita coisa.

wilhelm
wilhelm
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

A diferença é que o Brasil depende muito mais da China do que o contrário. Causar um atrito diplomático com ela em meio a uma crise econômica que possui apenas perspectivas de piora não é apenas uma atitude contraprudente, mas também burra. Se o Eduardo Bolsonaro tivesse pelo menos uns dois ou três neurônios funcionando, saberia disso. O Brasil não ganha absolutamente nada tomando as dores dos neocons americanos.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

O vírus veio de onde ? De Marte ??? Atualmente falar a verdade é quase um crime…..
A China não escondeu os casos no início da crise ? Escondeu….
Quem garante que a China declarou o número de infectados e mortos reais ???
Então se falarmos da “gripe espanhola” estaremos ofendendo os espanhóis ?!?!? A vontade de lacrar, de maldizer sobre o atual governo é bem maior do que realmente reconhecer a verdade para alguns.
Seus comentários já foram bem melhores, mas quando descambou pro proselitismo político e ideológico, deixando a parte técnica de lado, decaiu demasiadamente. Uma pena.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Diga para o Sr. Embaixador da China, Yang Wanming, ira para a China que lhe pariu e parar de encher o saco. Se ele é pago pra defender o regime opressor e ditatorial do seu país ele tem que entender que aqui no Brasil vige a democracia e deputados são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos, de acordo com a nossa Constituição. Da mesma forma, não são obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do mandato, nem sobre as pessoas que lhes passaram tais dados. Essa prerrogativas asseguram a eles liberdade no exercício do mandato. Se… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Cara, é engraçado como você usa os argumento com base na conveniência. Fala do regime opressor da China e da democracia vigente no Brasil para defender seu ponto mas lembro de você poucos dias atrás dizendo que o Bolsonaro ‘bem que podia fechar o Congresso e STF’. E ainda reclamou depois que não podia se expressar pq seus comentarios ficavam retidos.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
4 anos atrás

O CN e o STF estão traindo os fundamentos da República e claramente querem sabotar o governo legítimo do presidente Bolsonaro. Na República o Poder moderador é o povo nas ruas, que é quem detém o Poder de fato em uma democracia. Se assim o fazem é legítimo que tais instituições sejam fechadas temporariamente para reforma. O Rodrigo Maia com seus 70 mil votos não vai governar o Brasil de lá da Câmara dos Deputados com a anuência do Senado, do STF , da Globo, da Folha de São Paulo e do Brasil 247. Querem governar o Brasil? Se candidatem… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Claramente querem sabotar o governo com base em quê? Nas suas teorias sobre’globalista’? Tipico dos conspiracionistas que sempre são ‘perseguidos’ por alguém. “Na República o Poder moderador é o povo nas ruas, que é quem detém o Poder de fato em uma democracia” Olha a m**da que você ta dizendo cara. Se o poder moderador é o povo, como você defende a concentração do poder nas mãos de um único sujeito? Se é o povo que detém o poder de fato numa democracia e você de do nada entrega todo o poder ao presidente, inclusive jogando no lixo os votos… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
4 anos atrás

” Fechemos então os outros poderes, permitimos que o Bolsonaro se torne um imperador e ficamos sentados esperando até que ele ‘reforme’ as outras instituições e restaure a democracia para que então possamos voltar a usufruir de nossas liberdades individuais.”

Exatamente assim! Eu não teria dito melhor.
Mas fique tranquilo que o Bolsonaro não vai fazer meus desejos virarem realidade e vai continuar sendo afrontado e humilhado diuturnamente por gente como você que tanto preza as liberdades individuais e a democracia e chama esse “bunda mole” de ditador fascista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Silva
4 anos atrás

Vamos fazer uma pequena comparação.. O Rodrigo Maia, passa o dia no Twitter e sempre tem microfone aberto na TV para criticar o executivo. Quando acontece do Executivo retrucar, o que acontece ? O Maia e a Imprensa falam por dias que é um ataque ao parlamento e a democracia. Se isto não é conspiração, eu não sei mais o que seria. A imprensa mente e distorce ao seu bel sabor.. ataca, ofende não são o PR, mas os seus famliares e quando alguém retruca.. Por dias é dito que é um ataque a liberdade de imprensa, que o PR… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

O Maia votou os projetos do governo que foram enviados. A reforma da previdência e o pacote anticrime foram aprovados. A reforma administrativa ele espera até hoje. Ele foi eleito para presidência da câmara com o apoio do partido do Bolsonaro e do ponto de vista econômico está alinhado ao governo. “Ah, mas ele falou isso ou aquilo do presidente”. Sim, já que o governo não pode ver uma picuinha que decide entrar. O Bolsonaro, filhos e integrantes do governo causaram várias crises com os outros poderes. Desde o Eduardo e o Heleno defendendo um novo AI-5, o presidente convocando… Read more »

Silva
Silva
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Imagine se, em 2015, alguém viesse aqui defender que a Dilma fechasse os outros poderes para ‘reformas’ sob o argumento de ela estar sendo perseguida pelo congresso presidido pelo Eduardo Cunha.

Garanto que você surtaria. Mas a característica mais marcante de todo fanático é a hipocrisia.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
4 anos atrás

A Dilma não fechava nada porque não teria nem apoio popular e nem apoio das Forças Armadas. Muito pelo contrário. Ela, assim como o Collor, foram retirados por conta de terem perdido a confiança e o apoio popular. A Dilma por ter levado o país à bancarrota e por ter mentido descaradamente para se reeleger e o Collor pela manipulação da Rede Globo, que o colocou e o tirou. Com o Bolsonaro a coisa não funcionou e as hienas ficaram em polvorosa. Viram um deputado do baixo clero ser levado ao cargo pela força única e exclusiva do povo. Hipócrita… Read more »

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, seu argumento acaba até por torna-lo mais hipócrita ainda pois o que diz se aplica exatamente a Venezuela onde o líder daquele país também fechou “instituição para reformas temporariamente”… Certamente que não compactua com aquele ditador, não é?

É como o colega disse, usa seu argumento na base da conveniência, pura e simplesmente mas a lógica passa longe…

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
4 anos atrás

Qual a legitimidade do Maduro pra poder fechar qualquer coisa. Ele é um ditador.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Bosco
4 anos atrás

É isso o que qualquer líder de um país se torna após fechar todas suas instituições democráticas, um ditador…

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
4 anos atrás

Mas não é de ditador que o chamam? Pois então!!!
*Engraçado que a todo momento falam aqui na Trilogia em retirar o Bolsonaro com a maior naturalidade como se tivesse algum fundamento jurídico para tanto. E aí quando eu falo em retirar o CN e o STF sou criticado.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Por favor, onde assino e se me permite, querem mudar a força o sistema eleito pelo povo para parlamentarista (apesar que quem manda realmente neste país, é o legislativo apoiado pelo judiciário).

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Caramba, discurso igualazinho a de um petista!!!

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Olá Marcelo. Acho que você tem ouvido petistas-fake.

Bosco
Bosco
Reply to  Silva
4 anos atrás

Silva,
Você com seu rampante legalista e democrático não tem nenhuma crítica ao comentário do Ozawa que invariavelmente incita à destituição do cardo do atual presidente. Só o meu desapego à democracia é que lhe causa espanto?
Hipócrita!

Silva
Silva
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Minha resposta ao seu comentário não foi por eu ser legalista ou democrático. Apesar disso ser verdade, já estou acostumando com imbecis pedindo ditadura, tanto na internet como na vida real. O que chamou minha atenção foi sua hipocrisia. O Ozawa é o que é. Ele, pelo que vejo, é um só. Já você veste uma máscara. Hora defende a democracia, hora defende uma ditadura. Pra você isso se resume a conveniência: se o ditador tem uma ideologia contrária a sua, você paga de democrático. Se o ditador é seu politico de estimação, você abana o rabo. No mais, nem… Read more »

jairo
jairo
Reply to  Bosco
4 anos atrás

panela que dá em chico também dá em francisco. Nao acredito realmente na pureza desse argumento de legitimidade. Ta parecendo petista às avessas. Quer queira quer não o que de fato legitima um governo no Brasil é o estado da economia. Coisa que ficou claro em 2016. E é fato que o posto Ipiranga não entregou e agora que não entregará mesmo um resultado além de um pibinho. E essa performance medíocre não paga politicamente as idiotices dessa família bizarra e suas declarações esdrúxulas. A grande massa de votos em 2018 sempre foi e ainda é anti-pt. Não se deve… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, Ozawa só deu a opinião dele, e e você sem moral para critica-lo já que você incita fechamento do congresso e do STF com a justificativa de um poder moderador que é algo abstrato já que tal poder não existe e mesmo que existisse, são 208 milhões do povo e 150 milhões de eleitores e não vi 150 milhões de pessoas querendo fechar STF e congresso, e quem defende é minoria da minoria da minoria. Ele vem perdendo apoio de quem votou nele o tempo todo e seus apoiadores não aumentam, diminuem. E outra coisa, o seu “guru” Olavo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Não duvido que o Bolsonaro vem perdendo apoiadores mas não por algo que fez ou deixou de fazer e sim por ser um bananão. Tivesse pulso firme e não deixariam ficar batendo nele há 15 meses diuturnamente, sem reagir. O poder da extrema imprensa comprada com dinheiro público não devia ter sido subestimado e ele tinha que ter colocado ordem no galinheiro quando teve chance e feito valer sua fama de ditador. O meu guru está certíssimo. Muito provavelmente é tarde para o Bolsonaro e para o Brasil. Logo logo deve se reiniciar o processo de venezuelaformação que foi interrompido… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 anos atrás

BOSCO Parabens. Nesse comentario vc teve grande honradez, bastante autocritica e bom senso. Agora sim parece o velho Bosco que nos brinda sempre com comentarios tecnicos excelentes. So discordo de vc em uma coisa: o P T é um partido morto, e pior, moralmente falido pois nao consegue sequer se unir ao restante da oposicao que comunga dos mesmos ideais deles. Bolsonaro erra pq esta governando para uma minoria fanatica evangelica e deixou de lado o resto da nação. Bolsonaro tbm erra ao deixar os filhos participarem do governo como se tbm fossem presidentes. Ate parece q estamos em uma… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O Ozawa se desnudou com os últimos comentários, quando vc não consegue comentar sem o viés partidário vc perde credibilidade.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Quando os parlamentares comunistas do brasil, defensores de organizações criminosas, ofendem o Trump e os EUA ai eles estão exercendo seu pleno direito à manifestação. Quando é com a china é ofensa grave que exige pedido de desculpas.
Vão se lascar vocês e seus relativismos. Se tem um vírus que domina o Brasil há 30 anos é o da hipocrisia e do relativismo moral proveniente da mente de terroristas comunistas que querem voltar a surrupiar o povo brasileiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O que chamou a atenção foi a resposta da Embaixada da China sobre o comentário do Eduardo. Seria interessante saber como o governo dos EUA lidou com críticas de parlamentares brasileiros antes.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, Sobre o Eduardo entenda uma coisa, para o governo Chinês, o PSOL, PSDB e nada é a mesma coisa, mesmo alguém do PT que esteve no poder e é conhecido dos chineses, agora o que eles dizem não tem relevância porque são da oposição. Imagina que membros do partido democrata ofendam Bolsonaro, não vai ter tanto peso, mas se fossem republicanos, da base do governo ou o filho do Trump caso fosse um congressista teria um peso político muito maior. Entendeu? Se a esquerda que não é governo fala algo, não tem o mesmo peso, mas além de ser… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson Gabriel
Excelente analise.
Um comentario imparcial e sem se deixar levar pelo fator ideologico da questao.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Boa tarde Ozawa e demais colegas do Forte! Meu chapa, mais uma vez preciso dizer que o colega pecou no mensalmente e errou feito na escrita. Melhor seria ter solicitado para apagar seu comentário (desta vez muito equivocado, raras são as vezes que isto ocorre, mas quando ô faz, é pra lamear tudo o que diz de bom para trás). Como negar que a China não negligenciou? Como não até suspeitar que permitiu a proliferação com intenções maliciosas e só tomou atitude quando se deu conta que o negócio saiu do controle e que ela própria terei também prejuízos econômicos.… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Claudio,
Não importa se negligenciou ou não, agora não é hora de acusar, por culpa ou cobrar fatura da China. Estamos no começo, eu disse começo, de uma PANDEMIA que vai ficar muito pior. Não se cria incidente diplomático no meio de uma pandemia. A economia no mundo ta f…2020 acabou semana passada

Lucas
Lucas
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Obrigado! Concordo com tudo.
Felizmente sou imune ao bolsonarismo. Cansei de ser chamado de comunista/esquerdopata/etc/etc simplesmente por DISCORDAR.
Eu não sou petista. Não quero o Lula. Mas também não quero o Bolsonaro.
Não gostar do Bolsonaro não implica em gostar do Lula. É simples!

Francisco Bastos
Francisco Bastos
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Boa Lucas, cansei de defender políticos, são tds farinha do mesmo saco. Eu votei no bolso e me arrependi. Ser um crítico do governo na atual conjectura, faz da pessoa automaticamente um esquerdista, coisa que muitos não o são. O problema do governo atual é que entra em muitas polêmicas vazias e crises com os outros setores que poderiam ser evitadas. Reclama da imprensa, mas a mesma é assim desde o FHC. Não dá pra governar olhando pra trás, o que é passado já foi. Tem que mirar no hoje e no futuro, para ver se consegue reerguer o Brasil… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco Bastos
4 anos atrás

Caro Francisco. O seu voto seria algo apenas entre você e sua consciência. Você tem o direito de se arrepender, se orgulhar, esquecer, ficar em silêncio e até mentir sobre sua escolha. Você também tem o direito de criticar o atual governo e comoata-lo aos anteriores. Tem o direito de defende-la também. #votosecreto.

Camargoer
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Caro Lucas. Vou insistir. Sua preferência eleitoral (ou a minha) é irrelevante para o debate. Discordar ou concordar com as ações do governo são legítimas. Há ao menos três níveis de debate. O ideológico (das ideias), o eleitoral (dos partidos) e o político (das ações do governo). São coisas correlacionadas mas são diferentes. Queria que fosse simples também.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer,
Você parece ter em alta conta o direito do cidadão em não divulgar seu voto mas parece não ter o mesmo apreço pelo respeito à vontade popular emanada das urnas.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Acho que já expliquei outras vezes, mas farei de novo. Acredito em dois direitos naturais da pessoa. O direito á vida e o direito á igualdade perante a lei. Isso são convicções. Dos regimes políticos, a Democracia moderna parece ser o único que garante os dois direitos porque é baseada na defesa dos direitos humanos, no respeito ao Estado de Direito e na Soberania popular. A soberania popular demanda o respeito ao resultado eleitoral realizado por voto secreto. Também postulei que o debate pode ser feito em termos ideológico (ideias), eleitorais (partidos) e político (ações do governo). Críticas… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Respeito a vontade popular significa que tenho que calar a boca e deixar os caras fazerem o que querem? Meu o discurso é igualzinho a de um petista, só que em sentido contrario.

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Olá Marcelo. Concordo com você. A eleição é um momento de debate sobre propostas (deveria ser). O exercício do mandato é o momento de implementar as ações, que podem dar certo ou não (antes eram propostas). O debate político é sobre as ações desenvolvidas pelo governo. A crítica nessa etapa é legítima e necessária.

Bosco
Bosco
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Lucas,
E quem você sugere para ocupar a presidência em 2023? Tem alguém em mente que lhe passe confiança?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Acho difícil imaginarmos agora quem seriam os candidatos preferidos para 2022. Geralmente, o presidente tem alguma vantagem quando concorre a reeleição. Apenas Temer nao tentou a reeleição e quem tentou, ganhou. O que percebi sobre candidatos a prefeito e governador foi que “gerentes” e “nao-politicos” tem mais chance de dar errado que políticos profissionais. Eu acho que eu evitaria votar em candidatos que falassem em suas campanhas “que não são políticos”, “que seria contra tudo o que está aí”, “que farão no governo o que fizeram em suas empresas”, que são “empreendedores” ou qualquer coisa assim. Candidatos com… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Ocupará a presidência quem ganhar a eleição, simples assim.

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Olá Marcelo. Com dois anos de antecedência, acho que você deu a melhor resposta.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, O Bolsonaro não é o único ser vivo nesse país de direita, mas você trata ele como um tipo de ” Jesus “. Cara uma única pessoa não vai salvar o Brasil. me desculpe, mas seu comportamento aqui beira o fanatismo, o Lula é tratado com o um salvador, um messias da esquerda, um líder religioso na religião do PT e você trata o Bolsonaro igualzinho, bolsonarismo está parecendo religião. Outra coisa, Bolsonaro vai levar o Moro em banho maria e não vai dar a vaga do STF para ele, para por alguém ” terrivelmente evangélico “, o Moro… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Lucas,
O negócio aqui par aos apoiadores do governo está assim. Fez critica já te chama de comunista. e usma sempre a mesma pergunta ” ah então vocêd preferia o PT “.
Sabe como é o nome disso ? Briga de 5ª serie

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ótima análise! Agora, resta a dúvida crucial… Quem vai botar o arreio e as rédias nesses burros chucros e parar a carroça desgovernada? O que torna tudo ainda mais desesperador é ver que muitos seguem essa doutrina bolsonarista sem nenhum tipo de pudor ou ponderação, onde o escárnio virou projeto de Estado, em detrimento da morte das inscrições, para justificar uma suposta ‘limpeza’ das mesmas. É de dar dó, perceber que o discurso raso, de uma nota só, soa como uma verdadeira sinfonia nos ouvidos daqueles que perigosamente não estão conseguindo distinguir uma flauta de uma serpente. Isso tornou-se um… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Pela primeira vez concordo com você.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Não importa onde surgiu o surto, o que importa e quais as estratégias se toma após tomar conhecimento dela. A china errou a 2 ou 3 meses más mais errados somos nós que sabendo de um novo viŕus respiratório não fazemos o que devemos ate agora ou minimizamos a situação. Isso vale para americanoa, Italianos, Brasileiros e etc.

Cássio Silva
Cássio Silva
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

A verdade é que Olavo de Carvalho, causa diarréia mental nos seres humanos suscetíveis à hipnose.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Cássio Silva
4 anos atrás

Olá Cássio. M. Quintana disse que um autodidata seria um ignorante por mérito próprio.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Escrita bonita , pena que não tem substância alguma …

Camargoer
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Olá Ozawa. O Eduardo é um deputado federal que foi recebeu uma suspensão de seu partido (PSL), ficando impedido de exercer atividades parlamentares. Não possui cargo no governo executivo, não exerce função parlamentar (comissão, cargo na mesa, etc), é servidor da PF portanto não está qualificado para falar em nome de instituições de saúde e nem ocupa cargo de representação diplomática. Por outro lado, o Ernesto Araújo preocupa..

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer,
O Dudu é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Pelo amor de Deus!!!
E foi o deputado mais votado da história do CN, diga-se de passagem.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Ser o mais votado o tornou um gênio?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

A “Crise diplomática” que a mídia globalista divulga não deu em nada. O Molusco viajao pela Europa com nosso dinheiro e isso nem foi comentado. A Globolixo dá 5 min no JN sobre esse assunto e pior, o Pseudo Primeiro Ministro do Brasil Rodrigo Maia, que acha que é Deus e está doido por aquela cadeira do Planalto, se mete onde não é chamado ao invés de tocar as Reformas que estão na sua mesa!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Marcelo Andrade
4 anos atrás

Não deu em nada porque os Bolsonaros enfiaram o rabo entre as pernas e aceitaram o esculacho público. E o vice ainda chama um deles de “Bananinha”, que é chutar gato morto. Vão fazer o que? Brigar com a China e acabar de perder o apoio entre o empresariado que vê na China uma boia de salvação para enorme buraco econômico que vem por ai?

Carvalho
Carvalho
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

A bobagem do Dudu apenas demonstra o que já sabemos. A família está se lixando para a crise que estamos enfrentando.
O país está derretendo e o moleque agindo como criança.
Acabou.

Art
Art
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

O Deputado é pago para falar e tem imunidade para isso. Alías é o presidente da comissão de relações internacionais e defesa. O virús é chines. Nasceu lá, foi onde teve os primeiros casos, assim como EBOLA é um rio na áfrica e gripe espanhola é da espanha. Imagina o embaixador do Brasil falando mal da hylary ou do bernie o que aconteceria? Alías na China não tem Twitter. É uma ditadura comunista. A demora em divulgar o vírus por parte do partido fez ele disseminar, quase enredo de filme de Guerra biológica. A China deve ser responsabilizada, e a… Read more »

Camargoer
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Olá Ozawa. A Embaixada da China colocou uma nota oficial em sua página da internet datada de 20/março (as embaixadas sempre usam a data/hora da capital). A nota faz uma dura crítica ao Eduardo e exige desculpas oficiais e poupa o presidente. Tempos estranhos.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Desculpas oficiais de que ou de quem? A opinião do Eduardo é pessoal. Qualquer desculpas que ele dê é em caráter pessoal. Como você bem lembrou ele não representa a CD e muito menos o CN. Ele não faz parte do governo. Como seria um pedido de desculpas oficial emanado de uma pessoa física que no Brasil tem liberdade de expressão? E pior, em sendo deputado, ainda tem liberdade de opinião ampliada. Como poderemos sanar essa incrível crise internacional que se iniciou com um deputado brasileiro exercendo seu direito à opinião e chamando o governo da China de comunista, ditatorial… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Acho que comentei em outro local sobre essa questão da opinião pessoal e da opinião parlamentar. São coisas diferentes. A Nota Oficial representa a opinião do governo da China (verifiquei que ela continua lá). Sobre a declaração do Eduardo, são situações excludentes. Caso seja uma opinião pessoal, o vice-presidente fez bem em esclarecer que a opinião dele não representa a opinião do governo brasileiro. Como é uma opinião pessoal, ela não tem proteção parlamentar e a questão se torna um problema dele com a China (seria bom ele esclarecer isso). Nesse caso, deixou de ser a opinião de… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
O Eduardo tem imunidade para falar o que quiser, inclusive m…
Mas o cônsul chinês, também tem imunidade, imunidade diplomática; justo ou não o governo Chinês pode exigir pedido de desculpas. Isso é assunto sério, não adianta debochar. Se contar que o governo já baixou a bola, até o Mourão viu o abacaxi

Fernando
Fernando
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

“Todo mundo” é a favor da fala do Bolsonaro até perder o emprego. Ano passado a China comprou 325 bilhões de reais em mercadorias. Restrições chinesas seriam o fim da economia brasileira!

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

“Severas consequencias” quais? por acaso a China vai deixar de importar carne e grãos do Brasil? a população brasileira agradeceria, pois desta forma os preços interno baixariam. E o governo chines iria alimentar a sua população faminta com o que? os USA não vendem mais pra eles, então qual outro pais no mundo tem agropecuária o bastante para alimentar os 2 bilhões de chineses famintos, fora os USA e o Brasil?. Os viralatas brasileiros precisam entender que pais forte é aquele que produz comida, pois ninguem vive sem comer. Acontece que a elite burra brasileira, que controla os meios de… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  francisco Farias
4 anos atrás

Francisco,
De onde você tirou que os EUA não vende mais para China?
Inclusive há pouco tempo EUA e China fizeram um acordo com relação a compra de soja passando o Brasil para trás.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa,

O que a China merece é uma saraivada de Tridents Ii D-5 .

Eu quero vêr a hora em que os brasileiros começarem a morrêr como môscas, se os amantes da China aqui no blog, continuarão a defender êsse regime pôdre.

Joaquim silveira
Joaquim silveira
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Não acredito que li isso , pura e simplesmente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Mais uma declaração desastrosa do tonto número 2.

nonato
nonato
4 anos atrás

Estamos vivendo em tempo de guerra.
Muito se fala em qualquer país ter defesas antiaéreas para proteger usinas hidrelétricas etc.
Defesa química, biológica, etc.
De certo modo, é isto que estamos vivendo.
Estava sentindo falta dessa cobertura por parte da trilogia.
Nos Estados Unidos e Inglaterra, estão recorrendo a medidas de guerra . Empresas de outros setores passarão a produzir respiradores.
É assim que tem de ser.
Não se pode esperar os canais comuns.
https://edition.cnn.com/2020/03/19/business/coronavirus-ventilators-manufacture-intl/index.html

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Esses filhos de Bolsonaro estão queimando o pai, e pior que o pai fica calado (embora eles são políticos, podem falar o que quiser sem o consentimento do pai). É o mundo se lascando e o pessoal preocupado com coisas inúteis.

Bosco
Bosco
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Esses filhos do Bolsonaro são parlamentares e têm direito de falar o que quiserem. Isto está previsto na Constituição do Brasil.

andre r
andre r
Reply to  Bosco
4 anos atrás

infelizmente a constituição da autorização para imbecil atacarem um pais que sofreu com o vírus também.

Camargoer
Reply to  andre r
4 anos atrás

Andre. A CF88 protege a manifestação política do parlamentar. Só isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

“A CF88 protege a manifestação política do parlamentar.”
Até onde eu sei o Deputado Eduardo Bolsonaro fez exatamente isso. Você devia, como democrata que alega ser, defendê-lo.
Quanto à possível retaliação do Governo Chinês por conta de ouvir as verdades elas não virão porque o mundo todo os estão acusando e isso acontece principalmente nos EUA.
No mínimo tinham que tirar o soberano deus vivo Jinping do poder e colocá-lo atrás das grades por um bom tempo.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Há duas hipóteses excludentes. O Eduardo pode ter feito um comentário pessoal e seria importante ele esclarecer isso. Ele pode escrever o que quiser e assumir a responsabilidade por isso. Neste caso, o vice-presidente tem razão em afirmar que opinião dele não reflete a posição do governo brasileiro. A outra hipótese é que Eduardo fez uma manifestação como parlamentar. É comum no mundo inteiro parlamentares denunciarem perseguições e violações dos direitos humanos em seus países ou no exterior. Nesses casos, baseado em testemunhos, relatórios, etc. São casos com implicações diplomáticas. O regime democrático funciona preservando o parlamentar das… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Ué ele realmente tem o direito de falar o que quiser, principalmente como parlamentar, mas eu não tenho obrigação nenhuma de concordar com a imbecilidade da expressão. Uma coisa não impede a outra.

Camargoer
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Olá Marcelo. Qualquer pessoa pode expressar sua opinião publicamente, mas terá que arcar com as responsabilidades caso seja uma mentira. Um parlamentar pode expressar sua opinião no exercício do mandato, mas ela continuará sendo a sua opinião podendo até ser contrária á opinião do oficial do governo. Ainda assim o parlamentar terá que assumir responsabilidade pelo que declarou. Qualquer pessoa pode concordar ou discordar da opinião de outra pessoa. Qualquer pessoal poderá concordar ou discordar da opinião de um parlamentar. O erro seria misturar a opinião pessoal com a prerrogativa parlamentar.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Pessoas no mundo podem acusar a China em sua redes sociais, mas não vi nenhum país do mundo oficialmente, eu disse oficialmente de governo a governo fazer acusações.
E quem vai tirar Jinping e por ele atrás das grades? Meu na boa, custo a crer que eu li isso

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson,
“E quem vai tirar Jinping e por ele atrás das grades?”

Já ouviu falar de “expurgos” , e de “bodes expiatórios”, dentro dos regimes comunistas?
Na China não há nenhuma força maior que o Partido Comunista. Se tiverem que substituir o líder supremo eles o farão.
O Jinping é só uma peça do tabuleiro. No fim é tão descartável quanto o foram os 100 milhões de assassinados na implementação do regime há 70 anos.

Jean
Jean
Reply to  andre r
4 anos atrás

Comentário infeliz. Seria melhor então acabar com liberdade de expressão? Sempre existirá gente pra falar goma, seja de qual lado for. O problema atual é a repercussão que é dada a determinadas pessoas e falas pelo mundo a fora e o que é conveniente para a mídia mostrar, visto a dita “audiência”.

Caio
Caio
Reply to  Bosco
4 anos atrás

E muito mais de trabalhar pois ganham ótimamente para isso, só que depois de vários de mandatos sem nada fazerem, prefere manter a tradição da família.

nonato
nonato
Reply to  Caio
4 anos atrás

Talvez você goste de Rodrigo Maia, Renan Calheiros.
Eles você acha que têm uma longa ficha de prestação de serviços.
Inclusive essa tentativa de golpe dos 30 bilhões para desestabilizar o governo.

Mano Jô
Mano Jô
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Assim como outros podem criticá-los como quiserem.

Camargoer
Reply to  Mano Jô
4 anos atrás

Caro Mano. A CF88 permite criticar o Eduardo, discordar dele ou até concordar (isso também não é crime). Ofender, caluniar, mentir e ameaçar são crimes.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Caro Bosco. A prerrogativa parlamentar é política. Ano passado, o Eduardo foi condenado a pagar uma indenização por danos morais por ter uma ofensa durante seu mandato. Portanto, deputados precisam obedecer a lei como todos. Ele pode defender Marx que isso ainda não é crime, mas está impedido de ofender, incitar crime, ameaçar outras pessoas e publicar mentiras.

Bosco
Bosco
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Os parlamentares têm o direito de procurar cabelo em ovo e explicitar isso. Essa é a função deles. Daí o termo “parlamentar”. O sistema autoritário chinês que se lasque . Não estão acostumados com o livre pensamento e aí dá nisso. Não gosto de comunista e ditador e não duvido que o vírus tenha sido proposital. Comunista não dá valor à vida humana mas tão somente à ideologia criminosa. Há comprovações que o ditador chinês no mínimo sabia da existência e do potencial de risco de pandemia muito antes deles anunciaram ao mundo. O Deputado Eduardo Bolsonaro está certíssimo e… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco
Nessa sua ansia de defender o indefenssavel voce esta escrevendo grandes tolices e passando vergonha na internet. Impossivel um comentarista com seu nivel de cultura e inteligencia estar escrevendo tantas besteiras assim. Procure um medico urgente pq seu caso esta se tornando preocupante, vc deve estar tendo algum tipo de surto daquela doença nova: “demmencias olavensis”. Uma coisa é discordar e criticar o Lu La e P T , mas tentar defender a todo custo as cagadas do Bolsonaro e dos filhos inconsequentes dele que so escrevem e falam bobagens, isso é passar dos limites do bom senso.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

MG,
Vai cagar!
rsrss
Esse nível tá bom???

MG,
Vamos combinar. Você, como cirominion devia ficar fora da discussão e deixá-la pra quem tem condições de fazer valer o seu voto nas próximas eleições.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco
kkkkkkkkk
Este seu nivel esta otimo.
Pelo menos vc parou de escrever besteiras para nao afundar ainda mais a sua dignidade na net.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Você realmente tá passando a retroescavadeira na minha dignidade. Nem vou dormir hoje de preocupação.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Paga de intelecutal e gosta do Coroné Ciro ???

aahahahahahahahaha

O cara que caiu na pegadinha do c* de curioso ?

O machão que só sabe xingar e quando perde processo esconde os bens ?

ahahahahahahaahah

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,

tem gente que quando discorda da gente ou não gosta é que estamos corretos…

Este é o caso..

O dia que um cara destes gostar do que vc fala, reavalie as suas ideias.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo,
A discordância deles é música para meus ouvidos. rsrsss
Não quero ter apreço de quem defende os que roubaram a nação por anos.
E os dislikes dos defensores de bandidos têm valor de diamantes pra mim . Quero colecioná-los. rsrss
*Sou imune às táticas leninistas que eles adotam.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

MGNVS,
Eu já disse algo parecido, está parecendo fanatismo

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson Gabriel
Esta parecendo não, é puro fanatismo mesmo.
E isso é ruim para o debate democratico de ideias.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, aconselho vc a parar de escrever coisas ÓBVIAS pois irritam muita gente que viveu por décadas numa bolha onde a hipocrisia e o cinismo era LEI. Afinal qual é o sentido de explicar que um parlamentar eleito democraticamente de outro país, pode questionar outro governo que ESCONDEU um vírus tão perigoso assim e vem afetando o mundo inteiro? Será que é tão surreal assim para essas pessoas ver algo que deveria ser NATURAL entre nossos parlamentares? Não são essas mesmas pessoas que criticam o governo de fazer relativismo e pouco caso do vírus chinês, mas ae vem um parlamentar… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro No outro post sobre a DItadura que vc se referiu eu te respondi mas meu comentario ficou retido, nao vou escrever tudo de novo, se estiver liberado entao leia la. E o Rodrigo Maia esta certo ao pedir desculpas para a China pq o Eduardo Bolsonaro por ser deputado tem q saber lidar melhor com as palavras por causa da posicao importante que ocupa. Caro Alessandro, nao estou aqui para mudar a opiniao de ninguem e nem quero, cada um tem a sua e isso abre espaco para o debate e troca de ideias. O problema aqui na Trilogia… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

MGNVS Vamos ser RACIONAIS, sabe qual é o crime do Eduardo Bolsonaro para certas pessoas? É ser filho do presidente, e sabe pq digo isso? Pq o deputado Van hatten e o Kim kataguiri cobraram a MESMA COISA do governo chinês só que com palavras diferentes e ninguém fez HISTERIA por causa disso. O que eu to tentando te explicar que no Brasil de hoje explicar o óbvio virou algo SURREAL!! Vc pode discordar de mim a vontade, mas no Brasil da mentalidade “progressista” que se tornou protagonista nos debates da TV aberta, se alguns políticos como o Eduardo falar… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro, Aqui na Trilogia virou um espelho do que ocorre no Parlamento. Ninguém está interessado em discutir nada já que discutir implica em mudança de posição e se chegar a um consenso. Isso não ocorre nem aqui nem no CN. O que há são intermináveis colocações de narrativas subsequentes. Desse ponto de vista é altamente frustrante já que não há aproveitamento na prática. É apenas a discussão pela discussão, como forma de passar tempo, mas eu também estou meio que cansado. O que resta evidente é que o Brasil não tem jeito e deverá passar inexoravelmente pela bancarrota total e… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro
Entendi seu ponto de vista.
Respeito sua opiniao.
Vamos esperar para ver como a situacao se desenvolve.
Ate mais.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
4 anos atrás

Infelizmente concordo com o professor, apenas acho o número de mortos um tanto exagerado. Por duas razões: 1- o professor usa o modelo italiano como referência. Embora sendo válido como especulação, um sistema epidemiológico não pode ser simplesmente comparado a outro, desde que apresentarão variáveis e protocolos (diagnósticos, reações, métodos, etc) diferentes. 2 – o método de isolamento social (ou bloqueio sanitário) apenas dificulta a proliferação do vírus, diluindo o contágio num espaço de tempo maior. No entanto o contágio virá. O que a Itália está enfrentando é um alto índice de infecções (e óbitos) diárias, o que torna o… Read more »

Munhoz
Munhoz
4 anos atrás

No meu ponto de vista esse vírus veio de um laboratório, assim como outros que vieram da China, ai a economia quebra e eles compra tudo barato, vamos ver até onde isso vai ?

E quantos outros eles vão criar ?

Ou o mundo investiga isso direito ou o mundo acaba, simples assim !

Renato B.
Renato B.
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

A China está longe de ser santa, mas tem alguns fatores que não ajudam como: ter muita gente, megacidades, destruição do meio ambiente e outros que aumentam a chance de um patógeno animal se adaptar ao seu humano. O risco já foi reconhecido faz tempo. Mas a China está longe do monopólio, já tivemos: Mal da Vaca Louca – Reino Unido; AIDS – África; SARS – China; Gripe Suina – Mexico; MERS – Oriente Médio. No momento e genoma desse vírus deve ser a coisa mais estudada do mundo, se houvesse algum mínimo sinal de que é uma arma biológica… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

Munhoz,
O coronavírus, foi descoberto em 1937
3 tipos de coronavírus foram mapeados em 1965, e estão circulando por aí há muito tempo, mas o Covid-19 é um coronavírus muito mais agressivo. O Covid-19 acredita-se tenha vindo de um mamífero chamado: Pangolim

Camargoer
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

Olá Munhoz. Há um artigo recente sobre a origem desse virus (o nome dele é SARS-CoV-2; COVID-19 é o nome da pneumonia que ele causa. Aprendi isso agora há pouco também) mostrando que a sua orgiem é natural. O título do artigo é “The proximal origin of SARS-CoV-2”. Ele foi publicado dias 17 na Nature Medicine. Eu consegui abrir no meu computador. Acho que você também conseguirá abrir no seu.

Hawk
Hawk
4 anos atrás

Desculpe falar, mas dessa vez vou dar razão para o especialistas em estratégias do COD e do BF. Finalmente agora podemos termos a sonhada 3º Guerra por eles, onde poderão dar seus pitacos atrás de seus computadores com seus comentários “espertos e verídicos” nas redes sociais. É só observar como a cada dia o EUA sobe tom, isso não vai acabar bem!

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

Governo despreparado.
E se diz militar!!
Militar é organizado e preparado.
Pelo menos na Unidade Militar que servi.
Sempre aprendi isso por lá.

andre r
andre r
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

esse governo que eu votei tbm mas esta queimando a imagem da organização

Camargoer
Reply to  andre r
4 anos atrás

Caro Andre. As ações do governo nada têm a ver com seu voto. Exerça seu direito do voto secreto. Criticar ou elogiar um governo são ações legítimas na democracia. Em quem você ou eu votamos ou deixarmos de votar é irrelevante.

Junior
Junior
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Não confunda esse governo com os militares, apesar de ter muitos deles nos ministérios, aliás eles são uma parte boa desse governo, ponderados e disciplinados e quando a coisa esquenta eles que tem que segurar o rojão. Foi assim nas queimadas na Amazônia, no óleo nas praias do nordeste, na crise de segurança do Ceara e pode ter certeza assim será no coronavírus, o Brasil sempre vai poder contar com eles, por isso toda a minha solidariedade para com eles, mesmo quando são atacados por um guru VAG*ABUNDO oportunista e seus alunos que nessas horas desaparecem, pois nada acrescentam ao… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Mas há método na besteira, jogaram outra cortina de fumaça para mudar de assunto e manter a base de apoio atiçada. Nada de novo.

Camargoer
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Olá Renato. Se você diz que a declaração do Eduardo pode ser apenas uma cortina de fumaça, eu concordo. Pensei o mesmo.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Mesmo que seja cortina de fumaça para ocultar “algo”, salvo engano isso se chama… fazer política.
Eles (os deputados) fazem isso… sabia???
Tenho uns bons exemplos de cortinas de fumaça vindas da oposição que fariam você ficar com os olhos marejados.
Se quiser eu coloco algumas “cortinas” pra seu deleite?

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Caro Bosco. Em outro comentário, escrevi muitos políticos testam suas ideias com seus colaboradores, assessores, pedem conselhos aos mais experientes, organizam conchavos, balões de ensaio. Quando parecem funcionar, vão em frente. Quando parecem ruins, são esquecidos. Algumas vezes a versão até cola em outras fica na cara (lembra a pasta rosa esquecida na sala de espera?). Em outros momentos, os políticos tomam decisões intuitivas. A chance de dar errado são maiores quando as decisões são baseadas em intuição. No caso da declaração do Eduardo, acho que ele errou a mão e criou um problema para o presidente, obrigando o vice… Read more »

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

No Brasil onde a mentalidade “progressista” criada por uma elite CLEPTOCRATA dominou o debate na grande mídia, virou crime dizer a verdade ou melhor o ÓBVIO. No Brasil da HIPOCRISIA, o presidente da república é culpado e segundo alguns irresponsável por receber eleitores na sua casa presidencial e cumprimentá-los, mas o vice presidente se reunir com o presidente da câmara e do senado, e mais 1300 pessoas em local fechado onde é muito mais fácil de contrair esse VÍRUS CHINÊS, tá tudo bem. Governo PREPARADO pede CALMA para não gerar pânico e histeria, mas aqui isso é visto como “despreparo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro,
Concordo em grau, gênero e número.
Só discordo na parte dos “inocentes úteis”. Pra mim nenhum é inocente. Todos os apoiadores dessa corja de bandidos são hipócritas criminosos.
O tempo da inocência já se foi há muito.
Dependesse desses “inocentes” tiravam o Presidente, colocavam o Moro na cadeia e jogavam a chave fora e implantariam uma ditadura comunista no país onde poderiam mamar à vontade sob a liderança do homem mais honesto que já passou pela Terra, o Lula.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, eu usei a palavra “inocente útil” para a moderação passar, mas sabemos qual é a VERDADEIRA frase que o Lênin costumava usar ao lidar com seus correligionários de ideologia, o Lênin nunca foi tão verdadeiro numa frase rsrs…

Bosco
Bosco
4 anos atrás

De repente,não mais que de repente, alguns de nossos colegas da Trilogia se deram conta que existem fanáticos ideológicos que apoiam o Bolsonaro. Durante 30 anos nunca se deram conta que eram fanáticos esquerdistas . Pra eles era a única forma de ver o mundo, com as lentes “vermelhas”. Inocentes! Claro, talvez não sejam tão inocentes como querem nos fazer crer e só estejam usando a velha tática leninista do: “acuse-os do que você faz, chame-os do que você é” *Engraçado que alguns consideram que quem defende o legítimo governo do Bolsonaro é um zumbi fanático. Logicamente, quem pensa assim… Read more »

Overandout
Overandout
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bolsonarista bolsonaristando

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O problema não é ser fanático, é ser idiota. Na gestão da questão do corona virus, mais do que fanática, a reação do Bolsonaro foi idiota; e mais idiota ainda porque, mesmo após o Trump recuar e admitir a gravidade do problema o Bolsonaro continua a insistir que é tudo histeria. Ao assim se comportar, o apoio do Bolsonaro derreteu entre os que não são seus acólitos. O impacto do corona vírus será gigantesco na economia, e a população vai associar as dificuldades econômicas que irão enfrentar à forma como o Bolsonaro reagiu. Em suma: se o Bolsonaro chegar nas… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O problema não é ser fanático, o problema é não ser inteligente. Até o Trump recuou e passou a tratar o corona virus como coisa séria quando ficou claro o tamanho do impacto econômico que a pandemia teria nos EUA; O Bolsonaro, que está longe de ter a inteligência do Trump, continua insistindo que é tudo histeria da imprensa. Pois bem, quando a população sentir integralmente o impacto que o corona virus terá – e estamos falando aqui de um buraco econômico maior do que em 2008 – ficará bem evidente o tamanho da pouca inteligência que foi a gestão… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto,
Acho que você tá misturando alguma opinião pessoal que o presidente Bolsonaro possa ter acerca do vírus chinês das ações de seu governo implementas pelos seus ministros.
Você tem algum link atual que demonstre esse pouco caso do presidente acerca do vírus, a que você faz referência? Gostaria muito de conferir.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, O Bolsonaro, consistentemente – e conscientemente – sugere que a pandemia não é assim tão grave. Isso ele fez tantas vezes que eu acho difícil você não ter visto, mas se não acredita veja o google. E coroando o que você chama de opinião pessoal – eu chamo de delírio obscurantista e tarouco – ele conscientemente viola o isolamento recomendado pelo seu próprio ministro para participar de uma manifestação. O Bolsonaro é tão vil que ele, com uma mão faz e com a outra desfaz. De um lado, diz apoiar medidas de isolamento, e com seu comportamento desfaz este… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto,
Que violação do ministério da Saúde ele descumpriu no dia 15?
Não havia restrição a ele que tinha testado negativo no dia anterior.
Me mostre essa “recomendação” do MS?
Havia um decreto do Governador do DF que cancelava reuniões e eventos. Qual exatamente foi a recomendação que ele descumpriu?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Ok Bosco. Agora me diga: Se ele foi negativado no dia anterior, porque ele fez um segundo e um terceiro teste? Por que tantos testes, se tudo isso é histeria da mídia? Você quer trazer o debate para lado técnico – que, aliás é a mesma estratégia petista no caso do impeachment da Dilma. Adiantou lá? Não. Vai adiantar aqui? Não. E não vai adiantar porque a avaliação que se faz de um presidente é sempre política. O apoio ao Bolsonaro derreteu a um ponto em que até o astrólogo lá nos EUA deve ter jogado as runas ou feito… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bom, se ele testou negativo e está tudo certo, então porque fizeram 3 testes nele por causa de uma doença que é uma histeria da impresa?

ODST
ODST
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto, você sabe o significado de histeria? Ele não disse que o vírus é uma invenção, uma mentira, mas sim que foi criada uma histeria e torno dele. Eu não concordo com ele, mas você está confundindo as bolas.

Jacinto
Jacinto
Reply to  ODST
4 anos atrás

Qual o tratamento para o virus? Nao existe. Qual e a única forma de aliviar o impacto dele? Prevenção pessoal. Como se divulga prevenção pessoal? Campanha publicitária. Mas como fazer uma campanha publicitaria efetiva se o presidente diz que é histeria retirando a credibilidade desta campanha? O que o Bolsonaro faz é prejudicar com suas opiniões e comportamentos a única ferramenta que existe para reduzir os efeitos da pandemia que é a conscientização da população. Quer um exemplo palpável de como ele é prejudicial à campanha de prevençao? 5 dias atras milhares de pessoas estavam reunidas por causa dele a… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Tudo bem, eu não discordo disso, ele realmente precisa levar mais a sério, mas você falou como se ele tivesse dito que tudo não passa de uma invenção, o que não é verdade. Aliás, a manifestação começou de maneira orgânica após o “foda-se” do Heleno, e depois com o avanço do vírus o próprio Bolsonaro “desconvocou” as pessoas em sua live e em rede nacional de rádio e televisão.

Bosco
Bosco
Reply to  ODST
4 anos atrás

ODST,
Ele não tá confundindo faz. Faz de propósito mesmo. Sabe que o Bolsonaro testou negativo. Eles inventam e acreditam nas própria mentiras.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Eu sei que o Bolsonaro testou negativo. Três vezes! O que eu acho difícil de entender porque é necessário testar 3 vezes a mesma pessoa se tudo não passa de histeria. Se não passa de histeria, não precisa se preocupar, aliás: é até bom pegar logo porque cria imunidade.

Eliton
Eliton
4 anos atrás

Para quem quiser saber mais sobre o assunto sigam o Atila Iamarino nas redes sociais e assistam os videos dele no youtube. O cara intende de verdade do assunto.

Rafael
Rafael
4 anos atrás

A culpa pela pandemia de Coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É do Partido Comunista Chinês. E se você ainda tem alguma dúvida a esse respeito, precisa dar uma lida nisso. 1. De acordo com oficiais chineses, o primeiro caso de COVID-19 aconteceu no dia 19/11/19 e o primeiro indivíduo a testar positivo para a doença apresentava sintomas em 8/12/19. Segundo o The Lancet, o paciente zero foi exposto ao vírus no dia 1/12/19. https://www.msn.com/en-us/news/world/the-first-covid-19-case-originated-on-november-17-according-to-chinese-officials-searching-for-patient-zero/ar-BB119fWJ 2. A falta de condições sanitárias de um mercado de animais silvestres em Wuhan, prática comum num país que não oferece segurança alimentar, foi… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rafael
4 anos atrás

E isso nos ajuda como? Cria leitos de UTI? Faz aparecer respiradores?
É irrelevante quem é culpado pela origem, o importante é cuidar dos nossos doentes e tentar resolver o enorme buraco econômico que se abre diante do Brasil. E se o Bolsonaro acha que a economia o levaria a um segundo mandado, ele pode esquecer, porque já está se formando um consenso entre economistas que o Brasil não escapa de uma recessão neste ano e que os anos seguintes não serão muito melhores.

Zorann
Zorann
4 anos atrás

As pessoas não estão levando esta crise a sério. Ainda não se deram conta da gravidade do problema. O mundo se acabando em corona vírus, entrando de cabeça na maior crise econômica da história (possivelmente maior que a crise de 1929), incluindo fome, e gente aqui discutindo política…. de quem é a culpa… ou quem está preparado ou não. Na realidade ninguém está preparado para isto. Faz 100 anos que tivemos uma pandemia. Logicamente teremos erros e acertos, como está acontecendo no resto do mundo. Nós temos que pensar é nas soluções para o enorme desafio que teremos durante o… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Neste ano, já está se formando o consenso de que o PIB não crescerá e ainda há a possibilidade dele cair. E se o coronavirus tiver mais de uma onda, como ocorreu, por exemplo, com a gripe espanhola, podemos ter recessão.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

A minha expectativa é que sejam muito menos do que a imprensa deseja e mesmo assim ela dirá que foram muitos.

Zorann
Zorann
4 anos atrás

Além da questão da doença em si, vocês já pensaram no tamanho da crise econômica que teremos? Já pensaram que não teremos mais aulas este ano? Já pensaram que milhões perderão o emprego no Brasil? A resolução desta epidemia no Brasil, para ser bem otimista (bem otimista mesmo) vai demorar pelo menos 6 meses!! Eu antes, no começo desta semana, era contra o fechamento do comercio em geral, determinadas industrias. Mas mudei drasticamente de ideia. Isto porque mesmo sem proibição, o comercio acabou. Ninguém esta comprando nada além de comida!! Então o comércio e os serviços ficarem abertos ou não,… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Zorann
4 anos atrás

É só ver o que o coronavirus fez na economia chinesa. Basicamente, a produção caiu 13%, o varejo caiu 20%, investimento em infraestrutura, maquinários, etc. caiu 25%. Se estes números se repetirem no Brasil, é crise como a de 1929 e não será surpresa se o número de desempregados chegar e passar 15 milhões.

horatio nelson
horatio nelson
4 anos atrás

o virus chines logo vai passar ai quero ver se essa gente vai parar de comer morcego,rato,cachorro e pangolim, afinal foi por causa disso q tudo isso começou, ainda tenho duvidas se foi uma arma biologica!

EdcarlosPrudente
EdcarlosPrudente
4 anos atrás

Sim, pessoas irão adoecer e morrer, mas o estrago econômico será muito pior podendo provocar mais danos ou até mais mortes.

Saudações!

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Os epidemiologistas estão a informar justo o contrario…esse tipo de coisa não colabora em nada para a solução da crise , puro sensacionalismo barato.

Orivaldo
Orivaldo
4 anos atrás

Pessoal, não sou fã de nenhuma teoria da conspiração. Porem, vocês não acham estranho o numero de mortos e infectados na china pararem de aumentar de uma hora pra outra ? Eles tem mais de Dois bilhões de habitantes e bem aglomerados. Hoje o numero de mortos na Itália ultrapassou os de chineses com uma população bem menor …

MGNVS
MGNVS
4 anos atrás

Se depender da incompetencia, da inaptidao para o cargo e da falta de habilidade gerencial e politica do presidente Bolsonaro alem da perda de muitas vidas, o Brasil ainda ira passar por uma gravissima crise economica. E para piorar ainda mais a situacao, o filho inconsequente do presidente volta a escrever bobagens na internet e abre uma crise diplomatica com um dos principais parceiros economicos do Brasil. Eduardo Bolsonaro nao passa de um moleque tolo e mimado que nao percebe os danos que pode causar ao país por nao ficar de boca fechada. Este presidente inapto e incompetente deve ser… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Não há nenhuma dúvida que o impacto econômico será enorme, a questão é apenas quantificar isso. É um pouco da adivinhação saber quanto tempo durará as restrições, mas imagine para o pequeno comerciante o que é ficar 15, 20 dias parados… se não tiverem apoios, muito deles vão quebrar.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto
Essa é exatamente a questao.
As perdas para os pequenos empresarios e trabalhadores de baixa renda. Enquanto nos EUA o presidente Trump ja disponibilizou ate 1000 dolares a serem depositados para cada cidadao devido a crise economica que virá, aqui nós vemos o incompetente do Bolsonaro só reclamando do panelaço contra ele. E tem gente que ainda defende esse pseudo-presidente e os filhinhos mimados dele. Com certeza o Gen.Mourao guiaria o país com muito mais prudencia e sabedoria. Bolsonaro e filhos devem ser afastados do cargo antes que prejudiquem ainda mais o Brasil.

Jacinto
Jacinto
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Os pequenos empresários, conjuntamente, são os maiores empregadores do país. Se eles não aguentarem o tranco, o desemprego explode como uma bomba atômica em todos os setores da economia. E os Bolsonaros, em vez de tentar resolver este gigantesco problema, que é real, com gravíssimas repercussões no país e para todas as pessoas, estão ai, discutindo o sexo dos anjos, onde surgiu o vírus, de quem é a culpa. Eu não sei se há culpados pelo surgimento do vírus, mas e fácil de apontar que entre os culpados pela explosão da pandemia no Brasil estão os Bolsonaros, com seu desdém… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto
Nada mais a acrescentar.
Perfeito seu raciocinio.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Jacinto,
Também achei seu raciocínio muito perfeito.
Só tenho duas palavras pra você: para bens!

Por falar em perfeição, alguém sabe onde foi parar o Defensor da Liberdade e o Tonho da Lua? Estão sumidos…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Eu sei que você está sendo irônico, mas eu lhe respondo sem ironia. Temos pela frente um dos maiores desastres econômicos da história do Brasil. E no exterior, os bancos de investimento já não vêem nenhuma chance de o pais escapar de uma recessão neste ano.

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto,
Nos últimos 20 meses você já previu esses apocalipses bolsonarianos umas 5 ou 6 vezes pelo menos.
Ainda estamos aqui, eu e você.
Vamos sobreviver a mais esse.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco
Se vc for pesquisar manifestações antigas minha vera que ate um mes atras eu defendia o Bolsonaro. Hoje acho o Bolsonaro indefensável. E comigo estao inúmeras pessoas que votaram nele e se arrependeram.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto Nem de atencao ao Bosco. Ele na militancia cega tipica de lulistas e bolsonaristas, tenta inutilmente defender o indefenssavel. E quando ele nao tem argumentos para se contrapor a uma ideia entao parte para ironia ou grosseria. O fato triste nisto é que o Bosco é um cara culto e inteligente mas ele anda tao obcecado com essa coisa de esquerda comunista petista globalista leninista que ele mesmo nao percebe os absurdos que escreve. O melhor seria que o Bosco deixasse essa militancia cega e voltasse para os comentarios tecnicos onde ele da verdadeiras aulas e agrega grande contribuicao… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Só o amor constrói.

Deixem o Bosco respirar.

Camargoer
Reply to  Esteves
4 anos atrás

Olá Esteves. Acho que todos podemos respirar, mas recomendo o uso de máscara sobre a boca e nariz. De resto, tentando trabalhar em casa com a filha chamando para pintar desenhos da Barbie.

Jacinto
Jacinto
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Ou seja e olavista. Mas ate o astrólogo já percebeu que o Bolsonaro se tornou indefensável e já está se afastando dele.

Jacinto
Jacinto
4 anos atrás

O Bolsonaro foi bizarramente inábil na gestão da crise do coronavirus; foi tão inábil, e seus discursos tão fora da realidade, com ele dizendo que é tudo histeria que, quando a população sentir o enorme impacto econômico que esta pandemia terá, ela associará depressão econômica ao desdém com que ele lidou com o assunto. Em suma, o bolsonarismo, como força política relevante, acabou, porque o eleitor que é anti-petista, mas não é fanática não votará mais nele. Vai restar a ele – como reatou ao Collor ou ao Lula – um séquito de fanáticos, incapaz de o eleger.

Francisco Bastos
Francisco Bastos
4 anos atrás

Hoje o Bosco está vivendo seu dia de Kings, uma pandemia de deslikes kkk.

André Luís
André Luís
4 anos atrás

Só lembrando: o nome deste vírus é: Vírus Chinês. A responsável é a China. E ponto final.

Camargoer
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Olá Andre. Um vírus chinês costuma soltar pecinha.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

E não tem galantia.

Camargoer
Reply to  Dr. Mundico
4 anos atrás

Olá DrM. La galantia soy yo.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Que bom. Agora me explique que diferença isso faz para quem está doente.

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Oh passador de pano do ‘centrão progressista social democrata’: O vírus é Chinês: A China deve ser RESPONSABILIZADA pelo que fez. E quanto aos doentes, eles estão sendo tratados e medidas estão sendo tomadas. Portanto, não mude o FOCO DA RESPONSABILIDADE PELO PROBLEMA não, prezado. A China é RESPONSÁVEL pelo que está acontecendo. E deve ser PUNIDA.

Art
Art
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Exatamente vírus Chines, Ebola é um rio da África e a gripe espanhola surgiu na espanha. Devemos falar a verdade para que ninguém invente por exemplo que soldados americanos entraram em uma ditadura comunista (com reconhecimento facial etc) para disseminar um vírus. Ela deve ser responsabilizada porque tentou esconder a doença e com isso disseminou o vírus pelo mundo. Demorando a todos a fechar as fronteiras. a Russia foi a primeira a fechar a fronteira.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Andre Você é muito inteligente então talvez possa me explicar como vamos RESPONSABILIZAR a China. Vamos fazer uma OPERAÇÃO PUNITIVA e bombardear a China com nossos A1 sendo reabastecidos no caminho? Ou vamos mandar nossa frota de fragatas, corvetas, OPCs e submarinos diesel para fechar o mar do Sul da China ao tráfego marítimo chinês? Ou ainda vamos fazer a primeira operação anfíbia transoceânica e enviar os fuzileiros navais para invadir a China continental? Outra opção é usar nossos PQD´s para eles prepararem o caminho para os fuzileiros. Talvez, você esteja se referindo à economia. Aí podemos PUNIR a China… Read more »

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Volte para o FOCO aqui, prezado progressista: a CHINA é responsável pelo que fez ao MUNDO. O vírus é CHINÊS. A CHINA deve ser punida sim e vai ser punida. Aguarde.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Explique André, como a China vai ser punida

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Aguarde e verá, prezado ‘lacrador’ social-democrata! E lembre-se: o nome do vírus é Vírus Chinês. E a China será responsabilizada.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Será punição militar? Será punição econômica? Será punição divina?

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto, Já ouviu falar de indenização? Você sugere que porque eles são poderosos militarmente e parceiros comerciais são intocáveis? Estão à parte das regras da comunidade internacional? Menos meu chapa! Bem menos! Vocês vivem achincalhando a ainda mais poderosa potência do mundo, os EUA, e ainda não recebemos uma chuva de nukes na cachola. Com os comedores de cachorro não será diferente. O mundo inteiro tem que processar esses chinas que espalharam esse vírus chinês mundo afora. Não pense que vai ficar assim. A hora que a poeira baixar , e vai baixar, a conta vai chegar para esses comedores… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Indenização?
Olha você esta sendo contraditório porque a única forma de se pedir indenização desta natureza contra a China seria em uma corte internacional. Agora, não é você que afirma que as cortes internacionais são globalistas, comunistas ou coisa parecida? E que corte internacional comunista, globalista ou sei lá o que vai punir a China comunista em favor do Brasil?
Então: você aderiu ao internacionalismo comunista e passou a acreditar em cortes internacionais?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Indenização…
Bom, não será no Brasil. Nenhum tribunal brasileiro tem jurisdição para condenar nação estrangeira por ato cometido por esta nação em seu próprio território.
Sobram os Tribunais internacionais… mas esses daí têm a fama de serem “globalistas” e “comunistas” então é difícil acreditar que eles condenarão a “China Comunista”. Mas enfim, cada um acredita n que quer.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Nenhum tribunal brasileiro tem jurisdição para a julgar a China por atos praticados dentro da China. Princípio da soberania e da territorialidade.
Então teria de ser em um Tribunal Internacional, mas acho que os Tribunais Internacionais não têm muita credibilidade entre os bolsonaristas, e claro que o argumentamento de que a China tem responsabilidade internacional pelo atos que pratica dentro de seu território abre espaço para que seja argumentado que o Brasil tem responsabilidade internacional pelas queimadas na amazônia.

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Aguarde e verá, passador de pano do centrão!

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Por favor, você parece saber de algo que ninguém mais sabe.

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Aguarde, Jacinto Tireless, aguarde…

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Pelo menos me diga quanto tempi eu preciso esperar… e tanto tempi quanto os EUA precisam esperar a vingança iraniana?

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Toinho,
Opa! Quer dizer… Jacinto (meu corretor é foda),
Sabia que é essa a impressão que vocês me passam: a de que vocês sabem algo que ninguém mais sabe. Tipo serem … cartomantes com alzheimer.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco Eu defendia o Bolsonaro ate um mes atras. Mas ele se tornou indefensável e hj , como o Lula, so os fanáticos o defendem. Se voce saísse do mundo imaginário do Bolsonarismo iria perceber que quem age assim sao voces. Tai ai o Andre dizendo que a China será punida mas nao afirma como isso ocorreria dando ares de que sabe de alguma grande verdade oculta do mundo. Sao como os iranianos que dizem que vao fazer e acontecer e quando chega a hora…. atacam e nao matam ninguem. E vc também com essa ideia de indenização. Talvez vc… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto, Eu continua apoiando o presidente. Não assisto a Rede Globolixo de Televisão. Até onde eu sei ele não fez nada de errado. Sair para cumprimentar os apoiadores em uma manifestação ao ar livre tendo ele testado negativo e com barreira de proteção que o separava do povo só é um crime inafiançável e um absurdo para os comunas e a isentosfera. Pra mim e para os que têm um mínimo de bom senso e honestidade intelectual não o é. Assim como não é um absurdo ele tentar minimizar a histeria coletiva apesar de em termos administrativos ter tomado todas… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Nunca disse ser crime inafiançável, eu só acho que pouco inteligente ter um ministro da saúde insistindo na necessidade de a população evitar aglomeração para diminuir o alcance da pandemia enquanto o presidente vai lá e o desautoriza e faz o exato oposto. Mas enfim, o governo Bolsonaro acabou; seu governo acaba de admitir que neste ano o PIB não cresce (o que é incorreto, porque o PIB vai diminuir) o que significa que o crescimento de 2021 e 2022 – se houver – também serão mínimos, o que fara o governo Bolsonaro ser o de menor crescimento da história.

André Luís
André Luís
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Não Jacinto progressista social-democrata… vc não defendia Bolsonaro coisíssima nenhuma… você é só mais um new-left da vida… mas fique tranquilo, a sua China pagará pelo que fez. A sua China covarde teve que sentar no colo dos EUA e aceitar o acordo comercial… irritadinha, ela promoveu o vírus para causar o caos econômico… pois bem, o dela está GUARDADO. Aguarde.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Andre, Eu não apoio a China. Mas essas coisas de punir a China… isso é delírio do bolsonarismo acéfalo. Não existe nenhum meio de se fazer. Ou vamos recorrer ao Tribunal Internacional e nos render ao globalismo? O seu argumento é tão tarouco que não leva em consideração que, economicamente, a maior prejudicada pelo coronavirus é a China que tem parte do pais em quarentena há mais de 40 dias. São 40 dias sem atividade econômica e se o bolsonarismo acéfalo soubesse ler dados econômicos, perceberia o tamanho da catástrofe econômica que o coronavirus representa para a China. A produção… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  André Luís
4 anos atrás

Pela cabeça progressista socializante do Jacinto um assassinato não deve ser elucidado porque não ressuscitará o defunto.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Um assassino pode ser preso e punido – é por isso que o assassinato é investigado. Nunca vi ninguém investigar um assassinato com a esperança de ressuscitar mortos.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Enquanto cientistas chineses trabalham diuturnamente para desenvolver uma cura para a Pestilência que se alastra pelo planeta, brasileiruxos milicianos digitais inventaram um novo mantra “a culpa é da China”. Em pensar que o presidente que eles idolatram faz visitas aos USA, fora da agenda, tal como um capachinho, vendeu a maior empresa de tecnologia brasileira a preço de banana. Deveria ser deposto e preso.

Rafael
Rafael
4 anos atrás

Segue um vídeo no mercado de Wuhan, local onde surgiu o vírus chinês.

https://www.youtube.com/watch?v=0V7fyjaFOwQ

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael
4 anos atrás

Meu Deus! Nem consegui ver tudo.
O que eles fazem com os cães demonstra bem o que são capazes de fazer com seres humanos.

Rafael
Rafael
Reply to  Bosco
4 anos atrás

É totalmente revoltante o que fazem com esses pobres animais. Desejo tudo de pior para essa gente.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rafael
4 anos atrás

Vcs deveriam ir a algumas feiras do interior do Brasil. Ou de países vizinhos….

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Pode ser na periferia de SP. Capão Redondo. Parque Santo Antônio.

Camargoer
Reply to  Esteves
4 anos atrás

Olá Esteves. Pelo que lembro, também faziam macumba na casa da Dinda, lembra? Rituais de magia negra…. mas acho que era boato só para confundir a opinião pública durante os protestos contra o Collor.

Samuca cobre
Reply to  Esteves
4 anos atrás

Esteves,você mora no Capão?? Eu quero acreditar que não, eu moro à 49anos na rua da feira de quarta, Paulino Vital de Moraes ,praticamente em frente ao metrô Capão Redondo….é uma das feiras mais tradicionais da região… realmente eu não entendi o seu comentário, você foi bem infeliz!!!

Samuca cobre
Reply to  Esteves
4 anos atrás

Só pra completar, o Capão Redondo não é mais tão periferia assim como você falou…tem metrô, tem universidades etc,etc…e muitos comércios, bom deixa pra lá…já vi que você não conhece muito bem o bairro, tenha uma boa noite!!!

jusé
jusé
4 anos atrás

Não duvido obviamente desse “desastre” biológico mas fico aqui pensando! Autoridades chineses dão o “alarme” sobre essa epidemia, numa cidade no interior da China e em menos de um mês temos milhares e milhares de pessoas infectadas….em todo o planeta….em locais tão distantes e isolados…..como por exemplo nos confins do Alasca, da Patagonia, da Amazônia, em Roraima, no Acre, em Manaus, em Rondônia, no Himalaia…..em continentes diferentes, em países diferentes e tão distantes uns dos outros??????? em um mês?????….Ou os chineses sabiam dessa doença e “ocultaram” ou “demoraram” para darem o alarme ao mundo (não acredito que fizeram isso) e… Read more »

R_cordeiro
R_cordeiro
4 anos atrás

Na minha cidade pelo menos decretou-se as férias de verão. Muita gente pesseando nas praças, playground públicos lotados, banco abarrotados de idosos, supermercados em clima de fim de mundo. Se depender dos brasileiros, não sobrará nenhum brasileiro. Contudo, sabendo dos anticorpos que já temos, resilientes a malária, gripe espanhola h1n1, sarampo, dengue tipo 1,2,3, febre amarela, (…), haveremos de ter alguma chance.

Bosco
Bosco
Reply to  R_cordeiro
4 anos atrás

R_,
Daqui 3 semanas a crise terá passado e a tática frajola vai voltar renovada com outra “situação insustentável” e dessa vez, com fé em Deus , eles vão fazer direito e vão derrubar o Bozo e colocar o Mourão.
O Mourão é bão!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
4 anos atrás

E quando isso acontecer, que Deus tenha piedade do Mourão se ele não seguir a agenda do “isentão”
O Mourão é bão e vai ser isentão.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Queiroz a Deus que isso passe logo !!

Maldito corretor! Digito “Queira” e aparece Queiroz….deve ser coisa dos malditos chinas.

Bosco
Bosco
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Caralho,
Não é só o seu corretor que dá problema não. Acontece com todo mundo.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Tem a ver com o algoritmo.
É com base no que vc mais procura na internet.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
4 anos atrás

E eu acho que vai ser logo porque de acordo com o Forte tá vindo um asteroide em direção à Terra. Tem dedo do Bolsonaro aí!!!
Muito provavelmente ele vai sair do seu bunker subterrâneo pra cumprimentar os apoiadores sem a sua roupa de amianto

tom
tom
4 anos atrás

Apesar de ter votado no Bolsonaro no segundo turno, ele nunca foi meu candidato dos sonhos. Mas agora, com este erro colossal e desnecessário que cometeu, ludibriando a população de que a epidemia não é lá essas coisas, isso pra mim foi mais que uma irresponsabilidade, foi um verdadeiro crime, talvez até um genocídio. Este pensamento enganoso que ele compartilha sobre o estado das coisas, que ninguém sabe com base em que (achismo?), custará a vida de muitos. Acredito que com o avançar da epidemia muitos aqui mudem de opinião sobre o comportamento obscurantista do presidente. Talvez até mesmo ele,… Read more »

André Luís
André Luís
4 anos atrás

Lembrem-se senhores: o vírus é CHINÊS. Veio da China e não foi por acaso ou por acidente. Os progressistas globalistas têm método e alvo.

Carvalho
Carvalho
4 anos atrás

Governo Fruteira.
Laranjas e Bananinhas

Carvalho
Carvalho
4 anos atrás

Governo Fruteira
Laranjas e Bananinhas

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Para quem achava que o dragão seria melhor que a águia, aí está.
.
Não acredito que teremos números tão impactantes assim por 3 motivos :
– calor, o frio no hemisfério norte agrava complicações pulmonares;
– menor poluição do ar;
– população mais jovem.

nonato
nonato
4 anos atrás

Sugiro que o Forte trate do corona vírus sob uma ótica de guerra e não apenas de saúde pública.
Uma população inteira trancada dentro de casa, recebendo notícia negativa na Globo (por questões políticas e de dinheiro) todos os dias, com medo de faltar comida, etc.
Pode gerar convulsão social em qualquer país com resultados imprevisíveis.

Ghutoz
Ghutoz
4 anos atrás

Minha opinião, melhor solução, seria se fazer o mínimo e deixar a seleção natural agir, seria o menor impacto, deixa pegar geral, pessoas são passageiras e nossa nação a tempos necessita de sacrifícios. Sempre admirei o povo esquimó e sua morte branca, melhor sistema previdenciário….

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

E lembrando que a peste negra que devastou 1/3 da população da Europa tb veio da China.

Esteves
Esteves
4 anos atrás

“As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 22h10 desta quinta-feira (18), 647 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado.” 647 casos. 7 mortos. Todos diabéticos, hipertensos, doentes terminais de câncer e com a saúde abalada. Se estivessem lavando as ruas, esfregando os transportes e prédios públicos com água e sabão, desinfetando e higienizando locais de concentração como escolas e hospitais…se…essa gripe teria passado batido. Preferem fazer… Read more »

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Esteves
4 anos atrás

Ou seja, a culpa é dos outros ? Esse tipo de comportamento que me assusta, de todos saírem apontando dedos, como apontaram para os judeus na peste negra e para os gays na AIDS.

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Acho que o Covid-19 vai acabar com a ilusão de serviços e viagens. No final o velho estilo de vida de possuir bens é que vai valer.
Ter casa, carro, sua própria estrutura, em vez de usar apps de serviços e compartilhamentos. Quem vai pegar carona ou uma bike do Itaú ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Certamente coloca em dúvidas a viabilidade de modelos de negócios que cresce com base em abertura de capital, queimando caixa sem gerar lucros…

Ezio
Ezio
4 anos atrás

Lamentável o curso que esta tomando o Fórum, virou casa do Noca só política! Gostava mais qdo era apenas um site dedicado a defesa e armamentos. Hoje só deparamos com mimimi de viés ideológico seja de espetro politico que for.